O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Oculus Rift |OT2] Quest 3 anunciado [$500]

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Rapaz, será que vai valer a pena vender o Rift pra pegar um novo? Muda muito?
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Falar bem a real, não tô usando muito o Rift, apesar de gostar, mas é meio frustrante o enjoo em jogos que tem que caminhar, e ficar teleportado não é tão legal.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
njrfw6nulfv21.png
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Rapaz, será que vai valer a pena vender o Rift pra pegar um novo? Muda muito?
Falar bem a real, não tô usando muito o Rift, apesar de gostar, mas é meio frustrante o enjoo em jogos que tem que caminhar, e ficar teleportado não é tão legal.

Teleporte pra mim é brochante demais. Motion sickness é foda, se vc não conseguiu se adaptar eu acho que não vale a pena gastar mais grana não. Mesmo que vc tenha um bom espaço para se movimentar fisicamente, ainda assim não será suficiente para se mover completamente dentro de um jogo, e eu vejo que os devs estão colocando mais mecânicas que exigem uma movimentação artificial típica dos games tradicionais.

E falando em termos de hardware, eu não acho que valha a pena comprar o Rift S se vc já tem o Rift. O aumento de resolução não é tão grande, e há muitos trade-offs.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Teleporte pra mim é brochante demais. Motion sickness é foda, se vc não conseguiu se adaptar eu acho que não vale a pena gastar mais grana não. Mesmo que vc tenha um bom espaço para se movimentar fisicamente, ainda assim não será suficiente para se mover completamente dentro de um jogo, e eu vejo que os devs estão colocando mais mecânicas que exigem uma movimentação artificial típica dos games tradicionais.

E falando em termos de hardware, eu não acho que valha a pena comprar o Rift S se vc já tem o Rift. O aumento de resolução não é tão grande, e há muitos trade-offs.
Senti mais em FPS, outros estilos não, corrida por exemplo eu fico de boa. Mas fps era um dos sonhos... Skyrim eu até acho legal, mesmo com teleporte, mas é bem cansativo. Poderiam popularizar aquele esquema de simulação de caminhada. Tem um jogo que tem uma solução legal, mistura teleporte e caminhada,. Analógico pra cada, ae na hora da ação maior vc usa a caminhada.
 


PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Gostei do Index. Maior refresh rate, tela melhor, maior angulo de visão e pode usar mesmo quem usa oculos.

O preço é uma bica, mas é o que mais me interessou até agora.

O quest não rola pra mim, porque tenho oculos, e ele não é compatível por isso.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
O quest não rola pra mim, porque tenho oculos, e ele não é compatível por isso.

Ele vem uma peça para vc colocar entre o headset e o cover, funcionando como um espaçador, justamente para quem usa óculos:

8eebc48d-d8f0-4f88-a5b6-0b1bce99d972._CR0,74,1464,453_PT0_SX970__.jpg






Aliás, achei interessante que o cabo tem uma das pontas no ângulo de 90°, já foi feito pensando nos usuários que irão recarregar enquanto jogam. O cabo tem aproximadamente 3 metros, também fiquei surpreso com esse tamanho. Poderia até ser menor, pra vc poder ligá-lo num powerbank (que poderia ficar no seu bolso) e não ter tanto cabo sobrando.
 

juminho

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.605
Reações
5.549
Pontos
1.229
Mil dólares não dá pra mim. Tenho um PC razoável, dentro da configuração recomendada pra rodar o Rift (GeForce GTX 1060). Estou na dúvida se pego um Rift S ou um Quest, já que no Rift S não vou conseguir rodar tudo.

Apesar das poucas informações disponíveis até agora, alguém sabe dizer se o Valve Index é tão melhor assim pra custar mais que o dobro do Oculus Rift?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Review da IGN do Oculus Quest

https://www.ign.com/articles/2019/04/30/oculus-quest-review?abthid=5cc88962c944599979001ae9

Nota: 9.5

AMAZING
The true future of virtual reality begins right here, as the Oculus Quest is the real deal.

