O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial OSSC - Open Source Scan Converter [Novo modelo em desenvolvimento! Infos Pg 3!]

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Ossc-logo-small.png

ossc-final_1.jpg

O "Open Source Scan Converter" é um conversor e digitalizador de vídeo com baixa latência, desenvolvido para conectar consoles que possuem um sinal de saída com resolução de até 1920x1080 entrelaçada (1080i), em televisores ou monitores modernos, que geralmente tem resolução nativa de 1920x1080 progressiva (1080p) ou superior. Ele converte sinais analógicos RGB ou vídeo-componente em um formato digital, e duplica as linhas (scanlines) de um único quadro (frame), caso necessário para gerar um modo de exibição válido para monitores ou TV digitais.

A placa e o firmware são produto de um projeto "homebrew" iniciado em 2015 pelo finlandês Markus Hiienkari, conhecido online pelo nick "marqs". O objetivo do projeto era criar um conversor com latência baixa e custo razoável, de forma que também pudesse ser montando por usuários. O projeto ganhou popularidade na comunidade "retrogamer" e no início de 2016 surgiram os primeiros kits de montagem, bem como placas pré-montadas.

CARACTERÍSTICAS

- Detecção e digitalização de vários modos analógicos (SDTV/EDTV/HDTV/PC)
- Suporte a duplicação de linha (line double) para 240p, 480i, 288p, 576i, 384p, 480p, 576p
- Suporte a multiplicação de linha 3x/4x/5x para 240p/288p com modos de amostragem diferentes
- Latência muito baixa (menor que 2 scanlines de entrada)
- "Desentrelaçador" rápido para 480i/576i and 960i/1080i
- Rápida recuperação após mudança de modo de vídeo (ex. 240p<->480i)
- Todo processamento de vídeo feito em domínio RGB - não há conversão para YCbCr
- LPF (low pass filter) no vídeo e sincronização, para sinais de entrada não-ideais
- Multiplas entradas que suportam vários formatos
- Saída RGB "Full-range 24-bit" através de DVI/HDMI
- Emulação de "scanlines" com posição e intensidade configurável
- Máscara configurável para área de "overscan"
- Configuração de amostragem selecionável para entrada 480p: DTV-480p or VGA 640x480
- Configuração de CSC selecionável para fonte YPbPr: Rec. 601 or Rec. 709

VISÃO GERAL
HpvlR7O.png

Entradas
AV1 (RGB-SCART)
Suporta os formatos RGBS e RGsB (sync on green), além de YPbPr. Video composto, luma ou sync composto podem ser usados como fonte de sincronização no modo RGBS. Divisores ou amplificadores de sync externos não são necessários ou recomendados, pois já há um filtro embutido no circuito.
AV2 (Componente)
Entrada composta por 3 conectores RCA que suporta os formatos YPbPr (vídeo componente) e RGsB (RGB sync on green).
AV3 (VGA)
Conexão através do padrão VGA/HD-15 que suporta RGBHV, RGBS (pino 13), RGsB e YPbPr. Modos RGBHV e RGBS requerem sinais de sync limpos (TTL-level) e não podem ser usados video composto ou luma como sync. Esta entrada é recomendada para fontes com sinais de entrada de alta qualidade, já que a funcionalidade de LPF é limitada. (AV1 e AV2 são direcionados a um chip de LPF dedicado).

Saídas
(Versão 1.5 e anteriores)
DVI-D
Este padrão de conector geralmente encontrado em monitores foi escolhido por conta da construção robusta e preocupações do desenvolvedor quanto a licenciamento do HDMI. Entretanto um adaptador DVI para HDMI pode ser usado para conectá-lo a televisores ou receivers. Os pinos analógicos do conector DVI não são utilizados, portanto não é possível conectar a um monitor VGA/HD-15 usando um adaptador passivo.
AV1 audio
Áudio analógico vindo de uma entrada SCART é direcionado a esta saída com conector 3.5mm estéreo, localizada próximo à saída de vídeo.
[Opcional] Sáida digital de áudio
O usuário Borti4938 criou uma placa que pode ser instalada no OSSC 1.5 permitindo a digitalização de áudio e integração à uma saída HDMI. Ao instalar essa placa pode-se utilizar a saída existente no OSSC como entrada de áudio adicional, entretanto recomenda-se não utilizar ambas simultaneamente pois estão conectadas internamente.

(Versão 1.6)
xuUqtTf.png
HDMI
A versão 1.6 do OSSC contém uma saída no padrão HDMI usada para transmitir vídeo no formato RGB 24bits e áudio digital.
AV1 audio
Áudio analógico vindo de uma entrada SCART é direcionado a esta saída com conector 3.5mm estéreo, localizada próximo à saída de vídeo. Funciona como uma entrada de áudio adicional, selecionável através de uma pequena chave.
AV3 audio
Presente apenas na revisão 1.6, esta entrada com conector 3.5mm estéreo permite digitalizar áudio ao utilizar a entrada AV3 (VGA).

Botões, conectores e controles externos
LEDs de status - Um LED verde indica que o aparelho está ligado. Este LED se apagará em seguida se um controle remoto for detectado. O LED vermelho indica sincronização instável quando estiver ligado.
LCD - Mostra os menus de navegação do aparelho e informações sobre a fonte de sinal atual.
Slot para cartão MicroSD - Utilizado nas atualizações de firmware do aparelho.
Sensor infravermelho - Recebe os comandos do controle remoto. Requer linha de visão livre, ou seja, não pode haver obstáculos entre o sensor e controle remoto.
Conector JTAG - Para atualizações de firmware ou para fins de desenvolvimento de software.
Botão 0 e Botão 1 - Permite acessar as funções do aparelho sem o uso de um controle remoto. Botão 0 permite alterar a entrada ou modo e o botão 1 permite escolher entre os modos de scanlines "off/auto/manual".
Chave Liga/Desliga - Liga ou desliga o aparelho
Entrada de energia - Para conexão de uma fonte de energia capaz de suprir pelo menos 1 ampere a 5 Volts. O conector possui 2.1mm x 5.5mm com positivo no centro.

Controle Remoto
É possível adquirir junto ao OSSC um controle remoto para facilitar o uso e configuração do aparelho e a imagem abaixo denota as funções pré-programadas. Pode-se utilizar qualquer controle remoto programável, basta seguir as instruções (em inglês) neste link

CONFIGURAÇÕES

O OSSC oferece uma enorme gama de ajustes para extrair o máximo de seus consoles clássicos, entretanto inicialmente serão listados apenas as mais relevantes, uma vez que o aparelho já vem pré-configurado com os ajustes que oferecem a melhor imagem com melhor compatibilidade. Vou utilizar da tag SPOILER para otimizar a leitura do tópico, portanto atentem ao fato que as descrições de boa parte dessas configurações ficarão dentro dos botões SPOILER.

