O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[OPL, Linux e SMB] - Dica, como configurar o samba para usar no OPL

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Salve galera, como vendi meu ps2 tijolão (devido a barulho que ele faz, me irrita kk), fiquei só com o slim, daí partir para usar o OPL via SMB no Linux. Não irei citar como configurar o OPL, veja no tópico principal sobre isso. Segue as dicas:

01 - Tenha instalado o samba na sua distro.

02 - Faça um backup do arquivo de configuração do samba.
# cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.backup

03 - Remova o arquivo e configuração e crie um para configurar.
# rm /etc/samba/smb.conf
# touch /etc/samba/smb.conf

04 - Abra o arquivo criado com um editor de texto da sua preferência (como root) e cole o conteúdo abaixo.
[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no

#============================ Share Definitions ==============================

[ps2opl]
path = /media/outros/ps2opl/
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777

Onde o "path =" será o caminho da pasta onde colocara seus jogos e as pastas de configuração do OPL.

05 - Reinicie o serviço do samba:
# /etc/init.d/smb restart

06 - Teste o compartilhamento com o testparm
2ag5lsj.jpg

Se estiver como na foto, esta configurado corretamente.

07 - Lembre-se de mudar as permissões das isos criadas, coloque leitura e escrita em todas.
w2hnbb.jpg


08 - Configure tudo que precisa no OPL, quando for escolher o servidor, coloque NetBios e o nome PS2OPL (tudo maiúsculo), e o nome da pasta em minusculo ps2opl, feito isso, teste o compartilhamento, deve funcionar sem erro!
16lfhv7.jpg


2n0twe8.jpg

Dúvidas, pergunte.

Sem mais, LIXO DO CARAI.

Prints para ilustrar:
ab2wdl.jpg


16li4hg.jpg


ka1nyt.jpg


2hevvgw.jpg
 
Ultima Edição:

Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Muito bom , depois que o OPL atualizou para 0.93 em diante lembro que até no windows dava erro aqui no meu notebook o recurso smb, depois disso vendi meu ps2 e não comprei outro kkkk.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.413
Reações
7.757
Pontos
453
Tutorial útil para quem usa Linux!
OPL por SMB é bem prático depois de configurado.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Salve galera, como vendi meu ps2 tijolão (devido a barulho que ele faz, me irrita kk), fiquei só com o slim, daí partir para usar o OPL via SMB no Linux. Não irei citar como configurar o OPL, veja no tópico principal sobre isso. Segue as dicas:

01 - Tenha instalado o samba na sua distro.

02 - Faça um backup do arquivo de configuração do samba.
# cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.backup

03 - Remova o arquivo e configuração e crie um para configurar.
# rm /etc/samba/smb.conf
# touch /etc/samba/smb.conf

04 - Abra o arquivo criado com um editor de texto da sua preferência (como root) e cole o conteúdo abaixo.
[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no

#============================ Share Definitions ==============================

[ps2opl]
path = /media/outros/ps2opl/
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777

Onde o "path =" será o caminho da pasta onde colocara seus jogos e as pastas de configuração do OPL.

05 - Reinicie o serviço do samba:
# /etc/init.d/smb restart

06 - Teste o compartilhamento com o testparm
2ag5lsj.jpg

Se estiver como na foto, esta configurado corretamente.

07 - Lembre-se de mudar as permissões das isos criadas, coloque leitura e escrita em todas.
w2hnbb.jpg


08 - Configure tudo que precisa no OPL, quando for escolher o servidor, coloque NetBios e o nome PS2OPL (tudo maiúsculo), feito isso, teste o compartilhamento, deve funcionar sem erro!

Dúvidas, pergunte.

Sem mais, LIXO DO CARAI.

Prints para ilustrar:
ab2wdl.jpg


16li4hg.jpg


ka1nyt.jpg


2hevvgw.jpg

Tuto perfeito, parabéns mano.
 


Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Cá entre nós, troca boa demais!

