O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os 10 melhores podcasts do Brasil ( + listem os seus)

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Tinha um podcast que eu adorava, o Vida de Fudido, e até hoje não sei por que parou. Inclusive um user aqui participava, se não me engano era o @Major Bacon

ter podcast dá trabalho e não dá retorno
faz tempo que quero lançar um, mas só o gasto com hospedagem e o tempo que precisa se dedicar já torna complicado pra quem trabalha e estuda
e é aquele negócio, é por amor mesmo, pq grana só ganha os top10 e olhe lá
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
tem algum podcast que tinha potencial, que vocês curtiam, e acabou?

tinha um podcast de um site/blog (que nem sei se existe mais o site/blog) chamado 8balls, os caras fizeram 3 episódios, era bem "politicamente incorreto"
por algum motivo os caras só fizeram esses 3, acho que foi em 2014

tb tinha um legal do tibiabr que também teve poucos eps
Depois das Onze
Pauta Livre News


Jurassicast tb curtia, mas dependia bem do tema. Depois que eles trocaram para o Refil acompanhei alguns episódios e não sei pq não curti - acabei deixando de assinar o feed. Sdds Calaveira (que frequentava o fórum e acabou banido)
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
ter podcast dá trabalho e não dá retorno
faz tempo que quero lançar um, mas só o gasto com hospedagem e o tempo que precisa se dedicar já torna complicado pra quem trabalha e estuda
e é aquele negócio, é por amor mesmo, pq grana só ganha os top10 e olhe lá
Hj, com padrim/apoia.se ficou 'menos difícil' conseguir um troco com conteúdo, mas antes você precisa investir do próprio bolso, já que dificilmente alguém vai começar a te mandar $$ sem conhecer teu conteúdo.

De qq forma só indicaria pros amigos que queiram fazer como hobby... mais pra frente, se der grana, deu. Ou se a pessoa quiser aprender a editar aúdio e virar profissional na área, como tem um bocado por aí.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Hj, com padrim/apoia.se ficou 'menos difícil' conseguir um troco com conteúdo, mas antes você precisa investir do próprio bolso, já que dificilmente alguém vai começar a te mandar $$ sem conhecer teu conteúdo.

De qq forma só indicaria pros amigos que queiram fazer como hobby... mais pra frente, se der grana, deu. Ou se a pessoa quiser aprender a editar aúdio e virar profissional na área, como tem um bocado por aí.

pois é, mas até vc conseguir público...
vejo o caso do não ouvo, com a bancada antiga ainda, tinha bastante apoiador e tal
qdo o cid chutou os caras e eles foram pra seus próprios podcasts, pode olhar no spotify ae, o não ouvo continua no top 10 eqto o rebobinando (luide) e o eu tava lá (braian) ficam lá pra 100°, o do igor (thshow) eu nem vi na lista

tb tem podcast bom que parece que chegou no upper limit de ouvintes, que é o caso do minuto de silêncio

então, pelo menos pra mim, seria mais por gostar da mídia mesmo
quando eu era bem novo, tipo 20 anos atrás, eu e meus amigos fazíamos um tipo de podcast com um microfone e gravado em fita k7 kkkkk bons tempos

Não ouvo depois que trocou a bancada não consegui curtir

estou reouvindo os antigos eqto vou ouvindo os novos e realmente, aquela turma (especialmente quando estavam os 4 juntos) eram diferenciados
mas eu gosto da bancada nova tb, magal eu acompanho há bastante tempo, então já achei legal ver ele lá
 

Major Bacon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
417
Reações
727
Pontos
529
Tinha um podcast que eu adorava, o Vida de Fudido, e até hoje não sei por que parou. Inclusive um user aqui participava, se não me engano era o @Major Bacon .

ter podcast dá trabalho e não dá retorno
faz tempo que quero lançar um, mas só o gasto com hospedagem e o tempo que precisa se dedicar já torna complicado pra quem trabalha e estuda
e é aquele negócio, é por amor mesmo, pq grana só ganha os top10 e olhe lá

Opa! Então, o VDF tá vivo de novo! Voltamos no ano passado. Ele é tipo herpes, reaparece quando você menos imagina.
O feed antigo morreu quando o site saiu do ar, então acabamos perdendo muitos ouvintes. Mas estamos com um site novo e lá no Spotify, Apple Podcasts, etc.

