O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O sonho da independência financeira, vocês tem?

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Meu querido, todo mundo sempre acha que se fode mais que os outros, todo mundo sempre vai fazer mimimi dá sua profissão apenas.

Mas isso é bobagem, todo mundo se fode, mas quando tu tem (no RS), o pessoal da TI trabalhando menos horas que o pessoal da saúde e do direito, e ganhando mais, falar que o trabalho é puxado e a chefia é abusiva.

Por favor, isso é a TI falando como se só fosse ruim pra eles.

Eu disse que TI é de boa? Não. Só que os chato da TI falam como se fosse a pior profissão do mundo.

Não é.

As pessoas reclamam do que conhecem, nada mais justo. Não sabia que está assim no RS, é questão de percepção. Por exemplo, com a quarentena. tudo está online. Pras coisas se manterem online, é preciso que o pessoal de TI trabalhe. Com o aumento de pessoas usando esses tipos de produto, o trabalho é intensificado. Não tô tentando defender nada aqui, só mostrando pra você que a realidade do RS não é a mesma para o resto do mundo.

Pessoal de TI é chato mesmo. Mas me parece que tu levou a parada pro pessoal.

Melhoras pra tu aí.
 

geojordan

Novato
Mensagens
5
Reações
10
Pontos
13
Interessante seu ponto, bom post.

No entanto, falando-se em Brasil, eu considero loucura absoluta, hoje em dia, tirar 4% todo ano. Tenho convicção que deve-se trabalhar com 3% de retirada anual, ou menos.

Outra observação muito importante é que, se você chegar ao patrimônio investido de 2 milhões, que é quando daria para você viver com retiradas de 3% anuais (60.000, seu exemplo), nem ferrando que você vai topar parar de trabalhar para viver com 60.000 anuais, que, sinceramente, é uma miséria. Ora, seu padrão de vida já estará muito alto, de forma que não vai topar viver com 1/2 ou 1/3 do padrão que conquistou. Isso não existe, no meu modo de ver.

Eu digo isso pois sou uma pessoa super simples, não ostento, nem carro eu tenho, e, embora tenha ultrapassado esse valor investido de 2 milhões há muito tempo, não consigo nem cogitar parar de trabalhar agora retirando 3% anuais. Seu padrão invariavelmente muda, e não tou falando de exagero ou ostentação.

Bom, os 6% que comentei vieram da média dos meus ultimos 5 anos de investimentos. Então escolhi calcular em cima desse valor.
O grande ponto realmente é seu estilo de vida. Eu viveria hoje com imovel proprio e R$60mil facil. O lance de aumentar o padrão de vida quanto mais se ganha é uma cilada também, fugi dessa.
60 mil liquido ao ano para não fazer nada equivale a um salario bruto ai na casa dos R$7000 mil bruto. É um salario muito bom no mercado em qualquer area. A maioria em meio de carreira não ganha isso. E de novo, isso pra não fazer nada! Obvio que vc vai ter uma ocupação.
Essa quarentena só me provou também q é possivel gastar MUITO menos comendo em casa sem perder qualidade (desde que voce saiba cozinhar). Então o "simples" pra mim é vc comer em casa 90% das vezes, não ter carro, não comprar itens "futeis", etc.
Agora, se ainda tiver que pagar aluguel com esse dinheiro, numa cidade grande, ai o buraco é mais embaixo. Minha conta resumida é imovel proprio + 1.2 mm
 

geojordan

Novato
Mensagens
5
Reações
10
Pontos
13
Discordo de você. Um milhão não te dá liberdade nenhuma e não muda nada, na real. A única coisa que eu conquistei após o primeiro milhão foi o status de investidor qualificado, o que me permitiu investir em produtos mais interessantes.

Quanto a dobrar o valor em um ano, acho que você está viajando. Tenho bem mais do que um milhão e consigo por volta dos 11.000 a 12.000 mensais de rendimento, o que, como você pode ver, não deixa ninguém rico de uma hora para outra e não te permite parar de trabalhar. Ah, e esse rendimento eu consigo porque tenho um excelente mix de investimentos, com 15% em ações. Continuo achando que 3 milhões é o mínimo essencial para começar a pensar em independência financeira, mas aí é de cada um. Acho que a regra de ouro dos 4% anuais funciona bem.

