O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Onix reverso: HB20 é rebaixado no Latin NCAP. Nota caiu de 4 para 1 estrela

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
Hyundai HB20 é rebaixado a uma estrela em crash-test do Latin NCAP

Hyundai HB20 crash-test

Ao chegar ao mercado no ano passado, o novo Hyundai HB20 teve divulgado seus resultados do crash-test realizado pelo instituto Latin NCAP. Com a carroceira hatchback, o modelo, nas versões com dois airbags, teve um resultado que não foi brilhante, mas satisfatório: quatro estrelas para adultos e três para crianças (leia aqui). Agora, porém, o instituto realizou o teste de auditoria e rebaixou o modelo, na mesma versão, para apenas uma estrela na proteção para adultos (manteve as três para crianças).

Segundo o Latin NCAP, o resultado do teste de auditoria do Hyundai HB20 “mostra que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral.”

O instituto afirma ainda que “De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.” A nota divulgada ainda explica que “o tórax do adulto apresentou níveis de proteção mais baixos no impacto lateral do que o mesmo modelo testado em setembro de 2019”.

Mas ressalta que “durante o impacto lateral, o tórax do dummy adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha), apresentando valores que excedem o limite biomecânico permitido pelo Latin NCAP.” De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o veículo foi avaliado, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela.

O Latin NCAP divulgou ainda a seguinte “entrevista” (não são perguntas formuladas por nós, já vieram prontas) com Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. Aguardamos um posicionamento da Hyundai sobre o assunto. O instituto não testou as versões com airbags laterais, mas certamente têm resultado melhor.

Quão surpreendente é esse resultado da Hyundai?

É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. O HB20 é concorrente direto do Novo Chevrolet Onix, cujo modelo original é o mais vendido do Brasil. O Novo Onix oferece melhor desempenho, cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e infantil, seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade e proteção para pedestres como equipamento de segurança padrão. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe, enquanto outros fabricantes como a Chevrolet oferecem aos latino-americanos a mesma segurança básica que a proporcionada aos clientes em outros mercados globais.

Quais as principais diferenças encontradas no desempenho do HB20 testado em 2019 e do auditado em 2020?

O Latin NCAP não encontrou diferença na construção dos dois veículos, mas no próprio desempenho. Na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20.

Como foi a reação da Hyundai?

O Latin NCAP perguntou à Hyundai se eles poderiam explicar as diferenças de desempenho. O Latin NCAP também incentivou a Hyundai a melhorar o veículo auditado e a desenvolver uma abordagem de segurança mais robusta para o sistema já instalado no carro. Até o momento, a Hyundai não reagiu aos comentários do Latin NCAP.

De quem é a responsabilidade e há alguma maneira de evitá-lo?

O monitoramento para evitar esse tipo de oscilação na qualidade da produção é de responsabilidade do fabricante. Sob estruturas regulatórias mais robustas, que pressionam os fabricantes de automóveis a reforçar o controle de qualidade e o monitoramento, essas variações são facilmente aparentes. Os governos são responsáveis por estabelecer estruturas regulatórias robustas e apoiar os NCAPs locais, seguindo as recomendações da Década de Ação para a Segurança Viária das Nações Unidas em 2030 .

 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Erraram feio nessa nova geração, o carro alem de perder pontos em segurança, veio com visual muito alterado e na opinião de muitos, inclusiva a minha, feio atualmente.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.096
Pontos
1.189
Estou cagando para Latin NCAP. Quem leva esse instituto em conta que se preocupe.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.571
Pontos
1.389
Ia postar essa noticia mas foram mais rápido rsss
Hyundai me surpreendeu mesmo, foi para pior nessa nova geração
 


javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.096
Pontos
1.189
não entendi, qual o problema do latinncap?

Todos os NCAP começaram por uma causa válida, mas se perderam. Viraram organizações panfletárias e alarmistas anti-carro, se agarrando no mote do medo e da segurança. Há um artigo muito bom de um perito em acidentes veiculares, o André Dantas, que mostra como os fabricantes de automóveis passaram a construir carros pesados, caros, projetados para apenas obterem 5 estrelas sem efetivamente proteger mais os passageiros além do que uma boa célula de sobrevivência é capaz.

