Sou dono de estacionamento, ou seja, sou patrão malvadão capitalista moedinha opressor sádico.
Então, a menos que você tenha ganho seu estacionamento de herança,
você ou alguém de sua família ralou muito para você estar onde está, sendo patrão opressivo.
O que esta geração faz - e eu estou assistindo isto todos os dias na empresa onde sou responsável por uma equipe de 10 - é simplesmente achar que não é obrigada a trabalhar mas a empresa é obrigada a pagar salário para ela ficar no tiktok.
A empresa contrata você como funcionário e lhe dá a atribuição de trabalhar gerando peças de precisão. Tem gente que chega e quer só ficar sentado, apertando botão enquanto a máquina produz, mas você não é contratado como "apertador de botão", você tem incluídos na sua tarefa limpar a máquina onde trabalha e a área ao redor dela, zelar para o bom funcionamento dela (em alguns casos ela para de funcionar e a pessoa simplesmente avisa e vai embora, sequer tenta resolver ou envolver mais pessoas, quando a manutenção chega, some para não aprender a corrigir algo simples).
Digo, não estou dizendo que o operador de máquina de precisão deve agir como alguém da manutenção, mas se o nível de óleo está abaixo do mínimo e basta ele colocar mais óleo que a máquina volta a funcionar, não tem que parar por 30 minutos até alguém da manutenção chegar e fazer. A própria limpeza e organização da área da máquina parece que ´exigir demais.
Estas pessoas, que dão menos que o mínimo, não raro ficam presos no mesmo lugar por anos, simplesmente porque os melhores vão ter a oportunidade de ir para funções melhores e quando você diz que elas tem que fazer por merecer, acham que você as está ofendendo.
Continuo a dizer, você não precisa ser escravo, fazer hora extra sem ser pago. Mas, caramba, estou querendo só que o pessoal saiba o mínimo da operação que fazem, dê seu mínimo mantendo a máquina e área ao redor funcionando...
Nisso, tenho colaborador com 2 anos de empresa, o cara chega todo dia no horário (nem comentei que, para esta geração, se o horário de trabaho é às 9 da manhã, ele vai se programar para chegar às 9 em ponto, mas se perder o ônibus, se houver um engarrafamento, se simplesmente der bobeira, vai chegar 10, 15, 20 minutos atrasado e ainda achar ruim ser cobrado de ser pontual!), foi treinado numa máquina (inicial, mais dificuldade mas ótima para aprender) e produzia mais e com melhor qualidade que outros com mais tempo e logo estava ajudando colegas a terminarem o serviço, estava aprendendo a trabalhar em outras máquinas e não só tem outros líderes de equipe querendo ele, como este interesse mostra à meu supervisor que ele é bom e já estão falando em tirar ele da área de produção e colocar na área de inspeção, que exige mais responsabilidade e atenção mas sem todo o trabalho físico de produzir e com um aumento (pequeno) de salário.
Este cara tem seus 40 e poucos anos, família e etc... Nisso gente de 24, 25 anos e mais tempo de empresa reclama que ele tem recebido mais oportunidades que eles.
Gente dessa geração aí, que acha que limpar o óleo que caiu da sua máquina no chão é tarefa de alguém, mas não deles e que exigir que um operador de máquina limpe sua própria sujeira é exploração.