O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que preciso saber antes de comprar uma moto usada?

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Dúvida de leigo: o que tenho de saber? Ando, no momento, bem de vez em quando, com a moto do meu pai, uma Strada 200. Estou interessado em comprar uma para mim. Um primo do meu pai trabalha com revendas de motos, e tem uma Fazer 250 (ano 2008) por R$ 6.400,00. Não quero ser passado para trás, então toda dica é de grande valor.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Meu amigo recomendo dar uma procurada no Youtube tem vários vídeos deles mostrando os pontos que você deve verificar.
Pneus, direção, vazamentos, manchas, freio, e etc...
Moto usada, se estiver bem conservada e cuidada pode ser um bom negócio sim.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Aproveitando o tópico, vou comprar um XRE 190 nova. Custará 15 mil reais (com garantia de 3 anos e troca de óleo grátis).

Como sou muito noob e a moto é muito econômica (manutenção e gasolina), vale a pena? Me recomendaram essa moto por ser leve e fácil de pilotar, em especial para iniciantes, além de ter freio ABS na roda dianteira. Pretendo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.

Obs: como sou noob, vou andar bem de boa. Pretendo usar a moto apenas para trabalhar e devo rodar uns 20 Km por dia apenas.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
cara, uma moto 2008 já passou por tanta coisa que se tu for parar pra pensar tu desiste de comprar.

o que eu faria é o seguinte:
  • andar um pouco com ela, testar os freios, testar o câmbio, dar uma desenvolvida no motor pra ver se não engasga ou se a correia patinar (no caso do pinhão estar gasto)
  • verificar o alinhamento das carenagens, do guidão, da suspensão, dos pedais, do bacalhau (parte da moto onde ficam os pedais)
  • verificar se as todas possuem amassados (numa moto 2008 a pintura das rodas provavelmente já estará ruim, então eu nem me importaria com isso até pq não é caro mandar pintar depois.
  • verificar eventual fumaça anormal do escapamento
todos esses itens que eu citei acima vão ajudar a descobrir o nível de cuidado que os donos anteriores tinham com a moto.
o motor da fazer 250 é muito bom, então se ela estiver com esses itens acima num nível aceitável, então é bem provável que ao menos eles trocavam o óleo no tempo certo, o que geralmente já garante que o motor ainda vai longe.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
Aproveitando o tópico, vou comprar um XRE 190 nova. Custará 15 mil reais (com garantia de 3 anos e troca de óleo grátis).

Como sou muito noob e a moto é muito econômica (manutenção e gasolina), vale a pena? Me recomendaram essa moto por ser leve e fácil de pilotar, em especial para iniciantes, além de ter freio ABS na roda dianteira. Pretendo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.

Obs: como sou noob, vou andar bem de boa. Pretendo usar a moto apenas para trabalhar e devo rodar uns 20 Km por dia apenas.

eu só compraria moto zero se for pra ficar, no mínimo, uns 8 anos com ela.
se vai pegar já pensando em vender, então é mais negócio pegar uma com uns 3 anos de uso e com baixa km (uns 30 mil km tá num número bom pra 3 anos), e que tenha feito todas as revisões durante o período da garantia.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.161
Pontos
1.503
Aproveitando o tópico, vou comprar um XRE 190 nova. Custará 15 mil reais (com garantia de 3 anos e troca de óleo grátis).

Como sou muito noob e a moto é muito econômica (manutenção e gasolina), vale a pena? Me recomendaram essa moto por ser leve e fácil de pilotar, em especial para iniciantes, além de ter freio ABS na roda dianteira. Pretendo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.

Obs: como sou noob, vou andar bem de boa. Pretendo usar a moto apenas para trabalhar e devo rodar uns 20 Km por dia apenas.

Cada um com seus cada quem.
Mas eu acho muita loucura pagar isso numa 190. Se bem que tá tudo caro mesmo. Não tem muito pra onde correr.
Não sei onde mora, mas em SP essa moto está muito visada, muito mesmo. Os caras tiram o motor 190 dela e colocam nas Titan. Fica um canhão. Esse é o principal motivo pelo qual não pegaria.

@topic:
Olhe o alinhamento do quadro, a condição do motor, da transmissão, dos freios, a suspensão, condição dos pneus, da elétrica e dos documentos.
É possível fazer bom negócio com moto usada, mas tem que ter cuidado. Motor da Fazer ultrapassa 100k antes de abrir, se for bem cuidada.
Esse ano eu acho que não tinha ainda freio a disco na traseira. Isso é ruim. Acho que colocaria mais mil reais e pegaria uma mais nova.
 


Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.870
Reações
104.815
Pontos
1.824
Aproveitando o tópico, vou comprar um XRE 190 nova. Custará 15 mil reais (com garantia de 3 anos e troca de óleo grátis).

Como sou muito noob e a moto é muito econômica (manutenção e gasolina), vale a pena? Me recomendaram essa moto por ser leve e fácil de pilotar, em especial para iniciantes, além de ter freio ABS na roda dianteira. Pretendo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.

Obs: como sou noob, vou andar bem de boa. Pretendo usar a moto apenas para trabalhar e devo rodar uns 20 Km por dia apenas.


Essa XRE não é famosa da Honda que "trinca cabeçote"?
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Essa XRE não é famosa da Honda que "trinca cabeçote"?

Não sei, mas ouvi dizer que era a CB 300 que dava problema.

eu só compraria moto zero se for pra ficar, no mínimo, uns 8 anos com ela.
se vai pegar já pensando em vender, então é mais negócio pegar uma com uns 3 anos de uso e com baixa km (uns 30 mil km tá num número bom pra 3 anos), e que tenha feito todas as revisões durante o período da garantia.

A ideia é não trocar tão cedo mesmo. Devo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.

Cada um com seus cada quem.
Mas eu acho muita loucura pagar isso numa 190. Se bem que tá tudo caro mesmo. Não tem muito pra onde correr.
Não sei onde mora, mas em SP essa moto está muito visada, muito mesmo. Os caras tiram o motor 190 dela e colocam nas Titan. Fica um canhão. Esse é o principal motivo pelo qual não pegaria.

Moro no ES. Em todo caso, pretendo fazer um seguro. Vou ter que gastar uns 1000 reais por ano, mas acho que vale a pena.

O que mais me agrada nela é ter freio abs e fazer 40 Km/L de gasolina. As peças são muito similares as da Bros, então a manutenção é barata.

Eu estava pensando na Bros, mas um nova está uns 2000 mil mais barata, e pelas análises que vi, ela é uma moto claramente inferior se comparada a XRE 190.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.161
Pontos
1.503
Não sei, mas ouvi dizer que era a CB 300 que dava problema.



A ideia é não trocar tão cedo mesmo. Devo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.



Moro no ES. Em todo caso, pretendo fazer um seguro. Vou ter que gastar uns 1000 reais por ano, mas acho que vale a pena.

O que mais me agrada nela é ter freio abs e fazer 40 Km/L de gasolina. As peças são muito similares as da Bros, então a manutenção é barata.

Eu estava pensando na Bros, mas um nova está uns 2000 mil mais barata, e pelas análises que vi, ela é uma moto claramente inferior se comparada a XRE 190.

A CB 300 tinha o mesmo motor da XRE 300. As duas tinham problema de trinca.

Olha, se o seguro contra roubo/furto for essa merreca de menos de 100 reais por mês, está realmente barato.
Eu não saberia o que fazer em sua situação. Veja só:

Crosser ABS: 14200
XRE 190 ABS: 15000
Lander ABS: 18200

Sinceramente eu colocaria esses 3k e já pegaria uma Lander. Muito mais moto. A diferença é muito baixa no valor.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Aproveitando o tópico, vou comprar um XRE 190 nova. Custará 15 mil reais (com garantia de 3 anos e troca de óleo grátis).

Como sou muito noob e a moto é muito econômica (manutenção e gasolina), vale a pena? Me recomendaram essa moto por ser leve e fácil de pilotar, em especial para iniciantes, além de ter freio ABS na roda dianteira. Pretendo ficar com ela por uns 5 anos no mínimo.

Obs: como sou noob, vou andar bem de boa. Pretendo usar a moto apenas para trabalhar e devo rodar uns 20 Km por dia apenas.
Sou da opinião de que comprar algo zero só se for para ficar até a morte, porém 15k eu me esforçaria e pegaria uma Twister ou Fazer 250.

Edit: questão de seguro eu pensaria em por localizador. Da positron está custando 80 reais mensais
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
A CB 300 tinha o mesmo motor da XRE 300. As duas tinham problema de trinca.

Olha, se o seguro contra roubo/furto for essa merreca de menos de 100 reais por mês, está realmente barato.
Eu não saberia o que fazer em sua situação. Veja só:

Crosser ABS: 14200
XRE 190 ABS: 15000
Lander ABS: 18200

Sinceramente eu colocaria esses 3k e já pegaria uma Lander. Muito mais moto. A diferença é muito baixa no valor.

Mas pra mim, que nem sei andar de moto direito, será que compensa essas motos mais potentes? Sei que uma 250 nem é tão mais potente assim, mas sei lá, morro de medo :klol

Sou da opinião de que comprar algo zero só se for para ficar até a morte, porém 15k eu me esforçaria e pegaria uma Twister ou Fazer 250.

Edit: questão de seguro eu pensaria em por localizador. Da positron está custando 80 reais mensais

Interessante essa do localizador. Nem tinha pensado nessa possibilidade.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Mas pra mim, que nem sei andar de moto direito, será que compensa essas motos mais potentes? Sei que uma 250 nem é tão mais potente assim, mas sei lá, morro de medo :klol

Interessante essa do localizador. Nem tinha pensado nessa possibilidade.
Bobagem mano, eu comecei com uma 250cc e foi sussa. Por isso que recomendo pegar logo uma 250cc. A diferença de consumo nem é tão gritante assim.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Bobagem mano, eu comecei com uma 250cc e foi sussa. Por isso que recomendo pegar logo uma 250cc. A diferença de consumo nem é tão gritante assim.

A diferença de preço nem é tão grande. Vou pensar seriamente em uma de 250cc então.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
A diferença de preço nem é tão grande. Vou pensar seriamente em uma de 250cc então.
Melhor coisa mano. Eu peguei minha atual Fazer 250cc como primeira moto e foi a melhor coisa, em rodovias e estradas então, você não passa "aperto" de caminhão "colando" na sua traseira ou nem quando você for fazer ultrapassagens. Questão de consumo, uma 160/190cc faz no maximo 35/36 km/l já minha fazer (que é 2008, antigona) faz na casa dos 28 km/l sempre pegando uma rodovia andando a uns 120 km/h.
Moto pequena só vira se você for motoboy, usa moto para trampar ou se você morar em cidade BEM pequena.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.870
Reações
104.815
Pontos
1.824
Melhor coisa mano. Eu peguei minha atual Fazer 250cc como primeira moto e foi a melhor coisa, em rodovias e estradas então, você não passa "aperto" de caminhão "colando" na sua traseira ou nem quando você for fazer ultrapassagens. Questão de consumo, uma 160/190cc faz no maximo 35/36 km/l já minha fazer (que é 2008, antigona) faz na casa dos 28 km/l sempre pegando uma rodovia andando a uns 120 km/h.
Moto pequena só vira se você for motoboy, usa moto para trampar ou se você morar em cidade BEM pequena.


Dizem que esses motores Honda 160 são "descartáveis", já os 150 muito mais duráveis, mas não sei se isso é só birra com esses motores.
 
Topo Fundo