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O Sega Saturn teria se dado muito melhor se fosse somente 2D, concorda ?

sux

soteropolitano
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Pra vcs.... a não ida do MK3 para o saturn e ser uns dos lançamentos de peso do play1 nos EUA fez a terra tremer?
Pra mim, zero

Inclusive joguei muito o Mortal Kombat Trilogy no Saturn, que era considerado um port perfeito

Em termos de jogo de luta, o único que fez falta no Saturn foi o Street Fighter Ex

Apesar de ser uma b*sta pros padrões atuais, a galera da locadora curtia
 

Tre Styles

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Desbloqueio de Saturn era obrigatório. Ou isso ou usar o famoso cartucho "Pro Universal Adapter", que saiu bem cedinho na geração, em 95 ou 96.
Até meados de 97 a impressão que havia é que a geração estava competitiva e o Saturn recebia os lançamentos multi igual ao PS1, mas o lançamento de exclusivos do PS1 era mais consistente apesar de não contar com nenhuma franquia famosa.

Aí começou a sair Need for Speed 2, Tomb Raider 2, Pandemonium 2, Gex 2 e nada disso saiu no Saturn e ficou claro que algo tinha dado muito errado no segundo semestre de 97, início de 98.

Eu cheguei a pegar o PS1 depois, mas durante um tempo fiquei só com o Saturn e foi bastante melancólico pegar as revistas e só darem notícia ruim, depois desencanei e fui curtir o que havia pra jogar porque o que havia pra jogar era muito bom na maior parte das vezes.
 

Piga

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Pra vcs.... a não ida do MK3 para o saturn e ser uns dos lançamentos de peso do play1 nos EUA fez a terra tremer?
Claro. Mas depois teve o UMK e o Trilogy. Se bem que o Saturn tinha a melhor versão caseira de MK2.
 

Manjaster

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Sim, no máximo um pseudo 3D com ports de algumas placas como System 24 e System 32. O problema é que essa estratégia do fliperama em casa perdeu o apelo quando o PSX chegou e começou a empurrar gráficos 3D e jogos com modo história bem sofisticados.
 


Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
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.
Passou despercebido pra muita gente......... mas 2 semanas atrás finalmente lançou a versão americana de Assault Suit Leynos 2.
Mais um jogo da série Saturn Tribute, que são relançamentos de games do Saturn, muito deles nunca antes receberam versão em Inglês.
.
Então tomara que logo consigam extrair a tradução em Inglês dessa versão, pra usarem na tradução da ISO do Sega Saturn.
Deixei esse jogo instalado no Saroo mas tenho ignorado ele por estar em Japonês........ acredito que logo teremos novidades.
 

Sultry

Larva
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Esse tópico é similar a um da series MamilOS do outro user, eu apresentarei uma opinião e estarei aberto ao debate

Nossa história para esse tópico começa em 1992 quando a Sega decidiu iniciar a pesquisa e o desenvolvimento de um console que iria substituir o Sega Genesis mas uma coisa singular perpassava a indústria naquele período, tinha muita empresa fazendo hardware em seus laboratórios e a Sega era apenas mais uma .

A Atari por exemplo apesar de entrar atrasada na geração 8 bits em 86 conseguiu vender bem, cerca 10 milhões e 12% de market share nos 8 bits (isso são 6x mais do que o Master System fez nos eua) e a Atari iniciou em 1989 (ano que o Mega chegou aos eua) a produção rápida de um console de 16 bit mas vendo sucesso do Genesis cancelou o projeto e decidiu que sairia na frente já na próxima geração em 1993 talvez ter pulado uma gen acelerou a derrocada da empresa.

A 3DO Company foi fundada em 1991 já com a proposta de lançar um console de nova geração, o que ocorreu em outubro de 1993, o foco do 3do era fmv, polígono e sprites de alta resolução apesar de 2d não ser o forte.

No japão a Nec comeu mosca e projetou para 1992 um console sem 3d para substituir o PC Engine , depois que viu o 3DO e o anuncio do Playstation mudou de plano , trocou o cpu e fez do console uma power house de nova geração para jogos em fmv, eles acreditavam que conseguiriam burlar o polígono oferecendo jogo poligonal gravado na forma de filminho.

