O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Oq + irrita na hora de caçar emprego ?

Akse Laughing

Habitué da casa
Mensagens
127
Reações
270
Pontos
63
Uma pergunta: será que a beleza do cidadão influência na decisão, isso em termos que os candidatos estejam nivelados, mas vamos colocar que bonitão esteja um pouco inferior que os demais porém seja super aparentado? As chances dele ganhar são altas? Depende da área né. Já vi pessoas falando sobre isso, mas sei não. Não tenho experiência efetiva no mercado. Embora já tenho trabalhado como atendente em loja. Atualmente faço faculdade e ainda n tive um contato maior vamos colocar assim!

olha o lado bom, c não vai ser pego de surpresa, nas mentirinhas sobre ter lugar pra todo mundo no mercado de trabalho
 

Akse Laughing

Habitué da casa
Mensagens
127
Reações
270
Pontos
63
Na prática, fazem isso porque não se importam com os entrevistados. Se 1 ganhou e o resto perdeu, f**a-se o resto.

Mas na teoria, a "resposta técnica" que eles usam pra fazer isso é uma: concorrência. Eles dizem que se derem feedback (ex: "seu inglês foi ruim", "procuramos alguém com experiência nisso", "queríamos alguém com conhecimento naquilo" etc), eles não ganham nada, mas sim a concorrência, que irá receber um candidato mais "bem preparado". Tem sentido? Algum. Mas é óbvio que é uma preocupação insignificante porque o mercado é gigantesco, a oferta é enorme e os cargos super específicos, aqueles de habilidades únicas, são raríssimos... a exceção da exceção. Logo, essa lógica é pura patifaria.

De resto, óbvio que não concordo simplesmente porque é questão de educação: não deu certo? Ao menos dê um telefonema e avise a pessoa (talvez ela esteja esperando a resposta pra poder seguir um caminho ou outro). Infelizmente, esse é o padrão aí fora.


Embora isso esteja mudando dos últimos 10 anos pra cá, em função da digitalização das empresas de RH e "obrigatoriedade legal" de se ter uma "seletiva", principalmente dentro de grandes grupos (sou da época em que pra trabalhar num lugar, bastava deixar o currículo e avisar algum chegado interno), o que vale mesmo - NA PRÁTICA - ainda é o Quem Indica. Isso faz parte da nossa cultura (lá nos States, por exemplo, é o inverso...).

Mas tem uma coisa que consegue ser ainda pior que o Q.I: coitadismo. Uns 12 anos atrás, fui numa entrevista de emprego num banco (agência hoje nem existe mais, lol): eu e mais 3 recém-formados: um japonês boy quietão com familiares todos funcionários de banco (era o terceiro ou quarto banco que o cara trabalhava), um cara pobre que ficou anos tentando seguir vida acadêmica e uma mina pobre e grávida, que falava mais que taxista.

Quem você acha que levou a vaga?

Mas isso não acontece apenas em seletiva de emprego não... Mestrado tem MUITO disso... Já vi pós-doutores em sociologia ignorarem alunos homens gabaritados (ex: experiência em empresa júnior, anos de monitoria, anos de iniciação científica, artigos publicados em periódicos etc) pra darem vez pra uma aluna negra que nunca tinha escrito um artigo na vida. Detalhe: a tese dela foi sobre "produtos de beleza para o público negro", e o avaliador da banca era a esposa do orientador. Tudo absurdamente esquematizado entre eles.

Ironicamente, são esses aí que são os primeiros a meterem o pau na meritocracia.

sobre o lance da meritocracia, eu concordo que não vale de nada, eu tinha um colega de um curso de informatica lá atrás, ele era experiente em um monte de trampo, mais na hora da entrevista ele percebia que os cara tinha medo de perder o emprego pra ele e eliminava a chance dele.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.298
Reações
11.797
Pontos
1.654
Citaria 3 coisas:

- Quando a vaga em questão que você tinha chances de entrar foi misteriosamente cancelada, ou seja, o candidato não foi informado sobre o real motivo. No máximo, você é informado que foi cancelado o contrato do cliente ou que o gestor desistiu da vaga (isso me soa suspeito, para encaixar um QI dele).

