O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Obrigatoriedade de chamar superior pelo título.

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Surgiu essa dúvida, diante da implicância da minha chefe querer ser tratada por Eng. Fulana.

Em ambiente laboral, sou obrigado a me dirigir a ela dessa maneira? Tratá-la apenas pelo nome, quando ela "exige" o Eng, se enquadra em algum tipo de insubordinação?

Googlei e não obtive resposta.

Obrigado.

Edit

Sob a luz da lei, é que eu solicito resposta dos senhores.
 
Ultima Edição:

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Tenho duas opções para você.

Caso você ainda queira manter o emprego
Chama do jeito que ela quer, tu vai perder alguma coisa se não chamar?

Caso não queira o emprego
Manda ela toma no cu e fala que chama do jeito que você quiser.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.759
Reações
79.944
Pontos
1.839
Ego. Puramente Ego. Entretanto, o homem inteligente identifica qual a massagem de ego que seus superiores querem, e as cumpre. Primeiro que é uma bobeira sem tamanho brigar contra algo que não muda nada no seu dia a dia de forma prática, segundo que...manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Quem aprende a obedecer, aprende a mandar.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Por que não chamar pelo titulo?
Seu ego é tão alto que é incapaz de reconhecer a "superioridade" dos outros?

Que besteira...
Você ser obrigado ou não, não muda nada.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
com certeza é uma pessoa egocentrica, mas mano, o que custa gastar 1s a mais pra chamar a dona da forma que ela exigiu?

a não ser que vc esteja procurando qq porra pra criar pretexto pra sair do trabalho. Ai é o que o @_Cab_ falou ali.
 


KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.048
Reações
18.740
Pontos
503
A partir de hoje quero que me chamem de Engenheiro Bomba Centrifuga.

Habitué de casa é o c***lho. Muda essa porra aí, alguém.
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Saco do chefe é o corrimão do sucesso. Caso não queira compartilhar seus perrengues no tópico do desemprego, enfie o orgulho no saco e chame a dita do que ela quiser, ao menos até arrumar coisa melhor.
 
Ultima Edição:

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Por que não chamar pelo titulo?
Seu ego é tão alto que é incapaz de reconhecer a "superioridade" dos outros?

Que besteira...
Você ser obrigado ou não, não muda nada.
Claro, eu fico incomodado pela arrogância do meu superior por usar um título para deixar claro que ele é superior aos seus subordinados ( e não APENAS hierarquicamente, o que de fato é), de que ele é de uma casta nobre e é meu ego que é o problema.
 

Maximus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.087
Reações
5.260
Pontos
1.249
Chama de cachorra: Eng. cachorra, cachorra fulana, etc... As mina se amarram num bad boy. Funciona, acabei de chamar a minha e ela adorou.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Saco do chefe é o corrimão do sucesso. Caso não queira compartilhar seus perrengues no tópico do desemprego, enfie o orgulho no saco e chame a dita do que ela quiser, ao menor até arrumar coisa melhor.

Bem, eu acordo cedo todo dia para trabalhar e acho que sou digno de não receber menosprezo de ninguém.
Engolir sapos faz parte da vida adulta. No entanto, enquanto a lei que rege a relação no ambiente laboral permitir que eu não me submeta a tal a condições ridículas que me rebaixem como pessoa, não engolirei.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.890
Reações
27.912
Pontos
1.444
Ela é a dona da empresa? É ela que decide quem fica e quem sai? Se sim, chame-a do que ela quiser.
Se não, chame-a do que você quiser. Se ela levar para o RH, diga que ela está assediando-o moralmente, subjugando-o como alguém inferior. O RH chama ela rapidinho para um bate-papo.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Ela é a dona da empresa? É ela que decide quem fica e quem sai? Se sim, chame-a do que ela quiser.
Se não, chame-a do que você quiser. Se ela levar para o RH, diga que ela está assediando-o moralmente, subjugando-o como alguém inferior. O RH chama ela rapidinho para um bate-papo.

Não, ela não dona da empresa.
Trata-se de uma empresa de economia mista.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.890
Reações
27.912
Pontos
1.444
Não, ela não dona da empresa.
Trata-se de uma empresa de economia mista.
Você é concursado CLT? Se fosse o mesmo caso que o meu eu chamaria pelo nome normal.
Ou falaria com ironia, tipo Senhora Engenheira Fulana de Tal kkk.
Outra opção é ignorar a repreensão dela e chamar pelo nome normal, sempre. E ignorar ela querer falar sobre isso.
Se ela chamar para conversar, diga que está OK, mas continue chamando pelo nome hehehe.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Se ela tiver poder de influenciar a sua permanência, (eu) chamaria de engenheira. Chame de Engenheira Fulana, mas com um certo tom de deboxe. Hahaha. Mas sério, será que vale à pena se arriscar em perder um emprego apenas por isso?
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.890
Reações
27.912
Pontos
1.444
Chega um ponto que ela vai ficar assim.
- O Luis (vem cá resolver um problema).
- Pois não Luciane (exemplo);
- Engenheira Luciane, por favor.
- OK, entendido.
- Luciane, estou indo.
- É engenheira Luciane!
- OK, compreendo.
- Luciane...

