O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que o Gordelicia acha sobre exclusividade?

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.327
Pontos
1.074
Isso:
79261

Em uma resposta de e-mail para um usuário, Gabe Newell compartilhou sua postura em relação à exclusividade no campo da RV, mas esses mesmos princípios poderiam ser aplicados à situação atual da Epic Games. Abaixo está sua resposta.

Não achamos que exclusividades sejam uma boa ideia para clientes ou desenvolvedores. Há um problema separado que é o risco. Em qualquer projeto, você precisa pensar em quanto risco assumir. Existem muitas formas diferentes de risco - risco financeiro, risco de projeto, risco de cronograma, risco organizacional, risco de IP, etc ... Muitos trabalhos interessantes de VR estão sendo feito por novos desenvolvedores. Isso é um golpe de risco triplo - um novo desenvolvedor criando novas mecânicas em uma nova plataforma. Nós estamos em uma posição melhor para absorver o risco financeiro do que um novo desenvolvedor de VR, então estamos felizes em compensar isso dando aos desenvolvedores fundos de desenvolvimento (essencialmente receitas de Steam pré-pagas). No entanto, não há restrições anexadas a esses fundos. Eles podem se desenvolver para o Rift ou PlayStation VR ou qualquer outro sistemas de VR que o desenvolvedor queira. Nossa esperança é que, ao fornecer esse financiamento, os desenvolvedores fiquem menos propensos a aceitar ofertas que exijam exclusividade.

É mano, por essas e outras ainda vou preferir Steam e GOG do que Epiclixo!
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.425
Reações
80.033
Pontos
2.059
O Gaben quer dinheiro, como qualquer um. O dia em que ele vir o negócio dele se complicando, ele fará o que for necessário para arrumar a casa. Ele não irá vender o novo jogo em VR da Valve na loja da Oculus.
 


Mynduim

Bam-bam-bam
Mensagens
8.700
Reações
27.806
Pontos
384
K57hPxE.png
 

lucifeh

Veterano
Mensagens
424
Reações
1.246
Pontos
143
Na verdade o Gaben é esperto pra c***lho, isso aí é só jogada de marketing, ele foi um dos únicos até agora que sacou o poder que é ter a comunidade gamer de verdade apoiando ou desaprovando algo. Mas não é de se admirar, ele foi o primeiro a sacar o verdadeiro poder do download, por isso fundou a Steam e ficou podre de rico.
 

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
7.350
Pontos
1.229
uma coisa é ser correto, outra é ser otário... dar key de um jogo que a Steam nem pode vender? tá de sacanagem né?

Oxe, não ia ser de graça. A Epic ia pagar o famigerado 30%.

Por causa dessa birra os refunds iam foder com a Ys Net. Ainda bem que a Epic foi lá e cobriu. No final a volvo só perdeu a oportunidade de aparecer como a boazinha dos gaymers porque o jogo ela já tinha perdido mesmo...
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.558
Reações
3.187
Pontos
1.019
prefiro aides a epic store falo memo...

Gordao me possua!!!!
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.327
Pontos
1.074
Oxe, não ia ser de graça. A Epic ia pagar o famigerado 30%.

Por causa dessa birra os refunds iam foder com a Ys Net. Ainda bem que a Epic foi lá e cobriu. No final a volvo só perdeu a oportunidade de aparecer como a boazinha dos gaymers porque o jogo ela já tinha perdido mesmo...
Ué, , tem que pagar mesmo, assinaram exclusividade sem nem se importar com os founders, ganancia do c***lho, tem mais é que se foder mesmo!
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.327
Pontos
1.074
Oxe, não ia ser de graça. A Epic ia pagar o famigerado 30%.

