Olha, assunto complicado.
De um lado, curto, acho legal poder voltar e ver certas conquistas, de certa forma acompanhar meu "desenvolvimento" no game, a superação de alguns desafios. Mesmo achando que o design dos troféus ainda tem que evoluir muito, mas muito mesmo, pois deveriam dar uma sensação de conquista ao jogador. Nada apelativo como, por exemplo, Killzone Shadow Fall em que vc tem que passar o game inteiro sem morrer, sendo que há fases onde o design é feito para que você morra..., ou de coletar 999 itens aleatórios durante o game.
Mas tem o lado ruim, isso virou, como diversas outras coisas on-line, um e-penis sem tamanho.
Neguinho nem te conhece direito e já vai comparar seus troféus.
Já vi gente que voltou a jogar game x ou y por que viu que eu tinha dois, três troféus a mais, ou acha que o fato de ter mais troféus o torna melhor, mesmo que os troféus sejam do Mayo, ou do piroquinhas game.
Mas isso é da pessoa.
Eu acho algo legal, que deveria ser mais desenvolvido.
Por que não o game design ser preparado para que ao ganhar um determinado troféus, você liberasse algo dentro do game? Ou em games em que você tem casas, tipo Skyrim, Witcher, e até mesmo um Monster Hunter da vida, tivesse uma prateleira ou sala de troféus, onde ali pudesse ver os itens conquistados, isso daria um gosto diferente ao gameplay.
Acho que veio pra ficar, vide que todos os serviços hoje em dia possuem isso, mas na verdade como isso te afeta, depende muito mais de você do que do seus vizinhos dizem.