O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ontem, há 23 anos, era lançado Silent Hill: preste sua homenagem, compartilhe suas lembranças!

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.533
Reações
2.628
Pontos
353
Na trilha do tópico do @Flavio Branford sobre Final Fantasy VII, eu não pude deixar de abrir esse.

Em 31 de janeiro de 1999, Silent Hill era lançado nos Estados Unidos. Poucos dias depois, eu consegui encontrar o piratinha na lojinha/locadora que eu frequentava, numa cidadezinha do interior de SP. Eu esperava ansiosamente por isso desde que tinha visto, meses antes, ele na capa de uma Dicas e Truques Playstation, uma revistinha que tinha acabado de sair no mercado. Eu me lembro que achava ela bem qualquer nota e sem critério, mas colecionava por ser então a primeira revista brasileira dedicada a um console da Sony:
25aa0-dtpnc2ba002-001.jpg

Link da revista

A matéria é cheia daquelas viagens e mentiras típicas das revistas brasileiras dos anos 1990: que parte da equipe do jogo havia trabalhado em Resident Evil 2, que os "cenários de briga" seriam tão detalhados quanto os de Tekken 3 e, para cada inimigo, gerariam um "round de luta diferenciado" (WTF???). A gente era acostumado, sabia filtrar essas fake news todas!

Mas o que eles mencionavam e era verdade, era que aquilo ali ia ser algo como um RE 2 totalmente em 3D, a cidade para explorar (a grande bronca que RE2 tinha deixado pra gente, no ano anterior), câmera com movimentos livres. Ainda não havia RE3, a Konami tinha lançado Metal Gear Solid no ano anterior... o meu hype estava altíssimo.

Um belo dia, liguei na lojinha, chegou! Fui buscar o jogo de bike, o clima chuvoso no meio da tarde, a cidade com neblina...
GameGifs.gif

Cheguei de volta com o CDzinho, pronto pra passar o resto da tarde e a noite jogando, já que minha mãe e meus irmãos estavam fora e não voltariam tão cedo.

E que jogo! Com Resident Evil eu tinha tomado vários sustos, mas com Silent Hill foi a primeira vez que eu senti medo, de fato, jogando videogame. Só de lembrar desse dia e do momento em que topei com os fantasminhas na escola, já me vem a sensação de arrepio na cabeça.

Não zerei de uma vez só, foram alguns dias. Mas foi uma experiência tão memorável quanto a que tive com RE e RE 2. Ele e Soul Reaver talvez tenham sido os últimos grandes jogos que comprei para a minha coleção de piratinhas de PS1. Pouco tempo depois eu venderia tudo - o console que um dia pifou e os mais de 200 jogos prensados com encarte de boa qualidade - por uma mixaria, para começar uma coleção de jogos originais. Isso, já na era PS2 (em 2002-3).

Hoje, ele felizmente segue firme aqui
IMG_20220201_171035461.jpg

Pois então, é isso. Viva Silent Hill! Uma série que curti muito até o 4. Quando saiu o Origins, não dei muita bola e me afastei. Não cheguei a jogar os mais novos, nem aquele remake do Wii, que dizem ser decente.

No fim, sinto que a Konami nunca tratou SH como deveria. Uma pena.

E vocês, o que tem pra contar?
 
Ultima Edição:

lmp4444x

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.048
Reações
3.842
Pontos
1.009
Lembro que fui no camelô aqui da cidade e o cara tava jogando, peguei e comprei na hora, um CD esverdeado, quase transparente! [emoji1787][emoji1787]

Funcionou umas duas vezes e não quis mais funcionar, esperei mais uma semana até chego CD " prateado " do Paraguai, a partir da foi só alegria. Lembro até hoje o puzzle do piano, como não entendia inglês na época ( tinha 13 anos ) , resolvi apelar pro dicionário pra entender qual era o enunciado do puzzle e conseguir finalmente passar dali.

E hoje em dia só tem mimizento reclamando que não tem legenda em português nos jogos, com tudo de mão beijada que se tem hoje em dia.

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Mystic King

Bam-bam-bam
Mensagens
820
Reações
2.528
Pontos
433
Senhor, nostalgiei forte com a capa da revista. Joguei muito o primeiro e ficava muito tenso com a movimentação do personagem, da câmera e ambientação.
Bons tempos quando a única preocupação era terminar logo a aula pra correr pra casa e ligar meu PSX

Edit: melhor "presente" foi meu pai ter mandado destravar o console. Em 1998 minha irmã tinha ido visitar uma tia no RJ e trouxe Metal Gear Solid e Resident Evil 2. Como tinham sido caríssimos, não demorou para o destrave do PSX ... Bons tempos...
 


Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.230
Reações
2.593
Pontos
703
Lembro que zerei com uma revistinha que tinha o detonado, mas era muito mal feito e direto eu ficava perdido. A cena da moça caindo sangue no rosto dela me marcou
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.155
Reações
20.824
Pontos
353
Esse jogo foi épico demais na sua época, um concorrente à altura de resident evil e não foi apenas uma tentativa de cópia, foi um estilo totalmente diferente. Eu comprei tbm o cd piratão depois de ler nessa mesma revista e em outras as notícias sobre ele, e sobre essa revista dicas e truques para playstation eu comprava todas, eu adorava essa revista, tinha tudo pro meu playstation divino.
Lembro que tbm fui em alguma lojinha do "paraguay" e garanti minha cópia, eu tive sorte, meu jogo funcionou do começo ao fim, me bati bastante no jogo para passar do puzzle do piano e me via perdido pelo mapa diversas vezes mas era tão satisfatório jogar que eu não me importava, que jogo tenebroso era esse, os inimigos me davam um sentimento de repulsa, medo, sei lá o quê, era diferente de resident evil com seus Jump scares, era algo que mexia mais com as minhas sensações, me deixava realmente perturbado tanto no gameplay como nas cutscenes maravilhosas que ele tinha, a cibyl quando apareceia, os vultos, as enfermeiras do capeta, tudo era incrível pra época, tenho lembranças incríveis dele, devo ter zerado umas 4 ou 5 vezes e todas foram grandes momentos, foi o Silent hill que mais gostei até hoje.

Incrível demais, uma pena a konami não ter sabido tratar a franquia tão bem e no caminho ter perdido a mão, aceitaria um remake de boas!!

 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.089
Reações
16.395
Pontos
1.379
Joguei na época...não entendi porra nenhuma, parei no piano....logo no começo.
Após algum tempo peguei um detonado na Gamers e terminei.
Cara....não foi aquela coisa espetacular pra mim, mas, eu reconheço que era bem diferente de um RE que eu gostava muito na época.

Abraço a todos.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.354
Reações
10.601
Pontos
703
lembro bem. Nunca tive coragem de jogar sozinho nos meus 9~13 anos, que foi o tempo no qual tive o PS1. A atmosfera desse jogo sempre me fascinou, seja na cidade normal ou na alternativa. Lembro que eu tinha uma revista com o detonado dele (acho que era a Gamestation) e fiz o meu tio virar pra eu ver o jogo, haha

lembro de várias cutscenes, a da Lisa sangrando foi de longe a que mais me marcou. A música da CG inicial (antes de aparecer o menu prinicipal) me marcou bastante também
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.533
Reações
2.628
Pontos
353
Esse jogo foi épico demais na sua época, um concorrente à altura de resident evil e não foi apenas uma tentativa de cópia, foi um estilo totalmente diferente. Eu comprei tbm o cd piratão depois de ler nessa mesma revista e em outras as notícias sobre ele, e sobre essa revista dicas e truques para playstation eu comprava todas, eu adorava essa revista, tinha tudo pro meu playstation divino.
Lembro que tbm fui em alguma lojinha do "paraguay" e garanti minha cópia, eu tive sorte, meu jogo funcionou do começo ao fim, me bati bastante no jogo para passar do puzzle do piano e me via perdido pelo mapa diversas vezes mas era tão satisfatório jogar que eu não me importava, que jogo tenebroso era esse, os inimigos me davam um sentimento de repulsa, medo, sei lá o quê, era diferente de resident evil com seus Jump scares, era algo que mexia mais com as minhas sensações, me deixava realmente perturbado tanto no gameplay como nas cutscenes maravilhosas que ele tinha, a cibyl quando apareceia, os vultos, as enfermeiras do capeta, tudo era incrível pra época, tenho lembranças incríveis dele, devo ter zerado umas 4 ou 5 vezes e todas foram grandes momentos, foi o Silent hill que mais gostei até hoje.

Incrível demais, uma pena a konami não ter sabido tratar a franquia tão bem e no caminho ter perdido a mão, aceitaria um remake de boas!!


Essa experiência de gamer-brasil dos anos 1990 :kpaixao

E que fodas essas CGs assim! Elas se seguram muito bem até hoje.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.533
Reações
2.628
Pontos
353
Na época não paravam de comparar ele com o jogo de zumbi da Capcom.
RE pode ate ser mais jogo, mas SH é bem mais pertubador e bizarro, faz muito melhor seu papel como terror psicológico (se é que RE tem disso).
Pois é, pra mim também são bem diferentes! Eu acho SH tão jogo quanto, em termos de qualidade de gameplay. Mas RE é claramente mais "comercial", mais facilmente digestível. SH é cheio de coisas enigmáticas, não respondidas.