Particularmente acho um absurdo um carro que era considerado 5 estrelas até ontem passar a 1 estrela porque inventaram que agora deve haver frenagem autônoma. Um exemplo do absurdo que é essa "organização". O consumidor deveria ter o direito de escolher como e o quê quer guiar. Seja um tanque insosso, autônomo, que te leve do ponto A ao ponto B, seja uma casquinha de alumínio montada sobre uma usina de força capaz de lhe matar ao menor vacilo. Mas aí criaram mais uma babá para lhe dizer o que comprar e dar a ilusão de estar plenamente seguro atrás de airbags, freios ABS e outros auxílios. Por exemplo, odeio controle de tração. Odeio muito. Mas agora sou obrigado a pagar por essa idiotice, mesmo que não queira. "Ah, eu acho útil, quero controle de tração!". Beleza. Compre o seu e me deixe economizar uns trocados.

Começaram bem? Talvez. Fabricantes não são administrados por santos benfeitores da humanidade. Os carros evoluíram em segurança, com os anos, isso é inegável. Mas agora os NCAP, o NHTSA e similares mudam critérios de avaliação por detalhes irrelevantes e dispensáveis, e continuam se alimentando do medo e da paranoia. Não é para mim. Quem quiser que os leve em consideração.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Cara, que absurdo um negócio desses...

O mercado automotivo brasileiro realmente é muito zoado. É sacanagem com o consumidor o tempo todo.

Vocês já viram o preço do yaris? Tem versão que tá 100k. COMO ASSIM
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Hoje a falta de assistências pesa demais na nota. Pessoal realmente tem esquecido da célula de sobrevivência, crashbox, para focar em segurança "da moda". O Ka teve problema com isso, agora o HB20... Não adianta muito o carro ter 10 airbags se quando um maluco passando um sinal vermelho pode me colocar numa cadeira de rodas.

Eu me lembro da duster antiga, que na avaliação da Euro NCAP falaram bem dela por quase ter conseguido 4 estrelas praticamente só com a célula de sobrevivência. E a conversa era realmente nessa linha "o carro é bom mas se tivesse assistência A e B seria praticamente perfeito". Olha agora:

144050

Tenho meus poréns com a estrutura de notas atuais. Não acho errado só ser possível ter score máximo tendo as assistências, mas acho que baixaram demais a importância do básico.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.328
Reações
16.539
Pontos
1.439
Hoje a falta de assistências pesa demais na nota. Pessoal realmente tem esquecido da célula de sobrevivência, crashbox, para focar em segurança "da moda". O Ka teve problema com isso, agora o HB20... Não adianta muito o carro ter 10 airbags se quando um maluco passando um sinal vermelho pode me colocar numa cadeira de rodas.

Eu me lembro da duster antiga, que na avaliação da Euro NCAP falaram bem dela por quase ter conseguido 4 estrelas praticamente só com a célula de sobrevivência. E a conversa era realmente nessa linha "o carro é bom mas se tivesse assistência A e B seria praticamente perfeito". Olha agora:

Visualizar anexo 144050

Tenho meus poréns com a estrutura de notas atuais. Não acho errado só ser possível ter score máximo tendo as assistências, mas acho que baixaram demais a importância do básico.
Bem dessa. Acho q as assistências deviam ser avaliadas em separado.

A nota principal deveria ir pra gaiola do carro, a célula de sobrevivência.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Talvez algum tipo de concorrência seja uma boa.

Um exemplo é para capacetes, tem ECE, DOT, SNELL, SHARP, e outras, cada uma com sua metodologia.

DOT é a mais antiga, não é muito levada a sério, ECE e SNELL são as mais seguras. SHARP também é bem vista. Cada um pesa o que vale mais a pena e vê qual a certificação que lhe interessa.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Impressionante como zoram este carro. Era até honesto para sua faixa de competitividade, mas nessa "evolução" na certa acharam que era bom demais para o patamar. :kclassic
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Todos os NCAP começaram por uma causa válida, mas se perderam. Viraram organizações panfletárias e alarmistas anti-carro, se agarrando no mote do medo e da segurança. Há um artigo muito bom de um perito em acidentes veiculares, o André Dantas, que mostra como os fabricantes de automóveis passaram a construir carros pesados, caros, projetados para apenas obterem 5 estrelas sem efetivamente proteger mais os passageiros além do que uma boa célula de sobrevivência é capaz.

Não consigo ter essa visão, acho que testar carros em situações reais de acidentes e classificar eles quanto a segurança é fundamental, carros estão sendo feitos para serem seguros E passarem com 5 estrelas.
Volvo sempre teve carros bem construídos nesse sentido e nunca foi criticada por serem carros pesados e caros.

