O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


OS Books [+reading now]

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Eduardo Furlan;4356945 disse:
Ensaio Sobre a Cegueira, o filme, é muito inferior ao livro, já que um dos grandes atrativos dos livros do Saramago é justamente o jeito dele escrever.

Saramago é quase verborrágico. É simplesmente maravilhoso...

Estou lendo: Memórias Postumas de Brás Cubas, Machado de Assis...

o maior escritor brasileiro de todos os tempos...
 

Coffee

Novato
Mensagens
151
Reações
0
Pontos
16
Do Saramago só li Ensaio Sobre a Cegueira, mas já faz um bom tempo, não sei porque não me empolguei em ler os outros dele, bom vou terminar de ler O Processo (só falta mais umas 20 páginas) e comprar mais alguns que estão na minha lista e vou arriscar o novo livro dele A Viagem do Elefante, alguém já leu? Recomenda com vigor?

Abraceijos
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Coffee;4357747 disse:
Do Saramago só li Ensaio Sobre a Cegueira, mas já faz um bom tempo, não sei porque não me empolguei em ler os outros dele, bom vou terminar de ler O Processo (só falta mais umas 20 páginas) e comprar mais alguns que estão na minha lista e vou arriscar o novo livro dele A Viagem do Elefante, alguém já leu? Recomenda com vigor?

Abraceijos

Eu li, é muito bom. Ainda mais que você não gostou tanto do Ensaio Sobre a Cegueira, é um estilo totalmente diferente de narrativa.
 

Coalhada

Ser evoluído
Mensagens
186
Reações
0
Pontos
47
Estou lendo agora O Siciliano, de Mario Puzo, escritor de O Poderoso Chefão. A história se passa quando Michael está foragido na Sicilia, e faltando poucos dias para voltar seu pai lhe dá a missão de ajudar um famoso mafioso a fugir para a América. O livro é legal, mas o personagem principal é Turi Guiliano, o que deve fugir. Michael só aparece mesmo como uma ponte para que ele possa ser introduzido na história.
 

Coffee

Novato
Mensagens
151
Reações
0
Pontos
16
Hoje vou terminar O Processo e acho que amanhã ou depois vou sair pra comprar Um Certo Capitão Rodrigo, do Érico Veríssimo e O Presidente Negro, do Monteiro Lobato. Ambas foram recomendadas pela escola, mas estou muito empolgado para lê-los.
 

_leandr0

Ser evoluído
Mensagens
1.503
Reações
0
Pontos
36
71579_4.jpg



Curti pra caramba, ótimo livro.

Curiosidade: livro que foi encontrado no bolso do assassino de John Lennon.
 


Coffee

Novato
Mensagens
151
Reações
0
Pontos
16
_leandr0;4390470 disse:
71579_4.jpg



Curti pra caramba, ótimo livro.

Curiosidade: livro que foi encontrado no bolso do assassino de John Lennon.
O "Atirador" No Campo de Senteio :roll:
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
emile_bayard-cosette.jpg



to no segundo livro...

quase chorei com a prisão do Monsieur Madelaine :[kgay]
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
Ontem procurei os miseráveis na Biblioteca mas algum infeliz sumiu com o livro.

[/COLOR]
[/FONT]
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
AtDeathDoor;4398392 disse:
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
Ontem procurei os miseráveis na Biblioteca mas algum infeliz sumiu com o livro.

[/COLOR]
[/FONT]

to gostando muito do livro...

mesmo sendo bastante cansativo algumas partes...

tipo, tem capitulos que ele fica falando da situação, social da França na época, de alguns personagens e etc...

a parte que eu to por exemplo, ele ta falando da situação de Waterloo depois da derrota de napoleão...

mas as partes de história mesmo, eu acho incriveis, muito foda mesmo :rox:rox:rox:rox
 

Guilhermepp

Veterano
Mensagens
1.598
Reações
52
Pontos
109
sargento.jpg

Lendo memórias de um sargento de milícia, do Manoel Antônio de Almeida pela enésima vez acho, vestibular suux.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Nos últimos dias li O Homem Duplicado do Saramago, foda como todos dele; e Por Um Fio do Drauzio Varela, legal mas meio deprimente.
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
O miseráveis tem aniame de 52 ep mas como vários no estilo não se acha em local nenhum.