Menu "Output opt." (Opções de sáida)
Neste menu é possível ajustar o modo de multiplicação para cada tipo de resolução, além de opções para controlar amostragem de saída, entre outras coisas. Pressione o botão SPOILER para exibir as descrições.
- 240p/288p proc
Controla a multiplicação de linha para os modos 240p/288p. NOTA: 3x/4x/5x não geram sinais padrão para os modos CEA/VESA 720p/960p/1080p/1200p (linhas totais, pixels por linha), então geralmente são aceitos apenas por monitores e algumas TV´s
Passthru: Apenas digitalização é aplicada
Line2x: Duplicação de linhas para saída 480p. [padrão]
Line3x: Triplo de linhas para saída 720p.
Line4x: 4x o número de linhas para saída 960p.
Line5x: 5x o número de linhas para saída 1080p/1200p dependendo do formato Line5x selecionado

- 384p proc
Controla a multiplicação de linha para o modo 384p
Passthru: Apenas digitalização é aplicada
Line2x: Duplicação de linhas para saída 1024x768. [padrão]

- 480i/576i proc
Controla a multiplicação de linha para os modos 480i/576i
Passthru: Apenas digitalização é aplicada, desentrelação ficará a cargo do monitor/TV. Geralmente apresenta melhor qualidade de imagem, ao custo de latência adicional.
Line2x (bob): Duplicação de linhas para saída 480p/576p. [padrão]
Line3x (laced): Triplo de linhas para saída 1440i/1728i.
Line4x (bob): 4x o número de linhas para saída 960p/1152p.
*** Cuidado ao usar os modos de desentrelaçamento Line2x (bob) ou Line4x (bob) em fontes de vídeo com gráficos ou texto estático por um longo período de tempo. Este modo de desentrelaçamento produz um efeito de "flicker" constante. Isto pode fazer com que um efeito de retenção de imagem/burn-in ocorra mais rápido.

- 480p/576p proc
Controla a multiplicação de linha para os modos 480p/576p
Passthru: Apenas digitalização é aplicada. [padrão]
Line2x: Duplicação de linhas para saída 960p/1152p.

- 960i/1080i proc
Controla a multiplicação de linha para os modos 960i/1080i
Passthru: Apenas digitalização é aplicada, desentrelação ficará a cargo do monitor/TV. Geralmente apresenta melhor qualidade de imagem, ao custo de latência adicional.
Line2x (bob): Duplicação de linhas para saída 1280x960/1920x1080. [padrão]
*** Cuidado ao usar o modo de desentrelaçamento Line2x (bob) em fontes de vídeo com gráficos ou texto estático por um longo período de tempo. Este modo de desentrelaçamento produz um efeito de "flicker" constante. Isto pode fazer com que um efeito de retenção de imagem/burn-in ocorra mais rápido.

- Line2x mode
Controla a amostragem e o modo de multiplicação de "pixel clock" para a duplicação de linhas.
Generic 4:3: Usa a taxa de amostragem horizontal completa sem multiplicação de pixel, resultando numa saída 720x480/576 (aspecto 4:3). [padrão]
320x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"
256x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"

- Line3x mode

Controla a amostragem e o modo de multiplicação de "pixel clock" para a multiplicação tripla de linhas.
Generic 16:9: Usa a taxa de amostragem horizontal completa sem multiplicação de pixel, resultando numa saída "cheia" de 1280x720/864 (aspecto 16:9). Útil se conectado a um CRT através de um conversor DVI->VGA.
Generic 4:3: Usa 3/4 da taxa de amostragem horizontal completa sem multiplicação de pixel, resultando numa saída de 960x720/864 com área efetiva de 1280x720/864 (aspecto 4:3). [padrão]
320x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"
256x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"

- Line4x mode
Controla a amostragem e o modo de multiplicação de "pixel clock" para a multiplicação quadrúpla de linhas.
Generic 4:3: Usa a taxa de amostragem horizontal completa sem multiplicação de pixel, resultando numa saída 1280x960/1152 (aspecto 4:3). [padrão]
320x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"
256x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"

- Line5x mode
Controla a amostragem e o modo de multiplicação de "pixel clock" para a multiplicação quintúpla de linhas.
Generic 4:3: Usa a taxa de amostragem horizontal completa sem multiplicação de pixel, resultando numa saída 1536x1080/1200 (aspecto 4:3). [padrão]
320x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"
256x240 optim.: Para usuários avançados apenas, verificar campo "Optimal timings"
*** Essencial o uso de cabos HDMI/DVI de qualidade. Este modo é incompatível com alguns splitters HDMI. Para algumas TV´s é necessário usar as opções avançadas para o correto funcionamento.

- Line5x format
Seleciona o formato de saída do modo Line5x.
1920x1080: saída de 1080 linhas, onde algumas linhas ativas são removidas na parte superior e inferior do sinal de entrada. [padrão]
1600x1200: saída de 1200 linhas que mantém todas as linhas ativas do sinal de entrada.
1920x1200: saída de 1200 linhas que mantém todas as linhas ativas do sinal de entrada.

- 256x240 aspect
Seleciona o aspecto de saída para o modo otimizado 256x240.
4:3: Multiplicação integral (integer scaling) é feita de forma que o aspecto de saída fique próximo a 4:3. [padrão]
8:7: Mantém a proporção de aspecto quadrado do pixel.

- TX mode
Ajusta o modo TX de saída.
HDMI: Pacotes HDMI auxiliares são enviados junto aos dados de vídeo, que indicam algumas configurações de cor (RGB, full-range).
DVI: Apenas dados de vídeo são enviados ao monitor/TV. Requerido se o monitor/TV não suporta HDMI.

- HDMI ITC
Seleciona a flag de conteúdo IT no Infoframe AVI quando o modo TX HDMI é ativado.
Off: Nenhuma indicação sobre tipo de conteúdo. [padrão]
On: Saída é marcado como conteúdo IT, informando ao monitor/TV que filtragem de vídeo não deve ser aplicada e que a fonte de vídeo está no espaço de cor sRGB. Pode reduzir atrasos ou processamento de imagens em certos monitores/TV´s.

Menu "Post-proc." (Pós-processamento)
Configurações gerais dos "scanlines", linhas presentes nas TV´s CRT, famosas "tubão".
- Scanlines
Controla se "scanlines" (aquelas linhas pretas horizontais presentes em tubos CRT) são emuladas sobre a imagem
Off: Scanlines desativadas [padrão]
Auto: Scanlines horizontais ativas para fontes 240p/288p, scanlines alternantes são habilitadas para fontes 480i/576i, scanlines desativadas para outras fontes
Manual: Scanlines são ativas para todas as fontes de acordo com a opção "Scanline type"

- Scanline str.
6-100%: Intensidade das scanlines [padrão=6%]

- Sl. hybrid str
0-175%: Intensidade do efeito híbrido/mistura (dependente do pixel sobreposto) de scanlines [padrão=0%]

- Scanline method
Seleciona o método de geração de scanlines
Multiplication: Scanlines são geradas ao multiplicar o valor RGB da fonte [padrão]
Subtraction: Scanlines são geradas ao subtrair o valor RGB da fonte

- Scanline type
Horizontal: Scanlines são desenhadas a cada uma (modos digitalização & duplicação) ou cada terceira (line3x) linha de saída [padrão]
Vertical: Scanlines são desenhadas uma a cada coluna
Alternating: Scanlines horizontais são desenhadas uma a cada linha de saída de forma que o "id" mude a cada troca de campo. Útil em fontes entrelaçadas para reduzir o efeito "flicker".

- Scanline alignment
Top: Scanlines são desenhadas no topo de cada grupo de linhas formadas a partir de uma única linha de saída. [padrão]
Bottom: Scanlines são desenhadas na parte inferior de cada grupo de linhas formadas a partir de uma única linha de saída.

