O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O sonho da independência financeira, vocês tem?

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Um milhão não te dá independência financeira real, mas acelera bem o processo quando se considera o montante de juros compostos que serão gerados ao longo do tempo. Fora o sossego psicológico de saber que você não precisa aguentar m**** de algum chefe aleatório ou coisa do tipo para poder pagar as contas no final do mês. É um montante que não te deixa totalmente independente, mas que te permite um grau de liberdade maior que o da quase totalidade da população.

Quanto a investir pesado em ações ser errado, depende do percentual que você considera como pesado e da estratégia adotada.

Particularmente também não gosto da ideia de investir pesadamente em ações no longo prazo pois você fica bastante vulnerável (isso apenas em tese - se o cara for um bom fundamentalista com certeza ele saberá a hora de pular fora e colocar o dinheiro em outro lugar), mas sim de fazer o dinheiro ser eficiente. Colocar 20% desse um milhão em Swing/Position Trade dá pra rentabilizar muito fortemente ao longo de um ano. Sendo bastante realista, é possível dobrar esse montante alocado - ou chegar próximo disso. Muita gente faz isso com sucesso após alguns poucos anos de estudos. Se partir para o day trade, dá para ser mais eficiente ainda e fazer algo próximo disso arriscando menos dinheiro. Mas aí concordo que não é para todos, principalmente se o cara não tiver disponibilidade de tempo.

Sobre a visão largamente difundida -> "trabalhe a vida inteira e economize cada centavo colocando em renda fixa, assim você estará rico na terceira idade", pode ser que sirva pra muita gente, mas com certeza não serve pra quem quer poder curtir o tempo de vida enquanto tem saúde e disposição. Ficar rico pra comprar remédio, morrer e passar o resto de herança não rola pra todo mundo.


Discordo de você. Um milhão não te dá liberdade nenhuma e não muda nada, na real. A única coisa que eu conquistei após o primeiro milhão foi o status de investidor qualificado, o que me permitiu investir em produtos mais interessantes.

Quanto a dobrar o valor em um ano, acho que você está viajando. Tenho bem mais do que um milhão e consigo por volta dos 11.000 a 12.000 mensais de rendimento, o que, como você pode ver, não deixa ninguém rico de uma hora para outra e não te permite parar de trabalhar. Ah, e esse rendimento eu consigo porque tenho um excelente mix de investimentos, com 15% em ações. Continuo achando que 3 milhões é o mínimo essencial para começar a pensar em independência financeira, mas aí é de cada um. Acho que a regra de ouro dos 4% anuais funciona bem.
 
Ultima Edição:

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Eu estou lutando com todas as minhas forças. Se possível, nesse mês (ainda nessa semana) poderei ter uma notícia sobre meu emprego novo (que ainda não começou, diretamente dizendo) que vai ajudar bastante!

Mas, mesmo assim, ainda terei que ralar bastante pra ver se consigo terminar de pagar as piores dívidas que tenho (pagamento do apêrtamento, compra do novo carro e outras contas ditas como 'normais') pra ir ajuntando mais e mais dinheiro (quem sabe, fazer alguma aplicação de baixo risco em parte do dinheiro).



Posso te perguntar do porque? Tá bem que com um milhão se torna um bom pé de meia, mas sobre os rendimentos dele.....

O ideal é usar a regra de ouro da economia financeira.

Isso consiste em pegar o quanto você acha que deve ter para conquistar a independência financeira: vamos supor 1 milhão.
A partir deste valor, você tira 4% todo ano (sou conservador então uso 3%). Este valor que você retirou APENAS uma vez no ano será seu "capital de giro" para sobreviver naquele ano, incluindo todas as despesas da sua vida. Você pode perguntar: por que só 4%? Pois esse seria um valor ideal de retirada anual que não dilapidaria seu patrimônio, ou seja, seu montante investido continuaria crescendo para que no ano posterior você pudesse retirar novamente, de forma que seu capital acompanhe e cubra, no mínimo a retirada que você fez + inflação de 1 ano. Em suma, é para você não fazer o erro de tirar mais dinheiro do que pode.

Supondo 1 milhão, então, 1.000.000 * 0,04 = 40.000. Ou seja, você tem 40.000 por ano, ou 3.333 por mês para cobrir todos seus gastos, a menos que desempenhe, paralelamente, outra atividade remunerada (o que, para mim, não é independência financeira real). Você tem 3.333 por mês para pagar alimentação, transporte, gastos médicos, viagens, roupas etc. Os 960.000 restantes ficam para engordar o bolo e você só mexe no ano seguinte.

Se você for mais conservador, como eu, usará 3% anual em vez de 4%, o que te daria 30.000 por ano, ou 2.500 por mês. Eu acho loucura parar com uma quantia destas, a menos que você seja solteiro e queira levar um padrão de vida bem baixo. Mas se você já alcançou 1 milhão, fica mais fácil ir levando até alçar vôos mais altos. Lembro que esses valores são valores totalmente investidos, não vale incluir aí imóveis ou outros ativos patrimoniais.

Outra maneira de calcular é verificar a renda anual que você quer ter e multiplicar este valor por 25. Você vai chegar ao valor que você precisa ter para poder retirar esta quantia todo ano.

Por isso eu digo que o mínimo essencial é 3 milhões. Com esse valor você tem disponível, na regra de ouro, 120.000 reais anuais, ou 10.000 por mês. Mas como são 3 milhões, que apresentam rendimento considerável, mesmo com investimentos conservadores, sua renda anual tende a aumentar.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Dá. Isso na poupança rende uns 5-6k por mês.

O problema é que quem tem 1M na conta tende a ter um padrão de vida incompatível com 6k por mês.

Se quiser viver na pindaíba e fazendo aquele esforço para as contas fecharem, e, sendo solteiro, dá sim. Demonstrei a matemática acima. Mas vai de cada um. Outra coisa, poupança não dá 0,6%/m nem ferrando, e tem que contabilizar o imposto de renda. Mas quem tem um milhão ou mais com certeza não deixa dinheiro em poupança, então é chover no molhado.
 
Ultima Edição:

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.824
Pontos
503
Queria apenas juntar e aplicar pra, quando junto ao salário, ficar tranquilão. Creio que uma poupança 500 mil dá pra isso.

Tipo, podendo pagar assistência médica dos pais (que custa mais de 1100 Bozos).

