O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

O que vocês acham da geração Z?

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
30.470
Pontos
803
Acho que as pessoas generalizam demais, onde eu trabalho, já vi jovens aprendiz que trabalhavam com mais boa vontade e ganhando menos( meio salário) que funcionários mais velhos, que não são dessa dita "geração z".

Na minha opinião, isso é tudo papo de tiozão que gosta de uma conversa fiada.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.684
Pontos
503
Mesma b*sta, a única diferença é que a gente já conseguia estágios pagando uns 4 ou 5 salários mínimos.
Era efetivado, tinha sindicato que dava uns 10% de aumento por ano.
Daí ficava difícil trocar de trampo toda hora porque você ganhava super bem.

Agora para quem ganha 2 ou 3k. Pode trocar de trampo como troca de roupa. Já não tem plano de carreira e se ganha mais é demitido no primeiro downsize. A maior dívida que tem é um iPhone, porque não consegue financiar uma casa ou carro. Quem não tem hipoteca tá pouco se fodendo se vão mandar embora e como não tem plano de carreira e nem aumento salarial, a única recompensa é. Como você é um bom trabalhador foi escalado para trabalhar na véspera de natal ou parabéns vai receber 3 vezes mais serviço que todo mundo e será odiado por todo mundo porque você mostrou que é possível aumentar a produtividade e todo mundo vai trabalhar dobrado.

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Reações
12.423
Pontos
353
Mesma b*sta, a única diferença é que a gente já conseguia estágios pagando uns 4 ou 5 salários mínimos.
Era efetivado, tinha sindicato que dava uns 10% de aumento por ano.
Daí ficava difícil trocar de trampo toda hora porque você ganhava super bem.

Agora para quem ganha 2 ou 3k. Pode trocar de trampo como troca de roupa. Já não tem plano de carreira e se ganha mais é demitido no primeiro downsize. A maior dívida que tem é um iPhone, porque não consegue financiar uma casa ou carro. Quem não tem hipoteca tá pouco se fodendo se vão mandar embora e como não tem plano de carreira e nem aumento salarial, a única recompensa é. Como você é um bom trabalhador foi escalado para trabalhar na véspera de natal ou parabéns vai receber 3 vezes mais serviço que todo mundo e será odiado por todo mundo porque você mostrou que é possível aumentar a produtividade e todo mundo vai trabalhar dobrado.

Se eu tivesse tempo livre escreveria um livro como tese de doutorado comprovando que o que cagou uma geração, as relações de trabalho, e o mercado atual foram as próprias empresas com seus proeminentes gurus de rh e mirabolantes ideias de gestão tiradas do coo, criando um universo corporativo insustentável, irrealístico, burocrático e infantilizado. E com remunerações extremamante desproporcionais, onde vc quase pune alguém que presta um serviço essencial e premia demais gente superqualificada que fica ali só reinventando a roda, trabalhando quase nada, ou fazendo coisas supérfluas de pouco impacto, mas que trazem um status incrível.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.684
Pontos
503
Se eu tivesse tempo livre escreveria um livro como tese de doutorado comprovando que o que cagou uma geração, as relações de trabalho, e o mercado atual foram as próprias empresas com seus proeminentes gurus de rh e mirabolantes ideias de gestão tiradas do coo, criando um universo corporativo insustentável, irrealístico, burocrático e infantilizado. E com remunerações extremamante desproporcionais, onde vc quase pune alguém que presta um serviço essencial e premia demais gente superqualificada que fica ali só reinventando a roda, trabalhando quase nada, ou fazendo coisas supérfluas de pouco impacto, mas que trazem um status incrível.
Pior que de bobo estes FPD não tem nada, o novo sistema foi projetado para que a nova geração fique pouco tempo no emprego de modo que a folha de pagamento fique sempre baixa e novos funcionários ficam motivados por um ou dois meses. Tanto que em menos de um dia você termina o treinamento para desempenhar as funções.
Isso é ótimo, contrata no natal, dia das mães, pais já sabendo que o cara já vai pedir as contas depois que a data passar.
Se antes as pessoas eram a engrenagem, agora só apenas o óleo da companhia.

