GoldenEye 007 obtém um aumento de desempenho com o novo mod Tournament Edition
Desenvolvido por Wreck no N64 Vault, este novo mod foi projetado para otimizar o desempenho do GoldenEye 007.
Existem duas versões, ambas totalmente gratuitas para download. E eles até funcionam em um console N64 original.
O que GoldenEye 007 Tournament Edition faz?
GoldenEye 007 Tournament Edition apresenta uma série de otimizações destinadas a reduzir a lentidão. Embora o mod afete todo o jogo, ele foi criado principalmente com o modo multijogador em mente.
Essas melhorias só são possíveis fazendo concessões em outras áreas. Especificamente, reduzindo a quantidade de coisas que o jogo precisa renderizar na tela a qualquer momento.
Mas o efeito indireto é realmente mínimo, graças ao Wreck ter adotado algumas abordagens muito inteligentes.
Por exemplo, o jogo agora só desenha as partes visíveis da arma quando você as possui. Não é uma mudança perceptível - a menos que você empunhe duas armas.
Mesmo assim, isso afeta apenas o modo single-player, já que a dupla empunhadura não é possível no multiplayer.
O GoldenEye 007 original usa dois modelos para a maioria dos personagens: uma versão de baixo e alto polígono. Qual você vê depende de quão perto você está do personagem. Também varia de acordo com o personagem.
Isso ajuda no desempenho, mas o Wreck deu um passo adiante. Agora, a distância em que os modelos de polígonos baixos são renderizados é muito menor para todos os personagens.
E muito parecido com a otimização de armas, é quase imperceptível durante toda a ação - pelo menos em um console N64.
Colisões de balas e efeitos de explosão também foram reduzidos. Em particular, as explosões liberam metade da quantidade de fumaça que antes.
Com ou sem música?
GoldenEye 007 Tournament Edition vem em duas versões. Ambos são idênticos, exceto que um deles não tem música.
Não se sabe se realmente melhora o desempenho, mas dá ao N64 menos para processar. Portanto, você pode querer considerar isso apenas no caso.
Afinal, outros jogos N64, como
Mario Kart 64, adotam essa abordagem no modo multijogador pelo mesmo motivo.
É uma experiência mais tranquila? Vamos testar!
Usando os códigos do GameShark para monitorar a taxa de quadros, consegui comparar o desempenho do GoldenEye 007 Tournament Edition com o do jogo original.
Não parece ser a maneira mais precisa de medir isso, mas ainda dá uma boa indicação.
Abaixo, incluí o que descobri nos modos de jogador único e multijogador. Observe que o jogo exibe a taxa de quadros em hertz, como você pode ver nas imagens.
Teste de jogador único
A missão Dam do GoldenEye 007 parecia a escolha ideal para testes. Possui uma boa combinação de grandes áreas abertas e seções estreitas e fechadas.
Tanto o jogo original quanto a edição de torneio conseguiram, muito ocasionalmente, atingir 30 quadros por segundo (FPS).
Original
Edição de Torneio
Geralmente, ambas as versões rodavam a 15 FPS, mas o jogo original cai com mais frequência para 12 FPS. Mesmo assim, não há realmente muito nele.
A taxa de quadros mais baixa registrada (excluindo cutscenes) foi de 10 FPS para GoldenEye 007 e 12 FPS para Tournament Edition.
Teste de dois jogadores
Para este teste, escolhi o mapa Bunker. Ele só suporta até três jogadores e por isso é um dos mapas mais exigentes.
Eu também optei por Power Weapons, já que disparar vários RCP-90s é uma receita para desaceleração.
Original
Edição de Torneio
Curiosamente, este teste forneceu resultados semelhantes ao experimento de um jogador. O jogo alcançou 30 FPS muito raramente, e na maioria das vezes ficou em torno da marca de 15 a 20 FPS.
No entanto, o jogo original caiu com mais frequência para 12 FPS durante o combate. Além disso, o Tournament Edition caiu para apenas 10 FPS em seu nível mais baixo, enquanto o original caiu para 6 FPS em um ponto.
Teste de quatro jogadores
Qual a melhor maneira de fazer o teste de estresse do que colocar quatro jogadores no mapa do Templo relativamente aberto com lançadores de foguetes?
A descoberta mais chocante aqui foi que o Tournament Edition conseguiu cair para 5 FPS, enquanto o original só caiu para 6 FPS. Mas, como você pode ver nas imagens comparativas, há muito mais coisas acontecendo na tela no Tournament Edition.
Original
Edição de Torneio
Ambas as versões atingem um máximo de 20 FPS com quatro jogadores. O jogo geralmente fica em torno de 15 FPS quando os jogadores estão em áreas separadas, mas cai para 12 FPS se todos os personagens puderem ver uns aos outros.
No entanto, as melhorias do Tournament Edition não têm muito impacto no combate. Em ambos, a taxa de quadros era normalmente de 6 a 8 FPS durante a ação aquecida.
Resumo do teste
GoldenEye 007 Tournament Edition não é um mod de mudança de jogo. Mas geralmente você pode esperar uma experiência um pouco mais suave com ele.
Wreck listou outras otimizações potenciais que gostariam de fazer. Dado o que já foi alcançado, é possível que possamos ver um contraste muito maior entre as duas versões no futuro.
O GoldenEye 007 Tournament Edition possui outros recursos?
O mod também inclui muitas melhorias de qualidade de vida.
Felizmente, todos os mapas multijogador são desbloqueados desde o início e suportam até quatro jogadores.
Existem também mais personagens para escolher e os jogadores podem até optar por jogar como a mesma pessoa. Algumas delas são, na verdade, opções alternativas de fantasias para personagens existentes.
Wreck alterou os pontos de desova e ajustou o modo Flag Tag para atualizar o jogo para jogadores veteranos.
Uma das mudanças mais notáveis é a ausência de Oddjob.
De acordo com a regra há muito estabelecida, mas não escrita, escolhê-lo é trapaça. Portanto, só faz sentido que agora ele se foi.
Aparentemente, ainda é tecnicamente possível escolhê-lo - mas apenas sendo um trapaceiro sujo!
Como posso jogar GoldenEye 007 Tournament Edition?
Vá ao
N64 Vault para baixar o patch GoldenEye 007 Tournament Edition.
Em seguida, você precisa aplicá-lo a uma ROM GoldenEye 007 (provavelmente uma versão NTSC) usando o
Delta Patcher .
Para jogar em um console N64, você precisará de um flashcart como um
EverDrive 64 . Também é possível jogar o mod em emuladores.
Esse mod já saiu faz tempo acho que se usar ele mais o patch que remove o Anti Aliasing da pra deixar mais fluido ainda