Mas é só isso. Nada de bens caríssimos. O melhor que você pode fazer é abandonar essas fantasias de grandeza. Estou nesse caminho.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.235
Reações
175.632
Pontos
2.234
Se quiser viver na pindaíba e fazendo aquele esforço para as contas fecharem, e, sendo solteiro, dá sim. Demonstrei a matemática acima. Mas vai de cada um. Outra coisa, poupança não dá 0,6%/m nem ferrando, e tem que contabilizar o imposto de renda. Mas quem tem um milhão ou mais com certeza não deixa dinheiro em poupança, então é chover no molhado.

Pindaíba com 6k é relativo. Depende muito do seu custo de vida, da cidade onde você mora, das coisas pras quais você da importância, etc. Eu considero minha vida bem legal e meu custo mensal é menor que esse.

Com 10k, eu deixaria o meu emprego atual fácil.

Já os 40k anuais não resolveriam o meu problema...

Bem, cada caso é um caso mesmo.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Pindaíba com 6k é relativo. Depende muito do seu custo de vida, da cidade onde você mora, das coisas pras quais você da importância, etc. Eu considero minha vida bem legal e meu custo mensal é menor que esse.

Com 10k, eu deixaria o meu emprego atual fácil.

Já os 40k anuais não resolveriam o meu problema...

Bem, cada caso é um caso mesmo.

Mas o colega fez um cálculo totalmente equivocado.

Um milhão na poupança, para dar 6.000 por mês, teria de render 0,6%/mês. Em 2018, a poupança rendeu 1,22% no ANO.

O colega também não levou em consideração que você tem que tirar deste valor o imposto de renda. Além disso, você não pode tirar o seu rendimento bruto todo mês, o valor líquido de retirada é bem menor. Se você tirar todo o rendimento todo o mês, uma hora sua fonte vai secar. É suicídio financeiro, é o beabá da economia.

Por isso a regra dos 4%. 1 milhão é 40.000 por ano e, na minha opinião, até um tanto ousado. Eu tiraria 30.000. Se o montante estiver na poupança, na verdade não daria para tirar nada, pois nem a inflação ela acompanha.
 


Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.082
Pontos
703
Discordo de você. Um milhão não te dá liberdade nenhuma e não muda nada, na real. A única coisa que eu conquistei após o primeiro milhão foi o status de investidor qualificado, o que me permitiu investir em produtos mais interessantes.

Quanto a dobrar o valor em um ano, acho que você está viajando. Tenho bem mais do que um milhão e consigo por volta dos 11.000 a 12.000 mensais de rendimento, o que, como você pode ver, não deixa ninguém rico de uma hora para outra e não te permite parar de trabalhar. Ah, e esse rendimento eu consigo porque tenho um excelente mix de investimentos, com 15% em ações. Continuo achando que 3 milhões é o mínimo essencial para começar a pensar em independência financeira, mas aí é de cada um. Acho que a regra de ouro dos 4% anuais funciona bem.

Eu não falei em dobrar o patrimônio, mas sim em dobrar a margem alocada. É bem possível buscar 5-10% ao mês com uma margem de 100/150k - uma vez que você não vai ter problemas de liquidez (a não ser em papéis com baixíssimo volume). E não, não é para todos. Mas é uma boa para quem tiver maior disposição a comprar risco.

E concordo que esse montante não te dá independência financeira - inclusive não afirmei que dava. Minha primeira frase foi "Um milhão não te dá independência financeira real, mas acelera bem o processo quando se considera o montante de juros compostos que serão gerados ao longo do tempo". Não é verdade isso? Quanto mais dinheiro você acumula, mais juros gerados, ué. Para quem não tem mil reais na conta, que é a maioria da população, pode crer que um milhão faz uma put* diferença hahaha

Além disso, esse rendimento mensal não te dá uma maior liberdade para você escolher sair de um emprego que está enchendo demasiadamente teu saco, por exemplo? Comparado a quem não tem nada de renda passiva e está totalmente endividado, eu não tenho dúvidas que dá - a não ser que teu padrão de vida seja extremamente elevado e você não possa diminuí-lo por um tempo.

(Em todo restante concordo com você.)
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
Conseguir viver de juros, ganhar na loteria, casar com homem/mulher rica até separar e levar metade, enfim.....
Vocês possuem esse sonho?

Tive, mas abri os olhos para a realidade.

Caso sim, já estão se planejando para que isso aconteça?
Caso não, por que?
Sim. Você já ouviu falar em marketing multinível?

Sem zoeira agora.
Nunca tive esse sonho. O único sonho que tive na vida era de tocar guitarra na banda do Ozzy. Mas a vida me acordou bem cedo desse sonho.

Atualmente, o meu trabalho me dá uma renda razoável por mês, ganho mais do que preciso, faço minhas economias e minha vida está indo tranquila, sem sobressaltos em direção a uma velhice tranquila.

É possível que eu consiga dentro de alguns anos a independência financeira, mas será algo que virá ao natural, nunca persegui esse sonho. Nunca paro pra pensar nessas coisas.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Eu não falei em dobrar o patrimônio, mas sim em dobrar a margem alocada. É bem possível buscar 5-10% ao mês com uma margem de 100/150k - uma vez que você não vai ter problemas de liquidez (a não ser em papéis com baixíssimo volume). E não, não é para todos. Mas é uma boa para quem tiver maior disposição a comprar risco.

E concordo que esse montante não te dá independência financeira - inclusive não afirmei que dava. Minha primeira frase foi "Um milhão não te dá independência financeira real, mas acelera bem o processo quando se considera o montante de juros compostos que serão gerados ao longo do tempo". Não é verdade isso? Quanto mais dinheiro você acumula, mais juros gerados, ué. Para quem não tem mil reais na conta, que é a maioria da população, pode crer que um milhão faz uma put* diferença hahaha

Além disso, esse rendimento mensal não te dá uma maior liberdade para você escolher sair de um emprego que está enchendo demasiadamente teu saco, por exemplo? Comparado a quem não tem nada de renda passiva e está totalmente endividado, eu não tenho dúvidas que dá - a não ser que teu padrão de vida seja extremamente elevado e você não possa diminuí-lo por um tempo.

(Em todo restante concordo com você.)

Perfeita análise. Com certeza permite estudar sair de um emprego e tentar outro, por exemplo. Dá uma maior tranquilidade para fazer certas escolhas.

E sim, fica muito mais fácil acumular. Eu digo que o primeiro milhão é o mais difícil. Boa sorte aí!!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.235
Reações
175.632
Pontos
2.234
Mas o colega fez um cálculo totalmente equivocado.

