As pessoas realmente não leem a públicação ou se fazem de burras na hora de entender o que tá escrito só para poder criticar.
O que ele tá falando é que você tem diversas opções geradas pelo jogo, mas que na hora da missão não pode usá-las se não a missão falha.
Um exemplo são as péssimas missões de stealth.
Tem uma missão que você tem que chegar em um determinado barco, passando por uns guardas no caminho. Não pode chamar a atenção de ninguém se não falha a missão... Até aí "OK". Porém, me deparei com um inimigo que estava de costas pra mim, fora do campo de visão de todos os outros inimigos e resolvi matá-lo furtivamente só para não ter que me preocupar com ele depois, sei lá. BAM, missão falha porque matei o cara?! O jogo me ensinou a matar os inimigos furtivamente mas em uma missão de Stealth ele decide se eu posso matar os caras ou não?!
Outra missão, teve um conflito com uns inimigos. Resolvi amarrar uns caras com a corda, simplesmente não quis matá-los. A missão não terminou até eu executar os caras com tiro na cabeça, porque o jogo queria que eu matasse todos os inimigos da missão. Amarrar os caras - que seria a opção de derrotá-los sem matar, não é viável.
Sem contar as vezes que a começa o tiroteio da missão do nada, você percebe que esqueceu as armas no cavalo e quando você tenta voltar até ele o jogo fala que você tá saindo da área da missão, sendo que o fucking cavalo nem tá tão longe assim. Ou você tenta fazer outra rota para chegar nos inimigos pelas costas e ele simplesmente diz que tá fora da área da missão. Muito zoado.
As críticas são em problemas nas programações das fases, mas aí vem o pessoal e fica "hurr durr, Uncharted muito mais linear".
Nada a ver uma coisa com a outra. E pasmem, pelo menos nas seções stealth de Uncharted e TLOU, se você quiser tacar o f**a-se para o Stealth e partir para a ação, o jogo continua ao invés de falhar a seção.