- Horizontal mask
0-255 pixels: Controla o tamanho da máscara (borda preta) gerada em volta da imagem na direção horizontal ( passos de 1 pixel). Pode ser usado para cobrir áreas que normalmente seriam cobertas pela região de "overscan" das TVs CRT. [padrão=0]

- Vertical mask
0-63 pixels: Controla o tamanho da máscara (borda preta) gerada em volta da imagem na direção vertical ( passos de 1 pixel). Pode ser usado para cobrir áreas que normalmente seriam cobertas pela região de "overscan" das TVs CRT. [padrão=0]

- Mask brightness
Ajusta o brilho da máscara. Usado como precaução para monitores com auto-emissão a fim de evitar desgaste não-uniforme.
0-15: Nível de brilho da máscara. [padrão=0]

- Reverse LPF

Compensa LPF/sangramento causado por DACs não otimizados (ex. primeira revisão de consoles SNES) ou cabos longos.
0-31: Intensidade de LPF reverso. [padrão=0]


Menu "Settings opt." (Configuração)
Configurações globais do OSSC (não são parte dos perfis, mas são salvas quando um perfil é criado/carregado).
- Load profile
Carrega perfil com configurações especifícas (incluindo parâmetros de "optimal timings") a partir de um slot (0-9). O perfil escolhido será carregado automaticamente ao iniciar o aparelho.
- Save profile
Salva perfil com configurações especifícas (incluindo parâmetros de "optimal timings") para um slot (0-9). O perfil salvo será carregado automaticamente ao iniciar o aparelho.
- Reset settings
Reseta o perfil atual para valores padrão sem salvá-lo.
- Link prof->input
Uma entrada pode ser atribuída ao perfil atual. Sempre que o perfil for carregado manualmente, a entrada correspondente é selecionada automaticamente.
- Link input->prof
Quando habilitado, cada entrada lógica rastreia qual perfil foi usado por último e é automaticamente carregado quando a entrada é selecionada manualmente.
- Initial input
Seleciona qual entrada é automaticamente ativa quando o aparelho é ligado. Se "last used" for selecionado, o id é salvo a cada vez que a entrada é modificada (adicionando um pequeno atraso) e é automaticamente selecionada na próxima vez que o OSSC for ligado. A imagem de teste é mostrada independentemente da configuração de entrada inicial até que a sincronização é detectada na respectiva entrada.
- LCD BL timeout
Define o tempo de desligamento do "backlight" do LCD presente no aparelho. Quando habilitado, o "backlight" é desligado automaticamente quando estiver na tela principal e nenhuma interação do usuário for detectada pelo tempo definido.
- Fw. update
Opção para atualizar o firmware do aparelho. Ver o campo "Atualização de Firmware" para mais detalhes.


COMPATIBILIDADE
Informações gerais de compatibilidade do aparelho
- Consoles
Atari 2600
Atari 5200
Atari Jaguar
Microsoft Xbox
Microsoft Xbox 360
NEC PC Engine
Nintendo 64
Nintendo NES / Famicom
Nintendo Gamecube
Nintendo Super NES / Super Famicom
Nintendo Wii
Sega Dreamcast
Sega Genesis / Mega Drive
Sega Master System
Sega Saturn
SNK Neo Geo
Sony PlayStation
Sony PlayStation 2
Sony PlayStation Portable
- Computadores
Atari 8-bit family
Commodore Amiga
Commodore 64
MSX
Sinclair ZX Spectrum
- Placas de Arcade
Capcom CPS-II
Data East Caveman Ninja Hardware
Irem M92
Nintendo Playchoice 10
Namco Gaplus
Sega Model 2
Seibu SPI
SNK Hal 21
SNK Neo Geo MVS
Sony ZN-1
Taito F2
Taito FX-1B
Taito F3
Toaplan V1
Toaplan V2
- Televisores/Monitores/Processadores de vídeo
A comunidade está constantemente testando vários dispositivos e hardware relacionado, entretanto pela quantidade imensa de modelos e tipos existentes, não é possível confirmar o funcionamento em todo e qualquer aparelho de TV/Monitor. Há uma lista de compatibilidade disponível no link abaixo

- Possíveis incompatibilidades

No geral, incompatibilidades ocorrem devido a problema de sincronia ou compatibilidade com a TV/monitor. Algumas incompatibilidades confirmadas pelo desenvolvedor estão disponíveis no link abaixo

ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE

Os arquivos para atualização de firmware estão disponíves em

A partir do firmware versão 0.74, foram lançadas variantes com os seguintes sufixos:
-aud: Firmware com audio habilitado para placas v1.6 e anteriores que possuam o módulo de audio instalados
-jp: Tradução em japonês
-aud_jp: Tradução em japonês + firmware com áudio

Atualizações requerem um cartão microSD (suporte a cartões maiores que 2GB SDHC/SDXC a partir da versão 0.74) e um programa para escrever o arquivo binário como imagem de disco no cartão (Win32 Disk Imager, dd etc.). O cartão então pode ser inserido no OSSC, e a atualização pode ser iniciada pela opção "Fw, Update" no menu "Settings opt.". Quando a atualização terminar, deve-se desligar o aparelho e remover o cartão SD. O novo firmware é ativo quando o sistema for ligado novamente. Perfis não são compatíveis entre versões de firmware diferentes.

Há um tutorial em vídeo (inglês), bem como links para os programas requeridos no link abaixo

A atualização pode ser feita pela conexão JTAG, desde que possua um programador adequado, como o terasIC USB Blaster. Um tutorial está disponível no link abaixo

INFORMAÇÕES E LINKS

 
Ultima Edição:

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
PERGUNTAS FREQUENTES

Não estou entendendo bulhufas do tópico, o que diabos é upscaler, scanline, 240p, 480i, etc?
R: Calma jovem, não há muito mistério quanto a estes termos, então recomendo que pesquise um pouco sobre processamento de vídeo, ou ainda visite o tópico do amigo @Silverock® sobre upscalers e conversores, há muita informação boa lá.

O que é exatamente o OSSC? É um upscaler igual o xRGB-Mini Framemeister da Micomsoft?

R: De fato ele não é um upscaler, apesar do objetivo final ser o mesmo, ou seja, obter compatibilidade com TV´s modernas (LCD/Plasma/OLED). Em essência o OSSC é um "linedoubler", ou numa tradução livre, um multiplicador de linhas. Nos anos 90 essa técnica de multiplicação de linhas era usada em projetores CRT para reduzir as scanlines em filmes. No caso dos videogames, usa-se para solucionar um problema de conexão. Consoles antigos geram um sinal de saída de até 15kHz (240p ou 480i) e você quer conectá-los em uma TV ou monitor que trabalha com sinais de 31kHz (480p ou superior). O OSSC atua como conversor e multiplicador clássico.

Quanto custa a brincadeira?
R: Conforme o preço oficial, são 135 libras esterlinas pelo aparelho e mais 12.30 libras pela fonte e controle (salvo se você tiver ambos, aí economiza um troco). Frete deve variar entre 10 e 20 libras esterlinas. Isso dá um total de 167.30 libras esterlinas, que na cotação atual está entre R$ 4,80~R$4,90, o que dá um valor estimado em torno de R$ 800,00.