Um milhão na poupança, para dar 6.000 por mês, teria de render 0,6%/mês. Em 2018, a poupança rendeu 1,22% no ANO.

O colega também não levou em consideração que você tem que tirar deste valor o imposto de renda. Além disso, você não pode tirar o seu rendimento bruto todo mês, o valor líquido de retirada é bem menor. Se você tirar todo o rendimento todo o mês, uma hora sua fonte vai secar. É suicídio financeiro, é o beabá da economia.

Por isso a regra dos 4%. 1 milhão é 40.000 por ano e, na minha opinião, até um tanto ousado. Eu tiraria 30.000. Se o montante estiver na poupança, na verdade não daria para tirar nada, pois nem a inflação ela acompanha.

Sim, eu sei. Mas eu estava falando exclusivamente dos números.

É uma questão de padrão e de realidade pratica, na verdade. Se eu conseguisse auferir pouco mais que os meus custos mensais, trabalharia mais uns dois anos pela margem, pediria uma licença sem vencimentos e boas...ia fazer outra coisa.

Eu sei que isso - ir fazer outra coisa - não é independência financeira, mas é o que eu faria.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Venho de uma família já com independência financeira, mas não quero depender deles para sempre. Estou estudando para concursos, e mesmo não querendo fazer isso no meu íntimo, une o útil ao agradável.

O foda é a cobrança permanecendo, pois sempre vão criar um novo problema.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.235
Reações
175.632
Pontos
2.234
Venho de uma família já com independência financeira, mas não quero depender deles para sempre. Estou estudando para concursos, e mesmo não querendo fazer isso no meu íntimo, une o útil ao agradável.

O foda é a cobrança permanecendo, pois sempre vão criar um novo problema.

Família é sobre criar problemas, cara. Hehehe

Tenho uma colega de trabalho que tem os mesmos "problemas" que você. Poderia ser herdeira numa boa, tinha mesada, etc...mas quis construir as coisas dela. Se sente mais segura assim.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Atualmente ta difícil pensar sobre independência financeira, tive que gastar minhas economias.
Pelo menos eu tenho uma casinha que está alugada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.235
Reações
175.632
Pontos
2.234
Atualmente ta difícil pensar sobre independência financeira, tive que gastar minhas economias.
Pelo menos eu tenho uma casinha que está alugada.

Patrimônio é pra isso também, cara. Se você teve que gastar, se teve um motivo justo pra isso e que não foi mero consumismo, é reiniciar o processo com esmero e confiança.

Bola pra frente.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Entendi. É, realmente não dá pra saber o que rolou, pelo jeito.

Mas enfim, eu acho que é loucura o cara solteiro pensar em parar antes dos 3 milhões limpos em investimentos, seja renda fixa ou variável (não inclui neste valor imóveis e outros bens).

Eu também me interesso bastante por isso e espero chegar lá!
estou nessas tbm e a conta que faço é que precisaria - pra viver tranquilo e com alguma gordura - de 15 mil mensais pra viver numa boa. ou seja, 180 mil reais anuais. Considerando que investimentos em CDB e etc dá pra conseguir um rendimento médio de 10% ao ano liquido sem mta dificuldade, tô imaginando que uns 1,8 milhões já seriam suficientes. Até pq, msm levando em conta inflação, caso passe da gordura planejada, dá pra ir tirando mensalmente do principal. Mesmo tirando 5 mil mensais do principal, são 360 meses, 30 anos. Como n está nos meus planos ter filhos, n teria mesmo pra que deixar dinheiro qnd morresse =P
E no meu caso, por ser funcionário público, nem msm planejava largar o emprego. Mas sim viver no limite de prazos de tirar licença não remunerada. Dá pra ficar 2 anos fazendo o que quiser, voltar por 5 anos, tirar mais 2 e ficar nesse esquema sem maiores problemas. Se td mais der errado, ainda tenho a renda do salário pra viver.

O duro é conseguir chegar nos 1,8 milhões haha
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
estou nessas tbm e a conta que faço é que precisaria - pra viver tranquilo e com alguma gordura - de 15 mil mensais pra viver numa boa. ou seja, 180 mil reais anuais. Considerando que investimentos em CDB e etc dá pra conseguir um rendimento médio de 10% ao ano liquido sem mta dificuldade, tô imaginando que uns 1,8 milhões já seriam suficientes. Até pq, msm levando em conta inflação, caso passe da gordura planejada, dá pra ir tirando mensalmente do principal. Mesmo tirando 5 mil mensais do principal, são 360 meses, 30 anos. Como n está nos meus planos ter filhos, n teria mesmo pra que deixar dinheiro qnd morresse =P
E no meu caso, por ser funcionário público, nem msm planejava largar o emprego. Mas sim viver no limite de prazos de tirar licença não remunerada. Dá pra ficar 2 anos fazendo o que quiser, voltar por 5 anos, tirar mais 2 e ficar nesse esquema sem maiores problemas. Se td mais der errado, ainda tenho a renda do salário pra viver.

O duro é conseguir chegar nos 1,8 milhões haha

Olha, eu gostaria de saber qual CDB tem dado 10% ao ano líquido, pois nem com perfil de investidor qualificado eu tenho conseguido encontrar.

Se você for fazer retiradas anuais de 180.000 para um principal de 1.800.000, em poucos anos você cometerá suicídio financeiro. Isso simplesmente não existe. Veja bem, sem contar imposto de renda (o que tornaria sua situação ainda pior), já no segundo ano seu montante é menor do que quando começou, ou seja, nem a inflação você teria reposto. Ao longo dos anos, este efeito negativo vai se potencializando. Veja, em um cenário com inflação de 4%, sem contabilizar imposto de renda, com rendimento bruto de 10%, ao final do primeiro ano você teria 1.782.000, quando, para ficar pau a pau com a inflação, você teria de fechar o primeiro ano com 1.846.800. Isso só para acompanhar a inflação e seu montante não perder o valor de compra, o que não é nem recomendado, pois o crescimento deve exceder a inflação, preferencialmente.

O máximo que você conseguiria pegar, anualmente, sem comprometer seu montante inicial, seriam 72.000 anuais, neste caso. Mais que isso e você está dilapidando o seu patrimônio, o que, no longo prazo, vai fazer você depender de trabalhar novamente.

Quando pensamos em independência financeira, nunca podemos pensar em retiradas que comprometam o crescimento do montante, a menos que seja uma estratégia kamikaze, pois com certeza logo a fonte secará.

