O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que fazer da minha vida - Faculdade

Mensagens
5
Reações
4
Pontos
3
Olá,
Eu sou do nordeste e estou cursando Engenharia de Computação na USP (2o semestre). No Enem 2020, tive nota suficiente pra passar em medicina na federal do meu estado.
Então, as coisas não vão indo bem no meu curso, eu entrei sem base nenhuma de programação e pensei que fosse gostar, mas não é o que está acontecendo. Fico muito frustrado em ver meus colegas fazendo coisas absurdas em programação, enquanto eu sou um zero à esquerda (não por inveja, mas porque isso me faz pensar que EU NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, e sim pessoas como eles, que realmente amam a programação). Eu sinto que, se continuar no curso, eu vou ser só mais um entre os milhões e milhões que têm um diploma, mas não têm skills que realmente importam.
Dito isto, estou pensando seriamente em trancar e ir pro cursinho pra fazer o Enem de novo e ir pra medicina. Mas a questão é, eu gosto de medicina? Não, estaria cursando literalmente só pelo dinheiro mesmo. Eu cheguei à conclusão de que não tenho vocação pra nada, isto é, não "amo" nada profissionalmente falando, então minha linha de raciocínio é: se eu não gosto de nada e vou ter que fazer alguma coisa que não gosto pro resto da vida, por que fazer logo engenharia e comer o pão que o diabo amassou na faculdade, se eu poderia fazer Med, que além de mais fácil, dá mais dinheiro? (Antes que digam algo, eu não acho que "fazer medicina por dinheiro" implica em ser um profissional ruim, que trata mal os pacientes e etc. Tenho certeza que eu seria um bom profissional).
Alguém que já passou pela mesma dúvida pode me ajudar? Essa ansiedade tá me matando. Vocês acham que essa questão da programação é só Síndrome do Impostor? Enfim, por favor me ajudem, preciso muito.
 


_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Olá,
Eu sou do nordeste e estou cursando Engenharia de Computação na USP (2o semestre). No Enem 2020, tive nota suficiente pra passar em medicina na federal do meu estado.
Então, as coisas não vão indo bem no meu curso, eu entrei sem base nenhuma de programação e pensei que fosse gostar, mas não é o que está acontecendo. Fico muito frustrado em ver meus colegas fazendo coisas absurdas em programação, enquanto eu sou um zero à esquerda (não por inveja, mas porque isso me faz pensar que EU NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, e sim pessoas como eles, que realmente amam a programação). Eu sinto que, se continuar no curso, eu vou ser só mais um entre os milhões e milhões que têm um diploma, mas não têm skills que realmente importam.
Dito isto, estou pensando seriamente em trancar e ir pro cursinho pra fazer o Enem de novo e ir pra medicina. Mas a questão é, eu gosto de medicina? Não, estaria cursando literalmente só pelo dinheiro mesmo. Eu cheguei à conclusão de que não tenho vocação pra nada, isto é, não "amo" nada profissionalmente falando, então minha linha de raciocínio é: se eu não gosto de nada e vou ter que fazer alguma coisa que não gosto pro resto da vida, por que fazer logo engenharia e comer o pão que o diabo amassou na faculdade, se eu poderia fazer Med, que além de mais fácil, dá mais dinheiro? (Antes que digam algo, eu não acho que "fazer medicina por dinheiro" implica em ser um profissional ruim, que trata mal os pacientes e etc. Tenho certeza que eu seria um bom profissional).
Alguém que já passou pela mesma dúvida pode me ajudar? Essa ansiedade tá me matando. Vocês acham que essa questão da programação é só Síndrome do Impostor? Enfim, por favor me ajudem, preciso muito.



Qualquer coisa dá dinheiro nessa vida meu filho.
 

