O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[O que os olhos vê o ouvido entende diferente...] O Efeito McGurk ou quando sua visão influi na sua audição

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=41879

Nós já falamos sobre o assunto, mas decidimos voltar a ele por sua grande peculiaridade e porque os vídeos que ilustram o artigo foram feitos exatamente para explicar o fenômeno. A visão é nosso sentido mais desenvolvido, mas poucas vezes trabalha sozinho. Com frequência coopera com o ouvido, como indicou um estudo recente, que nossos tímpanos se movem para mudar nossa audição na mesma direção que está olhando; um fato curioso que ainda não se conhece a razão. Essa também é a origem de um curioso equívoco que nos leva a escutar um som diferente por culpa do que vemos, o Efeito McGurk.

A verdade é que a realidade que percebemos nem sempre é verdadeira. Comecemos com um vídeo. Olhe atentamente nesta moça. O que ela está dizendo?



Soa: bar, bar, bar, bar... certo?


Passemos a outro vídeo. Volte a olhar o rosto da nossa protagonista. O que ela está dizendo agora?



Soa: far, far, far, far... certo?


Pois não. Em realidade a trilha de áudio é a mesma do vídeo anterior. Ela segue dizendo bar, bar, bar, bar... mas nosso cérebro não interpreta esse som, senão far, far, far, far... A razão é que seus lábios estão pronunciando essa sílaba e não a que escutamos.

Nosso cérebro não só escuta o que diz. Também lê seus lábios para contribuir informação complementar. Quando essa informação não concorda, tendemos a confundir o vocábulo porque estamos acostumados a dar mais crédito a nossa visão do que a a audição, porque, como disse São Tomé, "é preciso ver para crer!"

O efeito fica evidenciado mais claramente neste terceiro vídeo que mistura os lábios pronunciando os vocábulos bar (esquerda) e far (direita), mas com uma única trilha de som: bar. Se deslocarmos a vista de um lado a outro, quase podemos notar como nosso cérebro briga par conciliar o que vê e ouve e o som muda sutilmente de bar a far.



O efeito McGurk deve seu nome ao psicólogo cognitivo Harry McGurk, que descobriu casualmente esta dissonância em 1976 após gravar um vídeo em que se pronunciava um fonema diferente ao que se escuta para comprovar como as crianças percebem a linguagem. O efeito acontece porque a coerência entre imagens e sons é construída quando ainda somos muito pequenos.

 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Muito interesante, realmente deu bug quando combinam os vídeos, cada vez q olho para um lado, escuto uma palavra diferente.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.959
Pontos
1.054
Eu escutei ela falando 'park' nos dois vídeos. Já no terceiro vídeo, quando eu olhava pra direita ela falava 'park' e na esquerda ela fala 'fart'.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Estava no youtube agora e vi esse vídeo e lembrei que havia visto isso no fórum.



Quando eu vi o vídeo que você postou acima, eu não entendi nada e acabei desistindo de continuar a ver. Agora entendi tudo e realmente eu pensei que ele falava coisas diferentes da sílaba "ba".

Sempre que eu falo com alguém, eu costumo olhar os lábio par ame ajudar a entender o que a pessoa está falando. Não que minha audição seja ruim (ela é ótima), mas é que diferentes pessoas tem diferentes dicções. E vendo como a palavra é formada na boca me ajuda a entender o que estão dizendo.

Nem preciso dizer que nesse tempo de quarentena com todo mundo usando máscara, eu tenho tido dificuldades em entender o que estão falando ao meu redor.
 
Ultima Edição:

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.276
Pontos
1.003
Facilitando para vocês


giphy.gif
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Cérebro é tipo um processador cheio de otimizações, que podem causar uns bugs e serem exploitados.
 
Topo Fundo