O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Obrigado AMD! FidelityFX é portado para o Reshade!

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.397
Reações
42.204
Pontos
1.074
O FidelityFX da AMD foi anunciado na E3 2019 como uma ferramenta para melhorar a qualidade de imagem nos jogos por um baixíssimo custo de desempenho.

CAS ou Contraste Adaptativo de Nitidez (em tradução literal), é uma das principais funções disponível no FidelityFX. Segundo a AMD, combinado com o upscaling da GPU ele pode entregar visuais nítidos "virtualmente" sem pesar no desempenho.

Graças ao modder jsheard, o CAS está disponível no ReShade, o popular injetor de pós-processamento. Isso significa que até os usuários da NVIDIA pode utiliza-lo. Porém, vale destacar que a função de upscaling foi retirada no processo de port, já que o ReShade não pode fazer upscaling de nenhuma maneira, portanto, só a ferramenta de nitidez foi mantida.

  1. Baixe o ffx_a.h e ffx_cas.h do repositório da GPUOpen (clique em "Raw" assim você poderá dar um Ctrl-S no arquivo)
  2. Baixe o meu shader wrapper e salve o como FidelityFX_CAS.fx (repita o processo 1, "Raw" então o salve)
  3. Coloque o três arquivos na sua pasta shader do ReShade
  4. Ajuste o parâmetro de nitidez ao seu gosto. AMD recomenda deixá-lo em 0.0 para objetos pequenos, mas você pode aumenta-lo para até 1.0 para uma nitidez mais agressiva.

Ele será um pouco mais lento que a versão do driver, já que o ReShade não possui suporte a FP16/RPM, e tenho certeza que essa versão não funciona em jogos DX9, mas consegui testa-lo com sucesso tanto em jogos que utilizam DX11 quanto os que utilizam OpenGL. Para mim ficou muito bom.

Tenha em mente que o sharpening (nitidez) deve ser feito perfeitamente antes de o ruído ser adicionado, caso contrário o ruído será amplificado, então para melhores resultados você precisará desativar o ruído no jogo e aplicar o efeito de ruído do ReShade depois do CAS.

No fórum ReShade, jsheard disse que ele fez "apenas o necessário" para portar o CAS para o ReShade e admitiu que poderia ter feito melhor. ascal Gilcher (AKA MartyMcFly, o autor do screen shade ray tracing shader) conseguiu otimiza-lo ainda mais, por isso, aconselhamos usar o shader wrapper dele.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então, eu já fiz os arquivos (bem simples o processo) e vou botar aqui pra voces baixarem. A pasta do reshade (na verdade é a pasta reshade-shaders>Shaders) fica dentro do jogo que voce instalou. Não vi nenhuma pasta chamada reshade no diretório do reshade (nas versões antigas tinha uma pasta especifica do reshade que podia ficar onde quisesse, agora não...) Só copiar os arquivos dentro dessa pasta que vai funcionar. Testei no RE2 remake e não notei grandes diferenças, mas a textura do rosto do Leon apareceu mais detalhes nitidos. Vou fazer mais testes pra ver, incluindo em resoluções abaixo de 1080p. O upscale do FidelityFX infelizmente não pode ser portado porque o reshade (ainda) não faz nenhum tipo de upscaling.

Assim que eu fizer mais testes, vou postar aqui pra voces verem.

Dragon Quest XI: 1280X720; NO AA; CAS 1.00 (Default é 0,00)

CAS ON
80493

CAS OFF
80494

FXAA ON CAS ON
80495
FXAA ON CAS OFF
80496

Dragon Quest XI: 1920x1080; NO AA; CAS 1.00 (Default é 0,00)

CAS OFF
80497

CAS ON
80498

CAS OFF FXAA ON
80499

CAS ON FXAA ON
80500
 

Anexos

  • FidelityFX.zip
    33 KB · Visualizações: 20
Ultima Edição:

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Já imaginava algo do tipo quando falaram que o algoritmo era open source, era questão de tempo.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.797
Pontos
704
Como é o lance?
Se rodar jogo abaixo da resolução nativa, joga esses arquivos e melhora?
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Qual a diferença disso para o sharpening do reshade?
 


Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
acredito que a qualidade do reshade seja inferior.
Mas eles não portaram o fidelityfx pro reshade, é bom até deixar isso frisado. Apenas o cas do pacote de ferramentas do fidelityfx colocaram no reshade e sem o upscaling.
Ou seja é apenas pedaço de código com sharpening que na teoria é pra ser o mesmo do reshade.

O fidelityfx precisa ser implementado ingame pelo desenvolvedor em parceria com amd, rage 2 tem isso( no caso do rage 2 eles foram obrigados a recorrer a isso pela ausência de suporte a sharpening para vulkan, o jogo era 300% borrado devido a engine com seus post-effects AA[fxaa+taa])



Vou dar uma de advogado do diabo e dizer que falar a verdade tem nada ai, da mesma maneira foi freestyle da Nvidia. Fui testar na promessa da "ausência de peso e implementação diretamente na gpu" e no fim era a mesma coisa.
Ambos fazem o que reshade faz com o mesmo peso.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
não gosto nem um pouco de imagem com sharpening. Fica horrivel.
 
Ultima Edição:

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Nao tem nada que eu odeie mais q imagemncom sharpening. Fica horrivel. Tem q ser mto bobo pra ativar uma m**** dessa.

Use e verá que isso não é apenas um filtro de sharpening. Eu fiz diversas comparações, muitas em quantum break (que é borradíssimo) e o ganho em qualidade visual é inegável. O algoritmo funciona melhor em imagens que estejam rodando próximas à resolução da tela, como, por exemplo, jogar Metro Exodus em 4k mas setar a shader rate pra 0.7. Teste por você mesmo, é gratuito e fácil de instalar.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.397
Reações
42.204
Pontos
1.074
Nao tem nada que eu odeie mais q imagemncom sharpening. Fica horrivel. Tem q ser mto bobo pra ativar uma m**** dessa.
Lógica grave yupo:

Sharpening
IF sharpening on
Then I hate
IF I hate
Then uma m****
Then not cool
IF not close

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Use e verá que isso não é apenas um filtro de sharpening. Eu fiz diversas comparações, muitas em quantum break (que é borradíssimo) e o ganho em qualidade visual é inegável. O algoritmo funciona melhor em imagens que estejam rodando próximas à resolução da tela, como, por exemplo, jogar Metro Exodus em 4k mas setar a shader rate pra 0.7. Teste por você mesmo, é gratuito e fácil de instalar.
talvez seja bom pra alguns jogos com "fxaa embutido", mas eu consigo ver o mais leve dos haloings e me incomoda muito.
Lógica grave yupo:

Sharpening
IF sharpening on
Then I hate
IF I hate
Then uma m****
Then not cool
IF not close

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
pseudo codigo nao né!

script "sharpening" (void){
while (sharpness > 1.00){
ACS_NAMEDEXECUTE("hate",0,0,0);
delay(35);
sharpness=sharpness-0.01;
}
HudMessageBold(s:"Perfeitamente balanceado, como tudo deve ser", HUDMSG_PLAIN, 0, CR_RED, 0.5, 0.9, 5.0);
}
script "hate" (void){
HudMessageBold(s:"Ta uma m****", HUDMSG_PLAIN, 0, CR_RED, 0.5, 0.9, 5.0);
}

mas vc tem razao, meu post acima foi meio babaca. devia estar nervoso qdo escrevi ele. vo editar
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
talvez seja bom pra alguns jogos com "fxaa embutido", mas eu consigo ver o mais leve dos haloings e me incomoda muito.

pseudo codigo nao né!

script "sharpening" (void){
while (sharpness > 1.00){
ACS_NAMEDEXECUTE("hate",0,0,0);
delay(35);
sharpness=sharpness-0.01;
}
HudMessageBold(s:"Perfeitamente balanceado, como tudo deve ser", HUDMSG_PLAIN, 0, CR_RED, 0.5, 0.9, 5.0);
}
script "hate" (void){
HudMessageBold(s:"Ta uma m****", HUDMSG_PLAIN, 0, CR_RED, 0.5, 0.9, 5.0);
}

mas vc tem razao, meu post acima foi meio babaca. devia estar nervoso qdo escrevi ele. vo editar
Mas o que você disse é bem verdade, sharpenning só presta quando aplicado para remediar pos-effects(fxaa, taa, txaa)
Lembrando que ele tem o dom de enaltecer bordas erradas no jogo, qualquer coisinha mais torta ele vai e aumentar o torto.
Todo resto eu prefiro o jogo borrado, até mesmo para baixas resoluções(sharpenning é bem ruim em resolução menor que a sua)


E novamente, nvidia freestyle e o fidelityfx(ou o CAS completo) trabalham exatamente igual a um reshade, sendo que o reshade com apenas um sharpenning aplicado tem um peso insignificante.
O da nvidia pesa mais e é mais chato de colocar, o da amd é totalmente limitado em opções.
DLSS trabalha diferente só pra deixar claro, inclusive é a unica coisa boa que a nvidia criou com os tensores.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Mas o que você disse é bem verdade, sharpenning só presta quando aplicado para remediar pos-effects(fxaa, taa, txaa)
Lembrando que ele tem o dom de enaltecer bordas erradas no jogo, qualquer coisinha mais torta ele vai e aumentar o torto.
Todo resto eu prefiro o jogo borrado, até mesmo para baixas resoluções(sharpenning é bem ruim em resolução menor que a sua)


E novamente, nvidia freestyle e o fidelityfx(ou o CAS completo) trabalham exatamente igual a um reshade, sendo que o reshade com apenas um sharpenning aplicado tem um peso insignificante.
O da nvidia pesa mais e é mais chato de colocar, o da amd é totalmente limitado em opções.

DLSS trabalha diferente só pra deixar claro, inclusive é a unica coisa boa que a nvidia criou com os tensores.

Que o filtro da AMD fundalmente mais simples e sem nenhum segredo faz o serviço melhor, curiosamente.
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
aproveitando o topico do reshade

tem como converter um preset do SweetFX 2.0 pro reshade?
o reshade eu consigo fazer funcionar (com preset), com o sweetfx nem com preset ou sem ele...

quero dar uma melhorada no pillars of eternity q to jogando
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
O que adianta usar tensor cores e IA pra reconstruir imagem se um simples filtro da AMD apresenta resultados melhores ? Na comparação ali fica claro, sem contar que o negócio é open source e muito mais fácil de implementar
DLSS é diferente.
Ele não aplica sharpenning numa imagem igual, ele ajusta uma imagem em upscale.
O filtro da amd e nem o reshade e nem o nvidia freestylke tem resultados melhores, eles são apenas sharps simples que servem para aquela resolução.
A exemplo:



DLSS trabalha TANTO no upscale como DEPOIS para ajustar.

Se você tiver com o metro exodus pode testar, ou se quiser faça com outros jogos. Aplique resolução menor e jogue um sharpening por cima, vai ficar um cocozinho.

E o fidelityfx precisa ser colocado pelo desenvolvedor do jogo, sendo open-source ou não. Na verdade a suite inteira do CAS tem de ser colocada pelo desenvolvedor.
Tanto que nos que estavamos jogando rage 2 tivemos de esperar a boa vontade dos devs de colocar o fidelityfx já que nada funciona no vulkan.
Já o reshade qualquer pessoa pode baixar e colocar em qualquer jogo(não sendo ele vulkan)

Por isso que pra mim o nvidia freestyle e o fidelityfx são semi-inuteis já que temos o reshade já que tem bem mais opções.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
O que adianta usar tensor cores e IA pra reconstruir imagem se um simples filtro da AMD apresenta resultados melhores ? Na comparação ali fica claro, sem contar que o negócio é open source e muito mais fácil de implementar