Byte

Supra-sumo
Mensagens
394
Reações
935
Pontos
178
Se vc acha que TI se resume soh a programacao entao ja escolheu o curso errado de cara mesmo
Exatamente.
Se fosse para focar em programação deveria ter escolhido Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciências da Computação. O seu curso é bem amplo, aborda conteúdo de hardware, software, elétrica e até governança de TI. Você pode se formar e seguir na área de infraestrutura por exemplo.
O que você precisa é correr atrás de adquirir cada vez mais conhecimento de forma autônoma, não somente na faculdade.
E se eu fosse você não se assustava com o fato de outras pessoas já saberem programar. Hoje em dia qualquer um consegue fazer um curso no Udemy e aprender uma linguagem nova.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Exatamente.
Se fosse para focar em programação deveria ter escolhido Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciências da Computação. O seu curso é bem amplo, aborda conteúdo de hardware, software, elétrica e até governança de TI. Você pode se formar e seguir na área de infraestrutura por exemplo.
O que você precisa é correr atrás de adquirir cada vez mais conhecimento de forma autônoma, não somente na faculdade.
E se eu fosse você não se assustava com o fato de outras pessoas já saberem programar. Hoje em dia qualquer um consegue fazer um curso no Udemy e aprender uma linguagem nova.
Quotando só pra reforçar, é basicamente isso aí mesmo. Programar é 1 das ferramentas entre dezenas de outras no curso.

Fazendo um comparativo é como vc estivesse cursando engenharia civil e está com medo que não consegue empilhar tijolos com cimento pra subir um muro... Vc não é obrigado a fazer isso se não quiser, vai ter que fazer o básico só pra passar pela faculdade mas o leque de opções é gigantesca, vc pode ser um gerente, arquiteto de sistemas, analista de sistemas sem saber programar nada decentemente.

Eu ainda na época de estágio sabia programar 10x mais que meu chefe, ele alcansou um nível e seguiu por um caminho que não precisa mais disso. Inclusive os programadores/desenvolvedores são conhecido como os "pião" da tecnologia, o faz tudo e que quase sempre o que ganha menos.

Antes de fazer essa cagada de mudar de curso, dá uma olhada sobre essas coisas e as áreas que pode seguir, se mesmo assim não quiser e arriscar a perder mais alguns anos pra estudar tudo outras vez, vai na fé.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
sim

saí do ensimo médio totalmente perdido, ao invés de ir pra facul, fui para o mercado de trabalho. tendo contato com novas pessoas e novas experiências - enfim, saindo da bolha de um grupo de adolescentes, digo que isso foi fundamental para me "encontrar". descobri o q quero e tô prestando o vestibular esse ano.

n sei se é esta a sua situação, vc me parece ser bem novo, mas enfim. outra coisa, mano, pensa certinho antes de cursar algo que tu n gosta. medicina dá grana e tudo mais, porém o curso é longo e vc estará fazendo algo q n gosta. para mim pessoalmente, trampar com algo q n curto é uma b*sta.

Esperando pra ver quantas mensagens vão demorar pra me invocar perguntando pq ainda não chamei o OP de Décio...

sim, vc tá mais comedido ultimamente. faz tempo q n te vejo chamando as larvas de decio
 
Mensagens
5
Reações
4
Pontos
3
sim

saí do ensimo médio totalmente perdido, ao invés de ir pra facul, fui para o mercado de trabalho. tendo contato com novas pessoas e novas experiências - enfim, saindo da bolha de um grupo de adolescentes, digo que isso foi fundamental para me "encontrar". descobri o q quero e tô prestando o vestibular esse ano.

n sei se é esta a sua situação, vc me parece ser bem novo, mas enfim. outra coisa, mano, pensa certinho antes de cursar algo que tu n gosta. medicina dá grana e tudo mais, porém o curso é longo e vc estará fazendo algo q n gosta. para mim pessoalmente, trampar com algo q n curto é uma b*sta.



sim, vc tá mais comedido ultimamente. faz tempo q n te vejo chamando as larvas de decio
É, eu sou novo (19 anos)

Pior que trabalhar com algo que eu não gosto pra mim parece inevitável, pq eu realmente n gosto de nada profissionalmente (gostar eu gosto é de jogar Lol e dormir kkkk). Eu saí do E.M com a mentalidade idiota do "gosto de matemática e física, vou pra engenharia".
 

Ryo Aska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
109
Reações
9
Pontos
689
Quando eu fiz facul (engenharia elétrica) eu também tive a parte de programação, eu não amava mas também não odiava, mas tive que passar varias madrugadas fazendo projetos de microcontrolador que era um inferno... Quando comecei a trabalhar fui para uma área de consultoria em TI fiquei 6 meses programando depois acabei migrando para área de infra, fazendo propostas de melhoria de sistemas, então acabei não tendo mais que programar, eu fazia o desenho funcional e passava para o time de programadores.

Mas eu acredito que no ensino médio deveria ter noção de programação de forma mais robusta, o pessoal acha que é uma coisa e depois que vê a real se sente iludido. A questão é que é uma outra forma de raciocínio e tem cara que ama isso, enquanto vc ainda está testando um programa o cara já está otimizando para não tomar tempo de sistema...

Medicina não é fácil tb, considere que o tempo para começar a ganhar dinheiro é longo, tem o período de residência e tudo mais e não ganha bem logo de cara como o pessoal acha. O sistema de trabalho é outro, procure se informar.
Quando eu estava na facul falava com o pessoal de medicina, o curso tem outra pegada, não é tanto raciocínio como engenharia, é mais conhecimento ou seja, você terá que ler bastante e gostar disso.
Computação as vezes vc pode ficar uma semana para fazer rodar bem um programa b*sta que funciona em massa de teste, mas quando cai em produção só dá pau... é um saco.

Conselho que eu tive de um professor quando eu estava em dúvida em qual área seguir, quando está perdido qualquer caminho serve, procure um curso que vá te dar sustento, com o tempo você vai acabar identificando o que tem mais afinidade, aí você poderá migrar, pessoal acha que a faculdade define a vida da pessoa, não é assim, crie uma base. Só não começa a ficar pulando de curso em curso que isso não tem fim.
 
Mensagens
5
Reações
4
Pontos
3
Quotando só pra reforçar, é basicamente isso aí mesmo. Programar é 1 das ferramentas entre dezenas de outras no curso.

Fazendo um comparativo é como vc estivesse cursando engenharia civil e está com medo que não consegue empilhar tijolos com cimento pra subir um muro... Vc não é obrigado a fazer isso se não quiser, vai ter que fazer o básico só pra passar pela faculdade mas o leque de opções é gigantesca, vc pode ser um gerente, arquiteto de sistemas, analista de sistemas sem saber programar nada decentemente.

Eu ainda na época de estágio sabia programar 10x mais que meu chefe, ele alcansou um nível e seguiu por um caminho que não precisa mais disso. Inclusive os programadores/desenvolvedores são conhecido como os "pião" da tecnologia, o faz tudo e que quase sempre o que ganha menos.

Antes de fazer essa cagada de mudar de curso, dá uma olhada sobre essas coisas e as áreas que pode seguir, se mesmo assim não quiser e arriscar a perder mais alguns anos pra estudar tudo outras vez, vai na fé.
por que você acha que seria uma "cagada"? Há outros motivos além de "Programar não é tudo?"
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Você tá recém no 2o semestre com 19 anos. Puxa esse freio da ansiedade e vai com calma. Tu não tem que decidir hoje o que você vai fazer. Muita gente nem decidiu ainda depois de se formar. Como dito, programação é só uma das coisas da área e, a longo prazo, você praticamente não vai programar nada, mas vai desenhar soluções e/ou comandar/gerenciar equipes. Siga no curso e comece observar qual vertente, da computação ou engenharia elétrica, você curte mais e o investimento segue daí. Você tá achando que curso se resume a programar e é muito longe disso. E, sinceramente, programar qualquer um programa, mas desenvolver boas soluções (escaláveis e de performance) são poucos.

Medicina é algo que eu não faria só porque detesto lidar com gente, e pior, gente doente, ou gente fudida de acidente, esfaqueada, deformada, e por aí vai. Não tenho estômago pra isso não. Tô de boas como engenheiro de dados.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.152
Pontos
1.503
Já considerou não cursar faculdade?
Sugiro fazer um curso técnico mais "braçal". Por não ser tão puxado quanto faculdade (em termos de dificuldade e tempo), dará para continuar estudando para o Enem e ganhando mais maturidade para fazer uma escolha mais acertada.
 

TucoSalamanca

Veterano
Mensagens
278
Reações
597
Pontos
128
Se alista na legião estrangeira, não gosta de nada profissional, vai pras forças armadas, segue carreira militar.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 