Particularmente acho um absurdo um carro que era considerado 5 estrelas até ontem passar a 1 estrela porque inventaram que agora deve haver frenagem autônoma. Um exemplo do absurdo que é essa "organização".
os novos testes são divulgados com anos de antecedência para as montadoras que se preocupam com isso alterarem seus projetos... veja que a próxima mudança do latim será apenas em 2023 e vai apenas se aproximar ainda mais do que ja é o EURO, ou seja... nada de novo para as montadoras.

e no caso especifico do HB20 ele não foi rebaixado por uma mudança nos critérios... pra mim esta quase evidente uma má índole da fabricante nesse caso.

O consumidor deveria ter o direito de escolher como e o quê quer guiar. Seja um tanque insosso, autônomo, que te leve do ponto A ao ponto B, seja uma casquinha de alumínio montada sobre uma usina de força capaz de lhe matar ao menor vacilo. Mas aí criaram mais uma babá para lhe dizer o que comprar e dar a ilusão de estar plenamente seguro atrás de airbags, freios ABS e outros auxílios. Por exemplo, odeio controle de tração. Odeio muito. Mas agora sou obrigado a pagar por essa idiotice, mesmo que não queira. "Ah, eu acho útil, quero controle de tração!". Beleza. Compre o seu e me deixe economizar uns trocados.
eu acho que você deveria poder andar em um carro inseguro também, mas acho que neste caso, como foi opção sua, o sistema de saúde publico deveria ter a opção de não te atender em uma eventual emergência...
precisou ir no hospital? pague o leito os médicos.
ficou paraplégico? não tem direito a pensão do governo...

agora.. como o governo não tem opção de fazer isso.. acho que deveriam sim obrigar os carros a terem bons rendimentos em testes de colisão... entendo que segurança no transito é uma questão de saúde publico... e até de economia.. tendo visto o tanto de R$ que o Brasil perde anualmente devido a problemas no transito.

uma coisa que não entendo é, para andar de carro você precisa de toda essa segurança obrigatória atualmente (cinto, airbag etc)... e para andar de moto? capacete resolve tudo?

é de se pensar né?

Começaram bem? Talvez. Fabricantes não são administrados por santos benfeitores da humanidade. Os carros evoluíram em segurança, com os anos, isso é inegável. Mas agora os NCAP, o NHTSA e similares mudam critérios de avaliação por detalhes irrelevantes e dispensáveis, e continuam se alimentando do medo e da paranoia. Não é para mim. Quem quiser que os leve em consideração.

carros mais seguros em testes por órgãos externos andam juntos...
eu duvido que os carros mais seguros hoje do que eram a 20 anos são em função apenas de uma evolução natural e que isso não tem papel destes órgãos.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Hoje a falta de assistências pesa demais na nota. Pessoal realmente tem esquecido da célula de sobrevivência, crashbox, para focar em segurança "da moda". O Ka teve problema com isso, agora o HB20... Não adianta muito o carro ter 10 airbags se quando um maluco passando um sinal vermelho pode me colocar numa cadeira de rodas.

Eu me lembro da duster antiga, que na avaliação da Euro NCAP falaram bem dela por quase ter conseguido 4 estrelas praticamente só com a célula de sobrevivência. E a conversa era realmente nessa linha "o carro é bom mas se tivesse assistência A e B seria praticamente perfeito". Olha agora:

Visualizar anexo 144050

Tenho meus poréns com a estrutura de notas atuais. Não acho errado só ser possível ter score máximo tendo as assistências, mas acho que baixaram demais a importância do básico.
Bem dessa. Acho q as assistências deviam ser avaliadas em separado.

A nota principal deveria ir pra gaiola do carro, a célula de sobrevivência.


problema do HB20 foi justamente no teste de impacto lateral onde os bonecos foram atingidos de forma acima do esperado.
algo que em 2019 não aconteceu.

tem mais coisa ai... pra mim, parece a fabricante enviou um carro "especial" pro teste em 2019.

não foi mudança no padrão do teste.. foi apenas uma mudança na estrutura do carro de 2019 para 2020.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.096
Pontos
1.189
Não consigo ter essa visão, acho que testar carros em situações reais de acidentes e classificar eles quanto a segurança é fundamental, carros estão sendo feitos para serem seguros E passarem com 5 estrelas.
Volvo sempre teve carros bem construídos nesse sentido e nunca foi criticada por serem carros pesados e caros.