- Excesso de etapas para a seleção de um candidato, realmente é muito maçante para quem se submete a isso. Não acredito que seja tão dificil escolher alguém. Processo deveria ser melhor otimizado pela área que o candidato está se candidatando. Ideal seria no máximo (uma) visita física ao local de trabalho. Maior adoção de entrevistas online (como principal ou como complemento a entrevista física no local). Outro adendo que além da entrevista inicial RH aonde você realiza trocentos testes, caso seja aprovado você passa a ser entrevistado pelo colega de setor, depois pelo seu futuro chefe de setor, depois pelo dono (e/ou socio da empresa).

- Não informar o salário após o primeiro contato, pois acho que seria mais transparente e até ajudaria na seleção, pois se o salario for abaixo da expectativa, muitos candidatos desistem dando maiores chances a aqueles que aceitam as vagas com baixa remuneração. Pois no caso da TI, por exemplo, é muito comum pessoas empregadas estarem procurando emprego principalmente por insatisfação do emprego atual.
 


Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Hoje em dia para esse pessoal de RH eles escolhem o candidato até pelo gosto pessoal, valores, religião, opinião política e esportiva.
E se você for aquele cara "Neutro" (Scja com política, religião, futebol, gosto pessoal) tá fodido.
Teve um lugar que trabalhei que eu descobri mais tarde que a pessoa que me contratou gostava de astrologia, eu não tenho provas concretas mas posso apostar R$100 contigo que essa pessoa já descartava candidatos só de olhar o mes de nascimento e saber o signo da pessoa.
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.517
Reações
12.277
Pontos
1.449
O que mais me frustra com toda a certeza do mundo é não chegar nem a ser chamado para uma entrevista onde CLARAMENTE você é capacitado, comparando currículo com exigência de capacidade.

Passei anos procurando emprego, mandando uma tonelada de currículo, ajustando meu currículo e pedindo ajuda a amigos mais experientes na arte de caçar emprego.

Pra mim essa é a experiência mais frustrante do mundo, não fazer parte do processo, não participar do processo, te faz sentir um belo de um m****.

Exemplo: atualmente tenho cargo de coordenador em uma empresa que estou desesperadamente tentando sair. Mandei currículo para uma vaga de analista, em um ramo onde tenho 4 anos de experiência, não tive nenhum tipo de resposta do envio do currículo. É frustrante demais.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Só sei que o que deve ter irritado muita gente de um processo seletivo em que meu colega passou era o fato dele ter sido contratado por ir de bermuda na entrevista ao invés de bem arrumado... porque segundo o RH era o espírito e a filosofia que a empresa queria passar.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Dinâmica de grupo ridícula é o pior. Na empresa que tô hoje foi até tranquila, pq só envolveu apresentação pessoal.

Mas já fiz um processo em outra empresa que a entrevistadora formou duplas, deu um barbante, macarrão cru (aqueles compridos, acho que é espaguete) e marshmallow pra cada e mandou a gente construir uma ponte onde fosse possível passar uma pessoa por baixo. Negócio ridículo, eu só não saí de lá essa hora pq tinha alugado carro e ido fazer a entrevista a 120km de distância da minha cidade.
Eu lembro que fiz uma que tinha que cortar coisas e colar igual se eu estivesse na 5ª série. Pior que foi quase 2 horas de dinâmicas idiotas. Essa é a pior parte de arrumar emprego.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Uma pergunta: será que a beleza do cidadão influência na decisão, isso em termos que os candidatos estejam nivelados, mas vamos colocar que bonitão esteja um pouco inferior que os demais porém seja super aparentado? As chances dele ganhar são altas? Depende da área né. Já vi pessoas falando sobre isso, mas sei não. Não tenho experiência efetiva no mercado. Embora já tenho trabalhado como atendente em loja. Atualmente faço faculdade e ainda n tive um contato maior vamos colocar assim!
Sim, não tenho dúvidas de que isso tem, no mínimo, alguma influência. Não é o critério principal, longe disso, mas os selecionadores são humanos e estão sujeitos a isso.

Não duvido eu perder uma seleção em algum lugar porque eu não sou bonito como um "Faria Limer" qualquer com currículo e experiência similar ao meu.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
Citaria 3 coisas:

- Quando a vaga em questão que você tinha chances de entrar foi misteriosamente cancelada, ou seja, o candidato não foi informado sobre o real motivo. No máximo, você é informado que foi cancelado o contrato do cliente ou que o gestor desistiu da vaga (isso me soa suspeito, para encaixar um QI dele).

- Excesso de etapas para a seleção de um candidato, realmente é muito maçante para quem se submete a isso. Não acredito que seja tão dificil escolher alguém. Processo deveria ser melhor otimizado pela área que o candidato está se candidatando. Ideal seria no máximo (uma) visita física ao local de trabalho. Maior adoção de entrevistas online (como principal ou como complemento a entrevista física no local). Outro adendo que além da entrevista inicial RH aonde você realiza trocentos testes, caso seja aprovado você passa a ser entrevistado pelo colega de setor, depois pelo seu futuro chefe de setor, depois pelo dono (e/ou socio da empresa).

- Não informar o salário após o primeiro contato, pois acho que seria mais transparente e até ajudaria na seleção, pois se o salario for abaixo da expectativa, muitos candidatos desistem dando maiores chances a aqueles que aceitam as vagas com baixa remuneração. Pois no caso da TI, por exemplo, é muito comum pessoas empregadas estarem procurando emprego principalmente por insatisfação do emprego atual.

uma vez vi uma materia num site de uma molier dizendo que pra trabalhar no google ela passou por 13 etapas, entre dinamicas e entrevistas pessoais, entrevista online via skype e por telefone tb

se fosse eu depois da terceira mandava pra pqp :kkk
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.915
Pontos
1.559

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.187
Reações
22.458
Pontos
1.324
Puts, nem me fale.

De uns anos para cá, acho que uns 6, comecei a gaguejar não sei pq e do nada, as vezes algumas palavras não saem ai começo a ficar nervoso e fode tudo, perco a linha de raciocínio de assuntos que domino.

Preciso passar em com o fono.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk


Passo pelo mesmo problema, se pudesse faria um intensivo nessa clínica que é considerada por muitos a melhor do Brasil

Esse cara consegue transformar qualquer atrapalhado em orador.

www.boasfalas.com.br
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
até para vaga de estagiário é exigida experiência.

pior aqueles que tem ate concurso, ja fiz uma vez pro TRE e nunca fui chamado, so errei umas 3 questoes, lol, algum sobrinho de alguem la tomou a vaga rsrs

correios vez ou outra abre vaga pra estagiario mas acho poque so querem pegar a grana dos que se inscrevem na prova
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.517
Reações
12.277
Pontos
1.449
Aqui na OS, aprendi que fazer concurso é errado e se sujeitar a essas maravilhosas situações relatadas aqui no tópico é que é o certo.
É foda, essa cultura " linkediana " é tão almejada e adorada que ficamos parecendo um bando de ovelhas correndo atrás do que no final das contas nem vai nos fazer tão feliz assim.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.575
Reações
17.801
Pontos
749
Eu lembro que fiz uma que tinha que cortar coisas e colar igual se eu estivesse na 5ª série. Pior que foi quase 2 horas de dinâmicas idiotas. Essa é a pior parte de arrumar emprego.

Eu iria embora. Cortar papelzinho e colar é o c***lho.

f**a-se.

Já arrumei emprego com muito mais facilidade. Conversei com a dona (sem saber, ela me entrevistou mas em nenhum momento disse que é a dona) e pá, fui contratado.