Há uns anos atrás tivemos a sorte de ficar várias vezes entre os TOP10 do iTunes (não sei como, na real. tinha outros podcasts que tinham mais ouvintes que a gente e não apareciam na lista), mas isso nunca rendeu nada pra gente. Hoje em dia não temos nem 20% do número de ouvintes dessa época. Nunca ganhamos 1 centavo com ele, mas pra gente nunca fez diferença. Sempre fizemos só por hobby, pra manter a amizade viva e continuar envolvido na vida dos amigos. Já ficamos felizes pra caramba em saber que tanta gente se divertia ouvindo as nossas conversas e perdendo tempo com a gente.
 


Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Há uns anos atrás tivemos a sorte de ficar várias vezes entre os TOP10 do iTunes (não sei como, na real. tinha outros podcasts que tinham mais ouvintes que a gente e não apareciam na lista), mas isso nunca rendeu nada pra gente. Hoje em dia não temos nem 20% do número de ouvintes dessa época. Nunca ganhamos 1 centavo com ele, mas pra gente nunca fez diferença. Sempre fizemos só por hobby, pra manter a amizade viva e continuar envolvido na vida dos amigos. Já ficamos felizes pra caramba em saber que tanta gente se divertia ouvindo as nossas conversas e perdendo tempo com a gente.

sobre o que é o teu podcast?
se pá vou dar uma conferida no final de semana

gosto de podcasts descontraídos, mais voltado pra humor, tipo conversa de bar mesmo
comecei a gostar de podcasts por causa do nerdcast e por eles fazerem bem assim, aconteceu o mesmo com o não ouvo e o minuto de silêncio
 

Major Bacon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
417
Reações
727
Pontos
529
sobre o que é o teu podcast?
se pá vou dar uma conferida no final de semana

gosto de podcasts descontraídos, mais voltado pra humor, tipo conversa de bar mesmo
comecei a gostar de podcasts por causa do nerdcast e por eles fazerem bem assim, aconteceu o mesmo com o não ouvo e o minuto de silêncio
Ahahaha É exatamente isso! Só uma conversa entre amigos. Na maioria das vezes contando histórias reais, algumas conversando sem pauta nenhuma ou apenas reclamando da vida e de outras pessoas. Também temos um episódio especial chamado Bolovo de Ouro, que é tipo um Oscar de fudido.

Aqui um ctrlc ctrlv do site: O Vida de Fudido! é um podcast que tem a auto-depreciação, a humilhação gratuita, a agressão desnecessária e o bullying auto-infligido como as bases primárias de seu ofensivo senso de humor, classificado (corretamente) muitas vezes como "de retardado" ou "de quinta série".
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
Queria saber onde hospedar podcast de forma gratuita ou mais barata possível.
Vi o site PODBEAN que o plano grátis é 5 horas, mas não diz se é 5 horas por mês ou total. Outros sites dizem que esse podbean é 5 horas free por mes, mas não tenho certeza.
Ou consigo hospedar o arquivo de audio em um servidor de hospedagem qualquer, gerar o RSS Feed, e publicar no spotify e outros?
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Pra quem tinha interesse em podcast mais alinhados à visão política fora do mainstream, encontrei o Fora da Bolha (não lembro quem indicou).

Acho o tom bem legal. Mas tem o lado ruim que é só uma pessoa, geralmente prefiro duas ou três.
 

Jim_Morrison

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.001
Reações
1.175
Pontos
884
Dando um up aí p/ citar o Jogo Véio, q é bem bacana. C alguém tiver mais dicas d conteúdo retrogamer, fico feliz tb.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
Não sei se o pessoal viu, mas a Wondery está trazendo uma 'mini-série' de podcast pra cá, a Dr Morte.

