O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que vocês acham do Steam?

Fruchtsaft

Habitué da casa
Mensagens
316
Reações
426
Pontos
83
Acredito que PC Gamer, que paga bem mais, merecia uma plataforma no nível do XBOX Console companion para PC. O suporte do Steam é horroroso. Tem função de deletar jogos, mas eles continuam nas suas estatísticas de conquistas e histórico - como alguém faz uma função dessas? Fora que a maioria do pessoal só joga CS GO, PUBG, Team Fortress e qualquer outro genérico. A maioria dos outros jogos são um deserto no que diz respeito ao online. Em contrapartida, num PS3 da vida é possível encontrar alma viva jogando até GTA IV. Eu gosto de PC e sou fascinado por hardware, mas parece que você monta um PC foda pra não poder jogar alguns jogos clássicos como Resident Evil 5 online. Meu ponto não critica somente o Steam, mas essa dispersão total da comunidade gamer entre EPIC GAMES, MS STORE, GOG e outros serviços. Eu queria muito que uma concorrente forte como a Microsoft fizesse concorrência e abarcasse o maior número de jogadores possíveis na mesma plataforma. O Steam tem um layout porco. Olhei a biblioteca daquilo e a maioria dos jogos são indies.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Nesses próximos anos é esperado que o preço das placas de vídeo e dos computadores/notebooks gamers caia bastante. Tornando-se mais acessível. Quem sabe assim a comunidade aumente. Nunca usei Steam, então não sei como funciona.

Mas as comunidades de jogos de computador que frequentei costumavam ser bem acessadas.
 

Fruchtsaft

Habitué da casa
Mensagens
316
Reações
426
Pontos
83
Nesses próximos anos é esperado que o preço das placas de vídeo e dos computadores/notebooks gamers caia bastante. Tornando-se mais acessível. Quem sabe assim a comunidade aumente. Nunca usei Steam, então não sei como funciona.

Mas as comunidades de jogos de computador que frequentei costumavam ser bem acessadas.
Pessoal usa a comunidade e tem diversos grupos
1 zilhão de grupos de vários jogos - infinitos jogos
Sendo que você olha os membros desses grupos e o cara tem 20 horas jogadas nas últimas 2 semanas - sendo otimista - e é de CS GO
O cara entra num grupo de Final FANTASY VII fans e o jogo que ele tem mais hora é CS GO - 20000 horas
Saca?
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
CS GO obviamente é um jogo com vida útil mais longa que qualquer jogo singleplayer, e isso via de regra serve para qualquer jogo que tenha um modo multiplayer popular o suficiente, logo é claro que jogos singleplayer terão uma quantidade de horas jogadas inferiores, salvo raríssimas exceções.

Servidores de jogos multiplayer não são segregados por loja, e sim por sistemas se não houver crossplay

Quanto a jogar multiplayer de jogos antigos, sua melhor aposta é tentar algo quando o tal jogo antigo que vc quer jogar entre em promoção, pois geralmente isso atrai novos jogadores, msm que momentaneamente para aquele determinado jogo, ou entre no fórum daquele determinado jogo no steam e abra um tópico solicitando jogatina coop que alguém talvez se interesse em jogar com vc.
 
Ultima Edição:

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Só li críticas infundadas. Até achei que era bait o tópico. O Steam tá longe de ser a melhor plataforma do mundo, mas um monte de críticas aí não tem nada a ver com a plataforma.

Isso de não ter povo online jogando tal jogo de 10 anos atrás, eu só acredito se vc mostrar fontes concretas comparando o mesmo jogo num mesmo período de tempo em plataformas diferentes... e não puro achismo. Eu duvido que tenha alguém jogando RE 5 no PS3 hj em dia. Eu sei de vários jogos antigassos que tem uma put* comunidade ativa no PC.

Se o cara gosta de CS: GO ele não pode entrar em grupos de Final Fantasy? Ele só pode ter 1 interesse?

Sobre a dispersão, eu chutaria que 90% da comunidade pc gamer está no Steam (e possivelmente em outras plataformas citadas tb).

O Steam tem mais indies talvez pq PC seja a plataforma mais acessível pra Indie devs? É claro que ele vai ter mais indies.
 

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
Na minha opinião, é exatamente o contrário de tudo que você falou. Steam tem bem mais recursos, e tem uma comunidade bem grande e ativa.

Só não posso falar sobre a "falta do recurso" de apagar seu progresso no perfil, nunca tentei fazer isso e sinceramente não sei porque alguém se importaria. A não ser que você anda jogando jogos que não quer que ninguém saiba.

