O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


OS Books [+reading now]

ovelha1790

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.961
Reações
3.733
Pontos
709
Me fala desse um pouco do que vc achou de "A Passagem".

Tô com a trilogia aqui pra ler em algum momento, achei os três livros bem baratinhos em sebo e shopee.
Eu li só o primeiro.
Gostei mas não amei hahaha.
A história é muito boa, desenvolve bem os personagens, mas como o livro é grande pra caramba, as vezes eu achei meio arrastado.
Mas no geral é um ótimo livro. Vale a pena ler.
 

Niko

V Has Come To
VIP
Mensagens
6.784
Reações
6.604
Pontos
954
zDFgOUt.jpg

Quincas Borba de Machado de Assis

É um dos romances mais tristes e pesados do Machado de Assis. Uma trama extremamente bem escrita e conduzida pelo autor, que em alguns momentos flerta com o romance e o amor para depois dar uma forte pancada na boca do estômago do leitor num realismo puro e impressionante. Esse livro definitivamente é o que mais traz a alma do realismo de Machado de Assis, sendo componente da trilogia realista do autor. O Dom Casmurro (1899) pra mim flerta mais com romantismo, apesar de ter vislumbres realistas e Memórias póstumas de Brás cubas (1881) possui ironias e humor negro demais para o realismo. Nessa obra, podemos acompanhar de uma forma mais tênue a vida do protagonista, como funciona toda a sua vida e circulo de amizades, os personagens que estão a sua volta parecem ter mais vida e que realmente viveram com ele, e não só mais personagens pra encher linguiça. O destaque vai para o casal de amigos Cristiano Palha e sua esposa Sofia que passam bastante tempo em convivência com o protagonista.

Confesso que até metade do livro não estava tão empolgado, mas esse defeito é meu por ser sempre ansioso e esperar tramas antes do tempo, e após ter certo medo de me decepcionar, ao terminar de ler só tenho a dizer que nunca se deve menosprezar o Machado de Assis, o cara simplesmente está em outro patamar, não é a toa que é meu autor favorito e esse livro é nada menos que uma obra de arte, uma aula de como se construir uma narrativa, personagens e tramas. Pela primeira vez na minha vida me emocionei (os olhos lacrimejaram rs) lendo um livro, nem que tenha sido somente por alguns segundos, é impressionante o que a escrita desse autor pode causar. Não sei porque, mas pra mim a trama trouxe reminiscências de Triste fim de Policarpo Quaresma (1911) de Lima Barreto, O amor nos tempos do cólera (1985) de Gabriel Garcia Marquez e até um pouco da historia de Arthur Morgan do jogo red dead redemption 2.

O protagonista Pedro Rubião parece ser uma pessoa qualquer, gente como a gente, mas após a perda de seu amigo e de conhecer um casal começa a desenvolver sentimentos pela protagonista da trama Sofia, e com isso toda uma evolução de personagens é vista num tempo em que a formalidade e o respeito, juntamente com os sentimentos do realismo são escrachados na cara do leitor. A protagonista Sofia é, sem dúvidas, pra mim, a pior mulher já escrita por Machado de Assis. Curto o autor principalmente por sua era romancista, suas mulheres, suas descrições e essa sem dúvidas bateu como a mais complicada e desalmada, demonstrando que o autor sabe desenvolver os mais complexos personagens, assim como o Quincas Borba, que também participa da história de Memórias póstumas de brás cubas. Temos um cachorro também, que leva o nome homônimo do livro, numa descrição gostosa e amigável, trazendo momentos de alívio e representando de verdade quem é o melhor amigo do homem. Enfim, o livro é uma obra de arte que demonstra porque Machado de Assis é o nome máximo da literatura brasileira. Leitura obrigatória.
 


Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.969
Pontos
1.304
Estou lendo O Desaparecimento de Stephanie Mailer, estou curtindo bastante.

Alguém saberia indicar livros invesrigativos/policiais mais modernos/recentes? Toda busca que faço caem sempre nos mesmos, Edgar Allan Por, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, só que queria algo que se passe nessa era mais moderna, coloquei Dexter na lista, porém Dexter é do ponto de vista do criminoso
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
7.023
Pontos
1.234
Estou lendo O Desaparecimento de Stephanie Mailer, estou curtindo bastante.

Alguém saberia indicar livros invesrigativos/policiais mais modernos/recentes? Toda busca que faço caem sempre nos mesmos, Edgar Allan Por, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, só que queria algo que se passe nessa era mais moderna, coloquei Dexter na lista, porém Dexter é do ponto de vista do criminoso

Gosto dos livros da personagem Jack Reacher (autor Lee Child), foram escritos da virada do século pra cá e ainda saem mais.

Mistura de ação e investigação. Virou série da Amazon que estreará no mês que vem.

E sempre tem os clássicos Harlan Coben, John Grisham etc...
 

ovelha1790

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.961
Reações
3.733
Pontos
709
Já acho esse número impressionante, minha sogra leu 201 livros em 2021, uma média de 200 páginas por dia, só que ela só lê romance (e revisa também).

Estou voltando ao hábito de ler, comecei lendo para meu filho e me animei novamente.
caramba! hahahahaha é muita coisa!
o meu ano foi anormal, consegui manter um ritmo e frequencia de leitura que não foi comum, não sei se consigo manter esse ano.
Mas 201 livros é coisa pra caramba hahahaha
 

sifrud

Bam-bam-bam
Mensagens
826
Reações
1.210
Pontos
333
Estou lendo O Desaparecimento de Stephanie Mailer, estou curtindo bastante.

Alguém saberia indicar livros invesrigativos/policiais mais modernos/recentes? Toda busca que faço caem sempre nos mesmos, Edgar Allan Por, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, só que queria algo que se passe nessa era mais moderna, coloquei Dexter na lista, porém Dexter é do ponto de vista do criminoso
Tem os livros do personagem Harry Hole do Jo Nesbo, escritor noruegues. Devo ter lido uns 10, acho eles ok.
Tem alguns da J. K. Rowling (escrito sob o pseudonimo de Robert Galbraith), mas só li o 1º e achei meio chato, mas o pessoal aparentemente gosta.
Tem a trilogia Millenium do Stieg Larsson que é muito boa, aparentemente tem um 4º livro mas não foi escrito por ele
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.354
Reações
13.434
Pontos
1.074
1642191801171.png

Não curti ele, só insisti em terminar pq é curto
Achei O Sobrinho do Mago bem mais interessante no geral, apesar de algumas coisas nele me incomodarem
Vou dropar a série e ler outra coisa mesmo
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.354
Reações
13.434
Pontos
1.074
1642367114558.png

Consegui terminar, depois de enrolar desde dezembro pq o livro tava me tanto raiva
Moral é q homem é tudo burro :kflame
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.354
Reações
13.434
Pontos
1.074
Otelo, Romeu, Hamlet, Rei Lear, Macbeth ... maioria dos personagens masculinos de Shakespeare são burros ou fracos.
acho que só Henry V se salva (e alguns personagens mais vilanescos).
Percebi isso nas poucas obras q li dele
 

Dionysus Lib3r

Veterano
Mensagens
265
Reações
808
Pontos
118
41v3d-Yxq-EGL-SX331-BO1-204-203-200.jpg


Escrito por médico formado em Harvard na década de 50 (última antes do início da decadência da instiuição), que entrou para o hall da fama por lutar contra práticas nefastas na medicina. Livro recomendado por indicados ao Nobel da paz. Está disponível na Amazon (quero ver até quando, rsrs.)

Bem, eu não me importo com as coisas que postei acima, foi só para provocar quem se importa com "títulos".