Gostei muito do que ouvi até agora (episódio 4), fica a recomendação.

Inclusive quando terminar (são 6 episódios) vou atrás do original em inglês pra treinar o ouvido...
 

Major Bacon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
417
Reações
727
Pontos
529
Queria saber onde hospedar podcast de forma gratuita ou mais barata possível.
Vi o site PODBEAN que o plano grátis é 5 horas, mas não diz se é 5 horas por mês ou total. Outros sites dizem que esse podbean é 5 horas free por mes, mas não tenho certeza.
Ou consigo hospedar o arquivo de audio em um servidor de hospedagem qualquer, gerar o RSS Feed, e publicar no spotify e outros?

Dá uma olhada no Anchor.fm (https://anchor.fm/). Ele é gratuito e publica seus episódios automaticamente no Spotify (talvez você tenha que se cadastrar aqui antes, não me lembro: https://podcasters.spotify.com/submit) e outros serviços de distribuição.
Não sei se atende tudo que você precisa, mas espero que ajude.
 

Arkham Ferreira

Veterano
Mensagens
276
Reações
1.385
Pontos
133
Podcast "O Porão da Mamãe."
Programa fora da bolha ideológica do mainstream e sem politicamente correto.
Discute Vários temas (Política, Cinema, Games, Cotidiano).
 

Major Bacon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
417
Reações
727
Pontos
529
terminei de ouvir os eps esse final de semana, achei da hora a interação entre vcs, pena ter poucos


e aquele "Pézão" tem a voz MUITO parecida com o Beby (radialista que tem/tinha aquele programa Chupim na rádio metropolitana de SP), demorei um tempão tentando relacionar o nome a pessoa
Opa, valeu por escutar! São poucos eps mesmo. É até vergonhoso quando a gente percebe que só lançamos uns 20 e poucos episódios em OITO ANOS. eeheheh
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Não ouvo depois que trocou a bancada não consegui curtir

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
No começo fiquei meio chateado, mas agora já acostumei.

O curioso é que a bancada antiga praticamente todo mundo tem um podcast mas não consigo ouvir nenhum deles, acho muito ruim, o melhorzinho que escuto as vezes dependendo do convidado é a do Braian, o resto acho muito fraco... já quando tá todo mundo junto os caras eram muito engraçado, varias vezes eu pagava de maluco no busão rindo pra cassete sozinho
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.718
Reações
8.203
Pontos
453
Pra quem tinha interesse em podcast mais alinhados à visão política fora do mainstream, encontrei o Fora da Bolha (não lembro quem indicou).

Acho o tom bem legal. Mas tem o lado ruim que é só uma pessoa, geralmente prefiro duas ou três.

Recomenda alguns de games?
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
É até vergonhoso quando a gente percebe que só lançamos uns 20 e poucos episódios em OITO ANOS. eeheheh

mas vcs pensam em gravar mais pra um futuro próximo?

O curioso é que a bancada antiga praticamente todo mundo tem um podcast mas não consigo ouvir nenhum deles, acho muito ruim, o melhorzinho que escuto as vezes dependendo do convidado é a do Braian, o resto acho muito fraco... já quando tá todo mundo junto os caras eram muito engraçado, varias vezes eu pagava de maluco no busão rindo pra cassete sozinho

verdade, o do braian é o que eu ouço as vezes
luide parece outra pessoa no podcast dele, no final do ano quando o cid tava fora do br e o lierson chamou o luide pra um ep o cara parecia que tinha "ganhado vida" novamente, como se aquela fosse a casa dele, digamos
do igor não ouço pq nao curto maconha e assuntos relacionados

a bancada nova tb funciona melhor quando está o canella, lucas e magal, (e o cid, claro), quando falta um deles perde um pouco da dinâmica

nas minhas férias de meio de ano do trampo eu maratonei os eps do não ouvo desde o começo pela segunda vez, tipo de podcast que não podia ouvir de madrugada pra não acordar os vizinhos
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
O curioso é que a bancada antiga praticamente todo mundo tem um podcast mas não consigo ouvir nenhum deles, acho muito ruim, o melhorzinho que escuto as vezes dependendo do convidado é a do Braian, o resto acho muito fraco... já quando tá todo mundo junto os caras eram muito engraçado, varias vezes eu pagava de maluco no busão rindo pra cassete sozinho
Já postei isso aqui em uma página anterior, mas tem podcast que só funciona porque tem uma equipe excelente, onde a química entre participantes funciona. Isso quer dizer que individualmente, os participantes são bem fracos. O meu maior exemplo é o finado Games on the Rocks (do portal IG), que era muito bom, mas os podcasts solo da galera que saiu de lá são um verdadeiro pavor. Os participantes são pedantes ao extremo, parece que só pioraram com o tempo. Outro exemplo é o Nowloading (que morreu lá por 2011), de onde saíram o Jogabilidade (Giant Bomb Brasileiro - isso não é um elogio) e o Fênix Down (que não durou muito tempo e virou canal de youtube). O Nowloading era fenomenal, mas os dois podcasts que saíram de lá são de ruim para péssimo. O Jogabilidade tem alguns episódios muito bons, mas a maioria do conteúdo é chorume para Patreon. O Fênix Down quis seguir uma vertente mais mainstream, mas não teve gás.

Como você disse, mesma coisa do luíde. Eu já o conhecia de muito tempo (acho que desde 2012 ou 2013, antes de ser podcaster), e sempre o achei um cara com muitos altos e baixos (mais baixos do que altos). Foi só se separar da bancada ali que voltou a ser um zé ninguém, que sempre tenta embarcar em algum bonde, mas nunca vai pra frente.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Acontece.

Nesse ínterim muitos podcasts morreram, alguns eram bons como o Jurassicast, Na Porteira Cast, o próprio Pouco Pixel, etc.

Só acho que não estou surgindo tanto podcasts novos interessantes assim, ou muitos dos que surgem parecem bem amadoras - sem regularidade, sem aprofundamento de uma pauta, sem qualidade -.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Acontece.

Nesse ínterim muitos podcasts morreram, alguns eram bons como o Jurassicast, Na Porteira Cast, o próprio Pouco Pixel, etc.

Só acho que não estou surgindo tanto podcasts novos interessantes assim, ou muitos dos que surgem parecem bem amadoras - sem regularidade, sem aprofundamento de uma pauta, sem qualidade -.
Eu acho que isso é cíclico. Não sei se vocês chegaram a acompanhar essa treta no twitter, lá pra junho (é uma thread, esse é o primeiro post):


A carapuça serviu pra muita gente, e o que mais se ouviu foi "mas o podcast é uma mídia nova no BR". Porra, o podcast no Brasil existe desde 2006. 13 anos. 13 anos de TV, 13 anos de rádio, já estavam fazendo tudo o que podiam. Mas por que não o nosso podcast BR? Simplesmente porque todo podcast morre. Se você for ver quem tá lá desde o início, provavelmente é só o Nerdcast e aquele cara do Código Livre. O resto acabou podcast, fez outro podcast, lança podcast uma vez por ano, e por aí vai. Eu nem diria que a mídia vai se renovando, vai é se deteriorando mesmo.

Eu até discuti isso na época que o Pauta Livre News acabou, lá em 2016. De 3 em 3 anos, aparece uma galera nova e boa, que renova a mídia. Mas eles vão se desgastando, desgastando, até que acaba e todo mundo vai pro seu canto.

Lá no longínquo 2007, tínhamos coisas como Animecast, QGNet, FileCast, Depois das 11.
Aí em 2010 todo mundo deu uma morrida, e vieram coisas como Papo de Gordo, Toscochanchada, Now Loading, Visão Histórica, Piratacast, Games on the Rocks.
Em 2013, morreram de novo. Começaram então coisas como Pauta Livre News, Braincast, Chronocast, Podtrash.
Em 2017, morreram um bocado de novo. Aí começou a onda do podcast "descolado", que foi todo tipo de TV e jornal lançando um, e engolindo o já parco público do podcast "raiz", daquele gordão comedor de cheetos se esbaforindo toda semana lendo artigo da wikipédia para ver se rendia pauta. O que se salvou aqui foram os podcasts de esportes.

"Todo ano é o ano do podcast", já dizia a velha máxima. Mas isso já tem 13 anos. Se deveria ter um ano do podcast, ele já veio e já passou. Não vai ser um luide ou um Pablo Sarmento que vai recuperar essa mídia de uma nova morte precoce.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu acho que isso é cíclico. Não sei se vocês chegaram a acompanhar essa treta no twitter, lá pra junho (é uma thread, esse é o primeiro post):


A carapuça serviu pra muita gente, e o que mais se ouviu foi "mas o podcast é uma mídia nova no BR". Porra, o podcast no Brasil existe desde 2006. 13 anos. 13 anos de TV, 13 anos de rádio, já estavam fazendo tudo o que podiam. Mas por que não o nosso podcast BR? Simplesmente porque todo podcast morre. Se você for ver quem tá lá desde o início, provavelmente é só o Nerdcast e aquele cara do Código Livre. O resto acabou podcast, fez outro podcast, lança podcast uma vez por ano, e por aí vai. Eu nem diria que a mídia vai se renovando, vai é se deteriorando mesmo.

Eu até discuti isso na época que o Pauta Livre News acabou, lá em 2016. De 3 em 3 anos, aparece uma galera nova e boa, que renova a mídia. Mas eles vão se desgastando, desgastando, até que acaba e todo mundo vai pro seu canto.

Lá no longínquo 2007, tínhamos coisas como Animecast, QGNet, FileCast, Depois das 11.
Aí em 2010 todo mundo deu uma morrida, e vieram coisas como Papo de Gordo, Toscochanchada, Now Loading, Visão Histórica, Piratacast, Games on the Rocks.
Em 2013, morreram de novo. Começaram então coisas como Pauta Livre News, Braincast, Chronocast, Podtrash.
Em 2017, morreram um bocado de novo. Aí começou a onda do podcast "descolado", que foi todo tipo de TV e jornal lançando um, e engolindo o já parco público do podcast "raiz", daquele gordão comedor de cheetos se esbaforindo toda semana lendo artigo da wikipédia para ver se rendia pauta. O que se salvou aqui foram os podcasts de esportes.

"Todo ano é o ano do podcast", já dizia a velha máxima. Mas isso já tem 13 anos. Se deveria ter um ano do podcast, ele já veio e já passou. Não vai ser um luide ou um Pablo Sarmento que vai recuperar essa mídia de uma nova morte precoce.


Acho que como todo o lugar sempre os itens de maior qualidade são mais escassos, com os podcasts não seria diferente.

Algo que é muito comum lá fora e funcionar muito bem são podcasts no formato Storytelling. Infelizmente aqui no Brasil são poucos os pods que usam esse formato, geralmente o comum é fazer uma mesa redonda onde convidados são chamados e conversam em cima de uma pauta. Esse é um formato que tende a ser mais simples.
 

Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.241
Reações
16.711
Pontos
1.444
Vejo que podcast começa como um.hobbynqie depois descobrem que é um trabalho e de não ganham dinheiro com isso eles largam. Não atoa diversos pods saem por aí com campanha no patreon e etc.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Tem muita galera que faz por hobby mesmo. Só ver que os melhores e mais ouvidos realmente tem uma produção, valores que duvido que muita gente consiga fazer sozinha. Fora que agora tem tanto podcast, e até difícil acompanhar tudo.
Ultimamente até dei uma parada de escutar muitos. Sei lá meio saturado acho.

Enviado de meu Mi 9 Lite usando o Tapatalk
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
Acho que como todo o lugar sempre os itens de maior qualidade são mais escassos, com os podcasts não seria diferente.

