O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que vocês consideram ZERAR um jogo?

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
Onde eu cresci a gente falava "virar" o jogo, não sei porque. Eram poucos que usavam o "zerar". Mas sempre considerei virar/zerar, apenas chegar no final.

Fazer tudo no jogo, sempre me referi como completar. O platinar de hoje até serviria também, mas pode causar confusão, já que tem vários jogos que você pega todos os troféus e ainda não fez tudo no jogo. Um dos meus RPGs preferidos por exemplo, Rogue Galaxy, é assim.
A galera de onde eu cresci tb usava esse termo de virar. Eu tb usava mto e ainda uso, revezando com o zerar. Deve ter a mesma origem, pq qdo o contador ZERA, ele VIRA, recomeça...

Tinha uma galera q falava "FECHAR" o jogo. Essa eu nunca usei, não acho legal hehe...
 


seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.175
Reações
5.044
Pontos
694
A galera de onde eu cresci tb usava esse termo de virar. Eu tb usava mto e ainda uso, revezando com o zerar. Deve ter a mesma origem, pq qdo o contador ZERA, ele VIRA, recomeça...

Tinha uma galera q falava "FECHAR" o jogo. Essa eu nunca usei, não acho legal hehe...

Tem razão, pior que eu nunca pensei por esse lado. Eu comecei na era dos 8 bits, mas cheguei a jogar um pouco de 2600 na época na casa de amigos, e com eles que fui aprendendo os termos.

Fechar também nunca usei, era um termo que as vezes via em algumas revistas.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
terminar a main quest ou miletar/platinar o jogo?
Antes da geração troféus, era terminar a história principal, subir os créditos e aparecer The End.
vocês também ficam "mal" por não terem tido muitas conquistas/troféus ao finalizarem um jogo?
Não fico mal. Os troféus são um desafio a mais, nem sempre interessantes.
postem ai o sentimento de vocês em relação a finalizar o jogo e conquista/troféus
Eu fico feliz quando consigo platinar um jogo. Sentimento de dever cumprido.
com esses jogos caros de hoje em dia acho interessante ver a opinião da galera sobre usufruir bem do jogo
O que seria "usufruir bem um jogo"? Nos jogos de esporte e multiplayer, tipo call of duty, por exemplo, ninguém liga pra troféu ou desafio, mas sim para a diversão com os amigos e as partidas virtuais. Esses jogos podem render dezenas de horas de jogo, enquanto que um jogo single player tu pode platinar em umas 20h e mesmo assim se sentir satisfeito.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
terminar a campanha principal = zerar
Fazer tudo = platinar
Há controversas. Eu não considero como fazer tudo ao matar um inimigo 500x ou pegar um ítem 300 vezes ou ganhar no online 1000 vezes ou dar o mesmo golpe não sei quantas vezes. Isso pra mim é inutilidade e não agrega em nada ao jogo.
 

Colorado10

Bam-bam-bam
Mensagens
1.087
Reações
2.462
Pontos
453
Para eu considerar um jogo zerado, eu faço toda a main quest, todas side quests e libero todo o mapa. Mas não busco todos os colecionáveis, não vou em todos "?" do mapa e não platino.
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.439
Reações
5.958
Pontos
989
Terminar: Finalizar a main quest
Zerar: 100% do conteúdo (main quest + side quests) singleplayer
Platinar: Pegar todos os troféus, obviamente
 

ReBirFh

Bam-bam-bam
Mensagens
194
Reações
277
Pontos
489
Derrotar um chefe que permita ver o final do jogo. Zerar, terminar, detonar para mim é tudo sinônimo disso.

Conseguir outros/todos os finais, fazer todas as sidequests, achievements e etc são extras opcionais mas que não descaracterizam o zerar/terminar/detonar.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.527
Reações
56.854
Pontos
1.003
Há controversas. Eu não considero como fazer tudo ao matar um inimigo 500x ou pegar um ítem 300 vezes ou ganhar no online 1000 vezes ou dar o mesmo golpe não sei quantas vezes. Isso pra mim é inutilidade e não agrega em nada ao jogo.

Fora que muita lista de troféu mal feita nem exige que você faça tudo.

Um exemplo que consigo pensar é Project Diva X. Um jogo de ritmo que eu joguei por mais de 100h, e meu foco nele sempre foi em me aprimorar, até conseguir fazer perfect em todas as músicas no extreme, o que é muito difícil e não consta na lista de troféus do jogo. A lista de troféus só pede que você termine as músicas no easy e no normal mesmo, sem perfect. Eu fiz muito além, e provavelmente a maioria das pessoas que platinaram esse jogo não fizeram extreme perfect em tudo como eu fiz. Mas pra platinar você tem que ficar farmando roupinha pros personagens, o que é mais questão de perder tempo e depender da sorte. Ou seja, a platina em si não significa coisa alguma, além da paciência que o cara teve em perder tempo com uma atividade inútil.

Se as listas de troféus fossem bem feitas eu até entenderia esse argumento, mas a real é que isso não tem nada a ver. Eu posso platinar Tekken 7 em 6 horas porque segui um guia, enquanto outra pessoa pode não ter platinado porque não quis fazer algum troféu tosco, mas a pessoa tá lá com suas 1000h de jogatina e disputando torneios por aí. Enfim, subjetivo demais. Platinar geralmente não significa muita coisa, já que as listas são feitas de qualquer jeito. Você não precisa se especializar no jogo ou fazer tudo que ele tem como conteúdo, geralmente só precisa seguir guia de Youtube pra ficar caçando coletáveis inúteis ou repetindo a mesma ação diversas vezes. Eu platinei Cuphead e não fiz Rank S em tudo, eu platinei Shadow of the Colossus e não encontrei as relíquias, e a lista vai embora.
 
Ultima Edição:

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.371
Reações
11.341
Pontos
503
caramba, excelentes posts pessoal, legal ver a visão de vocês
quando eu digo zerar, para mim, é isso de acabar a história principal e ver os créditos
mas tem gente que conheço que só "zera" o game quando PLATINA ou MILETA, achei curioso essa percepção

Só por curiosidade, o termo ZERAR existem pq, antigamente, os jogos não tinham final e a pontuação tinha um limite. Quando chegava nesse limite, o contador ZERAVA os pontos. Sacaram? hehe... Vivi essa época. Sou Velho.

caramba não sabia que vinha dai, boa informação e bom post

Considero que o jogo foi terminado quando chega no final da main quest, todo o resto é extra.

Gosto muito de conquistas e sempre que pego um jogo que gosto tento platinar ele, então acho bem chato aqueles jogos que você faz a campanha inteira e quando vê a lista de troféus tá lá 3 de 58 conquistados. Também odeio jogo que é cheio de troféus que não tem nada a ver com completar tudo que o jogo oferece, tipo aqueles "matar 200 inimigos com um soco depois de acertar 5 tiros com 3 armas diferentes enquanto pula usando a skin de teletubie".

eu concordo contigo, 8 ou 80, terminar o jogo e ver 3 trófeus de 58 ou então ter 150 troféus de encheção de linguiça é complicado

Antes da geração troféus, era terminar a história principal, subir os créditos e aparecer The End.

Não fico mal. Os troféus são um desafio a mais, nem sempre interessantes.

Eu fico feliz quando consigo platinar um jogo. Sentimento de dever cumprido.

O que seria "usufruir bem um jogo"? Nos jogos de esporte e multiplayer, tipo call of duty, por exemplo, ninguém liga pra troféu ou desafio, mas sim para a diversão com os amigos e as partidas virtuais. Esses jogos podem render dezenas de horas de jogo, enquanto que um jogo single player tu pode platinar em umas 20h e mesmo assim se sentir satisfeito.

quando platino o jogo passa a sensação que "usufrui" todos os reais pagos no jogo kkkkkkkkk, foi nesse sentido que quis dizer mas eu raramente consigo platinar/miletar. Já os jogos que você citou de multiplayer ai concordo, a pessoa nem liga para troféu/conquista, negócio é foco no online
 

Kyron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.548
Reações
2.883
Pontos
353
Concluir a história do jogo somente uma vez, independentemente de existir finais alternativos e independentemente de fazer 100% das conquistas.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.869
Pontos
1.839
Há controversas. Eu não considero como fazer tudo ao matar um inimigo 500x ou pegar um ítem 300 vezes ou ganhar no online 1000 vezes ou dar o mesmo golpe não sei quantas vezes. Isso pra mim é inutilidade e não agrega em nada ao jogo.
Também acho, tanto que raramente platino algum jogo, mas se houver conquistas para essas ações e alguém não as fizer não é correto falar que ele "platinou".
 

timeprossecutor

Bam-bam-bam
Mensagens
935
Reações
3.042
Pontos
433
platino games onde conseguir os troféus é divertido então isso explica porque tenho tão poucos troféus de platina mesmo tendo centenas de jogos

Eu também faço exatamente assim. Eu não faço nada chato ou estressante pra falar que platinei, de serviço basta o que tenho na vida real

Eu sou da época em que se fazia tudo em um jogo por querer ver tudo que ele tinha a oferecer e não para ganhar troféu ou pontinho.
 

Sr. Anonymous

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.222
Reações
3.099
Pontos
703
Nier Automata realmente só dá pra falar que zerou após ver os créditos três vezes...

Na primeira jogamos com um personagem e na segunda com outro vendo os eventos em outra perspectiva. Na terceira vez a história continua de onde tinha parado.

Sobre o termo "fechar", antigamente eu falava bastante.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.037
Reações
172.306
Pontos
1.714
Zerar = Derrotar o K. Rool lá no dirigível em DKC2.

Detonar/Platinar = Fazer as fases especiais e derrotar o K. Rool no mundo secreto, fazendo os 102%.

Matar 1500 Klaptraps com a Dixie sendo lançada pelo Diddy após um pulo = Viadagi :obrigue
 

DarkJediBRA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.280
Pontos
603
Zerar um jogo é chegar no fim da campanha e finalizar a história. Mas eu só sinto que zerei um jogo e fico totalmente satisfeito quando pego 100% dos troféus. Nem a platina por si só me satisfaz, se houver troféus adicionais a ela.

Alguns jogos de corrida, luta, são bem difíceis de definir um ponto a ser considerado como "zerar". Nesses casos, os troféus servem mais ainda como um guia de "aproveitamento" do jogo pra mim.

Tenho 207 jogos registrados na minha conta da PSN, dos quais 194 eu fiz 100% dos troféus. Isso mostra o quanto eu sou "completicionista" nos jogos. Muita gente acha isso besteira, mas pra mim faz parte da diversão.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.978
Reações
14.266
Pontos
503
Terminar a campanha principal, independente de ter feito objetivos secundários ou não.
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
chegar até o final e matar o ultimo mestre

Ou não matar.
Dá uma raiva ter uma luta difícil pra caramba, você derrota o inimigo chato pra caramba e o bicho é derrotado, mas não morre.
Dá um certo ar de impunidade ao jogo hehe.
 
Topo Fundo