Como você, também sou funcionário público, então sabemos que, se nada mais der certo, pelo menos temos o nosso garantido no fim do mês, mas, mesmo assim, a ideia da independência financeira é largar tudo e viver só de renda, então se você almeja isto também, sugiro olhar com carinho para estas técnicas e protocolos mais usados e comprovados.
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Olha, eu gostaria de saber qual CDB tem dado 10% ao ano líquido, pois nem com perfil de investidor qualificado eu tenho conseguido encontrar.

Se você for fazer retiradas anuais de 180.000 para um principal de 1.800.000, em poucos anos você cometerá suicídio financeiro. Isso simplesmente não existe. O máximo que você conseguiria pegar, anualmente, sem comprometer seu montante, seriam 72.000 anuais, neste caso. Mais que isso e você está dilapidando o seu patrimônio, o que, no longo prazo, vai fazer você depender de trabalhar novamente.

Quando pensamos em independência financeira, nunca podemos pensar em retiradas que comprometam o crescimento do montante, a menos que seja uma estratégia kamikaze, pois com certeza logo a fonte secará.

Como você, também sou funcionário público, então sabemos que, se nada mais der certo, pelo menos temos o nosso garantido no fim do mês, mas, mesmo assim, a ideia da independência financeira é largar tudo e viver só de renda, então se você almeja isto também, sugiro olhar com carinho para estas técnicas e protocolos mais usados e comprovados.
Onde tenho encontrado as melhores taxas ultimamente, é no BMG. Mas faço aqueles investimentos que ficam presos 6 anos. ai rende esses 10%. Fui até checar agora, e realmente deu uma caida. ultima vez que tinha investido foi em meados de outubro, e tava com taxas bem melhores, agora o melhorzinho lá é IPCA + 5,9%... ainda tem chance de render 10%, mas n é mto provável já que pra isso a inflação teria que ser uns 5,7%.
de toda forma, até eu chegar em 1,8 milhões o necessário já vai ser uns 3 milhões haha. foda, pra conseguir alcançar esses valores em menos de uns 15/20 anos, precisa sacrificar mto em qualidade de vida no periodo. ai não vale a pena...
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.082
Pontos
703
Onde tenho encontrado as melhores taxas ultimamente, é no BMG. Mas faço aqueles investimentos que ficam presos 6 anos. ai rende esses 10%. Fui até checar agora, e realmente deu uma caida. ultima vez que tinha investido foi em meados de outubro, e tava com taxas bem melhores, agora o melhorzinho lá é IPCA + 5,9%... ainda tem chance de render 10%, mas n é mto provável já que pra isso a inflação teria que ser uns 5,7%.
de toda forma, até eu chegar em 1,8 milhões o necessário já vai ser uns 3 milhões haha. foda, pra conseguir alcançar esses valores em menos de uns 15/20 anos, precisa sacrificar mto em qualidade de vida no periodo. ai não vale a pena...

Não necessariamente, cara. Risco baixo e alto rendimento não existe, daí concordo com você em relação aos 15/20 anos (na verdade vai mais do que isso até, provavelmente). Alguns anos atrás tivemos oportunidade quando a SELIC estava em 14.25%, mas hoje já não é assim. Agora, se você tiver maior aptidão ao risco para colocar parte em renda variável e/ou empreender, dá para chegar numa quantidade bacana de dinheiro num prazo menor do que esse, uma vez que teu retorno tende a ser muito maior (comprando um alto risco espera-se alto retorno). Sabendo dosar a gestão de risco e colocando parte do capital em perfis agressivos, dá para ir acumulando uma grana boa.

Claro que a maioria não quer comprar risco porque tem medo de perder dinheiro, mas nesse caso deixo o texto abaixo - com o qual concordo integralmente:

https://www.clubedospoupadores.com/independencia/medo-de-perder-dinheiro.html
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Não necessariamente, cara. Risco baixo e alto rendimento não existe, daí concordo com você em relação aos 15/20 anos (na verdade vai mais do que isso até, provavelmente). Alguns anos atrás tivemos oportunidade quando a SELIC estava em 14.25%, mas hoje já não é assim. Agora, se você tiver maior aptidão ao risco para colocar parte em renda variável e/ou empreender, dá para chegar numa quantidade bacana de dinheiro num prazo menor do que esse, uma vez que teu retorno tende a ser muito maior (comprando um alto risco espera-se alto retorno). Sabendo dosar a gestão de risco e colocando parte do capital em perfis agressivos, dá para ir acumulando uma grana boa.

Claro que a maioria não quer comprar risco porque tem medo de perder dinheiro, mas nesse caso deixo o texto abaixo - com o qual concordo integralmente:

https://www.clubedospoupadores.com/independencia/medo-de-perder-dinheiro.html
O problema, no meu caso, n é só o medo de perder dinheiro. É a preguiça e falta de tempo. Renda variável como ações e etc, é algo que vc tem que estar sempre de olho, afinal ações podem valorizar, literalmente, da noite pro dia. E além disso, tem um nivel de pesquisa demandado devido a complexidade mto superior a renda fixa. Já no caso de abrir um negócio próprio, o problema maior é falta de tempo: não conseguiria gerir um negócio e manter meu emprego satisfatoriamente. Ai tem um tradeoff foda, pq além do investimento inicial que já seria alto, ainda teria o "prejuizo" de não receber salário por me afastar e tal. De toda forma, qnd penso em negócio proprio, penso principalmente em franquias, o que demanda msm um investimento fodidamente alto (dificil achar alguma que valha a pena que dê pra entrar com menos de uns 300 mil reais). E ai tbm tem aquela coisa de "colocar todos os ovos no mesmo cesto". Pq pra fazer um investimento de risco desses, eu teria que ter ao menos o dobro disso, pra n arriscar começar do zero se desse m****.
Enfim, são mtas variáveis a se considerar.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Se quiser viver na pindaíba e fazendo aquele esforço para as contas fecharem, e, sendo solteiro, dá sim. Demonstrei a matemática acima. Mas vai de cada um. Outra coisa, poupança não dá 0,6%/m nem ferrando, e tem que contabilizar o imposto de renda. Mas quem tem um milhão ou mais com certeza não deixa dinheiro em poupança, então é chover no molhado.
Rendimento de poupança é isento.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Rendimento de poupança é isento.

Verdade! A partir de 300.000 é obrigatório declarar no IRPF mas entra como não tributável. Mas é um "investimento" bem inútil. Dinheiro em poupança é jogar verdinhas no lixo todos os dias.
 

clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.442
Reações
7.743
Pontos
453
Eu tinha esse sonho um tempo atrás, mas por influência do Pobretão. que sempre postava no blog dele suas conquistas, como ele faria assim que atingisse o 1 milhão (pois aí daria para ter independência financeira), mas eu acho que algo só para poucas pessoas.
uma pena o pobreta ter sumido, queria saber o paradeiro dele, amava aquele blog
 

geojordan

Novato
Mensagens
5
Reações
10
Pontos
13
@Aran
1 MILHAO é suficiente para independencia financeira?

Bom, depende. Qual seu estilo de vida? Qual seu gasto anual? Possui imóvel próprio?
A conta, como alguns já comentaram, é simples. Deve se ter em torno de 25/30 vezes seu gasto anual e fazer saques de até 4% acima da inflação. Ou simplesmente jogar na formula patrimônio necessário = gasto anual/rendimento após inflação. Então, para um gasto anual de R$60 mil por exemplo, e 4% de rendimento acima da inflação: 60000/0.04 = R$1.500.000

E aí vem algumas perguntas que eu gostaria de dar meu depoimento: 4% acima da inflação é razoável de se ter no Brasil? Alguns comentaram em se ter 3%. Para mim, acho que é bem possível ter até acima disso, em média.
Falou-se também sobre a composição da carteira, que deveria que ser mais conservadora para poder viver dela.
Estou na rota da indenpendencia financeira há 5 anos, estudo e estudei bastante sobre e até recomendo leituras: Mr Money Mustache, A Simple Path to Wealth e claro o Pai Rico, Pai pobre.

1)Carteira/Rendimentos

Atualmente invisto em renda fixa, fundos, ações, e até bitcoin. Nesses 5 anos, minha média de rendimento ficou em 6% acima do IPCA. Em média. Ano de 2018, com eleições, foi terrível. Ano de 2019, excelente. E agora 2020 está bem desafiador.
Hoje tenho cerca de 40% do patrimônio em renda variável. Com a taxa Selic em 2,25% não há como se manter com apenas renda fixa. Porém, uso uma estratégia bem simples para manter renda fixas em torno de 10% a.a:
Investir em CDBs, etc de longo prazo de forma que você tenha sempre um vencimento anual. Então, lá em 2017, eu fiz um CDB que vai vencer em 2021, outro em 2022, outro em 2023, outro em 2024. Isso me permite hoje colocar um prefixado em 2025, que hoje paga 10.7% (bruto).
O que quero dizer é tudo para independência financeira é planejamento!
Agora, como fazer depois que vc pedir demissão? Sua carteira realmente vai ter que mudar drasticamente?
Eu diria que não.
Veja bem, no exemplo que dei lá em cima, R$60000 de gasto anual e R$1500000 de patrimônio, o gasto representa 4% do total certo? Então, em teoria, precisamos apenas desses 4% em liquidez diária no primeiro ano. Mas queremos ficar seguros, então podemos até deixar 12% (ou 3 vezes o seu gasto anual) em liquidez diária (tipo um Tesouro Selic). O resto, 88% dos seus recursos, pode continuar da mesma maneira e você não deve sofrer por seus investimentos variarem ao longo do tempo, o que importa é o rendimento médio e vc ter consciência que isso vai acontecer. De qualquer forma, na pior das hipóteses, investimentos em renda variável podem ser sacados em geral de forma rápida (tipo D+30).
O importante é não se desesperar se sua renda variável for ruim em um ano, pois ela pode render também muito mais do que esperado em outro, e na média, vai render o que é preciso. Lembrando, que vc só vai tocar no que estiver em liquidez diária, então NO STRESS.

2)Inflação
Acho que é a parte mais crítica na matemática, já que não temos como prever o futuro e essa missão no Brasil é ainda mais difícil. Contudo, podemos dizer que pelo menos nossa taxa básica de juros vai seguir a inflação oficial, se esta cai, a Selic cai, se ela sobe, a Selic sobe. Vamos ter esses ciclos, não tem jeito. E isso é mais um motivo pra “programar” suas RF, como disse ali em cima, ter vencimentos anuais de RF te permite não só ficar seguro, pra cobrir alguma emergência, como também re-alocar seu dinheiro de acordo com o momento econômico do país.
Mas, devemos realmente seguir a inflação oficial? Faz sentido? Já há algum tempo eu tenho medido a MINHA inflação. Como controlo meus gastos e investimentos há 5 anos, posso fazer essa medida e perceber que, no meu caso, eu tive pouquíssima inflação em 5 anos. Estou gastando menos, já passei daquela fase de aquisição, em que vc ve o salario no fim do mês e quer comprar as coisas que vc sempre quis, mudei meus hábitos, como aproveitar sempre promoções no mercado, comprar em quantidade, etc.
Ainda uso o IPCA para medir quão bem estão meus rendimentos mas é muito interessante ver que vc consegue combater sua inflação mudando seus hábitos, mesmo que de forma temporária, fazendo um manejo de consumo. E se seu gasto fica 1 ou 2 anos sofrendo pouco com a inflação, isso tem um impacto enorme na sua carteira.

3)Gastos Pós Demissão
Toda a ideia da independência financeira é poder ter liberdade, ou como o JL Collins (autor de um dos livros que citei la em cima) diz: F**k You Money.
Pra isso dar certo, vc precisa também planejar seus gastos depois de pedir demissão. Como alguns apontaram, esses podem aumentar. Mas podem também diminuir.
Acho que o mais pesa a balança para que eles aumentem são seus gastos com saúde. Provavelmente vc hoje se encontra num trabalho que te oferece plano de saúde e esses são bem caros quando queremos contratar individualmente. Ter filhos é outro ponto bem pessoal, acho que ter 1 filho é “tranquilo” financeiramente, assumindo que são 2 adultos para dividir os custos e ai entra a variável da renda do seu cônjuge, que também faz muita diferença no seu planejamento. Ter 2 ou mais filhos, a missão fica muitíssimo mais complicada.
Fora isso, podemos diminuir os gastos de várias maneiras: vc pode viver em uma área longe da área central (se vc vive e trabalha hoje em um grande centro), vc talvez possa se desfazer do seu carro, já que talvez não precisará se deslocar todo dia (o Uber ficar bem mais vantajoso), pode também construir sua casa, colocar painéis solares e ter um gasto bastante reduzido com energia solar (mas isso é outro papo). Com uma rotina menos estressante e com mais liberdade, será que vc precisa comer fora todo dia? Precisa daquela cerveja todo final de semana pra relaxar? Cozinhando em casa e diminuindo a frequência de idas a restaurante/bares, vc economiza bastante. Mas aqui acho que também entramos lá naquela história do seu estilo de vida. O meu é bem simples, não tenho carro, não tenho coleção de relógio, não me importo de segurar a onda por um tempo em nome de um beneficio maior.

Outro grande ponto disso tudo é: estamos planejando para nunca mais termos uma renda. Isso realmente vai acontecer? Vc vai ficar em casa, coçando, sem ganhar 1 puto o resto da vida? Não vai investir em outra carreira? Pra mim, o grande objetivo é ter F**k you Money pra sair do emprego que me paga muitíssimo bem hoje mas que não me traz nenhuma felicidade, ter tempo pra estudar, pra pensar no que quero fazer e que ganhando 1/10 do que ganho hoje já fico tranquilo, já paga o plano de saúde. ;)
E sei lá, posso até voltar pra um trabalho de escritório por um tempo. O importante é poder pedir as contas na hora que eu quiser, não depender daquilo.

De resto, se esperar ter 100% das condições perfeitas e Zero risco pra pedir demissão e ir viver sua vida, vc nunca o fará. O risco vai sempre estar lá. Assim como o risco de viver sua vida toda num trabalho que não te satisfaz, que consome sua saúde, que não tem proposito.
Então nos resta estudar, planejar e tentar. Devemos isso a nós mesmos.

abraço a todos
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
@Aran
1 MILHAO é suficiente para independencia financeira?

Bom, depende. Qual seu estilo de vida? Qual seu gasto anual? Possui imóvel próprio?
A conta, como alguns já comentaram, é simples. Deve se ter em torno de 25/30 vezes seu gasto anual e fazer saques de até 4% acima da inflação. Ou simplesmente jogar na formula patrimônio necessário = gasto anual/rendimento após inflação. Então, para um gasto anual de R$60 mil por exemplo, e 4% de rendimento acima da inflação: 60000/0.04 = R$1.500.000

E aí vem algumas perguntas que eu gostaria de dar meu depoimento: 4% acima da inflação é razoável de se ter no Brasil? Alguns comentaram em se ter 3%. Para mim, acho que é bem possível ter até acima disso, em média.
Falou-se também sobre a composição da carteira, que deveria que ser mais conservadora para poder viver dela.
Estou na rota da indenpendencia financeira há 5 anos, estudo e estudei bastante sobre e até recomendo leituras: Mr Money Mustache, A Simple Path to Wealth e claro o Pai Rico, Pai pobre.

1)Carteira/Rendimentos

Atualmente invisto em renda fixa, fundos, ações, e até bitcoin. Nesses 5 anos, minha média de rendimento ficou em 6% acima do IPCA. Em média. Ano de 2018, com eleições, foi terrível. Ano de 2019, excelente. E agora 2020 está bem desafiador.
Hoje tenho cerca de 40% do patrimônio em renda variável. Com a taxa Selic em 2,25% não há como se manter com apenas renda fixa. Porém, uso uma estratégia bem simples para manter renda fixas em torno de 10% a.a:
Investir em CDBs, etc de longo prazo de forma que você tenha sempre um vencimento anual. Então, lá em 2017, eu fiz um CDB que vai vencer em 2021, outro em 2022, outro em 2023, outro em 2024. Isso me permite hoje colocar um prefixado em 2025, que hoje paga 10.7% (bruto).
O que quero dizer é tudo para independência financeira é planejamento!
Agora, como fazer depois que vc pedir demissão? Sua carteira realmente vai ter que mudar drasticamente?
Eu diria que não.
Veja bem, no exemplo que dei lá em cima, R$60000 de gasto anual e R$1500000 de patrimônio, o gasto representa 4% do total certo? Então, em teoria, precisamos apenas desses 4% em liquidez diária no primeiro ano. Mas queremos ficar seguros, então podemos até deixar 12% (ou 3 vezes o seu gasto anual) em liquidez diária (tipo um Tesouro Selic). O resto, 88% dos seus recursos, pode continuar da mesma maneira e você não deve sofrer por seus investimentos variarem ao longo do tempo, o que importa é o rendimento médio e vc ter consciência que isso vai acontecer. De qualquer forma, na pior das hipóteses, investimentos em renda variável podem ser sacados em geral de forma rápida (tipo D+30).
O importante é não se desesperar se sua renda variável for ruim em um ano, pois ela pode render também muito mais do que esperado em outro, e na média, vai render o que é preciso. Lembrando, que vc só vai tocar no que estiver em liquidez diária, então NO STRESS.

2)Inflação
Acho que é a parte mais crítica na matemática, já que não temos como prever o futuro e essa missão no Brasil é ainda mais difícil. Contudo, podemos dizer que pelo menos nossa taxa básica de juros vai seguir a inflação oficial, se esta cai, a Selic cai, se ela sobe, a Selic sobe. Vamos ter esses ciclos, não tem jeito. E isso é mais um motivo pra “programar” suas RF, como disse ali em cima, ter vencimentos anuais de RF te permite não só ficar seguro, pra cobrir alguma emergência, como também re-alocar seu dinheiro de acordo com o momento econômico do país.
Mas, devemos realmente seguir a inflação oficial? Faz sentido? Já há algum tempo eu tenho medido a MINHA inflação. Como controlo meus gastos e investimentos há 5 anos, posso fazer essa medida e perceber que, no meu caso, eu tive pouquíssima inflação em 5 anos. Estou gastando menos, já passei daquela fase de aquisição, em que vc ve o salario no fim do mês e quer comprar as coisas que vc sempre quis, mudei meus hábitos, como aproveitar sempre promoções no mercado, comprar em quantidade, etc.
Ainda uso o IPCA para medir quão bem estão meus rendimentos mas é muito interessante ver que vc consegue combater sua inflação mudando seus hábitos, mesmo que de forma temporária, fazendo um manejo de consumo. E se seu gasto fica 1 ou 2 anos sofrendo pouco com a inflação, isso tem um impacto enorme na sua carteira.