Algo que é muito comum lá fora e funcionar muito bem são podcasts no formato Storytelling. Infelizmente aqui no Brasil são poucos os pods que usam esse formato, geralmente o comum é fazer uma mesa redonda onde convidados são chamados e conversam em cima de uma pauta. Esse é um formato que tende a ser mais simples.
Não sei se vc ouviu, mas o pessoal do Mundo Freak fez um 'especial' de 4 ou 5 episódios sobre 'relatos de um oficial de resgate'... e na minha opinião ficou FODA.

Como eu queria ter esse tipo de conteúdo pra consumir por aqui, mas acredito eu que seja MUITO caro de produzir - não só em $$, mas tb em mão de obra...
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Não sei se vc ouviu, mas o pessoal do Mundo Freak fez um 'especial' de 4 ou 5 episódios sobre 'relatos de um oficial de resgate'... e na minha opinião ficou FODA.

Como eu queria ter esse tipo de conteúdo pra consumir por aqui, mas acredito eu que seja MUITO caro de produzir - não só em $$, mas tb em mão de obra...

Sim, eu vi, eles terminaram por agora, inclusive.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
comecei a ouvir o SciCast esses dias, muito legal mesmo, mas tem dois pontos baixos (pra mim):
1- a vinheta da moça falando sobre ciência ser divertida, acho irritante
2- é complicado ouvir esse podcast enquanto faz outras coisas pq tem explicações longas em alguns assuntos e se vc perder um pedaço porque voltou sua atenção pra algo já era, tem que voltar ou não vai entender
ontem mesmo ouvi um sobre imunologia enquanto jogava meu tibião véio e várias vezes perdi o fio da meada do podcast, aconteceu o mesmo no ep sobre chernobyl (o cara explicou como funcionavam os reatores)

então, é um podcast que acaba não servindo pra o que eu uso podcasts, que é ouvir enquanto jogo
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Ok, parece que tô fazendo jabá, mas é que estou gostando bastante.

O Saindo da Bolha dessa semana conta de forma bem didática algo que nem nas escolas aprendemos: Como se construiu o poderoso EUA, como uma experiência socialista que deu errado (pra variar) e gerou a experiência"precapitlalista" que deu certo.

Vale a pena ler e pensar no assunto.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
comecei a ouvir o SciCast esses dias, muito legal mesmo, mas tem dois pontos baixos (pra mim):
1- a vinheta da moça falando sobre ciência ser divertida, acho irritante
2- é complicado ouvir esse podcast enquanto faz outras coisas pq tem explicações longas em alguns assuntos e se vc perder um pedaço porque voltou sua atenção pra algo já era, tem que voltar ou não vai entender
ontem mesmo ouvi um sobre imunologia enquanto jogava meu tibião véio e várias vezes perdi o fio da meada do podcast, aconteceu o mesmo no ep sobre chernobyl (o cara explicou como funcionavam os reatores)

então, é um podcast que acaba não servindo pra o que eu uso podcasts, que é ouvir enquanto jogo
Taí um ponto. Eu acho que tem coisa que sinceramente não cabe no formato podcast. Uma dessas é um programa de 2 horas sobre um assunto que você precise prestar atenção. E assim como o podcast evolui, o público também. Se você for ver no twitter, é cheio de gente dizendo que não aguenta mais ouvir podcast longo. Que antes ouviam uns 20 podcasts por semana, e hoje em dia mal ouvem dois. Lá pra 2009, que foi o ano que mais ouvi podcasts, eu devia ouvir uns 30 por semana. Mas hoje não ouço nem 2. E um deles está no youtube.

