O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Obtendo a melhor qualidade de imagem no MAME (+filtros) (pesado)

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Uso o MAME já faz uma década, usei diferentes versões nesse tempo todo, 1º usava só com o filtro bilinear padrão do mame ou sem filtro nenhum. Depois comecei usar o mame plus ficava testando diferentes filtros....

Claro que sempre me diverti muito jogando os jogos, mas nunca ficava 100% satisfeito com os filtros padrão. O bilinear padrão acho que fica um pouco embaçado demais, o scanline do mameplus acho muito escuro e as faixas grandes demais, os filtros para arredondar os sprites até são bons (dependendo do jogo e do filtro, já que são vários), mas ainda não estava 100%...

Agora acho que cheguei a um ponto perfeito! Claro que sei que isso é questão de opinião, tem gente purista que não curte filtros e gosta de ver os sprites estourados mesmo, mas NÃO é o meu caso, eu curto melhorar a imagem, e agora acho que consegui melhorar a imagem e ao mesmo tempo manter uns aspecto de tubo retro e sem perder muito a definição da imagem.

Observem a imagem abaixo do SF2 champion edition (click para abrir ela inteira), da esquerda pra direita:
sem filtro nenhum > bilinear padrão mame > scanline padrão mameplus > hq2x > minha config pessoal


adkcux.jpg




O que eu fiz exatamente:

Eu uso o MameUiPlus, nas opções gerais de video eu deixo assim:

- marco enforce aspect ratio , throttle , switch resolutions to fit , sync to monitor refresh, wait for Vsync. Marcando essas opções você acaba com qualquer problema de "tearing" e o jogo flui bem suave sem erros.

- A resolução cada um escolhe a que achar melhor (desde que use 4:3 e não 16:9 é claro), eu recomendo usar 800x600 ou 1024x768, não mais do que isso.

3º - Agora sobre os filtros , usei uma combinação de 3 coisas:
- um bilinear suave
- um filtro pra arredondar sprites (2xBRZ ou HQ2xS, depende do jogo)
- um scanline suave que eu mesmo criei, baixei um arquivo de scanline e fui alterando ele no photoshop pra ficar bem suave e clarinho (bem diferente do scanline exagerado padrão do mame).

Na minha opinião o resultado final ficou show pra monitores LED.

Mais alguns exemplos abaixo, 1º foto sem filtro, depois com essa minha configuração:

29p58cw.jpg



vou upar mais imagens, pera aê...
 
Ultima Edição:

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.665
Reações
5.939
Pontos
704
Agora..cadê a config pro pessoal testar?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
É cadê a configuração? rsss to tentando aqui mas é possível escolher 1 filtro apenas :viraolho
 

Darkko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
71
Reações
88
Pontos
679
Rapaz eu estava procurando esses dias sobre configuração de filtros para o MAME, seu topico veio na hora certa, pena que nao colocou a configuração que usa pra gente dar uma olhada.
 


Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Sim.
E...
Demon Front foi feito pelos mesmos criadores de Metal Slug.

Eles trabalhavam na IREM quando fizeram Demon Front,e assim pode-se dizer que Metal Slug é uma sequência espiritual.

Não não cara, voce confundiu tudo aí :klol
Demon Front não tem NADA A VER com os caras que fizeram Metal Slug

acho que voce confundiu com o Gun Force 2 de 94, esse sim foi feito pela Irem pelos mesmo criadores que depois fizeram o Metal Slug.

Esse Demom Front é um jogo de 2002 da IGS (que é uma produtora Tailandesa). Mas o estilo de jogo é bem cópia do Metal Slug mesmo, tipo uma versão hallowen de MS, mas feitos por outras pessoas,
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.529
Pontos
1.253
Não não cara, voce confundiu tudo aí :klol
Demon Front não tem NADA A VER com os caras que fizeram Metal Slug

acho que voce confundiu com o Gun Force 2 de 94, esse sim foi feito pela Irem pelos mesmo criadores que depois fizeram o Metal Slug.

