O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[o que você acha de...] Paulo Coelho

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Quando criança, havia lido O Alquimista e obviamente, pouco entendi. No final do ano passado li novamente e gostei. É bem simples, direto, não tem muito o que "refletir"...tudo "mastigado". Só fiquei com uma pulga atrás da orelha:

em relação a mensagem de "você pode realizar tudo que realmente deseja" e, na mesma história, uma personagem mulher que aceita viver a serviço do marido, que vai atrás dos seus sonhos, sozinho, sempre que quiser

Mas não sei....talvez por ser no início de sua carreira. Ainda mais se levarmos em conta os personagens e temas de outros livros.

Mas enfim, porque todo mundo torce o nariz por ele? Disparado o escritor de língua portuguesa que mais vendeu. Queria saber um pouco o que vocês acham dele.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
eu só conheço as músicas com o Raul, muito boas. Livro eu só li a introdução de "Profecia celestina" que ele escreveu. Achei a mesma coisa: parada básica, sem firula

se eu me interessasse por ocultismo, começaria por ele
 

Jerry Lee

K-9
VIP
Mensagens
687
Reações
1.740
Pontos
183
Quando criança, havia lido O Alquimista e obviamente, pouco entendi. No final do ano passado li novamente e gostei. É bem simples, direto, não tem muito o que "refletir"...tudo "mastigado". Só fiquei com uma pulga atrás da orelha:

em relação a mensagem de "você pode realizar tudo que realmente deseja" e, na mesma história, uma personagem mulher que aceita viver a serviço do marido, que vai atrás dos seus sonhos, sozinho, sempre que quiser

Mas não sei....talvez por ser no início de sua carreira. Ainda mais se levarmos em conta os personagens e temas de outros livros.

Mas enfim, porque todo mundo torce o nariz por ele? Disparado o escritor de língua portuguesa que mais vendeu. Queria saber um pouco o que vocês acham dele.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
Mano, li O Alquimista, Onze Minutos e Maktub, gostei dos três (tanto que comprei depois).
Gosto da maneira que ele escreve, o Paulo Coelho sabe inserir o leitor nas histórias.
E ele descreve os diferentes ambientes de maneira muito interessante.
 


EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.214
Reações
35.415
Pontos
1.053
gosto do Alquimista, é um livro simples mas direto.

já li quase todos os livros dele, todos sempre tem alguma situação/pensamento que me identifico.

claro que não são obras de alto teor literário, eu chamo de literatura fast-food (tipo Dan Brown), mas são livros que falam com o leitor de uma maneira mais pessoal.
a minha principal crítica é que quase todos tem um final "feliz" ou que tudo dá certo.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.371
Reações
21.752
Pontos
603
Também nunca entendi essa birra que o povo tem com o cara, os livros dele são ótimos. Acho que o povo odeia tudo que vira mainstream, talvez seja isso, sei lá.
 

Jerry Lee

K-9
VIP
Mensagens
687
Reações
1.740
Pontos
183
Também nunca entendi essa birra que o povo tem com o cara, os livros dele são ótimos. Acho que o povo odeia tudo que vira mainstream, talvez seja isso, sei lá.
No curso de Letras aqui na UNEB só falaram dele uma vez, salvo engano.
Acredito que a birra com o Paulo Freire tem a ver com o fato de ele não ser considerado entre os acadêmicos, ele não tem "pedigree".
Mas isso não vai fazer a menor diferença entre os leitores. O cara tem qualidades, isso não pode ser negado.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Talvez ele não trabalhe encima de poesias - mas ele já provou que pode, vide as músicas com Raul Seixas - mas ele tem uma simplicidade em transmitir uma mensagem que nem o Dann Brown tem.

Não consigo entender como as pessoas não reconhecem isso.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Jerry Lee

K-9
VIP
Mensagens
687
Reações
1.740
Pontos
183
Talvez ele não trabalhe encima de poesias - mas ele já provou que pode, vide as músicas com Raul Seixas - mas ele tem uma simplicidade em transmitir uma mensagem que nem o Dann Brown tem.

Não consigo entender como as pessoas não reconhecem isso.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
Eu prefiro escritores que passam mensagens de forma simples e objetiva. Não adianta ficar floreando demais, sob pena de o leitor perder o interesse e largar a leitura no meio.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.374
Reações
178.638
Pontos
1.003
Eu li "O Alquimista" em apenas dois dias. É um livro que até quem não está acostumado a ler conseguem ler. É bem mastigado, mas a história é bem contada. A escrita segue um estilo próximo aos textos eclesiásticos, com poucas descrições de cenários, figurinos ou personagens, assim como não há grandes ensaios filosóficos, mas há a forte intenção de, em cada palavra, passar uma mensagem pessoal. Isso abre espaço ao leitor para interpretação, inserindo ali os seus problemas, sua fé e sua verdade. É um livro que mistura misticismo (na figura da alquimia), cristianismo e islamismo. Isso é o que encanta os leitores, é o tipo de elementos que somente um brasileiro poderia fazer.

Há muitas críticas quanto a gramática, que sim, tem problemas, mas o autor não se importa com isso, se não me engano ele dispensa revisor, e nem os leitores se importam. Acredito que ele é alguém que escreve colocando a alma no livro, isso é perceptível, ele não quer alterações nisso.