Ele é melhor que o Framemeister? Qual devo comprar?
R: Na verdade não é possível ter uma resposta definitiva pois a proposta de ambos aparelhos são diferentes, cada um conta com vantagens e desvantagens, então cabe a você decidir qual se encaixa melhor no seu ambiente. O que posso fazer é listar as principais vantagens e desvantagens de cada um. Em spoiler para facilitar.
Framemeister
Vantagens
- Compatibilidade com qualquer TV/Monitor que tenha suporte a HDMI
- Capacidade de desentrelaçamento (480i) com qualidade comparável a processadores de vídeo profissionais
- Interface gráfica na tela (OSD)
- Suporte a vídeo composto e S-Video

Desvantagens
- Adiciona latência (lag) a imagem, em média 20 milisegundos
- Processamento de 480p deixa a desejar, acrescenta artefatos/modificações em certas cores
- Atraso na mudança entre resoluções de entrada é alto, o que pode tornar injogáveis títulos que trocam de resolução frequentemente (ex Chrono Cross, RE2 no N64)
- Preço (em torno de 350 a 400 dólares)
- Com a notícia de que a fabricação de novos aparelhos deve parar em 2018/2019, é provável que o aparelho não receberá mais atualizações de firmware

OSSC
Vantagens
- Latência praticamente inexistente
- Maior controle sobre o sinal de saída por ter opções como controle de aspecto ou de taxas de amostragem
- Melhor tratamento de sinais 480p, sem alterações na cor como no Framemeister
- Transição rápida entre resoluções de entrada, permitindo jogar títulos que mudam de resolução frequentemente (ex Chrono Cross, RE2 no N64)
- Preço (135 libras esterlinas na versão pré-montada, mais barato se utilizado o kit de montagem)
- Suporte e atualizações de firmware
- Scanlines híbridas (apenas no último firmware)

Desvantagens
- Os modos de multiplicação não são suportados por muitas TV´s (apesar que a grande maioria aceita line2x)
- Qualidade do desentrelaçamento (480i) é inferior
- Quantidade de perfis é limitada (apenas 10)
- Não há suporte a vídeo composto ou S-Video
- Tratamento de áudio pode ser inconveniente sem uso de um receiver

Apesar de ele ser mais barato em comparação com o Framemeister, ainda é muito caro pra mim, tem uma opção mais barata?
R: Existem vários "upscalers" chineses no mercado que prometem boa qualidade de imagem, mas não se engane, não se comparam ao OSSC e Framemeister. Nesses casos eu recomendaria poupar seu dinheiro e conectar o console direto a TV que o resultado não será tão diferente, dessa forma você não joga seu dinheiro fora.
Existe um projeto baseado numa placa chamada GBS 8200 que apresenta bons resultados pelo custo, entretanto requer algum conhecimento de programação, intimidade com equipamentos Arduino e disposição para montar e configurar, vai depender do usuário. Acredito que há um tópico sobre ela aqui no Retrospace.

Eu uso uma TV CRT (ou monitor profissional PVM/BVM), vale a pena migrar para o OSSC?
R: Bom, acredito que depende da sua preferência e disponibilidade de espaço, afinal estas TV´s são ótimas pra conteúdo retro. A grande vantagem em relação ao CRT é a possibilidade de usar televisores com tamanhos de 40" ou mais, ocupando muito menos espaço em seu ambiente, além de eliminar problemas de geometria ou convergência que são comuns em tubos CRT. Mas enfim, resumindo, se você tem acesso a um bom televisor CRT e está satisfeito com ele, talvez não seja o momento de migrar.

Quão díficil é montar o kit DIY? (DIY significa "do it yourself", ou seja, faça você mesmo)
R: Diria que é de média complexidade, pois requer experiência e equipamentos para solda de componentes SMD, inclusive componentes integrados com vários pontos de conexão. Se não tem certeza absoluta de que consegue executar trabalhos desse tipo recomendo partir para a versão pré-montada.

COMPARATIVOS

A idéia aqui é trazer imagens de comparações entre o OSSC e TV´s de tubo, e até mesmo entre os modos de multiplicação oferecidos pelo aparelho. Entretanto vou precisar de mais tempo para preparar as imagens e uma forma de postá-las aqui para fácil comparação, por hora me contento em subir o tópico.
 
Ultima Edição:

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Ufa, ainda bem que deu tempo de subir o essencial antes de encerrar o expediente aqui, hehe.

Enfim, gosto muito desse aparelho mágico então resolvi fazer um tópico pra reunir infos e também disponibilizar em português muitas das informações encontradas na Wiki oficial do aparelho, facilitando a vida de quem arranha no inglês e quer experimentar o aparelho, mas talvez fique com receio de o fazer por conta da infinidade de ajustes que ele possui.

O tópico ainda será atualizado com imagens de comparativos, se possível na próxima semana, e a medida do possível irei adicionando novidades, entre outras coisas.

Fiquem à vontade para sugerir adições ou correções, quero melhorar o tópico para termos um bom material de referência para retrogamers da huelândia.
 
Ultima Edição:

Sagrath

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
319
Pontos
98
Comentando aqui para ver as imagens desse treco que parece ser maravilhoso!!!
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Vamos começar com as perguntas lógicas:

QUAL O PREÇO DA FACADA?!?

Resposta: Completo, 162 EUROS (que traduzindo o preço pra morcegos...... Vamos ver............... R$ 692,00????? Mas que dor....):knojo

PORÉM, parece que vale, já que ele faz muita coisa. Vou esperar mais um pouco e quem sabe, comprar um na hora que estiver bem estabilizado no serviço.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Vamos começar com as perguntas lógicas:
QUAL O PREÇO DA FACADA?!?
Resposta: Completo, 162 EUROS (que traduzindo o preço pra morcegos...... Vamos ver............... R$ 692,00????? Mas que dor....):knojo
PORÉM, parece que vale, já que ele faz muita coisa. Vou esperar mais um pouco e quem sabe, comprar um na hora que estiver bem estabilizado no serviço.

Mencionei isso na comparação com o Framemeister, mas realmente, por estar dentro do spoiler acaba ficando ruim de encontrar, depois vou adicionar já no início do segundo post.

Com certeza vale, até porque não acho vantagem ficar gastando 100, 200 reais com scalers/conversores chineses pra ter um resultado meia-boca. Se comparar com o custo do Framemeister e principalmente com processadores de vídeo dedicados, com certeza sai mais barato. Mesmo assim não é um valor que qualquer jogador está disposto a desembolsar, mas a única alternativa para ter imagem tão nítida seria com monitores PVM/BVM, e estes tem se tornado cada vez mais caros justamente por serem objeto de desejo de retrogamers. Fora isso, a única opção realmente barata são os CRT´s comuns, mas tem o quesito tamanho e peso pra levar em consideração. Enfim, eu já comentei sobre isso no segundo post, mas achei melhor responder pra você e já fica pro pessoal que costuma só ler o começo e depois vai pros comentários, hehe.


o canal do mylifeingaming elogiou muito esse ossc
Sim, curioso que eu não tinha visto o vídeo deles que tinha acabado de sair, ótima coincidência com o fato de querer trazer esse material pra cá.

