O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os jogos mais avançados do Super Nintendo [+Remake incrível do SUPER MARIO LAND][+Sonic no SNes]

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Não adianta vc argumentar com esse tipo de pessoa , por exemplo , ele citou novamente o vídeo do cara lá em cima , que além do cometer o erro de usar slowrom (castlevania 4 ) que limita o SNes a rodar em 2,68mhz abaixo da velocidade total da cpu , ainda colocamos 3 fontes refutando essas idéias , quem melhor pra falar de processador que um site em microprocessadores ? sendo que lá eles praticamente disseram que a cpu se equivaliam porque o Mega gastava muito ciclos de cpu para fazer o mesmo que o SNes fazia com a metade dos ciclos........

Outro exemplo foi que ele quis comparar jogos que rodam em carts de 10mb com portes de 2mb....... e quando eu disse que o cartucho dava essa diferença grande no Som e etc..... porque tinha espaço para alocar muitos dados , ele veio com o papo que a mídia não faria os portes do SNes melhores...... Veja por exemplo o Neo Geo , que com cartuchos pequenos vira praticamente um Megadrive com som um pouco melhor.

Veja se mídia não faz diferença .

Alpha Mission jogo 6MB
Cadê os vários frames de explosões nesse jogo?


Veja agora jogo no cartuchão
BlazingStar jogo de + de 30MB


Percebeu a diferença ?

sobre o processador, mostrei vídeos onde o Mega se arrasta e o SNes não mesmo o do SNes sendo mais pesado e tem nego que fingi em não vê.......


Cara você que não está entendendo, aliás gosta de de evitar as partes que não te interessam como a reclamação da memória ram que ficou repetindo insistentemente.

PSX usava mídias de CD e por isso tamanho não era problema. Falei isso várias vezes.
Saturn idem usava cds de mídia e ainda tinha expansor de 4MB.

E no snes o mérito é do Neo Geo por usar mídias maiores e com ram.
Se o snes não usou mídias maiores seja qual for o motivo o problema é do snes e não do Neo Geo.

Isso que estou cansado de abordar. E você finge não ver.

Se o snes podia usar disso e não usou paciência. Eu foco no que saiu na época e rodou no snes. Isso é algo concreto.

Você que está levantando hipóteses do snes rodar esses ports bem, então ao menos deveria demonstrar isso: não com jogos diferentes e sim falar olha o vídeo do jogo X de neo geo rodando no snes de forma boa. Ai sim, você demonstrou isso claramente, perfeito.

E aliás como e disse anteriormente: usando mídias maiores poderia até melhorar o desempenho do snes mas ainda teria um resultado longe dos jogos de Neo Geo a partir de 1996, pois PSX e Saturn que usavam cd como mídia não conseguiram fazer ports bons de vários jogos lançados nesse período em diante. E no caso do Saturn além de cds ele usava expansor.

O próprio metal slug que foi várias vezes abordado é um exemplo de port que saiu meia boca para o psx mesmo ele usando cds.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.760
Reações
62.512
Pontos
1.253
O I7 de 2 ghz não roda mais rápido que um I5 GHZ. E capaz de mesmo um I7 2GHZ contra um I5 3 GHZ não ser necessariamente mais rápido nos jogos de PC. Já vi testes assim num I7 2600 a 3.3 contra um I5 2500K com 4.4 GHZ e há um equilíbrio.
Quando a diferença nos clock é muito grande chegando em torno do dobro o fato de um processador ter mais núcleo não o torna necessariamente mais rápido do que outro que tenha menos núcleos e um clock muito maior. Mas isso é foco para outra coisa e na pasta pc.

Cara não é o fato de rodar o Neo Geo perfeitamente e sim portar ele com poucas perdas seus jogos para o snes. Isso foi afirmado sim em fazer um bom port.

Um port bom como por exemplo é o SFA2 do Sega Saturn que não é um port perfeito mas é um port bom. Ou mesmo o SFA2 do psx que até pode ser considerado um port bom.

Ambos não são perfeitos mas podem ser considerados bons. Isso que foi falado (não por você). Em fazer ports bons do Neo Geo com pouca perda.

Agora veja o SFA2 do snes que coisa ruim. Aliás quero ver o conceito de bom desse povo pois teve até uns dizendo que Street Fighter Alpha 2 do snes é um bom port do arcade, meu Deus.... Foi um dos jogos que tiveram mais perdas no snes junto com Final Fight.

