O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[O sujo falando do mal lavado]Director de The Last of Us critica a falta de liberdade em Red Dead Redemption 2

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Falou a verdade.

O jogo é open world, mas se você sair do caminho, passar da árvore x, a missão falha.
 

Ponce de Leon

Bam-bam-bam
Mensagens
9.108
Reações
9.478
Pontos
353
Ele tá 100% no direito de reclamar, até onde eu sei a ND não se presta a fazer jogo open world ou com esse tipo de liberdade.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
É complicado mesmo, cara.


Outro dia o Marcola reclamou da violência no Brasil.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
só vou rir, pq quando lembro do tlous a primeira coisa q me vem a mente foi na cena da turret que um zumbi ficou preso em alguma parte do cenario fora da minha vista e eu não podia nem sair da m**** da turret pra ir la matar ele, e nem o jogo tinha um mecanismo de segurança pra evitar soft lock caso um ou outro npc ficasse preso e nao tivesse mortes por um determinado tempo, qualquer coisa. tive que dar load e re-fazer essa parte b*sta tudo de novo, tudo por que o jogo é tão scriptado que voce nem pode sair da m**** da turret antes de exatamente TODOS os inimigos morrerem.
 

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.052
Reações
1.382
Pontos
854
Não vejo problema algum no cara criticar, porra, se a OS em massa pode meter o pau em RDR2, por que um profissional renomado não pode?

Sim, o jogo dele é linear e scriptado, mas ele tem mais credenciais para falar isso que todos nós aqui. Ficaria tosco apenas se ele desse a entender que TLOU dá mais liberdade que RDR2, mas em nenhum momento ele parece ter dito isso.

Pelo que entendi, ele critica RDR2 pela sua própria proposta de ser um "simulador de velho-oeste" de proporções épicas, ou seja, o game dá a entender uma coisa, mas não é bem assim, segundo o direitor...já TLOU é um jogo com uma proposta linear, todos sabem e duvido que ele negue isto.
 


Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Não vejo problema algum no cara criticar, porra, se a OS em massa pode meter o pau em RDR2, por que um profissional renomado não pode?

Sim, o jogo dele é linear e scriptado, mas ele tem mais credenciais para falar isso que todos nós aqui. Ficaria tosco apenas se ele desse a entender que TLOU dá mais liberdade que RDR2, mas em nenhum momento ele parece ter dito isso.

Pelo que entendi, ele critica RDR2 pela sua própria proposta de ser um "simulador de velho-oeste" de proporções épicas, ou seja, o game dá a entender uma coisa, mas não é bem assim, segundo o direitor...já TLOU é um jogo com uma proposta linear, todos sabem e duvido que ele negue isto.

Falar em "proposta" é algo meio complicado.

Claramente a proposta das missões no Red Dead Redemption 2 é ser scriptada e cinematográfica igual nos jogos da Naughty Dog.

Eu não gostei, também queria mais liberdade, mas os jogos da Rockstar nunca tiveram muitos elementos sandbox. Os mapas servem como ambientação.

É diferente por exemplo do Zelda Breath of the Wild onde a Nintendo te da as ferramentas e jogador decide o que fazer com elas para chegar ao objetivo final.
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
A proposta dos jogos da ND é serem lineares e cinematográficos, é claro que o jogo tem q ser scriptado. Já o RDR2 é um MUNDO ABERTO, ou seja, presume-se que o jogador tenha LIBERDADE para conduzir as missões, mas isso não acontece como criticou o ex-diretor. E ele tem TOTAL razão na sua crítica.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
A proposta dos jogos da ND é serem lineares e cinematográficos, é claro que o jogo tem q ser scriptado. Já o RDR2 é um MUNDO ABERTO, ou seja, presume-se que o jogador tenha LIBERDADE para conduzir as missões, mas isso não acontece como criticou o ex-diretor. E ele tem TOTAL razão na sua crítica.

Open world =/= sandbox
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
Tlous é extremamente linear e é praticamente a própria descrição que ele fez do Red Dead 2.

Vc tem uma missão a cumprir ou um lugar para ir, nisso ou faz o que o jogo determina ou fica travado num local que não lhe permite nem retornar ao cenário anterior.

Sujo falando do mal lavado.
A diferença é que a proposta de TLoUs é ser um jogo linear, RDR é um jogo que se diz mundo aberto, mas você toma game over se se afastar demais no mapa durante uma missão
 
Ultima Edição:

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Parem de passar pano falando em proposta dos jogos. Ele fez uma crítica a todos os jogos.

"Diria que remover a escolha do jogador para alcançar 'histórias épicas' prejudica por completo o poder da interactividade. Por isso, acaba por NÃO ser épico pois acabo por ficar frustrado que o jogo não confie em mim."

O director de The Last of Us acrescentou ainda que, "assim sendo, estou simplesmente a cumprir requisitos para activar cutscenes."


A última parte ele fala algo que o last us faz, é experiência própria. Por sinal, algo que todo mundo aqui sempre criticou e a galera falava que estava errado.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Parem de passar pano falando em proposta dos jogos. Ele fez uma crítica a todos os jogos.

"Diria que remover a escolha do jogador para alcançar 'histórias épicas' prejudica por completo o poder da interactividade. Por isso, acaba por NÃO ser épico pois acabo por ficar frustrado que o jogo não confie em mim."

O director de The Last of Us acrescentou ainda que, "assim sendo, estou simplesmente a cumprir requisitos para activar cutscenes."


A última parte ele fala algo que o last us faz, é experiência própria. Por sinal, algo que todo mundo aqui sempre criticou e a galera falava que estava errado.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Não, vc não entendeu a crítica dele, ambos os jogos punem os jogadores de acordo com suas decisões, a questão que ele levanta é que em RDR 2, vc tem que seguir aquele caminho especifico para ativar um gatilho de continuidade, naquela ocasião em específico ele não conseguiu improvisar mesmo que fora do caminho da história o jogo ofereça todas essas possibilidades.

No caso ele se referiu a flanquear o inimigo, algo que mesmo nos jogos da ND que são lineares, ainda assim permitem improvisar algumas situações, seja escolhendo ir só na bala ou usando cover/furtividade para ir de melee ou obter melhor ângulo e posicionamento para abater inimigos, não é uma crítica a jogos serem lineares, é uma crítica a ter que seguir uma linha tracejada que exige cadência em uma situação onde havia espaço para criar sua própria situação de jogo usando mecânicas de gameplay que já estão presentes no jogo desde o princípio, não está criticando uso de cutscenes, está criticando a forma como o jogo conduz e restringe gameplay para levar adiante a continuidade da história.

Outra coisa tb... criticar um aspecto nem sempre significa dizer que odiou o jogo por completo, ele ressaltou essa crítica mas tb exaltou todo resto do jogo, é uma questão de ser justo ao dar o peso correto aos prós e contras, cada um tem sua bússola para decidir o que lhe agrada, por isso acho toda essa discussão exagerada.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Não, vc não entendeu a crítica dele, ambos os jogos punem os jogadores de acordo com suas decisões, a questão que ele levanta é que em RDR 2, vc tem que seguir aquele caminho especifico para ativar um gatilho de continuidade, naquela ocasião em específico ele não conseguiu improvisar mesmo que fora do caminho da história o jogo ofereça todas essas possibilidades.

No caso ele se referiu a flanquear o inimigo, algo que mesmo nos jogos da ND que são lineares, ainda assim permitem improvisar algumas situações, seja escolhendo ir só na bala ou usando cover/furtividade para ir de melee ou obter melhor ângulo e posicionamento para abater inimigos, não é uma crítica a jogos serem lineares, é uma crítica a ter que seguir uma linha tracejada que exige cadência em uma situação onde havia espaço para criar sua própria situação de jogo usando mecânicas de gameplay que já estão presentes no jogo desde o princípio, não está criticando uso de cutscenes, está criticando a forma como o jogo conduz e restringe gameplay para levar adiante a continuidade da história.

Outra coisa tb... criticar um aspecto nem sempre significa dizer que odiou o jogo por completo, ele ressaltou essa crítica mas tb exaltou todo resto do jogo, é uma questão de ser justo ao dar o peso correto aos prós e contras, cada um tem sua bússola para decidir o que lhe agrada, por isso acho toda essa discussão exagerada.
Sim, mas ali é meio que uma crítica geral, não somente direcionada ao rdr. Meio que uma crítica de design. E sabemos que o The last of us também faz isso.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Sim, mas ali é meio que uma crítica geral, não somente direcionada ao rdr. Meio que uma crítica de design. E sabemos que o The last of us também faz isso.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Não tortas, TLOU é linear em essência mas ainda assim permite ao jogador um certo nível de improvisação na forma como ativa os gatilhos de progressão, Uncharted, Gears of War e Splinter Cell tb são séries lineares, mas ainda assim oferecem ao jogador formas diversas para ir do ponto A ao ponto B usando todo o spectro de funções de controle que o jogo oferece, a crítica dele é quanto a restringir o uso de funções de controle já existentes no design geral do jogo nos momentos onde a história progride.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Não tortas, TLOU é linear em essência mas ainda assim permite ao jogador um certo nível de improvisação na forma como ativa os gatilhos de progressão, Uncharted, Gears of War e Splinter Cell tb são séries lineares, mas ainda assim oferecem ao jogador formas diversas para ir do ponto A ao ponto B usando todo o spectro de funções de controle que o jogo oferece, a crítica dele é quanto a restringir o uso de funções de controle já existentes no design geral do jogo nos momentos onde a história progride.
Mas aqui mesmo no tópico deram exemplos do last of us limitando. E só não vou dar mais exemplos para não dar spoilers.

Mas pega um simples: quando o jogo te força a andar para frente, apenas andar mesmo, sem poder fazer absolutamente nada (nem atirar), ele não está te limitando? Ele quer que você anda até um ponto para ativar uma cutscene


Eu ainda não joguei rdr2, mas tem jogos de mundo aberto que faz sentido dar gameover se você sair da zona.

Imagina que você vai salvar alguém e você chega no local, mas depois sai da zona. A pessoa que você iria salvar morreu, então faz total sentido o jogo dar gameover (o que não deve ser o caso do rdr2).

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Mas aqui mesmo no tópico deram exemplos do last of us limitando. E só não vou dar mais exemplos para não dar spoilers.

Mas pega um simples: quando o jogo te força a andar para frente, apenas andar mesmo, sem poder fazer absolutamente nada (nem atirar), ele não está te limitando? Ele quer que você anda até um ponto para ativar uma cutscene


Eu ainda não joguei rdr2, mas tem jogos de mundo aberto que faz sentido dar gameover se você sair da zona.

Imagina que você vai salvar alguém e você chega no local, mas depois sai da zona. A pessoa que você iria salvar morreu, então faz total sentido o jogo dar gameover (o que não deve ser o caso do rdr2).

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Se ao invés de andar, vc fosse dando cambalhotas ou piruetas, ficaria melhor pra vc dessa forna? Afinal, naquele momento, o contexto pede que vc ande sem ter que fazer nada, não exige interação mais avançada, não exige lutas ou combate, foi assim que eles decidiram para aquela parte, diferente da situação no RDR 2 onde claramente ocorre um embate que não permite ao jogador usar funções de controle que são usadas em outros combates fora do fluxo da história central.

O exemplo de salvar a pessoa já diz tudo, aquela situação é urgente, não abre espaço para sair brincando no cenário achando que a NPC, que está subjugada, vai se salvar por conta própria, se vc insistir nessa estratégia, vai sacar que os criadores fizeram ela daquele jeito indefesa justamente para obrigar vc a ficar por perto naquele contexto, afinal, ela é vulnerável, pode morrer a qualquer momento, vc tem que ficar por perto para atrair a atenção dos inimigos para que eles percam o foco, se vc correr, eles não perdem o foco e matam ela, simples assim.

Exemplo simples de escolher forma de progredir, é ir na mão, ou matar de longe, no Gears of War, eu posso matar de longe com a metralhadora, ou usar a granada, mas se não tiver ammo, posso ir usando o cover um após o outro, chegar perto e usar a motoserra, esse é o pulo do gato da série, são funções de controle, da mesma forma que flanquear, é uma função de controle, como por exemplo, ao invés de ir em frente se escondendo, usando bala, vc despista o inimigo, pula por qualquer janela, procura a porta dos fundos, e surpreende o inimigo pelas costas, se o cenário permite essa possibilidade, ainda mais em um jogo aberto como RDR 2, é uma simples questão de ampliar pouca coisa os limites do campo de ação ali naquela missão.
 

Nelci

Bam-bam-bam
Mensagens
1.358
Reações
978
Pontos
209
Nem joguei ainda RDR2 mas no meu entender, a crítica não é válida pois isso é comum em open world.
Se afastar muito durante um objetivo = Missão falhou!
Qual é a surpresa?
Isso não tem que ser demérito assim como não há demérito em um jogo ser linear.
No fim, o que importa é o jogo agradar e ele agradou a maior parte do público.
Na época que joguei Tlou por exemplo, a única coisa que queria nele é que o mesmo fosse mais aberto e não tão linear mas isso era um ponto fraco do jogo? Não! Por que ele foi feito pra ser assim.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Talvez...who knows?

pois é ... cada um de nós tem seus preferidos

=========


esse assunto ai me lembrou umas raivas que passei no the witcher, pq tinha de chegar num local do mapa, e eu queria ir de um jeito mas o geraldo sempre morria .. ai tive que ir do jeito que o jogo queria .... meio tosco isso

anos depois veio ao mundo .. Breath of Wild .. e é isso aí :kcool
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Realmente essa cara não tem moral nenhuma pra falar disso.
Mas que as missões de RDR 2 são extremamente rasas e fáceis elas são.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
pois é ... cada um de nós tem seus preferidos

=========


esse assunto ai me lembrou umas raivas que passei no the witcher, pq tinha de chegar num local do mapa, e eu queria ir de um jeito mas o geraldo sempre morria .. ai tive que ir do jeito que o jogo queria .... meio tosco isso

anos depois veio ao mundo .. Breath of Wild .. e é isso aí :kcool

Sim...temos. Naturalmente. Somos humanos. Mas eu nem sabia da existência desse fulano. Nunca me preocupei em saber o nome do diretor do jogo. Por isso mesmo em nenhum momento defendi o que ele esta dizendo. Essa é a opinião dele. A qual é irrelevante pra mim. RDR2 é uma b*sta de jogo, e ele amando ou não o jogo, minha opinião é a mesma.

Essa criação de opinião baseada no que "alguém fala" e não "no que foi dito" foi a razão do meu comentário. Caso o Sr. não tenha notado.

Essas frivolidades, esses dogmas, esses santos com pé de barro, não me servem. Mesmo Kojima, que era um cara que notadamente fazia bons jogos, e seu nome sempre estava em um altar como se o cara fosse um midas moderno, depois da porcaria do MGSV e dessa bizarrisse que está parecendo esse Death Stranding, também não me interesso mais (o pouco) que eu me interessava acerca da opinião dele. Eu já cheguei a uma maturidade de pensamento, depois de mais de 30 anos acompanhando essa industria de que não existem Deuses incólumes. Existem épocas. Certa época alguém é bom, em outra já não serve pra muita coisa. Jogos são um processo criativo. E notadamente a criatividade não é uma constante na vida de todo mundo.

Sim...temos nossas preferências. Mas quem compra briga dos outros é ingênuo e depois fica com a bunda na janela e com cara de "num deu". Aliás, mudando um pouco o cenário, mas apenas para relatar um paralelo, ontem teve um fato interessante que deixou metade do país com cara de bocó. Não preciso dizer o que foi, acho que todos já sabem,...mas é a prova concreta de que não vale a pena apostar suas moedas em quem você não conhece de fato. E bem feito para quem quebra a cara com isso.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Pra mim tanto Red Dead Redemption 2 quanto The Last of Us tem seus problemas que me incomodaram, nao endeuso nenhum dos jogos.

The Last of Us nao é nem o melhor jogo da Naughty Dog na minha opinião, acho Uncharted 2 bem melhor.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.145
Reações
14.336
Pontos
1.019
O cara fez um filminho tosco e linear de zumbi, e quer falar de liberdade em jogo.
E não pode falar? Ele antes de ser diretor é um jogador como qualquer um de nós

A Critica é totalmente valida e uma coisa não isenta a outra. o problema é propagandear uma suposta liberdade que no fim você não tem, eu não lembro em nenhum momento dele ter dito que TLOU seria mundo aberto e no fim o jogo ter sido linear, tudo mundo sabia como era o jogo desde sempre.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.527
Reações
56.854
Pontos
1.003
E não pode falar? Ele antes de ser diretor é um jogador como qualquer um de nós

A Critica é totalmente valida e uma coisa não isenta a outra. o problema é propagandear uma suposta liberdade que no fim você não tem, eu não lembro em nenhum momento dele ter dito que TLOU seria mundo aberto e no fim o jogo ter sido linear, tudo mundo sabia como era o jogo desde sempre.

"Livre arbítrio", todo mundo tem. A crítica é sobre e falar de algo que nem ele faz/fez. E há diferentes formas de liberdade. Hitman não é Open World, e te dá liberdade.
 

Bokizu

Veterano
Mensagens
289
Reações
868
Pontos
128
Não deixa de ser verdade.
E uma coisa é quando um jogo que voce espera que seja linear é linear e outra coisa é quando um jogo open world te força a ser linear.

Isso mesmo, se o jogo se propõe a ser linear é ok quase ser um filminho sem gameplay, e se o jogo se propõe a ser openworld precisa ser o anarquismo em pessoa na questão liberdade.

Só na Outerspace para nego usar uma lógica dessas e ainda darem like...
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Eu realmente fico pasmo ao ver o conteúdo da notícia e ainda assim ver que grande parte da galera não entendeu o teor da crítica do caboclo, deixem de lado um pouco suas preferências e agendas pessoais relativas a marcas e se atentem mais ao cerne do assunto, a discussão é mais abrangente do que birrinhas sobre exclusivos, marcas e afins.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Isso mesmo, se o jogo se propõe a ser linear é ok quase ser um filminho sem gameplay, e se o jogo se propõe a ser openworld precisa ser o anarquismo em pessoa na questão liberdade.

Só na Outerspace para nego usar uma lógica dessas e ainda darem like...

Half-Life 1 e 2 são exemplos de jogos lineares com gameplay tão diversificado que o jogador pode abordar vários problemas de diversas formas.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.110
Pontos
1.649
Me dei o trabalho de ler o que ele disse.

Não vi nada demais. E não é porque ele foi diretor de TLOU, que ele também não é um jogador de outros assim como nós. Falou como um cara qualquer que posta aqui.

Essa parte específica do jogo (eu não cheguei nela ainda), deve ser um porre se não puder ser executada de outra forma senão como o jogo exige.

E ele também não fez nenhuma comparação com TLOU diga-se passagem. O que não faria o menor sentido, seria como comparar maçã com ovo.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Isso mesmo, se o jogo se propõe a ser linear é ok quase ser um filminho sem gameplay, e se o jogo se propõe a ser openworld precisa ser o anarquismo em pessoa na questão liberdade.

Só na Outerspace para nego usar uma lógica dessas e ainda darem like...

No uol só nao dariam porque nao existe mais uol
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Existe uma ética dentro de qualquer segmento de que se você faz parte dele, você não fala mal de outras pessoas dentro desse mesmo segmento.

Por exemplo, um jogador de futebol em atividade não fala mal de outro jogador em atividade. Só depois da carreira encerrada é que eles começam a falar "fui melhor que fulano etc e tal".

Você não vê o Messi tecendo críticas ao Cristiano Ronaldo e vice-versa.

E por que essa ética? Ora, isso aqui não é boxe, UFC e muito menos WWE. Não é apenas por respeito. Ao fazer uma crítica como essa você se coloca em uma situação de alta responsabilidade. Agora que ele falou que há falta de liberdade em RDR2 ele será obrigado a dar toda, e desimpedida de qualquer limite, liberdade em The Last of Us 2. As pessoas vão lembrar dessa fala e vão fazer vídeos no youtube, gifs etc que vão expor cada limitação de controle em seus próximos jogos, mesmo que sejam coisas bobas que simplesmente fogem as propostas do game, serão mencionadas.

É mancada falar isso. Se você quer falar isso, deixe que outra pessoa fale e assine em seu lugar.


Jogador de futebol não faz crítica a outro???

Cara tá cheio de trash talk. Só porque o Messi e o Ronaldo não fazem isso não quer dizer que a maioria não fazem.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.110
Pontos
1.649
Me dei o trabalho de ler o que ele disse.

Não vi nada demais. E não é porque ele foi diretor de TLOU, que ele também não é um jogador de outros assim como nós. Falou como um cara qualquer que posta aqui.

Essa parte específica do jogo (eu não cheguei nela ainda), deve ser um porre se não puder ser executada de outra forma senão como o jogo exige.

E ele também não fez nenhuma comparação com TLOU diga-se passagem. O que não faria o menor sentido, seria como comparar maçã com ovo.
 
Topo Fundo