3)Gastos Pós Demissão
Toda a ideia da independência financeira é poder ter liberdade, ou como o JL Collins (autor de um dos livros que citei la em cima) diz: F**k You Money.
Pra isso dar certo, vc precisa também planejar seus gastos depois de pedir demissão. Como alguns apontaram, esses podem aumentar. Mas podem também diminuir.
Acho que o mais pesa a balança para que eles aumentem são seus gastos com saúde. Provavelmente vc hoje se encontra num trabalho que te oferece plano de saúde e esses são bem caros quando queremos contratar individualmente. Ter filhos é outro ponto bem pessoal, acho que ter 1 filho é “tranquilo” financeiramente, assumindo que são 2 adultos para dividir os custos e ai entra a variável da renda do seu cônjuge, que também faz muita diferença no seu planejamento. Ter 2 ou mais filhos, a missão fica muitíssimo mais complicada.
Fora isso, podemos diminuir os gastos de várias maneiras: vc pode viver em uma área longe da área central (se vc vive e trabalha hoje em um grande centro), vc talvez possa se desfazer do seu carro, já que talvez não precisará se deslocar todo dia (o Uber ficar bem mais vantajoso), pode também construir sua casa, colocar painéis solares e ter um gasto bastante reduzido com energia solar (mas isso é outro papo). Com uma rotina menos estressante e com mais liberdade, será que vc precisa comer fora todo dia? Precisa daquela cerveja todo final de semana pra relaxar? Cozinhando em casa e diminuindo a frequência de idas a restaurante/bares, vc economiza bastante. Mas aqui acho que também entramos lá naquela história do seu estilo de vida. O meu é bem simples, não tenho carro, não tenho coleção de relógio, não me importo de segurar a onda por um tempo em nome de um beneficio maior.

Outro grande ponto disso tudo é: estamos planejando para nunca mais termos uma renda. Isso realmente vai acontecer? Vc vai ficar em casa, coçando, sem ganhar 1 puto o resto da vida? Não vai investir em outra carreira? Pra mim, o grande objetivo é ter F**k you Money pra sair do emprego que me paga muitíssimo bem hoje mas que não me traz nenhuma felicidade, ter tempo pra estudar, pra pensar no que quero fazer e que ganhando 1/10 do que ganho hoje já fico tranquilo, já paga o plano de saúde. ;)
E sei lá, posso até voltar pra um trabalho de escritório por um tempo. O importante é poder pedir as contas na hora que eu quiser, não depender daquilo.

De resto, se esperar ter 100% das condições perfeitas e Zero risco pra pedir demissão e ir viver sua vida, vc nunca o fará. O risco vai sempre estar lá. Assim como o risco de viver sua vida toda num trabalho que não te satisfaz, que consome sua saúde, que não tem proposito.
Então nos resta estudar, planejar e tentar. Devemos isso a nós mesmos.

abraço a todos
Excelente post, cara. Obrigado por compartilhar

Abs
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.689
Reações
34.815
Pontos
903
Almejo sim ter alguma fonte de renda que não dependa de um cargo, como aluguel, juros e etc...mas viver sem trabalhar é estranho, você fica entediado fácil mesmo focando em algum hobbie
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Tem que ver esses seus conceitos de independência financeira.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
Autista Marcial_ disse:
Independência financeira é não depender de emprego algum? Wtf??
Seu comentário faz jus ao seu nick... :klolz

Independência financeira, pelo post inicial, é = viver de dividendos, Dingus.
Tem nada a ver com "pagar as contas sozinho" e sim de onde você consegue tirar dividendos pra pagá-las, sem fazer esforço. É fazer o $ trabalhar por você.

De resto, nego precisa melhorar bem a interpretação textual. Porra, isso aqui não é "rocket science"...
 
Ultima Edição:

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
@Aran
1 MILHAO é suficiente para independencia financeira?

Bom, depende. Qual seu estilo de vida? Qual seu gasto anual? Possui imóvel próprio?
A conta, como alguns já comentaram, é simples. Deve se ter em torno de 25/30 vezes seu gasto anual e fazer saques de até 4% acima da inflação. Ou simplesmente jogar na formula patrimônio necessário = gasto anual/rendimento após inflação. Então, para um gasto anual de R$60 mil por exemplo, e 4% de rendimento acima da inflação: 60000/0.04 = R$1.500.000

E aí vem algumas perguntas que eu gostaria de dar meu depoimento: 4% acima da inflação é razoável de se ter no Brasil? Alguns comentaram em se ter 3%. Para mim, acho que é bem possível ter até acima disso, em média.
Falou-se também sobre a composição da carteira, que deveria que ser mais conservadora para poder viver dela.
Estou na rota da indenpendencia financeira há 5 anos, estudo e estudei bastante sobre e até recomendo leituras: Mr Money Mustache, A Simple Path to Wealth e claro o Pai Rico, Pai pobre.

1)Carteira/Rendimentos

Atualmente invisto em renda fixa, fundos, ações, e até bitcoin. Nesses 5 anos, minha média de rendimento ficou em 6% acima do IPCA. Em média. Ano de 2018, com eleições, foi terrível. Ano de 2019, excelente. E agora 2020 está bem desafiador.
Hoje tenho cerca de 40% do patrimônio em renda variável. Com a taxa Selic em 2,25% não há como se manter com apenas renda fixa. Porém, uso uma estratégia bem simples para manter renda fixas em torno de 10% a.a:
Investir em CDBs, etc de longo prazo de forma que você tenha sempre um vencimento anual. Então, lá em 2017, eu fiz um CDB que vai vencer em 2021, outro em 2022, outro em 2023, outro em 2024. Isso me permite hoje colocar um prefixado em 2025, que hoje paga 10.7% (bruto).
O que quero dizer é tudo para independência financeira é planejamento!
Agora, como fazer depois que vc pedir demissão? Sua carteira realmente vai ter que mudar drasticamente?
Eu diria que não.
Veja bem, no exemplo que dei lá em cima, R$60000 de gasto anual e R$1500000 de patrimônio, o gasto representa 4% do total certo? Então, em teoria, precisamos apenas desses 4% em liquidez diária no primeiro ano. Mas queremos ficar seguros, então podemos até deixar 12% (ou 3 vezes o seu gasto anual) em liquidez diária (tipo um Tesouro Selic). O resto, 88% dos seus recursos, pode continuar da mesma maneira e você não deve sofrer por seus investimentos variarem ao longo do tempo, o que importa é o rendimento médio e vc ter consciência que isso vai acontecer. De qualquer forma, na pior das hipóteses, investimentos em renda variável podem ser sacados em geral de forma rápida (tipo D+30).
O importante é não se desesperar se sua renda variável for ruim em um ano, pois ela pode render também muito mais do que esperado em outro, e na média, vai render o que é preciso. Lembrando, que vc só vai tocar no que estiver em liquidez diária, então NO STRESS.