SIM, AMD monstra. Agora a nVidia vai lançar o novo sharpening filter deles, vamos ver se chega perto. Dlss só presta pra 4k e olhe lá. O CAS eu posso usar na minha tela 1440p pra arrumar a falta de clareza do TAA, por exemplo.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
DLSS é diferente.
Ele não aplica sharpenning numa imagem igual, ele ajusta uma imagem em upscale.
O filtro da amd e nem o reshade e nem o nvidia freestylke tem resultados melhores, eles são apenas sharps simples que servem para aquela resolução.
A exemplo:



DLSS trabalha TANTO no upscale como DEPOIS para ajustar.

Se você tiver com o metro exodus pode testar, ou se quiser faça com outros jogos. Aplique resolução menor e jogue um sharpening por cima, vai ficar um cocozinho.

E o fidelityfx precisa ser colocado pelo desenvolvedor do jogo, sendo open-source ou não. Na verdade a suite inteira do CAS tem de ser colocada pelo desenvolvedor.
Tanto que nos que estavamos jogando rage 2 tivemos de esperar a boa vontade dos devs de colocar o fidelityfx já que nada funciona no vulkan.
Já o reshade qualquer pessoa pode baixar e colocar em qualquer jogo(não sendo ele vulkan)

Por isso que pra mim o nvidia freestyle e o fidelityfx são semi-inuteis já que temos o reshade já que tem bem mais opções.


DLSS até agora não vi uma implementação que prestasse. E não tô falando de ver no YT, to falando de jogar. No Metro ele é intragável.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
DLSS até agora não vi uma implementação que prestasse. E não tô falando de ver no YT, to falando de jogar. No Metro ele é intragável.
Não tenho rtx pra julgar, você testou no metro antes ou depois do patch? Antes do patch era aquela abominação na imagem comparativa acima.
Foi qual vga e resolução que tacou?


Mas como disse eu não joguei, vale mais a palavra de quem realmente testou ao vivo do que teorias que eu possa ver e relatos.


Me fiz valer pela teoria e pelos relatos do pessoal pos-patch de como é eficiente.
Fora o fato que upscale para 4k é ideia excelente devido a tendência de distancia para o monitor/tela que usuários de 4k tem.

SIM, AMD monstra. Agora a nVidia vai lançar o novo sharpening filter deles, vamos ver se chega perto. Dlss só presta pra 4k e olhe lá. O CAS eu posso usar na minha tela 1440p pra arrumar a falta de clareza do TAA, por exemplo.

Esse sharpening da nvidia não é novo, já tinha no freestyle. Eles apenas aproveitaram a onda que a amd fez tentar parecer que fidelityfx é algo novo e quiseram eles tentar fazer como se o sharpenning é algo novo.
Na verdade eles apenas tiraram o freestyle do beta.

Essa b*sta da nvidia não é nova e nem tem nada demais, da mesma maneira que o da amd.
Ambas estão comercializando em cima de nada, é vender o que já existe.

E de qualquer maneira fazer upscale com sharpenning é HORRÍVEL, esse eu já testei e testei muito.
O único upscale do mercado hoje é o DLSS e agora com o integer scaling da nvidia e intel(que na verdade já existia também via soft, porém a nvadia resolveu meter exclusividade para certas placas dessa b*sta)





Reshade existe faz séculos e é mais leve, completo e fácil de implementar que ambos.
Fora o fato que o principal recurso é o compartilhamento de perfis dos mesmos(lummasharppen, dxaoo, bloom, etc) para jogos específicos.
Até porque sharpening e derivados não é algo universal, tem ajustes específicos para jogos específicos para gostos específicos.

E o cas não compartilha nada e o nvidia freestyle até compartilha porém é limitado e mal tem comunidade.


Problema do reshade é que não dá suporte a vulkan e nem dx12(hoje).
 
Ultima Edição:
Topo Fundo