Se for usado esse padrão tão baixo como bom port, aí talvez seria possível sair o metal slug 1 com essa qualidade horrível no snes. E não é opinião.
Basta colocar o original de arcade e o port do snes lado a lado e ver as diferenças que são gigantescas. Bom port é o do Sega Saturn e até a versão de psx pode ser considerada boazinha para eu não ser considerado tão exigente.

E não é por causa do gráfico que é o menor dos problemas ou do loading que é irrelevante para mim.
O problema é a jogabilidade estar toda modificada e zoada. Muitos sprites cortados, vários combos que não funcionam nessa versão, hit box maioria modificadas, o jogo está lento e em especial quando você aciona o custom combo o jogo fica em câmera lenta parecendo que vai travar.

É um jogo bem diferente que até mesmo as tier list dos personagens são diferentes.
Rose e Chun li que eram top nos arcades nessa versão são personagens medianos devido as várias modificações.
Num fighting ter a jogabilidade zoada, mais o fato de rodar lento e ter slowndows tão pesados em certos momentos afeta demais o jogo e o torna ruim. Fora isso os gráficos tiveram muitas perdas e o som também.

E quanto ao Neo Geo o Proteus cansou de ficar falando sobre os cartuchos maiores e as ram neles como se isso fosse um demérito quando na verdade é um mérito. E usando isso como desculpa para os demais ports até mesmo no psx não ser bom.
Ram faz parte do sistema seja via console, cartucho ou expansor. Mérito do Neo Geo e demérito dos concorrentes. Se faltava ram para os demais o problema era desses consoles não do Neo Geo.

Lembrando que o Saturn tinha expansor e mesmo assim seus ports não ficaram perfeitos e alguns ficaram apenas razoáveis e ram não era problema.

O pensamento vale apesar de ser um assunto diferente,pois também estamos falando de processadores.

Você tá batendo na mesma tecla sobre esse negócio de fazer ports bons, sendo que eu to falando até agora que só acredito num bom port,ou num port igual,se alguém provar com um jogo completo.

Seu comentário tem até uma parte repetida do outro post,novamente insistindo em algo que já falei que concordo : Street Fighter Alpha 2 de SNES não é um bom port.

E tá difícil entender essa história das Fast ROMs em,put* m****.
O cara acabou de dar um exemplo pra mostrar que espaço de armazenamento e auxílio de RAM são essenciais para mostrar todo o potencial do console, que teve um hardware próprio,pensado para rodar isso - assim como os chips do SNES.

Não sei mesmo de onde tu tirou essa ideia.

PS: meu exemplo entre i7 e i5 foi feito com os 2 sendo de gerações diferentes.
Exemplo : i5 da primeira geração,i7 da sexta.


Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
O I7 de 2 ghz não roda mais rápido que um I5 de 4,0 GHZ. E capaz de mesmo um I7 2GHZ contra um I5 3 GHZ não ser necessariamente mais rápido nos jogos de PC. Já vi testes assim num I7 2600 a 3.3 contra um I5 2500K com 4.4 GHZ e há um equilíbrio.
Quando a diferença nos clock é muito grande chegando em torno do dobro o fato de um processador ter mais núcleo não o torna necessariamente mais rápido do que outro que tenha menos núcleos e um clock muito maior. Mas isso é foco para outra coisa e na pasta pc.

Cara não é o fato de rodar o Neo Geo perfeitamente e sim portar ele com poucas perdas seus jogos para o snes. Isso foi afirmado sim em fazer um bom port.

Um port bom como por exemplo é o SFA2 do Sega Saturn que não é um port perfeito mas é um port bom. Ou mesmo o SFA2 do psx que até pode ser considerado um port bom.

Ambos não são perfeitos mas podem ser considerados bons. Isso que foi falado (não por você). Em fazer ports bons do Neo Geo com pouca perda.

Agora veja o SFA2 do snes que coisa ruim. Aliás quero ver o conceito de bom desse povo pois teve até uns dizendo que Street Fighter Alpha 2 do snes é um bom port do arcade, meu Deus.... Foi um dos jogos que tiveram mais perdas no snes junto com Final Fight.

Se for usado esse padrão tão baixo como bom port, aí talvez seria possível sair o metal slug 1 com essa qualidade horrível no snes. E não é opinião.
Basta colocar o original de arcade e o port do snes lado a lado e ver as diferenças que são gigantescas. Bom port é o do Sega Saturn e até a versão de psx pode ser considerada boazinha para eu não ser considerado tão exigente.

E não é por causa do gráfico que é o menor dos problemas ou do loading que é irrelevante para mim.
O problema é a jogabilidade estar toda modificada e zoada. Muitos sprites cortados, vários combos que não funcionam nessa versão, hit box maioria modificadas, o jogo está lento e em especial quando você aciona o custom combo o jogo fica em câmera lenta parecendo que vai travar.

É um jogo bem diferente que até mesmo as tier list dos personagens são diferentes.
Rose e Chun li que eram top nos arcades nessa versão são personagens medianos devido as várias modificações.
Num fighting ter a jogabilidade zoada, mais o fato de rodar lento e ter slowndows tão pesados em certos momentos afeta demais o jogo e o torna ruim. Fora isso os gráficos tiveram muitas perdas e o som também.

E quanto ao Neo Geo o Proteus cansou de ficar falando sobre os cartuchos maiores e as ram neles como se isso fosse um demérito quando na verdade é um mérito. E usando isso como desculpa para os demais ports até mesmo no psx não ser bom.
Ram faz parte do sistema seja via console, cartucho ou expansor. Mérito do Neo Geo e demérito dos concorrentes. Se faltava ram para os demais o problema era desses consoles não do Neo Geo.

Lembrando que o Saturn tinha expansor e mesmo assim seus ports não ficaram perfeitos e alguns ficaram apenas razoáveis e ram não era problema.
Cara desculpa mas vc esta repetindo milhares de coisas que já foram refutadas , fica atribuindo o porte ruim do Street FIGHTE ALPHA 2 ao SNes..... a Capcom fez um jogo de luta com 110 sprites , quer coisa mais bizarra do que isso , jogo de luta com 110 sprites é claro que vai dar problema

Gundam do SNes mesmo tendo personagem maior não precisou de tantos sprites por isso o jogo é mais leve.
9m2iLLE.png

hciMKlk.png


se ela tivesse usado a mesma configuração do Gundam o jogo rodaria muito melhor.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.226
Reações
4.588
Pontos
453
Não adianta postar opinião de programadores na tentativa de provar algo, pois alguns dizem uma coisa e outros dizem outra como já foi falado aqui, eu também postei programadores a favor do SNes, além de desenvolveras de micro-processadores, e ai ?

Se o que está faltando é uma análise mais profunda, toma ai um manual da WDC salvo em PDF pelo NesDev. Eu quero ver quais serão as desculpas, e se mostrar na prática o quanto cada jogo esta exigindo de seus respectivos processadores a coisa vai ficar complicada pros que defendem o M68000.

https://wiki.nesdev.com/w/images/7/76/Programmanual.pdf

Ressalvando algumas partes:

"The feature that most clearly distinguishes the current generation of advanced microcomputer systems, however, is the ability to address lots of memory. It is this increased memory addressability which has ushered in the new era of microcomputer applications possibilities, such as large spreadsheets, integrated software, multi-user systems, and more. In this regard, the 65816 stands on or above par with any of the other high performance microprocessors, such as the 68000, the 8086, or their successors. There are two new eight-bit registers called bank registers. One, called the data bank register, is shown placed above the index registers and the other, called the program bank register, is appended to the program counter. The 65816 uses the two bank registers to provide 24-bit addressing. A bank of memory is much like a page; just as a page is a range of memory"

"The 68000, for example, which typically operates at 6 to 12 megahertz (MHz, or millions of cycles per second) requires four clock periods to read or write data to and from memory. The 65x processors require only one clock period."

"The 65x processors provide a wide range of indexing addressing modes that provide automatic indexing capability. In all of them, a value in one of the two index registers specifies the unsigned (positive integer) index into the array, while the instruction’s operand specifies either the base of the array or a pointer to an indirect address at which the base may be found. Each addressing mode has a special operand field syntax for specifying the addressing mode to the assembler. It selects the opcode that will correctly instruct the processor where to find both the base and index. Some early processors (the 6800, for example) had only one index register; moving data from one array to another required saving off the first index and loading the second before accessing the second array, then incrementing the second index and saving it before reloading the first index to again access the first array. The 65x processors were designed with two index registers so data can be quickly moved from an array indexed by one to a second array indexed by the other."
 
Ultima Edição:

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
O pensamento vale apesar de ser um assunto diferente,pois também estamos falando de processadores.

Você tá batendo na mesma tecla sobre esse negócio de fazer ports bons, sendo que eu to falando até agora que só acredito num bom port,ou num port igual,se alguém provar com um jogo completo.

Seu comentário tem até uma parte repetida do outro post,novamente insistindo em algo que já falei que concordo : Street Fighter Alpha 2 de SNES não é um bom port.

E tá difícil entender essa história das Fast ROMs em,put* m****.
O cara acabou de dar um exemplo pra mostrar que espaço de armazenamento e auxílio de RAM são essenciais para mostrar todo o potencial do console, que teve um hardware próprio,pensado para rodar isso - assim como os chips do SNES.

Não sei mesmo de onde tu tirou essa ideia.

PS: meu exemplo entre i7 e i5 foi feito com os 2 sendo de gerações diferentes.
Exemplo : i5 da primeira geração,i7 da sexta.


Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk

Quanto aos pc mesmo de gerações diferentes o I5 2500K com 5.0 ghz de clock tem desempenho semelhante ao I7 da terceira geração se deixar o clock com em stock a 3.5 ghz.
Só para ter idéia com o clock em stock na casa de 3.5 o I7 da quarta geração leva uma pequena vantagem na casa de 5 a 10 porcento.
Mas para chegar a metade ele teria que ser reduzido a 2.5 ghz ou seja uma redução de 30% do clock. Não achei teste pois isso implicaria em reduzir o clock base do processador mas provavelmente esse I7 perderia do I5 já que se com 3.5 há um equilíbrio com uma redução grande ele deve perder uns 15 a 20 porcento.
Mesmo em relação a quarta geração a diferença não é elevada pois o upgrate dos i5 da terceira para quarta geração foi pequeno.

Agora você quer colocar 04/5 gerações de diferença é algo absurdo. Os processadores intel da segunda para sexta geração houve um lapso de tempo de cerca de 05 a 06 anos de diferença.

Cara o snes usou essa fast ram em ports dos jogos de Neo Geo ou CPS1 ou CPS2 para o snes??? Não, não é mesmo.

É isso que venho abordando. Você que não entendeu

Se melhora ou não, isso não vem ao caso porque não foi utilizado na época. Como vamos ver e fazer os resultados????

Melhorar lógico que melhora mas a questão é quanto??? Como demonstrar isso rodando por exemplo um jogo de Neo Geo como metal slug???
Não temos nada concreto.

Até o dia que alguém faça isso mostrando um jogo de Neo Geo rodando num snes nesse esquema nada pode ser comprovado.
O que temos de concreto são ports ruins que saíram para o snes. Eu me foco no que existiu de concreto.

E outra coisa de concreto que temos é que consoles superiores da geração seguinte não conseguiram portar bem a maioria dos jogos do Neo Geo usando cds como mídia e inclusive expansor (no caso do Saturn).
Se hardware da geração seguinte não conseguiram isso, inclusive usando expansor e de se presumir que o snes mesmo usando esse esquema de fast rom não conseguiria.

NÃO EXISTE ESSE NEGÓCIO DO SE, até que ele seja posto em prática.
Caso contrário vão poder usar esse mesmo exemplo para o mega drive e outros consoles.
Nintendo 64 SE tivesse usado cds como mídia.
Mega drive se tivesse usado chips nos cartuchos e mesmo essa fast rom.

Mas o fato que não usaram e a geração acabou há décadas. Até que saia um port no snes de um jogo de Neo Geo rodando nessa fast rom não temos como demonstrar essa possibilidade.
 
Ultima Edição:

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Cara o snes usou essa fast ram nos jogos de Neo Geo ou CPS1 ou CPS2??? Não, não é mesmo.

É isso que venho abordando. Você que não entendeu
A Capcom não conseguia fazer nem jogo de plataforma rodar sem lag no SNes , quanto mais um jogo de cps2......

Os portes da SNk , além de ser portado pela Takara , ainda portavam jogos de 10 , 15 MBs em carts de 2 a 4 , como vc queria que fosse igual , ou pelo menos muito mais próximo?