Acredito que as maiores críticas se dão pelo fato de não existir mensagem política nos livros do PC. No Brasil quem não escreve sobre ditadura acaba ostratizado pela elite intectual, o qual acabou se afundando neste universo de 21 anos que definiu a linha geral de praticamente tudo que se produz por aqui. Paulo Coelho chegou ao mercado escrevendo a história de um pastor da Andaluzia que dá um rolé pelo deserto do Sahara para encontrar um tesouro nas pirâmides. Imaginem o quão irritante isso é para outro escritor que elabora descrições de 20 páginas sobre um general que enfiou um papagaio morto no cu do militante da UNE e acho que isso o faz comparável com a mais alta literatura universal.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Eu li "O Alquimista" em apenas dois dias. É um livro que até quem não está acostumado a ler conseguem ler. É bem mastigado, mas a história é bem contada. A escrita segue um estilo próximo aos textos eclesiásticos, com poucas descrições de cenários, figurinos ou personagens, assim como não há grandes ensaios filosóficos, mas há a forte intenção de, em cada palavra, passar uma mensagem pessoal. Isso abre espaço ao leitor para interpretação, inserindo ali os seus problemas, sua fé e sua verdade. É um livro que mistura misticismo (na figura da alquimia), cristianismo e islamismo. Isso é o que encanta os leitores, é o tipo de elementos que somente um brasileiro poderia fazer.

Há muitas críticas quanto a gramática, que sim, tem problemas, mas o autor não se importa com isso, se não me engano ele dispensa revisor, e nem os leitores se importam. Acredito que ele é alguém que escreve colocando a alma no livro, isso é perceptível, ele não quer alterações nisso.

Acredito que as maiores críticas se dão pelo fato de não existir mensagem política nos livros do PC. No Brasil quem não escreve sobre ditadura acaba ostratizado pela elite intectual, o qual acabou se afundando neste universo de 21 anos que definiu a linha geral de praticamente tudo que se produz por aqui. Paulo Coelho chegou ao mercado escrevendo a história de um pastor da Andaluzia que dá um rolé pelo deserto do Sahara para encontrar um tesouro nas pirâmides. Imaginem o quão irritante isso é para outro escritor que elabora descrições de 20 páginas sobre um general que enfiou um papagaio morto no cu do militante da UNE e acho que isso o faz comparável com a mais alta literatura universal.

Concordo em partes. Acho que tem muito a ver com a simplicidade que ele "descobriu" antes dos "gênios".

Vi esses dias uma entrevista que ele fez para o The Guardian, referente ao livro Ulysses, de James Joyce. Ulysses foi eleito - entre críticos de alguma revista - o melhor livro do século, ou coisa do tipo, porém, não é nem de longe o mais lido da lista inteira. Como se críticos e escritores em geral estão mais preocupados em brincar com palavras, criar complexidade encima de nada. É mais do que nítido que Paulo Coelho segue um caminho totalmente diferente e obteve, muito mais sucesso.

Parece uma comparação entre rock e jazz.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
O povo de letras ideia, então deve ser coisa boa.

Brincadeiras de lado, Paulo Coelho é uma boa leitura introdutória para o além mundo, e de tão doce e simples sua leitura, muitos acabam nem se tocando.
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Eu li o Alquimista acho ou Diário de um Mago para um trabalho da escola. Na época jogava Ragnarok e tinha uns 13 anos: daí achei legalzinho até. Porém os melhores professores que já tive detestavam ele a nível 50 tons de cinza quase kkkk.

Particularmente, hj eu não acho ele grande coisa, acho as histórias bem viajadas e não foi um livro que me fez refletir sobre a vida e comportamento. É um livro meio que sobre superação e tal (acho eu). Mas nessa perspectiva prefiro ler O vendedor de sonhos do Augusto Cury, outro livro que gostei muito na época que li, mas hj acho forçado demais, sem mta qualidade estética, sempre jogando mensagens e críticas sociais tendo a história como plano de fundo (eu gosto quando é o contrário).

Acho que ele é detestado pq não é bom e vendeu muito, igual a galera detesta os funkeiros que ficaram milionários compondo letras bem duvidosas kkkk. Se não me engano ele foi torturado na ditadura, se pa isso "ajuda" ele com o marketing pessoal.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
6.451
Pontos
1.049
Eu li apenas 1 livro dele. É um grande autor brasileiro de sucesso inquestionável, mas assim como qualquer autor ele tem um público específico do qual não faço parte.

Li por curiosidade e não gostei muito. Não achei ruim, mas não é o meu estilo de leitura favorito. Seus livros são praticamente novelas ou séries que podem realmente se tornar isso na TV vez ou outra. Como não gosto de novelas em geral, também não gostei do livro. Prefiro livros com mais ação, suspense, terror, fantasia ou até mesmo auto-ajuda.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.236
Reações
175.635
Pontos
2.234
Li O Alquimista e Brida uns vinte anos atrás, pra tentar entender porque diabos o Paulo Coelho era famoso.
Os livros são medianos, mas têm aquele esotérico popular leve que as pessoas gostam. Mérito dele entender que as pessoas gostam.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
em relação a mensagem de "você pode realizar tudo que realmente deseja" e, na mesma história, uma personagem mulher que aceita viver a serviço do marido, que vai atrás dos seus sonhos, sozinho, sempre que quiser

Mas não sei....talvez por ser no início de sua carreira. Ainda mais se levarmos em conta os personagens e temas de outros livros.

Mas ela está realizando o que deseja. Ela é uma mulher do deserto.
A lenda pessoal não tem a ver com grandes feitos.
 
Topo Fundo