Por causa dessa birra os refunds iam foder com a Ys Net. Ainda bem que a Epic foi lá e cobriu. No final a volvo só perdeu a oportunidade de aparecer como a boazinha dos gaymers porque o jogo ela já tinha perdido mesmo...
ISso é em qualquer area, tem que agradar é o consumidor, se tu não agrada e tem outro que agrada, o outro vai ter prioridade. a unica coisa que mostra nisso, é que o gaben foi inteligente de não abrir o capital e manter as coisas debaixo da suas asas, porque nessas empresas de capital aberto, os acionistas só vem numeros, nem entendem porra nenhuma do negócio.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
A questão nem é quem é mais boazinha, a questão é quem é a melhor e maior loja de jogos, pode somar todas outras que não chegam perto do tamanho do Steam, disparada a melhor doa a quem doer.

Aí vem um zé mané dizer que é ser "fanboy" de loja ficar advogando, rapaz, gasto aí no mínimo uns 1200 reais por ano no Steam, é um dinheiro suado que sai do meu bolso que dou muito valor, se não achasse viável "pra mim" jamais gastaria um real ali. Agora vem falar também que a m**** da loja cobra caro das devs pra venderem ali seus jogos, velho f**a-se o lucro que esses pohas tem, igual nego dizer por exemplo que Mercado Livre cobra caro nas vendas, só quero saber é qual site de leilão consegue superar em visibilidade o tamanho da vitrine que esse site tem.

Enfim, o que vale é de ter a melhor experiência na plataforma PC, se essa Epic (ou qualquer outra loja) superar um dia o Steam, só dou um f**a-se tb pro Gaben e sua loja e inclusive migro pra lá sem nem olhar pra trás.


.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.792
Reações
26.514
Pontos
1.003
Compro onde tem o jogo ou com o preço melhor.

Essa parada de exclusividade é sacanagem mesmo, mas por muito tempo a Steam possuiu muitos jogos que a GOG não tinha e eramos obrigados a comprar nela e ninguém chorava.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho engraçado isso pois a Epic não deixou o Fortnite ir nem pra loja do Google no celular.
Tem que baixar na loja deles.

O último jogo da Valve (Dota Underlord) da pra baixar normalmente na loja do Google ou da Apple.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.385
Pontos
1.514
A questão nem é quem é mais boazinha, a questão é quem é a melhor e maior loja de jogos, pode somar todas outras que não chegam perto do tamanho do Steam, disparada a melhor doa a quem doer.

Aí vem um zé mané dizer que é ser "fanboy" de loja ficar advogando, rapaz, gasto aí no mínimo uns 1200 reais por ano no Steam, é um dinheiro suado que sai do meu bolso que dou muito valor, se não achasse viável "pra mim" jamais gastaria um real ali. Agora vem falar também que a m**** da loja cobra caro das devs pra venderem ali seus jogos, velho f**a-se o lucro que esses pohas tem, igual nego dizer por exemplo que Mercado Livre cobra caro nas vendas, só quero saber é qual site de leilão consegue superar em visibilidade o tamanho da vitrine que esse site tem.

Enfim, o que vale é de ter a melhor experiência na plataforma PC, se essa Epic (ou qualquer outra loja) superar um dia o Steam, só dou um f**a-se tb pro Gaben e sua loja e inclusive migro pra lá sem nem olhar pra trás.


.


Valve que resgatou o PC gamer diga-se. Quase nada agora fica exclusivo nos consoles tirando as FP da Sony e da Nintendo. Os Japas adotaram a Steam fortemente.


Claro que tem seus contras, ela não é a boazinha... mas tem meu respeito. Deixei de piratear graças ao Steam inclusive.
 

GTric

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.682
Reações
7.516
Pontos
1.309
Valve que resgatou o PC gamer diga-se. Quase nada agora fica exclusivo nos consoles tirando as FP da Sony e da Nintendo. Os Japas adotaram a Steam fortemente.


Claro que tem seus contras, ela não é a boazinha... mas tem meu respeito. Deixei de piratear graças ao Steam inclusive.
Deixei de piratear graças a Steam, voltei a piratear graças e Epic Store
1
 

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
7.350
Pontos
1.229
Ué, , tem que pagar mesmo, assinaram exclusividade sem nem se importar com os founders, ganancia do c***lho, tem mais é que se foder mesmo!

Como não se importaram? Os caras tentaram até comprar do concorrente pra deixar todo mundo satisfeito.

A volvo não ia perder nada e ainda ia ter a galera na plataforma dela sem esperar um ano inteiro. Fora a propaganda de boazinha que ia gerar por fazer literalmente shit. :kkk

Só mostra como esse papo de boazinha com dev ou player é puro bullshit, só foi aparecer alguma concorrência mais agressiva que na primeira oportunidade pra foder com a concorrente ela pouco ligou se respingasse na dev.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.327
Pontos
1.074
Como não se importaram? Os caras tentaram até comprar do concorrente pra deixar todo mundo satisfeito.

A volvo não ia perder nada e ainda ia ter a galera na plataforma dela sem esperar um ano inteiro. Fora a propaganda de boazinha que ia gerar por fazer literalmente shit. :kkk

Só mostra como esse papo de boazinha com dev ou player é puro bullshit, só foi aparecer alguma concorrência mais agressiva que na primeira oportunidade pra foder com a concorrente ela pouco ligou se respingasse na dev.
Se o gordao aceita isso, nada impede a epic de fazer isso mais vezes.

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Deixa eu entender esse caso do Shenmue 3:

Devs fazem kickstarter, prometem refund pra quem não ficar satisfeito
Devs fecham contrato de timed exclusive com a Epic, não notificam backers antes disso e nem possibilidade de refund antes desse acordo ocorrer (Epic não prometeu refund pra ninguém, devs sim)
Backers ficam pistolitos pq não vão ter o jogo no steam no primeiro ano, querem fazer refund
Epic aceita dar refund (apesar da cagada toda ter partido dos devs com falsas promessas)

Coisas que não ficaram claras pra mim:
Os devs tinham prometido no kickstarter que teria steam key no lançamento?
Quando os devs fecharam acordo com a epic, eles não se atentaram a colocar esse caso de refund no contrato?
A steam permite/permitiria refund de jogo adquirido por kickstarter?

Se a história seguiu essa linha, não entendo pq o hate tá em cima da Epic e não dos devs.
 

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
7.350
Pontos
1.229
Deixa eu entender esse caso do Shenmue 3:

Devs fazem kickstarter, prometem refund pra quem não ficar satisfeito
Devs fecham contrato de timed exclusive com a Epic, não notificam backers antes disso e nem possibilidade de refund antes desse acordo ocorrer (Epic não prometeu refund pra ninguém, devs sim)
Backers ficam pistolitos pq não vão ter o jogo no steam no primeiro ano, querem fazer refund
Epic aceita dar refund (apesar da cagada toda ter partido dos devs com falsas promessas)

Coisas que não ficaram claras pra mim:
Os devs tinham prometido no kickstarter que teria steam key no lançamento?
Quando os devs fecharam acordo com a epic, eles não se atentaram a colocar esse caso de refund no contrato?
A steam permite/permitiria refund de jogo adquirido por kickstarter?

Se a história seguiu essa linha, não entendo pq o hate tá em cima da Epic e não dos devs.

Kickstarter em si é pura lambança.

Aparentemente durante a campanha não foi especificado que o jogo sairia no Steam, apenas falaram em PC. Só depois que acabou a campanha que mandaram um survey pros backers para que escolhessem entre PS4 e Steam.

Antes de quebrar essa "promessa" já foi quebrada a data de lançamento. Fora que pelo que saiu do jogo até agora a qualidade tá bem questionável.

O caso é que a YS Net se cagou pra fazer esse jogo mesmo recebendo grana de tudo que é lugar. Uma briga fudida pra que se tornasse realidade e agora os caras querem foder tudo porque o joguinho não vai sair na plataforma favorita. A melhor coisa desde que a Epic apareceu é que grande parte dos jogos anunciados agora tão vindo com selo "PC Game" ao invés de "Steam", aleluia.

E a volvo com certeza não dá refund em jogo ativado por key, não faria sentido.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.995
Reações
13.869
Pontos
954
Compro onde tem o jogo ou com o preço melhor.

Essa parada de exclusividade é sacanagem mesmo, mas por muito tempo a Steam possuiu muitos jogos que a GOG não tinha e eramos obrigados a comprar nela e ninguém chorava.

