O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os 10nm da Intel acabaram de ser cancelados!

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.156
Reações
80.604
Pontos
1.559
Intel


A Intel não tem tido muita sorte com o seu processo de produção de 10nm. Aliás, foi graças ao ‘fail’ nestas linhas que a AMD foi capaz de descobrir o caminho de regresso ao topo do mercado de processadores!
No entanto, nos últimos meses, tudo indicava que os problemas mais graves estavam resolvidos e que assim, os primeiros processadores para desktop com esta tecnologia iriam chegar já em 2020, para finalmente rivalizar a sério com os muito recentes AMD Ryzen 3000 de 7nm…
Mas pelos vistos, a Intel decidiu cancelar o lançamento dos seus processadores de 10nm para o mercado desktop! E agora?

Intel 14nm


Isto são notícias chocantes! Afinal de contas, todos os rumores que sugeriam este desfecho foram negados pela empresa. E segundo as informações mais recentes, os primeiros produtos ‘Ice Lake’ baseados no processo de 10nm, iriam mesmo chegar ao mundo dos PCs Desktop durante o ano de 2020.

Contudo, parece que os processadores ‘Ice Lake’ e ‘Tiger Lake’ vão apenas chegar ao mercado mobile… Com a arquitetura ‘Skylake’ baseada no processo de 14nm a aguentar o forte até 2022!

Bem… Parece que a AMD tem razões para sorrir! Os 14nm da Intel são para continuar.


O que é extremamente estranho, especialmente quando as primeiras placas gráficas da Intel também são baseadas no processo de 10nm da empresa. As dificuldades são apenas nos processadores? Ainda não sabemos!

Portanto, a Intel vai abrir as portas ao HyperThreading em toda a gama de processadores Intel Core baseada na arquitetura Skylake, aumentado as frequências de relógio, e baixando os preços, de forma a conseguir competir com os Ryzen 3000 de 7nm. Além disto, o número de núcleos físicos também deverá aumentar para 10, com os novos ‘Comet Lake’.

Em suma, os próximos produtos da Intel vão ser os ‘Comet Lake’ de 14nm que posteriormente irão ser substituídos em 2021 pelos ‘Rocket Lake’ também eles de 14nm. Este último irá trazer o iGPU Gen 12 que alegadamente deveria fazer parte dos processadores ‘Ice Lake’ de 10nm.

Assim, vai ser apenas em 2020 que a Intel irá apostar numa mudança de tecnologia de produção, com os ‘Meteor Lake’ de 7nm EUV.

Fonte

Fonte da notícia: https://www.leak.pt/oops-os-10nm-da-intel-acabaram-de-ser-cancelados/
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
A Intel está passando pelo mesmo drama que a AMD passou em outros momentos com miniaturização a diferença aqui é a base financeira forte que os azuis possuem. É melhor este caminho que decidiram. Se o processo de 7nm está se mostrando mais promissor é melhor investir logo nele e conseguir um produto confiável no final ainda que permaneça estagnado num ponto mais atrás na evolução por um determinado período. Até porque não é como se o produto atual da Intel fosse um lixo basta que eles adequem melhor seu posicionamento de mercado que conseguirão manter a rentabilidade mínima algo mais que suficiente para um monstro como eles. Se a AMD com muito menos lastro conseguiu atravessar um período assim não é a Intel que irá sofrer grande abalo.
 

souchato

Habitué da casa
Mensagens
100
Reações
201
Pontos
63
nossa, quem le esse texto e nao entende muito dos processadores, sai pensando que os ryzen da amd sao muito superiores aos intel, nada tendencioso né hauhaua, quando na verdade vc apenas esta pagando menos por algo menos potente, nada mais justo...
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.224
Reações
2.022
Pontos
964
Eu só duvido que a Intel vai esperar chegar 2022 pra lançar CPU's 7nm. Eu chuto no max finald e 2021, logo antes dos feirados de final de ano.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Eu me pergunto o porque, o Ice Lake teve um salto até significante nos notebooks, será que tiveram problemas de produção?
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu me pergunto o porque, o Ice Lake teve um salto até significante nos notebooks, será que tiveram problemas de produção?