 

ovelha1790

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.961
Reações
3.733
Pontos
709
Janeiro terminando, segue a lista das leituras do mês:

- Confissões do crematório (4/5): não é muito o meu estilo de livro mas é bacana os relatos de trabalhar numa agencia funerária/crematório.
- Tempo estranho (3/5): livro com três contos, não curti muito. Esperava algo diferente.
- Temos Nosso Próprio Tempo (3/5): li do Prime reading sem saber nada, estava nos mais vendidos, é legalzinho e só.
- É assim que se perde a guerra do tempo (3/5): esse estava na minha lista faz anos, tava com uma espectativa gigantesca e aí fui ler e cuén, não curti. Estranho.
- O Outro Lado (3/5): conto do mês do grupo literário, bacana.
- Devoradores de estrelas (5/5): SENSACIONAL, que livro bom! Do autor de perdido em marte, recomendo demais, vai ser facilmente uma das melhores leituras do ano.
- One Piece, Volume 1 (4/5): bacana de acompanhar o inicio da saga.
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Guerra e Paz - Tolstoi - nota: 10/10

guerraepaz.jpg


Depois de 3 meses finalizo essa obra-prima da literatura de 1500 páginas. Li a tradução do Rubens Figueiredo com as passagens em francês, muito boa tradução, recomendo. Para quem deseja se aventurar nessa jornada, já adianto que apesar do livro ser maravilhoso, bem escrito e realista ao extremo, em diversas partes é cansativo. Ou seja, não é uma jornada fácil, mas vale a pena. O problema ou a justificativa de tudo isso é que o romance é histórico, então o Tolstoi precisa construir uma história fictícia dentro de algo que ocorreu na história, e ele busca ser extremamente preciso nisso, tanto que postumamente Guerra e Paz é considerado o relato mais preciso da invasão napoleônica na Rússia em 1812, sendo até mais que os relatos de grandes historiadores como o francês Thiers. O cara reproduziu até as falas de Napoleão em francês, as falas do grande General Kutuzov e do Imperador Alexandre, um absurdo. Mas o livro poderia, também, ser facilmente considerado um tratado politico, militar, psicológico, filosófico e teológico. Tolstoi não apenas busca contar o relato histórico romanceado mas também entender a motivação das massas e a importância ou a não importância dos grandes personagens e lideres históricos nas causas e consequências de grandes guerras e conflitos na história da humanidade.

Então para entender tudo isso é completamente necessário pesquisar o contexto histórico do livro desde a revolução francesa no sec XVIII quanto o pós-guerra. E, brilhantemente, Tolstoi critica a sociedade russa da época, os franceses, Napoleão, os militares russos, o imperador Alexandre, e até os historiadores franceses e russos kkkk não sobra pra ninguém. É bastante engraçado perceber a famosa frase de que com um gole a mais de vodka o russo começa uma guerra. Os caras são muito emocionados e pouco racionais, apesar que o General Kutuzov ter sido bastante racional em vários aspectos mas como bem disse Tolstoi, a maioria das ações militares em diversos momentos é inevitável, não podendo ser realizada de outro modo. As causas que são muitas tornam as consequências inevitáveis, nem o mais central personagem ou líder, pode alterar o curso das coisas. E Napoleão não pôde alterar a derrota da campanha francesa, mesmo sendo um dos maiores lideres militares da história. Culpa de Napoleão? Culpa dos militares russos? Culpa da sociedade russa? Culpa do território russo? Tolstoi não conseguiu chegar a uma conclusão, e até disse que ninguém poderia, já que não existe uma causa para a derrota francesa e sim muitas causas. Mas a causa inegável de que o território russo pertence tão somente aos Russos é inegável. Tao somente os Russos podem viver naquele inferno de gelo que aparenta não ter nada mas que pra eles é tudo. Napoleão chegou a essa conclusão, venceu a Guerra mas não derrotou os Russos. Dá pra entender muitas coisas desse conflito atual com a Ucrânia.