Esse Demom Front é um jogo de 2002 da IGS (que é uma produtora Tailandesa). Mas o estilo de jogo é bem cópia do Metal Slug mesmo, tipo uma versão hallowen de MS, mas feitos por outras pessoas,
Ah é, confundi tudo mesmo!
Desculpa aos envolvidos na conversa XD.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Agora..cadê a config pro pessoal testar?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
É cadê a configuração? rsss to tentando aqui mas é possível escolher 1 filtro apenas :viraolho
Rapaz eu estava procurando esses dias sobre configuração de filtros para o MAME, seu topico veio na hora certa, pena que nao colocou a configuração que usa pra gente dar uma olhada.

Coloquei tudo que fiz lá no post inicial agora.

anyway... + algumas fotinhas aqui:
2iqidq9.jpg



1eou13.jpg



e aqui um com gráficos de outro estilo, UMK3, pra ver como fica:
2eej8ed.jpg
 
Ultima Edição:

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.665
Reações
5.939
Pontos
704
Têm como upar o arquivo da scanline(já que tu entende dos paranaues), pro testes ficar completo?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
^^
Ia pedir a mesma coisa.

Gostei muito dos resultados alcançados. Pro meu gosto, pra ficar perfeito eu precisaria diminuir um pouco o filtro que arredonda os sprites do qual nunca fui muito simpático.
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Coloquei tudo que fiz lá no post inicial agora.

anyway... + algumas fotinhas aqui:
2iqidq9.jpg



1eou13.jpg



e aqui um com gráficos de outro estilo, UKM3, pra ver como fica:
2eej8ed.jpg
Cara só não consegui fazer combinação de filtro, aqui só da pra escolher 1.
 

Darkko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
71
Reações
88
Pontos
679
Fim um teste rápido aqui, sobre o Scanlines eu mexi no brilho do scanline.png que fica na pasta Artwork usando o Photoshop mas queria o arquivo do Denrock pra ver como ficou o dele.

Deixei assim:
pgRQziq.png


Resultado

gjeqrFa.png
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
^^
Ia pedir a mesma coisa.

Gostei muito dos resultados alcançados. Pro meu gosto, pra ficar perfeito eu precisaria diminuir um pouco o filtro que arredonda os sprites do qual nunca fui muito simpático.

Pra mim o único jeito de não usar filtros pra "arredondar" é se for ligar o PC numa televisão de tubo, ou pelo menos num monitor tubão e usar uma resolução bem baixa (tipo 640x480), caso contrário não em jeito tem que usar algum filtro se não fica tudo muito estourado/pixelado.

mas se achou esse exagerado baixa o mame plus e vai testando, tem outros filtros lá que dão resultados parecidos mas sem suavisar tanto. Tem o hq2x ou hq3x, ou mesmo o super2xsai e o super eagle, que não arredondam tanto assim.

Fim um teste rápido aqui, sobre o Scanlines eu mexi no brilho do scanline.png que fica na pasta Artwork usando o Photoshop mas queria o arquivo do Denrock pra ver como ficou o dele.

até que ficou parecido com o meu, se achar que ficou muito arredondado/suavizado demais testa o HQ2x ao invés desse 2xbrz aí, aqui eu fico variando de acordo com o jogo, tem jogo que fica legal com o 2xbrz mas tem jogo que fica meio exagerado.

Depois que descobri o HLSL, só uso ele:
http://www.videogameperfection.com/2014/07/27/hlsl-for-everyone/
Tinha um tópico aqui que falava sobre ele.

Eu ODEIO esse HLSL do mame. Já testei bastante ele e nunca fica legal, fica tudo exagerado demais e não fica nada parecido com os monitores antigos como dizem ficar na teoria. O que faz é reproduzir de maneira escrota os DEFEITOS dos monitores antigos, tudo sem definição nenhuma, scanline exagerado pra kct (mesmo mexendo), brilho zuado, e aquele arredondamento de tela eu acho horrível também (os melhores monitores e tvs de tubão alias eram justamente os com tela plana, que já não tinha os cantos redondos).
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Existe uma versão de mame que seja simples de usar? Lembro que há alguns anos busquei uns tutoriais no youtube, mas todos beiravam os 30 minutos e desanimei para tentar.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Existe uma versão de mame que seja simples de usar? Lembro que há alguns anos busquei uns tutoriais no youtube, mas todos beiravam os 30 minutos e desanimei para tentar.

Cara.... pra mim Mame sempre foi simples (os mames com interface gráfica é claro).
Mas tambem depende do tipo de usuário, pra quem só quer baixar e jogar o jogo clássico de arcade sem nenhuma outra exigencia é super simples: > baixa o MAMEUI > baixa as roms que quiser > coloca elas dentro da pasta de roms > abre o emulador seleciona o jogo e joga.

Agora pra quem quer "destrinchar" o emulador e configurar cada coisa do seu jeito, aí sim complica um pouco mais pois o mame tem uma caralhada de opções pra mexer, tantos nas opções padrão do programa quanto dentro de cada jogo (pra mim isso é um ponto positivo na verdade, já que eu gosto disso), e tem várias versões do mame, minha preferida é essa PLUS que da pra botar esses filtros gráficos todos entre outras coisas.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
AH, só mais uma coisa que esqueci de mencionar, jogos na vertical!

não sei como vocês fazem, mas para jogos em que o monitor da máquina era na vertical eu rotaciono meu monitor também (e rotaciono dentro do jogo no mame), pra ficar fullscreen. Se não fica aquela "faixa" de tela só no meio e fica muito pequeno...

e nesse caso, a configuração que deixo no mame é a mesma, só com uma mudança, fiz um scanline separado só pros jogos na vertical, se não o scanline ficava na vertical (e aí ficava estranho a imagem). Então, fico com o jogo e monitor na vertical mas com o scanline na horizontal, ficou bem melhor.


olha como os projeteis e explosões ficaram bonitos..
23tifjp.jpg
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
AH, só mais uma coisa que esqueci de mencionar, jogos na vertical!

não sei como vocês fazem, mas para jogos em que o monitor da máquina era na vertical eu rotaciono meu monitor também (e rotaciono dentro do jogo no mame), pra ficar fullscreen. Se não fica aquela "faixa" de tela só no meio e fica muito pequeno...

e nesse caso, a configuração que deixo no mame é a mesma, só com uma mudança, fiz um scanline separado só pros jogos na vertical, se não o scanline ficava na vertical (e aí ficava estranho a imagem). Então, fico com o jogo e monitor na vertical mas com o scanline na horizontal, ficou bem melhor.


olha como os projeteis e explosões ficaram bonitos..
23tifjp.jpg
Qual Mame plus vc usa? seria possivel vc postar (sem os game é claro, rsss) ?
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Denrock, upa essa sua scanline em algum lugar pro povo baixar, achei bem bacana.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Cara só não consegui fazer combinação de filtro, aqui só da pra escolher 1.
não tinha visto esse post, então

nas opções de video "advanced" no menu do mameplus, voce pode marcar "bilinear" ali.

Nessa mesma aba tem a opção de "visual effects", e nela que voce selecionaria o scanline, mas pra isso voce tem que baixar pronto ou fazer seu próprio scanline e coloca-lo numa pasta chamada "artwork". Tem uns mames que já vem com uma porrada de visual efects nessa pasta (eu pessoalmente não gostei de nenhum, por isso fiz o meu).

E o filtro pra suavizar os sprites eu habilitei na parte de "image enhancement". (esses ja vem no mameplus normalmente).
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Eu gosto do 2xsai, ele deixa um pouco embaçado e as curvas dos sprites perfeitas
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.222
Reações
49.844
Pontos
1.304
Bom tópico e seu filtro ficou animal nas screens, na minha TV deve ficar bom também, terminando meu projeto do PI para Media Center farei um projeto de Retropie
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.291
Reações
3.109
Pontos
974
Ótimo tópico!
Vou invejar forte, quando tiver coragem e tempo para instalar a MAME Plus...:kshame
 

juggy

Supra-sumo
Mensagens
619
Reações
525
Pontos
164
@Denrock, tem como upar seu scanline? Os 2, tanto o horizontal quanto o vertical? Eu gostei bastante do resultado nas fotos, queria testar aqui.
 
Topo Fundo