Sei lá, acho que é por isso que podcasts de notícias (no formato jornalístico, não mesa de bar) começaram a fazer tanto sucesso. Têm entre 8 a 20 minutos, que é o tempo que você gasta em uma viagem até o trabalho. E se precisar durar mais tempo, você ouve dois seguidos. Eu notei isso mesmo lá pra 2011, quando o Nerdcast fez um episódio de 1h e 40m para falar da morte do Steve Jobs.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Taí um ponto. Eu acho que tem coisa que sinceramente não cabe no formato podcast. Uma dessas é um programa de 2 horas sobre um assunto que você precise prestar atenção. E assim como o podcast evolui, o público também. Se você for ver no twitter, é cheio de gente dizendo que não aguenta mais ouvir podcast longo. Que antes ouviam uns 20 podcasts por semana, e hoje em dia mal ouvem dois. Lá pra 2009, que foi o ano que mais ouvi podcasts, eu devia ouvir uns 30 por semana. Mas hoje não ouço nem 2. E um deles está no youtube.

Sei lá, acho que é por isso que podcasts de notícias (no formato jornalístico, não mesa de bar) começaram a fazer tanto sucesso. Têm entre 8 a 20 minutos, que é o tempo que você gasta em uma viagem até o trabalho. E se precisar durar mais tempo, você ouve dois seguidos. Eu notei isso mesmo lá pra 2011, quando o Nerdcast fez um episódio de 1h e 40m para falar da morte do Steve Jobs.

não ligo mto pra duração do podcast, até pq eu ouço enquanto jogo, até prefiro podcasts com mais de uma hora
o caso é que assuntos complexos é foda de ouvir fazendo outras coisas mesmo
ontem mesmo eu tive que voltar quase 5 minutos pra entender uma coisa que estavam explicando e não dá pra parar o jogo pra ficar fazendo isso toda hora
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
não ligo mto pra duração do podcast, até pq eu ouço enquanto jogo, até prefiro podcasts com mais de uma hora
o caso é que assuntos complexos é foda de ouvir fazendo outras coisas mesmo
ontem mesmo eu tive que voltar quase 5 minutos pra entender uma coisa que estavam explicando e não dá pra parar o jogo pra ficar fazendo isso toda hora
Ano passado a Disney lançou um filme de Star Wars lacrador, chamado The Last Jedi, o filme foi muito mal recebido, porque enfiou tanta lacração que ficou uma b*sta para a maioria dos fãs antigos.

A presidenta da LucasFilm, lacradora, mandou a PR (Public Relations) dizer que quem reclamava do filme eram bots russos e alt-right (fascistas) e logo várias revistas, sites, blogs e usuários estavam brigando contra quem achou o filme ruim.

Os fãs, aquela maioria que até então era silenciosa, se organizaram e passaram a boicotar a Disney. Nada de comprar brinquedos, nada de ir ao cinema, nada de livros, gibis e o escambau.

Até mesmo tivemos esse ano o primeiro filme da franquia a dar prejuízo (sim, prejuízo, custar mais do que arrecadou).

A explicação dela para esse fiasco de RP?

"Os fãs estão saturados com Star Wars, um filme por ano é muito por isso estamos tendo prejuízo"...

Bom, hoje 9 em cada 10 podcasts enfiam alguma medida de lacração, dos que enfiam muita lacração aos que enfiam pouco.

E isso afasta a maioria dos antigos fãs e os novos - que muitas vezes nem ouvem, só estão nas redes sociais sobrando mais lacração - não chegam na medida necessária para compensar, ou seja, estão diminuindo.

Mas assim como a Disney não pode dizer que foi a lacração do filme e da própria Lucasfilm que expulsaram o público, os podcasts vão dizer que é o tempo, a duração e não os assuntos chatos, convidados chatos, convidados capados, temas capados, cheiro de falsidade, medo de censura e tal, mas é.

Estou acompanhando esse aí que comentei, o Saindo da Bolha, que tem tanto episódios de 15 minutos quanto de uma hora e consumo todos da mesma forma, mas prefiro os que ele tem tempo de se esmiuçar no assunto.

Ou seja, parei de ouvir os podcasts que se ajoelharam aos lacradores e ainda gosto de podcast longo. Me parece uma desculpa, não uma razão real.
 
Topo Fundo