O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Onde e como investir R$ 100.000?

HighWay

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.153
Pontos
183
Olá, o título do tópico já é autoexplicativo. Contudo, é necessário explicar o contexto. Segue:

Então, a minha mãe vai sair de um dos seus dois empregos muito em breve. Ela já está perto dos 60 anos e quer ter mais paz e tranquilidade nessa sua fase de vida.

O emprego o qual ela vai deixar é de iniciativa privada. Ela já é funcionária há quase 20 anos do mesmo e sempre foi uma profissional exemplar. Em face disso, ela solicitou seu desligamento por meio de um acordo no qual embolsaria uma quantia na faixa dos 100k.

Esse trabalho do qual ela vai sair, representa cerca de 50% do rendimento mensal dela. Os outro 50% são oriundos do outro emprego(servidora estadual). A jornada de trabalho dela vai diminuir pela metade também, então fica essa equivalência ai.

Ela me procurou me pedindo ajuda para saber o que fazer com esse dinheiro. E pelo o que eu entendi, o principal objetivo aqui é tentar manter ao máximo possível o padrão de vida atual(compensando essa queda de 50% na receita).

Tanto ela, quanto eu, somos LEIGOS por completo quando se trata dessa área de investimentos. E a primeira coisa que me veio à mente, foi alocar esse dinheiro em uma carteira/fundo de investimentos. Mas, mais uma vez, eu não sei nada sobre. Não sei se essa seria a melhor opção de fato.

Vos peço orientação.

Obrigado!
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.984
Pontos
1.044
Poupança JAMAIS

  • Tesouro Direto
  • LCI/LCA
  • Uma suite em um apart/hotel, a qual durante o período de gozo, você ganha nas participações

No mais, pelo meu leigo conhecimento ainda é o Tesouro Direto.

NUBANK também estava rendendo bem da última vez que vi.
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Tbm n entendo mto mas vou falar pq eu acho.

Infelizmente, 100k n representa mto hj no Brasil. Qualquer casa/ap medíocre em um lugar pra vc ao menos n ser assassinado na rua é tipo 250-500k.

Se for aplicar ma poupança o rendomento é baixo tbm (provavelmente menos que o salário antigo).

Comprar terras para arrendamento n tem como ter algo significativo com esse valor.

Enfim, no teu lugar eu guardaria esse dinheiro e esperaria uma oportunidade pra aplicar em algo barato que possa revender p/ mais depois. Terrenos em cidades pequenas costumam valorizar. Mas com a internet esse tipo de negócio é mais difícil pq n tem mais como segurar informação.

Acho que na atual conjuntura de crise no Brasil talvez tua mãe tenha se precilitado um pouco. Mas entendo que descansar é importante e ngm quer ser consumido eternamente pela hierarquia do trabalho.

Mas é foda restituir um padrao de vida (licitamente) com 100k. N sei quanto ela ganhava antes, mas eu iria segurar um pouco se o objetivo é nao trabalhar mais...

Ate pq o real ta valendo pouco.
 


ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
o primeiro investimento seria na casa dela, o que sobrar tu coloca no LCI e fica de ouvido atento para negócios
 

Papelzinho

Bam-bam-bam
Mensagens
862
Reações
5.688
Pontos
333
Acho que seria melhor dizer qual rendimento você gostaria de obter mensalmente com esse investimento de R$ 100.000.

Existem outras dúvidas também. Ela pensa em se aposentar com que idade? Já calculou quanto será o benefício? A parcela de contribuição privada entra no cálculo ou era trabalho informal? Porque é provável que o benefício dela seja menor do que a soma dos dois empregos, porém deve ser maior do que apenas o que ela ganha como servidora, dando mais fôlego para os tipos de investimento que ela pode fazer com esse dinheiro.
 

HighWay

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.153
Pontos
183
Acho que seria melhor dizer qual rendimento você gostaria de obter mensalmente com esse investimento de R$ 100.000.

Existem outras dúvidas também. Ela pensa em se aposentar com que idade? Já calculou quanto será o benefício? A parcela de contribuição privada entra no cálculo ou era trabalho informal? Porque é provável que o benefício dela seja menor do que a soma dos dois empregos, porém deve ser maior do que apenas o que ela ganha como servidora, dando mais fôlego para os tipos de investimento que ela pode fazer com esse dinheiro.

Olá, papel. Sobre o rendimento mensal esperado:

Ela não sabe ao certo. Na verdade, ela está muito na dúvida sobre o que fazer exatamente com esse dinheiro.

Como te disse, a princípio, a primeira coisa que se passa na cabeça dela é a questão dos gastos. Como a fonte de renda vai diminuir, logo deveria haver uma readequação nos gastos. Dai, eu presumi que em primeira ordem, o investimento mais sensato para ela seria um que retornasse mensalmente um % X do salário dela. Sei que com esse valor(100k) dificilmente ela conseguiria gerar um retorno igual mensal ao que ela ganhava(pouco mais de 4k) - existe algo que renda 4% ao mês? kk - Então, ainda que ela conseguisse um investimento que cobrisse pelo menos metade disso(2k) por mês, já seria de grande ajuda.

Mas assim, ela já ventilou pra mim que também estaria disposta a investir em terrenos(interior/litoral) e coisas do tipo.

Sobre as outras perguntas:

[1] Ela pensa em se aposentar com que idade?

Faltam 2 anos para ela se aposentar do outro emprego(estadual) dela.

[2] Já calculou quanto será o benefício?

Vou perguntar pra ela.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
O que sua mãe quer não existe, se contente com 0,4% ao mês. Ou vote no PT denovo para quebrar o país e levar os juros a um patamar altíssimo.
 

Papelzinho

Bam-bam-bam
Mensagens
862
Reações
5.688
Pontos
333
Como te disse, a princípio, a primeira coisa que se passa na cabeça dela é a questão dos gastos. Como a fonte de renda vai diminuir, logo deveria haver uma readequação nos gastos. Dai, eu presumi que em primeira ordem, o investimento mais sensato para ela seria um que retornasse mensalmente um % X do salário dela. Sei que com esse valor(100k) dificilmente ela conseguiria gerar um retorno igual mensal ao que ela ganhava(pouco mais de 4k) - existe algo que renda 4% ao mês? kk - Então, ainda que ela conseguisse um investimento que cobrisse pelo menos metade disso(2k) por mês, já seria de grande ajuda.
É meio complicado até mesmo para rendimento de 2k por mês... Porque assim, isso significaria 2% ao mês... Que daria um rendimento de 24% ao ano. Considerando em termos reais, teria que contabilizar a inflação ainda de uns 4% digamos = 28% de rendimento ao ano. Eu não sei de nada que seja conservador e renda isso, nem mesmo na bolsa de valores... E eu imagino que ela não queira colocar em algo arriscado, né?

Mas como você disse, ela logo se aposentará. O melhor é calcular o benefício para considerar como será o padrão de vida. Infelizmente não é fácil viver de rendimento de juros não, pessoal costuma colocar dinheiro desde os 18~20 anos de idade e começa a viver assim quando tem mais de 1 milhão acumulado mesmo. Talvez o melhor para fazer com o dinheiro seja investir em algo a longo prazo que ela queira guardar para alguma situação de necessidade ou que queira deixar para os herdeiros. A não ser que ela queira abrir um pequeno negócio, mas aí seria mais trabalho e eu imagino que quando ela saiu do emprego antigo a ideia era trabalhar menos...
 

The_Pussylover

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
109
Pontos
724
Renda fixa hoje em dia vai estar na faixa dos 0.4% ao mês, um pouquinho mais, um pouquinho menos
Tem CDBS e tesouro direto que se deixar por anos vai render mais, porém perde liquidez

Basicamente é isso pra você pegar e colocar os 100k (CDB liquidez diária ou Tesouro Selic)

Depois que estiver em algum desses, vocês estudam melhor e veja qual é o plano que se encaixa, vejo que vocês estão bem perdidos achando que renderia 4% ao mês
Olhe no youtube que tem muitos vídeos de qualidade sobre investimentos, em algum tempo você saberá melhor como investir a renda dela
 

TucoSalamanca

Veterano
Mensagens
278
Reações
597
Pontos
128
Pois e, 100.000 só vai render algo a longo prazo. Não precisa entender muito, só baixar uma calculadora de investimentos pro celular e ter ideia dos rendimentos.

Mercado de acoes eh muito arriscado e desgastante pra você e sua mãe que não entendem nada.

Eh melhor você deixar claro pra ela o quanto antes que esse dinheiro no tesouro / cdi etc vai dá no max uns 400 pila por mes, aí vocês precisam replanejar o futuro com essa nova verdade em mente.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.442
Pontos
484
Compra tudo e facas e no CS
O que sobrar doa pro forum outerspace
Vira vip e pode sair por ai falando asneira com 18 warnings mas costas
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.383
Reações
71.579
Pontos
1.763
Vou te passar minha conta por MP. Depois que o dinheiro for depositado lá te dou maiores detalhes.

:ksafado
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
7.306
Pontos
1.484
Quer 48% de rendimento consistente ao ano e com rentabilidade mensal? Se encontrar me avisa.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Rendimento de 4% era difícil até mesmo na época em que a SELIC estava nas alturas. Agora que ela caiu drasticamente, é absolutamente impensável.

Talvez seria viável se você estiver disposto (e tiver conhecimento) para investimentos de alto risco.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.034
Reações
3.600
Pontos
709
Difícil achar algo do jeito que ela deseja.
Eu ia recomendar fundos imobiliários, mas acho que com essa quantia mal vai dar 1 salário mínimo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.241
Reações
35.470
Pontos
1.053
fundos imobiliários tem me rendido 1,5% mês, então eu recomendaria, mas tb tem seu risco.

Tesouro Direto é mais seguro mas não vai render quase nada.

ações podem render muito mais que 10% ao ano (e muitas estão) mas o mercado está aquecido e pode cair a qualquer momento, é algo totalmente imprevisível e só para quem já tem uma boa diversificação.
colocaria no máximo uns 10% em alguma boa empresa (de preferência pagadora de dividendo mas que pelo volume vai ser bem pequeno).

Comprar um terreno e revender pode ser uma boa opção se vc conhece bem a sua região ou tem experiência como corretor.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo