Esse tópico é similar a um da series MamilOS do outro user, eu apresentarei uma opinião e estarei aberto ao debate
Nossa história para esse tópico começa em 1992 quando a Sega decidiu iniciar a pesquisa e o desenvolvimento de um console que iria substituir o Sega Genesis mas uma coisa singular perpassava a indústria naquele período, tinha muita empresa fazendo hardware em seus laboratórios e a Sega era apenas mais uma .
A Atari por exemplo apesar de entrar atrasada na geração 8 bits em 86 conseguiu vender bem, cerca 10 milhões e 12% de market share nos 8 bits (isso são 6x mais do que o Master System fez nos eua) e a Atari iniciou em 1989 (ano que o Mega chegou aos eua) a produção rápida de um console de 16 bit mas vendo sucesso do Genesis cancelou o projeto e decidiu que sairia na frente já na próxima geração em 1993 talvez ter pulado uma gen acelerou a derrocada da empresa.
A 3DO Company foi fundada em 1991 já com a proposta de lançar um console de nova geração, o que ocorreu em outubro de 1993, o foco do 3do era fmv, polígono e sprites de alta resolução apesar de 2d não ser o forte.
No japão a Nec comeu mosca e projetou para 1992 um console sem 3d para substituir o PC Engine , depois que viu o 3DO e o anuncio do Playstation mudou de plano , trocou o
cpu e fez do console uma power house de nova geração para jogos em fmv, eles acreditavam que conseguiriam burlar o polígono oferecendo jogo poligonal gravado na forma de filminho.
O Sega Saturn só foi tornado público em 1993 mas sabemos por fontes posteriores que a priori o console ia ser 2D, de CD e capacidade poligonal limitada ou seja seria um Super Jaguar apesar de algumas pessoas sugerirem que seria baseado na poderosa System 32 Super Scaler.
Até a SNK entrou nessa transformando o neogeo avs um poderoso e caro console 2d de 1991 num console comercial de cd em 1994, ele era pouca coisa mais cara que o Saturn no Japão .
havia muito console (inclusive console abortado da namco) e muito PC nesse período mas a coisa se estabilizou mesmo foi em 1997 criando as bases do status quo atual da indústria.
...............................
Vivemos no futuro e sabemos o que ocorreu , o presidente da Sega ao ver as specs do ps1 e o anuncio barra pesada do Ultra 64 temia que o Saturn entrasse na gen já ultrapassado frente aos concorrentes então o engenheiro chefe da divisão de consoles da Sega Hideki Sato acrescentou o segundo SH-2 e outras modificações (spoiler não adiantou nada o console continuou pior no 3D)
Comercialmente foi um fracasso vendendo 2 milhões de consoles no mercado americano, apesar de vender 5 milhões no Japão.
Porque fracassou ? Bom cada um tem uma tese, a minha é que o console ficou mais caro e mais fraco que o ps1 tornando sua aquisição uma tarefa de fã mesmo .
Eu já teorizei todos os principais movimentos possíveis e o único cenário onde a Sony não vence a gen é o do N64 de CD em 1995 mas o sega saturn se da mal em todos... mas no cenário onde eles vão de 2d e 2,5d é o menos ruim para eles. Os motivos são muito simples:
identidade , afinal o Saturn que temos pode ser resumido a ''um playstation B''
preço , a Sega conseguiria $249 nesse console e preço vende consoles
preço dos jogos , o budget para lançar um excelente jogo 2D é menor do que para fazer um 3d, e mais rápido
jogos como Sega Rally e VF seria arcade only e a Sega poderia usar como marketing para bater no ps1 e n64 dizendo ''se precipitaram'' ''muito cru''
2D era objetivamente relevante até 1998 e mesmo a gen marginalizando o 2d é fácil ver que muitos deles se tornaram best sellings.
Brace yourselves