15% em ações é pouquissimo. Em tempos de selic a 2,25%, não da pra ter apenas 15% em ações no porfolio, seu rendimento vai la embaixo.
 

geojordan

Novato
Mensagens
5
Reações
10
Pontos
13
Olha, eu gostaria de saber qual CDB tem dado 10% ao ano líquido, pois nem com perfil de investidor qualificado eu tenho conseguido encontrar.

Se você for fazer retiradas anuais de 180.000 para um principal de 1.800.000, em poucos anos você cometerá suicídio financeiro. Isso simplesmente não existe. Veja bem, sem contar imposto de renda (o que tornaria sua situação ainda pior), já no segundo ano seu montante é menor do que quando começou, ou seja, nem a inflação você teria reposto. Ao longo dos anos, este efeito negativo vai se potencializando. Veja, em um cenário com inflação de 4%, sem contabilizar imposto de renda, com rendimento bruto de 10%, ao final do primeiro ano você teria 1.782.000, quando, para ficar pau a pau com a inflação, você teria de fechar o primeiro ano com 1.846.800. Isso só para acompanhar a inflação e seu montante não perder o valor de compra, o que não é nem recomendado, pois o crescimento deve exceder a inflação, preferencialmente.

O máximo que você conseguiria pegar, anualmente, sem comprometer seu montante inicial, seriam 72.000 anuais, neste caso. Mais que isso e você está dilapidando o seu patrimônio, o que, no longo prazo, vai fazer você depender de trabalhar novamente.

Quando pensamos em independência financeira, nunca podemos pensar em retiradas que comprometam o crescimento do montante, a menos que seja uma estratégia kamikaze, pois com certeza logo a fonte secará.

Como você, também sou funcionário público, então sabemos que, se nada mais der certo, pelo menos temos o nosso garantido no fim do mês, mas, mesmo assim, a ideia da independência financeira é largar tudo e viver só de renda, então se você almeja isto também, sugiro olhar com carinho para estas técnicas e protocolos mais usados e comprovados.

Acabei de fazer CDP prefix 12% a.a. o que dá 10% liquido a.a (sem descontar ainda a inflação claro).
Mas assumindo que vamos ter inflação abaixo da meta esse ano e quem sabe tambem ano que vem, está otimo.

De resto, saques de 180k em 1.8mm é doideira mesmo.

E se fosse FP como vc, tiraria licenca a cada 2 anos, não sei bem se é facil em qualquer cargo mas tenho uma amiga que faz isso. Qualidade de vida.
Mercado privado é um inferno.
 


quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Aqui no sul se eu tivesse grana agora faria umas 10 kitnets pra alugar, tem bastante gente que vem de outros estados pra trampar aqui, kitnets sempre lotadas por aqui.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Aqui no sul se eu tivesse grana agora faria umas 10 kitnets pra alugar, tem bastante gente que vem de outros estados pra trampar aqui, kitnets sempre lotadas por aqui.
Meu condomínio é central de estudantes, até da China.

Vou querer estudar se a melhor opção quando eu mudar de sede vai ser vender o apê ou deixar para alugar, já que pretendo morar na empresa.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
nem ferrando que você vai topar parar de trabalhar para viver com 60.000 anuais, que, sinceramente, é uma miséria. Ora, seu padrão de vida já estará muito alto, de forma que não vai topar viver com 1/2 ou 1/3 do padrão que conquistou. Isso não existe, no meu modo de ver.

Eu digo isso pois sou uma pessoa super simples, não ostento, nem carro eu tenho, e, embora tenha ultrapassado esse valor investido de 2 milhões há muito tempo, não consigo nem cogitar parar de trabalhar agora retirando 3% anuais. Seu padrão invariavelmente muda, e não tou falando de exagero ou ostentação.
É dificil acreditar que isso seria uma miseria, depende da perspectiva, de onde a pessoa mora, custo de vida dela, se tem filhos, quantos filhos tem, luxos que tem, etc, até entendo esse ponto de que quanto mais a pessoa tem mais vai achar coisa pra gastar, mesmo que nao seja 100% em luxos, mas mesmo assim se nao tiver filhos eu acho que daria.

Mas tem sim como conseguir bastante grana sem aumentar o custo de vida pra algo tao alto a ponto de 5000 mensais virarem uma miseria..
Em outro post tu disse que nem 10 mil mensais da pra parar de trabalhar, mas ai foi vc que aumentou o teu custo de vida pra c***lho e agora nao aceita mais diminuir ele, e ninguem aceitaria né por isso muitos tomam cuidado nessa questao.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
É dificil acreditar que isso seria uma miseria, depende da perspectiva, de onde a pessoa mora, custo de vida dela, se tem filhos, quantos filhos tem, luxos que tem, etc, até entendo esse ponto de que quanto mais a pessoa tem mais vai achar coisa pra gastar, mesmo que nao seja 100% em luxos, mas mesmo assim se nao tiver filhos eu acho que daria.

Mas tem sim como conseguir bastante grana sem aumentar o custo de vida pra algo tao alto a ponto de 5000 mensais virarem uma miseria..
Em outro post tu disse que nem 10 mil mensais da pra parar de trabalhar, mas ai foi vc que aumentou o teu custo de vida pra c***lho e agora nao aceita mais diminuir ele, e ninguem aceitaria né por isso muitos tomam cuidado nessa questao.

Cara não é difícil de entender a lógica.

Quando você chega no patamar que tem milhões guardados/investidos, você quer qualidade de vida. Você quer comer do bom e do melhor, quer viajar para diferentes lugares, seja do Brasil ou do mundo, com conforto. Quer férias estendidas. Você quer viver bem, em um lugar bom, seja casa ou apartamento, e que seja bem localizado.

Não tem jeito. Se você gosta de carros (não é o meu caso), vai querer carrão. Se você gosta de tecnologia (meu caso), vai querer computador top de linha, casa inteligente, sistemas de audiovisual atualizados, robôs para limpar a casa. Se você gosta de viagens, vai querer rodar o mundo. Se gosta de gastronomia, vai querer ir aos bons restaurantes ou comprar bons ingredientes para cozinhar. Se é chegado em hobbies ou esportes, certamente vai querer os melhores equipamentos para exercer. Eu, por exemplo, pinto miniaturas. Não aceito menos do que os melhores pincéis, tintas etc, e isso é caro. Se gosta de games ou jogos de tabuleiro, vai querer sempre estar com o que há de mais novo. E por aí vai.

O dinheiro acumulado fatalmente te traz um estilo de vida do qual não tem como voltar atrás. E não estou falando em ostentar. Pode ver que aí em cima nada que falei é pura ostentação, não se trata disso. Eu mesmo não tenho carros, mas gasto bastante com tecnologia, viagens, jogos de tabuleiro e meus hobbies.

Pois bem. Uma vez que você alcançou tudo isso, simplesmente parar do nada e reduzir drasticamente sua renda mensal é impossível, por mais simples que você seja. Eu mesmo não tenho carro, só uso transporte público, sou um cara simples.

A parte difícil da coisa é que você só entende isso quando chega nesse patamar. Antes do primeiro milhão, por exemplo, a gente acha que vai conseguir parar e viver com uma rendinha x e ficar de boa. Balela. Depois do primeiro você vai correr atrás do segundo, e depois o terceiro e por aí vai. E a todo momento sua qualidade de vida vai aumentando. Você se acostuma pois é muito bom. Dá para parar? Dá. Mas para quem é milionário é impensável parar com 5.000 por mês por exemplo, nem 10.000; simplesmente não existe. Você não vai achar nenhum milionário que pense assim, isso eu garanto.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Cara não é difícil de entender a lógica.

Quando você chega no patamar que tem milhões guardados/investidos, você quer qualidade de vida. Você quer comer do bom e do melhor, quer viajar para diferentes lugares, seja do Brasil ou do mundo, com conforto. Quer férias estendidas. Você quer viver bem, em um lugar bom, seja casa ou apartamento, e que seja bem localizado.