Last Click

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.682
Pontos
824
em agosto/2003 eu entrei numa multinacional ganhando 2k para ser telefonista (atender telefone e abrir chamado, era menos que N1).
óbvio que não era qualquer empresa da esquina que ia pagar isso, mas a realidade 20 anos atrás era muito diferente de hoje.

Fala isso não, vão converter seu salário pro IPCA e falar que você ganhava 6k pra ser telefonista :kkk

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.720
Pontos
1.704
o desenvolvedor/programador é o equivalente ao peão da obra, do metalúrgico de chão de fábrica, fundamental pro negócio mas que nunca vai passar disso pra empresa.
e isso está virando verdade em muitas profissões, seja por causa da automação ou IA, seja simplesmente pelo aumento da oferta de mão-de-obra.
Eu não chamo de "pedreiro digital" a toa, de fato é uma função de entrada, mas ainda sim não é o que está sendo discutido, e sim o valor, por mais que seja uma profissão de entrada, assim como servente de pedreiro, o salário oferecido é ridiculamente baixo, essa é a discussão que alguns users estão puxando, ou você acha que para conseguir finalmente sustentar uma casa essa pessoa precisa estar no mercado 10~15 anos ?

o problema é que o jovem não aceita a realidade e acha que pode pular direto para o 1% to topo da pirâmide.
não dá pra vir com discurso de "programadores de todos os países, uni-vos" esperando igualdade e justiça.
A realidade atual é que o salário oferecido para essa galera não é o suficiente nem para rachar uma república hoje em dia.

em agosto/2003 eu entrei numa multinacional ganhando 2k para ser telefonista (atender telefone e abrir chamado, era menos que N1).
óbvio que não era qualquer empresa da esquina que ia pagar isso, mas a realidade 20 anos atrás era muito diferente de hoje.
em 20 anos os salários estagnaram ou retrocederam e a inflação comeu solta.
Exatamente, 2k em 2003 era muita coisa comparada com hoje e dependendo do que você vai fazer hoje nem 2k consegue.

e está certo a diarista ganhar mais que um programador.
porque ninguém quer fazer o trabalho da diarista.
mas todo mundo quer passar o dia em frente ao computador e no ar condicionado.
O certo seria qualquer profissão ganhar o mínimo para se ter uma vida decente, seja o que ela escolher fazer, assim você não fica sucateando profissões, pode ver que medicina já está sendo sucateada, afinal "paga muito" mas já tá pagando bem menos comparado a anos atrás... Tem muita gente que está fazendo medicina sem ter nenhuma aptidão, só indo na onda mesmo e acaba deixando de fazer algo que gosta justamente porque o que ela gosta deve pagar muito pouco.

andre46

Mil pontos, LOL!
Reações
13.688
Pontos
1.489
Em alguns aspectos continua uma m****. Em outros já melhoraram bastante.

Se continuar em um ritmo bom, pode promover alguma mudança "significativa" em uns 30 ou 40 anos.

Mr Vercetti

Mil pontos, LOL!
Reações
4.499
Pontos
1.279
Acho que é uma questão de perspectiva.

A gente sempre vê a grama do vizinho como mais verde.

“Pró meu pai foi fácil, ele tinha casa custando 50.000 reais”

Mas aí em 2000 casa custando 50.000 reais era lá onde Judas perdeu as botas, não pegava celular, não tinha telefone e quando chovia a luz faltava.

A casa era 50.000? Era. Mas a TV de plasma era 8.000, lembro que meu pai ficou 18 meses pagando nosso primeiro PC e isso que ele comprou de meia com meu irmão.

Celular (sequer smartphone) era 600 reais (de novo, com a casa custando 50.000 era um preço absurdo.

Não sei sua idade nem sua condição financeira, minha mãe diz que as fraldas de meu irmão ela usava de algodão, ele sujava e ela lavava, fralda descartável era coisa de rico.

Não estou minimizando seu problema, mas você também não pode colocar como se sua geração fosse a que mais passa dificuldades, não é.

