O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial OSSC - Open Source Scan Converter [Novo modelo em desenvolvimento! Infos Pg 3!]

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
Saiu o firmware 0.83 recentemente, agora permite scanlines customizadas, inclusive misturando-se linhas horizontais e verticais, o que pode permitir se aproximar ainda mais de pixels como vistos em CRT. Vou tentar fazer uns testes essa semana, ver como fica.

Outra novidade, os chineses finalmente adotaram o OSSC e agora é possível comprar no Aliexpress, vi preços levemente mais baixos que no site da VGP e talvez com promoções seja possível comprar ainda mais barato. Única ressalva é que o aparelho não vai ter o mesmo controle de qualidade da loja britânica, mas como é tudo fabricado na China mesmo, talvez não haja diferença prática, fica a critério do consumidor.
Vi que tem gente vendendo no ML estas produções chinesas, só que o valor é praticamente o dobro do que pagaria comprando direto via Aliexpress, então é só pra quem não consegue comprar fora ou tem muita pressa.

Ainda estou devendo comparativos no tópico, cheguei a tirar umas fotos de CRT e BVM para usar de referência mas achei que não ficaram muito boas, acho que vou ter que tirar novas. Problema é que só consigo tirar fotos de CRT´s na casa do meu brother, já que não tenho mais nenhum, e nem sempre consigo ir lá. Enfim, uma hora sai, e visto que o aparelho não é muito popular aqui no fórum (e no Brasil, inclusive) acho que estou desagradando pouca gente :klingua
Vou ficar de olho nesses chineses, quem sabe um dia pegue um pra poder jogar uns consoles.

 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Adicionando o mod RGB nos consoles a esse tipo de equipamento, obtem-se a melhor qualidade posível pra quem não dispõe de um PVM.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.598
Reações
33.010
Pontos
1.048
Quando lí "open source" achei que seria algum tipo de projeto DIY pra quem não quisesse gastar uma grana absurda nesses conversores. Mas pelo visto me enganei. O tempo passa e a "minha solução" parece ter a melhor custo X benefício: Só precisa de um cabo SCART e um conversor SCART / HDMI e pá, problema resolvido, sem precisar modificar os consoles e sem precisar gastar rios de dinheiro.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Aos entendedores, e aqueles produtos vendidos pela BBS Beharbors? Valem o investimento? Perdem muito para o OSSC?
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Quando lí "open source" achei que seria algum tipo de projeto DIY pra quem não quisesse gastar uma grana absurda nesses conversores. Mas pelo visto me enganei. O tempo passa e a "minha solução" parece ter a melhor custo X benefício: Só precisa de um cabo SCART e um conversor SCART / HDMI e pá, problema resolvido, sem precisar modificar os consoles e sem precisar gastar rios de dinheiro.

O projeto é open source, toda a documentação, lista de materiais e firmware está disponível gratuitamente na Wiki, você pode montar o seu e economizar, mas tem que ter experiência com solda de componentes SMD.

Agora quanto a essa questão de custo, tudo depende do que você procura obter do seu setup. Se você não se importa em usar o conversor chinês, que faz uma conversão "genérica" do sinal, digamos assim, e te entrega uma imagem convertida que possui conversão de cor e aspect ratio imprecisos, bem como possíveis artefatos ou imcompatibilidade com determinados efeitos gráficos, sem problema. Considere ainda que esses conversores fazem péssimo trabalho com deinterlace, não permitem uso de scanlines e também não multiplicam as linhas de resolução a fim de obter a resolução adequada para uso com TV´s e monitores LCD (no seu caso esses problemas são minimizados por estar utilizando monitor CRT conforme vi em outro tópico). Enfim, é um aparelho "quebra-galho"/baixo-custo justamente para quem não se importa com o resultado e só quer fazer a conversão de sinal 15kHz para 31kHz.

No meu caso, queria utilizar meus consoles antigos em monitor ou TV LCD pois não tenho mais espaço para CRT, entretanto não queria gastar um valor elevado num Framemeister, até porque ele tem algumas limitações e não recebe mais suporte consistente da Micomsoft. E não queria gastar em conversores "xing-ling" por conta dos problemas citados acima, até porque no fim teria que gastar novamente depois pra substituí-lo pois não ficaria satisfeito com o resultado por muito tempo. Então quando fiquei sabendo do OSSC, estudei bastante sobre o aparelho e sobre formatos de vídeo, termos, etc, e vi que este sim seria a verdadeira solução custo x benefício. Este é um equipamento que foi desenvolvido por alguém extremamente compentente na área, recebeu uma infinidade de sugestões, critícas, apoio de comunidades como o fórum Shmups, autoridades em processamento de vídeo como o alemão Tobias Reich (conhecido como Fudoh), enfim, é algo feito especialmente para retrogames e que continua recebendo atualizações e melhorias. Faz um trabalho tão bom quanto ou até melhor que o Framemeister em muita coisa (especialmente quando o assunto é lag) e perde apenas quando se trata de deinterlace, custando menos.

Lógico, não vou dizer aqui que 600-800 reais é mixaria, é um valor considerável, mas você gasta uma vez apenas e serve para vários consoles, assim como uma TV. E cabos você pode usar o cabo video componente ou VGA, encontra opções oficiais ou alternativas aos montes. SCART pode ser um pouco mais caro ou barato dependendo do console, mas comparado a vídeo componente, por exemplo, a diferença é sutil demais. Então eu não diria que você tem que gastar rios de dinheiro, muito menos gastar tudo de uma vez, eu mesmo fui comprando aos poucos.

