O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que faz John Bonham ser um gênio da bateria

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.870
Reações
26.855
Pontos
1.844
Queria compartilhar esse video com vocês que mostra a genialidade do John Bonham, é realmente impressionate

NOTA: Não da para ativar por padrão, mas clicando no botão "CC" esse video tem legendas em pt-BR

 

Cute Black Cat

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.623
Pontos
453
Eu acho que a melhor maneira de se entender o estilo de tocar do John Bonham é ouvindo Led zeppelin.
Eu não entendo nada de musica... Mas dois bateristas me impressionam muito, um deles é o falecido Bonham e o Bill Ward do Black Sabbath.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Esse cara era bom mesmo, sempre curti ele. O cara tinha uma técnica única de força, coordenação e velocidade, os bateristas são uns dos poucos instrumentistas que a batida pode ser considerada como uma impressão digital, pois cada um tem seu jeito de tocar, por mais que alguns imitem seus favoritos, nunca vão ser iguais.

Por coincidência essa semana achei alguns bootlegs de bandas que tinha guardado, e achei essa versão de uma música do Led Zeppelin que gostava, onde mostrava só a bateria da música:



A versão completa é essa aqui, mas por causa do vocal e dos outros instrumentos a gente nem percebe tanto a técnica dele, mas com a versão de cima da para ver o estilo dele que falei, de bastante força, coordenação e velocidade.



Já meu baterista favorito é o Neil Peart do Rush, acho que o John Bonham só perde para ele, mas tem gente que discorda, e eu respeito, acho os dois uns ETs... Tem centenas de solos do Neil Peart no Youtube, mas um dos meus favoritos é esse, um dos últimos dele... :klol

 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Sou baterista há + de 8 anos e não me impressiono com ele, ele tocava em um tempo bem quebrado, mas acredito que o que ficou foi o nome, nos dias atuais temos muitos nomes impressionantes.
Das antigas sou MUITO MAIS Keith Moon.
 


Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Acho que essa coisa do cara ser considerado um "gênio" tocando algum instrumento vem mais da autenticidade que o cara bota naquilo que toca do que em ser muito bom tecnicamente. O Bonham, Neil Peart, Bill Ward, Ian Paice, são caras que com 5 segundos de músicas você já sabe que são eles ali tocando, são inconfundíveis, criaram uma marca.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Keith Moon também era um monstro, teve gente que sempre comparou ele e o Bonham, mas já vi dizer que o próprio Bonham admitiu que se inspirou nele... Uma pena que ele era louco demais e acabou morrendo por causa disso... Queria ter visto o que ele podia ter feito em todos esses anos se não tivesse morrido...
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.870
Reações
26.855
Pontos
1.844
Acho que essa coisa do cara ser considerado um "gênio" tocando algum instrumento vem mais da autenticidade que o cara bota naquilo que toca do que em ser muito bom tecnicamente. O Bonham, Neil Peart, Bill Ward, Ian Paice, são caras que com 5 segundos de músicas você já sabe que são eles ali tocando, são inconfundíveis, criaram uma marca.

Adicione a essa lista o Carl Palmer



 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Se tem um baterista "overhyped" na música, este alguém é o Keith Moon. Ele é a fusão do "personalismo com a meritocracia", onde um se torna praticamente indistinguível do outro. Moon como solista, atributo este que sempre foi valorizado num baterista (sem falar de Rock), era como dar LSD a um macaco e colocá-lo para tocar. Ele era puro hype, uma "larger than life persona".

Sim, ele tinha "estilo", mas John Bonham tinha não só estilo como também efetivamente era um grande baterista. No entanto, os dois passam vergonha para Buddy Rich (sim, já estamos aqui no Jazz), o cara com uma técnica, um estilo e um fraseado baterístico únicos, um verdadeiro gênio do instrumento, capaz de improvisar brilhantemente sempre que quisesse.
 