O Sega Saturn só foi tornado público em 1993 mas sabemos por fontes posteriores que a priori o console ia ser 2D, de CD e capacidade poligonal limitada ou seja seria um Super Jaguar apesar de algumas pessoas sugerirem que seria baseado na poderosa System 32 Super Scaler.

Até a SNK entrou nessa transformando o neogeo avs um poderoso e caro console 2d de 1991 num console comercial de cd em 1994, ele era pouca coisa mais cara que o Saturn no Japão .

havia muito console (inclusive console abortado da namco) e muito PC nesse período mas a coisa se estabilizou mesmo foi em 1997 criando as bases do status quo atual da indústria.

...............................

Vivemos no futuro e sabemos o que ocorreu , o presidente da Sega ao ver as specs do ps1 e o anuncio barra pesada do Ultra 64 temia que o Saturn entrasse na gen já ultrapassado frente aos concorrentes então o engenheiro chefe da divisão de consoles da Sega Hideki Sato acrescentou o segundo SH-2 e outras modificações (spoiler não adiantou nada o console continuou pior no 3D)

Comercialmente foi um fracasso vendendo 2 milhões de consoles no mercado americano, apesar de vender 5 milhões no Japão.
Porque fracassou ? Bom cada um tem uma tese, a minha é que o console ficou mais caro e mais fraco que o ps1 tornando sua aquisição uma tarefa de fã mesmo .

Eu já teorizei todos os principais movimentos possíveis e o único cenário onde a Sony não vence a gen é o do N64 de CD em 1995 mas o sega saturn se da mal em todos... mas no cenário onde eles vão de 2d e 2,5d é o menos ruim para eles. Os motivos são muito simples:

identidade , afinal o Saturn que temos pode ser resumido a ''um playstation B''
preço , a Sega conseguiria $249 nesse console e preço vende consoles
preço dos jogos , o budget para lançar um excelente jogo 2D é menor do que para fazer um 3d, e mais rápido
jogos como Sega Rally e VF seria arcade only e a Sega poderia usar como marketing para bater no ps1 e n64 dizendo ''se precipitaram'' ''muito cru''
2D era objetivamente relevante até 1998 e mesmo a gen marginalizando o 2d é fácil ver que muitos deles se tornaram best sellings.


Brace yourselves
Curioso como seria o hardware desse Saturn 2D ? Ele seria um Saturno simplificado tendo um SH2 + VDP1 e retrocompatibilidade com mega drive ?
 

SegaAMD

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Curioso como seria o hardware desse Saturn 2D ? Ele seria um Saturno simplificado tendo um SH2 + VDP1 e retrocompatibilidade com mega drive ?
não sei como faze-lo mas deveria ser em cd e ter potência suficiente para rodar todos jogos 2d do saturn com a qualidade Saturn
pensei em algo como 1xSH-2 28mhz, 2mb vram, 4mb ram, algum co-processador fraco ao preço inicial de $249. Estou convencido que um sonic 2d e um preço desses daria ao Saturn um futuro totalmente superior, vendendo mais que o saturno que conhecemos mais o dreamcast juntos .
 

Sultry

Larva
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não sei como faze-lo mas deveria ser em cd e ter potência suficiente para rodar todos jogos 2d do saturn com a qualidade Saturn
pensei em algo como 1xSH-2 28mhz, 2mb vram, 4mb ram, algum co-processador fraco ao preço inicial de $249. Estou convencido que um sonic 2d e um preço desses daria ao Saturn um futuro totalmente superior, vendendo mais que o saturno que conhecemos mais o dreamcast juntos .
Acredito que 2mb de ram e 1 de vram seriam suficientes considerando outros consoles da época. Como co-processador o VDP1 seria um boa tanto pela capacidade de gerar sprites quanto polígonos o que permitirá jogos 2D e 3D.
 

Aldi

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O fracasso do Saturn não foi somente a continuidade do fracasso dos acessórios do Mega Drive? Tentavam empurrar um 3Dzinho nos acessórios, mas no Saturn focaram em 2D? Que sentido que tinha isso?
 