Eu acho que a Oculus acertou em ir por esse caminho, e espero que eles coloquem bastante dinheiro na criação de software.



Ah, e a Valve afirmou que ela irá lançar um full game no final do ano. Eu crente que ela já teria 3 games prontos pra anunciar amanhã... mas por enquanto é só isso que temos, um flagship VR game pro final desse ano, compatível com todos os headsets (Rift, Vive, etc).
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Apesar das poucas informações disponíveis até agora, alguém sabe dizer se o Valve Index é tão melhor assim pra custar mais que o dobro do Oculus Rift?

Na verdade as specs parecem ter sido todas anunciadas já, não me pareceu ter ficado nada escondido.

Então em termos de resolução, é 25% mais pixels que o Rift S. A diferença no refresh rate parece ser bastante nítida quando em 144 hertz (pelo hands-on do tested, mas isso é uma impressão inicial - e eu diria que pra jogos de corrida deve fazer diferença, por exemplo), porém vc tem o problema de conseguir manter esse framerate.

Segundo a Valve, tem um ganho aí de 20° de field of view em cima do Vive (estando com os olhos colados nas lentes). A percepção disso é algo que varia muito de pessoa pra pessoa, é muito subjetivo. Só testando pra saber, mas a princípio não me parece uma diferença tão grande assim.

O tracking é melhor que o inside-out do Rift S em termos de espaço rastreável (falando sobre os controles). O range é maior, e vc dificilmente terá problemas de deadspot ou oclusão. Mas tem que ter aquele trabalhinho de montar as base stations na parede, posicionadas num ângulo de 45° pra baixo, e vc fica limitado àquele espaço (se quiser levar pra outro cômodo, fodeo).

Os controles me parecem a peça mais interessante do pacote, mas sempre vai depender dos devs tirarem o melhor do hardware. E considerando que a base será muito pequena, e que todos os devs deverão mirar nos hardwares já existentes no mercado (até a própria Valve parece estar fazendo isso), é difícil imaginar um uso singular que faça valer a pena o investimento (esses controles são caros pra porra, kceta).

Enfim, $1000 pelo pacote completo... eu acho demais. Ele substitui o Vive Pro com algumas melhorias, bem poucas. E ainda tem o lado negativo de ser LCD (o que significa que se vc tem intenção de jogar um Elite Dangerous, pode ficar decepcionado pelo nível do preto).

Ainda bem que eu percebi a tempo que esse train iria descarrilhar :klol e já cortei o hype pela raiz. Tava esperando por eye tracking e os c***lho, mas não foi dessa vez. Vamos ter que esperar uns anos ainda pelo visto.

Mesmo pros americanos, eu vejo muitos comentários de que tá muito caro. A realidade é essa. Se o cara tem um Rift ou um Vive, é um bom upgrade. Mas por esse preço, a maioria vai passar. É um produto muito de nicho mesmo. Eu, como brasileiro fodido, não vejo sentido algum em comprar um hmd tão caro que oferece um salto tão pequeno. Em termos de gen, eu classifico como 1.5 pelas specs. Mas acho bom ver uma empresa pushing the envelope e indo para um field of view além do comum. Só não é pra mim rs

Prefiro comprar um Rift S e um Quest e ainda sobra grana (e tem Stormland, Asgard's Wrath, Defector e Lone Echo 2 vindo pro Rift (além do tal shooter da Respawn que deverá sair esse ano), jogos que se vc for jogar por um Index, vai ter que usar uma solução como o Revive, que não é a mesma coisa que jogar no headset nativo - enquanto isso, a Valve só se pronunciou sobre um jogo pra ser lançado no final do ano, após 3 anos do lançamento dos primeiros headsets).
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Pensando seriamente em pegar um Index destes pra simracing...

144hz é outro nível.

Talvez seja uma boa olhar o HP Revive também.

2160 x 2160 por olho a 90fps e por $600. Esse sim é um bump considerável em resolução, o que ajuda muito em simuladores. Por outro lado, o Index tem opção para 120hz ou 144hz, e tem um bump no field of view. Aí fica numa questão de escolha de quais features são mais importantes pra ti.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Review da IGN do Oculus Quest

https://www.ign.com/articles/2019/04/30/oculus-quest-review?abthid=5cc88962c944599979001ae9

Nota: 9.5



Eu acho que a Oculus acertou em ir por esse caminho, e espero que eles coloquem bastante dinheiro na criação de software.



Ah, e a Valve afirmou que ela irá lançar um full game no final do ano. Eu crente que ela já teria 3 games prontos pra anunciar amanhã... mas por enquanto é só isso que temos, um flagship VR game pro final desse ano, compatível com todos os headsets (Rift, Vive, etc).
Half life 3 confirmado
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Half life 3 confirmado

Os rumores sobre os jogos (que surgiram junto com os rumores de um headset da Valve - e que se mostraram acertados) falavam sobre 1 game da franquia HL, se passando entre o 1 e o 2, e um game baseado no universo do Portal (ficou faltando falarem sobre o terceiro game, já que a valve deixou claro que estaria trabalhando em 3 full games em VR)
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Os rumores sobre os jogos (que surgiram junto com os rumores de um headset da Valve - e que se mostraram acertados) falavam sobre 1 game da franquia HL, se passando entre o 1 e o 2, e um game baseado no universo do Portal (ficou faltando falarem sobre o terceiro game, já que a valve deixou claro que estaria trabalhando em 3 full games em VR)
Left 4 dead
 

Aelyxz

Bam-bam-bam
Mensagens
887
Reações
810
Pontos
293
Gente, não tenho nem nunca tive nenhum VR.

Eu adorei a ideia do Oculus Quest por não depender de um PC, mas tenho um pc pra começar a brincar com VR (com 1060).
Minha grande dúvida é, os jogos chegarão pro oculus quest? é um tiro no escuro? O que voces recomendariam?
É tentador não ter fios pra jogar
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Minha grande dúvida é, os jogos chegarão pro oculus quest? é um tiro no escuro? O que voces recomendariam?
É tentador não ter fios pra jogar

Cara, pra mim é difícil falar sobre o Quest não tendo testado ele (embora a maioria dos reviews sejam bem positivos).

Podemos ver o Quest hoje como o principal produto do Facebook/Oculus. É o carro chefe pra tentar trazer mais gente pra VR. Logo, espera-se que o Facebook invista ainda mais grana no desenvolvimento de jogos pro Quest. Aliás, eles estão aconselhando aos devs a produzirem tanto pro Quest quanto pro Rift.

Já temos uma quantidade de games sendo portados do Rift pro Quest, e as impressões são muito positivas. Enquanto o visual obviamente vai sofrer um downgrade nítido nos jogos mais visually intesive, o Quest tem o plus de poder jogar de forma mais livre, e essa é a força do aparelho mesmo (alguns devs já disseram que essa é a forma ideal para jogar seus games, sem ter um fio limitando a sua imersão).

Mas são $400, né? Pra nós aqui é uma bela grana. Eu tenho uma RX 580, mas não sei se minha CPU aguenta o Rift S. To esperando os novos Ryzen pra ver o que faço. Até o tamanho da caixa é algo que eu considero, já que na hora que rolar a chance de pedir pra alguém trazer pra mim, a caixa do Rift S é enorme comparada com a do Quest :klol

Que é um tiro no escuro, isso com certeza. Eu diria que VR em geral é um tiro no escuro. A base não é grande o suficiente, vc não tem as maiores empresas desenvolvendo vários jogos pra VR ainda. Até aqui dependeu muito da Oculus colocar dinheiro na mesa para ter esses jogos maiores saindo (e pra esse ano o Rift receberá uns 4 pelo menos).

Eu acredito que o Quest será o HMD mais vendido, talvez até superando o PSVR. E isso abre as chances de o suporte ser um dos melhores até aqui. Mas não dá pra cravar que será X ou Y, no final esse é um salto de fé que vc terá que decidir entre dar ou não.

Particularmente, eu estou dividido entre o Quest e o Rift S. Eu quero ambos, na verdade. Mas o Rift S terá que vir com um upgrade de CPU, mobo e RAM. Enfim... triste viver na bananolândia.
 
Ultima Edição:

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
@zJulianoAx

Aqui tem uma boa lista dos jogos já confirmados pro Quest


https://www.androidcentral.com/every-game-confirmed-oculus-quest

https://uploadvr.com/oculus-quest-confirmed-game-list/


Pra um sistema novo, é bastante jogo na minha opinião. Alguns dos melhores do PC/PSVR estão vindo. Alguns deles terá cross-buy: vc compra na Oculus Store e pode usar tanto no Rift quanto no Quest.

Ah, e embora tenha essa opção de cross-buy (que depende totalmente dos desenvolvedores decidir por permitir ou não), as lojas do Rift e do Quest não são exatamente as mesmas. Enquanto a do Rift permite (e continuará permitindo) todo tipo de software (early access, experiências e etc), a do Quest terá uma curadoria onde só irá entrar jogos que estejam com a performance adequada pro sistema E que sejam games completos; nada de experiências de alguns minutos ou techdemos.

A intenção é que o jogador não tenha que ficar procurando por algo bom num mar de b*sta. Tudo o que estiver na store deve ter uma qualidade mínima.
 

Aelyxz

Bam-bam-bam
Mensagens
887
Reações
810
Pontos
293
@zJulianoAx

Aqui tem uma boa lista dos jogos já confirmados pro Quest


https://www.androidcentral.com/every-game-confirmed-oculus-quest

https://uploadvr.com/oculus-quest-confirmed-game-list/


Pra um sistema novo, é bastante jogo na minha opinião. Alguns dos melhores do PC/PSVR estão vindo. Alguns deles terá cross-buy: vc compra na Oculus Store e pode usar tanto no Rift quanto no Quest.

Ah, e embora tenha essa opção de cross-buy (que depende totalmente dos desenvolvedores decidir por permitir ou não), as lojas do Rift e do Quest não são exatamente as mesmas. Enquanto a do Rift permite (e continuará permitindo) todo tipo de software (early access, experiências e etc), a do Quest terá uma curadoria onde só irá entrar jogos que estejam com a performance adequada pro sistema E que sejam games completos; nada de experiências de alguns minutos ou techdemos.

A intenção é que o jogador não tenha que ficar procurando por algo bom num mar de b*sta. Tudo o que estiver na store deve ter uma qualidade mínima.

Show, vou dar uma olhada na lista

Sobre o pc, eu tenho uma 1060, com um 1600x e 16gb de memoria, acho que daria pra começar a brincar, mãs, é aquilo, tem cabo, etc.
Meu pensamento inicial de comprar é mandar pra um redirecionador e mandar pra ca, ja esperando a faca no rim pra pagar a taxa
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.133
Reações
2.326
Pontos
453
Oculos Quest não vai ter os jogos da Bethesda? E ele tem expansão de memoria? Pq 64gb e 128gb é bem pouco para jogos.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Oculos Quest não vai ter os jogos da Bethesda?

Olha, vc diz um Skyrim da vida? Pra portar jogo pro Quest, a empresa precisa ter um mínimo de capacidade pra otimizar bem o código rs
Eu não contaria com isso não.

E ele tem expansão de memoria? Pq 64gb e 128gb é bem pouco para jogos.

Não tem entrada pra cartão SD, infelizmente. Mas pelo o que eu vi do tamanho dos jogos, se colocar uma média de 2GB pra cada dão uns 25 no modelo de 64GB (que tem 51GB livres).

Segue uma lista com o tamanho dos jogos (alguns são demos):


Angry Birds VR: Isle of Pigs – 230MB (full game)
Apex Construct – 1.3GB (full game)
Bait! – 222MB (full game)
Ballista! – 1.9GB (full game)
Beat Saber – 326MB (early access version, full version not available yet)
Creed: Rise to Glory – 954MB (full game)
Dance Central VR – 2.6GB (early access version, seems to be full game)
Dead and Buried II – 773MB (demo version, full version not available yet)
Face Your Fears 2 – 2.2GB (full game)
FOX Now – 7MB (video streaming app)
I Expect You To Die – 728MB (full game)
Journey of the Gods – 970MB (full game)
Keep Talking and Nobody Explodes – 124MB (full game)
Oculus Gallery – 138MB (media playing app)
Oculus TV – 71MB (video streaming app)
Oculus Video – 141MB (video streaming app)
Neverthink – 48MB (video streaming app)
Superhot VR – 1.8GB (demo version, full version not available yet)
Racket Fury: Table Tennis – 1.2GB (full game)
Red Bull TV – 14MB (video streaming app)
Rush – 767MB (full game)
Space Pirate Trainer – 1.4GB (full game)
Sports Scramble – 1.1GB (early access version, seems to be full game)
Thumper – 381MB (full game)
Ultrawings – 1.1GB (full game)
Virtual Virtual Reality – 515MB (full game)
Wander – 258MB (video and image streaming app)


Acho que no pior cenário possível vc coloca pelo menos 15 jogos no modelo de 64GB.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Por alguns relatos que eu tenho lido/ouvido de quem já está com o Quest há alguns dias, a bateria dele parece durar algo entre 3 e 5 horas, em média. Provavelmente é uma autonomia como a do Switch por exemplo, onde dependendo do game que esteja rodando vc poderá conseguir mais ou menos tempo. Pra mim, entre 2:30 e 3 horas tá de muito bom tamanho.
 

juminho

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.605
Reações
5.549
Pontos
1.229
Uma coisa que não vai funcionar na Oculus Quest é o compartilhamento da experiência com amigos e familiares, já que não vai ser possível ver numa tela externa o que se está jogando.

A primeira vez que experimentei a realidade virtual foi num PSVR na casa de um amigos, e todos os outros ficavam vendo pela TV o que a pessoa jogava.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Uma coisa que não vai funcionar na Oculus Quest é o compartilhamento da experiência com amigos e familiares, já que não vai ser possível ver numa tela externa o que se está jogando.

A primeira vez que experimentei a realidade virtual foi num PSVR na casa de um amigos, e todos os outros ficavam vendo pela TV o que a pessoa jogava.

Vc pode espelhar a imagem para um smartphone usando o aplicativo da Oculus via rede Wi-Fi. Também é possível espelhar para um Chromecast na TV.

No review do Engadget vc pode ver como fica:

 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Quantas unidades tinha esse Valve Index pra conseguir esgotar o estoque?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Quantas unidades tinha esse Valve Index pra conseguir esgotar o estoque?

Pelo o que eu vi, a reserva ainda está disponível. Eles só vão empurrando a data de envio para datas posteriores de acordo com a sua posição na fila.

Aliás, me parece que eles haviam colocado 30 de setembro para as últimas pre-orders (?) mas parece terem adiantado em 1 mês (31 de agosto). De qualquer forma, me parece algo muito longe, capaz de terem produzido bem pouco inicialmente.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Pelo o que eu vi, a reserva ainda está disponível. Eles só vão empurrando a data de envio para datas posteriores de acordo com a sua posição na fila.

Aliás, me parece que eles haviam colocado 30 de setembro para as últimas pre-orders (?) mas parece terem adiantado em 1 mês (31 de agosto). De qualquer forma, me parece algo muito longe, capaz de terem produzido bem pouco inicialmente.
Pra vender por 1000$ deve ser um produto muito "premium" então a quantidade deve ser minuscula... e isso é um tiro no pé já que quanto menor a base instalada pior é para vender os jogos.

Se bem que maioria dos jogos devem rodar de boa no Rift tambem.
Mas é um put* nicho dentro do PC isso, especialmente se esses jogos da Valve não sairem no PS5 por exemplo.
 
Topo Fundo