Desculpe o post grande, sei que muita gente pula wall of text, mas é que esse pensamento meio "conformista" é muito comum aqui no Brasil e quem procura obter a melhor imagem ou melhor equipamento é, muitas vezes, taxado de elitista/purista/quer se gabar/etc, o que me incomoda. Não é uma crítica pra te atacar nem nada, eu vi o seu setup em outro tópico e entendo que está satisfeito, é mais um caso de aproveitar o seu post pra argumentar e tentar ilustrar porque esse aparelho é ótimo, além de divulgar e prestigiar um projeto open-source, foi feito com muito esforço do finlandês Markus Hienkari.
 


leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Aos entendedores, e aqueles produtos vendidos pela BBS Beharbors? Valem o investimento? Perdem muito para o OSSC?

Não gosto de fazer double post mas achei melhor deixar separado da última resposta.

Quase todos os produtos deles são voltados para o Dreamcast, bem como conversão, ou mais especificamente, transcodificação de sinais YPbPr (vídeo componente) para RGBHV (VGA como estamos acostumados a dizer). Então tem uma proposta um pouco mais específica do que o OSSC. Já vi muitos elogios para os aparelhos, mas considerando o valor é mais negócio pegar o OSSC que faz o mesmo trabalho e de quebra tem um sistema mais robusto que permite muita customização, além de modos de multiplicação superiores.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.598
Reações
33.010
Pontos
1.048
O projeto é open source, toda a documentação, lista de materiais e firmware está disponível gratuitamente na Wiki, você pode montar o seu e economizar, mas tem que ter experiência com solda de componentes SMD.

Agora quanto a essa questão de custo, tudo depende do que você procura obter do seu setup. Se você não se importa em usar o conversor chinês, que faz uma conversão "genérica" do sinal, digamos assim, e te entrega uma imagem convertida que possui conversão de cor e aspect ratio imprecisos, bem como possíveis artefatos ou imcompatibilidade com determinados efeitos gráficos, sem problema. Considere ainda que esses conversores fazem péssimo trabalho com deinterlace, não permitem uso de scanlines e também não multiplicam as linhas de resolução a fim de obter a resolução adequada para uso com TV´s e monitores LCD (no seu caso esses problemas são minimizados por estar utilizando monitor CRT conforme vi em outro tópico). Enfim, é um aparelho "quebra-galho"/baixo-custo justamente para quem não se importa com o resultado e só quer fazer a conversão de sinal 15kHz para 31kHz.

No meu caso, queria utilizar meus consoles antigos em monitor ou TV LCD pois não tenho mais espaço para CRT, entretanto não queria gastar um valor elevado num Framemeister, até porque ele tem algumas limitações e não recebe mais suporte consistente da Micomsoft. E não queria gastar em conversores "xing-ling" por conta dos problemas citados acima, até porque no fim teria que gastar novamente depois pra substituí-lo pois não ficaria satisfeito com o resultado por muito tempo. Então quando fiquei sabendo do OSSC, estudei bastante sobre o aparelho e sobre formatos de vídeo, termos, etc, e vi que este sim seria a verdadeira solução custo x benefício. Este é um equipamento que foi desenvolvido por alguém extremamente compentente na área, recebeu uma infinidade de sugestões, critícas, apoio de comunidades como o fórum Shmups, autoridades em processamento de vídeo como o alemão Tobias Reich (conhecido como Fudoh), enfim, é algo feito especialmente para retrogames e que continua recebendo atualizações e melhorias. Faz um trabalho tão bom quanto ou até melhor que o Framemeister em muita coisa (especialmente quando o assunto é lag) e perde apenas quando se trata de deinterlace, custando menos.

Lógico, não vou dizer aqui que 600-800 reais é mixaria, é um valor considerável, mas você gasta uma vez apenas e serve para vários consoles, assim como uma TV. E cabos você pode usar o cabo video componente ou VGA, encontra opções oficiais ou alternativas aos montes. SCART pode ser um pouco mais caro ou barato dependendo do console, mas comparado a vídeo componente, por exemplo, a diferença é sutil demais. Então eu não diria que você tem que gastar rios de dinheiro, muito menos gastar tudo de uma vez, eu mesmo fui comprando aos poucos.

Desculpe o post grande, sei que muita gente pula wall of text, mas é que esse pensamento meio "conformista" é muito comum aqui no Brasil e quem procura obter a melhor imagem ou melhor equipamento é, muitas vezes, taxado de elitista/purista/quer se gabar/etc, o que me incomoda. Não é uma crítica pra te atacar nem nada, eu vi o seu setup em outro tópico e entendo que está satisfeito, é mais um caso de aproveitar o seu post pra argumentar e tentar ilustrar porque esse aparelho é ótimo, além de divulgar e prestigiar um projeto open-source, foi feito com muito esforço do finlandês Markus Hienkari.
Então, eu entendo seu ponto de vista e concordo com ele, e obrigado pela informação de que dá pra pegar a lista de componentes e montar o seu se quiser. Por questão de prioridades e custo, eu prefiro pegar 800 reais e comprar algum game pra minha coleção, mas é minha opinião e preferências e prioridade variam. E gosto também. Eu cheguei a conclusão que videogame antigo e TV HD (720p) pra cima não combinam. Tanto que antes de voltar pra TV de tubo eu tentei algumas coisas antes:

Logo após eu adquirir meu SNES eu comprei um conversor SCART / HDMI (chinês) + cabo Scart do SNES e fiz o seguinte teste:
dsc00479.jpg


dsc00484.jpg


dsc00486.jpg

As cores estão perfeitas, lag de controles zero, etc. Nada a reclamar. Só que não foi assim que eu joguei o SNES na época.

dsc00491.jpg

Esse é o conversor que eu tenho. Não tenho nada a desabonar o aparelho, funciona perfeitamente bem. Lembrando que todos os cabos scart que possuo já retira RGB puro dos aparelhos, com exceção do cabo Scart / Composto. A título de comparação, uma imagem do SMW na minha TV de tubo ligado através do cabo AV (composto) comum do SNES:
dsc00010.jpg

Então, esse setup chinês de baixo custo já ultrapassa a qualidade que eu esperaria de um console antigo. Mas não satisfeito, eu quis um sacanliner. Comprei um do nosso amigo banido do fórum Jureg (anterior Bootsector).
dsc01043.jpg


Aqui eu ligo um Ouya (que é um console HDMI) num Monitor de LCD VGA.
dsc01040.jpg


Cheguei a fazer um vídeo explicando esse esquema de como usar o RetroVGA do Jureg no HDMI:


E por último, eu ligando um Master System daqueles com 131 jogos que só tem video composto em um Monitor CRT VGA:
p_20171105_150656.jpg


p_20171105_150803.jpg


Ou seja, não falta alternativa pra eu ligar os meus consoles. Essas minhas alternativas pra mim e na minha opinião, já suprem tudo aquilo que eu desejo. Mas é de cada um. Tem gente que gosta de contar pixel e grama em jogo, que gosta de jogar a 120FPS, então pra essa turma talvez valha o investimento de pagar 800 / 1000 reais em um equipamento mais Premium. Pra mim a pequena diferença de qualidade não vale a enorme diferença de dinheiro a mais a ser paga por essa qualidade.

Flw Vlw
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
Então, eu entendo seu ponto de vista e concordo com ele, e obrigado pela informação de que dá pra pegar a lista de componentes e montar o seu se quiser. Por questão de prioridades e custo, eu prefiro pegar 800 reais e comprar algum game pra minha coleção, mas é minha opinião e preferências e prioridade variam. E gosto também. Eu cheguei a conclusão que videogame antigo e TV HD (720p) pra cima não combinam. Tanto que antes de voltar pra TV de tubo eu tentei algumas coisas antes:

Logo após eu adquirir meu SNES eu comprei um conversor SCART / HDMI (chinês) + cabo Scart do SNES e fiz o seguinte teste:
dsc00479.jpg


dsc00484.jpg


dsc00486.jpg

As cores estão perfeitas, lag de controles zero, etc. Nada a reclamar. Só que não foi assim que eu joguei o SNES na época.

dsc00491.jpg

Esse é o conversor que eu tenho. Não tenho nada a desabonar o aparelho, funciona perfeitamente bem. Lembrando que todos os cabos scart que possuo já retira RGB puro dos aparelhos, com exceção do cabo Scart / Composto. A título de comparação, uma imagem do SMW na minha TV de tubo ligado através do cabo AV (composto) comum do SNES:
dsc00010.jpg

Então, esse setup chinês de baixo custo já ultrapassa a qualidade que eu esperaria de um console antigo. Mas não satisfeito, eu quis um sacanliner. Comprei um do nosso amigo banido do fórum Jureg (anterior Bootsector).
dsc01043.jpg


Aqui eu ligo um Ouya (que é um console HDMI) num Monitor de LCD VGA.
dsc01040.jpg


Cheguei a fazer um vídeo explicando esse esquema de como usar o RetroVGA do Jureg no HDMI:


E por último, eu ligando um Master System daqueles com 131 jogos que só tem video composto em um Monitor CRT VGA:
p_20171105_150656.jpg


p_20171105_150803.jpg


Ou seja, não falta alternativa pra eu ligar os meus consoles. Essas minhas alternativas pra mim e na minha opinião, já suprem tudo aquilo que eu desejo. Mas é de cada um. Tem gente que gosta de contar pixel e grama em jogo, que gosta de jogar a 120FPS, então pra essa turma talvez valha o investimento de pagar 800 / 1000 reais em um equipamento mais Premium. Pra mim a pequena diferença de qualidade não vale a enorme diferença de dinheiro a mais a ser paga por essa qualidade.

Flw Vlw
Acho que nem e isso.
Pra quem já tem os consoles e só quer ligar na tv LCD , não tendo espaço pra tubo, a melhor alternativa, digo a mais fiel e melhor seria com ossc. Agora tem tantas formas de emular, jogar na CRT que cada um deve achar a sua. Como eu já acho que não vale a pena nada, e sim ter somente os controles de forma Bt. Não vou gastar esses horrores que estão cobrando em cartucho velho e console.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Não gosto de fazer double post mas achei melhor deixar separado da última resposta.