E esse Sagente de Milícias? Nunca li, sobre que fala?

Ciao

[/COLOR]
[/FONT]
 

don

Veterano
Mensagens
2.463
Reações
2
Pontos
149
AtDeathDoor;4399028 disse:
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
O miseráveis tem aniame de 52 ep mas como vários no estilo não se acha em local nenhum.

E esse Sagente de Milícias? Nunca li, sobre que fala?

Ciao

[/COLOR]
[/FONT]

Esse memórias de um sargento de milícias é uma mancha na minha reputação de leitor: comecei a lê-lo numa época pré-vestibular mas tive de deixar para depois e nunca mais voltei. É de um tom bastante irônico e uma leitura bem gostosa. Diverte.

Estou finalizando Live an let Die do James Bond (Ian Fleming). É minha fase James Bond, totalmente fissurado pelos dois últimos filmes e constatando que relamente é uma obra de fino acabamento...
 

Guilhermepp

Veterano
Mensagens
1.598
Reações
52
Pontos
109
AtDeathDoor;4399028 disse:
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
O miseráveis tem aniame de 52 ep mas como vários no estilo não se acha em local nenhum.

E esse Sagente de Milícias? Nunca li, sobre que fala?

Ciao

[/COLOR]
[/FONT]

É antigo, eu não gosto não, mas sou exceção, pq do povo que eu conheço esse é o livro da lista que eles, de longe, mais gostam. Conta a história do leonardinho "filho" do leonardo com a maria da Hortaliça -filho de uma pisadela e um beliscão-
Basicamente ele é um malandro que não quer nada com nada e vive se metendo em confusão.
Esse livro é famoso pq ele destoa dos livros românticos da época, por isso ele é chamado de romance histórico, e não realista, como já foi costume. O autor usa o leonardinho para mostras os costumes da época da vinda da corte para o Brasil. O livro foi escrito nas coxas e tem várias falhas, tem uma personagem que uma hora é denominada como subrinha de uma pessoa e depois passa a ser chamada de filha em outro capítulo, e por ai vai. Por ser livro antigo é bom para quem ta afim mesmo.
Quase uma aula de literatura xD
Fiz as contas, li esse livro no 1˚colegia, no 3˚, no 1˚ ano do cursinho e agora de novo. Lendo pela 4 vez, ele é bom para quem vai prestar fuvest, já que é o livro que mais cai nesse vestibular.
 

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
[COLOR="Navy"]Pô, Sargento de Milícias é bom![/COLOR]


guilhermepp;4399379 disse:
O livro foi escrito nas coxas e tem várias falhas, tem uma personagem que uma hora é denominada como subrinha de uma pessoa e depois passa a ser chamada de filha em outro capítulo, e por ai vai. Por ser livro antigo é bom para quem ta afim mesmo.

Manuel Antônio de Almeida utiliza uma linguagem que se aproxima da jornalística, o que torna claros e objetivos os seus textos. Outro aspecto é a utilização de personagens comuns na época, como o barbeiro, a parteira, o major, tornando, assim, a história mais próxima do leitor.

Memórias de um sargento de milícias foi escrito em forma de folhetim (os capítulos eram publicados em seqüência nos jornais da época, o que prendia o leitor, pois deixava um suspense em relação ao capítulo posterior). Essa característica é utilizada atualmente em novelas, como um resquício do folhetim, com a finalidade de colocar o telespectador em suspense.

Essa forma de provocar o suspense no leitor pode ser observada neste trecho, que é o final de um capítulo:

Um grito de espanto, acompanhado de uma gargalhada estrondosa dos granadeiros, interrompeu o major. Descoberta a cara do morto, reconheceu-se ser ele o nosso amigo Leonardo!....

Em alguns trechos, o narrador é onisciente, ou seja, ele sabe todos os pensamentos dos personagens. Exemplo são as passagens em que o narrador "entra" no pensamento do personagem:

Pois enganava-se redondamente quem tal julgasse: pensava em coisa muito mais agradável; pensava em Luizinha. Pensando nela não podia, é verdade, abster-se de ver surgir diante dos olhos o terrível José Manuel.

Porém, algumas vezes o narrador, que supostamente seria onisciente, diz não saber a razão de certo fato ter acontecido. Ou seja, a qualidade literária do autor não á boa, mas a obra em si é muito importante por ser de transição do Romantismo para o Realismo e por ser uma crônica de costumes. Além disso, é usada metalinguagem (explicar sobre o próprio processo narrativo), técnica do leitor incluso (conversa com o leitor) e digressão (interromper a narrativa para que o narrador faça um comentário sobre assunto paralelo).
 

Guilhermepp

Veterano
Mensagens
1.598
Reações
52
Pontos
109
Brneo;4399439 disse:
[COLOR="Navy"]Pô, Sargento de Milícias é bom![/COLOR]

Ah, no começo até que vai, mas dá aquela desanimada do meio para o fim, muita gente encalha a leitura no meio, eu já perdi as contas de quantas vezes encalhei :p
E gostei do texto que vc colocou, mas a maioria já tinha ouvido dos professores de literatura da vida. Acho legal reparar que o Machado de Assis claramente se inspirou nele para utilizar a metalinguagem e a digressão.
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
não consigo gostar de Sargento de Milicias...

fui obrigado a ler para a escola e não gostei nem um pouco...

para falar a verdade, de literatura brasileira, só gosto de Pré-Modernismo, e alguma coisa de Modernismo é Pós-modernismo...

mas só tambem...


não eu não gosto de Machado de Assis :p
 

Henrynaldo

Habitué da casa
Mensagens
628
Reações
5
Pontos
74
Sgt. Kowalski;4399479 disse:
Não sei vcs, mas eu não consigo ler nada de literatura nacional.

Mas provavelmente só leu pra Colégio e vestibular também..

Procure por Rubem Fonseca, Feliz Ano Novo especificamente, que é o livro mais famoso dele.
 

Semente da Discórdia

Habitué da casa
Mensagens
3.115
Reações
0
Pontos
71
Sgt. Kowalski;4399479 disse:
Não sei vcs, mas eu não consigo ler nada de literatura nacional.
2.
Ao menos os clássicos.
Não tem uma historia que me chama atenção, alguns autores tem um estilo bem maçante e sinceramente acho bem sem graça.
 

Ralff

Supra-sumo
Mensagens
3.536
Reações
381
Pontos
184
Terminei essa semana:

166085_4.jpg


Nota: 8,0/10

Da trilogia eu gostei mais do primeiro livro.. mas esse foi bem interessante... só achei o desfecho da batalha contra a autoridade meio fraco...

Estou lendo:

crepsculojo0.jpg


To gostando do livro... bem facil de ler e divertido :-D

 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
Sgt. Kowalski;4399479 disse:
Não sei vcs, mas eu não consigo ler nada de literatura nacional.
Semente da Discórdia;4402955 disse:
2.
Ao menos os clássicos.
Não tem uma historia que me chama atenção, alguns autores tem um estilo bem maçante e sinceramente acho bem sem graça.
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
Mesma opinão, acho muito chato.
[/COLOR]
[/FONT]
Ralff;4438205 disse:


166085_4.jpg

Nota: 8,0/10
Da trilogia eu gostei mais do primeiro livro.. mas esse foi bem interessante... só achei o desfecho da batalha contra a autoridade meio fraco...

[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
Bem, tem lógica a paranóia com o autor na Inglaterra dizendo que "é o autor vivo mais perigoso.."

"Deus está morto" [karrepio]

[/COLOR]
[/FONT]
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Ah, tem muitos escritores nacionais extremamente fodas. Vocês não gostam porque devem ter lido só os antigões, tipo José de Alencar e Machado de Assis, que são fodas mas meio cansativos mesmo.

Pra pegar gosto pelo nacional, leiam: Nelson Rodrigues, Dalton Trevisan, Marina Colassanti, Patricia Mello e Chico Buarque. Se quiserem uma recomendação de um livro de cada autor: do Nelson leiam "A Vida Como Ela É", do Dalton comecem por "Pico na Veia", da Marina pode ser "Contos de Amor Rasgados", da Patricia Mello leiam "Aqua Toffana" e do Chico Buarque "Benjamin".