Também acho que toda geração tem seus prós e contras... Hoje pra levantar patrimônio tipo casa e carro (Sim, em outros países não é, mas carro aqui no BR é patrimonio), ficou mais difícil que nas gerações anteriores. Agora de acesso a tecnologia é outra história. Um smartphone de ponta é sim caríssimo, mas uma boa parte da população pode comprar se parcelar em 18x, mesmo que faça um sacrifício. Quem não for tão velho e quiser pesquisar como era, veja no youtube alguns vídeos do Shoptour de 1995, 1996, como era pra comprar um simples PC, um aparelho de som, qualquer eletrônico era exlcusividade de quem era rico.

Eu ainda vejo que com todos os problemas e perrengues existentes, ainda estamos vivendo no geral a melhor era em muitas coisas. Questão de saudosismo é balela, de fato músicas, filmes eram melhores antigamente, mas quem tinha acesso? um CD com 12 músicas era uma fortuna. Videogame então nem se fala, um PS2 custava o equivalente ao que custa um PS5 hoje, mas os jogos eram caríssimos, impossível não recorrer a pirataria. Hoje eu tenho na palma da mão toda a biblioteca de jogos até a geração PS2/Gamecube.

Até em relação a mercado de trabalho, se paga uma merreca por um trampo de "escritório" tipo um advogado, um engenheiro, um publicitário, mas 20 anos atrás quase ninguém de classe média alta pra baixo era dificílimo conseguir ingressar em qualquer curso superior. E hoje profissão braçal que só quem é corajoso de verdade e disposto aguenta fazer tá sendo bem pago, tipo um pedreiro, pintor, faxineira, jardineiro, enfim.... até Uber e Ifood apesar de inúmeros pesares e da exploração toda, tem seu lado positivo. Existe um estudo, pesquisem aí, que correlaciona a taxa de recuperação de ex-presidiários a presença de ifood na região. O cara sai do xilindró, bota uma bag nas costas e fome não morre.

Ultima Edição:

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Reações
24.765
Pontos
1.344
O que eu acho ?
Eu acho que eles não deveriam existir.

/close topic

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.133
Pontos
353

Acho que eu já disse antes, "A geração Z é a geração mimada que o pai e a avó pagam tudo para eles, então não precisam trabalhar, ou precisam mas preferem reclamar com os pais e os parasitar com o papo de que é obrigação deles dar dinheiro já que não pediram para nascer, mas quando os velhos se aposentarem e os pais se forem, serão velhos sem profissão, só com o patrimônio herdado, e reclamando que a culpa é dos outros".

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
85.339
Pontos
2.309
A geração Z tem muitas falhas mas uma da principais virtudes é não virar refém do mercado de trabalho onde a geração X e Y pagaram pela submissão produzida pelas gerações Baby Boomers e a geração silenciosa.
Fora eles quem quebraram essa barreira e agora a geração Alpha vai meter o pé, pq já entenderam que com diversos adventos tecnológicos dificilmente se verão submetidos aos caprichos de uma gestão.
Mão de obra humana vai custar cada vez mais caro

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.070
Pontos
1.254
Culpam a geração Z e de fato, muitos são sem noção.
Não consigo entender como podem levar pai ou mãe, juntos numa entrevista, não gostam de assumir mais responsabilidades, etc.

Mas as gerações anteriores tem culpa nisso, afinal, a geração Z não surgiu do nada.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.133
Pontos
353
Sou dono de estacionamento, ou seja, sou patrão malvadão capitalista moedinha opressor sádico.
Então, a menos que você tenha ganho seu estacionamento de herança, você ou alguém de sua família ralou muito para você estar onde está, sendo patrão opressivo.

O que esta geração faz - e eu estou assistindo isto todos os dias na empresa onde sou responsável por uma equipe de 10 - é simplesmente achar que não é obrigada a trabalhar mas a empresa é obrigada a pagar salário para ela ficar no tiktok.

1746628262320.png

A empresa contrata você como funcionário e lhe dá a atribuição de trabalhar gerando peças de precisão. Tem gente que chega e quer só ficar sentado, apertando botão enquanto a máquina produz, mas você não é contratado como "apertador de botão", você tem incluídos na sua tarefa limpar a máquina onde trabalha e a área ao redor dela, zelar para o bom funcionamento dela (em alguns casos ela para de funcionar e a pessoa simplesmente avisa e vai embora, sequer tenta resolver ou envolver mais pessoas, quando a manutenção chega, some para não aprender a corrigir algo simples).

Digo, não estou dizendo que o operador de máquina de precisão deve agir como alguém da manutenção, mas se o nível de óleo está abaixo do mínimo e basta ele colocar mais óleo que a máquina volta a funcionar, não tem que parar por 30 minutos até alguém da manutenção chegar e fazer. A própria limpeza e organização da área da máquina parece que ´exigir demais.

Estas pessoas, que dão menos que o mínimo, não raro ficam presos no mesmo lugar por anos, simplesmente porque os melhores vão ter a oportunidade de ir para funções melhores e quando você diz que elas tem que fazer por merecer, acham que você as está ofendendo.

Continuo a dizer, você não precisa ser escravo, fazer hora extra sem ser pago. Mas, caramba, estou querendo só que o pessoal saiba o mínimo da operação que fazem, dê seu mínimo mantendo a máquina e área ao redor funcionando...

Nisso, tenho colaborador com 2 anos de empresa, o cara chega todo dia no horário (nem comentei que, para esta geração, se o horário de trabaho é às 9 da manhã, ele vai se programar para chegar às 9 em ponto, mas se perder o ônibus, se houver um engarrafamento, se simplesmente der bobeira, vai chegar 10, 15, 20 minutos atrasado e ainda achar ruim ser cobrado de ser pontual!), foi treinado numa máquina (inicial, mais dificuldade mas ótima para aprender) e produzia mais e com melhor qualidade que outros com mais tempo e logo estava ajudando colegas a terminarem o serviço, estava aprendendo a trabalhar em outras máquinas e não só tem outros líderes de equipe querendo ele, como este interesse mostra à meu supervisor que ele é bom e já estão falando em tirar ele da área de produção e colocar na área de inspeção, que exige mais responsabilidade e atenção mas sem todo o trabalho físico de produzir e com um aumento (pequeno) de salário.

Este cara tem seus 40 e poucos anos, família e etc... Nisso gente de 24, 25 anos e mais tempo de empresa reclama que ele tem recebido mais oportunidades que eles.

Gente dessa geração aí, que acha que limpar o óleo que caiu da sua máquina no chão é tarefa de alguém, mas não deles e que exigir que um operador de máquina limpe sua própria sujeira é exploração.

Ultima Edição:

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Reações
24.765
Pontos
1.344
Tenho uma dúvida.

Instagram já monetiza ?

A GenZ hoje está crescendo mas elas é que decidirão no futuro. Nós, sêniors, devemos estar adaptados.

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.856
Pontos
503
Que textão pra chorar sobre Gen Z que é do jeito que é por culpa dos próprios mais velhos que vivem nesse choro eterno querendo que tudo se molde na marra, cômico.

maquinarama

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
26.015
Pontos
1.424
Ontem ouvi um deputado reclamando do Bolsa família que os empresários não estão conseguindo contratar kk

Se fosse só esse o problema. O problema Tb está na economia, nosso dinheiro está desvalorizado. Muitos bicos se consegue os 1500 que seria o salário mínimo com desconto é ainda se pode ter tempo livre.

Enquanto a economia não melhorar vai ser difícil trazer esses jovens com baixa escolaridade para o mercado CLT.

Dark Arisen

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
21.456
Pontos
853
Faço parte, tecnicamente.

Nunca me identifiquei, talvez por ter nascido no interior onde essas ideias mais pra frente demoram mais a chegar, ou por sorte dos meus pais terem mais noção das coisas mesmo

Enfim, espero chegar logo minha vez de criticar a próxima geração

clubit

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.261
Pontos
703
só sei que tem um lugar que frequento as vezes que tem muita moça nova 18+ que nao quer saber de clt e estudo e quer ganhar dinheiro de outra forma

Topo Fundo