2)Inflação
Acho que é a parte mais crítica na matemática, já que não temos como prever o futuro e essa missão no Brasil é ainda mais difícil. Contudo, podemos dizer que pelo menos nossa taxa básica de juros vai seguir a inflação oficial, se esta cai, a Selic cai, se ela sobe, a Selic sobe. Vamos ter esses ciclos, não tem jeito. E isso é mais um motivo pra “programar” suas RF, como disse ali em cima, ter vencimentos anuais de RF te permite não só ficar seguro, pra cobrir alguma emergência, como também re-alocar seu dinheiro de acordo com o momento econômico do país.
Mas, devemos realmente seguir a inflação oficial? Faz sentido? Já há algum tempo eu tenho medido a MINHA inflação. Como controlo meus gastos e investimentos há 5 anos, posso fazer essa medida e perceber que, no meu caso, eu tive pouquíssima inflação em 5 anos. Estou gastando menos, já passei daquela fase de aquisição, em que vc ve o salario no fim do mês e quer comprar as coisas que vc sempre quis, mudei meus hábitos, como aproveitar sempre promoções no mercado, comprar em quantidade, etc.
Ainda uso o IPCA para medir quão bem estão meus rendimentos mas é muito interessante ver que vc consegue combater sua inflação mudando seus hábitos, mesmo que de forma temporária, fazendo um manejo de consumo. E se seu gasto fica 1 ou 2 anos sofrendo pouco com a inflação, isso tem um impacto enorme na sua carteira.

3)Gastos Pós Demissão
Toda a ideia da independência financeira é poder ter liberdade, ou como o JL Collins (autor de um dos livros que citei la em cima) diz: F**k You Money.
Pra isso dar certo, vc precisa também planejar seus gastos depois de pedir demissão. Como alguns apontaram, esses podem aumentar. Mas podem também diminuir.
Acho que o mais pesa a balança para que eles aumentem são seus gastos com saúde. Provavelmente vc hoje se encontra num trabalho que te oferece plano de saúde e esses são bem caros quando queremos contratar individualmente. Ter filhos é outro ponto bem pessoal, acho que ter 1 filho é “tranquilo” financeiramente, assumindo que são 2 adultos para dividir os custos e ai entra a variável da renda do seu cônjuge, que também faz muita diferença no seu planejamento. Ter 2 ou mais filhos, a missão fica muitíssimo mais complicada.
Fora isso, podemos diminuir os gastos de várias maneiras: vc pode viver em uma área longe da área central (se vc vive e trabalha hoje em um grande centro), vc talvez possa se desfazer do seu carro, já que talvez não precisará se deslocar todo dia (o Uber ficar bem mais vantajoso), pode também construir sua casa, colocar painéis solares e ter um gasto bastante reduzido com energia solar (mas isso é outro papo). Com uma rotina menos estressante e com mais liberdade, será que vc precisa comer fora todo dia? Precisa daquela cerveja todo final de semana pra relaxar? Cozinhando em casa e diminuindo a frequência de idas a restaurante/bares, vc economiza bastante. Mas aqui acho que também entramos lá naquela história do seu estilo de vida. O meu é bem simples, não tenho carro, não tenho coleção de relógio, não me importo de segurar a onda por um tempo em nome de um beneficio maior.

Outro grande ponto disso tudo é: estamos planejando para nunca mais termos uma renda. Isso realmente vai acontecer? Vc vai ficar em casa, coçando, sem ganhar 1 puto o resto da vida? Não vai investir em outra carreira? Pra mim, o grande objetivo é ter F**k you Money pra sair do emprego que me paga muitíssimo bem hoje mas que não me traz nenhuma felicidade, ter tempo pra estudar, pra pensar no que quero fazer e que ganhando 1/10 do que ganho hoje já fico tranquilo, já paga o plano de saúde. ;)
E sei lá, posso até voltar pra um trabalho de escritório por um tempo. O importante é poder pedir as contas na hora que eu quiser, não depender daquilo.

De resto, se esperar ter 100% das condições perfeitas e Zero risco pra pedir demissão e ir viver sua vida, vc nunca o fará. O risco vai sempre estar lá. Assim como o risco de viver sua vida toda num trabalho que não te satisfaz, que consome sua saúde, que não tem proposito.
Então nos resta estudar, planejar e tentar. Devemos isso a nós mesmos.

abraço a todos


Interessante seu ponto, bom post.

No entanto, falando-se em Brasil, eu considero loucura absoluta, hoje em dia, tirar 4% todo ano. Tenho convicção que deve-se trabalhar com 3% de retirada anual, ou menos.

Outra observação muito importante é que, se você chegar ao patrimônio investido de 2 milhões, que é quando daria para você viver com retiradas de 3% anuais (60.000, seu exemplo), nem ferrando que você vai topar parar de trabalhar para viver com 60.000 anuais, que, sinceramente, é uma miséria. Ora, seu padrão de vida já estará muito alto, de forma que não vai topar viver com 1/2 ou 1/3 do padrão que conquistou. Isso não existe, no meu modo de ver.

Eu digo isso pois sou uma pessoa super simples, não ostento, nem carro eu tenho, e, embora tenha ultrapassado esse valor investido de 2 milhões há muito tempo, não consigo nem cogitar parar de trabalhar agora retirando 3% anuais. Seu padrão invariavelmente muda, e não tou falando de exagero ou ostentação.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
O governo deveria GARANTIR uma renatabilidade minima, SUBINDO os juros.
Veja os fundos multimercados são altamente arriscados e ainda cobra-se imposto deles
https://www.infomoney.com.br/guias/fundos-multimercados/
Não da para pensar em independência finceira, enquanto a SELIC não subir BASTANTE
Meu pai investe no XP e esta perdendo muito dinheiro.
 
Ultima Edição:

Orion128

Veterano
Mensagens
436
Reações
935
Pontos
128
Atualmente ta difícil pensar sobre independência financeira, tive que gastar minhas economias.
Pelo menos eu tenho uma casinha que está alugada.
Resolvi usar minhas economias para tentar cursar medicina, veio o corona e bagunçou tudo. Vou deixar para pensar nisso aí lá na frente.
Enquanto isso vou estudando.
 
Topo Fundo