Quase todos os produtos deles são voltados para o Dreamcast, bem como conversão, ou mais especificamente, transcodificação de sinais YPbPr (vídeo componente) para RGBHV (VGA como estamos acostumados a dizer). Então tem uma proposta um pouco mais específica do que o OSSC. Já vi muitos elogios para os aparelhos, mas considerando o valor é mais negócio pegar o OSSC que faz o mesmo trabalho e de quebra tem um sistema mais robusto que permite muita customização, além de modos de multiplicação superiores.

Sim é mais voltado pro Dreamcast mesmo, esqueci de mencionar isso. Eu costumo usar meu Dreamcast na tv de tubo via cabo s-video e num monitor hd, esses mais antigos de tela quadrada via cabo vga e fica ótimo. As vezes utilizo um conversor vga/hdmi qdo quero jogar nas tvs atuais, maiores, fica bom até, mas me parece que as caixas da BBS por terem componentes melhores e algumas inclusive scanlines devem oferecer ótimos resultados nessas tvs mais novas, procede? Ou não verei muita diferença em comparação ao conversor/upscaler que já utilizo? Como no meu caso seria específico pro Dreamcast fica bem em mais conta do que comprar um OSSC.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Então, eu entendo seu ponto de vista e concordo com ele, e obrigado pela informação de que dá pra pegar a lista de componentes e montar o seu se quiser. Por questão de prioridades e custo, eu prefiro pegar 800 reais e comprar algum game pra minha coleção, mas é minha opinião e preferências e prioridade variam. E gosto também. Eu cheguei a conclusão que videogame antigo e TV HD (720p) pra cima não combinam. Tanto que antes de voltar pra TV de tubo eu tentei algumas coisas antes:
....
Ou seja, não falta alternativa pra eu ligar os meus consoles. Essas minhas alternativas pra mim e na minha opinião, já suprem tudo aquilo que eu desejo. Mas é de cada um. Tem gente que gosta de contar pixel e grama em jogo, que gosta de jogar a 120FPS, então pra essa turma talvez valha o investimento de pagar 800 / 1000 reais em um equipamento mais Premium. Pra mim a pequena diferença de qualidade não vale a enorme diferença de dinheiro a mais a ser paga por essa qualidade.

Flw Vlw

Tranquilo, como comentei no post cada um tem uma maneira de ver e o que lhe satisfaz. Eu sempre lembro de uma analogia que comentaram em algum fórum, não sei se foi aqui, mas é como transporte, se o objetivo é ir de A até B, você pode ir de bicicleta, de moto ou de carro, e cada um cumpre essa necessidade, mas de formas diferentes, então um não invalida o outro. Assim como eu penso diferente de você no que tange ao valor, não vejo porque eu não posso comprar o aparelho e depois gastar em games pra minha coleção. Se eu fosse rico eu poderia comprar tudo ao mesmo tempo, mas como não sou eu vou planejando e comprando com o tempo, quando surge boas ofertas, etc.
Inclusive eu sou louco pra ter um Mega Drive, pois o que joguei quando criança era emprestado do meu primo, depois de uns dois anos usando meu primo pegou o Mega de volta e só fui ter videogame quando meu pai comprou um SNES usadin, o qual gostei bastante mas não tanto quanto o Mega. Mas no momento não estou podendo gastar muito e estou com espaço limitado então vou ser paciente e comprar quando for oportuno.

Esse teste no seu monitor LG já se pode notar as deficiências do scaler china, aspect ratio está todo zoado, sem falar que o seu monitor deve estar ampliando a imagem também, muitos monitores não permitem ajustar o que chamamos de "overscan". Sobre lag, o fato de você não o sentir não quer dizer que ele não está lá, entretanto é algo que varia de pessoa pra pessoa e logicamente depende do jogo. Num shmup ou jogo de luta o lag o torna injogável. Mas de toda forma, como você disse, não é assim que jogamos na época.

Agora te digo que também pensava ser impossível jogar em TV LCD, mas com o OSSC é realmente possível chegar muito próximo do que vemos num CRT. Como comentei nos posts iniciais, hoje como temos acesso fácil a CRT´s, ainda acho a melhor opção pra quem tem disponibilidade, agora quando chegar o momento onde não há mais TV CRT ou não é mais possível tê-la, essa é a melhor opção. Como você postou fotos, resolvi postar umas minhas aqui também, apesar de não julgar elas muito adequadas, por isso não coloquei no post inicial. São apenas para dar uma noção de como fica, vou por em spoiler pra facilitar a visualização pois são imagens grandes.


Essas abaixo são da época que tinha pego o aparelho, começo do ano passado mais ou menos, então muitas funcionalidades não estavam tão boas quanto estão hoje, principalmente no quesito scanlines, que agora são absurdamente customizáveis. Agora eu utilizo scanlines mais fortes, ficaram mais próximo duma TV CRT do que monitor PVM.

34073385442_48bd730929_o.jpg

33419635113_5b5ecc0506_o.jpg

Essas aqui foi quando implementaram multiplicação 5x, aí como meu monitor tem bons controles de overscan, permite que eu faça um upscale perfeito para 1920x1200, imagem fica excelente, bem nítida assim como em CRT. Só que nas fotos eu não enquadrei corretamente, e era pra ter desligado a luz, acaba afetando a foto.

42245152761_47a75b8208_o.jpg

42245154771_11f64b9802_o.jpg

Essas duas são as mais recentes que tenho, mas tirei com o meu celular Motobosta, ficou meio borrada, mas dá pra ver como as scanlines estão mais evidentes.

48181760237_a0dc7a6162_o.jpg

48181694121_2f5e12142c_o.jpg

Puxa, nos fóruns gringos os caras postam altas fotos, as minhas nem se comparam, por isso posso dizer com tranquilidade que ao vivo é ainda melhor. Meu amigo @Jefferson Praxedes já conferiu ao vivo e pode confirmar.

Enfim, vou encerrar por aqui porque o post já ficou enorme, espero que ajude ilustrar que a diferença é significativa se comparado aos conversores chineses.

Sim é mais voltado pro Dreamcast mesmo, esqueci de mencionar isso. Eu costumo usar meu Dreamcast na tv de tubo via cabo s-video e num monitor hd, esses mais antigos de tela quadrada via cabo vga e fica ótimo. As vezes utilizo um conversor vga/hdmi qdo quero jogar nas tvs atuais, maiores, fica bom até, mas me parece que as caixas da BBS por terem componentes melhores e algumas inclusive scanlines devem oferecer ótimos resultados nessas tvs mais novas, procede? Ou não verei muita diferença em comparação ao conversor/upscaler que já utilizo? Como no meu caso seria específico pro Dreamcast fica bem em mais conta do que comprar um OSSC.

Entendo, se a intenção é usar especificamente com o Dreamcast acho que vale a pena considerar esses equipamentos da Beharbros. Agora eu não sei lhe dizer como ele seria quando comparado a outros conversores, sem falar que a Beharbros tem vários produtos no site e não pude conferir quais as diferenças entre eles. Talvez o meu amigo Jefferson possa responder melhor, ele tem um Dreamcast e com certeza deve ter pesquisado sobre esses equipamentos, vou dar um toque pra ele vir aqui no tópico.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.570
Pontos
453
Entendo, se a intenção é usar especificamente com o Dreamcast acho que vale a pena considerar esses equipamentos da Beharbros. Agora eu não sei lhe dizer como ele seria quando comparado a outros conversores, sem falar que a Beharbros tem vários produtos no site e não pude conferir quais as diferenças entre eles. Talvez o meu amigo Jefferson possa responder melhor, ele tem um Dreamcast e com certeza deve ter pesquisado sobre esses equipamentos, vou dar um toque pra ele vir aqui no tópico.

Me sumonaram!!!


Então eu tive o privilégio de checar pessoalmente o OSSC em ação, eu e o @leonemesis inclusive tiramos algumas fotos comparativas com meu BVM e minha tv de consumidor da SONY , o resultado é simplesmente fenomenal, fica muito proximo mesmo da sensação de uma TV CRT com a vantagem da geometria ser perfeita pois a imagem dele é em um monitor da DELL, o meu PVM ainda tem vários ajustes avançados que posso ajustar de acordo com a necessidade o console as resoluçoes etc, ja a TV da Sony é mais complicada, tive que entrar no menu de serviço e deixar um padrao que ficou bom para tudo. É de longe a melhor opção para dispor a imagem dos consoles retro com tecnologia moderna de TVs. Obviamente sera o meu caminho o momento que ambos meu BVM e TV morrerem de vez e não tiver mais jeito.

Agora sobre o dreamcast eu já uso a muitos anos o VGA box no monitor empresDado do @leonemesis hehe, o meu VGA box no caso e da NAKI e infelizmente esta fora de produção a muitos anos, a qualidade dele por si só e excelente
81844

Ainda é possivel achar um ou outro usadinho no ebay, varia na faixa de 150 reais, mas esta bem escasso, porem existem vga box novos fabricados pelos xing lings e por outras fabricantes melhores ,no ultimo ano eu apenas adicionei um Scan Line Generator entre o monitor e o VGA Box

81845

Isso melhorou bastante os jogos em sprites e deu certa profundidade nos jogos 3D, eu apenas uso a função de scanlines do mesmo, pois ja é de tubo o monitor e prefiro deixar os games em 480p, se for ligar em tvs com entrada VGA ele tem uma função ali que parece que escala para 1024x768 não testei
Segue algumas fotos desse setup em ação:
Ds9kgmT.jpg

fld3fWg.jpg

oghdvPA.jpg

CrLdWUe.jpg

dzti1Sz.jpg

3DNlJth.jpg


A camera meia boca do meu celular ainda não faz justiça as fotos, ao vivo é muito melhor mesmo, mais colorido e melhor constraste
esses produtos da Beharbros parecem ser de material excelente de acordo com as especifcações do site, usam componentes recentes pelo visto
Bom como o @leonemesis já falou, cada um escolhe o melhor caminho que cabe dentro do orçamento pra tentar replicar o sentimento nostalgico de jogar
os games da maneira retrô da maneira que foram projetados, nunca houve uma época com tantas gadgets para melhora a qualidade de imagem dos consoles reais e
manter o sentimento retrô da época. O leque é grande , existem diversas opções, na minha opinião humilde indo de super video para cima é o que há.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.502
Pontos
1.069
Não tem nem comparação entre o OSSC e esses conversores genéricos Componente/SCART para HDMI.

O OSSC não processa a imagem, só multiplica as linhas e depois pode desentrelaçar e/ou gerar scanlines. Isso permite que a imagem fique idêntica a processada pelo console, sem modificar as cores, aspecto de imagem e o melhor: sem gerar lag adicional.

Esses conversores baratos (e até mesmo o Framemeister) processam muito a imagem, as cores geralmente ficam mais quentes e a maioria desentrelaça 240p, deixando a imagem dos consoles da primeira até a quinta geração muito ruins.

Para quem tem três ou mais consoles e joga em TV moderna vale muito a pena, quem já testou as duas opções diz que o OSSC chega a ser no mesmo nível de um PVM.

As desvantagens são o preço, a compatibilidade com algumas TVs e a demora para responder a mudança de resolução em alguns jogos (i.e. Chrono Cross).
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
As desvantagens são o preço, a compatibilidade com algumas TVs e a demora para responder a mudança de resolução em alguns jogos (i.e. Chrono Cross).

Quanto a essa demora, no caso do OSSC, acho que vai depender mais da sua TV, pois no meu monitor a troca ficou bem rápida, não impactou o gameplay, diferente do que acontece com o Framemeister. Lógico, não ficou instantânea como CRT, mas achei bem rápida.

Achei esse vídeo comparativo bom, mostra a diferença significativa comparado ao FM.

 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.524
Pontos
1.714
Quanto a essa demora, no caso do OSSC, acho que vai depender mais da sua TV, pois no meu monitor a troca ficou bem rápida, não impactou o gameplay, diferente do que acontece com o Framemeister. Lógico, não ficou instantânea como CRT, mas achei bem rápida.

Achei esse vídeo comparativo bom, mostra a diferença significativa comparado ao FM.



Eu tenho um OSSC

Os VGs antigos muitas vezes usavam umas resoluções não-padrão, aí depende bastante de como a sua TV/Monitor lida com determinada resolução.

Monitores costumam se sair melhor do que TVs mas gerações novas como a Qled da Samsung já lidam bem melhor do que as gerações anteriores de TVs.


Das TVs HD antigas, só as Plasmas que sempre foram sussas com resoluções esdrúxulas.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Faz mais de um ano acho... que eu fico lendo sobre isso.

Mas os valores praticados e o cambio atual, desanimam totalmente o investimento.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.191
Reações
1.389
Pontos
944
Quando lí "open source" achei que seria algum tipo de projeto DIY pra quem não quisesse gastar uma grana absurda nesses conversores. Mas pelo visto me enganei. O tempo passa e a "minha solução" parece ter a melhor custo X benefício: Só precisa de um cabo SCART e um conversor SCART / HDMI e pá, problema resolvido, sem precisar modificar os consoles e sem precisar gastar rios de dinheiro.
Eu preciso de baixa latência. Duvido que um conversor simples ajude nisso. Mas seu pensamento está correto.
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.858
Reações
1.087
Pontos
609
Tenho uma série de dúvidas quanto ao aparelho: O SNES funciona com cabo RGB original? Funcionaria bem e com boa qualidade em TV 4K? De fato, não há delay/lag?
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Tenho uma série de dúvidas quanto ao aparelho: O SNES funciona com cabo RGB original? Funcionaria bem e com boa qualidade em TV 4K? De fato, não há delay/lag?

RGB original? Qual cabo você se refere? Para conectar o SNES no OSSC você pode usar um cabo no padrão SCART (que comporta sinal RGB) ou os cabos componentes feitos pela Retrovision (sinal YPbPr).

Funciona bem com TV 4K sim, especialmente se for OLED.

O lag é praticamente nulo, quanto a isso não há dúvida.
 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.370
Pontos
1.064
Perdi a chance de pegar um desse por 400 no Ali, logo quando foi lançado lá

:facepalm
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.858
Reações
1.087
Pontos
609
RGB original? Qual cabo você se refere? Para conectar o SNES no OSSC você pode usar um cabo no padrão SCART (que comporta sinal RGB) ou os cabos componentes feitos pela Retrovision (sinal YPbPr).

Funciona bem com TV 4K sim, especialmente se for OLED.

O lag é praticamente nulo, quando a isso não há dúvida.
Então, se de fato funciona com o cabo da HD retrovision, já me dou por satisfeito. Um colega meu disse que o OSSC não funcionaria com o cabo componente da HD.
Sobre o RGB, eu me referia ao cabo scart original japonês.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
@leonemesis onde comprar com preço bom o ossc?

Atualmente com o dólar alto está difícil, recomendo ficar de olho no ML já que agora tem chineses vendendo o aparelho, pode conseguir um preço melhor que importado ou um usado.

Então, se de fato funciona com o cabo da HD retrovision, já me dou por satisfeito. Um colega meu disse que o OSSC não funcionaria com o cabo componente da HD.
Sobre o RGB, eu me referia ao cabo scart original japonês.

Cabo SCART japonês (conhecido com JP21) tem conexões internas diferentes do padrão europeu, então é necessário um adaptador se quiser utilizar um cabo SCART japonês no OSSC.

Esse é o adaptador
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.191
Reações
1.389
Pontos
944
Comprei um! Nem abri ainda.
Mas depois de ver algumas coisas fiquei meio na dúvida se é uma boa usar o SNES PAL com SCART original Nintendo nele, já que o SCART da Nintendo é uma suruba no pinout e nas tensões.
Alguém poderia me ajudar?
Posso ligar ou é furada?

Achei algumas referências que me lembram o refresco do Chaves. huaehueahueahu
(Uma bagunça)

Por conta da tal bagunça, até lançaram isso:


Sobre o OSSC:

Comprei um SCART sync on luma para usar no SNES BR e N64, depois que eu modificar o último para RGB.

