O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que faltou pro PSvita engrenar? Por que o PSP teve um relativo sucesso e o PSvita não?

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.575
Reações
17.800
Pontos
749
Já falaram tudo.

--------------

Particularmente, nunca comprei um Vita só por causa daquele cartão de memória caríssimo. No entanto, minha vontade de ter um era grande. O bagulho tinha Mortal Kombat 9, Street X Tekken, era um sonho.

Depois que o tempo passou e a Sony do ocidente matou o portátil, perdi o interesse no console.
 

leaf

Trade&Barter Paladino
VIP
Mensagens
29.580
Reações
57.774
Pontos
564
3DS discorda disso.
Vc entendeu, após os smartphones os portáteis viraram algo de nicho, nicho de países e público específico. Hoje os smartphones sugaram todos os gamers mobiles.
 

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.113
Reações
6.518
Pontos
553
Vc entendeu, após os smartphones os portáteis viraram algo de nicho, nicho de países e público específico. Hoje os smartphones sugaram todos os gamers mobiles.
Sim eu entendi, mas no caso do Vita, isso não é justificativa, pois o 3DS vendeu que nem água e os 2 são da mesma época, se os smartphones fossem a guilhotina, 3DS teria sido um fracasso também.

Vita não foi bem por culpa da própria Sony.
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
Custo de produção dos games elevado + concorrente competente, com uma política de custo benefício muito bem equalizada.

Psp teve o aspecto novidade, sendo o 1 portátil da Sony, mas ambos são fracassos retumbantes, pelos mesmos motivos, incrível a burrice seguida.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.769
Reações
12.143
Pontos
999
Fui um dos que mais protegeu o Vita, achei um put* portátil do c***lho e com muito potencial (e ainda tem).

Marquem minhas palavras, mas era só a Sony ir atrás e lançar um Monster Hunter no Vita (que saiu no 3DS que tinha um hardware put* inferior que capava a série) e um GTA qualquer, não fosse preciso ser um SD Card exclusivo da Sony e pudesse ser qualquer outro, e podem ter certeza que o Vita engrenava sem dúvida, venderia bem mais e atraia mais empresas pra quererem fazer jogos. Se ela fizesse um God of War era a o GG final.

O 3DS ia mal das pernas até sair Monster Hunter, que é um put* system seller.

E esse papo de "eu jogo no Vita o que jogo em TV melhor" não cola, esqueçam isso, portátil é portátil e console de mesa é console de mesa. Se vocês moram em um país que não é seguro sair na rua com o portátil, o mundo não tem culpa disso.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.987
Reações
5.612
Pontos
1.164
Faltou a Çonia, q sentou um tapa na cara de geral e ainda deu uma dedada e um giro, basicamente falou tchau vamos nos dedicar ao PS3 e vcs q se lasquem. Fim.
 


Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.987
Reações
5.612
Pontos
1.164
Custo de produção dos games elevado + concorrente competente, com uma política de custo benefício muito bem equalizada.

Psp teve o aspecto novidade, sendo o 1 portátil da Sony, mas ambos são fracassos retumbantes, pelos mesmos motivos, incrível a burrice seguida.
PSP vendeu 80 milhoes, ta LOOOONGE de ser fracasso, pode ter vendido menos que os consoles nintendo, obviamente, mas fracasso ae ja é exagero, o Vita foi a propria sony que matou, pois queria se didecar ao console de mesa.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Era tudo muito caro...
Eu tive um... era um aparelho excelente... talvez um dia eu o recompre do meu cunhado.. vendi pra ele... Mas, hoje em dia, eu "tenho" um switch lite do meu filho q tenho jogado bastante (principalmente os jogos de nes e snes).
Mas, ultimamente, sem tempo, eu tenho jogado meu Mega Drive e meu Snes mais que qualquer coisa...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.042
Reações
172.313
Pontos
1.714
Além da Sony abandonar o bixo no primeiro obstáculo, uma coisa que eu acho que pesou é que o paradigma tava mudando.

Playstation sempre foi sobre suporte third e não first (mesmo com a substancial melhora). Porém, como os times B da Sony que lançaram jogos em sua maioria e as thirds grandes não tinham incentivo (mercadológico ou via acordo), além da forma que a Sony não o promovia, o console ficou com o "ar" de hierarquia inferior ante o PS4.

Pega o 3DS. O Super Mario 3D Land foi feito pela EAD. Mario Kart 7 foi feito pelo time principal de MK, Fire Emblem era exclusivo do 3DS, Pokémon, os Kirbys eram os principais e por aí vai.

Era um produto que andava lado-a-lado, uma outra ramificação.

O valor do Vita (travado) está na sua excelente biblioteca A e AA distinta do 3DS. Algo, GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, a SNES vs Mega que tinham jogos diferentes.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Sony não deu o devido suporte, o mercado mobile começou a pender para os celulares, mesmo 3DS vendeu uma fração que o DS antes dele, pra c ter uma ideia o PSP vendeu mais que o 3DS.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
641
Reações
942
Pontos
193
Custo de produção dos games elevado + concorrente competente, com uma política de custo benefício muito bem equalizada.

Psp teve o aspecto novidade, sendo o 1 portátil da Sony, mas ambos são fracassos retumbantes, pelos mesmos motivos, incrível a burrice seguida.

O “fracasso retumbante” chamado PSP vendeu tanto quanto o GBA. Vita sim foi um fracasso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.222
Reações
29.603
Pontos
1.049
Pra mim, a resposta é óbvia. O Vita não fez sucesso pois a raça humana entrou em decadência. Não existe uma explicação mais lógica e imparcial que essa.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.136
Reações
19.648
Pontos
803
O PSVita era caro (250 dólares) e diferente do PSP, usava cartão de memoria totalmente proprietário a ele, encarecendo e muito o custo, ainda mais quando estava se tendo o advento do digital.

O 3DS também era esse preço, mas a Nintendo, malandra para não ter que encarar uma competição acirrada pelo custo do hardware, cortou para 180 dólares antes do lançamento do Vita e deu jogos de GBA e SNES pra quem comprou antes. E ai começou o desastre, a Sony não arrendou do preço: Nem que fosse 200 dólares (O PSP mesmo era mais caro que o DS mas era sucesso), e até mesmo na própria parte first party já arregou em cerca de dois anos depois. Faltou suporte de ouro que teve no PSP com jogos como GTA e Monster Hunter.

Para piorar, o mercado portátil no ocidente decaiu muito por causa dos celulares, o 3DS mesmo só vendeu metade do DS, menos até que o PSP, a única região que ele vendeu tão bem quanto o anterior foi no Japão, aonde os consoles de mesa a cada geração vendem menos.

Isso é ironico porque a SOny cortou o preço do PS1, e ferrou com Saturn de praxe naquela semana da E3 kkk
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.740
Reações
8.982
Pontos
753
Só sei que zerei o killzone mercenários essa semana, e é impressionante. Muito melhor que o do ps4. Sony miserável, tinha um potencial incrível esse console.

Enviado de meu moto g(6) usando o Tapatalk
Tem nem comparação, o de PS4 é muito superior

Assim como o Killzone o Uncharted do Vita é bem medíocre

Mas o problema deve ser eu com portateis , o primeiro que tive foi o Switch e achei uma porcaria e vendi , não satisfeito peguei um Vita também. Fiquei seis meses com cada um e vendi ambos

Portátil não é para mim e em relação aos jogos existe um abismo de diferença para os jogos de console
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Isso é ironico porque a SOny cortou o preço do PS1, e ferrou com Saturn de praxe naquela semana da E3 kkk

Bem isso, e pra piorar a Sega tinha feito muito mais cagada naquele dia, teve rede gigante que não recebeu (tipo a KBToys e Walmart) que ficaram putas e boicotaram a Sega por anos, sem contar que os desenvolvedores third party sequer foram informados disso.
 

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.490
Reações
5.727
Pontos
964
Tem nem comparação, o de PS4 é muito superior

Assim como o Killzone o Uncharted do Vita é bem medíocre

Mas o problema deve ser eu com portateis , o primeiro que tive foi o Switch e achei uma porcaria e vendi , não satisfeito peguei um Vita também. Fiquei seis meses com cada um e vendi ambos

Portátil não é para mim e em relação aos jogos existe um abismo de diferença para os jogos de console
Pra mim e muitas pessoas, tem comparação sim. E o killzone do ps4 é medíocre. O uncharted do vita concordo com vc, bem ruinzinho.

