O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[OPINIÃO] Troféus/Conquistas - Qual a real função e valor disso?

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
minha ID tá no meu perfil, mas se eu já peguei ou não é irrelevante, mesmo se eu nunca tivesse pegado poderia estar falando do mesmo jeito. Conheço jogadores que tem 0 platinas, isso mesmo, nenhuma, e jogam bastante

Claro que vc tem o direito de ter suas dúvidas, mas como eu já mencionei, pegue pelo menos uma platina de um jogo foda para entender o sentido dos troféus.

Caso já possua platina a conversa é outra.
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
Claro que vc tem o direito de ter suas dúvidas, mas como eu já mencionei, pegue pelo menos uma platina de um jogo foda para entender o sentido dos troféus.

Caso já possua platina a conversa é outra.

vai la platinar o black ops 3 pra ver se é facil
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
Claro que vc tem o direito de ter suas dúvidas, mas como eu já mencionei, pegue pelo menos uma platina de um jogo foda para entender o sentido dos troféus.

Caso já possua platina a conversa é outra.

e outra, eu não platino jogo por ser fácil ou difícil a platina, mas sim, por ter gostado do jogo. Não considero ela como um prêmio que o jogo me da, mas sim, um prêmio que EU dou ao jogo, por ele ter me agradado a ponto de eu ter me dedicado e ir buscar os troféus dele
 

fernand0

Bam-bam-bam
Mensagens
534
Reações
986
Pontos
293
Hoje em dia uma pessoa compra um jogo por ser fácil de fazer 1000g, ou seja é tipo provar que vc tem o pau maior que o vizinho.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Por essa premissa você não devia nem jogar, já que tudo é uma falsa sensação de recompensa, se entrasse em filosofia e biologia, e dizer que sentimentos são só reações químicas aí buga tudo.

Tudo? Pra mim games são muito mais que isso.
A música que ele tem existe de verdade, a arte que em alguns games é sensacional tambem esta realmente ali, os estudos psicológicos do level design... é uma obra completa e que ainda é interativa, tudo muito verdadeiro e ali presente.

A recompensa de fazer algo incrível é ser capaz de realizar isso, quando a pessoa se eleva ao mesmo nivel apenas pra ganhar o "reconhecimento" (uma janelinha com um icone numa lista) ela ta se vendendo por muito pouco, o tempo de cada um vale mais que isso.
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.527
Reações
56.853
Pontos
1.003
Também acho que troféu não tem essa importância toda. Serve mais pra desajustado social ficar comparando epenis na internet. Considero útil para averiguar se alguém da "midia especializada" realmente terminou o jogo para analisar, e para saber se um individuo qualquer realmente jogou determinado jogo.

Ainda assim, trofeu engana muito. Por exemplo: digamos que 2 pessoas pegaram o mesmo jogo. Uma delas é Trophy Hunter e platinou o jogo em 40hrs, e droppou. Só que o jogo tem um put* fator replay, modo online e nem tudo dá trofeu. A outra pessoa ignora troféus e foca em jogar determinado tipo de partida, ou zera varias vezes o jogo, sempre ignorando os coletaveis ou troféus bobos de "ceninhas especiais", como os de Uncharted. Ela pode ter jogado 100hrs, e não terá platinado. Mas jogou bem mais que o platinador, que só rushou pra pegar troféu. E mesmo assim é o platinador que vai ficar com fama de "hardcore gamer", enquanto o cara que jogou mais vai ter que ouvir comentarios idiotas, como: "Mas a platina desse é facil", "Fala que é um put* fã do jogo e nem platinou", entre outros.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Pra mim são desafios que eu tento conquistar se eu gostar bastante do jogo.

Alguns jogos são tão bons que depois que ele acaba você continua querendo jogar e acho que as conquistas e troféus são uma forma legal de jogar um pouco mais aquele jogo que você adorou.

Lembro de alguns jogos que eu realmente me interessei em conquistar esses desafios:

Sonic Racing Transformed
Gravity Rush
Devil May Cry (o reboot)

Mas a maioria dos jogos eu só jogo pelo jogo principal mesmo. Nem ligo pra os troféus.

Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.108
Pontos
1.649
Os troféus servem para que jogadores Nutella reclamões venham criar tópicos e encher o saco com algo que não incomoda em nada.