Aqui na cidade acha slim bem barato, já vi de 70-80 Temers.
Tava afim de um slim 79001 pra baixo porque esses modelos novos parecem piratas :kkk, aqui na minha cidade é um pouco difícil achar esses modelos a venda.
 

generallee

Supra-sumo
Mensagens
45
Reações
39
Pontos
178
Cá entre nós, troca boa demais!

Aqui na cidade acha slim bem barato, já vi de 70-80 Temers.

seatle94br, vc poderia me dar uma ajuda?

Antes de mais nada desculpe a noobice, mais comigo não funcionou. No windows funciona tudo certo, mas no linux nunca consegui. Fiz todas as etapas mais sempre da erro 300 na tela do ps2. No linux o icone de rede antes de modificar o arquivo smb.conf , notificava a existência de uma rede cabeada agora não mostra. Esta dando erro 300 no opl, pelo que eu pesquisei é erro de ip. Já tentei todo tipo de configuração no opl e nada da certo. Você tem idéia no que eu estou errando?

Distribuição: Linux Mint Kde
Rede: Cabeada entre o Ps2 e o Pc
Partição dos jogos: Ntfs

Configuração smb.conf: Já tentei compartilhar uma pasta na minha home(ext4) com jogos, com todas as permissões e sempre alterando no smb.conf mais nada adiantou.
Código:
[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no
#============================ Share Definitions==============================
[ps2opl]
path = /media/alex/52C42695429EB096/jogos/
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777


saída testparm

saída ifconfig

Configuração do opl usando o linux

Configuração do opl usando o windows
 
Ultima Edição:

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
seatle94br, vc poderia me dar uma ajuda?

Antes de mais nada desculpe a noobice, mais comigo não funcionou. No windows funciona tudo certo, mas no linux nunca consegui. Fiz todas as etapas mais sempre da erro 300 na tela do ps2. No linux o icone de rede antes de modificar o arquivo smb.conf , notificava a existência de uma rede cabeada agora não mostra. Esta dando erro 300 no opl, pelo que eu pesquisei é erro de ip. Já tentei todo tipo de configuração no opl e nada da certo. Você tem idéia no que eu estou errando?

Distribuição: Linux Mint Kde
Rede: Cabeada entre o Ps2 e o Pc
Partição dos jogos: Ntfs

Configuração smb.conf: Já tentei compartilhar uma pasta na minha home(ext4) com jogos, com todas as permissões e sempre alterando no smb.conf mais nada adiantou.
Código:
[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no
#============================ Share Definitions==============================
[ps2opl]
path = /media/alex/52C42695429EB096/jogos/
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777


saída testparm

saída ifconfig

Configuração do opl usando o linux

Configuração do opl usando o windows
Os ips são bem diferentes entre a config linux e a windows, esse pode ser o erro cara. Tente mudar o ip linux para estar no mesmo range do seu ip no PS2 (se estiver no 192.168.0.* mantenha nos dois, se mudar algo mesmo que for na subrede pode não encontrar). Tente pingar o PS2 do linux para ver se é encontrado.
Outra duvida, está usando cabo crossover (ligando diretamente o PS2 ao PC) ou está usando sistema rede padrão A ou B (interligação de rede através de switch/hub)?
 

generallee

Supra-sumo
Mensagens
45
Reações
39
Pontos
178
Os ips são bem diferentes entre a config linux e a windows, esse pode ser o erro cara. Tente mudar o ip linux para estar no mesmo range do seu ip no PS2 (se estiver no 192.168.0.* mantenha nos dois, se mudar algo mesmo que for na subrede pode não encontrar). Tente pingar o PS2 do linux para ver se é encontrado.
Outra duvida, está usando cabo crossover (ligando diretamente o PS2 ao PC) ou está usando sistema rede padrão A ou B (interligação de rede através de switch/hub)?
Spyblack, estou usando um cabo cabo crossover. Eu tentei o IP que aparece com o comando ipconf (imagem 2) até agora nada.

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
@generallee tenta aí:

[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no
#============================ Share Definitions==============================
[jogos]
path = /media/alex/52C42695429EB096/jogos/
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777

Tenta essa dica primeiro, enquanto isso me informa se sabe o porque que os ips são tão diferentes no windows e Linux sendo que é a mesma rede?
 

generallee

Supra-sumo
Mensagens
45
Reações
39
Pontos
178
@generallee tenta aí:

[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no
#============================ Share Definitions==============================
[jogos]
path = /media/alex/52C42695429EB096/jogos/
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777

Tenta essa dica primeiro, enquanto isso me informa se sabe o porque que os ips são tão diferentes no windows e Linux sendo que é a mesma rede?

seatle94br, obrigado pela dica, mas não funcionou. Quanto a diferença nos ips, foi falha minha, estava colocando o ip da rede sem fio . O servidor samba não esta mostrando a rede local.


Mude o ip address type pra DHCP na tela do opl e os ips esta conectando mais não esta aparecendo os jogos da pasta compartilhada(e o local esta certo). Por eu esta usando um cabo crossover o ip address do opl não deveria ficar em static?

Resolvido! seatle94br, obrigado pela ajuda.
 
Ultima Edição:

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Faz assim, ativa o modo de rede com o ulanch e tenta pingar o IP do ps2. Vê se consegue fazer isso.
 

generallee

Supra-sumo
Mensagens
45
Reações
39
Pontos
178
Faz assim, ativa o modo de rede com o ulanch e tenta pingar o IP do ps2. Vê se consegue fazer isso.

seatle94br, consegui. obrigado
Me tira uma dúvida, o opl só esta conseguindo visualizar os jogos que compartilho da minha home no caso: /home/alex/jogos. Alterei no smb.conf o caminho de uma pasta de jogos que esta em outro hd. O opl conecta mais não enxerga os jogos na pasta. Já mudei as permissões da pasta e jogos mais não adiantou.
Código:
[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Samba Server %v
netbios name = ps2opl
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no
#============================ Share Definitions==============================
[jogos]
path = /media/alex/opl/jogos
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
create mask = 0777
force create mode = 777
force directory mode = 777
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
No caso a pasta 'jogos' é onde o opl busca as informações. Os jogos precisam estar em /media/alex/opl/jogos/DVD por exemplo.

A pasta 'jogos' é a raiz, nela tem que esta as pastas de configuração do opl, ART, CD, DVD, THM etc etc.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Aproveitando o assunto OPL....sera que rola de boa um Pendrive de 64GB?
Atualmente uso um de 16GB somente para jogos de PS1 via POPs,para PS2 uso um HD IDE + NA de 250GB.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Aproveitando o assunto OPL....sera que rola de boa um Pendrive de 64GB?
Atualmente uso um de 16GB somente para jogos de PS1 via POPs,para PS2 uso um HD IDE + NA de 250GB.


Deve rodar sim, testei um HD de 750gb via usb e foi de boa, acredito que esse pendrive vai também. Qual marca dele?
 

generallee

Supra-sumo
Mensagens
45
Reações
39
Pontos
178
No caso a pasta 'jogos' é onde o opl busca as informações. Os jogos precisam estar em /media/alex/opl/jogos/DVD por exemplo.

A pasta 'jogos' é a raiz, nela tem que esta as pastas de configuração do opl, ART, CD, DVD, THM etc etc.
Valeu, seatle94br problema resolvido. Agora é curtir um hd cheio de jogos rodando no linux.
 

generallee

Supra-sumo
Mensagens
45
Reações
39
Pontos
178
No caso a pasta 'jogos' é onde o opl busca as informações. Os jogos precisam estar em /media/alex/opl/jogos/DVD por exemplo.

A pasta 'jogos' é a raiz, nela tem que esta as pastas de configuração do opl, ART, CD, DVD, THM etc etc.

Sim. Antes eu formatei esse hd que vou usar só pra isos, criei uma partição ext4, copiei as isos e as pastas ques estavam nessa "pasta" jogos(estava na minha home) e depois dei permissão(sudo chmod 777 /media/opl).
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Sim. Antes eu formatei esse hd que vou usar só pra isos, criei uma partição ext4, copiei as isos e as pastas ques estavam nessa "pasta" jogos(estava na minha home) e depois dei permissão(sudo chmod 777 /media/opl).


Dá uma replica no blog lá para ajudar quem precisar!
 
Topo Fundo