O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial OSSC - Open Source Scan Converter [Novo modelo em desenvolvimento! Infos Pg 3!]

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Saiu o firmware 0.85 essa semana e uma novidade MUITO boa é a adição de um OSD, ou seja, um "On-Screen Display". Isso permite visualizar os ajustes e configurações na TV/Monitor ao invés do pequeno LCD acoplado ao aparelho. Já testei aqui e funciona muito bem, permite testar configurações e identificar as diferenças com muita facilidade.

Fora isso, preciso dar uma geral no post inicial por conta das atualizações, mas não vai dar por enquanto pois estou com muito trabalho acumulado, o pouco tempo livre que sobra uso pra jogar.

Comprei um retro TNK 2x porem meu psone fica preto e branco :(

Não tenho o aparelho, mas é provável que precise revisar as configurações, no manual menciona algo sobre estar utilizando a entrada errada. Confira o manual aqui
 

mariachirs

Supra-sumo
Mensagens
2.235
Reações
960
Pontos
174
Obrigado carinha, mas mesmo plugado diretamente na minha tv o psone ta preto e branco.

Lembro que na minha tv antiga funcionava, porem este aparelho ficou parado por uns 3 anos :(


Saiu o firmware 0.85 essa semana e uma novidade MUITO boa é a adição de um OSD, ou seja, um "On-Screen Display". Isso permite visualizar os ajustes e configurações na TV/Monitor ao invés do pequeno LCD acoplado ao aparelho. Já testei aqui e funciona muito bem, permite testar configurações e identificar as diferenças com muita facilidade.

Fora isso, preciso dar uma geral no post inicial por conta das atualizações, mas não vai dar por enquanto pois estou com muito trabalho acumulado, o pouco tempo livre que sobra uso pra jogar.



Não tenho o aparelho, mas é provável que precise revisar as configurações, no manual menciona algo sobre estar utilizando a entrada errada. Confira o manual aqui
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Saiu o firmware 0.85 essa semana e uma novidade MUITO boa é a adição de um OSD, ou seja, um "On-Screen Display". Isso permite visualizar os ajustes e configurações na TV/Monitor ao invés do pequeno LCD acoplado ao aparelho. Já testei aqui e funciona muito bem, permite testar configurações e identificar as diferenças com muita facilidade.

Fora isso, preciso dar uma geral no post inicial por conta das atualizações, mas não vai dar por enquanto pois estou com muito trabalho acumulado, o pouco tempo livre que sobra uso pra jogar.



Não tenho o aparelho, mas é provável que precise revisar as configurações, no manual menciona algo sobre estar utilizando a entrada errada. Confira o manual aqui
Amigo minha ossc é a 1.6 do aliexpress, qual firmware tem que pegar? a audio.bin ou a non audio?
 


Raph_friend

Novato
Mensagens
11
Reações
3
Pontos
13
Galera, alguém está utilizando o RetroVGA do Bruno Freitas (http://www.brunofreitas.com/node/36) junto com o OSSC em x2? A minha TV suporta até x4 mas a melhor resolução que achei foi em double liner mesmo, fico tudo bem perfeito, só o que me incomoda são as scanlines que não consigo deixar perfeitas, sempre tem alguma lacuna. Como utilizo um scart switch que produzi com saída VGA, estava pensando em colocar o scanliner entre o OSSC.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Galera, alguém está utilizando o RetroVGA do Bruno Freitas (http://www.brunofreitas.com/node/36) junto com o OSSC em x2? A minha TV suporta até x4 mas a melhor resolução que achei foi em double liner mesmo, fico tudo bem perfeito, só o que me incomoda são as scanlines que não consigo deixar perfeitas, sempre tem alguma lacuna. Como utilizo um scart switch que produzi com saída VGA, estava pensando em colocar o scanliner entre o OSSC.

Não entendi porque você está usando um scanline generator se o OSSC tem um muito mais competente. Inclusive desde o firmware 0.81 há possibilidade de usar scanlines híbridas, que simulam melhor as scanlines reais de um CRT.
Fora isso, no 0.83, se não me engano, foi adicionado opção de configurar a intensidade de scanline para cada linha e coluna multiplicada, algo como um "ajuste fino", é simplesmente demais, controle total sobre como as scanlines serão aplicadas na imagem.
 

Raph_friend

Novato
Mensagens
11
Reações
3
Pontos
13
Não entendi porque você está usando um scanline generator se o OSSC tem um muito mais competente. Inclusive desde o firmware 0.81 há possibilidade de usar scanlines híbridas, que simulam melhor as scanlines reais de um CRT.
Fora isso, no 0.83, se não me engano, foi adicionado opção de configurar a intensidade de scanline para cada linha e coluna multiplicada, algo como um "ajuste fino", é simplesmente demais, controle total sobre como as scanlines serão aplicadas na imagem.

Perceba, eu não estou usando, mas perguntando se alguém está usando. Se eu perguntei, é porque tentei de todas as formas e não estava obtendo um resultado satisfatório, uso em line x2. Mas dei umas mudadas na config da TV, deixei em 0 o sharpness e mudei algumas coisas no contraste, está bem melhor.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Perceba, eu não estou usando, mas perguntando se alguém está usando. Se eu perguntei, é porque tentei de todas as formas e não estava obtendo um resultado satisfatório, uso em line x2. Mas dei umas mudadas na config da TV, deixei em 0 o sharpness e mudei algumas coisas no contraste, está bem melhor.

Li errado mesmo, mas de forma me pareceu muito esquisito fazer isso quando tem tantas opções de ajuste, imaginei que você não as conhecesse, por isso comentei.
 

charles.kill

Habitué da casa
Mensagens
143
Reações
95
Pontos
63
Acho que perguntei no fórum lembro se foi este nao.! Sobre comprar a placa para controle nes pra usar ele sem cabo .
Comprei no próprio site da 8bitdo e acabei de receber o produto falta apenas montar e testar .
Segue o caminho até aqui

29/11/2019
16:58
RIBEIRAO PRETO / SPObjeto entregue ao destinatário
29/11/2019
16:58
RIBEIRAO PRETO / SPObjeto aguardando retirada no endereço indicado
RUA JAVARI - - 4891
ANTONIO MARINCEK
RIBEIRAO PRETO / SP29/11/2019
13:00
RIBEIRAO PRETO / SPA entrega não pode ser efetuada - Carteiro não atendido
29/11/2019
12:55
RIBEIRAO PRETO / SPObjeto saiu para entrega ao destinatário
27/11/2019
09:48
RIBEIRAO PRETO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em RIBEIRAO PRETO / SP para Unidade de Distribuição em RIBEIRAO PRETO / SP26/11/2019
16:40
CAJAMAR / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP para Unidade de Distribuição em RIBEIRAO PRETO / SP25/11/2019
21:47
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP25/11/2019
21:45
CURITIBA / PRFiscalização Aduaneira finalizada
20/11/2019
13:24
CURITIBA / PRObjeto recebido pelos Correios do Brasil
02/11/2019
06:08
CHINA /
Objeto encaminhado
de País em CHINA / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR31/10/2019
09:17
CHINA / Objeto recebido na unidade de exportação
31/10/2019
03:42
CHINA / Objeto postado

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.936
Reações
41.551
Pontos
1.689
O ruim dele é não ter entrada S-VIDEO ....
Não é só isso, não ter saidas de som (tem uma lá, mas só vai ajudar se a TV tem a entrada específica tb).
Queria comprar, mas depois do review, resolvi esperar e de repente no futuro eles façam um novo modelo com S-Video e saida de som.

Edit:
Agora eu vi que as novas versões tem saida de som pelo hdmi.
Mas ainda assim tem que ter um adaptador para conector P3 e é um saco, mas pelo menos é um problema a menos.

Edit 2:
Estive pensando e mesmo não tendo entrada para S-video, acho q vale a pena comprar um cabo scart. No Aliexpress está baratinho então já estou pensando seriamente comprar um OSSC + cabo scart para snes, mega e saturn.
 
Ultima Edição:

Solitário1

Supra-sumo
Mensagens
67
Reações
156
Pontos
193
Não é só isso, não ter saidas de som (tem uma lá, mas só vai ajudar se a TV tem a entrada específica tb).
Queria comprar, mas depois do review, resolvi esperar e de repente no futuro eles façam um novo modelo com S-Video e saida de som.

Edit:
Agora eu vi que as novas versões tem saida de som pelo hdmi.
Mas ainda assim tem que ter um adaptador para conector P3 e é um saco, mas pelo menos é um problema a menos.

Edit 2:
Estive pensando e mesmo não tendo entrada para S-video, acho q vale a pena comprar um cabo scart. No Aliexpress está baratinho então já estou pensando seriamente comprar um OSSC + cabo scart para snes, mega e saturn.

esses cabos scart do aliexpress são meio vagabundos, se um dia for pegar um desses, tenta achar um melhorzinho com Sync on Luma ^^
 

Raph_friend

Novato
Mensagens
11
Reações
3
Pontos
13
esses cabos scart do aliexpress são meio vagabundos, se um dia for pegar um desses, tenta achar um melhorzinho com Sync on Luma ^^
É só comprar o cabo baratinho e depois fazer seu próprio cabo utilizando somente a entrada SCART e a do vídeo game como base. Eu utilizo aqueles cabos blindados de audio e video que vende em qualquer eletrônica e perto do SCART enrolo o cabo em um ferrite potente.
 

Raph_friend

Novato
Mensagens
11
Reações
3
Pontos
13
Teria como ensinar .???

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk

Você precisa comprar esses cabos blindados de áudio e vídeo: https://lista.mercadolivre.com.br/cabo-rca-blindado-3-vias

Para RGBS (S = Csync/Luma/Video Composto) precisa de 6 pontas. Depois é só soldar o sinal e a blindagem será o terra geral.

Pinagem do scart: http://domoticx.com/pinout-scart/


Não junte o GND do vídeo com do som, utilize o 4 para o som e 18 para o vídeo.
 
Ultima Edição:

CesarDRK

Ser evoluído
Mensagens
18
Reações
11
Pontos
23
Comprei um retro TNK 2x porem meu psone fica preto e branco :(

Seu PS1 está chaveado para PAL-M (o RetroTink 2x não suporta PAL-M).
Você precisa chavear ele de volta para NTSC. Isso envolve abrir o PS1 e trocar componentes (provavelmente só trocar um cristal por outro).
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Grande novidade, o criador do OSSC está trabalhando numa nova versão do aparelho, batizada de OSSC Pro! De acordo com ele ainda está trabalhando no firmware, entre outras coisas, então a previsão é que fique pronto no fim desse ano.

A idéia é ter um aparelho com hardware mais robusto, permitindo três modos de funcionamento, tornando-o um scaler completo capaz de executar todas as funções do OSSC atual, bem como realizar "deinterlacing" (desentrelaçamento) de imagens 480i tão bem quanto (ou melhor) que o Framemeister da Micomsoft. Conta ainda com conector para expansão, permitindo criar por exemplo um módulo com entrada vídeo composto e S-Video, entre outras coisas.

Pelo visto se tornará a solução definitiva e absoluta em processamento de imagem para consoles retro.

Vou trazer aqui pra vocês a tradução dos modos de operação e imagens do projeto. Se eu conseguir pegar férias em março espero dar uma ajeitada no tópico e adicionar as infos no post inicial.

1. Modo multiplicador de linhas puro
  • tanto linhas ativas quanto em branco são multiplicadas - basicamente o que o OSSC original faz
  • modo mais simples com menor latência (lag)

2. Modo multiplicador de linhas adaptável
  • linhas ativas são multiplicadas enquanto que em branco são "compatibilizadas" com timing padrão (de refresh rate)
  • alta compatibilidade com TV´s e latência (lag) mínimo (1-30 linhas tipicamente)
  • permite novas configurações de saída como 4x240p ou 2x480p num frame de 1080p padrão de TV´s

3. Modo Scaler
  • Maior flexibilidade via utilização de memória LPDDR2 512MB
  • "deinterlacing" (desentrelaçamento) de fontes 480i (PS2 por exemplo) de alta qualidade
  • non-integer scaling (permite resoluções fracionadas dentro de um frame 1080p tornando pixels mais nitídos (sharp))
  • Rotação de imagem (permite aplicar modo TATE em shmups independente da TV)
  • Conversão de refresh rate


Diagrama de bloco
ossc-pro_block_diag.png


Fotos conceituais
ossc-pro_concept_front.png

ossc-pro_concept_back.png


Enfim, me parece ser um projeto bem ambicioso e pelo hardware que possui deverá custar caro no lançamento. Entretanto isso deve contribuir para que o OSSC original fique mais barato e acessível, o que é bom pois o aparelho original continua sendo uma excelente forma de curtir seus consoles retro em telas modernas.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.936
Reações
41.551
Pontos
1.689
Grande novidade, o criador do OSSC está trabalhando numa nova versão do aparelho, batizada de OSSC Pro! De acordo com ele ainda está trabalhando no firmware, entre outras coisas, então a previsão é que fique pronto no fim desse ano.

A idéia é ter um aparelho com hardware mais robusto, permitindo três modos de funcionamento, tornando-o um scaler completo capaz de executar todas as funções do OSSC atual, bem como realizar "deinterlacing" (desentrelaçamento) de imagens 480i tão bem quanto (ou melhor) que o Framemeister da Micomsoft. Conta ainda com conector para expansão, permitindo criar por exemplo um módulo com entrada vídeo composto e S-Video, entre outras coisas.

Pelo visto se tornará a solução definitiva e absoluta em processamento de imagem para consoles retro.

Vou trazer aqui pra vocês a tradução dos modos de operação e imagens do projeto. Se eu conseguir pegar férias em março espero dar uma ajeitada no tópico e adicionar as infos no post inicial.

1. Modo multiplicador de linhas puro
  • tanto linhas ativas quanto em branco são multiplicadas - basicamente o que o OSSC original faz
  • modo mais simples com menor latência (lag)
2. Modo multiplicador de linhas adaptável
  • linhas ativas são multiplicadas enquanto que em branco são "compatibilizadas" com timing padrão (de refresh rate)
  • alta compatibilidade com TV´s e latência (lag) mínimo (1-30 linhas tipicamente)
  • permite novas configurações de saída como 4x240p ou 2x480p num frame de 1080p padrão de TV´s
3. Modo Scaler
  • Maior flexibilidade via utilização de memória LPDDR2 512MB
  • "deinterlacing" (desentrelaçamento) de fontes 480i (PS2 por exemplo) de alta qualidade
  • non-integer scaling (permite resoluções fracionadas dentro de um frame 1080p tornando pixels mais nitídos (sharp))
  • Rotação de imagem (permite aplicar modo TATE em shmups independente da TV)
  • Conversão de refresh rate

Diagrama de bloco
ossc-pro_block_diag.png


Fotos conceituais
ossc-pro_concept_front.png

ossc-pro_concept_back.png


Enfim, me parece ser um projeto bem ambicioso e pelo hardware que possui deverá custar caro no lançamento. Entretanto isso deve contribuir para que o OSSC original fique mais barato e acessível, o que é bom pois o aparelho original continua sendo uma excelente forma de curtir seus consoles retro em telas modernas.
Muito interessante isso. Vou esperar então essa nova versão sair para comprar.
Só espero que não demore muito para lançar, pq a vontade de comprar um é grande.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.936
Reações
41.551
Pontos
1.689
2. Modo multiplicador de linhas adaptável
  • permite novas configurações de saída como 4x240p ou 2x480p num frame de 1080p padrão de TV´s
Lendo com mais calma eu não entendi bem isso daí.

Seria então possível colocar dois aparelhos em entradas diferentes e ele exibiria na telas as duas imagens a 480p?

Quem é mais entendido nisso por favor me esclareça.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Lendo com mais calma eu não entendi bem isso daí.

Seria então possível colocar dois aparelhos em entradas diferentes e ele exibiria na telas as duas imagens a 480p?

Quem é mais entendido nisso por favor me esclareça.

Não, a questão aqui é regularizar o aspect ratio, refresh rate e resolução de forma a torná-lo compatível com qualquer TV. No OSSC original, dependendo da TV, você não consegue utilizar modos de multiplicação maiores que 2 porque o refresh rate e resolução não são aceitos pela TV (ou melhor dizendo por seu chip de processamento de imagem). É por isso que monitores geralmente tem maior compatibilidade, já que foram desenhados de forma a trabalhar com diversas resoluções e refresh rates.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.936
Reações
41.551
Pontos
1.689
Não, a questão aqui é regularizar o aspect ratio, refresh rate e resolução de forma a torná-lo compatível com qualquer TV. No OSSC original, dependendo da TV, você não consegue utilizar modos de multiplicação maiores que 2 porque o refresh rate e resolução não são aceitos pela TV (ou melhor dizendo por seu chip de processamento de imagem). É por isso que monitores geralmente tem maior compatibilidade, já que foram desenhados de forma a trabalhar com diversas resoluções e refresh rates.
Valeu o esclarecimento.
 

ReBirFh

Bam-bam-bam
Mensagens
194
Reações
277
Pontos
489
É viável um hardware que gera um efeito tipo os shaders CRT-GEOM e similares do retroarch numa tv LCD? algo que fosse colocado entre a conexão da TV e um conversor como o do tópico. Acredito, não tenho certeza, que só o scanline não é suficiente pra gerar uma imagem com todos os "efeitos especiais" que eram aproveitados da conexão "impura" com a TV.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
quando esse novo sair, o dólar já vai estar a mais de 5 mangos.

vou desencanar de qualquer coisa de fora por um tempo.

mas dá pra acompanhar pra passar vontade.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.157
Reações
41.039
Pontos
1.064
OSSC pra mim já foi descartado, esse hardware todo vazado aí ia "dar certinho" aqui, perto de praia, já imagino tudo corroído por dentro.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
É viável um hardware que gera um efeito tipo os shaders CRT-GEOM e similares do retroarch numa tv LCD? algo que fosse colocado entre a conexão da TV e um conversor como o do tópico. Acredito, não tenho certeza, que só o scanline não é suficiente pra gerar uma imagem com todos os "efeitos especiais" que eram aproveitados da conexão "impura" com a TV.

Para aplicar shaders seria necessário o que chamamos de "frame buffer", que seria como uma memória onde o quadro é armazenado, tratado e então exibido na tela. O Framemeister possui esse recurso, por isso pode ser chamado efetivamente de scaler. O ponto negativo é que isso adiciona atrasos (lag) na imagem exibida na tela. Existem outras particularidades que esse tipo de implementação traz, mas o principal é que o hardware necessário pra isso não é barato, tanto que o OSSC Pro (que conta com esse recurso) provavelmente será tão caro quanto o Framemeister ou mais, o diferencial estará no firmware que terá mais recursos e possivelmente eliminirá (alguns) problemas desse tipo de implementação.

quando esse novo sair, o dólar já vai estar a mais de 5 mangos.

vou desencanar de qualquer coisa de fora por um tempo.

mas dá pra acompanhar pra passar vontade.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Acredito que o aparelho só estará disponível em 2021, até lá se a projeção de crescimento do PIB para 2020 se confirmar, é provável que teremos outro cenário com relação ao câmbio. O jeito é ter paciência.

E outro ponto, como comentei aqui no tópico, a tendência é o OSSC original ficar mais barato, pois terá pessoas migrando para o Pro vendendo o original. Certamente essas pessoas não conseguirão vender o aparelho original usado pelo mesmo preço de um OSSC novo.

OSSC pra mim já foi descartado, esse hardware todo vazado aí ia "dar certinho" aqui, perto de praia, já imagino tudo corroído por dentro.

Estão considerando utilizar um case para o Pro, o que seria bom para mitigar esse problema. Só teria o problema do custo adicional, mas acredito que será opcional.

Agora, eu moro em cidade litorânea, mas não tão próximo da praia, tenho o aparelho tem uns 2 anos/2 anos e meio e zero problemas até agora, aparelho continua como novo. Talvez se você morar bem próximo, pode ser que seja um problema, mas aí você vai ter esse problema com tudo, eletrodomésticos e eletrônicos.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Acredito que o aparelho só estará disponível em 2021, até lá se a projeção de crescimento do PIB para 2020 se confirmar, é provável que teremos outro cenário com relação ao câmbio. O jeito é ter paciência.

E outro ponto, como comentei aqui no tópico, a tendência é o OSSC original ficar mais barato, pois terá pessoas migrando para o Pro vendendo o original. Certamente essas pessoas não conseguirão vender o aparelho original usado pelo mesmo preço de um OSSC novo.

tô muito confiante, não, tô achando que o câmbio vai estar proibitivo, mesmo assim. mas, tem razão, até lá é provável que pior não esteja.
isso de abaixar o preço do antigo é bem relevante mesmo.

sobre os usados, será que tem uma quantidade ok circulando pelo brasil? isso já ajudaria na hora de comprar usado.
 
Topo Fundo