O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"O suicídio é um ato de egoísmo" - Você concorda?

Qual é a sua opinião sobre a moralidade do suicídio?


  • Total voters
    63

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.873
Reações
35.146
Pontos
503
Muitos consideram que suicídio é um ato de egoísmo, alegando que quem o praticar irá entristecer suas famílias e amigos. Entretanto, uma pessoa que sofre depressão deve ser obrigada a continuar vivendo contra sua vontade? É importante lembrar que muitos dos que tentam cometer suicídio falham, e motivos desse fato podem incluir falta de conhecimento, falta de acesso a determinados métodos, e ainda medo ou nervosismo no momento da tentativa.

Observação: criei este tópico para discutir a moralidade do suicídio. Caso alguns usuários queiram ajuda para superar problemas como depressão, acredito que o ideal seja utilizar outro tópico.

Sobre a legalidade do suicídio por país:

UaZQ71cH4jTBLVidO3ES3ODFOY06itK3ENbuSBLQrJE.png


Sobre a taxa de suicídio por país:

Global_AS_suicide_rates_bothsexes_2016.png
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Suicídio motivado por depressão eu sou veementemente contra, mas quando o motivo é alguma doença degenerativa daí eu sou a favor do suicídio assistido, se for a vontade do paciente.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
sou a favor da eutanásia não do suicídio.

inclusive votei nisso mas não concordo com essa mistura de palavras.

pode parecer semântica, mas é preciso separar um ato puramente egoísta (suicídio) de um ato humanitário (eutanásia).
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Não é tão simples que dê pra colocar resumir tudo em uma frase. Pode ser como não pode ser, é um tema bem complexo.

Existe muita motivação diferente para suicídio, desde depressão, dor, desespero e além. Eu não acho que os jumpers do World Trade Center por exemplo foram egoístas. Também não acho que é possível falar em egoísmo em relação a quem tem depressão profunda.

Levando em conta o bom senso, muita coisa do que se diz sobre suicídio também pode ser dita sobre quem se sacrifica, então se suicídio é o "caminho fácil", isso meio que também invalida muito da moralidade do sacrifício (que, por definição, está no oposto do espectro de egoísmo).

Enfim, não é um tema fácil e é um porre de discutir em fórum porque as pessoas são muito emocionais a respeito.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Egoismo puro e simples, é a cartada final do ego.

Você se livra da sua dor e passa para os outros, mas não é pra qualquer um, você passa a sua dor para as pessoas que te amam.

Não há covardia maior.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
É Livre Arbítrio, mas era melhor verificar a causa para isso em vez de fica julgando.

E eutanásia não é o mesmo que suicídio.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Eu votei, mas lendo depois eu acho que não entendi. A pergunta é se eu aceito o suicídio como "remédio" ou se a pessoa se suicida e eu acho OK (se a ação de suicídio é aceitável, no caso votei nos casos de depressão e frustração, porque foi o que entendi)?

Se for a primeira, não aceito. Procure tratamento. É foda, mas é possível voltar a vida normal com ajuda. Busque auxílio.
Se for a segunda, sim, aceito. Pra pessoa conseguir ir contra os próprios instintos de sobrevivência é porque é pessoa tá com o psicológico no lixo. Não consigo julgar a ação suicida. Não considero covardia, aliás, tem que ter muita coragem pra fazer isso. Não é fácil tomar essa decisão assim. A pessoa pensa nos outros, sim, mas a pessoa tá tão fudida na mente que isso faz diferença zero.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.873
Reações
35.146
Pontos
503
Eu votei, mas lendo depois eu acho que não entendi. A pergunta é se eu aceito o suicídio como "remédio" ou se a pessoa se suicida e eu acho OK (se a ação de suicídio é aceitável, no caso votei nos casos de depressão e frustração, porque foi o que entendi)?

Se for a primeira, não aceito. Procure tratamento. É foda, mas é possível voltar a vida normal com ajuda. Busque auxílio.
Se for a segunda, sim, aceito. Pra pessoa conseguir ir contra os próprios instintos de sobrevivência é porque é pessoa tá com o psicológico no lixo. Não consigo julgar a ação suicida. Não considero covardia, aliás, tem que ter muita coragem pra fazer isso. Não é fácil tomar essa decisão assim. A pessoa pensa nos outros, sim, mas a pessoa tá tão fudida na mente que isso faz diferença zero.

Segunda opção.

Gostaria de ter colocado mais detalhes, mas não pude fazê-lo devido ao limite de caracteres. Isso também vale para a diferença entre "suicídio", "suicídio assistido" e "eutanásia" que alguns estão mencionando.

Egoismo puro e simples, é a cartada final do ego.

Você se livra da sua dor e passa para os outros, mas não é pra qualquer um, você passa a sua dor para as pessoas que te amam.

Não há covardia maior.

E se a pessoa que considera suicídio não tiver amigos e nem uma relação ativa com a própria família? Continuaria sendo egoísmo?
 
Ultima Edição:

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Liberdade individual que deixa danos a terceiros.

Ta serto.
Acho triste querer acabar com a própria vida porque a pessoa vai deixar de ver tanta coisa, então é triste... E ponto.

Viver é curtir essa oportunidade unica de.... viver, não uma obrigação e muito menos uma obrigação à terceiros, que coisa mais egoísta de se pensar.
 

Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
Biblicamente e para quem acredita. Retamente uma resposta direcionada.
Lhe foi dado a vida, você tira-la de sí mesmo e de outrem é ir contra a vida.

Fica a questão no ar: Você é a favor ou contra a vida?
Dependente da resposta é justificativa atrás de justificativa!

Analisando outra questão, Todos merecem o benefício da dúvida e uma segunda chance. Concorda ou não?

Bom, boa sorte e noite a todos!
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.435
Reações
4.512
Pontos
1.154
É Livre Arbítrio, mas era melhor verificar a causa para isso em vez de ficar julgando.

E eutanásia não é o mesmo que suicídio.

Sim, existe vários fatores de riscos, muitos responderiam que não tem intenção, mas se algo desencadear uma reação exacerbada, qualquer um pode acabar fazendo, principalmente se a saúde mental já está comprometida.
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
não concordei com a enquete...como assim aceitável?
Interromper a vida nunca pode ser aceitável.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
Não acho que seja egoísmo e também acho aceitável em qualquer situação, a vida da pessoa é dela, não dos outros. Cada um deve fazer o que bem entender com a própria vida sem ninguém se meter, mesmo porque ninguém vai viver pela pessoa

os assassinos de Suzano curtiram esse post antes de se matarem.

se suicídio é aceitável em qualquer situação, então matar alguém, se arrepender e se matar é aceitável.

se é aceitável em casos de depressão e frustração com a vida, então é aceitável matar todos os doentes depressivos, ignorando tratamento e ajuda.

fucking lógica essa.

suicídio é um ato e nenhum ato é justificável por si só.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
O suicídio sempre é medonho. Pq ele é o sentimento de anulação do ser. Tenebroso. O suicida mata de alguma forma as pessoas que tem uma relação próxima com ele.

Já diferente do Mártir que cria vida por meio do seu sacrifício.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Concordo. Nossa vida não é apenas nossa. Mas a "moral" disso é subjetiva, assim como qualquer outra.

Segunda opção.

Gostaria de ter colocado mais detalhes, mas não pude fazê-lo devido ao limite de caracteres. Isso também vale para a diferença entre "suicídio", "suicídio assistido" e "eutanásia" que alguns estão mencionando.


E se a pessoa que considera suicídio não tiver amigos e nem uma relação ativa com a própria família? Continuaria sendo egoísmo?
Não.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.873
Reações
35.146
Pontos
503
não concordei com a enquete...como assim aceitável?
Interromper a vida nunca pode ser aceitável.

Então a primeira opção é a mais adequada para você.

Eu acho que a enquete está abrangente o suficiente, cobrindo quem acha que suicídio nunca é válido, quem acha que sempre é válido, e quem só acha que é válido em casos específicos.

Sobre o "aceitável", estou falando de um ponto de vista moral, e não sobre incentivar pessoas a cometer o ato.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.417
Reações
104.059
Pontos
2.419
E não seria egoísmo querer que o outro prolongue o seu sofrimento se mantendo vivo, sendo que viver não lhe interessa mais?

Não vejo suicídio como egoísmo, obviamente a pessoa que abre mão de viver está em um estado emocional terrível, a morte é pra colocar fim ao sofrimento.

Eu pessoalmente acho errado se matar pq sou cristão, mas eu consigo entender pq alguns vão por esse caminho, embora muitas vezes acho que uma mão estendida na hora certa pode impedir que aconteça.

No fundo eu acho que ninguém se mata se enxergar uma luz no fim do túnel, o suicídio é quando a pessoa acha que não tem saída mais.
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
Então a primeira opção é a mais adequada para você.

Eu acho que a enquete está abrangente o suficiente, cobrindo quem acha que suicídio nunca é válido, quem acha que sempre é válido, e quem só acha que é válido em casos específicos.

Sobre o "aceitável", estou falando de um ponto de vista moral, e não sobre incentivar pessoas a cometer o ato.

Bom, eu usaria outras palavras pra perguntar sobre suicídio, mas de qualquer forma eu entendi. ps>so não concordo mesmo

oloko moralmente como seres humanos isso não pode ser aceitável
que pena que tem países e pessoas que pensam assim
devem ser reptilianos.

Eu acho que você aceitar isso é você renunciar o amor ao próximo e a sua humanidade.
JAMAIS isso pode ser aceitável, devemos ajudar aquele que está nesse estado e não chutar precipício abaixo.
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
E não seria egoísmo querer que o outro prolongue o seu sofrimento se mantendo vivo, sendo que viver não lhe interessa mais?

Não vejo suicídio como egoísmo, obviamente a pessoa que abre mão de viver está em um estado emocional terrível, a morte é pra colocar fim ao sofrimento.

Se eles soubessem que tem vida após a morte e que o sofrimento continua do outro lado.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
os assassinos de Suzano curtiram esse post antes de se matarem.

se suicídio é aceitável em qualquer situação, então matar alguém, se arrepender e se matar é aceitável.

se é aceitável em casos de depressão e frustração com a vida, então é aceitável matar todos os doentes depressivos, ignorando tratamento e ajuda.

fucking lógica essa.

suicídio é um ato e nenhum ato é justificável por si só.
Será que pra pessoa chegar a esse ponto da vida dela, vale mesmo a pena continuar vivendo?

Um adendo que eu esqueci, como falaram aí em cima, se não manchar mais ninguém junto, acho aceitável
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.417
Reações
104.059
Pontos
2.419
Se eles soubessem que tem vida após a morte e que o sofrimento continua do outro lado.
Pois é, mas nem todos acreditam nisso.

No mais tem a depressão que é um negócio muito sério, alguém em depressão profunda pode em um momento de desespero jogar tudo pro alto, o sofrimento é tão grande que mesmo temendo o que vem depois da morte, ela só quer parar de sentir aquilo.
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.435
Reações
4.512
Pontos
1.154
E não seria egoísmo querer que o outro prolongue o seu sofrimento se mantendo vivo, sendo que viver não lhe interessa mais?

Não vejo suicídio como egoísmo, obviamente a pessoa que abre mão de viver está em um estado emocional terrível, a morte é pra colocar fim ao sofrimento.

Eu pessoalmente acho errado se matar pq sou cristão, mas eu consigo entender pq alguns vão por esse caminho, embora muitas vezes acho que uma mão estendida na hora certa pode impedir que aconteça.
Sim, é uma resposta exacerbada do cérebro a um determinado acontecimento/evento que junto com outros fatores resulta nessa decisão irracional. Esse estudo é bem interessante: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5293539/

66362

66364
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.834
Reações
3.613
Pontos
453
Engraçado que na antiguidade pessoal tinha um costume estranho de se matar (geralmente reis, membros do poder)
 
Topo Fundo