Quando é pra ser, vai ser.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.791
Reações
2.760
Pontos
703
Felizmente dei sorte com isso, normalmente fazia entrevista direto com o responsável da área (falava com o RH depois por formalidade) e algumas foi no QI mesmo. Aliás, estou tão despreparado nesse sentido que tenho até calafrios em pensar que posso passar novamente.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.767
Reações
16.022
Pontos
994
THIS.

Ter que ir lá, esperar um pouco, fazer a entrevista e tal é normal. Perguntas clichês e sem necessidade surgem? Infelizmente sim, mas dá pra levar. No entanto, tem ATITUDES que são REALMENTE deplóraveis: muito entrevistador atualmente fica de putaria, não vão direto ao ponto, não sabem as necessidades reais da função e muitos chegam ao ponto absurdo de não informarem nem o salário. Me lembra 3 anos atrás, quando fui numa longa seletiva de grande grupo onde me chamaram 3 vezes (prova escrita + dados pessoais, entrevista com diretor, entrevista com gerente + psicólogo, absolutamente nenhum responsável pelo setor) e.... na 3ª vez, mais uma vez, não tinham nem informado o mais básico: salário + benefícios. O cara falou que eu tinha passado, e iríamos no RH dar entrada na papelada. Obviamente, eu precisei chegar pro cara e falar antes: "Fulano, obrigado pela contratação, mas só uma detalhe que ficou pendente.... e com relação ao $? Você foi a 4ª pessoa que veio falar comigo e ninguém AINDA me informou". Sujeito ficou "sem jeito" e foi antes perguntar no financeiro de quanto era o salário (!). Isso mostra o total amadorismo e despreparo dos caras: estão só cumprindo tabela, mal e porcamente, pra segurar seus respectivos empregos.

Agora, dinâmica é algo realmente patético. Não serve pra nada, pura perda de tempo e possível chance de vergonha alheia. Serve apenas pro cara do RH dizer que está "trabalhando". Uns 10 anos atrás, fui numa entrevista: cerca de 25 pessoas. Fiquei até surpreso com a quantidade. A entrevistadora chegou, falou o cargo e o salário, e logo em seguida perguntou se alguém ali gostaria de sair. Como o salário era igual ao meu atual, mas o local era MUITO mais distante (teria um gasto considerável com gasolina), fui o único que levantou e foi embora. Enquanto esperava do lado de fora, fiquei observando o pessoal na dinâmica (a parede era de vidro): separaram em 2 grupos de 12-13 pessoas e a equipe que fizesse mais "avioeszinhos de papel" num determinado tempo, seria "a vencedora".

Dei graças a Deus que tive a autênticidade de pedir pra sair - é, no mínimo, constrangedor.
A vaga era pra ser cover do Silvio Santos?

Essa galera de RH viaja....

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Superlucy

Bam-bam-bam
Mensagens
603
Reações
227
Pontos
499
Já ouvi povo do RH de uma empresa falando pra chamar galera pra entrevista que a vaga tinha sido suspensa, "pra já ficar no banco", ou seja, os candidatos iriam gastar com transporte, se submeter a entrevista subjetiva sem nem saber que não iria dar em nada, pois não tinha mais grana ou projeto pra trabalhar... E provavelmente pra outro projeto e vaga, as exigências tb seriam outras, ou seja, vivem em um mundo paralelo que acham que geral pode se dar ao luxo de perder tempo e dinheiro pra eles mostrarem serviço.


Um amigo contou que foi numa seleção pra estágio em uma firma (que já possuía fama de ser ruim) e na hora da entrevista com todos os candidatos reunidos disseram: "houve uma mudanca E não vai mais ter bolsa para o estágio, mas vocês terão a chance de aprender, ganhar experiência, quem nao quiser pode sair" e uns foram saindo deixando rh com queixo caído reclamando eles podiam se desenvolver e não quiseram blablabla
 
Topo Fundo