O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os jogos mais avançados do Nintendo 64 [+Doom 1 e 2 do PC no Ultra 64][+DINOSAUR PLANET vazou página 42]

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Eu acabei de mostrar você dizendo e você fala que nunca disse?

Geralmente sim, mas no caso do blender não, olha só o exemplo que você mesmo colocou:


106449


Repare o que o blender diz: the face count is not the real number!

Repare que é o mesmo cubo, mas no blender o que tem polígonos de 4 lados tem 6 faces e 12 tris, já o de 3 lados tem 12 faces e 12 tris.

Ou seja, na sua comparação, se o cubo da esquerda fosse do PS1 e o da direita fosse o N64 você estaria dizendo que teria o dobro de polígonos, sendo que você está ignorando os triângulos do ps1.

Olha só esse absurdo (mais uma vez ignorando o número de tris do PS1):

Essa discussão de novo , olha só Independete da forma que ele tá contando mesmo não aparecendo os vertices dos triangulos o blender ainda conta os quads como 2 triangulos não?

Acho que ele usa 3D Ripper DX para os 2 consoles, os retângulos que estão nas capturas são na verdade 2 polígonos , o Blender os conta mesmo que o programa não aponte a linha que forma os triângulos das faces não?

Without getting too technical, in 3d, there is no such thing as a true quad. Quads and ngons are mere abstractions to make objects easier to manipulate (imagine modeling a car or face using triangles only). At the very core however, every object is comprised of triangles. Blender and other modeling packages abstract these away but they are there.

You might have seen proof of this if you've ever badly transformed a face for example, if you were to paint all 4 vertices of a plane and move a vertex out of place, you will see evidence that there is supporting geometry somewhere holding that "quad" together.


enter image description here


To test, just add a plane and check the header again, you will see that it shows 2 tris, this is accurate because a flat plane in its simplest form is two triangles. If you were to cut it diagonally with say the knife tool, it would still show 2 because now it is still 2 triangles.

enter image description here


Now if you were to create an actual triangle, it would show 1.

enter image description here


In a perfect sphere without any actual triangles, say a cube morphed into a sphere (by subdividing and using To Sphere AltShiftS), the amount of triangles will always be twice that of faces, because remember, by default a quad is 2 triangles.

This might not be the case for edges however, that count depends on how uniform your object is, toplogy etc.


enter image description here


ele postou justamenge essa gif do Leon sem Z Buffer porque internamente com a GTE o PS1 processa mais wireframes



Ou seja tudo só vira 3D quando a Geometry Transform Engine termina de complementar os calculos , so que ainda sim o blender conta como 2 triangulos cada quad visto não???

Eu vou aprender a contar de PS1 a qualquer hora, eu só sei contar modelos de PS1 , 64 eu consigo ripar tudo , ou então
chamem uma terceira pessoa que entenda de ripagem ou conte o cenário para gente pelo menos de um dos games aqui postados do PS1 para por a contra prova pois senão essa discussão
não terminara jamais
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Estou olhando os games agora de um modo mais cientifico, e o que vem me encucando é a diferença de escopo dos jogos do N64 com os do Play 1, sabemos que os Tekken 3, Vagrant story, Dino crisis e metal Gear da vida foram sucessos e definiram seus gêneros são sim ao menos para mim, superiores ao que o N64 fazia, mas não acho correto usa-los, por isso peguei umas roms selecionadas só de jogo 3D e vou entender o escopo dos games.

os platforms: A Bug life, Ape escape, Bubsy 3D, 2x Croc, 2x Gex, 2x spyro, Rayman 2.
os mais maduros digamos assim: Akuji, Blaster master, delta force, 2x die hard, drive 2, legay of kain, MDk, 2x medievil, mission impossivel, shadow man, Tomb Raider, xena a princesa guerreira.

Do N64 tenho todos as roms então compararei os escopos dos games 3D, depois trarei o resultado.

Sabemos que nos jogos: A bug life, gex o PS1 vence e que no Rayman e showman o N64 leva, jogarei esses games para entende do escopo deles, a adaptação entre as plataformas pois querendo ou não, eles são diferentes mas tb possuem muita coisa em comum.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
Estou olhando os games agora de um modo mais cientifico, e o que vem me encucando é a diferença de escopo dos jogos do N64 com os do Play 1, sabemos que os Tekken 3, Vagrant story, Dino crisis e metal Gear da vida foram sucessos e definiram seus gêneros são sim ao menos para mim, superiores ao que o N64 fazia, mas não acho correto usa-los, por isso peguei umas roms selecionadas só de jogo 3D e vou entender o escopo dos games.

os platforms: A Bug life, Ape escape, Bubsy 3D, 2x Croc, 2x Gex, 2x spyro, Rayman 2.
os mais maduros digamos assim: Akuji, Blaster master, delta force, 2x die hard, drive 2, legay of kain, MDk, 2x medievil, mission impossivel, shadow man, Tomb Raider, xena a princesa guerreira.

Do N64 tenho todos as roms então compararei os escopos dos games 3D, depois trarei o resultado.

Sabemos que nos jogos: A bug life, gex o PS1 vence e que no Rayman e showman o N64 leva, jogarei esses games para entende do escopo deles, a adaptação entre as plataformas pois querendo ou não, eles são diferentes mas tb possuem muita coisa em comum.
Vão dar um jeito de meter Terracon na discussão, quer apostar ? :klol
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Mas é claro pequeno principiante, the face count is not the real number, o que vale somente para QUADRILÁTEROS.

Por esse motivo eu disse que ERAM POLÍGONOS nas imagens do PS1 desde sempre e não quadriláteros, E POR ESSE MOTIVO O NÚMERO DE FACES É IGUAL AO NÚMERO DE TRIÂNGULOS, como na imagem que postei o cubo que é feito de triângulos tem o mesmo número de faces, diferente do cubo feito por quadriláteros, que tem o número diferente, logo eu sempre estive certo.

Fiz um pequeno teste pra ver se você saberia a diferença de faces entre polígonos e quadriláteros e tu caiu bonitinho, mas foi reprovado. :viraolho
Ah, já está partido para o lado pessoal novamente? Ban não foi suficiente?

Tirando o ataque pessoal, no blender em quadriláteros, o número de faces não é o mesmo que o número de tri - olha essa imagem que você mesmo postou:

index.php


Veja como o número de faces e tris são diferentes em quadriláteros. Você está postando comparações com quadriláteros e contando as faces (e até corta a imagem no número de tris no PS1).

E voltamos ao problema original: Suas imagens com quadriláteros no PS1 estão erradas pelo simples motivo que em tempo real são triângulos. Basta colocar em wireless no emulador e verá que todos os modelos que você postou do PS1 são triangulares em tempo real.

Você está colocando informação falsa, fazendo comparações falsas e não está admitindo. Você fala que não disse uma coisa quando acabei de quotar. Dizer que o modelo do Leon do N64 tem mais polígonos que uma cena toda do PS1 foi o cúmulo do absrudo. (E tem o mesmo tando de polígonos).

Resumindo mais uma vez, todas suas comparações poligonais com o PS1, incluíndo no primeiro post, estão equivocadas.
 
Ultima Edição:


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Vão dar um jeito de meter Terracon na discussão, quer apostar ? :klol

eu tou com Terracon e army men sarge heroes 1 e 2 tb, o pessoal tem que entender que são duas maquinas distintas, o N64 é cheio de poderes que só ele pode fazer ou faz com mais facilidade: esticar textura, triangulos coloridos, triangulos grandes, Cartucho veloz, 1mb a mais de memoria, z buffer, expansão de memoria e outras features. o PS1 de vantagem: texturas e tamanho do disco, um decoder de video, chip de audio, além de muita grana dos devs e melhores kits de desenvolvimento. Estamos no futuro e sabemos que as vantagens do play 1 prevaleceram, que ter uma melhor textura é mais vantagem do que ter games expansivos, que o publico comum não consegue diferencia um Banjo Tooi de um Spyro, mas meu objetivo é olhar o quão próximo o ps1 chegou do escopo 3D do N64.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
eu tou com Terracon e army men sarge heroes 1 e 2 tb, o pessoal tem que entender que são duas maquinas distintas, o N64 é cheio de poderes que só ele pode fazer ou faz com mais facilidade: esticar textura, triangulos coloridos, triangulos grandes, Cartucho veloz, 1mb a mais de memoria, z buffer, expansão de memoria e outras features. o PS1 de vantagem: texturas e tamanho do disco, um decoder de video, chip de audio, além de muita grana dos devs e melhores kits de desenvolvimento. Estamos no futuro e sabemos que as vantagens do play 1 prevaleceram, que ter uma melhor textura é mais vantagem do que ter games expansivos, que o publico comum não consegue diferencia um Banjo Tooi de um Spyro, mas meu objetivo é olhar o quão próximo o ps1 chegou do escopo 3D do N64.

São maquinas bem distintas mesmo o PS1 tem muitos mais chips que fazem as coisas separados o N64 é praticamente CPU>GPU>MEMORIA

no PS1 você dá comandos para um chip auxiliar GTE (como "desenhe um triângulo aqui, desenhe um sprite aqui, etc", etc) que impulsiona o hardware que produz os gráficos 3D reais no frame buffer . No N64 é semelhante com o RSP (o "chip auxiliar") e ao RDP, exceto que você programa o RSP por conta própria, em vez de ficar preso a qualquer funcionalidade embutida, como no PSX .

Esse esquema de cor dos vértices deu vida a muitos ambientes dos jogos do console Olha essa imagem na sala de maquinas Rusty Bucket Bay do Banjo Kazooie sem
as cores e depois com as cores
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.340
Pontos
1.253
eu tou com Terracon e army men sarge heroes 1 e 2 tb, o pessoal tem que entender que são duas maquinas distintas, o N64 é cheio de poderes que só ele pode fazer ou faz com mais facilidade: esticar textura, triangulos coloridos, triangulos grandes, Cartucho veloz, 1mb a mais de memoria, z buffer, expansão de memoria e outras features. o PS1 de vantagem: texturas e tamanho do disco, um decoder de video, chip de audio, além de muita grana dos devs e melhores kits de desenvolvimento. Estamos no futuro e sabemos que as vantagens do play 1 prevaleceram, que ter uma melhor textura é mais vantagem do que ter games expansivos, que o publico comum não consegue diferencia um Banjo Tooi de um Spyro, mas meu objetivo é olhar o quão próximo o ps1 chegou do escopo 3D do N64.
De fato PS1 tem vantagem sobre o 64 em texturas,e especialmente na mídia e dev kits.
Eu diria que a diferença é grande até nesses quesitos.
Mas é uma falácia dizer que "ter melhor textura é mais vantagem do que ter games expansivos".

Jogos como Zelda e Mario tinham cenários grandes que davam mais espaço para os desenvolvedores abrirem um leque de possibilidades em termos de gameplay.
O castelo HUB do Mario,possui uma enormidade de puzzles e segredos justamente porque os cenários grandes possibilitaram maior liberdade para o time da Nintendo utilizar sua criatividade.
Serviu de base para uma porrada de jogos 3D que saíram depois.

No caso do Zelda Ocarina of Time,por exemplo,não só em gameplay,mas as estruturas de cada local variam constantemente de escala e complexidade, conferindo maior variedade ao jogo.
Isso cria diferentes tipos de atmosfera em cada local.Pode perceber que as primeiras dungeons no começo do jogo tem uma escala menor,as salas são mais compactas,enquanto as últimas são maiores e complexas (em termos estéticos e de gameplay), pois são as mais importantes.
Foi um fator bastante elogiado na época pela crítica e público,e teve influência similar ao Mario para os desenvolvedores de games.

Você pega um FPS do N64 tipo o Goldeneye e compara com um Medal of Honor do PS1,são dois grandes jogos,mas o Goldeneye tem mapas gigantes (obviamente pra época) e isso foi um ponto a mais pois os devs encheram o jogo de objetivos menores dentro das fases , dando mais variedade ao longo da jogatina ; eram missões muito dinâmicas e que certamente foram decisivas no sucesso comercial e crítico do jogo.

Não entrando no mérito de qual dos dois é necessariamente melhor, é besteira dizer que o público não sabe diferenciar um Banjo de um Spyro,caso contrário não teríamos Banjo ganhando prêmios de melhores gráficos no mesmo ano em que Spyro fora lançado,e nem teríamos uma diferença na média de críticas também,com comentários do tipo :
"Despite this, he wrote that the game "only gets very, very high marks, instead of outrageously high marks", citing its lack of high difficulty as the main factor that made it inferior to games like Super Mario 64 and Banjo-Kazooie.[4] Edge named it the best 3D platform game for the PlayStation, but criticized Spyro's limited abilities and said that the game was not as varied as Super Mario 64.[32] "

Logicamente,ser expansivo por si só não quer dizer nada,porém ter um "hardware expansivo" a sua disposição certamente tem muito mais peso do que ter texturas melhores.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Mas é uma falácia dizer que "ter melhor textura é mais vantagem do que ter games expansivos".

Não entrando no mérito de qual dos dois é necessariamente melhor, é besteira dizer que o público não sabe diferenciar um Banjo de um Spyro,caso contrário não teríamos Banjo ganhando prêmios de melhores gráficos no mesmo ano em que Spyro fora lançado,e nem teríamos uma diferença na média de críticas também,com comentários do tipo :

dei uma editada para facilitar responder a esses pontos;

Quando eu digo que ter 'texturas melhores' é mais vantagem, não digo por mim digo pelos compradores, estamos no futuro, basta observar qual console o povo adquiriu (claro que havia outros pontos como preço).

Mas mesmo assim vou exemplificar:

Super Mario 64 não fica bem em fotos, agora jogando (por sinal to jogando agora) sente-se toda uma liberdade,se tu mostra um crash bandicoot na imagem com texturas incríveis para 1996, a nível de marketing, a nível da propagando ele passa como sendo um jogo mais avançado que o Mario. mesmo tendo escopo inferior.

Lakitu-Skip.gif


giphy.gif


Sobre os jogos nativos do N64 como Golden eye e os nativo do PS1 como medal of honor em breve droparei uma opinião geral sobre esse ponto, pois to jogando um monte de jogo aqui a nível experimental para traçar a verdade sobre o escopo dos jogos, entre N64 e PS1.

Mas outra evidencia está nos ports com base no PS1 como Bug Life a texturização torna a versão PS1 melhor, em vigilant 8 o mapa expansivo torna a versão N64 melhor, mas também estou fazendo comparativos com twisted metal que é um Vigilant 8 nativo do hardware do ps1, para ver em qual conclusão chego.

Esses reviewers eles tão meio acima do povão em entendimento sobre jogo eles conversam com devs etc etc, mas para muitos dio povo incluindo os dias de hoje, jogo é jogo, não fazem distinção, se olhar no outro tópico há quem jura que spyro e Mario são parecidos em escopo e que possuem a mesma natureza como jogo de plataforma, e estamos falando de gente de forum pessoal que participa desses debates já a um tempo, então imagina o povo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.340
Pontos
1.253
dei uma editada para facilitar responder a esses pontos;

Quando eu digo que ter 'texturas melhores' é mais vantagem, não digo por mim digo pelos compradores, estamos no futuro, basta observar qual console o povo adquiriu (claro que havia outros pontos como preço).

Mas mesmo assim vou exemplificar:

Super Mario 64 não fica bem em fotos, agora jogando (por sinal to jogando agora) sente-se toda uma liberdade,se tu mostra um crash bandicoot na imagem com texturas incríveis para 1996, a nível de marketing, a nível da propagando ele passa como sendo um jogo mais avançado que o Mario. mesmo tendo escopo inferior.

Lakitu-Skip.gif


giphy.gif


Sobre os jogos nativos do N64 como Golden eye e os nativo do PS1 como medal of honor em breve droparei uma opinião geral sobre esse ponto, pois to jogando um monte de jogo aqui a nível experimental para traçar a verdade sobre o escopo dos jogos, entre N64 e PS1.

Mas outra evidencia está nos ports com base no PS1 como Bug Life a texturização torna a versão PS1 melhor, em vigilant 8 o mapa expansivo torna a versão N64 melhor, mas também estou fazendo comparativos com twisted metal que é um Vigilant 8 nativo do hardware do ps1, para ver em qual conclusão chego.

Esses reviewers eles tão meio acima do povão em entendimento sobre jogo eles conversam com devs etc etc, mas para muitos dio povo incluindo os dias de hoje, jogo é jogo, não fazem distinção, se olhar no outro tópico há quem jura que spyro e Mario são parecidos em escopo e que possuem a mesma natureza como jogo de plataforma, e estamos falando de gente de forum pessoal que participa desses debates já a um tempo, então imagina o povo.
A nível de marketing sim,mas ainda escopo acaba sendo bem mais importante a longo prazo.
Não é a toa que pessoal dava muito valor para jogos expansivos na época.
Pegando exemplo de PS1 mesmo,o Soul Reaver,tem muita riqueza em suas mecânicas,em grande parte por conta dos cenários grandes,que dão espaço pro combate com vários inimigos e espaço suficiente para os desenvolvedores preencherem os ambientes com segredos (melhorando o fator exploração).
A galera curtiu e elogiou isso na epoca,e percebia que ele era diferente de outros jogos no console.

Outro exemplo
Só ver o tanto de platformer e jogos de aventura 3D que surgiram e fizeram sucesso,até alguns mais fracos tipo o Gex 3D venderam relativamente bem.

Aliás a própria mudança de 2D para 3D evidencia isso,de modo geral.

O público já na época tinha conhecimento dessas paradas,e a longo prazo,dava bem mais valor.

Exemplo recente é Zelda,vai contra isso que você falou de texturas x expansão.
Tem um ótimo visual levando em conta o hardware do Wiiu/Switch,mas comparando com jogos de PS4 ou XONE tem texturas e gráficos no geral bem mais fracos.
Porém por a Nintendo ter sido criativa,utilizou o escopo do jogo em contexto para apresentar um Open World que utiliza com maestria um sistema de física e progressão de mapas que poucos ou quiçá nenhum jogo do gênero fez até hoje.
Pessoal não quis nem saber de jogo rodando a 20~25 fps ou texturas fracas,compraram do mesmo jeito porque o fator exploração do jogo (em grande parte por causa da bela utilização do mapa) é muito forte.
Vendeu demais (acho que é o Zelda mais vendido) e fez o Switch vender pra c***lho por um bom tempo.
Isso prova que tanto o "povão",quanto gamers hardcores ou a crítica percebem essas diferenças de boas.

Mas só pra deixar claro,não estou falando que ser mais expansivo = melhor.
Existem grandes jogos que são mais "contidos" porém extremamente competentes como os próprios Spyro e Crash que tu citou.
Meu ponto é que tanto em termos de marketing,quanto de desenvolvimento,pro público geral (especialmente naquela época ali),ser mais expansivos chama mais a atenção e é mais útil do que colocar texturas melhores do que x ou y jogo.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
dei uma editada para facilitar responder a esses pontos;

Quando eu digo que ter 'texturas melhores' é mais vantagem, não digo por mim digo pelos compradores, estamos no futuro, basta observar qual console o povo adquiriu (claro que havia outros pontos como preço).

Mas mesmo assim vou exemplificar:

Super Mario 64 não fica bem em fotos, agora jogando (por sinal to jogando agora) sente-se toda uma liberdade,se tu mostra um crash bandicoot na imagem com texturas incríveis para 1996, a nível de marketing, a nível da propagando ele passa como sendo um jogo mais avançado que o Mario. mesmo tendo escopo inferior.

Lakitu-Skip.gif


giphy.gif


Sobre os jogos nativos do N64 como Golden eye e os nativo do PS1 como medal of honor em breve droparei uma opinião geral sobre esse ponto, pois to jogando um monte de jogo aqui a nível experimental para traçar a verdade sobre o escopo dos jogos, entre N64 e PS1.

Mas outra evidencia está nos ports com base no PS1 como Bug Life a texturização torna a versão PS1 melhor, em vigilant 8 o mapa expansivo torna a versão N64 melhor, mas também estou fazendo comparativos com twisted metal que é um Vigilant 8 nativo do hardware do ps1, para ver em qual conclusão chego.

Esses reviewers eles tão meio acima do povão em entendimento sobre jogo eles conversam com devs etc etc, mas para muitos dio povo incluindo os dias de hoje, jogo é jogo, não fazem distinção, se olhar no outro tópico há quem jura que spyro e Mario são parecidos em escopo e que possuem a mesma natureza como jogo de plataforma, e estamos falando de gente de forum pessoal que participa desses debates já a um tempo, então imagina o povo.

O Crash a Naughty Dog partiu para o principio de detalhes e gameplay estilo Donkey Kong Country, pode ver como os levels são cuidadosamente elaborados com subidas e curvas para manter o draw distance de acordo com limite do PS1

Mario 64 brinca com a geometria e usa até ilusão de óptica graças ao Z Buffer




A sala é uma ilusão de ótica, imagens que parecem estar à mesma distância, mas, assim que começamos a nos mover, nos vemos ficando maiores ou menores, o truque visto de cima, deve-se notar que essa é outra dessas formas sutis de mostram que o console estava muito bem equipado com correção de perspectiva.




Quando a empresa é competente muitos multiplataformas ficaram melhores no N64 graficamente, na parte de audio fica dificil , o que acontece é que alguns optam por audio totalmente diferente como os sons atmosféricos de Aubrey Hodges nos jogos da Id Soft , voce pode analisar por exemplos os portes que vêm do PS1 para o N64 e do N64 para o PS1

Gex 3 e Shadowman são 2 bons exemplos de jogos feitos com uma plataforma em mente e portados de um para a outra
 
Ultima Edição:

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Hoje chegou um N64 americano pra mim, um colega me doou ele com 2 fitas e um controle, fui testar e nossa, dá muita diferença de cores pra versão nacional da gradiente.
O americano é muito mais vibrante nas cores, o nacional é meio apagado.
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Hoje chegou um N64 americano pra mim, um colega me doou ele com 2 fitas e um controle, fui testar e nossa, dá muita diferença de cores pra versão nacional da gradiente.
O americano é muito mais vibrante nas cores, o nacional é meio apagado.
Isso é devido a um cancer que assolava os consoles na época, a transcodificação, quer outro exemplo, pega um Saturn Tec Toy e um americano, a imagem do Tec toy é um lixo sem tamanho.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Hoje chegou um N64 americano pra mim, um colega me doou ele com 2 fitas e um controle, fui testar e nossa, dá muita diferença de cores pra versão nacional da gradiente.
O americano é muito mais vibrante nas cores, o nacional é meio apagado.
Poste fotos dele, esse tópico com isso tudo de página e nem uma foto do Nintendo Sixty Fouaarr!
O Meu é japa com mod RGB, eu troquei o assento do cartucho pelo americano para encaixar as fitas NTSC, quando quero jogar japa uso um adaptador
fc5838efd2cb9c8161d990313b35d87b.jpg


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Poste fotos dele, esse tópico com isso tudo de página e nem uma foto do Nintendo Sixty Fouaarr!
O Meu é japa com mod RGB, eu troquei o assento do cartucho pelo americano para encaixar as fitas NTSC, quando quero jogar japa uso um adaptador
fc5838efd2cb9c8161d990313b35d87b.jpg


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
106595

Esses são os meus, o que está com super mario 64 é o americano, o com destruction derby 64 é o gradiente.
O meu nacional eu tenho até a caixa.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Visualizar anexo 106595

Esses são os meus, o que está com super mario 64 é o americano, o com destruction derby 64 é o gradiente.
O meu nacional eu tenho até a caixa.
Coisa linda, particularmente um console muito bonito , design arrojado e moderno , existe uma mágica retrô em jogar vendo a label do game no console , não perco o costume , inclusive em jogos modernos eu sempre deixo a capinha do game de PS4 por exemplo em um stand para eu admirar enquanto jogo .
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Coisa linda, particularmente um console muito bonito , design arrojado e moderno , existe uma mágica retrô em jogar vendo a label do game no console , não perco o costume , inclusive em jogos modernos eu sempre deixo a capinha do game de PS4 por exemplo em um stand para eu admirar enquanto jogo .
Eu amo o design do N64, também gosto das labels e caixas, tanto que até mandei fazer mini caixas repro pros meus cartuchos e até meu Ed64 Plus106598106599
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
Poste fotos dele, esse tópico com isso tudo de página e nem uma foto do Nintendo Sixty Fouaarr!
O Meu é japa com mod RGB, eu troquei o assento do cartucho pelo americano para encaixar as fitas NTSC, quando quero jogar japa uso um adaptador
fc5838efd2cb9c8161d990313b35d87b.jpg


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Esse controle é daquela versão que vinha com o jogo do DK64?
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.213
Reações
4.520
Pontos
453
Tirei o eixo z somente para facilitar a compreensão. O erro está aí, nas coordenadas importadas que não levam em conta os triângulos. E isso só no PS1. Por que não no N64? Por que no N64 está dividido em triângulos na sua imagem e no PS1 não?

Sim, você disse lá atrás quando comparei o modelo diretamente que in game a contagem seria diferente, o que não é.

E importa pois é justamente o número de faces que você postou pra dizer que o N64 tem mais que o dobro de polígonos. Só olhar as imagens nas comparações. Pra piorar ainda disse que só o modelo do Leon do N64 teria mais que toda uma cena completa do PS1.

Resumindo, as comparações N64/PS1 do tópico não estão justas.
Meu filho, tu quer ignorar que o Blender somente não mostra as linhas de wireframes do eixo Z, o eixo Z está lá somente a linha que forma o triângulo não aparece como foi mostrado por mim e pelo Jefferson, ou seja, os triângulos estão sendo levados em conta sim, se você está tão certo então cria um tópico com contagens poligonais que estejam certas, mas eu já sei tu só sabe contar modelos e não tudo incluindo os cenários, e ainda quer provar algo sem provas, posta ai contagens de tudo como você disse que faria pra mostrar o quanto você está corretíssimo.

Resumindo, tu quer contrariar (e provar) algo sem provas, falar até papagaio fala, como tu mesmo disse que traria contagens e tudo mais, por isso não irei mais te dar atenção, um abraço.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Meu filho, tu quer ignorar que o Blender somente não conta as linhas de wireframes do eixo Z, o eixo Z está lá somente a linha que forma o triângulo não aparece como foi mostrado por mim e pelo Jefferson, ou seja, os triângulos estão sendo levados em conta sim, se você está tão certo então cria um tópico com contagens poligonais que estejam certas, mas eu já sei tu só sabe contar modelos e não tudo incluindo os cenários, e ainda quer provar algo sem provas, posta ai contagens de tudo como você disse que faria pra mostrar o quanto você está corretíssimo.

Resumindo, tu quer contrariar algo sem provas, falar até papagaio fala, como tu mesmo disse que traria contagens e tudo mais, por isso não irei te dar atenção, um abraço.
. Você posta polígonos de 4 lados do PS1 e de 3 do N64. Fato.
. Ps1 em realtime usa polígonos de 3 lados em todos os modelos que você postou. Fato.
. Você está ignorando os tris na contagem de polígonos do PS1 e só posta o número de faces. Fato.
. Blender diz pra não usar o número de faces em caso de polígonos de 4 lados. Fato

O importador de contagem da tela inteira no PS1 não considera triângulos, pois pega somente coordenadas na memória. Esse é o erro.

Postei a comparação de modelos direto do arquivo, postei a compração de modelos em realtime, em wireframe no modo debugger. E ainda diz que não foi mostrado?

Cada post você se enterra mais. Um argumento diferente se desmentindo. Você mesmo postou até imagem do próprio Blender dizendo que não pode considerar o número de faces nesses casos.

As comparações do tópico estão erradas, simples.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.213
Reações
4.520
Pontos
453
. Você posta polígonos de 4 lados do PS1 e de 3 do N64. Fato.
. Ps1 em realtime usa polígonos de 3 lados em todos os modelos que você postou. Fato.
. Você está ignorando os tris na contagem de polígonos do PS1 e só posta o número de faces. Fato.
. Blender diz pra não usar o número de faces em caso de polígonos de 4 lados. Fato

O importador de contagem da tela inteira no PS1 não considera triângulos, pois pega somente coordenadas na memória. Esse é o erro.

Postei a comparação de modelos direto do arquivo, postei a compração de modelos em realtime, em wireframe no modo debugger. E ainda diz que não foi mostrado?

Cada post você se enterra mais. Um argumento diferente se desmentindo. Você mesmo postou até imagem do próprio Blender dizendo que não pode considerar o número de faces nesses casos.

As comparações do tópico estão erradas, simples.
Para de conversa fiada e posta as suas comparações com contagens poligonais que você disse que postaria, você tá embromando demais da conta.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Para de conversa fiada e posta as suas comparações com contagens poligonais que você disse que postaria, você tá embromando demais da conta.
Já foi postado. Mas vou postar outra vez:

Modelos abaixo pegos da comunidade Models Resource:


HGW1pzK.jpg

i5hbGH2.jpg



Modelos abaixo pegos diretamente do cd/rom:
Através desse método: http://lgt.createaforum.com/tools-23/re2mv-a-tool-to-viewedit-3d-models/

pUHmAUp.jpg

Vm5wFxF.jpg



E pra ver que bate, 2 emuladores diferentes no modo debugger e wireframe rodando em tempo real:
B0Kykfv.jpg

gB2zGcZ.png


Veja como no PS1 os modelos são triangulares e o modelo é igual ao tirado do arquivo.

E pra não dizer que a imagem é diferente do buffer, abaixo o modo debug com a imagem na tela (acima) buffer (abaixo) e texturas e+ do lado:

qZpFSLY.jpg



Agora abaixo sua comparação:


TFL0juZ.png


Nintendo 64 --------------------------------------------------------------- PS1


Agora veja você comparando o número de faces e dizendo que o 1 modelo do Leon tem o número de polígonos total do PS1:

P2n0INz.png



1.186 polígonos considerando todo o cenário, o Leon do Resident Evil 2 do N64 quase chega a isso.


Agora veja o que o Blender diz, tirado da sua própria postagem:

index.php



Detalhe no : A "face" is just two or more triangles (quad has two triangles, a N-gon has more) so the face cont is not the real number.

E você postando comparações com PS1 com quads (veja como em realtime é triângulos acima), e ignorando os tris.

Agora você vai querer desmentir o próprio Blender?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.324
Reações
29.446
Pontos
1.424
Já foi postado. Mas vou postar outra vez:

Modelos abaixo pegos da comunidade Models Resource:


HGW1pzK.jpg

i5hbGH2.jpg



Modelos abaixo pegos diretamente do cd/rom:
Através desse método: http://lgt.createaforum.com/tools-23/re2mv-a-tool-to-viewedit-3d-models/

pUHmAUp.jpg

Vm5wFxF.jpg



E pra ver que bate, 2 emuladores diferentes no modo debugger e wireframe rodando em tempo real:
B0Kykfv.jpg

gB2zGcZ.png


Veja como no PS1 os modelos são triangulares e o modelo é igual ao tirado do arquivo.

E pra não dizer que a imagem é diferente do buffer, abaixo o modo debug com a imagem na tela (acima) buffer (abaixo) e texturas e+ do lado:

qZpFSLY.jpg



Agora abaixo sua comparação:


TFL0juZ.png


Nintendo 64 --------------------------------------------------------------- PS1


Agora veja você comparando o número de faces e dizendo que o 1 modelo do Leon tem o número de polígonos total do PS1:




Agora veja o que o Blender diz, tirado da sua própria postagem:

index.php



Detalhe no : A "face" is just two or more triangles (quad has two triangles, a N-gon has more) so the face cont is not the real number.

E você postando comparações com PS1 com quads (veja como em realtime é triângulos acima), e ignorando os tris.

Agora você vai querer desmentir o próprio Blender?

Uma bela aula

CRfytdX.gif



Eu sou do time N64 > PS1. Mas o mais importante é sempre divulgar informações corretas.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Meu ponto é que tanto em termos de marketing,quanto de desenvolvimento,pro público geral (especialmente naquela época ali) ser mais expansivos chama mais a atenção e é mais útil do que colocar texturas melhores do que x ou y jogo.

eu ainda discordo, três pontos são fundamentais para a venda: marketing, preço e os jogos. Sabemos que poder e jogos avançados são importantes, o Saturn foi preterido entre outros motivos, também por não ser muito forte, já que era possível ver falhas em muitos pontos primitivos como as sombras por exemplo. Os jogos avançados do N64 tem seu impacto não tenho duvida, posso afirmar que o Super Mario 64 vendeu muitos consoles Nintendo 64 e isso não é achismo.

O problema é, até onde uma pessoa 'comum' percebe que um jogo é expansivo, digo 'comum' pois tem gente que se nós não mostramos ela não vê; ela olha mas não vê, cabe ao marketing ou então alguém ir lá e apontar, pois tem gente que a realmente não percebe. Haja vista que Tomb Raider foi a pedra no sapato do Nintendo 64 durante toda geração, se tomb raider não tivesse existido a história poderia ter sido outra, na mente do povão Tomb raider e Mario é pau a pau no nível técnico, e apesar de eu preferir Tomb Raider, em termos de expansão isso ta longe de ser verdade.

Vemos isso aqui no forum mesmo, o pessoal dizendo que Mario 64 roda no playstation IMO só rodaria se fosse mutilado e certamente não seria a mesma coisa, andei jogando ontem e vendo videos, de todos os principais jogos de plataforma do PS1 e não há 1 que remeta, o tamanho, a grandeza e o draw distance do Super Mario 64, sei lá não consigo explicar nos jogos do N64 (leia-se Mario, banjo e conker) o boneco faz zoom o cenário fica enorme ao redor dele, não há fog agressivo.
106663

A imagem acima não tem movimento, mas servirá de ilustração;

1- Na imagem onde está Banjo voando e uns coqueiros, se pousarmos os coqueiros ficam enormes e aqueles pilares de pedras ao fundo, também ficam bem grandes, cria-se um senso de escala 3D. vejo isso só em jogos do N64 tem algo envolvendo lod e escala como se o boneco realmente fizesse parte daquele mundo.

2- Nas imagens de Mario acima, a distância é bacana, mas a medida que o char vai prosseguindo, quase não há construção, só um ou outro sprite aparece, cenário bem grande tanto para cima quando para os lados.

3- Todos os pseudos concorrentes que joguei até agora são: menores, bem mais lineares, os cenários (paredões) se constroem na frente do char a poucos metros retirando toda a graça do cenário supostamente amplo vemos isso no Gex 2, nos ambientes internos eles enganam até bem, mas as plataformas são curtas para cima, tipo 3 andares de plataformas, aí quando sai entra por corredores até sair em uma ambiente mais ou menos aberto. O spyro é de longe o mais competente e só se diferencia por não ter fog e construções de cenário muito evidentes, mas em geral é entrando por corredores e saindo por espaços abertos menores. No Terracon o personagem ingame é do tamanho de uma espinha andando por um grande plano...
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Uma bela aula

CRfytdX.gif



Eu sou do time N64 > PS1. Mas o mais importante é sempre divulgar informações corretas.
Sou do mesmo time. Meu N64 brilhou na época e Zelda OoT está no meu top 10 até hoje. Me dá até tristeza de lembrar que fui roubado o console na caixa + OoT.

Não tem a tremedeira do PS1 nos polígonos e texturas, efeitos de iluminação superior e muito mais. Mas também acho importante ver o que é verdade. Informações absurdas como dizer que o Leon do N64 tem mais que o dobro de polígonos do PS1 ou que é igual a contagem de toda a cena do PS1 é de espantar.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.340
Pontos
1.253
eu ainda discordo, três pontos são fundamentais para a venda: marketing, preço e os jogos. Sabemos que poder e jogos avançados são importantes, o Saturn foi preterido entre outros motivos, também por não ser muito forte, já que era possível ver falhas em muitos pontos primitivos como as sombras por exemplo. Os jogos avançados do N64 tem seu impacto não tenho duvida, posso afirmar que o Super Mario 64 vendeu muitos consoles Nintendo 64 e isso não é achismo.

O problema é, até onde uma pessoa 'comum' percebe que um jogo é expansivo, digo 'comum' pois tem gente que se nós não mostramos ela não vê; ela olha mas não vê, cabe ao marketing ou então alguém ir lá e apontar, pois tem gente que a realmente não percebe. Haja vista que Tomb Raider foi a pedra no sapato do Nintendo 64 durante toda geração, se tomb raider não tivesse existido a história poderia ter sido outra, na mente do povão Tomb raider e Mario é pau a pau no nível técnico, e apesar de eu preferir Tomb Raider, em termos de expansão isso ta longe de ser verdade.

Vemos isso aqui no forum mesmo, o pessoal dizendo que Mario 64 roda no playstation IMO só rodaria se fosse mutilado e certamente não seria a mesma coisa, andei jogando ontem e vendo videos, de todos os principais jogos de plataforma do PS1 e não há 1 que remeta, o tamanho, a grandeza e o draw distance do Super Mario 64, sei lá não consigo explicar nos jogos do N64 (leia-se Mario, banjo e conker) o boneco faz zoom o cenário fica enorme ao redor dele, não há fog agressivo.
Visualizar anexo 106663

A imagem acima não tem movimento, mas servirá de ilustração;

1- Na imagem onde está Banjo voando e uns coqueiros, se pousarmos os coqueiros ficam enormes e aqueles pilares de pedras ao fundo, também ficam bem grandes, cria-se um senso de escala 3D. vejo isso só em jogos do N64 tem algo envolvendo lod e escala como se o boneco realmente fizesse parte daquele mundo.

2- Nas imagens de Mario acima, a distância é bacana, mas a medida que o char vai prosseguindo, quase não há construção, só um ou outro sprite aparece, cenário bem grande tanto para cima quando para os lados.

3- Todos os pseudos concorrentes que joguei até agora são: menores, bem mais lineares, os cenários (paredões) se constroem na frente do char a poucos metros retirando toda a graça do cenário supostamente amplo vemos isso no Gex 2, nos ambientes internos eles enganam até bem, mas as plataformas são curtas para cima, tipo 3 andares de plataformas, aí quando sai entra por corredores até sair em uma ambiente mais ou menos aberto. O spyro é de longe o mais competente e só se diferencia por não ter fog e construções de cenário muito evidentes, mas em geral é entrando por corredores e saindo por espaços abertos menores. No Terracon o personagem ingame é do tamanho de uma espinha andando por um grande plano...
Nunca vi ninguém falando que Tomb Raider e Super Mario 64 estavam pau a pau a nível técnico.
Também não acho que Tomb Raider seja A pedra no sapato do N64.
E se é pra falar de marketing,que consequentemente ajuda em vendas,o Mário 64 vendeu mais que Tomb Raider mesmo estando em console fracassado.
Um dos pontos chave do marketing do jogo do Mario era que você podia explorar um castelo grande e cheio de segredos,em outras palavras,foi marketeado como um jogo expansivo.
Lógico que por ser Mario também foi um fator que influenciou,mas o marketing também teve bastante peso.
Detalhe que Mario tem gráficos simples para o 64 e não tinha texturas de topo como outros jogos.

A curiosidade é que pelo contrário,os cenários de Tomb Raider são grandes pra c***lho.
O mal disso tudo é que o gameplay não é tão versátil quanto o de Super Mário 64,que é mais caricato portanto tem mais liberdade pra ampliar as possibilidades usando os cenários ; dava pra tu passar uma fase de várias maneiras,enquanto que no Tomb Raider por ser mais realista e com gameplay tanque você não aproveitava tanto o tamanho dos cenários.
Mas são propostas bem diferentes e eu não vejo uma comparação muito justa nesse sentido.

Essa sensação que tu falou sobre Mário e Banjo é simplesmente a escala dos objetos mesmo.
O Terracon tem draw distance excelente e tudo mais,mas as estruturas e personagens tem modelos pequenos de fato.

Agora seu segundo ponto aí,até os jogos atuais fazem isso,não existe hardware que aguente renderizar todos os polígonos possíveis quando os objetos estão longe,aliás não existe necessidade disso.
No Banjo o efeito é menor,mas a uma certa distância os detalhes certamente diminuem.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Nunca vi ninguém falando que Tomb Raider e Super Mario 64 estavam pau a pau a nível técnico.
Também não acho que Tomb Raider seja A pedra no sapato do N64.
E se é pra falar de marketing,que consequentemente ajuda em vendas,o Mário 64 vendeu mais que Tomb Raider mesmo estando em console fracassado.

oloco, um dos trunfos da Nintendo era trazer um jogo livre para exploração e aventura em 3D e impactar fortemente, mas o tiro saiu meio que pela culatra e o impacto ainda que grande foi minimizado pois antes de super mario ter sido mostrado, alguém teve a ideia de fazer um jogo 3D de 360 graus sem precedentes para aquele período, baseado em doom e em virtua fighter Tomb Raider se destacou de todos os jogos visto no play 1 até então, a personagem rapidamente se tornou um simbolo do console e foi em 1996 ao lado de Mario 64 os únicos jogo de ação 3d livre e totalmente em 3D.

o primeiro jogo vendeu muito bem, mas vendeu menos que mario, acontece que saíram depois mais 3 jogos e somados, dão mais de 25M sendo a franquia mais jogada no Play 1 e talvez de toda a quinta geração. Uma febre e o Nintendo 64 ficou de fora. Tomb Raider 4 figura entre os jogos mais bonitos da gen, devido a sua alta texturização e efeitos. abaixo gif tomb 2.

Resultado de imagem para tomb raider 2 gif
 
Ultima Edição:

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
oloco, um dos trunfos da Nintendo era trazer um jogo livre para exploração e aventura em 3D e impactar fortemente, mas o tiro saiu meio que pela culatra e o impacto ainda que grande foi minimizado pois antes de super mario ter sido mostrado, alguém teve a ideia de fazer um jogo 3D de 360 graus sem precedentes para aquele período, baseado em doom e em virtua fighter Tomb Raider se destacou de todos os jogos visto no play 1 até então, a personagem rapidamente se tornou um simbolo do console e foi em 1996 ao lado de Mario 64 os únicos jogo de ação 3d livre e totalmente em 3D.

o primeiro jogo vendeu muito bem, mas vendeu menos que mario, acontece que saíram depois mais 3 jogos e somados, dão mais de 25M sendo a franquia mais jogada no Play 1 e talvez de toda a quinta geração. Uma febre e o Nintendo 64 ficou de fora. Tomb Raider 4 figura entre os jogos mais bonitos da gen, devido a sua alta texturização e efeitos. abaixo gif tomb 2.

Resultado de imagem para tomb raider 2 gif

Queria entender como a proposta 3d do n64 foi "um tiro que saiu meio que pela culatra".
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
oloco, um dos trunfos da Nintendo era trazer um jogo livre para exploração e aventura em 3D e impactar fortemente, mas o tiro saiu meio que pela culatra e o impacto ainda que grande foi minimizado pois antes de super mario ter sido mostrado, alguém teve a ideia de fazer um jogo 3D de 360 graus sem precedentes para aquele período, baseado em doom e em virtua fighter Tomb Raider se destacou de todos os jogos visto no play 1 até então, a personagem rapidamente se tornou um simbolo do console e foi em 1996 ao lado de Mario 64 os únicos jogo de ação 3d livre e totalmente em 3D.
Mas hein!

Mario 64 foi lançado muito antes do Tomb Raider, sem falar que em 95 o Mario 64 já era mostrado em exposições.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.340
Pontos
1.253
oloco, um dos trunfos da Nintendo era trazer um jogo livre para exploração e aventura em 3D e impactar fortemente, mas o tiro saiu meio que pela culatra e o impacto ainda que grande foi minimizado pois antes de super mario ter sido mostrado, alguém teve a ideia de fazer um jogo 3D de 360 graus sem precedentes para aquele período, baseado em doom e em virtua fighter Tomb Raider se destacou de todos os jogos visto no play 1 até então, a personagem rapidamente se tornou um simbolo do console e foi em 1996 ao lado de Mario 64 os únicos jogo de ação 3d livre e totalmente em 3D.

o primeiro jogo vendeu muito bem, mas vendeu menos que mario, acontece que saíram depois mais 3 jogos e somados, dão mais de 25M sendo a franquia mais jogada no Play 1 e talvez de toda a quinta geração. Uma febre e o Nintendo 64 ficou de fora. Tomb Raider 4 figura entre os jogos mais bonitos da gen, devido a sua alta texturização e efeitos. abaixo gif tomb 2.

Resultado de imagem para tomb raider 2 gif
Você está confundindo as coisas.
A movimentação em si da Lara era travadissima em comparação a do Mario.
Sim,tinha uma proposta mais realista , porém não utilizou 100% do potencial 3D.

Para isso precisaria ter uma movimentação 360° no analógico,coisa que não aconteceu até lançarem Tomb Raider Legends ou Angel of Darkness se não me falha a memória.

Tanto é verdade que você pode jogar tranquilamente no dpad,aliás inicialmente o PS1 nem tinha analógico então você era obrigado a jogar com ele.

Mario 64 é outra história,o jogo tem uma movimentação que leva em conta o peso do Mario,tem uma física para o personagem,não é movimentação "por blocos" igual no Tomb Raider,e o analógico desempenha a função 360° do personagem muito bem.

Não é desmerecendo o Tomb Raider pois ele tem os seus méritos ,é um jogo excelente,com puzzles muito criativos e exploração exemplar para jogos de ação-aventura.
Foi um dos jogos mais influentes da história.

Não se pode comparar mais de 1 jogo somado com outro em vendas,não tem cabimento você falar isso.
Até porque é difícil você falar que só um jogo fez o N64 fracassar,visto que o PS1 tinha uma porrada de jogos que não estavam presentes no N64.
Então não existe apenas um,mas vários jogos que pesaram contra o N64,Tomb Raider sendo um deles.
E o próprio aparelho da Nintendo o condenava (falta de mídia CD) também,inclusive era a principal causa da falta de third parties.

No final aí você já confundiu as bolas de novo e está falando de hardware,depois texturas.
Sim,é um jogo que aproveitou muito bem o hardware do PS1,tem ótimas texturas,cenários maiores que a maioria dos jogos no aparelho,efeitos de luz bacanas.
No entanto meu ponto na discussão não foi esse.
 
Topo Fundo