SegaAMD

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O fracasso do Saturn não foi somente a continuidade do fracasso dos acessórios do Mega Drive? Tentavam empurrar um 3Dzinho nos acessórios, mas no Saturn focaram em 2D? Que sentido que tinha isso?
O fracasso do Saturn tem 3 níveis fundamentais independente da analise

1- preço de $399 em 11 de maio de 1995 infelizmente correu com o consumidor (Sega era sinónimo de preço baixo, ai vem essa bomba)
sim ele caiu para $299 em 2 de outubro mas o ps1 custava $299 em 9 de setembro e o estrago já estava feito (tanto 299 quanto 399 eram salgados , seriam hoje uns $630 e $825) ps1 caiu para $199 em maio de 1996 e o Saturn também , isso seria hoje $420 os outros 400 saiam do bolso da sega era impraticável .
2- os jogos : é inegável que os primeiros jogos do Saturn não tinham apelo aos estadunidenses que consumiram o Genesis , aqui entra a culpa do 32x pois Knucles Chaotix seria um Sonic e star wars estaria no Saturn, mas ainda que tivesse apelo... por $399 não vira .
3- os seguistas se é que existia seguistas após a sega abandonar o 32x, só compravam o saturn e 1 jogo e o jogava a exaustão depois nunca mais comprava jogo nenhum , jogos como o primeiro Panzer Dragoon foi totalmente rejeitado os dados de vendas são irrisório, por isso a saga desistiu tão rápido ela queria vender seus jogos , em maio de 1996 o videogame tava morto a sega apenas cumpriu um certo cronograma mantendo alguns lançamentos.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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O fracasso do Saturn não foi somente a continuidade do fracasso dos acessórios do Mega Drive? Tentavam empurrar um 3Dzinho nos acessórios, mas no Saturn focaram em 2D? Que sentido que tinha isso?
Que acessórios? Sega CD e 32X? Havia muito mais jogos 2D que 3D. Alguns jogos que saíram foi por fator novidade, 3D era o futuro. Até o snes tinha jogo 3D.

Apesar de se destacar, não focaram em 2D no Saturn de forma alguma. Muito pelo contrário, aliás esse seria o propósito do tópico.
 

Guitto

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O apelo e o Hype da época eram o 3D, logo não.
É muito melhor apreciar essas obras 2D hoje do que na época, inclusive. Se tendo 3D o Saturn já tomou fumo, imagina sem a 'coqueluche' da época?

Ademais, gosto mais de jogar os jogos 2D do Saturn hoje em dia, que jogos 3D da época.
 

SegaAMD

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O apelo e o Hype da época eram o 3D, logo não.
Se tendo 3D o Saturn já tomou fumo, imagina sem a 'coqueluche' da época?
Já expliquei no OP que o ''apelo '' é sempre por jogo bom, quem determina o apelo é o escopo do jogo
Mega Drive já possuía jogos baseado em polígonos desde 1990 porque para um videogame fazer 3d ele precisa apenas existir, então o console 2d estipulado aqui nesse tópico também poderia faz alguma coisa em 3d. A verdade é que a Nintendo vendeu 18 milhões de jogos na trilogia Donkey Kong (2d ) de 94 a 96 cada cartucho era $80

A função do 3d no Saturn era de encarecer o videogame e servir de chacota nas revistas com coisas do tipo ''olha como o 3d do saturn é ruim velho'' Se você acha que valeu a pena para a Sega aí é contigo.
 

Axel Stone

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Já expliquei no OP que o ''apelo '' é sempre por jogo bom, quem determina o apelo é o escopo do jogo
Mega Drive já possuía jogos baseado em polígonos desde 1990 porque para um videogame fazer 3d ele precisa apenas existir, então o console 2d estipulado aqui nesse tópico também poderia faz alguma coisa em 3d. A verdade é que a Nintendo vendeu 18 milhões de jogos na trilogia Donkey Kong (2d ) de 94 a 96 cada cartucho era $80

A função do 3d no Saturn era de encarecer o videogame e servir de chacota nas revistas com coisas do tipo ''olha como o 3d do saturn é ruim velho'' Se você acha que valeu a pena para a Sega aí é contigo.
Mas não mesmo. O 3D na época era a grande novidade e todo mundo queria. As revistas mesmo faziam o hype e viam o 2D como algo last gen. Vários comentários assim em reviews brasileiros e americanos. Própria Sony barrava o que podia de somente 2D no ocidente justamente por isso.

Em época que a tecnologia evoluia muito de uma ano para o outro, não se mudava a geração pra ter mais do mesmo. Era melhor ficar no falido 32x. Saturn só 2D iria apanhar muito mais do que apanhou e ficaria quase nível Jaguar. Só de pensar no Saturn sem os lançamentos mais importantes como VF2, Panzer Dragoon, Nights, Grandia, Sega Rally, Daytona, Virtua Cop, etc chega a dar dó.

Só pra ter uma ideia, Sonic Jam foi mais vendido e falado por seu hub 3D do que os jogos em si.

Esse "e se" ficaria melhor se pensassem em simplificar e colocassem um chip "faz tudo" tipo o do ps1 (que também é ótimo pra 2D mas faltou ram).
 

SegaAMD

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Mas não mesmo. O 3D na época era a grande novidade e todo mundo queria. As revistas mesmo faziam o hype e viam o 2D como algo last gen. Vários comentários assim em reviews brasileiros e americanos. Própria Sony barrava o que podia de somente 2D no ocidente justamente por isso.

Em época que a tecnologia evoluia muito de uma ano para o outro, não se mudava a geração pra ter mais do mesmo. Era melhor ficar no falido 32x. Saturn só 2D iria apanhar muito mais do que apanhou e ficaria quase nível Jaguar. Só de pensar no Saturn sem os lançamentos mais importantes como VF2, Panzer Dragoon, Nights, Grandia, Sega Rally, Daytona, Virtua Cop, etc chega a dar dó.

Só pra ter uma ideia, Sonic Jam foi mais vendido e falado por seu hub 3D do que os jogos em si.

Esse "e se" ficaria melhor se pensassem em simplificar e colocassem um chip "faz tudo" tipo o do ps1 (que também é ótimo pra 2D mas faltou ram).
tive uma ideia melhor. Qual solução realista você fornece para o Saturn ter melhor desempenho comercial ?
não vale as seguintes opções , custar $299 (por que simplesmente a Sony colocaria o ps1 em $249) e nem ser mais poderoso que o ps1 em 3d em 1994. De resto aguardo sua solução .
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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tive uma ideia melhor. Qual solução realista você fornece para o Saturn ter melhor desempenho comercial ?
não vale as seguintes opções , custar $299 (por que simplesmente a Sony colocaria o ps1 em $249) e nem ser mais poderoso que o ps1 em 3d em 1994. De resto aguardo sua solução .
Como eu disse, esse "e se" seria melhor um chip do nível PS1, que era bom o suficiente tanto pra 3D quanto 2D. Só ver que tanto o PS1 quanto no N64 usaram CPU MIPS de baixo custo. PS1 ainda capou mais o chip pra diminuir o custo. O desafio maior seria pegar uma gpu (toshiba, fujitsu, Texas Instruments?) ou desenvolver sua própria. E de preferência botar mais ram.

Edit: Agora que lembrei, Silicon Graphics ofereceu seu chip gráfico (SGI) para a Sega na época do Saturn e ela recusou!
 
Ultima Edição:

Guitto

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Já expliquei no OP que o ''apelo '' é sempre por jogo bom, quem determina o apelo é o escopo do jogo
Mega Drive já possuía jogos baseado em polígonos desde 1990 porque para um videogame fazer 3d ele precisa apenas existir, então o console 2d estipulado aqui nesse tópico também poderia faz alguma coisa em 3d. A verdade é que a Nintendo vendeu 18 milhões de jogos na trilogia Donkey Kong (2d ) de 94 a 96 cada cartucho era $80

A função do 3d no Saturn era de encarecer o videogame e servir de chacota nas revistas com coisas do tipo ''olha como o 3d do saturn é ruim velho'' Se você acha que valeu a pena para a Sega aí é contigo.