os novos testes são divulgados com anos de antecedência para as montadoras que se preocupam com isso alterarem seus projetos... veja que a próxima mudança do latim será apenas em 2023 e vai apenas se aproximar ainda mais do que ja é o EURO, ou seja... nada de novo para as montadoras.

e no caso especifico do HB20 ele não foi rebaixado por uma mudança nos critérios... pra mim esta quase evidente uma má índole da fabricante nesse caso.


eu acho que você deveria poder andar em um carro inseguro também, mas acho que neste caso, como foi opção sua, o sistema de saúde publico deveria ter a opção de não te atender em uma eventual emergência...
precisou ir no hospital? pague o leito os médicos.
ficou paraplégico? não tem direito a pensão do governo...

agora.. como o governo não tem opção de fazer isso.. acho que deveriam sim obrigar os carros a terem bons rendimentos em testes de colisão... entendo que segurança no transito é uma questão de saúde publico... e até de economia.. tendo visto o tanto de R$ que o Brasil perde anualmente devido a problemas no transito.

uma coisa que não entendo é, para andar de carro você precisa de toda essa segurança obrigatória atualmente (cinto, airbag etc)... e para andar de moto? capacete resolve tudo?

é de se pensar né?



carros mais seguros em testes por órgãos externos andam juntos...
eu duvido que os carros mais seguros hoje do que eram a 20 anos são em função apenas de uma evolução natural e que isso não tem papel destes órgãos.

Muito bonitinho, desde que o governo me desse opção de não pagar pelo SUS e pela previdência oficial. Ou pelo DPVAT. Aí, sim, teríamos um acordo. Pior, quem muito usa esses recursos são motociclistas. E pago por eles também, mesmo sem subir em uma moto há vinte anos.

Sabe um tipo de acidente que tenho pânico de ocorrer comigo ou com os meus? Carro parado em engarrafamento e carreta sem freio esmagando por trás. Ninguém testa isso. Nenhum carro aguenta esse tipo de impacto. Acho criminoso carros pequenos com sete lugares e bancos no porta malas, ainda mais por serem normalmente destinados as crianças.

Os NCAP mudaram a indústria e contribuíram para a segurança. Inegável. Minha crítica é para os critérios atuais, exagerados, muitos inúteis e o fomento do medo. O HB20 pressionou o dummy com o acabamento interno da porta. E só (só mesmo), mas fazem esse estardalhaço todo. Primeiro divulgam, depois consultam o fabricante. Alarmistas e panfletários contra o automóvel. Então, reafirmo: estou cagando para o Latin NCAP.
 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Muito bonitinho, desde que o governo me desse opção de não pagar pelo SUS e pela previdência oficial. Ou pelo DPVAT. Aí, sim, teríamos um acordo. Pior, quem muito usa esses recursos são motociclistas. E pago por eles também, mesmo sem subir em uma moto há vinte anos.
sim, concordo..
mas como não temos ainda essa opção... paciência..

Sabe um tipo de acidente que tenho pânico de ocorrer comigo ou com os meus? Carro parado em engarrafamento e carreta sem freio esmagando por trás. Ninguém testa isso. Nenhum carro aguenta esse tipo de impacto. Acho criminoso carros pequenos com sete lugares e bancos no porta malas, ainda mais por serem normalmente destinados as crianças.
para isso tem as leis que se aplicam aos caminhões certo?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
problema do HB20 foi justamente no teste de impacto lateral onde os bonecos foram atingidos de forma acima do esperado.
algo que em 2019 não aconteceu.

tem mais coisa ai... pra mim, parece a fabricante enviou um carro "especial" pro teste em 2019.

não foi mudança no padrão do teste.. foi apenas uma mudança na estrutura do carro de 2019 para 2020.

Mas o HB20 veio recheado de assistências para ganhar nota mais alta. Minha crítica é justamente a forma como estão dando ênfase a sopa de letrinhas e como as montadoras estão relaxando com o básico para atender a isso. A duster que coloquei, piorou em proteção mas manteve a nota, o Ka que tinha nota ok quando chegou (acho que 2014 ou 2015) mas foi ganhando assistente disso e daquilo, quando colocaram no teste novamente passou aquela vergonha...

E agora HB20, mesma coisa, marketing focado em 87414653 assistências que ele possui mas a montadora relaxou no básico (novamente).
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.096
Pontos
1.189
sim, concordo..
mas como não temos ainda essa opção... paciência..


para isso tem as leis que se aplicam aos caminhões certo?