Enviado de meu moto g(6) usando o Tapatalk
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.751
Reações
229.821
Pontos
2.529
Jogos. Era um console portátil que o principal atrativo eram jogos antigos já lançados no PS3, e nem era os melhores jogos

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
O “fracasso retumbante” chamado PSP vendeu tanto quanto o GBA. Vita sim foi um fracasso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
A expectativa em cima do psp era infinitamente superior, hardware mais caro pra ser produzido, jogos mais caros, midia, etc... Enquanto o GBA era um mel pra Nintendo.

Qlq comparação exige suas proporções. Milho e pipoca são diferentes.

O ganho financeiro q a Nintendo tinha com o Gba em comparação com a Sony e seu pSp é incomparável.

Número bruto de vendas tá longe de definir rentabilidade e, por consequência, sucesso comercial.
 
Ultima Edição:

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.638
Pontos
903
Acho que foram vários fatores (muitos já mostrados aqui), mas o principal, que a SONY estava querendo lançar um aparelho multimídia, quase um faz tudo e não apenas um "simples" videogame portátil (isso com o boom dos smartphones batendo a porta). O que tornou o Vita um aparelho caro para os principais compradores (que queriam ele apenas jogar).


Alguns dos "erros" na minha opinião:

Nome: A marca PSP já estava consolidada poderiam ter chamado ele de PSP2 ou "Super PSP"

Falta de suporte nativo aos UMDs do PSP, que fez vários usuários dele não quererem migrar para o Vita (Nintendo foi esperta deixando o 3DS totalmente compatível com os cartuchos do DS), sem falar que a compatibilidade com os jogos digitais de PSOne e PSP não estava disponível totalmente no lançamento (veio uns meses mais tarde, e não para todos os jogos que já rodavam no PSP)

Excesso de inutilidades: tela touch atrás, duas cameras, modelo 3G, que serviram apenas para encarecer ainda mais o aparelho.
Sem falar que o modelo 3G (além de ser mais caro) era compatível apenas com uma empresa (acho que era a AT&T), que nos EUA era considerada uma das piores (e a mais cara) nos serviços 3G na época.

Tela OLED: um pouco "polêmico" de minha parte dizer que isso foi um "erro", mas explico: Tenho o VITA modelo tela OLED, acho ela um espetáculo, mas já vi o modelo "novo" do VITA com a tela de LCD e a qualidade deste, apesar de não ser do mesmo nível é muito boa também. Acredito que tendo sido lançado com uma tela OLED (na época a tecnologia estava "começando") acabou por ajudar encarecer ainda mais o preço. (tenho um PSP modelo 3000 e considero a tela de LCD dele excelente, muito melhor que a do New 3/2DS)

Falta de jogos únicos e não meramente ports, suporte da SONY foi muito fraco.

Falta de uma compatibilidade com o PS2, se tivessem conseguido fazer ele ser um pouco mais forte, tirando alguns dos itens que mencionei acima do VITA (tela touch atrás, cameras, OLED, etc), daria para deixar o hardware um pouco mais forte e rodar nativamente jogos de PS2 (nem precisavam de melhorias, já que numa tela pequena ficariam muito bons).

Fico imaginando :kpensa
se pudéssemos ter praticamente toda a biblioteca do PS2 no bolso com o VITA, acho que venderia muito só por causa disso.

O pior de todos na minha opinião: cartão proprietário extremamente caro e falta de memoria interna (pelo menos no primeiro modelo OLED), que obrigava a se comprar o cartão para pelo menos guardar os saves, que deixava o VITA no final ainda mais caro.
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.439
Reações
5.958
Pontos
989
Sony dropou o portátil para salvar o PS3 na treta contra o X360, lembro que tinha E3 que os caras ignoravam o Vita na cara dura.

Acabou virando um DS3 de luxo praticamente.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.022
Pontos
453
PS Vita: cartão de memória proprietário pode ter afundado portátil

Durante um AMA (pergunte-me qualquer coisa) realizado nesta última quinta-feira (8) no Reddit, um ex-funcionário não identificado da Sony deu mais detalhes sobre o encerramento do suporte aos consoles portáteis, e afirmou que a iniciativa de combate a hackers pode ter sido um dos motivos que travou a venda do PS Vita e causou seu desligamento precoce.

O hack de 2011 na PSN surgiu para alterar completamente os projetos da Sony, trazendo impactos severos em sua cultura e nas estratégias. Para combater as invasões, a empresa optou por fabricar um novo cartão de memória proprietário que infelizmente não foi bem recebido pelo público, visto que um dispositivo de 32 GB chegou a ser vendido por US$ 120 no lançamento. Dessa forma, mesmo com um bom catálogo de jogos e com tecnologias impressionantes na época, o PS Vita começou a apresentar sinais de insustentabilidade.

182294

“A Sony vê o Vita como um fracasso. O portátil perdeu praticamente todas as metas de vendas que eles tinham e, para um negócio com fins lucrativos, é o pior que pode acontecer. Eles se contentaram com isso como um pequeno fluxo de renda passiva, mas quando o firmware foi quebrado, eles estavam pregando o caixão", disse o ex-funcionário. "Teve alguns defensores internos fortes, especialmente do lado do Japão, mas isso serviu apenas como um ‘avisei’ nas guerras culturais que a Sony vem travando não tão silenciosamente na última década”.

Curiosamente, o ataque de 2011 ocorreu poucos meses antes do lançamento do PS Vita, então tudo indica que a decisão por produzir um SD proprietário para o portátil já havia sido tomada antes mesmo dos primeiros relatos de destravamento.

“Os sistemas de pagamento exigem muita manutenção técnica e os sistemas obsoletos fornecem vetores de ataque fáceis para informações confidenciais”, acrescentou. “E há muito trabalho envolvido para garantir que todos recebam seu dinheiro quando as vendas forem processadas. Não posso dizer com certeza se as linhas de 'custo' e 'lucro' já se cruzaram totalmente, mas posso dizer que, em conjunto com as outras razões que descrevi, a Sony estava bastante pronta para terminar com o PS Vita.”
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
"Teve alguns defensores internos fortes, especialmente do lado do Japão, mas isso serviu apenas como um ‘avisei’ nas guerras culturais que a Sony vem travando não tão silenciosamente na última década”.

Já vi essa história antes....
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Além do DS, aconteceu a mesma coisa que está acontecendo com o PSVR: sony só quer vender o hardware, e o software ela acha que tem que ficar na mão "dos outros". Pois fiquem esperando eu gastar em um PSVR2...só se eu fosse louco.

E essa patifaria vai esbarrar até no PS5, com a liderança do nobre J. comédia Ryan. Podem anotar.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.076
Reações
32.264
Pontos
1.629
Não tinha jogos. Grande coisa cartão caro, como se as pessoas não pagassem os valores mais insanos no produto da moda.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
“Os sistemas de pagamento exigem muita manutenção técnica e os sistemas obsoletos fornecem vetores de ataque fáceis para informações confidenciais”, acrescentou. “E há muito trabalho envolvido para garantir que todos recebam seu dinheiro quando as vendas forem processadas. Não posso dizer com certeza se as linhas de 'custo' e 'lucro' já se cruzaram totalmente, mas posso dizer que, em conjunto com as outras razões que descrevi, a Sony estava bastante pronta para terminar com o PS Vita.”
Esse deve ter sido o principal motivo de fechar as Stores dos PS3, PSP e Vita. Os três consoles devem ser uma grande peneira em questão de segurança: cheios de furos.

Imagino que o custo de operação por conta disso inviabiliza a continuar com as lojas funcionando.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.498
Reações
42.947
Pontos
1.453
eu tive 2 vitas mas vendi e troquei por um smartphone
baita console bonito, mas tinha poucos jogos realmente bons, pra mim só serviu pra jogar hatsune miku, foi o que eu praticamente joguei o tempo que tive ele
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.638
Pontos
903
Lembrei aqui de outra limitação ridícula do Vita por parte da Sony, que era de permitir apenas uma conta por Console, não deixando se ter várias como no PS3 (que permitia até de ser de regiões diferentes).

Se quisesse ter contas diferentes tinha de se ter DOIS cartões de memória (um para cada conta) e ficar "formantado" o console cada vez que se queria alternar em uma delas.


No final o Vita foi uma sucessão de erros por parte da Sony :kclassic
 

nobrusl314

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.738
Reações
6.668
Pontos
694
Culpa da Sony lógico, dropou precocemente o portátil sem pensar duas vezes já que sua imensa base fanboy é complacente que em vez de reclamarem de mais uma enrabada da empresa querida, preferem explicar porque estão com mais uma trolha encravada na bunda.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo