SagaOPC
Mil pontos, LOL!
- Mensagens
- 29.397
- Reações
- 42.204
- Pontos
- 1.074
O FidelityFX da AMD foi anunciado na E3 2019 como uma ferramenta para melhorar a qualidade de imagem nos jogos por um baixíssimo custo de desempenho.
CAS ou Contraste Adaptativo de Nitidez (em tradução literal), é uma das principais funções disponível no FidelityFX. Segundo a AMD, combinado com o upscaling da GPU ele pode entregar visuais nítidos "virtualmente" sem pesar no desempenho.
Graças ao modder jsheard, o CAS está disponível no ReShade, o popular injetor de pós-processamento. Isso significa que até os usuários da NVIDIA pode utiliza-lo. Porém, vale destacar que a função de upscaling foi retirada no processo de port, já que o ReShade não pode fazer upscaling de nenhuma maneira, portanto, só a ferramenta de nitidez foi mantida.
Ele será um pouco mais lento que a versão do driver, já que o ReShade não possui suporte a FP16/RPM, e tenho certeza que essa versão não funciona em jogos DX9, mas consegui testa-lo com sucesso tanto em jogos que utilizam DX11 quanto os que utilizam OpenGL. Para mim ficou muito bom.
Tenha em mente que o sharpening (nitidez) deve ser feito perfeitamente antes de o ruído ser adicionado, caso contrário o ruído será amplificado, então para melhores resultados você precisará desativar o ruído no jogo e aplicar o efeito de ruído do ReShade depois do CAS.
No fórum ReShade, jsheard disse que ele fez "apenas o necessário" para portar o CAS para o ReShade e admitiu que poderia ter feito melhor. ascal Gilcher (AKA MartyMcFly, o autor do screen shade ray tracing shader) conseguiu otimiza-lo ainda mais, por isso, aconselhamos usar o shader wrapper dele.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Então, eu já fiz os arquivos (bem simples o processo) e vou botar aqui pra voces baixarem. A pasta do reshade (na verdade é a pasta reshade-shaders>Shaders) fica dentro do jogo que voce instalou. Não vi nenhuma pasta chamada reshade no diretório do reshade (nas versões antigas tinha uma pasta especifica do reshade que podia ficar onde quisesse, agora não...) Só copiar os arquivos dentro dessa pasta que vai funcionar. Testei no RE2 remake e não notei grandes diferenças, mas a textura do rosto do Leon apareceu mais detalhes nitidos. Vou fazer mais testes pra ver, incluindo em resoluções abaixo de 1080p. O upscale do FidelityFX infelizmente não pode ser portado porque o reshade (ainda) não faz nenhum tipo de upscaling.
Assim que eu fizer mais testes, vou postar aqui pra voces verem.
Dragon Quest XI: 1280X720; NO AA; CAS 1.00 (Default é 0,00)
CAS ON
CAS OFF
FXAA ON CAS ON
FXAA ON CAS OFF
Dragon Quest XI: 1920x1080; NO AA; CAS 1.00 (Default é 0,00)
CAS OFF
CAS ON
CAS OFF FXAA ON
CAS ON FXAA ON
CAS ou Contraste Adaptativo de Nitidez (em tradução literal), é uma das principais funções disponível no FidelityFX. Segundo a AMD, combinado com o upscaling da GPU ele pode entregar visuais nítidos "virtualmente" sem pesar no desempenho.
Graças ao modder jsheard, o CAS está disponível no ReShade, o popular injetor de pós-processamento. Isso significa que até os usuários da NVIDIA pode utiliza-lo. Porém, vale destacar que a função de upscaling foi retirada no processo de port, já que o ReShade não pode fazer upscaling de nenhuma maneira, portanto, só a ferramenta de nitidez foi mantida.
- Baixe o ffx_a.h e ffx_cas.h do repositório da GPUOpen (clique em "Raw" assim você poderá dar um Ctrl-S no arquivo)
- Baixe o meu shader wrapper e salve o como FidelityFX_CAS.fx (repita o processo 1, "Raw" então o salve)
- Coloque o três arquivos na sua pasta shader do ReShade
- Ajuste o parâmetro de nitidez ao seu gosto. AMD recomenda deixá-lo em 0.0 para objetos pequenos, mas você pode aumenta-lo para até 1.0 para uma nitidez mais agressiva.
Ele será um pouco mais lento que a versão do driver, já que o ReShade não possui suporte a FP16/RPM, e tenho certeza que essa versão não funciona em jogos DX9, mas consegui testa-lo com sucesso tanto em jogos que utilizam DX11 quanto os que utilizam OpenGL. Para mim ficou muito bom.
Tenha em mente que o sharpening (nitidez) deve ser feito perfeitamente antes de o ruído ser adicionado, caso contrário o ruído será amplificado, então para melhores resultados você precisará desativar o ruído no jogo e aplicar o efeito de ruído do ReShade depois do CAS.
No fórum ReShade, jsheard disse que ele fez "apenas o necessário" para portar o CAS para o ReShade e admitiu que poderia ter feito melhor. ascal Gilcher (AKA MartyMcFly, o autor do screen shade ray tracing shader) conseguiu otimiza-lo ainda mais, por isso, aconselhamos usar o shader wrapper dele.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Então, eu já fiz os arquivos (bem simples o processo) e vou botar aqui pra voces baixarem. A pasta do reshade (na verdade é a pasta reshade-shaders>Shaders) fica dentro do jogo que voce instalou. Não vi nenhuma pasta chamada reshade no diretório do reshade (nas versões antigas tinha uma pasta especifica do reshade que podia ficar onde quisesse, agora não...) Só copiar os arquivos dentro dessa pasta que vai funcionar. Testei no RE2 remake e não notei grandes diferenças, mas a textura do rosto do Leon apareceu mais detalhes nitidos. Vou fazer mais testes pra ver, incluindo em resoluções abaixo de 1080p. O upscale do FidelityFX infelizmente não pode ser portado porque o reshade (ainda) não faz nenhum tipo de upscaling.
Assim que eu fizer mais testes, vou postar aqui pra voces verem.
Dragon Quest XI: 1280X720; NO AA; CAS 1.00 (Default é 0,00)
CAS ON
CAS OFF
FXAA ON CAS ON
FXAA ON CAS OFF
Dragon Quest XI: 1920x1080; NO AA; CAS 1.00 (Default é 0,00)
CAS OFF
CAS ON
CAS OFF FXAA ON
CAS ON FXAA ON
Anexos
Ultima Edição: