O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que nos move?

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
47664cfcc7d6930b71cd1a8b6ff749bf.jpg

Ontem, enquanto bebia uma taça de vinho, me peguei olhando para um espelho e encarando minha própria face. Foram alguns instantes em que surgiu, em meus pensamentos, esse questionamento: O que nos move? Essa pergunta pode ser encarada por diversos ângulos, diversos aspectos, diversos pontos de vista. Podemos encarar de forma filosófica, biológica ou religiosa. Sob o prisma de todas elas, ou nenhuma destas. Pensei em criar o tópico na pasta de religião, mas, como tem abordagens múltiplas, achei melhor aqui.

Penso: nossa estrutura óssea, muscular, nossos órgãos, são os instrumentos que nos permitem mover, falar, ouvir, enxergar, respirar. O cérebro é quem coordena tudo. Inclusive que nos faz "sentir" sensações, temperaturas, dor, alívio. Mas, todos nós - em regra - temos estes mesmos órgãos. O que faz com que eu enxergue pelos meus olhos, e não você. Em um experimento hipotético em que pudéssemos transferir o cérebro de um, para o corpo de outro, e vice-versa, esse eu acompanharia o cérebro e faria com que os envolvidos se vissem em corpos distintos? Ou somente as memórias passariam para lados opostos, restando o mesmo eu sob controle do corpo original?

Em um universo temporal tão vasto quanto o do nosso planeta, que data de bilhões de anos, dizem, que fenômeno químico, físico e biológico é esse que faz com que eu esteja exatamente aqui, exatamente agora, exatamente neste corpo, olhando para o espelho, e que não tenha estado em nenhum outro momento do passado e, talvez, em nenhum outro do futuro?

Vocês já se pegaram perguntando "quem é este eu" que fica por dentro da imagem do espelho?
O debate é totalmente aberto, e aceita todas as crenças, opiniões ou convicções, desde que sempre predomine o respeito em relação aos que pensarem diferente uns dos outros.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
Nossas pernas

def79bcaf1ebb2f0a493d190df007dde.gif







O cérebro é quem comanda tudo, então é mais provável continuar comandando. É possível que haja diferenças por conta da fisiologia diferente, afinal somos parecidos mas somos diferentes. Pense em alguém que tenha uma doença autoimune que recebeu o cérebro de outra pessoa saudável e é complicado saber o que desencadearia disso. Complexo.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Nossas pernas

def79bcaf1ebb2f0a493d190df007dde.gif







O cérebro é quem comanda tudo, então é mais provável continuar comandando. É possível que haja diferenças por conta da fisiologia diferente, afinal somos parecidos mas somos diferentes. Pense em alguém que tenha uma doença autoimune que recebeu o cérebro de outra pessoa saudável e é complicado saber o que desencadearia disso. Complexo.
Pessoalmente, você crê que o seu "eu" é um resultado de ação cerebral, isso? Ou seja, seu "eu" é um produto criado por ação cerebral, e que o acompanharia caso este cérebro, hipoteticamente, fosse transferido a um outro corpo, correto?
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
Pessoalmente, você crê que o seu "eu" é um resultado de ação cerebral, isso? Ou seja, seu "eu" é um produto criado por ação cerebral, e que o acompanharia caso este cérebro, hipoteticamente, fosse transferido a um outro corpo, correto?
Sim. O "eu" tem a ver com o cérebro.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Um dia quando mais jovem, os sonhos.
Hoje a tentativa de sobreviver em meio ao rebanho.
Todos os dias somos como as gazelas que se abaixam para beber água num lago lamacento e repleto de crocodilos.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.145
Reações
35.296
Pontos
1.053
será que o Décio conseguiu automatizar os clones para criarem tópicos sozinhos?
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.361
Reações
10.873
Pontos
1.169
A mim, no momento, um novo aprendizado sobre minha area. Mas te confesso q estava a deriva a um tempo atras.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
A comida, os prazeres, a suposta felicidade, o consumismo, a vontade interna de ser algo ou alguma coisa, uma pessoa ou uma família, o ímpeto de se formar uma família, os padrões e sinais químicos de nosso cérebro, nossa relação emocional com nossas crenças, a idade... enfim, muitas coisas.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
será que o Décio conseguiu automatizar os clones para criarem tópicos sozinhos?

na época dos chans a galera falava que tinha um bot que ficava em fóruns (e chans) criando tópicos sobre assuntos aleatórios pra ler as respostas e "alimentar" um sistema de machine learning e IA

vai saber se não é isso...
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Não se apeguem tanto à pergunta de abertura do tópico, mas àquela que aparece no post de abertura.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.145
Reações
35.296
Pontos
1.053
na época dos chans a galera falava que tinha um bot que ficava em fóruns (e chans) criando tópicos sobre assuntos aleatórios pra ler as respostas e "alimentar" um sistema de machine learning e IA

vai saber se não é isso...

isso aliado com cookies que rastream sites e palavras pesquisadas deve dar uma ótima sinergia!
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
isso aliado com cookies que rastream sites e palavras pesquisadas deve dar uma ótima sinergia!

tem uma história (que acho que real, mas como só ouvi comentarem num podcast não tenho ctz) que criaram uma IA pra ir aprendendo com o twitter (ou outra rede social) e em pouco tempo a IA passou a publicar coisas racistas (ou nazistas, não lembro)
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.323
Reações
71.453
Pontos
1.763
tem uma história (que acho que real, mas como só ouvi comentarem num podcast não tenho ctz) que criaram uma IA pra ir aprendendo com o twitter (ou outra rede social) e em pouco tempo a IA passou a publicar coisas racistas (ou nazistas, não lembro)
Com certeza a IA tava em agonia com a quantidade de lixo do Twitter e estava tentando cometer suicídio...
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
:klolz
Vocês me parecem um pouco traumatizados, a ponto de ter medo de debater algum tema por receio de que o criador esteja de algum tipo de trollagem. Ainda que eu fosse o Danito, ou o Décio, ou outro qualquer, acho que em um forum, o que deveria importar é o tema em discussão. Relaxem.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Cara, é uma pergunta complexa. Acho que somos movidos pelas metas atuais: formação, promoção de trabalho, aprendizado em alguma nova área.

Infelizmente acabamos esquecendo de aproveitar o momento atual, sentir o tato, perceber os sons, enxergar paisagens e etc…

Eu acho muito válido buscar nossos objetivos, mas estamos esquecendo de desfrutar o que já temos: a existência.

Eu atualmente estou sendo movido pelos estudos da graduação, estudos musicais e transformação corporal. Ano que vem poderei ser movido por outras circunstâncias.

É isso, nosso movimento é bem insignificante diante da grandeza do universo e da existência
 
Topo Fundo