Mas aí é a dona do jogo que não queria lançar no GOG, e não o Steam que proibia.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Valve que resgatou o PC gamer diga-se. Quase nada agora fica exclusivo nos consoles tirando as FP da Sony e da Nintendo. Os Japas adotaram a Steam fortemente.


Claro que tem seus contras, ela não é a boazinha... mas tem meu respeito. Deixei de piratear graças ao Steam inclusive.
Acho que esse é o ponto.
É tipo quando falam que a CDP só faz coisas boas com o Witcher e GoG pq isso da dinheiro e não pq "são bonzinhos".

Por mim ok, sério mesmo.

Tenho problema nenhum em ter minha biblioteca de jogos concentrada na loja da Valve pois sei que quem fez o game recebeu a grana da compra (diferente daqueles rolos de sites de cd-key), sei que quando a China destruir o EUA com armamento nuclear alguem vai fazer um esquema pra recuperar os jogos da sua acc e pelo menos manter um backup em um HD, sei que não vão me sacanear e etc...

Se confio não é pq decidi isso ontem, é pq uso a plataforma faz 10 anos e cheguei a essa conclusão depois de experiencia real (não teórica), na minha concepção trocar um serviço que sei que posso confiar por algo completamente duvidoso é literalmente burrice.
 

_RZero_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.129
Reações
24.234
Pontos
753
Vixe, então porque ele não deu as keys do Shenmue 3? oO
Oxe, não ia ser de graça. A Epic ia pagar o famigerado 30%.

Por causa dessa birra os refunds iam foder com a Ys Net. Ainda bem que a Epic foi lá e cobriu. No final a volvo só perdeu a oportunidade de aparecer como a boazinha dos gaymers porque o jogo ela já tinha perdido mesmo...
Cara...
Como diabos a Valve disponibilizaria keys de um jogo que não é propriedade dela?

Quem decide quando lançar o jogo no Steam e gerar keys é a publisher / desenvolvedora, não o Gordo.


[Edit]
Quanto à Epic Store, minha opinião é a seguinte: quero mais é que vá pra put* que pariu.
Uma coisa é lançar jogos exclusivamente na sua loja.
Outra, totalmente diferente, é jogar um saco de dinheiro em cima das publishers / devs para que removam seus jogos da loja do Steam aos 45 minutos do 2º tempo, deixando os consumidores chupando o dedo e acabando com seu direito de escolha, ao "forçá-los" a comprar na Epic Store.

A Epic nunca verá sequer um centavo meu.
Não adianta trazer exclusivos de console ou presentear os usuários com games grátis.
Esses putos jamais verão sequer meu cadastro na loja deles.

Aliás, segue a lista de jogos pelos quais eu tinha interesse, porém agora me recuso a comprar mesmo quando derem as caras no Steam:
  • Sinner: Sacrifice for Redemption (esse nem foi a Epic que "roubou", foi o Discord)
  • Ashen
  • Shenmue 3
Se essa lista tiver de crescer, que assim seja.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu espero que esses jogos que a Epic pagou pra remover do Steam depois saiam no GoG, me recuso a dar dinheiro apoiando umas ideias dignas da Microsoft na época do GFWL que se interessava mais em ferrar os concorrentes do que em melhorar a própria loja para atender melhor os seus consumidores.

Se não sair no GoG sem problemas, sai no FitGirl então.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.797
Reações
70.691
Pontos
1.899
c***lho, agora a culpa da galera se foder por causa das exclusividades da epic é do gordo. :kkk

Melhor ler argumento de Epiqueiro do que ser cego, porém.
 

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
7.350
Pontos
1.229
Cara...
Como diabos a Valve disponibilizaria keys de um jogo que não é propriedade dela?

Quem decide quando lançar o jogo no Steam e gerar keys é a publisher / desenvolvedora, não o Gordo.

Como? Apertando um botão qualquer ué.

Problema que os caras quiseram gerar keys e a volvo não deixou. Pior, os caras iam pagar os 30% por cada key e mesmo assim a volvo não quis.
 
Topo Fundo