Além de pegar mais pesado nos temas e imagens. Acho que RE nenhum tem algo que chegue perto da Escola Midwich, em termos de horror.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.710
Pontos
803
Um marco

Jogo imenso, The Evil Within 2 por exemplo não possui um mundo tão maior, além de possuir locação e estrutura fortemente inspiradas

Isso aí foi um negócio de outro mundo quando saiu, muitos uaus saíram da nossa boca, já habituada aos exageros de evolução que sua geração trouxera, depois de 10 anos de SNES/Mega Drive.

Foi espantoso presenciar esse tipo de projeto nascer, pra quem estava 2 anos antes tocando bonequinhos antropomorfizados da esquerda para a direita, pulando buraco, catando frutinha, céu azul, algodões efêmeros, sol radiante, bico de pato, pirulito gostoso, me dá um beijinho na bochecha

Considero tudo nesse jogo muito bom, inclusive Gameplay e Level Design, um Hub deserto e esfumaçado, dando em galhos “dungeons” com muito backtracking, puzzles, segredos, controle de recursos e Boss Battles demoníacas.

Ficava na memória também, você jogava, e ia dormir pensando, ia estudar pensando, fazia mercado pensando. Você zerava, e o negócio não sumia de sua mente pelos próximos 2 meses
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.640
Pontos
903
Falando em Silent Hill, é ficar de olho neste projeto, já que a Konami quando lançou o remaster fez cagada (perdeu os originais)


Silent Hill 2 Enhanced Edition

The Silent Hill 2 Enhanced Edition aims to improve the PC version of the game so that it is more compatible with modern hardware while improving the experience in a lot of different ways.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.224
Reações
29.610
Pontos
1.049
JOGAÇO!

E a série em si tem mais pontos altos do que baixos.

Inclusive o Homecoming, que foi o penúltimo da série principal e muita gente não curte, é um belo jogo. Zerei diversas vezes!

Minha música favorita da série (sério, aquela introdução com você descendo a estrada tocando essa obra-prima é absurdo demais):



E como homenagem ao primeiro deixo uma foto do meu :P

20220201_220840.jpg
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Série injustiçada e esquecida pela Konami bastarda.
Era pra estarmos jogando um Silent Hill remake hoje em dia ou uma sequencia bacana. Mas vai entender o que passa na cabeça desses caras.

Curti muito os três primeiros. Depois, meio que perdi interesse na série e larguei. Mas os antigos sempre jogo. E curto também escutar as trilhas sonoras do Yamaoka.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.235
Reações
25.130
Pontos
803
Algo que acho bacana no jogo é o protagonista ser uma pessoa normal, nada de policial, ou lutador, ou um musculoso cheio de bomba no corpo.
É apenas um escritor sem habilidade em luta, que corre de um jeito engraçado mas com coragem para salvar a filha numa cidade totalmente hostil.

Um remake com os gráficos de hoje seria demais.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.533
Reações
2.628
Pontos
353
JOGAÇO!

E a série em si tem mais pontos altos do que baixos.

Inclusive o Homecoming, que foi o penúltimo da série principal e muita gente não curte, é um belo jogo. Zerei diversas vezes!
Confesso que tenho preconceito... Origins é bom? Além dele e do Homecoming, você indica os outros?
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.380
Pontos
353
Tenho uma memória muito engraçada de Silent Hill de quando eu ainda era uma criança.

Meus pais saíram, acho que foram no mercado, e me deixaram com minha irmã menor em casa. Eu logo liguei o Play e decidi testar um jogo que ainda não tinha jogado : Silent Hill. Entrei completamente despreparado pro game e logo naquela cena bem do início, quando te cercam no beco lá depois de tu ver a pessoa morta, eu simplesmente desliguei o play, me tranquei no quarto e esperei meus pais chegarem em casa pra sair. Fui simplesmente consumido pelo medo, pelo pânico.

Nessa época, eu já tinha jogado Resident Evil, e sentia muito medo, mas Silent Hill estava em outro nível. Era terror PURO. Nunca me esqueci desse dia, e é bem engraçado lembrar disso hoje. Não preciso dizer que demorou um bom tempo até eu ter coragem de tocar no jogo novamente kkk


 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.658
Reações
3.599
Pontos
1.354
Até hoje me lembro de jogar sentindo um frio.na espinha e todo arrepiado em algumas partes do jogo. Até então, eu não havia sentido isso em nenhum jogo.

Sem falar que o jogo era muito bom. put* clima de suspense

Bons tempos.