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Tem um cara que eu acho mto parecido com o John Bonham mais novo
Influências igualmente psicodélicas



a partir dos 27m00s
 

Blue Falcon

Bam-bam-bam
Mensagens
6.732
Reações
19.250
Pontos
363
Se tem um baterista "overhyped" na música, este alguém é o Keith Moon. Ele é a fusão do "personalismo com a meritocracia", onde um se torna praticamente indistinguível do outro. Moon como solista, atributo este que sempre foi valorizado num baterista (sem falar de Rock), era como dar LSD a um macaco e colocá-lo para tocar. Ele era puro hype, uma "larger than life persona".

Sim, ele tinha "estilo", mas John Bonham tinha não só estilo como também efetivamente era um grande baterista. No entanto, os dois passam vergonha para Buddy Rich (sim, já estamos aqui no Jazz), o cara com uma técnica, um estilo e um fraseado baterístico únicos, um verdadeiro gênio do instrumento, capaz de improvisar brilhantemente sempre que quisesse.

Pra mim o bonham é o melhor baterista de rock and roll. Logo após com roger taylor do queen, keith moon do who, e gosto muito do densmore do doors.

Mas gênio de verdade é o buddy. Ta loco
 

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Pra mim o bonham é o melhor baterista de rock and roll. Logo após com roger taylor do queen, keith moon do who, e gosto muito do densmore do doors.

Mas gênio de verdade é o buddy. Ta loco
O Carter Beauford (Dave Matthews Band) é mais novo e no mesmo nível desses aí. Só não chega nos idos de Buddy Richard e Elvin Jones da vida..
 

LucianoPsico

Supra-sumo
Mensagens
76
Reações
24
Pontos
178
Fiquei sabendo que bateristas ficam surdos por causa do barulho do instrumento musical mesmo. é veridico?
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Se tem um baterista "overhyped" na música, este alguém é o Keith Moon. Ele é a fusão do "personalismo com a meritocracia", onde um se torna praticamente indistinguível do outro. Moon como solista, atributo este que sempre foi valorizado num baterista (sem falar de Rock), era como dar LSD a um macaco e colocá-lo para tocar. Ele era puro hype, uma "larger than life persona".

Sim, ele tinha "estilo", mas John Bonham tinha não só estilo como também efetivamente era um grande baterista. No entanto, os dois passam vergonha para Buddy Rich (sim, já estamos aqui no Jazz), o cara com uma técnica, um estilo e um fraseado baterístico únicos, um verdadeiro gênio do instrumento, capaz de improvisar brilhantemente sempre que quisesse.
Realmente, Buddy Rich, bem lembrado, já conhecia ele mas esqueci de mencionar.
Vamos ilustrar:



Nesse vídeo a fritação começa nos 2:50, mas vale ver do começo para ver o contexto.


Fiquei sabendo que bateristas ficam surdos por causa do barulho do instrumento musical mesmo. é veridico?
Ao longo dos anos, tocando em uma acústica sem os Muffler(abafador de colocar na orelha), ocorre perca da capacidade auditiva, não que fique completamente surdo.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Esse canal do Youtube é foda e tem MUUUUITA coisa boa.
Fica a dica. Sigo tem algum tempo já.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.089
Reações
16.392
Pontos
1.379
Pow...curto demais ele como baterista.
Estou até pensando em comprar uma bateria....


Abraço a todos.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.512
Reações
18.479
Pontos
1.464
Realmente, Buddy Rich, bem lembrado, já conhecia ele mas esqueci de mencionar.
Vamos ilustrar:



Nesse vídeo a fritação começa nos 2:50, mas vale ver do começo para ver o contexto.



Ao longo dos anos, tocando em uma acústica sem os Muffler(abafador de colocar na orelha), ocorre perca da capacidade auditiva, não que fique completamente surdo.


Já descobriram de q planeta era a tecnologia da mão esquerda do Buddy Rich ? Desse mundo é q nao é
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Já descobriram de q planeta era a tecnologia da mão esquerda do Buddy Rich ? Desse mundo é q nao é
É vero. Aquela mão esquerda é a nona maravilha do mundo. Já vi alguém a comparando aos pés de Fred Astaire. A sua dinâmica "sensibilidade" ao tocar jazz é qualquer coisa de extraordinária. Os acentos colocados, por vezes quase inaudíveis, idem. É o tipo de coisa que não parece nascer da prática, mas já ter nascido pronta. Estudo Buddy Rich já há muitos anos. Sempre foi uma das minhas obsessões. A sua capacidade de simplesmente se sentar no kit e produzir um dos melhores solos de todos os tempos é única.

A maioria dos grandes bateristas tem sorte se produzir um único solo em sua vida entre os mais extraordinários, mas, para Buddy, isto era simplesmente algo rotineiro. Não é só a sua velocidade (por si só, temos um bom número de bateristas hoje que são mais rápidos). A questão é a combinação de tudo isso (ou simplesmente a combinação entre uma técnica impecável e uma criatividade impecável e rotineiramente espontânea). Tendo isto em vista, ele foi simplesmente único. Até hoje.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
14.027
Pontos
703
O que faz ele ser um gênio é o hype


Buddy Rich já era muito mais foda, mas também é overrated. Elvin Jones é da mesma época, bem melhor e ninguém se lembra dele (já que ele não era um "showman" que nem o Buddy)
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Já descobriram de q planeta era a tecnologia da mão esquerda do Buddy Rich ? Desse mundo é q nao é
Até hoje não vi ninguém com a mesma técnica de blast dele, tem alguns bateristas de technical deathcore porém são bem lineares, não tem a "fluência" que o buddy tinha pra técnica de blasts.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
O que faz ele ser um gênio é o hype


Buddy Rich já era muito mais foda, mas também é overrated. Elvin Jones é da mesma época, bem melhor e ninguém se lembra dele (já que ele não era um "showman" que nem o Buddy)
Este é um equívoco comum. Com certa frequência (e de forma absolutamente errônea), os jazzístas meio que têm que escolher entre uma falsa dualidade: de um lado a "arte propriamente dita" (na percussão, geralmente representada por Joe Morello, Max Roach, Elvin Jones, Gene Krupa ou Louie Bellson), e do outro o "mero entretenimento" ou a "mera exibição técnica" (geralmente oposicionalmente representados por Buddy Rich).

Maior bobagem não poderia ser pronunciada. Buddy podia tocar "tudo" (situado dentro do jazz), com um swing maravilhoso, sem falar que era excelente com os brushes, e podia tocar de modo tão suave e cheio de feeling quanto qualquer um (sem contar que o seu brilhante fraseado era todo espontâneo). Outro fator que escusamente se mete num julgamento mais "objetivo" é o lado pessoal.

É normal pessoas preferirem Louie Bellson à Buddy Rich (em vídeos do primeiro, é claro) com argumentos igualmente patéticos cujo verdadeiro fundo de verdade é uma vingança de personalidade (ao passo que Buddy é punido pela sua personalidade abrasiva, intolerante e violenta, Bellson é exaltado por ser praticamente o seu oposto - o problema é que a "personalidade" de Louie não o fazia tocar melhor, isto é só mais um ad hominem camuflado de julgamento justo e objetivo). Buddy não era "apenas técnico", mas sim incrivelmente musical na sua abordagem técnica.

Há muitos bateristas técnicos no mundo, mas nem todos sabem o que fazer com a sua técnica para torná-la aparente e um valor em si mesmo (mas para Buddy isto não era um problema). Um baterista com um swing excelente e um fraseado de deixar-nos boquiabertos, criando verdadeiras "estórias" em seus solos de bateria, de maneira alguma pode ser reduzido a um mero showman, uma "atração de circo" musical. Buddy foi um legítimo gênio de seu instrumento. Nada mais, nada menos.
 
Topo Fundo