Outra opção legal é chamá-la de Senhora, se ela for nova e solteira.
Faça no reflexo, não provocando... elas ficam mais putas ainda kkk.
- Opa vou fazer do jeito que a Senhora falou.
Mas na real, a mulher deve ser uma mal comida do c***lho hein.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.084
Pontos
2.139
Cara, num país com 14 milhões de desempregados vc quer MESMO discutir se deve ou não atender a um capricho idiota de uma pessoa hierarquicamente superior a vc no trabalho?
 

Vorpal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.143
Reações
11.024
Pontos
1.069
Surgiu essa dúvida, diante da implicância da minha chefe querer ser tratada por Eng. Fulana.

Em ambiente laboral, sou obrigado a me dirigir a ela dessa maneira? Tratá-la apenas pelo nome, quando ela "exige" o Eng, se enquadra em algum tipo de insubordinação?

Googlei e não obtive resposta.

Obrigado.

Edit

Sob a luz da lei, é que eu solicito resposta dos senhores.
Vc mora no Brasil? Aqui em PT eng sem doutoramento tem essa mesma mania, uns pobres coitados

Sent from my HUAWEI VNS-L31 using Tapatalk
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Você é concursado CLT? Se fosse o mesmo caso que o meu eu chamaria pelo nome normal.
Ou falaria com ironia, tipo Senhora Engenheira Fulana de Tal kkk.
Outra opção é ignorar a repreensão dela e chamar pelo nome normal, sempre. E ignorar ela querer falar sobre isso.
Se ela chamar para conversar, diga que está OK, mas continue chamando pelo nome hehehe.

Sim, sou CLT.
Criei o tópico com o objetivo de saber o que a lei diz a respeito. Se for o caso de estar na legislação responsável o tratamento pelo título do superior caso este assim o entenda, que seja feita da maneira como na lei está.

Partir pra ironia, deboche, não é minha cara.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Vc mora no Brasil? Aqui em PT eng sem doutoramento tem essa mesma mania, uns pobres coitados

Sent from my HUAWEI VNS-L31 using Tapatalk
Peguei um projeto de um engenheiro portugues estes dias... carinha abusado, viu. "Tô pagando em Euro...".
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Eu chamaria ela de meu amor...

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Cara, num país com 14 milhões de desempregados vc quer MESMO discutir se deve ou não atender a um capricho idiota de uma pessoa hierarquicamente superior a vc no trabalho?
E é correto o cenário econômico do país dar carta branca aos gestores no modo de tratamento seus subordinados?

Funcionalismo público tem aberrações e ninguém discorda. Mas por outro lado e embora eu não seja servidor, não estou com a faca na garganta que vários trabalhadores estão, o que os obriguam, por sobrivência, aturar inclusive assédios, uma vez que, se vc não quer, tem 14 milhões que querem essa condição de assédio. Nesse sentido que não estou com faca na garganta.

Meu, não é nem o capricho que me incomoda. Só não quero que esse capricho seja uma forma que me rebaixe como pessoa, por ela ter estudado e eu não.



Meu, que insano!
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
Chama ela de engenheira Fulana e bate seu arranha céu na mesa mandando-a calculá-lo cuidadosamente via oral antes de adentrar no túnel dela.

:coolface


Meu, não é nem o capricho que me incomoda. Só não quero que esse capricho seja uma forma que me rebaixe como pessoa, por ela ter estudado e eu não.

Infelizmente o mundo funciona assim. As pessoas querem ter seu ego massageado, e não irão medir esforços para destratar ou rebaixar seus inferiores. É uma sensação de poder que lhes enebria, de se sentir superior, de se sentir no controle, ter a sensação de mandar, de controlar tudo.

Essa é uma grande característica comum na natureza humana, e não é seu inconformismo que vai mudar isso. O lance é ir levando, sem dar muita bola. Isso caso você dependa dela e do emprego. Se não, tranquilo, aja como você julgar melhor. Mas vir até aqui no fórum pedir conselhos demonstra que você depende desse trabalho e tem que obedece-la, pois caso contrário, já teria tomado uma postura com relação a isso.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Se você não chamar, ela vai fazer o que? Te demitir por que você não chamou ela de engenheira?(e não, não existe nenhuma obrigação legal sobre isso. Puro capricho dela. Eu não chamaria só para ver qual seria a argumentação dela ou de quem quer que fosse)
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.458
Reações
20.961
Pontos
1.044
Trabalho num empresa em que o proprietário possui nome e sobrenome, porém o chamamos pela patente.
É engraçado que os filhos e a esposa o chamam pela patente também.
É muito abstrato.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.599
Reações
38.858
Pontos
2.069
É óbvio que você não é obrigado a chamá-la pelo que ela quiser. Mas pra que se incomodar com algo tão idiota?

Chefe é feito para ser obedecido, desde que não exija nada ilegal de você. Chamá-la de "engenheira" não é ilegal, então deixa ela feliz.
 

Akuma_Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.231
Reações
1.510
Pontos
603
Em redação para cargos públicos exige, agora no meio privado não sabia não, varia de local para local.
 
Topo Fundo