Não apenas caminhões. Citei o caso extremo. Uma batida na traseira com muita energia envolvida será sempre desastrosa.

Mas o pior de tudo é a falsa segurança que o povo interpreta a partir desses testes.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.379
Reações
71.577
Pontos
1.763
Tô começando a achar que quem desenvolveu esse carro foi o Bizarro, inimigo do Superman.

Pq tá tudo ao contrário: o carro até era bonitinho e agora tá mais feio que encoxar a mãe no tanque, tinha nota alta em segurança e agora tá lá embaixo...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
Antes do HB20 chegar os caras da Hyundai falaram que estavam estudando há anos o mercado, as vias, usaram o Fit como referência, etc. e tal.

Eu acho que é possível que tenha alguma mudança de materiais que não dá para se perceber mas que fazem alguma diferença. Pode ser por falta de qualidade na fabricação/montagem ou até má fé. Muito complicado.

Também concordo com o que falaram de colocarem assistências, vários air bags e etc., para falar bonito no comercial mas na realidade a construção é frágil.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.571
Pontos
1.389
Agora fico em duvida se esses testes não são comprados pelas montadoras na estreia do veiculo no mercado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.328
Reações
16.539
Pontos
1.439
Mas o HB20 veio recheado de assistências para ganhar nota mais alta. Minha crítica é justamente a forma como estão dando ênfase a sopa de letrinhas e como as montadoras estão relaxando com o básico para atender a isso. A duster que coloquei, piorou em proteção mas manteve a nota, o Ka que tinha nota ok quando chegou (acho que 2014 ou 2015) mas foi ganhando assistente disso e daquilo, quando colocaram no teste novamente passou aquela vergonha...

E agora HB20, mesma coisa, marketing focado em 87414653 assistências que ele possui mas a montadora relaxou no básico (novamente).
Exato.

Nada adianta vc ter um controle de estabilidade, que na maioria das vezes só te ajuda quando vc já tá fazendo cagada, se a hora q vc for cruzar uma rua um FDP furar o sinal e te acertar em cheio na lateral e teu carro não ter uma estrutura decente pra te proteger.

Andando dentro da lei raramente um controle de estabilidade vai ser acionado, no entanto vc nunca vai estar 100% livre de te acertarem em cheio na lateral num semaforo

O ideal é ter estrutura boa + assistências.

Porém estão preferindo as assistências á estrutura boa só pra ganhar estrelinha
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.096
Pontos
1.189
Antes do HB20 chegar os caras da Hyundai falaram que estavam estudando há anos o mercado, as vias, usaram o Fit como referência, etc. e tal.

Eu acho que é possível que tenha alguma mudança de materiais que não dá para se perceber mas que fazem alguma diferença. Pode ser por falta de qualidade na fabricação/montagem ou até má fé. Muito complicado.

Também concordo com o que falaram de colocarem assistências, vários air bags e etc., para falar bonito no comercial mas na realidade a construção é frágil.

Acho mais provável uma variação na linha de produção. Os robôs acumulam erros com o tempo, até que os parâmetro de tolerância são extrapolados e a linha de produção pára para recalibragem. Ou mesmo alguma variação no material do painel fornecido. Uma linha de solda mal posicionada pode gerar esse resultado. Aí um, um único parâmetro piora (não fica catastrófico, piora) em relação ao primeiro teste e os mercadores do medo derrubam a nota do veículo. Por isso não dou credibilidade a esse povo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Exato.

Nada adianta vc ter um controle de estabilidade, que na maioria das vezes só te ajuda quando vc já tá fazendo cagada, se a hora q vc for cruzar uma rua um FDP furar o sinal e te acertar em cheio na lateral e teu carro não ter uma estrutura decente pra te proteger.

Andando dentro da lei raramente um controle de estabilidade vai ser acionado, no entanto vc nunca vai estar 100% livre de te acertarem em cheio na lateral num semaforo

O ideal é ter estrutura boa + assistências.

Porém estão preferindo as assistências á estrutura boa só pra ganhar estrelinha

E, sem hipocrisia, só vou pensar no quando meu carro consegue ser seguro para o pedestre quando tenho certeza que ele é bem seguro para criança que está no banco de trás. Como são duas vidas, podem ser a mesma coisa para quem avalia, mas muito dificilmente são a mesma coisa para quem está dirigindo (e não deixa de ser um fator importante de decisão para quem compra o carro).

Para mim juntar tudo em uma nota só você mascara e ilude o comprador. É simples demais. No mínimo as notas deveriam ser quebradas em duas categorias, a parte reativa e a parte preventiva (ou qualquer outro nome). Uma nota para dizer o quanto o carro é seguro caso um acidente ocorra e outra nota para dizer o quanto o carro é bom em prevenir acidentes.

Acho mais provável uma variação na linha de produção. Os robôs acumulam erros com o tempo, até que os parâmetro de tolerância são extrapolados e a linha de produção pára para recalibragem. Ou mesmo alguma variação no material do painel fornecido. Uma linha de solda mal posicionada pode gerar esse resultado. Aí um, um único parâmetro piora (não fica catastrófico, piora) em relação ao primeiro teste e os mercadores do medo derrubam a nota do veículo. Por isso não dou credibilidade a esse povo.

Nesse caso do hb20 eu sou tendencioso a pensar que o "estagiário" resolveu economizar onde não devia, como a ford fez em 2018. Esse não foi o impacto do poste, mas o que simula um carro batendo e a lateral do hyundai cedeu toda (posso estar falando besteira mas achei que a coluna B até segurou mas as portas entraram muito).

Pelo video, não acho que foi algo completamente desastroso como o pessoal vem pintando mas é um ponto para se chamar a atenção.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Agora fico em duvida se esses testes não são comprados pelas montadoras na estreia do veiculo no mercado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Foi a primeira coisa que eu pensei.

OK que o carro é feio e piorou.

Mas vocês não conseguem ver caroço nesse angu?

Eu vejo por dois motivos: HB20 e Ônix.

O HB20 era um carro bom que piorou. Ok, possível.

O Ônix era um carro péssimo, que teve um crash test patrocinado, que foi maravilhoso. Estranho #1.
Agora, nessa matéria do HB20, tem um publi claríssimo do Ônix nessa entrevista fabricada aí. Estranho #2.


Minha opinião? Credibilidade 0 dessa m**** aí.

(Não que eu esteja defendendo o HB20, quero que se foda).
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Exato.

Nada adianta vc ter um controle de estabilidade, que na maioria das vezes só te ajuda quando vc já tá fazendo cagada, se a hora q vc for cruzar uma rua um FDP furar o sinal e te acertar em cheio na lateral e teu carro não ter uma estrutura decente pra te proteger.

Andando dentro da lei raramente um controle de estabilidade vai ser acionado, no entanto vc nunca vai estar 100% livre de te acertarem em cheio na lateral num semaforo

O ideal é ter estrutura boa + assistências.

Porém estão preferindo as assistências á estrutura boa só pra ganhar estrelinha

não precisa estar fora da lei para usar o controle de estabilidade... precisa apenas estar em uma situação não prevista com uma pista minimamente molhada por ex;

e sobre a colisão lateral, se todos os carros tivessem alerda de colisão com frenagem autônoma, que é o tipo de assistências que vocês acham bobagens, a batida não aconteceria..

UM carro seguro no transito não vai fazer o transito seguro.. MUITOS carros seguros vão sim fazer o transito mais seguro...
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.328
Reações
16.539
Pontos
1.439
não precisa estar fora da lei para usar o controle de estabilidade... precisa apenas estar em uma situação não prevista com uma pista minimamente molhada por ex;

e sobre a colisão lateral, se todos os carros tivessem alerda de colisão com frenagem autônoma, que é o tipo de assistências que vocês acham bobagens, a batida não aconteceria..

UM carro seguro no transito não vai fazer o transito seguro.. MUITOS carros seguros vão sim fazer o transito mais seguro...
Não falei que é bobagem mas sim q não deveria acoplar estrelas na nota do carro.

Ou deveria contar pontos em outra categoria como por exemplo dividir em estrelas de segurança ativa e estrelas de segurança passiva.

Pois concorda q por um controle de estabilidade num Cherry QQ não vai fazer dele um volvo
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
não precisa estar fora da lei para usar o controle de estabilidade... precisa apenas estar em uma situação não prevista com uma pista minimamente molhada por ex;

e sobre a colisão lateral, se todos os carros tivessem alerda de colisão com frenagem autônoma, que é o tipo de assistências que vocês acham bobagens, a batida não aconteceria..

UM carro seguro no transito não vai fazer o transito seguro.. MUITOS carros seguros vão sim fazer o transito mais seguro...

