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O problema é que ele foi o diretor do TLOU. Se fosse o Hideo Kojima falando ou o Shigeru Myiamoto, todo mundo aplaudiria.
Não vejo problema algum no cara criticar, porra, se a OS em massa pode meter o pau em RDR2, por que um profissional renomado não pode?
Sim, o jogo dele é linear e scriptado, mas ele tem mais credenciais para falar isso que todos nós aqui. Ficaria tosco apenas se ele desse a entender que TLOU dá mais liberdade que RDR2, mas em nenhum momento ele parece ter dito isso.
Pelo que entendi, ele critica RDR2 pela sua própria proposta de ser um "simulador de velho-oeste" de proporções épicas, ou seja, o game dá a entender uma coisa, mas não é bem assim, segundo o direitor...já TLOU é um jogo com uma proposta linear, todos sabem e duvido que ele negue isto.
A proposta dos jogos da ND é serem lineares e cinematográficos, é claro que o jogo tem q ser scriptado. Já o RDR2 é um MUNDO ABERTO, ou seja, presume-se que o jogador tenha LIBERDADE para conduzir as missões, mas isso não acontece como criticou o ex-diretor. E ele tem TOTAL razão na sua crítica.
A diferença é que a proposta de TLoUs é ser um jogo linear, RDR é um jogo que se diz mundo aberto, mas você toma game over se se afastar demais no mapa durante uma missãoTlous é extremamente linear e é praticamente a própria descrição que ele fez do Red Dead 2.
Vc tem uma missão a cumprir ou um lugar para ir, nisso ou faz o que o jogo determina ou fica travado num local que não lhe permite nem retornar ao cenário anterior.
Sujo falando do mal lavado.
Parem de passar pano falando em proposta dos jogos. Ele fez uma crítica a todos os jogos.
"Diria que remover a escolha do jogador para alcançar 'histórias épicas' prejudica por completo o poder da interactividade. Por isso, acaba por NÃO ser épico pois acabo por ficar frustrado que o jogo não confie em mim."
O director de The Last of Us acrescentou ainda que, "assim sendo, estou simplesmente a cumprir requisitos para activar cutscenes."
A última parte ele fala algo que o last us faz, é experiência própria. Por sinal, algo que todo mundo aqui sempre criticou e a galera falava que estava errado.
Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Sim, mas ali é meio que uma crítica geral, não somente direcionada ao rdr. Meio que uma crítica de design. E sabemos que o The last of us também faz isso.Não, vc não entendeu a crítica dele, ambos os jogos punem os jogadores de acordo com suas decisões, a questão que ele levanta é que em RDR 2, vc tem que seguir aquele caminho especifico para ativar um gatilho de continuidade, naquela ocasião em específico ele não conseguiu improvisar mesmo que fora do caminho da história o jogo ofereça todas essas possibilidades.
No caso ele se referiu a flanquear o inimigo, algo que mesmo nos jogos da ND que são lineares, ainda assim permitem improvisar algumas situações, seja escolhendo ir só na bala ou usando cover/furtividade para ir de melee ou obter melhor ângulo e posicionamento para abater inimigos, não é uma crítica a jogos serem lineares, é uma crítica a ter que seguir uma linha tracejada que exige cadência em uma situação onde havia espaço para criar sua própria situação de jogo usando mecânicas de gameplay que já estão presentes no jogo desde o princípio, não está criticando uso de cutscenes, está criticando a forma como o jogo conduz e restringe gameplay para levar adiante a continuidade da história.
Outra coisa tb... criticar um aspecto nem sempre significa dizer que odiou o jogo por completo, ele ressaltou essa crítica mas tb exaltou todo resto do jogo, é uma questão de ser justo ao dar o peso correto aos prós e contras, cada um tem sua bússola para decidir o que lhe agrada, por isso acho toda essa discussão exagerada.
Sim, mas ali é meio que uma crítica geral, não somente direcionada ao rdr. Meio que uma crítica de design. E sabemos que o The last of us também faz isso.
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Mas aqui mesmo no tópico deram exemplos do last of us limitando. E só não vou dar mais exemplos para não dar spoilers.Não tortas, TLOU é linear em essência mas ainda assim permite ao jogador um certo nível de improvisação na forma como ativa os gatilhos de progressão, Uncharted, Gears of War e Splinter Cell tb são séries lineares, mas ainda assim oferecem ao jogador formas diversas para ir do ponto A ao ponto B usando todo o spectro de funções de controle que o jogo oferece, a crítica dele é quanto a restringir o uso de funções de controle já existentes no design geral do jogo nos momentos onde a história progride.
Mas aqui mesmo no tópico deram exemplos do last of us limitando. E só não vou dar mais exemplos para não dar spoilers.
Mas pega um simples: quando o jogo te força a andar para frente, apenas andar mesmo, sem poder fazer absolutamente nada (nem atirar), ele não está te limitando? Ele quer que você anda até um ponto para ativar uma cutscene
Eu ainda não joguei rdr2, mas tem jogos de mundo aberto que faz sentido dar gameover se você sair da zona.
Imagina que você vai salvar alguém e você chega no local, mas depois sai da zona. A pessoa que você iria salvar morreu, então faz total sentido o jogo dar gameover (o que não deve ser o caso do rdr2).
Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
e vc é que estaria criticando ..
Talvez...who knows?
pois é ... cada um de nós tem seus preferidos
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esse assunto ai me lembrou umas raivas que passei no the witcher, pq tinha de chegar num local do mapa, e eu queria ir de um jeito mas o geraldo sempre morria .. ai tive que ir do jeito que o jogo queria .... meio tosco isso
anos depois veio ao mundo .. Breath of Wild .. e é isso aí
E não pode falar? Ele antes de ser diretor é um jogador como qualquer um de nósO cara fez um filminho tosco e linear de zumbi, e quer falar de liberdade em jogo.
E não pode falar? Ele antes de ser diretor é um jogador como qualquer um de nós
A Critica é totalmente valida e uma coisa não isenta a outra. o problema é propagandear uma suposta liberdade que no fim você não tem, eu não lembro em nenhum momento dele ter dito que TLOU seria mundo aberto e no fim o jogo ter sido linear, tudo mundo sabia como era o jogo desde sempre.
Não deixa de ser verdade.
E uma coisa é quando um jogo que voce espera que seja linear é linear e outra coisa é quando um jogo open world te força a ser linear.
Isso mesmo, se o jogo se propõe a ser linear é ok quase ser um filminho sem gameplay, e se o jogo se propõe a ser openworld precisa ser o anarquismo em pessoa na questão liberdade.
Só na Outerspace para nego usar uma lógica dessas e ainda darem like...
Isso mesmo, se o jogo se propõe a ser linear é ok quase ser um filminho sem gameplay, e se o jogo se propõe a ser openworld precisa ser o anarquismo em pessoa na questão liberdade.
Só na Outerspace para nego usar uma lógica dessas e ainda darem like...
Existe uma ética dentro de qualquer segmento de que se você faz parte dele, você não fala mal de outras pessoas dentro desse mesmo segmento.
Por exemplo, um jogador de futebol em atividade não fala mal de outro jogador em atividade. Só depois da carreira encerrada é que eles começam a falar "fui melhor que fulano etc e tal".
Você não vê o Messi tecendo críticas ao Cristiano Ronaldo e vice-versa.
E por que essa ética? Ora, isso aqui não é boxe, UFC e muito menos WWE. Não é apenas por respeito. Ao fazer uma crítica como essa você se coloca em uma situação de alta responsabilidade. Agora que ele falou que há falta de liberdade em RDR2 ele será obrigado a dar toda, e desimpedida de qualquer limite, liberdade em The Last of Us 2. As pessoas vão lembrar dessa fala e vão fazer vídeos no youtube, gifs etc que vão expor cada limitação de controle em seus próximos jogos, mesmo que sejam coisas bobas que simplesmente fogem as propostas do game, serão mencionadas.
É mancada falar isso. Se você quer falar isso, deixe que outra pessoa fale e assine em seu lugar.