O Saturn teve jogo 2D bom na sua época e isso não mudou nada pra ele. Arrisco a dizer que ele é mais cultuado HOJE do que antigamente.
A função 3D do Saturn foi inserida pela Sega pra controle de danos e não ser ainda mais patrolada do que foi pelo PS1.

Quanto a valer a pena ou não, indiferente pra mim. Isso era problema da Sega e não meu. Eu só queria jogar mesmo kkkkk
 

Ryo_Hazuki(

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Pra mim, zero

Inclusive joguei muito o Mortal Kombat Trilogy no Saturn, que era considerado um port perfeito

Em termos de jogo de luta, o único que fez falta no Saturn foi o Street Fighter Ex

Apesar de ser uma b*sta pros padrões atuais, a galera da locadora curtia
Capcom foudida, não lançou o ex mas fez aquela porqueira de jogo do final fight.
 

sux

soteropolitano
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A função 3D do Saturn foi inserida pela Sega pra controle de danos e
Certo. É a sega não é a mesma empresa que estava desenvolvendo Virtua racing (jogo 3d que saiu até no mega drive) Virtua Fighter, Daytona usa....

Aliás jogos de lançamento do Saturn era justamente o Virtua Fighter, Daytona, Panzer Dragoon (este não era um port de arcade, mas desenvolvido de raiz pro console). Também teve um jogo de futebol 3D no lançamento
 

Ryo_Hazuki(

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Certo. É a sega não é a mesma empresa que estava desenvolvendo Virtua racing (jogo 3d que saiu até no mega drive) Virtua Fighter, Daytona usa....

Aliás jogos de lançamento do Saturn era justamente o Virtua Fighter, Daytona, Panzer Dragoon (este não era um port de arcade, mas desenvolvido de raiz pro console). Também teve um jogo de futebol 3D no lançamento
Esse aí é nintendero velho do tempo do museu da UOL, mas sim, definitivamente a Sega errou no início do projeto e teve que remendar o videogame para poder competir com a nova onda 3d que viria, o custo de hardware ficou caro e não existia a possibilidade de revisão devido a complexidade do projeto. E por fim o preço agressivo da Sony nos EUA e o seu suporte financeiro para terceiros acabou com toda a concorrência.
 

SegaAMD

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o que voce nao tá colocando na mesa é que a SEGA era uma das principais pioneiras desta "onda 3D". Nao dá pra ficar cuspindo uns achismos desses como se fosse facos
você entendeu o que ele quis dizer , a Sega não tinha chip comercial capaz de disputar com sony e nintendo, é dessa onda 3d que ele está falando.
 

Guitto

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Certo. É a sega não é a mesma empresa que estava desenvolvendo Virtua racing (jogo 3d que saiu até no mega drive) Virtua Fighter, Daytona usa....

Aliás jogos de lançamento do Saturn era justamente o Virtua Fighter, Daytona, Panzer Dragoon (este não era um port de arcade, mas desenvolvido de raiz pro console). Também teve um jogo de futebol 3D no lançamento

E o que isso precisamente, muda sobre o argumento em si? O projeto em sua concepção tinha foco em 2D e a Sega sempre disse isso. E o 3D dele era bem ruim se comparado ao do PSX, exceto em alguns jogos que foram feitos pra utilizar o melhor dele. Ademais, ainda tinha o fato de que a linguagem de programação do Saturn era um desastre.

E mesmo assim, ainda prefiro ele ao PS1 kkkkk

Esse aí é nintendero velho do tempo do museu da UOL, mas sim, definitivamente a Sega errou no início do projeto e teve que remendar o videogame para poder competir com a nova onda 3d que viria, o custo de hardware ficou caro e não existia a possibilidade de revisão devido a complexidade do projeto. E por fim o preço agressivo da Sony nos EUA e o seu suporte financeiro para terceiros acabou com toda a concorrência.

"Esse ai" virgula, seu fracassado. Supera, cara. Vai sei la, viver tua vida e ter alguma coisa que vale a pena. Eu nem lembrava da tua existência e insignificancia, conserve-se assim.

o que voce nao tá colocando na mesa é que a SEGA era uma das principais pioneiras desta "onda 3D". Nao dá pra ficar cuspindo uns achismos desses como se fosse facos

recomendo assistir



Sim, o que é ironico: Foram pioneiros no 3D quando não tinham hardware pra isso e em sequência planejaram um console novo que focasse no 2D pois tudo que tentaram de 3D no Mega foi fracasso comercial. Quando souberam da Sony, reorientaram tudo e mudaram o projeto as pressas.

E uma coisa não tem nada a ver com a outra.
 

Guitto

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Esse aí é nintendero velho do tempo do museu da UOL

Saturn era um console maravilhoso pelos seus JOGOS, mas não pelo hardware, definitivamente. Eu fiz uma EXTENSA pesquisa, pois realmente sou apaixonado pelo console, e há muito tempo atrás postei por aqui:


Estou registrado no OS desde 2009. Minhas contribuições aqui são várias.
"Nintendeiro do museu do UOL" é a p***q***te***p***.

Não é porque eu tenho visão critica de alguns pontos de uma empresa que seja um 'ista'. Toma vergonha, um cara de 50 anos se prestando a esse papel, em um assunto dos anos 90 é vergonhoso. Evolui. A tua adolescência acabou faz tempo.
 

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Sim, o que é ironico: Foram pioneiros no 3D quando não tinham hardware pra isso e em sequência planejaram um console novo que focasse no 2D pois tudo que tentaram de 3D no Mega foi fracasso comercial. Quando souberam da Sony, reorientaram tudo e mudaram o projeto as pressas.
mais ou menos

Mega foi fracasso no Japão mas o Genesis foi sucesso nos eua e isso impactou muito a mentalidade da Sega
A Sega por ser empresa tinha informações privilegiada de que todas as fabricantes possíveis de eletrônicos tentariam entrar no mercado justamente usando 3d como ponta de lança (atari, 3do, nec, fm town, sony, konami etc todo mundo) então aqui começa o calvário da Sega, o publico japonês gostava de umas coisas (rpg e mídia ótica) e o publico estadunidense gostava de outras (preço baixo ) portanto a conta não fecha, não da para fazer um console 3d, em cd e barato em 1994/1995 não da para agradar gregos e troianos.

O clima era o seguinte; o presidente Nakayama vivia jogando na cara dos devs e funcionários japoneses que ele queria resultados , que nos Estados Unidos ele tinha resultados, altos bullying, ele exigia que os devs japoneses fizesse do mega um sucesso (mas já não havia como) então os engenheiros da Sega criaram um videogame 2d, baseado em cd com 3d pontual com objetivo notório de rodar rpgs e os jogos da capcom visando a próxima geração , até a sony tava indo de 2d (não no sentido de hardware o hardware era o mesmo mas no sentido de investir em IPs) mas viram VF1 e mudaram de ideia, a ânsia da sony em atrair devs era tanta que eles faziam questão de mostrar as specs, demos em workshops então uns caras da Sega foram conferir , viram tudo e contaram para as lideranças -Sato e Nakayama- aí bateu o desespero porque além da Sega da América encher o saco todo dia querendo console da Silicon Graphics ou então a liberdade de fazer um console americano , os funcionários japoneses com certeza se lembraram do SG-1000 um videogame que devido a tecnologia inferior ao Famicom, por mais que se empenhavam as pessoas não se impressionavam levando ao flop. Então surge as decisões desastrosas , dar a equipe americana seu console (que eles pensavam ser o único console kkkk) já que o Saturn iria atrasar e ser caro, no fim o Saturn mesmo modificado não atrasou e a Sega entrou numa enrascada dois produtos incompatíveis .

Saindo do Japão, também houve bate cabeça na Sega da América sobre como iria ser o console deles.
veja as ideias

Tom Kalinske queria mesmo era continuar vendendo meguinha (então porque ele enchia o saco levando sony, levando 3do, levando Silicon Graphics ou mesmo levando seus engenheiros da SOA na matriz para pedir console ? kkk vai saber né)
Nakayama sugeriu um console 2d novo mas não muito forte, algo entre snes e 32x eu diria
Joe Miller foi contra um console 2d novo e independente por isso votou na ideia de um add-on ( que veio a ser o 32x- claramente a soma das ideias de kalinske e miller)

Eu diria que Nakayama estava no caminho certo exceto pela burrice de propor um upgrade básico, essa limitação de orçamento levou a ideia do miller parecer boa. Acho que eles subestimaram o público, ninguém gosta de comprar um produto (32x) sabendo que um japonês ta recebendo um Saturn, isso mexe com orgulho, fica evidente a preferência da empresa pelos japas .
 

Tre Styles

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Saturn é 2D fazendo 3D do jeito que a Sega sabia fazer. Há muitas semelhanças entre ele as Model 1 e 2.
Mas esse modo acabou não sendo o padrão que a indústria assumiria, além do que a Sega amarrava os melhores kits para que os jogos dela pudessem vender mais que os das thirds. E aí acontecia de jogo multi ser a maioria da biblioteca e a melhor ferramenta de comparação entre aparelhos e neles o Saturn perdia em quase todos, ou seja, ficava escancarado, pelo menos na prática, que ele era mais caro e menos potente. Estratégia simplesmente genial, SQN.

O hardware é repleto de defeitos, muitos deles ridiculos, como a falta de comunicação entre os chips de vídeo, mas muitos dos multis e dos ports decepcionantes que recebeu poderiam e deveriam ter sido melhores se a Sega não estivesse os sabotando indiretamente para fazer os exclusivos dela parecem melhores que eles.
 

Ryo_Hazuki(

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Saturn era um console maravilhoso pelos seus JOGOS, mas não pelo hardware, definitivamente. Eu fiz uma EXTENSA pesquisa, pois realmente sou apaixonado pelo console, e há muito tempo atrás postei por aqui:


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Não é porque eu tenho visão critica de alguns pontos de uma empresa que seja um 'ista'. Toma vergonha, um cara de 50 anos se prestando a esse papel, em um assunto dos anos 90 é vergonhoso. Evolui. A tua adolescência acabou faz tempo.
Ainda pega ar facinho do mesmo jeito. Sempre foi só grito.
 
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Ryo_Hazuki(

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Saturn é 2D fazendo 3D do jeito que a Sega sabia fazer. Há muitas semelhanças entre ele as Model 1 e 2.
Mas esse modo acabou não sendo o padrão que a indústria assumiria, além do que a Sega amarrava os melhores kits para que os jogos dela pudessem vender mais que os das thirds. E aí acontecia de jogo multi ser a maioria da biblioteca e a melhor ferramenta de comparação entre aparelhos e neles o Saturn perdia em quase todos, ou seja, ficava escancarado, pelo menos na prática, que ele era mais caro e menos potente. Estratégia simplesmente genial, SQN.

O hardware é repleto de defeitos, muitos deles ridiculos, como a falta de comunicação entre os chips de vídeo, mas muitos dos multis e dos ports decepcionantes que recebeu poderiam e deveriam ter sido melhores se a Sega não estivesse os sabotando indiretamente para fazer os exclusivos dela parecem melhores que eles.
A Nintendo fazia o mesmo, no n64 as third tinham que se virar para achar jeito de empurrar o hardware e não se esqueça que mesmo com todos os defeitos e limitações o aparelho da Sega peitava a Sony até meados de 96 no Japão, depois com as pedradas da Square e títulos próprios de qualidade que a Sony dominou o mercado de vez.
 

SegaAMD

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A Nintendo fazia o mesmo, no n64 as third tinham que se virar para achar jeito de empurrar o hardware e não se esqueça que mesmo com todos os defeitos e limitações o aparelho da Sega peitava a Sony até meados de 96 no Japão, depois com as pedradas da Square e títulos próprios de qualidade que a Sony dominou o mercado de vez.
A estratégia envolvendo o Saturn japonês ajudou a Sega parecer melhor do que era, honestamente foi muito boa (e como sei ? um funcionários da Sega a explicou ) ela nasce no arcade - vf1- não inspirou apenas o playstation inspirou o Saturn também -

a Sega postou nas revistas locais um marketing dizendo que aquilo era super foda, e
os arcades centers estavam lotados em final de 1993
nos meses seguinte a Sega promoveu um campeonato grande e transmitiu na tv em maio de 1994
em dezembro de 1994 ele foi lançado junto com Saturn se aproveitando de todo esse hype ao mesmo tempo que vf2 chegou no arcade
nos meses seguintes (segundo estudos da sega, o jogador japonês consome até 3 AAA em cada estilo então eles ofereceram isso).

3 jogos em fmv
3 jogos de corrida
3 de rpg
3 de ação 2d
3 de estratégia
3 de esportes incluindo o primeiro futebol com narração
3 de luta sendo o último deles vf2

O saturn era caro pra satanás mesmo assim vendeu 1 milhão de unidades de dezembro 94 a junho de 95, muita gente não sabe como foi a dinâmica da coisa, a virada do ps1 iniciou em algum momento de 96 apesar de que os dados sugerem que o Saturn venceu em 96 mas em inicio de 97 o ps1 não somente virou e deixou saturn comendo poeira como matou o n64, depois de ff o n64 perdeu impulso. Somente bem depois foi que a Sega inventou o segata sanshiro ao qual os amadores pensam ter ajudado o Saturn mas a verdade é que foram os jogos dentro da estratégia comercial deles.
 

George Morales

Bam-bam-bam
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Alguns questionamentos:

Será que se Segata Sanshiro fosse o mascote japonês do console desde o seu lançamento, ele poderia ter vendido ainda mais por lá? Lembrando que no Japão o Saturno foi o console da SEGA que mais vendeu na história, encerrando seu ciclo com mais unidades vendidas que o Nintendo 64, mesmo tendo sua produção encerrada antes.
Em relação à rivalidade com o PSOne no Japão, acham que se o primeiro Grandia tivesse sido lançado antes de Final Fantasy VII, ainda teria feito frente ao console da Sony ao longo de 1997?
Também lembro de ter lido em uma antiga revista Gamers que Dragon Quest VII era cogitado pra ser lançado no Saturno, depois que a Enix foi mais uma a pular fora do barco da Nintendo. Uma pena o jogo ter demorado tanto pra ser lançado (saiu apenas em 2000). Se tivesse realmente sido lançado pro Saturno em algum momento de 1997 ou até no início de 1998, teríamos visto uma boa sobrevida do console...
 
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SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
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Alguns questionamentos:

Será que se Segata Sanshiro fosse o mascote japonês do console desde o seu lançamento, ele poderia ter vendido ainda mais por lá?
com certeza mas não muito, uns 500 mil unidades a mais, porque em algum momento os jogos do playstation iriam pesar a balança em favor da sony.
Em relação à rivalidade com o PSOne no Japão, acham que se o primeiro Grandia tivesse sido lançado antes de Final Fantasy VII, ainda teria feito frente ao console da Sony ao longo de 1997?
ter ou não grandia antes não mudaria a história do Saturn.

Apesar de vender muito o Saturn tinha um defeito , raramente os jogos vendidos passavam de 200 mil unidades enquanto os da Sony vendia de 600 mil a 1,5 milhões por exemplo tekken 1, arc the lad e até a tosqueira do toshinden atingiu isso apenas no japão... isso encheu os bolsos da sony e reverteu em mais jogos para o playstation, esses 2 arc the lad eram mini ff7 antes de ff7.
Também lembro deter lido em uma antiga revista Gamers que Dragon Quest VII era cogitado pra ser lançado no Saturno, depois que a Enix foi mais uma a pular fora do barco da Nintendo. Uma pena o jogo ter demorado tanto pra ser lançado (saiu apenas em 2000). Se tivesse realmente sido lançado pro Saturno em algum momento de 1997 ou até no início de 1998, teríamos visto uma boa sobrevida do console...
acho que apenas teria queimado o jogo, apesar de vender muito o Saturn tinha um defeito , raramente os jogos vendidos passavam de 200 mil unidades, só existe uma explicação racional: a maldita pirataria , apesar de difícil da para bootar um jogo original no Saturn e em seguida trocar pela cópia, nossos amiguinhos na terra do sol nascente aprenderam isso cedo.
 
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