É um problema recorrente em miniaturização quando o processamento flui bem até determinado ponto, mas a partir de dali o incremento alcança um delta que inviabiliza a operação. Na verdade vimos isso na AMD também com os Ryzen, principalmente com a primeira geração. Eles só trabalhavam bem em clock baixos um incremento, mínimo que fosse, já significava problema. Aliás, hoje ainda tem isso, eles propagandeiam que tem boost "x", mas apenas modelos gold ou com uma solução térmica muito robusta conseguem manter isso. Já na Intel eles conseguem o mesmo sem grandes traumas.
 


marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
EU vi um artigo que eles teriam problemas pra fazer chips mais potentes em 10nm, que os de mobile funcionariam melhor. Que altos clocks não estavam funcionando nos 10nm. Vamos ver... Tanto q mesmo pra mobile tem 10gen de 10nm e 14nm...
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Demoraram pra abandonar essa bomba.

Mas agora fica interessante, porque se as GPUs da Intel estão programadas pro ano que vem e iam usar os 10nm, talvez possam ter cancelado o processo só para as CPUs?

Ou vão lançar em 14nm...
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Não por nada,mas se fode ae.
Se não fosse a amd quebrar as regras estariam ainda nos 4/4 e ganhando pra caramba em cima.
Quero que se exploda mais ainda pra ter mais benefícios para nós consumidores,que se quebrem em oferecer algo melhor que a amd está oferecendo agora.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
se ferraram então.

Talvez em placa de vídeo não seja problema, porque VGA trabalha com clocks bem mais baixos que CPU.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Mas ainda assim os processadores da intel rendem mais fps"bruto" q os da amd atual. Apesar da série 3000 ter colado nela. A Intel ainda pode se segurar nesses 14nm, socando núcleos e frequências maiores! E fora q a Intel já disse q ia diminuir pela metade os produtos deles pra concorrer com a AMD.

Por mais q seja em 14nm a intel ainda faz produtos melhores q a amd, só q mais caros. Se eles cortarem mesmo pela metade. Vai fazer um estrago. Ou pelo menos com um preço melhores q sua rival!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.347
Pontos
2.599
Bom, se essa for a tabela deles então os tais 7nm só depois desse 2022 aí.

Curioso é ver como vão lidar com as placas de vídeo que querem lançar se mal dão conta de evoluir na linha de processadores.

Mas se eles abolirem os 10nm para com certeza chegarem aos 7nm estará ok. Creio até que até lá a AMD fabrique em 5nm mas o importante será ter duas boas opções no mercado porque a AMD não pode se acostumar a ter concorrência enfraquecida.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.347
Pontos
2.599
Mas ainda assim os processadores da intel rendem mais fps"bruto" q os da amd atual. Apesar da série 3000 ter colado nela. A Intel ainda pode se segurar nesses 14nm, socando núcleos e frequências maiores! E fora q a Intel já disse q ia diminuir pela metade os produtos deles pra concorrer com a AMD.

Por mais q seja em 14nm a intel ainda faz produtos melhores q a amd, só q mais caros. Se eles cortarem mesmo pela metade. Vai fazer um estrago. Ou pelo menos com um preço melhores q sua rival!
Cara, processador de computador não foi feito para apenas jogar. Os 3000 são brutos em performance, bons em jogos e conseguem ser mais em conta. E isso porque foram a primeira geração de 7nm, imagine então quando refinarem na próxima e na próxima geração.

Não sei onde arruma isso de a Intel fazer produtos melhores baseado em unica e somente um 9700 e 9900 da vida terem uns fps a mais carregando uma RTX 2080Ti.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Cara, processador de computador não foi feito para apenas jogar. Os 3000 são brutos em performance, bons em jogos e conseguem ser mais em conta. E isso porque foram a primeira geração de 7nm, imagine então quando refinarem na próxima e na próxima geração.

Não sei onde arruma isso de a Intel fazer produtos melhores baseado em unica e somente um 9700 e 9900 da vida terem uns fps a mais carregando uma RTX 2080Ti.
Pois é, o 9600 já é bem abaixo desses e pensando no geral, vale mais um 3700x que o 9600.
E estava pesquisando um tempo atrás e percebendo que nerfada monstra a intel deu nas placas mãe deles, vc é obrigado a comprar placa boa até mesmo pra um 9400f. Tem muito recurso retirado nos modelos midrange, achei um absurdo.
Enquanto tem placa na amd a320 com ram a 3200 OC, a intel te deixa lá com 2666 só. Achei bem zuado.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Cara, processador de computador não foi feito para apenas jogar. Os 3000 são brutos em performance, bons em jogos e conseguem ser mais em conta. E isso porque foram a primeira geração de 7nm, imagine então quando refinarem na próxima e na próxima geração.