Aqui está o vídeo para quem quiser conferir, a partir de 8:52


Tem o vídeo antigo deles comentando também sobre o aparelho, mas na época ele ainda não tinha recebido alguns recursos que viriam depois via atualização de firmware, então a impressão deles não foi tão positiva quanto essa mais recente, mas ainda assim positiva.
 

srmag

Supra-sumo
Mensagens
1.237
Reações
549
Pontos
199
Vamos começar com as perguntas lógicas:

QUAL O PREÇO DA FACADA?!?

Resposta: Completo, 162 EUROS (que traduzindo o preço pra morcegos...... Vamos ver............... R$ 692,00????? Mas que dor....):knojo

PORÉM, parece que vale, já que ele faz muita coisa. Vou esperar mais um pouco e quem sabe, comprar um na hora que estiver bem estabilizado no serviço.

Bom, essa conversão sua não parece muito real aqui no Brasil. Com o preço cobrado aqui talvez a pessoa consiga até um PVM/BVM... rs Se alguém tiver com um desses por 700 aqui no brasil envie MP que compro. De qualquer forma esse conversor parece uma boa. Será que dá para ligar ele em monitor CRT de PC? Saída VGA o conversor não parece ter.

E lembro de uma pessoa falando que o OSSC em uma TV OLED continua perdendo para um PVM de qualidade.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Bom, essa conversão sua não parece muito real aqui no Brasil. Com o preço cobrado aqui talvez a pessoa consiga até um PVM/BVM... rs Se alguém tiver com um desses por 700 aqui no brasil envie MP que compro. De qualquer forma esse conversor parece uma boa. Será que dá para ligar ele em monitor CRT de PC? Saída VGA o conversor não parece ter.
Ele errou apenas na moeda de conversão, que é a libra esterlina, logo dá uns 800 reais, conforme já atualizei no segundo post. Achar um PVM (ou ainda um BVM, mais raro) com TVL alto ou capacidade para lidar com 480p aqui é extremamente díficil, quanto mais num bom tamanho como 20" (de fato mesmo no USA não é fácil achá-los). E como esse tipo de monitor virou alvo de retrogamers, os poucos que você ver, num MercadoLivre da vida por exemplo, vão estar numa faixa de preço muito aquém disso.

Quanto a sua dúvida, sim, é possível ligá-lo, entretanto precisaria de um conversor DVI - > VGA ativo já que o passivo apresenta péssima imagem ou em alguns casos nem funciona. Os que foram testados pela comunidade estão nesse link
http://junkerhq.net/xrgb/index.php?title=Analogue_video_output_options_for_OSSC

E lembro de uma pessoa falando que o OSSC em uma TV OLED continua perdendo para um PVM de qualidade.
Se tiver um link onde há tal comentário gostaria de conferir.
Em jogos 480i é válido esse comentário, já para jogos 240p/480p acho que não vale, a qualidade pode ser tão boa quanto desde que ajustado as configurações de cor do painel, bem como outros detalhes. Bom, tem aquele brilho característico do tubo CRT que é impossível reproduzir, o que adiciona à experiência em termos de nostalgia, mas fora isso é completamente possível obter imagens/pixels tão nítidos quanto os vistos num PVM/BVM.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.599
Pontos
453
Tópico superbo :eek:, é de aplaudir de pé!
200.gif

com certeza a melhor reunião de informações deste line doubler em PT-BR que eu já vi até hoje!

Tive o prazer de presenciar o "precioso" em ação do próprio @leonemesis , fica incrivelmente bom ja fizemos comparaçoes aqui e como jogo a bastante tempo em tela de tubo constantemente posso confirmar que o OSSC sim é o melhor caminho para jogar seus consoles retrô nas tvs modernas, o input lag do framemeister é brochante para quem curte jogos que exigem reflexos rápidos como plataformers e games de luta e não tem todo o suporte que o OSSC está recebendo. Seria legal postar aquelas fotos que a gente tirou :kjoinha
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.768
Reações
80.036
Pontos
1.839
Desculpa a ignorância mas: como é que você conecta um NES, Atari 2600, MSX, ZX Spectrum com entrada video componente? Meu Atari e meu NES, ambos possuem saída RCA, mas video componente...não.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Valeu bro @Jefferson Praxedes
A idéia é tirar umas fotos novas, mas não sei se vou conseguir fazer isso essa semana. Talvez eu coloque as que já tirei mesmo, mas o complicado é organizar elas aqui no tópico. No neogaf é que tinha um esquema bom de redimensionamento mas mesmo assim pra quem acessa no celuloso é que fica complicado

@O Rei Rubro Para esses consoles tem duas alternativas. A ideal é modificar os consoles para obter uma saída RGB, permitindo conexão via SCART, mas não é uma opção muito barata. A alternativa mais barata é usar um transcodificador, entretanto a imagem não vai ficar tão boa, afinal sabemos que o sinal via vídeo composto possui baixa qualidade.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.768
Reações
80.036
Pontos
1.839
Valeu bro @Jefferson Praxedes
A idéia é tirar umas fotos novas, mas não sei se vou conseguir fazer isso essa semana. Talvez eu coloque as que já tirei mesmo, mas o complicado é organizar elas aqui no tópico. No neogaf é que tinha um esquema bom de redimensionamento mas mesmo assim pra quem acessa no celuloso é que fica complicado

@O Rei Rubro Para esses consoles tem duas alternativas. A ideal é modificar os consoles para obter uma saída RGB, permitindo conexão via SCART, mas não é uma opção muito barata. A alternativa mais barata é usar um transcodificador, entretanto a imagem não vai ficar tão boa, afinal sabemos que o sinal via vídeo composto possui baixa qualidade.

Entendi. Mas então essa compatibilidade não é out of the box. Mesmo para consoles como N64, Super NES, Mega Drive, PS1...acho que começa a ser compatível sem necessidade de mod somente do Dreamcast pra frente.

Eu comprei umas placas, e criei uns conversores para Snes, Neogeo e Mega Drive. Para ter saída VGA/video componente. Mas esses mais antigos como Atari, Zx Spectrum...meio pipa pra fazer v.componente. Não achei placa pronta pra esses.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.599
Pontos
453
@O Rei Rubro Poderias usar um desse transcoder
Transcoder%20YR-1000._Frontal.weiss.jpg

É um Sony YR-1000 , bem difícil de achar , e se achar pode ter certeza que vão meter a faca, só que meio que derrota o propósito de se ter o OSSC
como o @leonemesis falou o ideal seria fazer mod de RGB para tudo. Bom segue uma foto desse transcoder ligado no OSSC com um commodore 64 PAL conectado ao mesmo nas seguintes configurações:
Linex4 mode, 50% scanlines, resolution 1440×1080.
Mjn0FlynU6n0M9oURaSdeiNV9BvPWiG7wYr_-__Wq-Y0uE9DPBQaJzM4fdxl09-bdY4ckkhUhdrbfgbkD_S4tvSLM0jkIB4cQflvA44Yud7BrXKu1sxPVtPcPyaKrPnAxNiG8749=w1280-h720-no

Até que sinal S-video os scanlines disfarçam bastante porem ainda tem sangramento de cores principalmente da tonalidade vermelha pode ver abaixo da espada. Bom sou bem leigo em tudo pré - NES era. Principalmente esses consoles-pcs.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Assim que minha GBS 8220 com os mods e CFW ficar pronta vou fazer um topico parecido, no mais é um belo equipamento e se nao fosse o alto custo dele aqui no BR ficaria melhor pra comprar
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Entendi. Mas então essa compatibilidade não é out of the box. Mesmo para consoles como N64, Super NES, Mega Drive, PS1...acho que começa a ser compatível sem necessidade de mod somente do Dreamcast pra frente.