Não tem jeito. Se você gosta de carros (não é o meu caso), vai querer carrão. Se você gosta de tecnologia (meu caso), vai querer computador top de linha, casa inteligente, sistemas de audiovisual atualizados, robôs para limpar a casa. Se você gosta de viagens, vai querer rodar o mundo. Se gosta de gastronomia, vai querer ir aos bons restaurantes ou comprar bons ingredientes para cozinhar. Se é chegado em hobbies ou esportes, certamente vai querer os melhores equipamentos para exercer. Eu, por exemplo, pinto miniaturas. Não aceito menos do que os melhores pincéis, tintas etc, e isso é caro. Se gosta de games ou jogos de tabuleiro, vai querer sempre estar com o que há de mais novo. E por aí vai.

O dinheiro acumulado fatalmente te traz um estilo de vida do qual não tem como voltar atrás. E não estou falando em ostentar. Pode ver que aí em cima nada que falei é pura ostentação, não se trata disso. Eu mesmo não tenho carros, mas gasto bastante com tecnologia, viagens, jogos de tabuleiro e meus hobbies.

Pois bem. Uma vez que você alcançou tudo isso, simplesmente parar do nada e reduzir drasticamente sua renda mensal é impossível, por mais simples que você seja. Eu mesmo não tenho carro, só uso transporte público, sou um cara simples.

A parte difícil da coisa é que você só entende isso quando chega nesse patamar. Antes do primeiro milhão, por exemplo, a gente acha que vai conseguir parar e viver com uma rendinha x e ficar de boa. Balela. Depois do primeiro você vai correr atrás do segundo, e depois o terceiro e por aí vai. E a todo momento sua qualidade de vida vai aumentando. Você se acostuma pois é muito bom. Dá para parar? Dá. Mas para quem é milionário é impensável parar com 5.000 por mês por exemplo, nem 10.000; simplesmente não existe. Você não vai achar nenhum milionário que pense assim, isso eu garanto.
É se for ver desse lado concordo, é que nao da pra ter nocao sem estar lá, mas entendi, e se for usar outra perspectiva da pra ver que é isso aí mesmo, tipo um exemplo bem extremo que seria um morador de rua ver uma pessoa de classe b/c e os custos de vida dela, o morador de rua ia achar que seria o paraíso estar no lugar do outro.

Mas por outro lado é foda tambem, o cara sempre vai querer mais e mais, tem que ver a hora de parar dai pra aproveitar se nao foge da tal corrida dos ratos mas acaba em outro ciclo sem fim de acumular cada vez mais e aumentar custo de vida cada vez mais, e isso nao deve ter fim.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.548
Pontos
1.024
O sonho eu tenho, mas o planejamento não vai bem não. Precisa de muita grana pra conseguir chegar lá e sempre que começo a juntar, por alguma razão eu acabo gastando tudo.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
Cara não é difícil de entender a lógica.

Quando você chega no patamar que tem milhões guardados/investidos, você quer qualidade de vida. Você quer comer do bom e do melhor, quer viajar para diferentes lugares, seja do Brasil ou do mundo, com conforto. Quer férias estendidas. Você quer viver bem, em um lugar bom, seja casa ou apartamento, e que seja bem localizado.

Não tem jeito. Se você gosta de carros (não é o meu caso), vai querer carrão. Se você gosta de tecnologia (meu caso), vai querer computador top de linha, casa inteligente, sistemas de audiovisual atualizados, robôs para limpar a casa. Se você gosta de viagens, vai querer rodar o mundo. Se gosta de gastronomia, vai querer ir aos bons restaurantes ou comprar bons ingredientes para cozinhar. Se é chegado em hobbies ou esportes, certamente vai querer os melhores equipamentos para exercer. Eu, por exemplo, pinto miniaturas. Não aceito menos do que os melhores pincéis, tintas etc, e isso é caro. Se gosta de games ou jogos de tabuleiro, vai querer sempre estar com o que há de mais novo. E por aí vai.

O dinheiro acumulado fatalmente te traz um estilo de vida do qual não tem como voltar atrás. E não estou falando em ostentar. Pode ver que aí em cima nada que falei é pura ostentação, não se trata disso. Eu mesmo não tenho carros, mas gasto bastante com tecnologia, viagens, jogos de tabuleiro e meus hobbies.

Pois bem. Uma vez que você alcançou tudo isso, simplesmente parar do nada e reduzir drasticamente sua renda mensal é impossível, por mais simples que você seja. Eu mesmo não tenho carro, só uso transporte público, sou um cara simples.

A parte difícil da coisa é que você só entende isso quando chega nesse patamar. Antes do primeiro milhão, por exemplo, a gente acha que vai conseguir parar e viver com uma rendinha x e ficar de boa. Balela. Depois do primeiro você vai correr atrás do segundo, e depois o terceiro e por aí vai. E a todo momento sua qualidade de vida vai aumentando. Você se acostuma pois é muito bom. Dá para parar? Dá. Mas para quem é milionário é impensável parar com 5.000 por mês por exemplo, nem 10.000; simplesmente não existe. Você não vai achar nenhum milionário que pense assim, isso eu garanto.

este post é perfeito.

me lembro da época da faculdade, morava em república e o principal rango era strogonoff de frango, lembro que fazíamos direto, era o melhor custo x benefício. Esses tempos atrás resolvi fazer um strogonoff aq em casa e c***lho, gastei uma fortunaaaaaaaaa. Isso que nem tenho grana, apenas melhorei um pouco em relação à época da facul. Realmente, é o mesmo prato, mas os ingredientes são completamente diferentes e convenhamos, não dá pra voltar para aquele strogonoff que eu fazia nas antigas...

No futebol (meu hobby), mesma coisa, antes eu só usava chuteiras da mathaus, era de couro e costurada, pagava 100 reais e durava anos, hoje eu tenho coleção de chuteiras, cada jogo vou com uma. Na balada mesma coisa, antes era só balalaika e askov sabores e já chegava louco pra 'só manter', hj chega e quer vodka boa, uisque e energético... rsrs
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
É se for ver desse lado concordo, é que nao da pra ter nocao sem estar lá, mas entendi, e se for usar outra perspectiva da pra ver que é isso aí mesmo, tipo um exemplo bem extremo que seria um morador de rua ver uma pessoa de classe b/c e os custos de vida dela, o morador de rua ia achar que seria o paraíso estar no lugar do outro.

Mas por outro lado é foda tambem, o cara sempre vai querer mais e mais, tem que ver a hora de parar dai pra aproveitar se nao foge da tal corrida dos ratos mas acaba em outro ciclo sem fim de acumular cada vez mais e aumentar custo de vida cada vez mais, e isso nao deve ter fim.

Não resolve nada ficar pensando assim, só dá ansiedade. O sujeito pode ser milhonário e ainda estar trabalhando, mas como ele mesmo disse, vive com tudo do bom e do melhor. Ele não quer reduzir o padrão de vida, e também não atingiu o ponto em que a renda passiva cobre o padrão de vida que ele quer sustentar para o resto da vida.

Isso é muito individual. Cada um terá o seu próprio teto para essas coisas. Penso que só atrapalha ficar pensando nessa coisas antes da hora, você acaba criando uma ansiedade e colocando problemas onde não há. Ficar pensando "poxa ser milhonário mesmo assim não vai resolver" vai é desestimular de percorrer o longo caminho para chegar lá.

Isso é problema de rico. Se não é rico, não tens motivo para ter tal preocupação. Eu ainda tenho meus problemas de pobre pra resolver primeiro. O dia que eu for rico, aí sim dedico tutano pra queimar nessas equações exatas.

Do modo que eu vejo a independência financeira não chega de uma vez quando se atinge um valor X de dinheiro acumulado, é um conjunto de fatores muito individual.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.509
Reações
12.551
Pontos
453
2929e5a6396d44c205d17e1b8f38e14e.jpg
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Não resolve nada ficar pensando assim, só dá ansiedade. O sujeito pode ser milhonário e ainda estar trabalhando, mas como ele mesmo disse, vive com tudo do bom e do melhor. Ele não quer reduzir o padrão de vida, e também não atingiu o ponto em que a renda passiva cobre o padrão de vida que ele quer sustentar para o resto da vida.

Isso é muito individual. Cada um terá o seu próprio teto para essas coisas. Penso que só atrapalha ficar pensando nessa coisas antes da hora, você acaba criando uma ansiedade e colocando problemas onde não há. Ficar pensando "poxa ser milhonário mesmo assim não vai resolver" vai é desestimular de percorrer o longo caminho para chegar lá.

Isso é problema de rico. Se não é rico, não tens motivo para ter tal preocupação. Eu ainda tenho meus problemas de pobre pra resolver primeiro. O dia que eu for rico, aí sim dedico tutano pra queimar nessas equações exatas.

Do modo que eu vejo a independência financeira não chega de uma vez quando se atinge um valor X de dinheiro acumulado, é um conjunto de fatores muito individual.
Ah sim, mas isso que falei ali é pq atualmente ja penso assim até mas em proporcoes menores, nao em valores tao distantes assim, por exemplo a um tempo atras eu achava bastante coisa alcançar um certo valor, consegui e achei pouco e agora quero mais, e mais, meses atras eu pensei: "se chegar em tal valor eu vou ate diminuir o ritmo de trabalho pq vai ser muito bom já", cheguei e to achando normal, pouco até, e botei uma meta maior, e agora penso que quando chegar lá vai ser o suficiente por enquanto, que vou dar uma descansada, só que eu sei que na hora nao vou pensar assim, e vai indo..

Por isso to pensando daquele jeito que falei ali, mas isso ta gerando uma ansiedade fudida, to a uns 10 meses sem tirar 1 dia inteiro de descanso nem fim de semana, pq tenho que bater minhas metas individuais e nao quero me arrepender depois, só que quando chego perto de uma meta eu crio outra e parece que isso vai se repetir infinitamente lol.

Dai eu atualmente penso que até quando chegar em valores bem altos iria continuar sendo assim.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Cara não é difícil de entender a lógica.

Quando você chega no patamar que tem milhões guardados/investidos, você quer qualidade de vida. Você quer comer do bom e do melhor, quer viajar para diferentes lugares, seja do Brasil ou do mundo, com conforto. Quer férias estendidas. Você quer viver bem, em um lugar bom, seja casa ou apartamento, e que seja bem localizado.

Não tem jeito. Se você gosta de carros (não é o meu caso), vai querer carrão. Se você gosta de tecnologia (meu caso), vai querer computador top de linha, casa inteligente, sistemas de audiovisual atualizados, robôs para limpar a casa. Se você gosta de viagens, vai querer rodar o mundo. Se gosta de gastronomia, vai querer ir aos bons restaurantes ou comprar bons ingredientes para cozinhar. Se é chegado em hobbies ou esportes, certamente vai querer os melhores equipamentos para exercer. Eu, por exemplo, pinto miniaturas. Não aceito menos do que os melhores pincéis, tintas etc, e isso é caro. Se gosta de games ou jogos de tabuleiro, vai querer sempre estar com o que há de mais novo. E por aí vai.

O dinheiro acumulado fatalmente te traz um estilo de vida do qual não tem como voltar atrás. E não estou falando em ostentar. Pode ver que aí em cima nada que falei é pura ostentação, não se trata disso. Eu mesmo não tenho carros, mas gasto bastante com tecnologia, viagens, jogos de tabuleiro e meus hobbies.

Pois bem. Uma vez que você alcançou tudo isso, simplesmente parar do nada e reduzir drasticamente sua renda mensal é impossível, por mais simples que você seja. Eu mesmo não tenho carro, só uso transporte público, sou um cara simples.

A parte difícil da coisa é que você só entende isso quando chega nesse patamar. Antes do primeiro milhão, por exemplo, a gente acha que vai conseguir parar e viver com uma rendinha x e ficar de boa. Balela. Depois do primeiro você vai correr atrás do segundo, e depois o terceiro e por aí vai. E a todo momento sua qualidade de vida vai aumentando. Você se acostuma pois é muito bom. Dá para parar? Dá. Mas para quem é milionário é impensável parar com 5.000 por mês por exemplo, nem 10.000; simplesmente não existe. Você não vai achar nenhum milionário que pense assim, isso eu garanto.
O grande ponto será o seu estilo de vida, das pessoas ao seu redor e do controle de gastos.

Quando a pessoa tem boas condições financeira, vai querer usufruir cada vez mais de coisas boas, até para ver um "sentido" de toda essa luta (muitas pessoas com grana que não fazem isso, acabam sofrendo depressão e até mesmo se suicidam). Normal querer ir mais vezes no Outback da vida, ter um carro legal, andar com roupas de boa qualidade, viajar para outros países, ir para shows e outros. Só precisa ter um equilíbrio financeiro de gastos para não ficar algo descontrolado e não sair do controle. Um exemplo seria a questão de vestimentas, já que a pessoa não precisa gastar com diversas roupas para se sentir bem (eu antes costumava comprar muita camisa de futebol, super desperdício de grana) e sim em poucas peças, podendo ser de excelente qualidade, que já lhe satisfaça. Não precisa viajar todo mês para fora, mas faz uma super viagem legal uma vez por ano. Assim vai em outros exemplos.

O problema é que muitos acabam absorvendo o pensamento de pessoas muito gastadeiras e sempre estipulando um padrão de vida maior, aí acabam achando pouca grana mesmo recebendo bem. Tem como a pessoa viver de certos "luxos", mas sempre de maneira equilibrada e racional.
 

geojordan

Novato
Mensagens
5
Reações
10
Pontos
13
No fim das contas é tudo muito pessoal.

Entendo a logica do querer do bom e do melhor, mas não compartilho dessa visão.
Hoje sou milionario e vivo feliz com o mesmo padrão de vida que tinha ao começar a vida, com uma ou outra aquisicao mais pomposa (que se rara, se dilui no tempo). Viajo todo ano, etc. Ponto.
Não tenho e nunca tive a ideia de querer sempre o melhor. Pra mim é contraditario querer independência financeira e usufruir de todos os "beneficios" do capitalismo e consumo ao mesmo tempo. Acho que isso faz sentido pra quem tem a sorte por exemplo de ganhar muito bem, ter emprego estável e estar feliz. Então não tem pq juntar dinheiro alem de uma aposentadoria futura, na velhice.
A indenpendencia financeira acho que tem q vir junto a um pensamento de fazer concessões por um bem maior, a liberdade. A motivação dela vem de não querer passar 10 horas num escritorio o resto da vida, ou estar num trabalho que não ve um proposito e, principalmente, aproveitar a vida enquanto novo. Pra isso vc junta dinheiro e troca a "segurança" do emprego e salario no fim do mes por escolher o que vc quer fazer. Tem que estar preparado para abrir mão de algumas coisas, idealmente de forma eventual, é claro.
Não consigo conceber por exemplo pessoas que querem independencia financeira mas querem manter um padrão alto custo, comendo em restaurante fino todo final de semana. A não ser que ganhe muitissimo dinheiro, essa grana só vai chegar quando vc tiver uma idade avançada.
Então todo o conceito envolve viver de forma simples e minimalista desde o inicio, de forma natural. Se vc cresce com a ideia de quanto mais ganho, mais gasto pra ter retorno sobre o sacrificio, já era. É uma mudança de mentalidade mais do que qualquer coisa.

Reusmindo:
Opção 1: filosofia do "quanto mais se ganha/investe, mais se gasta, quero do bom e do melhor", então:
1)seus custos aumentam com o tempo
2)logo vc junta menos dinheiro (juntaria mais se mantivesse o mesmo padrão)
3)juntando menos dinheiro e custos maiores vc aumenta o montante necessario e o tempo para chegar no montante necessario para viver com a renda
4)basicamente, tudo trabalha contra voce. a independencia vai chegar na velhice.

Opção 2: filosofia da vida simples e manutençao do basico e confortavel:
1)seus custos se mantem os mesmos com o tempo (+ inflacao)
2)vc junta mais dinheiro (cada aumento de salario é mais dinheiro trabalhando pra vc)
3)juntando mais e tendo um bolo que rende cada vez mais, mantendo os custos, muito mais rapido vc chega no montante necessario.
4)tenha liberdade ainda jovem.

Não tem regra. Entendo a logica da opção 1. Mas sou da opção 2.
abraços
 
Ultima Edição:
Topo Fundo