Não sei onde arruma isso de a Intel fazer produtos melhores baseado em unica e somente um 9700 e 9900 da vida terem uns fps a mais carregando uma RTX 2080Ti.

Então mals na minha conclusão. Eu estava falando pra games mesmo! Não programas ou custo beneficio.
A intel está nesses 14nm a 4 gerações e a AMD ainda não fez um processador q bate o i9 9900k em games! Se pode falar q as duas entregam muitos fps q é bobagem comparar,mas se vc busca jogar com muitos fps na tela, os da intel ainda são os mais indicado por manter esses fps mais altos e com médias maiores.. Principalmente o i7 9700k e o i9 9900k.

Agora se a intel conseguir trazer preços melhores q amd HT em todos os processadores, pra min vai ser melhor cxb! Pq a AMD precisa dar um salto q engula a intel em games, e isso não acontece!
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Parece que a estratégia de ficar só requentando marmita porque a concorrência estava com as pernas quebradas no final de contas deu muito ruim para a Intel.

Como muitos já citaram, se dependesse da Intel, ainda estaríamos na tríade 2c/4t, 4c/4t e 4c/8t, com aumentos incríveis de 1% a cada requentada geração.

Não que eu ache que a Intel vá entrar em apuros financeiros como aconteceu com a AMD, foi bastante lucrativo para ela esses 8 anos vendendo geração antiga só com uma nova camada de verniz, com certeza a Intel tem caixa para ficar pelo menos mais uns 5 anos coçando o saco antes de sentir a água bater na bunda e perceber que precisar se mexer.
E ainda tem gente ai defendendo os 14 nm hue
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.964
Reações
26.987
Pontos
1.844
E ainda vão ter esse maldito TDP, não adianta a maioria dos notebooks gamers ficam limitando calor (thermal throttle) ou energia (power throttle)... ainda mais que a GPUs da Nvidia puxam o pacote térmico...

Ai a gente fica entre Notes grossos e pesados pra ter mais dissipação de calor ou notes mais finos com throttling...
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.371
Pontos
1.599
Então mals na minha conclusão. Eu estava falando pra games mesmo! Não programas ou custo beneficio.
A intel está nesses 14nm a 4 gerações e a AMD ainda não fez um processador q bate o i9 9900k em games! Se pode falar q as duas entregam muitos fps q é bobagem comparar,mas se vc busca jogar com muitos fps na tela, os da intel ainda são os mais indicado por manter esses fps mais altos e com médias maiores.. Principalmente o i7 9700k e o i9 9900k.

Agora se a intel conseguir trazer preços melhores q amd HT em todos os processadores, pra min vai ser melhor cxb! Pq a AMD precisa dar um salto q engula a intel em games, e isso não acontece!
Concordo. Pra quem monta máquina exclusivamente pra games Intel ainda é a melhor opção.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.243
Reações
175.653
Pontos
2.234
Intel soltou uma nota negando os rumores.
10nm não foi cancelado, mas sai em 2021. 7nm em 2022.

Mas não detalharam nada, só disseram que vem CPU de Desktop.
A questão é que NUC é fundamentalmente um desktop com CPU ULV. Pode vir só nos caríssimos HEDT também.

AGORA SIM, HEIN

:kkk
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Imaginei a intel indo bater na porta da amd com um saquinho pra pedir uns chips 7nm pra eles :klolz

Mas a AMD não fabrica esses chips em 7nm. Diferente da intel q fabrica por contra propria e depende dela mesma pra evoluir! Se ela dependesse da mesma empresa q a amd, já estaria em 7nm. :klolzMas a AMD gasta pra fabricar e construir os chips em 7nm. Teoricamente a Intel não. Mas a Nvidia já fez parceria com a Samsung para entrar nos 7nm mais avançados la q esqueci o nome q a amd tb vai ter ano q vem!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Mas a AMD não fabrica esses chips em 7nm. Diferente da intel q fabrica por contra propria e depende dela mesma pra evoluir! Se ela dependesse da mesma empresa q a amd, já estaria em 7nm. :klolzMas a AMD gasta pra fabricar e construir os chips em 7nm. Teoricamente a Intel não. Mas a Nvidia já fez parceria com a Samsung para entrar nos 7nm mais avançados la q esqueci o nome q a amd tb vai ter ano q vem!
Não estraga a "piada" lol
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Acredito a amd vai conseguir alcançar a intel até ela sair desse processo de 14nm++++
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
nossa, quem le esse texto e nao entende muito dos processadores, sai pensando que os ryzen da amd sao muito superiores aos intel, nada tendencioso né hauhaua, quando na verdade vc apenas esta pagando menos por algo menos potente, nada mais justo...

Mais ou menos né, dizer que um monstro como o 3900x é menos potente que um 9900k é meio fodido de aceitar...
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Mais ou menos né, dizer que um monstro como o 3900x é menos potente que um 9900k é meio fodido de aceitar...
Em outras areas que não jogos, a intel ainda esta tirando uma tonelada de poeira que ela engoliu com os ryzens.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
atualmente não acho que tá valendo a pena pegar Intel, em nenhuma categoria de preço, nem no high-end. Pela diferença pequena demais em jogos.

o 3700x perde em média por 10% para o 9700k.

Porém supera com uns belos 35% em outras coisas que não jogos.

Aí você olha o que significa esses 10% a menos em jogos no 3700x, e vê que a diferença é que ao invés de rodar em 140 frames, tú vai rodar em 125.... enfim, sobra muito em ambos os chips, e o ryzen sequer está sendo aproveitado seu potencial, devido a falta de otimização para jogos acima de 8 threads. Possivelmente esses 10% somem dentro de um ou dois anos (ultrapassar o 9700k eu não acho que ele vai, mas a diferença deve reduzir).

Aliás a diferença é só por causa do clock mesmo, que também é uns 10% inferior ao 9700k, o IPC da arquitetura está pau a pau.

e a diferença de preço é de uns 400 reais (ou menos, se considerar que agora tem um 9700kf, um pouco mais barato que o 9700k).

No setor high-médio, tem a briga 9400f vs 3600, nesse caso é o chip da Intel que é mais barato, mas o HT se torna mais revelante quando se tem só 6 nucleos.

no médio tem o ryzen 5 1600, que está de longe, por larga vantagem a melhor opção nessa faixa de preço.

no setor low ainda não existe nenhum ryzen Zen 2, mas tá vindo aí o R5 1500, que não é exatamente low-end ainda (150 dólares), mas chega perto. E o ryzen 5 1600 vindo do aliexpress, acaba competindo no setor low também, é um chip médio com preço de low-end.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
o avanço que a série 3000 teve em relação as anteriores foi um put* chute na bunda da Intel, olhem isso:

index.php


isso aí nem considera o multi thread dos chips de 12 cores (e 16 que ainda vão lançar).

É só o single mesmo.

Enquanto o Ryzen 1700 fica lá em baixo com 137 pontos, e o 1700x fica com 145... O 3700x dispara na frente, ficando quase nada atrás dos chips com clocks mais altos da Intel.

Na série 4000 ano que vem, posso apostar que não vai ter um chip da Intel que ainda fique na frente em single thread. Só se eles mexeram na arquitetura e soltarem uma nova geração com melhoras de IPC, porque subir mais o clock ainda, eu duvido que eles conseguem.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
o avanço que a série 3000 teve em relação as anteriores foi um put* chute na bunda da Intel, olhem isso:

index.php


isso aí nem considera o multi thread dos chips de 12 cores (e 16 que ainda vão lançar).

É só o single mesmo.

Enquanto o Ryzen 1700 fica lá em baixo com 137 pontos, e o 1700x fica com 145... O 3700x dispara na frente, ficando quase nada atrás dos chips com clocks mais altos da Intel.

Na série 4000 ano que vem, posso apostar que não vai ter um chip da Intel que ainda fique na frente em single thread. Só se eles mexeram na arquitetura e soltarem uma nova geração com melhoras de IPC, porque subir mais o clock ainda, eu duvido que eles conseguem.
Ainda tem a questão do thermal throttling, se subirem e esquentar mais, começa a perder desempenho por ser 14nm+++.
Não tem pra onde correr.
A intel dormiu demais no ponto.
 
Topo Fundo