EDIT:

Consegui.

Resumindo:

SNES PAL usa SCART PAL.
SNES NTSC usa SCART NTSC.

Pinout diferente e estrutura diferente em ambos.

Confundir esses SCART com o JP-21 é muita treta.

Sync on Luma superior ao Sync on composite.

Fim!
 
Ultima Edição:

CesarDRK

Ser evoluído
Mensagens
18
Reações
11
Pontos
23
Eu tenho um Retrotink 2x, porém depois de ver que surgiu o OSSC na ALI eu não demorei e garanti o meu... Vale MUITO a pena pra quem quer a melhor qualidade possível nos consoles antigos.

O problema é que o "vírus" da qualidade é brabo (e o investimento salgado $$$). Acabei comprando um SNES Jr (1chip), fiz um RGB bypass no meu Genesis 1 japonês VA5 e fiz o RGB mod no meu N64 CPU04 também (fora os cabos scart que já são caros). Agora todos os consoles que eu jogo estão com Scart RGB ligados no OSSC (só falta o switch scart, tenho que trocar os cabos na mão).

Meu setup hoje:
  • OSSC Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33045494135.html).
  • SNES Jr 1chip @ THS7374 RGB Amp + Cabo Scart CSYNC.
  • N64 CPU04 @ THS7314 RGB Amp + Cabo Scart CSYNC.
  • PS1 Fat + Cabo Scart Sync-On-Luma.
  • Sega Saturn Model 1 + Cabo Scart CSYNC.
  • Sega Genesis VA5 @ Voultar RGB Bypass + Cabo Scart CSYNC c/ join P2 stereo.

Infelizmente minha TV (Sony KDL-60W855B 1080p) só suporta 2x do OSSC, mas já fica animal!
Se alguém tiver uma TV Sony similar e conseguir 3x ou 5x por alguma configuração customizada por favor poste aqui!
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Comprei um! Nem abri ainda.
Mas depois de ver algumas coisas fiquei meio na dúvida se é uma boa usar o SNES PAL com SCART original Nintendo nele, já que o SCART da Nintendo é uma suruba no pinout e nas tensões.
Alguém poderia me ajudar?
Posso ligar ou é furada?

Achei algumas referências que me lembram o refresco do Chaves. huaehueahueahu
(Uma bagunça)

Por conta da tal bagunça, até lançaram isso:


Sobre o OSSC:

Comprei um SCART sync on luma para usar no SNES BR e N64, depois que eu modificar o último para RGB.

EDIT:

Consegui.

Resumindo:

SNES PAL usa SCART PAL.
SNES NTSC usa SCART NTSC.

Pinout diferente e estrutura diferente em ambos.

Confundir esses SCART com o JP-21 é muita treta.

Sync on Luma superior ao Sync on composite.

Fim!

Essa questão do SCART JP21 tem que ter cuidado mesmo, dependendo do console pode até danificar a saída. Pessoalmente eu prefiro usar video componente, mais prático e a diferença entre SCART não é algo gritante como composto vs outros tipos de conexões. Mas agradeço pela contribuição ao tópico.

Eu tenho um Retrotink 2x, porém depois de ver que surgiu o OSSC na ALI eu não demorei e garanti o meu... Vale MUITO a pena pra quem quer a melhor qualidade possível nos consoles antigos.

O problema é que o "vírus" da qualidade é brabo (e o investimento salgado $$$). Acabei comprando um SNES Jr (1chip), fiz um RGB bypass no meu Genesis 1 japonês VA5 e fiz o RGB mod no meu N64 CPU04 também (fora os cabos scart que já são caros). Agora todos os consoles que eu jogo estão com Scart RGB ligados no OSSC (só falta o switch scart, tenho que trocar os cabos na mão).

Meu setup hoje:
  • OSSC Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33045494135.html).
  • SNES Jr 1chip @ THS7374 RGB Amp + Cabo Scart CSYNC.
  • N64 CPU04 @ THS7314 RGB Amp + Cabo Scart CSYNC.
  • PS1 Fat + Cabo Scart Sync-On-Luma.
  • Sega Saturn Model 1 + Cabo Scart CSYNC.
  • Sega Genesis VA5 @ Voultar RGB Bypass + Cabo Scart CSYNC c/ join P2 stereo.
Infelizmente minha TV (Sony KDL-60W855B 1080p) só suporta 2x do OSSC, mas já fica animal!
Se alguém tiver uma TV Sony similar e conseguir 3x ou 5x por alguma configuração customizada por favor poste aqui!

O Retrotink pelo que vi ainda é interessante para quem não quer utilizar mods em consoles 8 bits, por exemplo. Mas é como você falou, depois que é infectado pelo "vírus", é dose, haha. Mas é o tipo de coisa que pode ser feito aos poucos, com cada console que o cidadão quiser ter e tal, se for fazer tudo de uma vez, além do custo alto, pode acabar se frustrando caso ocorrer algum problema.

Sobre a sua TV, chegou a verificar esse tópico do forum oficial do OSSC?
Não precisei usá-lo pois uso o OSSC num monitor, mas se sua TV tiver um PC Mode pode ser que consiga configurar um modo compatível através do advanced timing. Recomendo usar o gerenciador web de profiles, mais fácil de customizar, depois é só importar no OSSC via SD Card e ir testando pra ver qual funciona.
 