Ontem terminei de ler pela milésima vez "Porcarias" da Marrie Darrieussecq. Po, como é bom esse livro, uma pequena obra prima da literatura contemporânea, que infelizmente pouquíssimos conhecem.
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
O Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto...


estou numa fase nacional, talvez pq comprei uns 8 livros classicos da literatura por 2 reais cada, no wallmart...
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
Vou tentar.

Essa semana estava lendo "O que eu vi, O que nós veremos" Do Santos Dumont.
Da raiva desse Brasil, que m**** de país, logo depois que eu fez os aviões dele, 5 a 10 anos depois ele viajou pelo mundo todo vendo como andava a aviação. Todos os governos danda atenção enquanto o brasileiro não estava nem aí. De tanto apurrinhar compraram o Campo dos Afonsos aqui no RJ que tinha sido abandonado pela marinha para fazer uma base. Idéia idiota né?
Ele teve que encher o saco do presidente por 5 anos para virem construir a base aqui de Santa Cruz. Mas hoje tem Nova Sepetiva em terreno que deveria ser descampado para manóbras aréas e treinamento com bombas...

Ciao

[/COLOR]
[/FONT]
 

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
Eduardo Furlan;4438457 disse:
Ah, tem muitos escritores nacionais extremamente fodas. Vocês não gostam porque devem ter lido só os antigões, tipo José de Alencar e Machado de Assis, que são fodas mas meio cansativos mesmo.

[COLOR="Navy"]Acho o texto do Machado de Assis bem fácil de ler até. Quando eu pegava Dom Casmurro, sempre queria ler um pouco mais antes de fechar o livro. Cansativo pra mim é Guimarães Rosa. Mas como eu li faz um tempo já, eu quero ler de novo. Até meu modo de encarar a leitura seria diferente agora por diversas razões.


E você falou de Chico Buarque, ele acabou de lançar um livro novo, não?[/COLOR]
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Brneo;4438548 disse:
Acho o texto do Machado de Assis bem fácil de ler até. Quando eu pegava Dom Casmurro, sempre queria ler um pouco mais antes de fechar o livro. Cansativo pra mim é Guimarães Rosa. Mas como eu li faz um tempo já, eu quero ler de novo. Até meu modo de encarar a leitura seria diferente agora por diversas razões.


E você falou de Chico Buarque, ele acabou de lançar um livro novo, não?

Lançou sim, mas ainda não li, gosto muito do Chico escrevendo, ele tem um estilo muito particular e ágil.
 

Semente da Discórdia

Habitué da casa
Mensagens
3.115
Reações
0
Pontos
71
Os caras podem escrever bem, dominar a língua, mas Guimarães Rosa por exemplo.
Parece que o cara prefere escrever um quebra-cabeça do que se preocupar com a historia e personagens em si. Chatíssimo de ler.
 

Guilhermepp

Veterano
Mensagens
1.598
Reações
52
Pontos
109
Os brasileiros escrevem umas coisas legais sim. Vou falar só dos clássicos mesmo. Eu gosto muito de Vidas Secas, e do Jorge Amado também, em especial de Capitães da Areia, é um livro muito bom, e além de tudo uma leitura fácil e agradável na minha opinião.
Do Machadão o Dom Casmurro não é nada difícil, e se não tem disposição para ler o livro pega alguns contos dele, que são ótimos, simples e rápidos de lerem, como o Apólogo.
Agora Guimarães Rosa é mais complicado mesmo, tem que ta afim mesmo para gostar dele, mas depois que li com calma e mais de uma vez eu acabei gostando de alguns de seus contos, que acho ótimos, como Conversa de Bois, A hora e a vez de Augusto Matraga e o Sarapalha.
 

Gunyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.229
Reações
631
Pontos
829
[COLOR="RoyalBlue"]Alguem jah leu "A Sombra do Vento", do Carlos Ruiz Zafon? Gostaria de saber se eh bom, se a leitura eh facil ou naum, enfim, algumas caracteristicas do livro. Vi vendendo no submarino e estou pensando em comprar.

Bom, sei q o tópico non eh exatamente para perguntar se esse ou aquele livro eh bom, mas acho q eh o tipo de dúvida q non vale um tópico :p (a naum ser q façam um igual ao q tem na seção de animes)[/COLOR]
 
Topo Fundo