Eu comprei umas placas, e criei uns conversores para Snes, Neogeo e Mega Drive. Para ter saída VGA/video componente. Mas esses mais antigos como Atari, Zx Spectrum...meio pipa pra fazer v.componente. Não achei placa pronta pra esses.

De fato, para consoles anteriores a geração 16-bits é complicado pela falta de uma entrada vídeo composto. Na verdade para SNES, N64, Mega Drive e afins a compatibilidade seria "out-of-the-box" pois você pode usar um cabo SCART normal para conexão, fácil de encontrar em lojas européias e nem tão caro (acho que inclusive deve ter pra compra no ML). O sinal pode não ter a qualidade vista em um console com mod RGB, mas a conexão é possível. No caso do SNES e Mega tem também os cabos HD Retrovision que são uma boa alternativa se quiser usar video componente e não quiser pegar um transcodificador, afinal modelos como o que o meu brother @Jefferson Praxedes passou podem ser muito bons mas são difíceis de comprar. E PS1 pode ser jogado via PS2 já que este tem componente nativo.

Assim que minha GBS 8220 com os mods e CFW ficar pronta vou fazer um topico parecido, no mais é um belo equipamento e se nao fosse o alto custo dele aqui no BR ficaria melhor pra comprar

Pois é, tenho visto elogios a essa placa num tópico de customização feito no shmups forums, mas o pessoal que consegue bons resultados tem que usar um arduino e fazer modificações no firmware, entre outras coisas, não é pra usuário iniciante ou aquele que quer simplesmente ligar e jogar. Por outro lado, geralmente o pessoal que se importa em obter a melhor qualidade de imagem em consoles antigos está disposto a investir tempo e dinheiro pra melhorar o seu setup, então essa placa GBS é uma boa opção. O que acho perda de tempo/dinheiro são aqueles "upscalers" genéricos chineses, tem casos que a imagem fica pior do que se ligasse direto a TV, por incrível que pareça.
 
Ultima Edição:

pbrejo

Ser evoluído
Mensagens
40
Reações
8
Pontos
18
Parabéns pela iniciativa. Meu ossc chegou ontem e percebo que vou ter de "perder" um bom tempo até chegar a uma configuração ideal. Uma coisa que tem de ser muito ressaltada é imcompatibilidade dele com muitas TVs. Pelo que li as 4k (e acho que as da marca samsumg) tem uma chance maior de exibir a imagem em todas os múltiplos. Eu mesmo estou já procurando uma tendo em vista que minha antiga Sony bravia de 32' tá parecendo que não vai dar conta do recado (mas claro, meus testes ainda são muito iniciais). Se alguém tiver sugestões de TV compatíveis (só não estou querendo gastar uma fortuna, uma 4k acima de 42' pra mim já seria o suficiente).
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Parabéns pela iniciativa. Meu ossc chegou ontem e percebo que vou ter de "perder" um bom tempo até chegar a uma configuração ideal. Uma coisa que tem de ser muito ressaltada é incompatibilidade dele com muitas TVs. Pelo que li as 4k (e acho que as da marca samsumg) tem uma chance maior de exibir a imagem em todas os múltiplos. Eu mesmo estou já procurando uma tendo em vista que minha antiga Sony bravia de 32' tá parecendo que não vai dar conta do recado (mas claro, meus testes ainda são muito iniciais). Se alguém tiver sugestões de TV compatíveis (só não estou querendo gastar uma fortuna, uma 4k acima de 42' pra mim já seria o suficiente).

Show, tenho certeza que vai curtir o aparelho. As configurações eu testei bastante coisa, mas só o que não consigo chegar num consenso é a intensidade das scanlines. Pra PS1 costumo usar line x4 ou line x5, depende do jogo. Pra 480i estou usando line 4x, não fica tão bom por ser bob deinterlacing, mas fica melhor do que deixar o deinterlacer do monitor fazer o trabalho, sem dúvida.

Bom, o modo x2 (line double) geralmente é compatível com grande parte das TV´s, pois é essencialmente 480p, mas de fato pelo que vejo na lista de compatibilidade gringa as TV´s da Sony e Panasonic então entre as que tem mais modelos com incompatibilidade nos modos x3/x4/x5. Os modelos gringos muitas vezes tem numeração diferente das que vemos por aqui, mas acho que dá pra usar como referência. Pode consultar aqui, eu coloquei no spoiler no post principal, talvez não tenha visto http://junkerhq.net/xrgb/index.php?title=OSSC_Display_Compatibility

Pelo que leio no shmups, a OLED B7 da LG é uma que é compatível com todos os modos e resulta em excelente qualidade de imagem usando-se o OSSC.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.131
Reações
172.553
Pontos
1.714
Bom tópico!

Eu tenho um OSSC e nele ligo o Mega e o SNES via SCART e o Wii via componente (Wii basicamente para jogos de GameCube; tenho um Cube também mas cabo composto é froidz hahaha Provavelmente farei o mod HDMI nele)

Excelente compatibilidade. 9,5/10. O 0,5 é apenas uma eventual perda de sincronia que às vezes acontece com o SNES e o Mega, coisa que eu resolvi com um Sync Strike.

Só para registro também, eu tenho um receiver Onkyo que aceitou lindamente o sinal do OSSC!

Show, tenho certeza que vai curtir o aparelho. As configurações eu testei bastante coisa, mas só o que não consigo chegar num consenso é a intensidade das scanlines. Pra PS1 costumo usar line x4 ou line x5, depende do jogo. Pra 480i estou usando line 4x, não fica tão bom por ser bob deinterlacing, mas fica melhor do que deixar o deinterlacer do monitor fazer o trabalho, sem dúvida.

Bom, o modo x2 (line double) geralmente é compatível com grande parte das TV´s, pois é essencialmente 480p, mas de fato pelo que vejo na lista de compatibilidade gringa as TV´s da Sony e Panasonic então entre as que tem mais modelos com incompatibilidade nos modos x3/x4/x5. Os modelos gringos muitas vezes tem numeração diferente das que vemos por aqui, mas acho que dá pra usar como referência. Pode consultar aqui, eu coloquei no spoiler no post principal, talvez não tenha visto http://junkerhq.net/xrgb/index.php?title=OSSC_Display_Compatibility

Pelo que leio no shmups, a OLED B7 da LG é uma que é compatível com todos os modos e resulta em excelente qualidade de imagem usando-se o OSSC.

A TV do proprietário aqui é uma samsung full hd de 2016 e só pega x2 nos 3 consoles que uso com o OSSC. Porém, devo adquirir uma 4k neste ano ainda e já é bom levar isso em conta.

Não testei na minha Plasma Viera pois ela está guardada. Não tenho onde colocar aqui e se eu colocar na parede, a parede vai abaixo :lolwtf
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Parece que o unico "contra" é justamente a compatiblidade com algumas telas, seja tv ou monitor aonde o aparelho nao funciona totalemnte, acredito que a maioria dos bugs e reclamaçoes vai ser corrigido na proxima versao do OSSC

Para o pessoal que comprou, foi taxado ? O custo vai pra quase 700 reais do aparelho e se levar os 200 reais basicos da receita fica meio complicado, se o valor fosse em Dolar até dava uma pequena aliviada mas Euro fica dificil
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Queria saber como esse povo consegue fazer esses mods RGB em console 8 e 16 bits.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.544
Pontos
1.013
Sei lá... eu acho que hoje em dia os jogos de SNES e MEGA Drive não rolam bem nessas televisões novas. Mas ficam bem na tela dos celulares android
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Não testei na minha Plasma Viera pois ela está guardada. Não tenho onde colocar aqui e se eu colocar na parede, a parede vai abaixo :lolwtf

Pelo que sei as plasmas em geral pegam line double, acima disso não pega, mas não cheguei a testar na minha V20B, preciso arrumar um adaptador DVI -> HDMI qualquer hora pra experimentar. Tenho usado num monitor Dell que tenho, possui um painel S-PVA que tem bons níveis de preto, fica bom com retrogames e tem um tamanho agradável para curta distância (27"), sem falar que aguenta todos os modos do OSSC.

Queria saber como esse povo consegue fazer esses mods RGB em console 8 e 16 bits.
Não é simples, e pode ficar bem caro se não manja de eletrônica, mas pode dar uma conferida na loja do Voultar que maioria dos mods tem detalhes na página e alguns até vídeos, etc.
https://voultar.com/index.php?route=common/home
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Pelo que sei as plasmas em geral pegam line double, acima disso não pega, mas não cheguei a testar na minha V20B, preciso arrumar um adaptador DVI -> HDMI qualquer hora pra experimentar. Tenho usado num monitor Dell que tenho, possui um painel S-PVA que tem bons níveis de preto, fica bom com retrogames e tem um tamanho agradável para curta distância (27"), sem falar que aguenta todos os modos do OSSC.


Não é simples, e pode ficar bem caro se não manja de eletrônica, mas pode dar uma conferida na loja do Voultar que maioria dos mods tem detalhes na página e alguns até vídeos, etc.
https://voultar.com/index.php?route=common/home
O que eu acho curioso é esses chips que vão na modificação. Isso é fabricação própria?
 

tongshadow

Bam-bam-bam
Mensagens
56
Reações
137
Pontos
444
Sem dúvidas é o upscaler/line doubler definitivo pra jogar consoles mais antigos (até a sexta geração) em displays novos.
Estou atrás de um há meses e como importar não é uma opção ainda, fico na esperança de algum dia aparecer no ML, nem que seja a versão sem HDMI.

Excelente tópico!
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
O que eu acho curioso é esses chips que vão na modificação. Isso é fabricação própria?
Na maioria dos casos sim, hoje em dia você tendo uma boa noção em eletrônica consegue produzir layouts profissas com softwares como o Autodesk Eagle, entre outros, e a produção de placas está mais fácil do que nunca, basta mandar o layout para a empresa que escolher (na China tem várias que fazem a preço baixo), e eles produzem o PCB já com toda a marcação necessária. Dependendo da empresa pode até já encomendar ela com os componentes soldados na placa, mas aí é a base de cotação, não tenho idéia de como fica o preço.

Sem dúvidas é o upscaler/line doubler definitivo pra jogar consoles mais antigos (até a sexta geração) em displays novos.
Estou atrás de um há meses e como importar não é uma opção ainda, fico na esperança de algum dia aparecer no ML, nem que seja a versão sem HDMI.

Excelente tópico!
Pois é, apesar de ser fácil pra mim importar acabei conseguindo um aqui no fórum, mas é bem difícil achar o aparelho por aqui mesmo. Mas quando tiver disponibilidade de importar pelo menos agora está fácil já que a loja mantém estoque, antes era só por lista de espera, bem complicado.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Na maioria dos casos sim, hoje em dia você tendo uma boa noção em eletrônica consegue produzir layouts profissas com softwares como o Autodesk Eagle, entre outros, e a produção de placas está mais fácil do que nunca, basta mandar o layout para a empresa que escolher (na China tem várias que fazem a preço baixo), e eles produzem o PCB já com toda a marcação necessária. Dependendo da empresa pode até já encomendar ela com os componentes soldados na placa, mas aí é a base de cotação, não tenho idéia de como fica o preço.

Te falar que tenho interesse em fazer muita coisa nessa área. De forma entusiasta mesmo.
Comecei a fazer um curso técnico de eletrônica faz muitos anos e nunca terminei, mas o que penso que se seria possível, era fazer uma placa ou uma modificação num videocassete para ele ter uma saída RGB.
Penso que se isso é possível em consoles antigos como Atari (já vi alguns assim no youtube) certamente deve ser possível num VCR.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Te falar que tenho interesse em fazer muita coisa nessa área. De forma entusiasta mesmo.
Comecei a fazer um curso técnico de eletrônica faz muitos anos e nunca terminei, mas o que penso que se seria possível, era fazer uma placa ou uma modificação num videocassete para ele ter uma saída RGB.
Penso que se isso é possível em consoles antigos como Atari (já vi alguns assim no youtube) certamente deve ser possível num VCR.

Eletrônica é bacana, gosto muito, inclusive no mês passado terminei o curso técnico em eletroeletrônica que iniciei em 2016, oferecido pelo Instituto Federal de SC. Queria que houvesse maior foco na parte de eletrônica, mas foi bom aprender de forma mais abrangente a parte elétrica, acaba sendo útil tanto em manutenções na casa ou se quiser encarar algo como um projeto de geração de energia solar. De toda forma, com os projetos exigidos em três dos quatro semestres do curso, pude aprender muita coisa e montei até um amplificador de áudio. Lógico que é algo simples e não tem como comparar com equipamentos profissionais, mas pra quem nem sabia direito o que era resistor, transistor, etc, montar algo assim do zero é um feito e tanto. Fora que agora tenho a base necessária pra ir aperfeiçoando por conta própria, ou seja, estudando sozinho.
Se gosta da área, recomendo dedicar tempo e quem sabe até uma grana num bom curso, acho importante pois eletricidade não é brincadeira e mesmo em eletrônica você pode se machucar seriamente se não souber o que está fazendo.

Sobre modificações em VCR´s há um consenso de que o tipo de saída não vai te trazer grande vantagem pois as gravações em VCR de modo geral tem baixa qualidade. Em alguns casos imagino que a conexão via RGB iria até exacerbar essas diferenças, uma vez que a imagem de saída seria mais definida. Até onde sei o que poderias fazer é usar um VCR com saída S-video, mas não tenho idéia de modelos ou se são fáceis de achar, não é um equipamento que costumo acompanhar.
No caso dos consoles o detalhe é que apesar de serem antigos, a imagem é formada por dígitos (zero e um), então o tipo de saída pode afetar a imagem que aparece na tela pois a fonte de vídeo é "limpa", digamos assim. Pessoalmente eu acho que vale mais a pena nos consoles 16-bits ou mais novos, mas quem é aficionado pelos 8-bits ou outros mais incomuns certamente pode ver vantagem em extrair o melhor sinal possível.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eletrônica é bacana, gosto muito, inclusive no mês passado terminei o curso técnico em eletroeletrônica que iniciei em 2016, oferecido pelo Instituto Federal de SC. Queria que houvesse maior foco na parte de eletrônica, mas foi bom aprender de forma mais abrangente a parte elétrica, acaba sendo útil tanto em manutenções na casa ou se quiser encarar algo como um projeto de geração de energia solar. De toda forma, com os projetos exigidos em três dos quatro semestres do curso, pude aprender muita coisa e montei até um amplificador de áudio. Lógico que é algo simples e não tem como comparar com equipamentos profissionais, mas pra quem nem sabia direito o que era resistor, transistor, etc, montar algo assim do zero é um feito e tanto. Fora que agora tenho a base necessária pra ir aperfeiçoando por conta própria, ou seja, estudando sozinho.
Se gosta da área, recomendo dedicar tempo e quem sabe até uma grana num bom curso, acho importante pois eletricidade não é brincadeira e mesmo em eletrônica você pode se machucar seriamente se não souber o que está fazendo.

Sobre modificações em VCR´s há um consenso de que o tipo de saída não vai te trazer grande vantagem pois as gravações em VCR de modo geral tem baixa qualidade. Em alguns casos imagino que a conexão via RGB iria até exacerbar essas diferenças, uma vez que a imagem de saída seria mais definida. Até onde sei o que poderias fazer é usar um VCR com saída S-video, mas não tenho idéia de modelos ou se são fáceis de achar, não é um equipamento que costumo acompanhar.
No caso dos consoles o detalhe é que apesar de serem antigos, a imagem é formada por dígitos (zero e um), então o tipo de saída pode afetar a imagem que aparece na tela pois a fonte de vídeo é "limpa", digamos assim. Pessoalmente eu acho que vale mais a pena nos consoles 16-bits ou mais novos, mas quem é aficionado pelos 8-bits ou outros mais incomuns certamente pode ver vantagem em extrair o melhor sinal possível.
Legal seu relato.
Fiz na ETB há muito tempo, porém não terminei e lá a parte teórica foi muito pesada.
Lei de Kirchhoff me dá dor de cabeça até hoje. kkk
Mas eu penso sim e tentar novamente e quem sabe pela ETB mesmo. Gosto muito de fuçar em aparelhos.
Quanto ao VCR, eu de fato ainda vou tentar isso, pra ver como fica. Creio que mesmo por conta da baixa resolução, creio que o resultado possa ser interessante.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Excelente tópico.

Estou estudando o que farei com meus consoles, parece ser uma boa alternativa.


Se eu compra um cabo RGB pro meu SNES e ligar no OSSC eu já tenho algo melhor que o video componente da retrovision?
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Aproveitando o up para pedir desculpas por não ter subido imagens e comparativos, gostaria de tirar umas fotos novas mas ainda não pude sentar e fazer.

Outro ponto, saiu um novo firmware para o OSSC, agora é possível importar perfis, semelhante ao que se tem no Framemeister, o que deve facilitar pro pessoal que possa ter dificuldade em ajustar todas as opções. Ainda não testei a função, talvez esse fim de semana eu consiga fazer isso.

Segue a lista das mudanças para o firmware 0.82
  • automatic input detection feature added
  • profile import feature with naming support added
  • number of profile slots increased to 15
  • GBI 360p presets added
  • 512x240 optimized mode added
  • some adv. timing parameter limits increased

Excelente tópico.

Estou estudando o que farei com meus consoles, parece ser uma boa alternativa.


Se eu compra um cabo RGB pro meu SNES e ligar no OSSC eu já tenho algo melhor que o video componente da retrovision?

Diria que, com os últimos updates e o fato de que o desenvolver ainda está trabalhando em melhorias, é a melhor opção no momento. A não ser que você jogue exclusivamente PS2 onde a maior parte dos jogos é 480i, nesse caso o Framemeister ainda é a melhor opção por fazer um bom trabalho de desentrelaçamento.

Sobre o cabo imagino que você se refere ao cabo SCART, RGB é o padrão do sinal. Melhor do que o retrovision seria, não por uma grande margem, mas o padrão RGB é o mais desejado no caso dos games antigos, seria (na prática) como se estivesse extraindo um sinal de vídeo puro do console.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Saiu o firmware 0.83 recentemente, agora permite scanlines customizadas, inclusive misturando-se linhas horizontais e verticais, o que pode permitir se aproximar ainda mais de pixels como vistos em CRT. Vou tentar fazer uns testes essa semana, ver como fica.

Outra novidade, os chineses finalmente adotaram o OSSC e agora é possível comprar no Aliexpress, vi preços levemente mais baixos que no site da VGP e talvez com promoções seja possível comprar ainda mais barato. Única ressalva é que o aparelho não vai ter o mesmo controle de qualidade da loja britânica, mas como é tudo fabricado na China mesmo, talvez não haja diferença prática, fica a critério do consumidor.
Vi que tem gente vendendo no ML estas produções chinesas, só que o valor é praticamente o dobro do que pagaria comprando direto via Aliexpress, então é só pra quem não consegue comprar fora ou tem muita pressa.

Ainda estou devendo comparativos no tópico, cheguei a tirar umas fotos de CRT e BVM para usar de referência mas achei que não ficaram muito boas, acho que vou ter que tirar novas. Problema é que só consigo tirar fotos de CRT´s na casa do meu brother, já que não tenho mais nenhum, e nem sempre consigo ir lá. Enfim, uma hora sai, e visto que o aparelho não é muito popular aqui no fórum (e no Brasil, inclusive) acho que estou desagradando pouca gente :klingua
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Saiu o firmware 0.83 recentemente, agora permite scanlines customizadas, inclusive misturando-se linhas horizontais e verticais, o que pode permitir se aproximar ainda mais de pixels como vistos em CRT. Vou tentar fazer uns testes essa semana, ver como fica.

Outra novidade, os chineses finalmente adotaram o OSSC e agora é possível comprar no Aliexpress, vi preços levemente mais baixos que no site da VGP e talvez com promoções seja possível comprar ainda mais barato. Única ressalva é que o aparelho não vai ter o mesmo controle de qualidade da loja britânica, mas como é tudo fabricado na China mesmo, talvez não haja diferença prática, fica a critério do consumidor.
Vi que tem gente vendendo no ML estas produções chinesas, só que o valor é praticamente o dobro do que pagaria comprando direto via Aliexpress, então é só pra quem não consegue comprar fora ou tem muita pressa.

Ainda estou devendo comparativos no tópico, cheguei a tirar umas fotos de CRT e BVM para usar de referência mas achei que não ficaram muito boas, acho que vou ter que tirar novas. Problema é que só consigo tirar fotos de CRT´s na casa do meu brother, já que não tenho mais nenhum, e nem sempre consigo ir lá. Enfim, uma hora sai, e visto que o aparelho não é muito popular aqui no fórum (e no Brasil, inclusive) acho que estou desagradando pouca gente :klingua

Não sabia desse OSSC Chines, aceitando o firmware o resto acredito que nao importa (se os componentes nao forem MuITO ruim)

Estou com uma placa GBS 8200 pra fazer o mod com a CFW com um amigo aqui do forum, mas futuramente pretendo pegar um OSSC tambem quando sair uma revisao mais nova ou melhorias, se essa versão chinesa compensar pego ela mesmo
 
Topo Fundo