Estão lá. Se não gosta, basta ignorar e ponto.
Quem gosta de um desafio a mais, vai tentar conquistá-los e ponto.
Qual o problema disso? É tao difícil assim conviver com isso? Parem de frescura. Chororô do cacete essa OS. put* que pariu.
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
De novo isso? A cada 2 meses tem um tópico desses. Que coisa mais chata. Coleta quem quer. Pqp viu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
Os troféus servem para que jogadores Nutella reclamões venham criar tópicos e encher o saco com algo que não incomoda em nada.

Estão lá. Se não gosta, basta ignorar e ponto.
Quem gosta de um desafio a mais, vai tentar conquistá-los e ponto.
Qual o problema disso? É tao difícil assim conviver com isso? Parem de frescura. Chororô do cacete essa OS. put* que pariu.

presta atenção no tópico e leia tudo o que foi dito, ao invés de só abrir o tópico e já rolar pra baixo só pra comentar
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.301
Reações
10.647
Pontos
704
Eu participo do Rewards da Sony mas só é possivel acessar com VPN, quando se compra jogos na psn e completando 10 trofeus de platina você pode trocar por descontos mas é meio que inutil pois pelo que vi é só 10% de desconto para compra na PSN. Fora isso eu gosto de pegar platinas que são de boa agora quando tem que fazer um planejamento pra pegar todos trofeus eu não faço termino o jogo e pronto.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.633
Reações
27.365
Pontos
1.053
Talvez tenha a função de motivar/encorajar o camarada a jogar mesmo o jogo sendo pessimo. Tem um user que inclusive já postou aqui nesse tópico que platinou o jogo HANNAH MONTANA, tem explicação plausível para isso ? hahahaha
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.108
Pontos
1.649
presta atenção no tópico e leia tudo o que foi dito, ao invés de só abrir o tópico e já rolar pra baixo só pra comentar
Bacana. Você não é o primeiro a criar um tópico desses e provavelmente não será o último! Por isso esse tema já encheu o saco. E não. Eu não sou desses que sai bostando igual muita gente ser ler nada. Li e não concordo com nada do que você postou.
 

Mr.Do

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.825
Reações
1.846
Pontos
904
Olha, assunto complicado.
De um lado, curto, acho legal poder voltar e ver certas conquistas, de certa forma acompanhar meu "desenvolvimento" no game, a superação de alguns desafios. Mesmo achando que o design dos troféus ainda tem que evoluir muito, mas muito mesmo, pois deveriam dar uma sensação de conquista ao jogador. Nada apelativo como, por exemplo, Killzone Shadow Fall em que vc tem que passar o game inteiro sem morrer, sendo que há fases onde o design é feito para que você morra..., ou de coletar 999 itens aleatórios durante o game.
Mas tem o lado ruim, isso virou, como diversas outras coisas on-line, um e-penis sem tamanho.
Neguinho nem te conhece direito e já vai comparar seus troféus.
Já vi gente que voltou a jogar game x ou y por que viu que eu tinha dois, três troféus a mais, ou acha que o fato de ter mais troféus o torna melhor, mesmo que os troféus sejam do Mayo, ou do piroquinhas game.
Mas isso é da pessoa.
Eu acho algo legal, que deveria ser mais desenvolvido.
Por que não o game design ser preparado para que ao ganhar um determinado troféus, você liberasse algo dentro do game? Ou em games em que você tem casas, tipo Skyrim, Witcher, e até mesmo um Monster Hunter da vida, tivesse uma prateleira ou sala de troféus, onde ali pudesse ver os itens conquistados, isso daria um gosto diferente ao gameplay.
Acho que veio pra ficar, vide que todos os serviços hoje em dia possuem isso, mas na verdade como isso te afeta, depende muito mais de você do que do seus vizinhos dizem.
 

superwesker

Bam-bam-bam
Mensagens
5.170
Reações
6.891
Pontos
344
Tô com 130 platinas.

Tiveram algumas que platinei por um sentido de obrigação besta e que não curti? Claro. Todo platinador já fez isso equivocadamente algumas vezes.

Mas a esmagadora maioria delas são de jogos que curti demais, isso desde 2009.