E se seus amigos só jogam Team Fortress, não é um problema da plataforma.
 


trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
e9d.jpg




Tem gente que tem uma visão bem deturpada da realidade

Efeito Dunning-Kruger que se diz.

Tinha que ser caixista :klol
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.627
Pontos
1.053
Steam é a melhor store que já usei. Ano passado eu migrei dos consoles pro PC e fique positivamente surpreso com todas as opções que a Steam dá em termos de personalização. Graças ao big picture eu uso meu PC como se fosse um console, fica na TV da sala e tudo mais.
Como eu só jogo single player não posso opinar sobre o online dos jogos nela.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.050
Reações
9.774
Pontos
779
Ainda é a melhor store que conheço. Nem falo tanto pelas funcionalidades que ela tem, mas principalmente pela oferta de jogos. Epic Store, por exemplo, dá para contar nos dedos os jogos de corrida que ela tem.
 
Ultima Edição:

Fruchtsaft

Habitué da casa
Mensagens
316
Reações
426
Pontos
83
Só li críticas infundadas. Até achei que era bait o tópico. O Steam tá longe de ser a melhor plataforma do mundo, mas um monte de críticas aí não tem nada a ver com a plataforma.

Isso de não ter povo online jogando tal jogo de 10 anos atrás, eu só acredito se vc mostrar fontes concretas comparando o mesmo jogo num mesmo período de tempo em plataformas diferentes... e não puro achismo. Eu duvido que tenha alguém jogando RE 5 no PS3 hj em dia. Eu sei de vários jogos antigassos que tem uma put* comunidade ativa no PC.

Se o cara gosta de CS: GO ele não pode entrar em grupos de Final Fantasy? Ele só pode ter 1 interesse?

Sobre a dispersão, eu chutaria que 90% da comunidade pc gamer está no Steam (e possivelmente em outras plataformas citadas tb).

O Steam tem mais indies talvez pq PC seja a plataforma mais acessível pra Indie devs? É claro que ele vai ter mais indies.
Cara, não é tão infundada assim. Eu queria jogar Tomb Raider 2013, um jogo de 6 anos atrás, e é um sacrifício encontrar pessoas dispostas em grupos que tem até 700 pessoas. Por conta dos troféus, muita gente se propõe a jogar coisa antiga e ter dois consoles, PS3 e PS4. E o tópico não é troll ou bait. É só um ponto para ser discutido sob o ponto de vista do consumidor. Acredito que o Steam deveria dar mais para os seus clientes.
  • Layout moderno
  • Melhorar o sistema de conquistas
  • Permitir a completa deleção de jogos
  • Melhorar o programa de reembolso

Não nego que o Steam seja uma grande comunidade, mas boa parte dos grupos que existem lá e ainda estão ativos são sombras do passado. Tem grupo pra jogar Tomb Raider 2002 e ninguém realmente joga aquilo.
 

Fruchtsaft

Habitué da casa
Mensagens
316
Reações
426
Pontos
83
Eu gosto mas não sou fidelizado.
Era disso que estava tentando falar e, infelizmente, não me veio a palavra no momento. O XBOX Console Companion para PC tem um maior potencial de fidelização do cliente.
@JB.BGP perdão por não ter sido claro no meu argumento. Esse tópico foi originalmente feito no VT e esperava uma discussão de menor detalhamento. Sim, as responsáveis pelo online dos seus jogos são justamente as desenvolvedoras, assim como são estas que desenvolvem os achievments para o Steam. O fator de fidelização do cliente quebra quando o Steam lança esse lance de cartinhas (que nada tem a ver com o universo gamer e mais parece um jogo de azar), não dá valor para as conquistas e nem bane quem usa destrave de conquistas. O online de um jogo antigo pode ser, por exemplo, aumentado em virtude de uma promoção ou até mesmo a disponibilização gratuita do jogo por dois dias. A questão é: preço baixo é sempre um fator de fidelização? Eu vejo nego com 1000 jogos na conta do Steam e outros tantos pedindo reembolso e deletando vários jogos indie como hand simulator. O Steam tentou contornar esse problema ao adicionar o recurso "excluir definitivamente esse jogo da sua biblioteca", mas não adicionou a função de remover histórico e muita gente que conheço fica frustrada com isso. É possível alimentar um multiplayer de um jogo antigo através das conquistas e de um sistema de pontuação ou níveis como existe na Microsoft e Playstation. Eu percebi que console tem uma comunidade forte quando vi uns 20 negos se juntando no Facebook pra platinar TLOU no PS3 em 3 meses porque o servidor do jogo iria fechar. As conquistas, as quais podem ser fator de fidelização, não são valorizadas pelo próprio steam, que ainda sequer tem um sistema de banimento para quem destrava. Eu não estou criticando o PC gaming, pois é a plataforma que mais gosto e compro jogos. Jogo no PC desde 2003. Como gamer, eu não vejo o Steam como um serviço que oferece fidelização do cliente. Deveria ter um sistema de nível por conquistas ou pontuação, como dito anteriormente. Mesmo depois da beta que lançaram da biblioteca, o sistema de comparação de achievments e outras funções continua precário e até pior do que o GFWL.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.030
Pontos
1.674
Como eu odeio o Steam e sua imensa comunidade de jogadores casuais. Parece que o pessoal só joga CS GO, GTA V, Fortnite, Dota e PUBG. O online de outros jogos está nas moscas. Você remove um jogo da sua conta Steam e ele ainda fica na sua estatísticas de troféus, mesmo que você não o tenha jogado ou feito qualquer achievment. Steam tá sobrevivendo com aparelhos e vendendo todo tipo de jogo indie lixo, games de hentai e outras porcarias. Queria que a Microsoft focasse no PC e disponibilizasse uma plataforma gamer de verdade. Eu só compro algo no Steam quando não tem na Microsoft games.

.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
O problema é que todas as questões levantadas por você são puramente subjetivas.

As features do steam são opcionais. Tem gente que liga pra colecionar carta, tem gente que não liga e tem quem ganhe dinheiro com elas. Tem pra todos os gostos ai.

Sobre conquistas, idem e eu não acredito que sinceramente alguém de valor para elas a não ser se for por questão pessoal. Como eu termino a maioria dos jogos e encosto, para mim tanto faz ter 0% de conquista ou 100% e tb não me importo nem um pouco se determinado usuário usa algum tipo de cheat de desbloqueio ou não, afinal isso é algo que não vai afetar em nada a minha experiência de diversão.

Os outros pontos que vc levanta são irrelevantes para a maioria das pessoas. Quem não quer ter conquista de "hand simulator" é só não comprar o jogo ou não joga-lo, simples assim. E se tiver conquista do jogo qual o problema? Alguém vai ser inferior por causa disso? Se a pessoa gosta de jogar esses troços, isso é uma coisa que só diz respeito a ela.

E o povo cansa de se reunir para fazer conquistas ou organizar partidas multiplayer nos fóruns do Steam. Recomendo a vc que passe a usa-los.

De resto, se ainda assim nada disso te agradar, recomendo ficar nos consoles msm, que é o local onde vc aparentemente se sente melhor e tem mais conforto de jogar pelo que dá para perceber nos seus textos.

Pra que perder seu tempo debatendo sobre uma plataforma que vc reconhecidamente detesta?
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.719
Reações
14.393
Pontos
503
Era boa, mas agora tem a Epic :coolface

Falei isso só para encher o saco dos Steamboys, para mim tanto faz uma ou outra...
 

Fruchtsaft

Habitué da casa
Mensagens
316
Reações
426
Pontos
83
O problema é que todas as questões levantadas por você são puramente subjetivas.

As features do steam são opcionais. Tem gente que liga pra colecionar carta, tem gente que não liga e tem quem ganhe dinheiro com elas. Tem pra todos os gostos ai.

Sobre conquistas, idem e eu não acredito que sinceramente alguém de valor para elas a não ser se for por questão pessoal. Como eu termino a maioria dos jogos e encosto, para mim tanto faz ter 0% de conquista ou 100% e tb não me importo nem um pouco se determinado usuário usa algum tipo de cheat de desbloqueio ou não, afinal isso é algo que não vai afetar em nada a minha experiência de diversão.

Os outros pontos que vc levanta são irrelevantes para a maioria das pessoas. Quem não quer ter conquista de "hand simulator" é só não comprar o jogo ou não joga-lo, simples assim. E se tiver conquista do jogo qual o problema? Alguém vai ser inferior por causa disso? Se a pessoa gosta de jogar esses troços, isso é uma coisa que só diz respeito a ela.

E o povo cansa de se reunir para fazer conquistas ou organizar partidas multiplayer nos fóruns do Steam. Recomendo a vc que passe a usa-los.

De resto, se ainda assim nada disso te agradar, recomendo ficar nos consoles msm, que é o local onde vc aparentemente se sente melhor e tem mais conforto de jogar pelo que dá para perceber nos seus textos.

Pra que perder seu tempo debatendo sobre uma plataforma que vc reconhecidamente detesta?
Isso que estou tentando dizer. Você pode remover o jogo, mas ele não é removido da sua plataforma completamente como na Microsoft e Origin. Sim, o Steam precisa de melhorias. Eu não sou fanboy de nenhuma plataforma e jogo muita coisa no PC, sem pirataria e nem ligo de ativar no Steam, mas vou dizer que a plataforma serve para todos os gostos e não tem falhas de marketing? Sim, as falhas de marketing se referem a fidelidade. Como você mesmo disse, dá pra fazer dinheiro em cima das cartinhas; mas eu te pergunto: dá pra uma empresa focar em todos os públicos? Você joga e deixa o jogo por lá, mas tem gente que começa jogando um game no very hard. E, só para constar, as comunidades do Steam são bem porcas e é possível achar até grupos terroristas, jihadistas e o típico "i wanna die and i am depressed". Olha, meu objetivo aqui não é atacar o PC, mas criticar alguns pontos do Steam e eu sinceramente espero que o serviço melhore. Estou falando também de mercado. Digamos que a Microsoft não lance um novo XBOX, o que acontece com o público que usou 360 e One num cenário em que a Microsoft resolveu entrar com tudo no PC? São milhões de unidades vendidas, está havendo diminuição no custo do hardware e tá ficando cada vez mais fácil ter um PC GAMER. Essa galera que nunca usou Steam e tem conquistas no XBOX, eles vão optar por qual plataforma? Essa questão da fidelização é importante. Eu não acho que meu ponto de critica seja necessariamente desnecessário ou alarmista demais. Para você ter noção, a Microsoft tá trabalhando muito nessa questão de anti-cheat dos seus jogos até no PC e o Steam? Enfim, pessoal levou esse tópico na piada - como se o Steam fosse perfeito - e concorrência fosse ruim para o consumidor. Não somos o presidente de nenhuma plataforma. O que me motivou criar esse tópico foi a experiência que tive com o XBOX Game Pass, que foi bem positiva e interessante a ideia de integrar duas plataformas. Parece que GOG tá tentando integrar todas as conquistas numa mesma plataforma por meio do link.

Você levantou o ponto de que as conquistas não são necessariamente importantes e eu concordo com isso. Acho que você não precisa fazer 100% em um jogo para ser um bom, visto que tem muito troféu inútil e os raros são cerca de 10% desse total. O que falei sobre Hand Simulator é que o jogo é extremamente bugado e vendem essa porcaria. Me bateu um ódio de ler os reviews sobre esse game na comunidade do Steam. "Avaliações muito positivas", sendo que o game é um completo lixo. Eu não ligo de ter Max Payne 3 na minha biblioteca e não ter destravado a conquista mais difícil do jogo - é um jogo AAA bem efeito -, mas me incomoda não poder tirar, como consumidor, um jogo bugado e ruim como Hand Simulator que eu não vou ter saco nem pra tentar. A Steam também deveria parar de botar tanto lixo no catálogo deles. Se tiver a curiosidade, pesquise todos os itens da loja Steam e verá que a maioria são jogos de péssima avaliação e mal feito.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Isso que estou tentando dizer. Você pode remover o jogo, mas ele não é removido da sua plataforma completamente como na Microsoft e Origin. Sim, o Steam precisa de melhorias. Eu não sou fanboy de nenhuma plataforma e jogo muita coisa no PC, sem pirataria e nem ligo de ativar no Steam, mas vou dizer que a plataforma serve para todos os gostos e não tem falhas de marketing? Sim, as falhas de marketing se referem a fidelidade. Como você mesmo disse, dá pra fazer dinheiro em cima das cartinhas; mas eu te pergunto: dá pra uma empresa focar em todos os públicos? Você joga e deixa o jogo por lá, mas tem gente que começa jogando um game no very hard. E, só para constar, as comunidades do Steam são bem porcas e é possível achar até grupos terroristas, jihadistas e o típico "i wanna die and i am depressed". Olha, meu objetivo aqui não é atacar o PC, mas criticar alguns pontos do Steam e eu sinceramente espero que o serviço melhore. Estou falando também de mercado. Digamos que a Microsoft não lance um novo XBOX, o que acontece com o público que usou 360 e One num cenário em que a Microsoft resolveu entrar com tudo no PC? São milhões de unidades vendidas, está havendo diminuição no custo do hardware e tá ficando cada vez mais fácil ter um PC GAMER. Essa galera que nunca usou Steam e tem conquistas no XBOX, eles vão optar por qual plataforma? Essa questão da fidelização é importante. Eu não acho que meu ponto de critica seja necessariamente desnecessário ou alarmista demais. Para você ter noção, a Microsoft tá trabalhando muito nessa questão de anti-cheat dos seus jogos até no PC e o Steam? Enfim, pessoal levou esse tópico na piada - como se o Steam fosse perfeito - e concorrência fosse ruim para o consumidor. Não somos o presidente de nenhuma plataforma. O que me motivou criar esse tópico foi a experiência que tive com o XBOX Game Pass, que foi bem positiva e interessante a ideia de integrar duas plataformas. Parece que GOG tá tentando integrar todas as conquistas numa mesma plataforma por meio do link.

Você levantou o ponto de que as conquistas não são necessariamente importantes e eu concordo com isso. Acho que você não precisa fazer 100% em um jogo para ser um bom, visto que tem muito troféu inútil e os raros são cerca de 10% desse total. O que falei sobre Hand Simulator é que o jogo é extremamente bugado e vendem essa porcaria. Me bateu um ódio de ler os reviews sobre esse game na comunidade do Steam. "Avaliações muito positivas", sendo que o game é um completo lixo. Eu não ligo de ter Max Payne 3 na minha biblioteca e não ter destravado a conquista mais difícil do jogo - é um jogo AAA bem efeito -, mas me incomoda não poder tirar, como consumidor, um jogo bugado e ruim como Hand Simulator que eu não vou ter saco nem pra tentar. A Steam também deveria parar de botar tanto lixo no catálogo deles. Se tiver a curiosidade, pesquise todos os itens da loja Steam e verá que a maioria são jogos de péssima avaliação e mal feito.

Entendo seu ponto, porém todas as suas reclamações já fazem parte do DNA da loja, e felizmente ou infelizmente elas não irão mudar a curto ou médio prazo.

Se vc se arrepende de ter comprado e jogado uma bomba o mais fácil a fzr é deixa-lo esquecido na sua biblioteca e o seu problema estará resolvido. Vc não vai deixar de ir pro céu qdo morrer por ter jogado algo que considere ruim, ou pelo fato dos achievements obtidos estarem maculando a sua conta.

Vc se importa muito com questões subjetivas que não incomodam a maioria dos usuários da plataforma, que assim como os concorrentes, também possui imperfeições, e portanto eu sugiro a vc que procure um serviço que se adeque às suas preferencias.

Dito isto, irei repetir o que eu já disse antes, que é o que eu creio ser o mais sábio e adequado ao seu caso:

"De resto, se ainda assim nada disso te agradar, recomendo ficar nos consoles msm, que é o local onde vc aparentemente se sente melhor e tem mais conforto de jogar pelo que dá para perceber nos seus textos."
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.992
Reações
31.288
Pontos
1.753
Eu gosto mas não sou fidelizado.
hehe ja tinha esquecido dessa de fidelizado.
quanto ao topico, pelamordedeus. steam é overrated, mas vc quer que seja igual justamente a pior loja de games no pc (da microsoft). essa sim é a unica que eu faço questão de evitar. vai atrelar meu acesso aos jogos a update do windows na put* que pariu
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.214
Reações
35.413
Pontos
1.053
tudo isso pq o OP comprou um jogo LGBT e agora tem vergonha do jogo aparecer no perfil.
colega, deixa de preconceito, ninguém liga pra isso nem pra perfil, não é perfil de Facebook e Instagram que tem que fingir felicidade.

melhor abandonar o Steam e mudar pra Epic Store, lá vc vai ter tudo que quer.
eu queria que HaggenDanz baixasse o preço, mas tive que mudar de marca.
lembre-se do ditado, a mudança começa por você.
 

Origami Killer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.280
Reações
5.816
Pontos
339
tudo isso pq o OP comprou um jogo LGBT e agora tem vergonha do jogo aparecer no perfil.
colega, deixa de preconceito, ninguém liga pra isso nem pra perfil, não é perfil de Facebook e Instagram que tem que fingir felicidade.

melhor abandonar o Steam e mudar pra Epic Store, lá vc vai ter tudo que quer.
eu queria que HaggenDanz baixasse o preço, mas tive que mudar de marca.
lembre-se do ditado, a mudança começa por você.
:klol
 
Topo Fundo