Por fim, quanto à parte fictícia, de romance, é algo menor dentro de tudo isso, já que essa parte do livro é bastante influenciada pelo romantismo, então hoje fica um pouco datada, mas o personagem Pierre Bezukhov se destaca e é maravilhoso. Toda a sua jornada e redenção é especial e bem construída. Jamais irei esquecer do dialogo em que Karataiev sem conhecer olha pra Pierre e diz: "Você sofreu muito hein meu caro?" E como sofreu, mas se tornou com todos os seus defeitos uma pessoa melhor que todas as outras:

"-Mas se agora, neste instante, me dissessem: você quer permanecer como era antes do cativeiro ou viver tudo aquilo outra vez desde o inicio? Pelo amor de Deus, prefiro ser prisioneiro de novo e comer carne de cavalo. Achamos que quando nos arrancam de nossas trilhas rotineiras tudo está perdido; mas é só então que começa algo novo e bom. Enquanto existe vida, existe felicidade. Há muita coisa pela frente, muita coisa." Livro foda.

Próximo livro:

A Torre Negra 4 : Mago e Vidro - Stephen King

1d3a32974173d007e00a5d80f04ed339.jpg
 
Ultima Edição:

Fresco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
855
Pontos
534
O Cavalo e seu Menino (As Crônicas de Nárnia) - C. S. Lewis
Aprecio muito a escrita do autor. Gosto de como ele fala de virtude, mesmo indiretamente.
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
7.023
Pontos
1.234
Os Reis do Wyld: 9/10
Demorei mais do que esperava (estudos) mas conclui esse grande livro e venho deixar minha recomendação.

História leve e divertida. Em apenas um livro e com escrita simples o autor conseguiu criar um mundo vasto, amplo e com detalhes suficientes para ficar o gostinho de quero mais.
O roteiro é previsível? É, vc vê algumas coisas chegando a quilômetros de distância, mas a forma como chega e é entregue me fez simplesmente curtir a história e seguir em frente. A humor em sua maioria também me pegou, principalmente do meio pro fim, qdo entendemos bem as personalidades das personagens.
A descrição das espadas mágicas merece um destaque a parte. Cada vez que ele descrevia a Vellichor (espada do Gabe) eu parava um bom tempo imaginando ela em ação.

Vi algumas críticas dizendo que, apesar do plot de um resgate, não sentiram urgência nos personagens oq eu discordo. O tempo todo é citado como Gabe estava com o olhar fixado para o oeste (onde a filha está), depois as montanhas e etc, fora que, era um percurso que duraria meses e eles conseguem diversos atalhos e ajudas que os permitem a fazer algo paralelo, e algumas situações o grupo simplesmente não pode sair correndo, é melhor resolver ali, naquele momento.

Mas o melhor mesmo é a interação do grupo, individualidades tão diferentes e que se respeitam e complementam. Não teve 1 personagem que eu não tenha gostado.
Por fim, sobre as referências de rock sinto que peguei poucas. Imagino que talvez a tradução de nomes de bandos e apelidos dos guerreiros tenha tirado um pouco disso. Ah, e apesar de não ter gostado da capa no lançamento, passei a gostar conforme fui lendo, ela se encaixa muito bem a história!

Recomendadíssimo e fico no aguardo de Bloody Rose!
(ps: podem ler esse livro como um standalone facilmente, a história é fechadinha)

 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.750
Reações
11.530
Pontos
453
Terminei o primeiro da saga que é bem focado na parte política, bom livro. É dividido em partes e cada uma se passa em diferentes épocas, então não dá para se apegar muito a determinado personagem.

Comecei o segundo, Fundação e Império.

Asimov.jpg
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.505
Reações
11.540
Pontos
1.439
Saramago - Biografia.

51sIbxFoYlL.jpg


Conhecendo o homem você entende o autor.

Quando comecei a ler Saramago fiquei muito interessado em saber quem é o homem ou quem foi o homem por trás da obra, mas essa curiosidade só foi aflorada após a sua morte. O livro tem uma pegada mais documental, até porque é uma biografia, relata no seu início a vida de Saramago, de uma forma um pouco superficial, mais burocrática. Quando inicia a parte que trata de suas obras o livro se transforma em uma bibliografia do autor, falando brevemente de suas obras, com alguns spoilers de seus livros.

Não é um livro ruim, até porque o assunto é bem interessante, o problema para mim foi o texto, achei pouco atrativo e alguns pontos, cansativo.
 
Topo Fundo