Sobre os troféus de grind, se olhar eles apenas por isso, realmente são um aporrinhamento. Se uma trophy list é só grind, hoje em dia eu passo. Mas ou outro não vejo problema, quem já fez um grindzinho ouvindo um som e pensando na vida, sabe o valor terapeutico que tem, hahaha.
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.571
Reações
8.759
Pontos
764
Normalmente é usado para as pessoas que se incomodam criarem tópicos perguntando a utilidade.

No mínimo 1 por mês.
 

superwesker

Bam-bam-bam
Mensagens
5.170
Reações
6.891
Pontos
344
E esse negócio de e-penis é bobagem. Pouquissima gente se vangloria do numero das platinas em si. O que não quer dizer que a pessoa não possa ter orgulho delas - numa era com tantos jogos pra dividir a atenção do cara, e com a vida corrida da média de idade dos games atuais (que não são mais crianças nem adolescentes), eu olho pras minhas platinas da série Souls e penso "porra, que do c***lho". Mas daí de se achar melhor que o amiguinho, que é uma atitute ridícula sim, eu vi MUITO pouco, é uma minoria.
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.460
Pontos
303
Sem saco para platinar o jogo, como a parada de colecionáveis, prefiro zerar uma vez no hard e está ótimo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Este tópico é recorrente e as conclusões, por tanto são as mesmas.

Para ter comparação não precisa ter troféu, basta ver o tanto de gente que não curte trofeu e fica geração leite com pera para cá, nutella para lá, dizendo que não tem mais gamer de verdade, os jogos são fáceis e por aí vai. A função do troféu é recompensar esforço, ponto, tem gente que corre atrás de troféu fácil para fazer ranking, tem troféu que é mal feito, mas tudo isso é exceção a uma regra simples: completar os cálices em Bloodborne é difícil, ver o troféu subindo quando você consegue é sensação de realização de ter superado esta barreira, quem não sente isso não se importa com desafios.

Agora, recentemente tem servido para outra coisa, lastimável, mas útil. Quando gamers se encontram sempre tem aquele loroteiro, que mete o pau em tudo que sai, que fala que zera Battletoads com uma mão nas costas e por aí vai, este tipo de cara você pega na tag e já desmascara para não gerar ruído de quem fala algo que não sabe. Tem um monte de gente aí que fala que jogo é fácil, que só tem leite com pera na geração playstation, que zoa quem joga no easy, mas quando vai ver tag todo jogo que o cara termina está no Normal, é um casca grossa com recheio de nutella que odeia troféu porque, com ele, não dá para se passar de sabichão.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.850
Pontos
503
Tudo? Pra mim games são muito mais que isso.
A música que ele tem existe de verdade, a arte que em alguns games é sensacional tambem esta realmente ali, os estudos psicológicos do level design... é uma obra completa e que ainda é interativa, tudo muito verdadeiro e ali presente.

A recompensa de fazer algo incrível é ser capaz de realizar isso, quando a pessoa se eleva ao mesmo nivel apenas pra ganhar o "reconhecimento" (uma janelinha com um icone numa lista) ela ta se vendendo por muito pouco, o tempo de cada um vale mais que isso.
Arte? Música? Você tá deturpando a origem dos jogos, qual o motivo original sempre foi "pontuação", o resto por melhor que seja é plano de fundo.

Você quer ver um filme, e não jogar um jogo. Você quer fazer walk simulator...

Isso é fácil só setar no easy, agora fica com vergonha disso por causa de troféu, o cara gosta de andar pelo mapa e fica reclamando que isso é exposto.

As devs mesmo criam dificuldades que nem criança teria dificuldade de passar, para geração walk simulator, filminho (nada contra, desde que não vire padrão da indústria).

Famoso gamer Nutella ou tem um termo melhor e nem sei? (quem gosta de passear por jogos). E nem estou pagando de hardcore não, até porque não sou, e nem ganharia nada sendo além de satisfação que já tenho.
 
Ultima Edição:

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
17.703
Pontos
1.053
Pra muitas pessoas da a falsa sensação de ser recompensado por ato feito.

O que gera satisfação e vontade de continuar.


Basicamente é isso mesmo, muitas produtoras usam isso "safadamente" pra manter essa sensação em partes ruins dos jogos.


Sobre comprovar se jogou ou não, basta ver horas jogadas ou perguntar algo sobre o jogo/final. Muita gente usa de muleta ter perdido ID por banimento, então não vale muito.



Enviado de meu MI 4LTE usando Tapatalk
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
17.703
Pontos
1.053
Pra muitas pessoas da a falsa sensação de ser recompensado por ato feito.

O que gera satisfação e vontade de continuar.


Basicamente é isso mesmo, muitas produtoras usam isso "safadamente" pra manter essa sensação em partes ruins dos jogos.


Sobre comprovar se jogou ou não, basta ver horas jogadas ou perguntar algo sobre o jogo/final. Muita gente usa de muleta ter perdido ID por banimento, então não vale muito.



Enviado de meu MI 4LTE usando Tapatalk
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.799
Reações
3.329
Pontos
453
Pra muitas pessoas da a falsa sensação de ser recompensado por ato feito.

O que gera satisfação e vontade de continuar.


Basicamente é isso mesmo, muitas produtoras usam isso "safadamente" pra manter essa sensação em partes ruins dos jogos.


Sobre comprovar se jogou ou não, basta ver horas jogadas ou perguntar algo sobre o jogo/final. Muita gente usa de muleta ter perdido ID por banimento, então não vale muito.



Enviado de meu MI 4LTE usando Tapatalk
Perder ID por banimento não é comum, num grupo que converso sobre jogos, você é taxado de hacker se perder a ID por banimento.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Eu nem acho tão besta assim quando é algo bem pensado. Tipo GTA, é recompensador você fazer 100% (ingame) do jogo porque vale a pena a experiência, é divertido demais fazer tudo que é possível no San Andreas.

Quando o 100% dos achievements é consequência disso, ok. Aí bota uma ou outra tipo um recorde um desafio.

Foda é quando são uns bagulhos estapafúrdios feito os troféus do Worms em que são tarefas ridiculamente específicas ou qualquer situação que te obrigue a "forjar" a situação do mesmo jogando com um amigo.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Para mim a platina é parâmetro para saber se a pessoa pode fazer review de um jogo ou não.

:coolface

O pessoal não entende que quem gosta de troféus não faz para medir e-penis. Nunca vi, na minha vida, pessoas falando que tem mais troféus que outra, ou que tem tal troféu e por isso é um melhor jogador, isso parece ser justificativa que colocam na cabeça para não se importar com isso. Eu gosto de correr atrás de troféus por causa do meta-game, e por fazer valer o dinheiro investido no jogo, que não é barato aqui no Brasil.

E se não gosta, é só não gostar. Não sei qual é essa cruzada que alguns tem aqui contra esse lance de troféus.
 
Ultima Edição:

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Também acho que troféu não tem essa importância toda. Serve mais pra desajustado social ficar comparando epenis na internet. Considero útil para averiguar se alguém da "midia especializada" realmente terminou o jogo para analisar, e para saber se um individuo qualquer realmente jogou determinado jogo.

Ainda assim, trofeu engana muito. Por exemplo: digamos que 2 pessoas pegaram o mesmo jogo. Uma delas é Trophy Hunter e platinou o jogo em 40hrs, e droppou. Só que o jogo tem um put* fator replay, modo online e nem tudo dá trofeu. A outra pessoa ignora troféus e foca em jogar determinado tipo de partida, ou zera varias vezes o jogo, sempre ignorando os coletaveis ou troféus bobos de "ceninhas especiais", como os de Uncharted. Ela pode ter jogado 100hrs, e não terá platinado. Mas jogou bem mais que o platinador, que só rushou pra pegar troféu. E mesmo assim é o platinador que vai ficar com fama de "hardcore gamer", enquanto o cara que jogou mais vai ter que ouvir comentarios idiotas, como: "Mas a platina desse é facil", "Fala que é um put* fã do jogo e nem platinou", entre outros.

Eu não platinei GTA V mas provavelmente joguei mais do que 99% dos caras que platinaram...
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Arte? Música? Você tá deturpando a origem dos jogos, qual o motivo original sempre foi "pontuação", o resto por melhor que seja é plano de fundo.

Você quer ver um filme, e não jogar um jogo. Você quer fazer walk simulator...

Isso é fácil só setar no easy, agora fica com vergonha disso por causa de troféu, o cara gosta de andar pelo mapa e fica reclamando que isso é exposto.

As devs mesmo criam dificuldades que nem criança teria dificuldade de passar, para geração walk simulator, filminho (nada contra, desde que não vire padrão da indústria).

Famoso gamer Nutella ou tem um termo melhor e nem sei? (quem gosta de passear por jogos). E nem estou pagando de hardcore não, até porque não sou, e nem ganharia nada sendo além de satisfação que já tenho.
Você precisa aprender a interpretar melhor as coisas, ta falando de "dificuldade" quando isso nem foi o assunto.

A recompensa de fazer algo incrível é ser capaz de realizar isso, quando a pessoa se eleva ao mesmo nivel apenas pra ganhar o "reconhecimento" (uma janelinha com um icone numa lista) ela ta se vendendo por muito pouco, o tempo de cada um vale mais que isso.

Você ta falando que games tem nada e que tudo é falso, eu discordo.
Platinador não é sinonimo de "hardcore", ta mais pra egolatra mesmo.

E nem preciso ir longe, só ver aqueles tópicos sobre aqueles caras do Xbox que deu uma treta enorme outro dia aqui no forum, sobre maior gamescore br.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.527
Reações
56.853
Pontos
1.003
Eu não platinei GTA V mas provavelmente joguei mais do que 99% dos caras que platinaram...

Zerei bully 12 vezes
Zerei Mass Effect 2 7 vezes
Zerei Persona 3 10 vezes

E mesmo que eles tivessem conquistas(joguei ME2 pirata), não teriam sido platinados. E mesmo assim eu teria jogado mais do que a maioria. Mas seria só eu declarar amor ao jogo, que apareceria um chato perguntando porque não fiz 100%. "Ah, é pra fazer valer a grana paga no jogo". Tenho 600hrs de over, e só tenho 80% dos troféus. Mas não platinei, então não aproveitei o jogo e joguei dinheiro fora. Ainda não aproveitei tudo.

Nada contra platinadores. Só contra quem enche o saco com isso.
 
Ultima Edição:

Lexikus.BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.795
Reações
4.999
Pontos
953
Vários motivos como citaram. Coloco também que as conquistas colaboram pra explorar mais detalhes dos jogos que passariam batidos sem esse incentivo.
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.279
Pontos
1.014
Ninguém pode dizer que troféu não vale nada!

Acabei de receber e-mail da Sony dizendo que eu tenho $5 de crédito para gastar na PSN. Ganhei esses pontos pelos troféus que eu desbloqueei.

84f31811fde2d04eb4c760485a492836.jpg
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.850
Pontos
503
Você precisa aprender a interpretar melhor as coisas, ta falando de "dificuldade" quando isso nem foi o assunto.



Você ta falando que games tem nada e que tudo é falso, eu discordo.
Platinador não é sinonimo de "hardcore", ta mais pra egolatra mesmo.

E nem preciso ir longe, só ver aqueles tópicos sobre aqueles caras do Xbox que deu uma treta enorme outro dia aqui no forum, sobre maior gamescore br.
E eu te respondi, o que você considera recompensador e ter valor "real", música, arte e etc não passam de reações biológicas e químicas, eu posso não sentir prazer algum a música, o que é de valor real se é tudo emulado de ser para ser.



Esse real aí se for levado a ciência a gente teria muito o que debater.

Pra mim você é cagador de regra com essas visões do que é "real".





Enviado de meu Mi A1 usando Tapatalk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
E eu te respondi, o que você considera recompensador e ter valor "real", música, arte e etc não passam de reações biológicas e químicas, eu posso não sentir prazer algum a música, o que é de valor real se é tudo emulado de ser para ser.



Esse real aí se for levado a ciência a gente teria muito o que debater.

Pra mim você é cagador de regra com essas visões do que é "real".
Então daqui 4 anos volta aqui nesse tópico e me diz que "a recompensa de receber um jpg (que finjo ser um troféu só pq tem esse nome) é o principal que um jogo tem a oferecer" :klol:klol:klol

Pra mim você ta claramente perdido na ilusão de que os trophy te acrescentaram algum valor, esperança de que eles representem um algo a mais.
Ou seja: Ego.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
O pessoal mais incomodado são os que a princípio não dão a mínima para achievement. O pessoal se dói com o que os outros gostam de fazer ou não com seus joguinhos...
 
Topo Fundo