CesarDRK

Ser evoluído
Mensagens
18
Reações
11
Pontos
23
O Retrotink pelo que vi ainda é interessante para quem não quer utilizar mods em consoles 8 bits, por exemplo. Mas é como você falou, depois que é infectado pelo "vírus", é dose, haha. Mas é o tipo de coisa que pode ser feito aos poucos, com cada console que o cidadão quiser ter e tal, se for fazer tudo de uma vez, além do custo alto, pode acabar se frustrando caso ocorrer algum problema.

O retrotink é BOM, porém não tem entrada scart né. Ou você compra o cabo caríssimo da retrovision pra ter video componente nos consoles (convertendo do scart), ou usa s-video ou composto. Eu usava um SNES fat com mod video componente, o genesis com um conversor JASNET (do ML) e o N64 via s-video nele. No caso do SNES e GENESIS não tive muito ganho em ir pro OSSC, porém no N64 a diferença é considerável. No geral é bem mais prático usar o scart por ser um plugue único para audio e vídeo.

Sobre a sua TV, chegou a verificar esse tópico do forum oficial do OSSC?
Não precisei usá-lo pois uso o OSSC num monitor, mas se sua TV tiver um PC Mode pode ser que consiga configurar um modo compatível através do advanced timing. Recomendo usar o gerenciador web de profiles, mais fácil de customizar, depois é só importar no OSSC via SD Card e ir testando pra ver qual funciona.

Já vi sim.. até fiz um post lá hoje. Mas até agora aparentemente ninguém conseguiu um método para as tv's da sony com esse "problema".
E esse fórum é complicado, não dão nem bola pros posts, a não ser q seja algo q interesse/agregue a quem esteja lendo (ajudar não é o forte).
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
@leonemesis Qual adaptador usar para o audio do video compontente? comprei o ossc e não veio nenhum, gostaria de saber o modelo correto.
 

charles.kill

Habitué da casa
Mensagens
143
Reações
95
Pontos
63
Boa noite galera
Descobri este produto hoje meio sem querer lendo por aí.
Dúvidas
Precisa ter o cabo scart ou vídeo componente pra usar no n64 ou SNES, nes ou só o cabo Av padrão funciona
Site confiável pra comprar alguém indica.
Abcs

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
@leonemesis Qual adaptador usar para o audio do video compontente? comprei o ossc e não veio nenhum, gostaria de saber o modelo correto.

Idealmente se usa um receiver, aí você pode ligar o áudio diretamente nele. Mas caso não tenha pode comprar um adaptador RCA fêmea para P2 macho (foto no spoiler abaixo). Aí conecta na entrada P2 do OSSC e o som irá pelo HDMI para a TV.

cabo-p2-stereo-para-2-rca-femeas-frente.jpg

Boa noite galera
Descobri este produto hoje meio sem querer lendo por aí.
Dúvidas
Precisa ter o cabo scart ou vídeo componente pra usar no n64 ou SNES, nes ou só o cabo Av padrão funciona
Site confiável pra comprar alguém indica.
Abcs

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk

Dá uma lida no tópico, já comentamos com mais detalhes. Mas em suma pode usar cabos SCART (só que para alguns consoles pode ser necessário modificações internas).

Vídeo componente no momento tem para Mega Drive/SNES pela retrovision, e consoles 32 bits pra frente tem video componente sem necessidade de cabo especial.

O site mais confiável é o que listei no primeiro post, foi o primeiro a produzir o OSSC


Só que é provável que achei mais barato no Aliexpress, ou talvez até aqui no ML, mas aí não tenho como te recomendar alguem.
 

charles.kill

Habitué da casa
Mensagens
143
Reações
95
Pontos
63
Idealmente se usa um receiver, aí você pode ligar o áudio diretamente nele. Mas caso não tenha pode comprar um adaptador RCA fêmea para P2 macho (foto no spoiler abaixo). Aí conecta na entrada P2 do OSSC e o som irá pelo HDMI para a TV.

cabo-p2-stereo-para-2-rca-femeas-frente.jpg



Dá uma lida no tópico, já comentamos com mais detalhes. Mas em suma pode usar cabos SCART (só que para alguns consoles pode ser necessário modificações internas).

Vídeo componente no momento tem para Mega Drive/SNES pela retrovision, e consoles 32 bits pra frente tem video componente sem necessidade de cabo especial.

O site mais confiável é o que listei no primeiro post, foi o primeiro a produzir o OSSC


Só que é provável que achei mais barato no Aliexpress, ou talvez até aqui no ML, mas aí não tenho como te recomendar alguem.
Obrigado pelo esclarecimento.
Tenho vários consoles antigos
Nes
SNES
N64
Game cube
Wii
Mega drive
Xbox
Play 1
Play 2
Dreamcast
Atari 2600
Acha viável comprar o aparelho apesar das inúmeras adaptações para usá-lo??


Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Obrigado pelo esclarecimento.
Tenho vários consoles antigos
Nes
SNES
N64
Game cube
Wii
Mega drive
Xbox
Play 1
Play 2
Dreamcast
Atari 2600
Acha viável comprar o aparelho apesar das inúmeras adaptações para usá-lo??


Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk

Considerando que você tem vários consoles, poderia aproveitar bastante o aparelho. Acredito que os únicos que precisará adaptar seriam o Atari, NES e N64, o restante já tem cabo SCART ou vídeo componente disponível, não requer modificação do console.
 
Topo Fundo