Todos os sistemas eletrônicos estão sujeitos a falha. Frenagem autônoma diminui a chance de acidentes mas não impede que aconteçam.

Pista molhada aumenta as chances do controle de estabilidade trabalhar sim, mas o trabalho nesse caso realmente está sendo necessário ou é um conforto? Uma coisa é argumentar que o controle vai ajudar quando eu tentar desviar de um bode que pulou na pista do nada, outra coisa é apontar que o controle pode deixar o carro ligeiramente mais estável na chuva.


E na boa, essa linha de pensamento está bem estranha. Soa como jogar a responsabilidade da fábrica de fazer o básico em segurança para um terceiro.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Não falei que é bobagem mas sim q não deveria acoplar estrelas na nota do carro.

Ou deveria contar pontos em outra categoria como por exemplo dividir em estrelas de segurança ativa e estrelas de segurança passiva.

Pois concorda q por um controle de estabilidade num Cherry QQ não vai fazer dele um volvo

sim, por isso acho que tudo isso deve se somar... e nenhuma coisa é excludente de outra...

acho que as coisas que evitam acidentes devem o mesmo peso da proteção aos ocupantes depois que o acidente aconteceu.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Todos os sistemas eletrônicos estão sujeitos a falha. Frenagem autônoma diminui a chance de acidentes mas não impede que aconteçam.
Pista molhada aumenta as chances do controle de estabilidade trabalhar sim, mas o trabalho nesse caso realmente está sendo necessário ou é um conforto? Uma coisa é argumentar que o controle vai ajudar quando eu tentar desviar de um bode que pulou na pista do nada, outra coisa é apontar que o controle pode deixar o carro ligeiramente mais estável na chuva.
E na boa, essa linha de pensamento está bem estranha. Soa como jogar a responsabilidade da fábrica de fazer o básico em segurança para um terceiro.

nada impede que um acidente aconteça.. o objetivo é justamente diminuir as chances e a letalidade deles. mesmo com toda a segurança da aviação ainda vemos aviões cairem...
pode ser um bode, pode ser um acidente na frente.. pode ser o pneu estourado de um caminhão, pode ser algo jogado pela janela do carro a frente... pode ser uma freiada brusca do carro da frente.. pode ser uma mudança de faixa de um caminhão sem sinalização (quem nunca viu isso?)

se voce quer uma casa segura hoje em dia não basta fechar a porta, certo? voce compra sistemas de segurança de terceiros para te ajudar com isso... normalmente com o objetivo de nunca ter que usar...
então.. segurança em carro é a mesma coisa.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.762
Reações
14.432
Pontos
1.624
Antes do HB20 chegar os caras da Hyundai falaram que estavam estudando há anos o mercado, as vias, usaram o Fit como referência, etc. e tal.

Eu acho que é possível que tenha alguma mudança de materiais que não dá para se perceber mas que fazem alguma diferença. Pode ser por falta de qualidade na fabricação/montagem ou até má fé. Muito complicado.

Também concordo com o que falaram de colocarem assistências, vários air bags e etc., para falar bonito no comercial mas na realidade a construção é frágil.

Muitas montadoras devem usar isso como marketing mesmo. E acabam pecando no básico. O Peugeot 207 por exemplo não tinha barra de proteção nas portas aqui no Brasil. Isso mesmo, uma coisa da década de 90. Em países de terceiro mundo as montadoras vão economizar até num parafuso se for necessário. No fim, não adianta ter ABS, controle de estabilidade e o escambau se a estrutura do veículo não é a mesma do modelo vendido na Europa.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
nada impede que um acidente aconteça.. o objetivo é justamente diminuir as chances e a letalidade deles. mesmo com toda a segurança da aviação ainda vemos aviões cairem...
pode ser um bode, pode ser um acidente na frente.. pode ser o pneu estourado de um caminhão, pode ser algo jogado pela janela do carro a frente... pode ser uma freiada brusca do carro da frente.. pode ser uma mudança de faixa de um caminhão sem sinalização (quem nunca viu isso?)

se voce quer uma casa segura hoje em dia não basta fechar a porta, certo? voce compra sistemas de segurança de terceiros para te ajudar com isso... normalmente com o objetivo de nunca ter que usar...
então.. segurança em carro é a mesma coisa.


E novamente, a crítica não é a existência desses sistemas.

A critica é que as montadoras estão se importando menos com célula de sobrevivência,, crashbox, etc, para focar em sensores e sistemas autônomos.

O ponto principal sempre é a sobrevivência dos ocupantes, certo? Então devemos começar com o pior caso, onde o acidente aconteceu e o que eu tenho ali para garantir que as pessoas sofram o mínimo possível. Quando esse ponto estiver satisfatoriamente sanado é que o resto tem sua importância.

Eu consigo pensar em diversas situações que as assistências podem ser úteis, mas não muda que não servem de nada se um cara passando num sinal vermelho me coloca numa cadeira de rodas. E não estamos falando de sistemas triplamente redundantes onde dá para começar pensar em descartar uma ação incorreta do piloto/motorista, overide manual é o básico para sistemas que não podem garantir que a entrada que estão recebendo está correta.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
E novamente, a crítica não é a existência desses sistemas.

A critica é que as montadoras estão se importando menos com célula de sobrevivência,, crashbox, etc, para focar em sensores e sistemas autônomos.

O ponto principal sempre é a sobrevivência dos ocupantes, certo? Então devemos começar com o pior caso, onde o acidente aconteceu e o que eu tenho ali para garantir que as pessoas sofram o mínimo possível. Quando esse ponto estiver satisfatoriamente sanado é que o resto tem sua importância.

Eu consigo pensar em diversas situações que as assistências podem ser úteis, mas não muda que não servem de nada se um cara passando num sinal vermelho me coloca numa cadeira de rodas. E não estamos falando de sistemas triplamente redundantes onde dá para começar pensar em descartar uma ação incorreta do piloto/motorista, overide manual é o básico para sistemas que não podem garantir que a entrada que estão recebendo está correta.

Up veio como o primeiro carro pequeno 5 estrelas e não chegou perto de tirar o Onix 0 estrelas da liderança de vendas.

o povo em geral acho que CAGA pra isso em minha opinião....

mas o povo não caga para esse monte de letra que o carro tem e uma multimídia grande...
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.571
Pontos
1.389
Hyundai vai investigar esse teste do Latin NCAP no HB20

Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/448957/hyundai-hb20-investigacao-nota-seguranca/

Auditoria do Latin NCAP reduziu avaliação do hatch de 4 estrelas para apenas 1 estrela

O resultado do novo teste de colisão do Hyundai HB20 feito pelo Latin NCAP, que acabou reduzindo a nota de 4 estrelas para apenas 1 estrela, surpreendeu muita gente, incluindo a própria fabricante sul-coreana. Em nota enviada após a divulgação do teste, a Hyundai Motor Brasil afirma que irá investigar a razão da unidade usada na auditoria ter dado um resultado diferente do teste patrocinado que foi feito em setembro de 2019.
Para relembrar o caso, na última sexta-feira (9), o Latin NCAP apresentou o seu primeiro resultado de teste de colisão de 2020. O veículo escolhido foi o Hyundai HB20, no que a organização chama de “teste de auditoria”, quando o carro é comprado pela ONG ao invés de receber o veículo direto da fabricante (chamado de “teste patrocinado). O resultado foi bem ruim para o hatchback, fazendo com que a nota final de 4 estrelas na proteção para adultos fosse reduzida para apenas 1 estrela, por causa do teste de impacto lateral.
O próprio Latin NCAP estranhou o resultado, dizendo que não encontrou nenhuma diferença na construção do carro, apenas no desempenho neste segundo teste. Até a deformação da estrutura e os pontos de impactos foram semelhantes, mas o comportamento do painel interno foi ligeiramente diferente, o suficiente para apresentar um risco maior de ferimentos em caso de acidentes

hyundai-hb20---teste-de-colisao-2020.jpg


Após analisar o resultado inicial, a Hyundai diz que não foi feita qualquer alteração do carro ou no processo de produção que pudesse justificar a diferença no resultado em dois testes de colisão realizados com um ano de diferença. A fabricante afirma que irá investigar o crash-test para “entender a causa real para resultados tão diferentes”, e ainda promete que, “caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”.

Rebaixamento nas notas de seguranças dos carros não é algo tão incomum assim. Assim como o Hyundai HB20, o Fiat Palio passou pela mesma situação de 2015 a 2016, quando caiu de 4 estrelas para somente 1 estrela. Na ocasião, o motivo foi a mudança do protocolo do Latin NCAP, que passou a incluir o teste de impacto lateral. Situação semelhante foi vista com Peugeot 208 e Nissan March, ambos perdendo 2 estrelas no resultado final por conta do crash-test lateral.
 
Topo Fundo