Astyanax

Ser evoluído
Mensagens
9
Reações
29
Pontos
33
Olá,
Eu sou do nordeste e estou cursando Engenharia de Computação na USP (2o semestre). No Enem 2020, tive nota suficiente pra passar em medicina na federal do meu estado.
Então, as coisas não vão indo bem no meu curso, eu entrei sem base nenhuma de programação e pensei que fosse gostar, mas não é o que está acontecendo. Fico muito frustrado em ver meus colegas fazendo coisas absurdas em programação, enquanto eu sou um zero à esquerda (não por inveja, mas porque isso me faz pensar que EU NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, e sim pessoas como eles, que realmente amam a programação). Eu sinto que, se continuar no curso, eu vou ser só mais um entre os milhões e milhões que têm um diploma, mas não têm skills que realmente importam.
Dito isto, estou pensando seriamente em trancar e ir pro cursinho pra fazer o Enem de novo e ir pra medicina. Mas a questão é, eu gosto de medicina? Não, estaria cursando literalmente só pelo dinheiro mesmo. Eu cheguei à conclusão de que não tenho vocação pra nada, isto é, não "amo" nada profissionalmente falando, então minha linha de raciocínio é: se eu não gosto de nada e vou ter que fazer alguma coisa que não gosto pro resto da vida, por que fazer logo engenharia e comer o pão que o diabo amassou na faculdade, se eu poderia fazer Med, que além de mais fácil, dá mais dinheiro? (Antes que digam algo, eu não acho que "fazer medicina por dinheiro" implica em ser um profissional ruim, que trata mal os pacientes e etc. Tenho certeza que eu seria um bom profissional).
Alguém que já passou pela mesma dúvida pode me ajudar? Essa ansiedade tá me matando. Vocês acham que essa questão da programação é só Síndrome do Impostor? Enfim, por favor me ajudem, preciso muito.
Se tiver condições tire um ano sabático, vá para o exterior lavar pratos, ajudar ONG ou coisa similar. Depois disso, após o retorno, procure por um psicólogo com especialização em orientação vocacional
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
É, eu sou novo (19 anos)

Pior que trabalhar com algo que eu não gosto pra mim parece inevitável, pq eu realmente n gosto de nada profissionalmente (gostar eu gosto é de jogar Lol e dormir kkkk). Eu saí do E.M com a mentalidade idiota do "gosto de matemática e física, vou pra engenharia".

meus dois cents

te falta experiência de vida, e é justamente essa experiência de vida que lhe ajudará a decidir o q gosta ou não, à medida que vc tem contato com diversas pessoas e diversas coisas. tentaria arrumar um trablalho, que te propicie contato com as pessoas. seja voluntário, ou seja um informal. funcionou para mim.

o que o colega disse acima pode ajudar bastante tbm
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.567
Pontos
453
As duas áreas são gigantescas.
Medicina como estudante também será o inferno.

Ate hobby vira o inferno quando vira profissão. Vira jogador de futebol, horários, treinos, alimentação, cobrança por resultados, ficar preso na concentração, treta com os outros jogadores.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.157
Pontos
603
Olá,
Eu sou do nordeste e estou cursando Engenharia de Computação na USP (2o semestre). No Enem 2020, tive nota suficiente pra passar em medicina na federal do meu estado.
Então, as coisas não vão indo bem no meu curso, eu entrei sem base nenhuma de programação e pensei que fosse gostar, mas não é o que está acontecendo. Fico muito frustrado em ver meus colegas fazendo coisas absurdas em programação, enquanto eu sou um zero à esquerda (não por inveja, mas porque isso me faz pensar que EU NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, e sim pessoas como eles, que realmente amam a programação). Eu sinto que, se continuar no curso, eu vou ser só mais um entre os milhões e milhões que têm um diploma, mas não têm skills que realmente importam.
Dito isto, estou pensando seriamente em trancar e ir pro cursinho pra fazer o Enem de novo e ir pra medicina. Mas a questão é, eu gosto de medicina? Não, estaria cursando literalmente só pelo dinheiro mesmo. Eu cheguei à conclusão de que não tenho vocação pra nada, isto é, não "amo" nada profissionalmente falando, então minha linha de raciocínio é: se eu não gosto de nada e vou ter que fazer alguma coisa que não gosto pro resto da vida, por que fazer logo engenharia e comer o pão que o diabo amassou na faculdade, se eu poderia fazer Med, que além de mais fácil, dá mais dinheiro? (Antes que digam algo, eu não acho que "fazer medicina por dinheiro" implica em ser um profissional ruim, que trata mal os pacientes e etc. Tenho certeza que eu seria um bom profissional).
Alguém que já passou pela mesma dúvida pode me ajudar? Essa ansiedade tá me matando. Vocês acham que essa questão da programação é só Síndrome do Impostor? Enfim, por favor me ajudem, preciso muito.
Vamos lá, você quer fazer uma faculdade de medicina achando que é fácil e ainda só pela grana?

Tudo bem pra você se tornar um médico mercenário que tá nem aí pros pacientes?

Reavalia isso aí campeão, faz uns testes vocacionais e descobre algo que você gosta ou tem facilidade.
 

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.489
Reações
8.832
Pontos
353
Medicina é fácil? Eu acho a profissão mais difícil que há

O primeiro teste para saber se tem vocação para medicina é matar, sangrar, limpar e esquartejar um porco. Se fizer de boas, tem vocação.
O segundo é visitar um necrotério e acompanhar uma necrópsia
Tem uns outros tipo visitar um hospital de câncer infantil, uma unidade de queimados, etc...
Se passar por isso de boa, pode ir em frente com medicina

Mas eu tenho certeza que engenharia da computação é bem mais tranquilo (para a maioria das pessoas), além do que tem muita abrangência e ramificações para explorar.
2º semestre, tá muito na base ainda para qualquer curso, não chegou na parte mais interessante da área.
 
Mensagens
5
Reações
4
Pontos
3
Vamos lá, você quer fazer uma faculdade de medicina achando que é fácil e ainda só pela grana?

Tudo bem pra você se tornar um médico mercenário que tá nem aí pros pacientes?

Reavalia isso aí campeão, faz uns testes vocacionais e descobre algo que você gosta ou tem facilidade.
Como eu falei, não é porque eu estou fazendo pelo dinheiro que eu vou ser um mau profissional, aliás, me parece muito estranho que coincidentemente 95% dos estudantes de E.M em escola particular queiram fazer medicina "por amor". A maioria das pessoas querem fazer pelo dinheiro, só têm vergonha de dizer, e nem por isso se tornam profissionais ruins.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Vc largou de fazer medicina em uma federal?
Tu é doido?

Enviado de meu SM-N986B usando o Tapatalk

Não sei como é hoje, mas pode ser igual quando passei pra direito numa federal com nota suficiente pra medicina. Eu não podia escolher o curso depois do resultado, prestei pra direito e era isso. Até pensei em largar mais um curso e sentar em banco de cursinho por um ano. Mas larguei de mão.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.767
Reações
16.022
Pontos
994
Arruma um trampo fudido de peão de obra, dai tu tenta ficar uns 3 meses se arromb... trabalhando lá.

Dai tu volta com sangue no olho pra estudar e descobrir que esse papo de "amar o trabalho" é coisa de maluco.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Arruma um trampo fudido de peão de obra, dai tu tenta ficar uns 3 meses se arromb... trabalhando lá.

Dai tu volta com sangue no olho pra estudar e descobrir que esse papo de "amar o trabalho" é coisa de maluco.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk

Hoje eu voltaria até pro direito (que jurei nunca mais trabalhar na área) depois de ralar igual um burro de carga em trabalho braçal. Hahahah

Verdade demais isso que vc falou.
 

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
3.692
Pontos
324
Nunca faça aquilo que você não gosta, faça aquilo que lhe apetece de alguma forma, empurrar com a barriga nunca é bom e sim perca de tempo pois vai chegar em um momento que você vai desistir de tudo (perdeu seu tempo) , e eu falo isso por que experiência própria , fiz 6 faculdades de diferentes especializações (Tecnólogo de redes de Info, nutricionista, designer gráfico 2x, veterinário, mkt digital) e só me encontrei na sétima hahahaha, é completamente diferente, você estuda com mais vontade, você quer ir para faculdade frequentemente, e antes não era assim.....

Sei que é clichê, mas faça aquilo que você gosta, ou próximo a isso... Quando vc domina aquilo que você gosta, Salários, lazer, paz de espírito são consequências....
 

GustavoLT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
776
Reações
1.247
Pontos
574
Post-McDonald%2527s-Trabalhe-Conosco-concorrer-a-Vagas-de-Emprego.png
 
Mensagens
5
Reações
4
Pontos
3
Arruma um trampo fudido de peão de obra, dai tu tenta ficar uns 3 meses se arromb... trabalhando lá.

Dai tu volta com sangue no olho pra estudar e descobrir que esse papo de "amar o trabalho" é coisa de maluco.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Mas eu já sei que "amar o trabalho" é meme, e é exatamente por isso que eu tô em dúvida. Se eu não vou amar o que eu to fazendo anyway, por que não fazer o que dá mais dinheiro?
 
Ultima Edição:
Topo Fundo