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.710
Pontos
803


Gênios.

Por terem conseguido transmitir essas mensagens audiovisuais complexas num Hardware limitado

Preste atenção o quão esse trecho ainda é eficaz, apague as luzes, aumente o volume e assista no celular mesmo.

Agora tente transferir-se para 1999, e pese no outro prato em libras o que estava sendo feito poucos anos antes nos consoles de Quarta Geração, Mega/SNES/PC Engine.

Videogames melhoraram demais nessa época, cê é lok heim cachoeira
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.380
Pontos
353
Na época não paravam de comparar ele com o jogo de zumbi da Capcom.
RE pode ate ser mais jogo, mas SH é bem mais pertubador e bizarro, faz muito melhor seu papel como terror psicológico (se é que RE tem disso).
Cara, uma das ressalvas que eu faço pra esse argumento da galera que sentou o pau em Resident 4 por "ter abandonado o terror" é de que Resident Evil nunca foi mesmo um survival horror purão, ele sempre pendeu bastante pro lado da ação pra mim. Sempre teve cenários relativamente bem iluminados, inimigos mais previsíveis, uma jogabilidade que pra época não é tão dura quanto a galera pensa ser hoje em dia, munição e itens em geral também sempre foram abundantes... Silent Hill era outra cena. Esse sim era um jogo perturbador, sombrio, que causava pânico no jogador. Acho que talvez a exceção possa ser feita ao 1 Remake, que conseguiu ser mais perturbador que a média dos outros jogos, principalmente com aquela história da Lisa Trevor.

Então, eu acho que RE sempre teve esse pé na ação, e SH era o real survival horror.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.380
Pontos
353
Gênios.

Por terem conseguido transmitir essas mensagens audiovisuais complexas num Hardware limitado

Preste atenção o quão esse trecho ainda é eficaz, apague as luzes, aumente o volume e assista no celular mesmo.

Agora tente transferir-se para 1999, e pese no outro prato em libras o que estava sendo feito poucos anos antes nos consoles de Quarta Geração, Mega/SNES/PC Engine.

Videogames melhoraram demais nessa época, cê é lok heim cachoeira
Concordo 100%.

Uma prova disso é que ainda hoje, quando jogo SH no emulador, eu me CAGO de medo, enquanto que RE eu viro dando risada.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Até hoje é o jogo mais assustador que já joguei.

Ele é genial desde o seu conceito até a execução. Dribla todas as limitações utilizando de forma magistral a trilha sonora, a ambientação e seu enredo.

Se você pegar hoje, 23 anos depois e com toda a limitação gráfica que salta aos olhos devido ao tempo e a jogabilidade defasada, ainda assim vai se sentir imerso e vai sentir medo.

Terror é um gênero muito difícil de ser feito, e Silent Hill é um exemplo atemporal a ser seguido.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.769
Reações
51.837
Pontos
1.564
Lembro de ver o vídeo pre-start com a musiquinha tradicional em uma locadora. Pensei que seria algum jogo de terror nipônico cheio de japazisse com potencial de ser divertido.

Levei pra jogar no emulador e quase me caguei logo no primeiro minuto de gameplay.

Só jogava de dia, na escola eu comentava e ninguém conhecia o jogo ou se dignava a jogar, foram jogar depois de um tempo.

A parte do gato saindo do armario na escola foi um dos maiores sustos que já levei na vida em jogos ou filmes. Eu estava tão imerso e tenso naquela parte que eu dei um "c***lho fdp!!!!" sincero na hora.

Terminei na raça, sem detonado (meu inglês era razoável) e amo a trilogia. Acho que são todos excelentes e num nível bem parecido, com o 2 sendo o melhor por pouco.

Estou velho, meu Deus.
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.405
Reações
8.379
Pontos
503
Na época não paravam de comparar ele com o jogo de zumbi da Capcom.
RE pode ate ser mais jogo, mas SH é bem mais pertubador e bizarro, faz muito melhor seu papel como terror psicológico (se é que RE tem disso).
Eu vejo como jogos totalmente diferentes!

RE é um jogo de ação e terror, focado em Backtracking!

Silent Hill é um jogo de suspense e terror, com uma pegada "Artística"!

Os 2 jogos são muito bons em suas propostas!
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
53.610
Pontos
1.284
Simplesmente um dos maiores jogos do gênero até hoje! completamente bizarro, ambientação executada de maneira masgistral e instigava o jogador com aquele monte de loucura acontecendo :klol
dia que fiz o final do UFO fiquei completamente sem saber o que esperar depois daquilo :klolwtf

1643767812874.jpeg

BOns tempos da konami
 
Topo Fundo