Melhorar lógico que melhora mas a questão é quanto??? Como demonstrar isso rodando por exemplo um jogo de Neo Geo como metal slug???
Não temos nada concreto.

Até o dia que alguém faça isso mostrando um jogo de Neo Geo rodando num snes nesse esquema nada pode ser comprovado.
O que temos de concreto são ports ruins que saíram para o snes. Eu me foco no que existiu de concreto.
Então vc não pode dizer que não roda até tentarem por pra rodar amigo , ou seja essas palavras são como 1 espada de 2 gumes.

E outra coisa de concreto que temos é que consoles da geração seguinte não conseguiram portar bem a maioria dos jogos do Neo Geo usando cds como mídia e inclusive expansor (no caso do Saturn).
Se hardware da geração seguinte não conseguiram isso, inclusive usando expansor e de se presumir que o snes mesmo usando esse esquema de fast rom não conseguiria.
Mas de novo esse papo....... Cara ainda pouco te expliquei quase soletrando qual o motivo do ps1 e saturno não rodarem direito, o SNes e Mega são consoles de cartucho , ou seja taxa de transferência muito mais rápida e leitura em tempo real de dados descartando a possibilidade de muita RAM no aparelho.

NÃO EXISTE ESSE NEGÓCIO DO SE, até que ele seja posto em prática.
Caso contrário vão poder usar esse mesmo exemplo para o mega drive e outros consoles.
Nintendo 64 SE tivesse usado cds como mídia.
Mega drive se tivesse usado chips nos cartuchos e mesmo essa fast rom.
.
Mas é certo que Megadrive com Cartucho grande (não cd e sim cartucho) rodaria qualquer porte de Neo Geo com poucas perdas no objetos e frames por tela (só não faria gráficos iguais ao Neo Geo por causa das texturas e paleta pequena) ....

Só que esse negócio de fast rom não é um acessório que vc pode implementar , isso foi posto pela Nintendo pra arrancar mais dinheiro das thirds , pois se vc quiser programar em clock mais lento o cart era mais barato , slow rom era muito usado em rpg e alguns jogos de plataforma (tirando dkc) , já fastrom usava o clock todo do SNes , o que era bom para jogos de luta e etc.....
APESAR QUE Gundam roda em SlowRom a 2,68mhz , fastrom e slowrom é diferentes endereços de barramento controlado por tipos de rons só isso.
 
Ultima Edição:


Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Cara você que não está entendendo, aliás gosta de de evitar as partes que não te interessam como a reclamação da memória ram que ficou repetindo insistentemente.
.

Amigo é que estou ignorando sua postagem ,porque vc é que parece não saber o que falar e ainda tem problemas de interpretação..... veja por exemplo essa frase sua aqui abaixo que eu estou quotando......essa aqui abaixo.

PSX usava mídias de CD e por isso tamanho não era problema. Falei isso várias vezes.
.

Esta vendo essa sua postagem? pois é , é por isso que estou ignorando a maior parte de suas postagem , me diz ...... aonde eu disse que o Ps1 tinha problema de Espaço?

Eu disse bem claro que o Problema do ps1 e saturno era a ram porque CONSOLE DE CD PRECISA DE MUITA RAM POIS DEVE ARMAZENAR O JOGO NA MEMÓRIA ANTES DE MOSTRA-LO NA TELA, POR ISSO É QUE EXISTE OS LOADINGS , JÁ CONSOLE DE CARTUCHO NÃO PRECISA DE RAM MUITO GRANDE , POIS A LEITURA É FEITO EM TEMPO REAL E CARTUCHOS TEM TAXAS DE TRANSFERÊNCIA MUITO MAIS ALTO.......SE O PS1 FOSSE CARTUCHO A DIFERENÇA SERIA BIZARRA...... , ninguem ta dizendo se é merito ou não ele ter ram adicional ou o escambau , e sim que os 32bits eram muito mais poderosos que ele , que o único empecilho foi a mídia cd , pois consoles em cd precisam de bastante ram....... usa um cart de resident evil no porte de metal slug pra N64 e vê se ele não vai pisar no neogeo.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Cara desculpa mas vc esta repetindo milhares de coisas que já foram refutadas , fica atribuindo o porte ruim do Street FIGHTE ALPHA 2 ao SNes..... a Capcom fez um jogo de luta com 110 sprites , quer coisa mais bizarra do que isso , jogo de luta com 110 sprites é claro que vai dar problema

Gundam do SNes mesmo tendo personagem maior não precisou de tantos sprites por isso o jogo é mais leve.
9m2iLLE.png

hciMKlk.png


se ela tivesse usado a mesma configuração do Gundam o jogo rodaria muito melhor.

Cara estou repetindo e você repete isso mais vezes ainda.

Se ela fez assim paciência. Foi o que saiu e temos de concreto.

Mesma coisa um seguista ficar falando que tal jogo saiu zoado por causa disso ou que tal jogo seria melhor caso a sega usasse chips.

Não existe esse negocio de SE tivesse...
Eu estou falando do que realmente saiu no snes. Não o que poderia ser feito para ser melhor. Acho que agora ficou claro.

Como isso não feito naquele período paciência.

Por isso eu disse para você: Poste então uma versão de SFA2 rondado no snes da forma que você está dizendo. Isso que estou falando.
Ou então um jogo de NEO GEO rodando no snes usando esses esquemas que você está alegando para podermos ver os resultados.

Não há dúvidas que melhor poderia usando de melhor programação e de cartuchos específicos mas o quanto seria melhor???? Para mim ainda seria um resultado baixo. E uso como argumento que esses jogos na geração seguinte a maioria saiu de forma razoável apenas, longe de terem ficado bons.

Repito sem ver esses jogos rodando na forma que você está dizendo no snes não tem como avaliarmos isso. A única coisa que temos é que na geração do snes os resultados desses ports foram em geral ruins. Poderiam ser melhores??? Sim. Só que isso não foi feito e a geração acabou há décadas.

Por isso para comparação uso o que foi realmente lançado e não como poderia ter sido lançado.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Amigo é que estou ignorando sua postagem ,porque vc é que parece não saber o que falar e ainda tem problemas de interpretação..... veja por exemplo essa frase sua aqui abaixo que eu estou quotando......essa aqui abaixo.



Esta vendo essa sua postagem? pois é , é por isso que estou ignorando a maior parte de suas postagem , me diz ...... aonde eu disse que o Ps1 tinha problema de Espaço?

Eu disse bem claro que o Problema do ps1 e saturno era a ram porque CONSOLE DE CD PRECISA DE MUITA RAM POIS DEVE ARMAZENAR O JOGO NA MEMÓRIA ANTES DE MOSTRA-LO NA TELA, POR ISSO É QUE EXISTE OS LOADINGS , JÁ CONSOLE DE CARTUCHO NÃO PRECISA DE RAM MUITO GRANDE , POIS A LEITURA É FEITO EM TEMPO REAL E CARTUCHOS TEM TAXAS DE TRANSFERÊNCIA MUITO MAIS ALTO.......SE O PS1 FOSSE CARTUCHO A DIFERENÇA SERIA BIZARRA...... , ninguem ta dizendo se é merito ou não ele ter ram adicional ou o escambau , e sim que os 32bits eram muito mais poderosos que ele , que o único empecilho foi a mídia cd , pois consoles em cd precisam de bastante ram....... usa um cart de resident evil no porte de metal slug pra N64 e vê se ele não vai pisar no neogeo.


Existe uma coisa chamada de expansão de memória caso não saiba.

E o Sega Saturn usou esses cartucho de expansão de até 4MB.

E outra coisa o NEO GEO cd fez port dos jogos arcade e quase todos foram ou perfeitos ou quase perfeitos. E sequer ele possuía expansor. Ele tinha ram suficiente para isso no próprio console.

Cara isso óbvio que a ram nos cartuchos ajudam no desempenho e precisam de uma menor quantidade.

Mas os console da geração seguinte poderiam suprir isso caso quisessem de duas formas: usando ram suficiente no console como fez o NEO GEO CD ou usando expansor como fez o Saturn. O N64 tb tinha expansor. Só o psx não fez uso porque não quis.

Nada impedia dele lançar um expansor ainda maior caso quisesse. Como ele não quis o problema foi dele não dos concorrentes.

Mesma coisa do snes não ter usado esquema parecido que o Neo Geo com seus cartuchos que VOCÊ MENCIONOU. Como não usaram, isso não pode ser reclamado.

Mesma coisa seria ver um seguista chorando pelo mega não ter usado chips nos cartuchos ou mesmo essas fast rom que teriam demonstrado o verdadeiro potencial. Ou mesmo o NEO GEO que não teve suporte de uma third Party grande.

O poder de um console é pelos resultados que obtiveram em seus jogos lançados. Se poderiam ter feito melhor mas não fizeram, isto não tem como ser remediado porque a geração acabou há décadas.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Não adianta postar opinião de programadores na tentativa de provar algo, pois alguns dizem uma coisa e outros dizem outra como já foi falado aqui, eu também postei programadores a favor do SNes, além de desenvolveras de micro-processadores, e ai ?

Se o que está faltando é uma análise mais profunda, toma ai um manual da WDC salvo em PDF pelo NesDev. Eu quero ver quais serão as desculpas, e se mostrar na prática o quanto cada jogo esta exigindo de seus respectivos processadores a coisa vai ficar complicada pros que defendem o M68000.

https://wiki.nesdev.com/w/images/7/76/Programmanual.pdf

Ressalvando algumas partes:

"The feature that most clearly distinguishes the current generation of advanced microcomputer systems, however, is the ability to address lots of memory. It is this increased memory addressability which has ushered in the new era of microcomputer applications possibilities, such as large spreadsheets, integrated software, multi-user systems, and more. In this regard, the 65816 stands on or above par with any of the other high performance microprocessors, such as the 68000, the 8086, or their successors. There are two new eight-bit registers called bank registers. One, called the data bank register, is shown placed above the index registers and the other, called the program bank register, is appended to the program counter. The 65816 uses the two bank registers to provide 24-bit addressing. A bank of memory is much like a page; just as a page is a range of memory"

"The 68000, for example, which typically operates at 6 to 12 megahertz (MHz, or millions of cycles per second) requires four clock periods to read or write data to and from memory. The 65x processors require only one clock period."

"The 65x processors provide a wide range of indexing addressing modes that provide automatic indexing capability. In all of them, a value in one of the two index registers specifies the unsigned (positive integer) index into the array, while the instruction’s operand specifies either the base of the array or a pointer to an indirect address at which the base may be found. Each addressing mode has a special operand field syntax for specifying the addressing mode to the assembler. It selects the opcode that will correctly instruct the processor where to find both the base and index. Some early processors (the 6800, for example) had only one index register; moving data from one array to another required saving off the first index and loading the second before accessing the second array, then incrementing the second index and saving it before reloading the first index to again access the first array. The 65x processors were designed with two index registers so data can be quickly moved from an array indexed by one to a second array indexed by the other."

Não respondeu ABSOLUTAMENTE NENHUM DOS PONTOS...... mas vamos lá...

Em momento algum esse PDF fala do processador do Snes.

... o Processador do snes é o Ricoh 5A22, que é baseado na arquitetura dos 65816, mas não é o mesmo, não são a mesma coisa. A ""comparação"" com um 68000 tambem é bizarra pois os 68000 tambem tiveram uma porrada de variações e modelos.

dizer que é a mesma coisa é como fazer uma comparação do Xbox original, e na hora de falar no processador dele, pegar o tipo de Pentium 3 mais foda dos PCs e dizer que é igual o do xbox, sendo que NÃO É , existem vários tipos de pentium 3 (mesmo nos PCs)

o PDF não fala nada sobre o barramento de 8Bits do snes por exemplo , ou seja, não prova NADA


e pela milésima vez, teoria não significa nada, o que importa é a prática.

já postei argumentação de 4 engenheiros/programadores/desenvolvedores diferentes, todos falando que o processador do Megadrive na prática era MUITO mais rápido que o do Snes , e até agora ninguem conseguiu refutar nada.


----------------------------------------------

como se não bastasse voltaram a falar que o snes conseguiria rodar jogos de NeoGeo..... :brbr

nem a CPS1 o snes conseguia rodar, ainda mais a MVS que é mais poderosa que a CPS1

e isso já foi discutida no tópico (sabiamente trancado pela moderação) que tentava comparar Neogeo com snes

comparar neogeo com snes :facepalm:facepalm:facepalm
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Não existe esse negocio de SE tivesse....
É claro que existe amigão , vc pode usar como parâmetro a mecânica de um jogo se é ou não possível em tal console

a mecânica desse jogo é praticamente andar e atirar , vc não vê a cpu com inteligencia artificial acima da média e tal , a inteligência artificial é até bem fraca ....

Não há dúvidas que melhor poderia usando de melhor programação e de cartuchos específicos mas o quanto seria melhor???? Para mim ainda seria um resultado baixo. E uso como argumento que esses jogos na geração seguinte a maioria saiu de forma razoável apenas, longe de terem ficado bons.

Amigo , isso só podemos saber se tentarem fazer , ou seja como não tem uma prova real se roda ou não roda, assim como existe a possibilidade de ele não rodar , também existe a possibilidade de ele rodar...... só saberemos se alguém tentar portar , que pena eu não ter o assembler como linguagem de programação , na verdade o problema é o compilador ruim WLA , se fosse eu te mostraria isso , minha linguagem é outra.

Repito sem ver esses jogos rodando na forma que você está dizendo no snes não tem como avaliarmos isso. A única coisa que temos é que na geração do snes os resultados desses ports foram em geral ruins. Poderiam ser melhores??? Sim. Só que isso não foi feito e a geração acabou há décadas.
E quem esta dizendo que a geração não acabo? , só porque acabou a décadas isso impede de querer colocar um console pra rodar algum jogo?

Por isso para comparação uso o que foi realmente lançado e não como poderia ter sido lançado.

Amigo esse jogo não saiu pro Mega Ou SNes , porque foi lançado em 96 , e geralmente um jogo original demora um tempo pra sair como porte para outros consoles , por exemplo Captain Command só saiu no SNes muitos anos depois da versão original de Arcade , Metal Slug saiu em 96 , quando é que ele receberia um porte pros consoles que já estavam quase mortos, 98 , 99? , o SNes só recebeu Street Fighter Alpha 2 no mesmo ano porque vendia muito Street Fighter , caso contrário nunca teria saído esse jogo nele , é o mesmo pensamento para Megaman e Forte.... com certeza os jogos da Takara não vendiam tanto como um Street Fighter , por isso nem valeria a pena porta pra consoles que já estavam no caixão , seria melhor portar para os novos consoles da geração que já tinha base instalada de 2 anos que já valeria o esforço , fora que nessa época quase ninguém mais queria saber de SNes e Mega , sendo a maioria migrando para a nova geração.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
e pela milésima vez, teoria não significa nada, o que importa é a prática.
.

Olha a contradição nesse post , NA TEORIA O SNes é fracão não roda nada , na pratica faz 128 sprites simultâneos , geralmente 3 background de 4 que pode fazer , 256 cores em tela , texturas muito melhores eetc...
na teoria não faz isso , na prática faz , o shooter mais impressionante da geração perdendo só pro Arcade.



já postei argumentação de 4 engenheiros/programadores/desenvolvedores diferentes, todos falando que o processador do Megadrive na prática era MUITO mais rápido que o do Snes , e até agora ninguem conseguiu refutar nada.
Então quer dizer que 3 fontes não valem ? só as suas? legal em......
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
É claro que existe amigão , vc pode usar como parâmetro a mecânica de um jogo se é ou não possível em tal console

a mecânica desse jogo é praticamente andar e atirar , vc não vê a cpu com inteligencia artificial acima da média e tal , a inteligência artificial é até bem fraca ....



Amigo , isso só podemos saber se tentarem fazer , ou seja como não tem uma prova real se roda ou não roda, assim como existe a possibilidade de ele não rodar , também existe a possibilidade de ele rodar...... só saberemos se alguém tentar portar , que pena eu não ter o assembler como linguagem de programação , na verdade o problema é o compilador ruim WLA , se fosse eu te mostraria isso , minha linguagem é outra.

Então isso que falei: não temos uma prova real se roda ou não. Eu mesmo nunca afirmei que é impossível Metal Slug ser portado de forma boa no snes usando essa rom fast. E sim que para mim isso seria muito difícil. Lembrando que bom para mim seria o jogo rodar no padrao da versão Saturn no snes.
O que aleguei é que isso na geração do snes seria inviável comercialmente para uma empresa fazer isso devido aos custos. Riscos elevados demais para um port que mesmo bom seria inferior a versão arcade e custaria bastante.

Só para finalizar sobre ram: Neo Geo CD não usava expansor e rodou extremamente bem quase todos os jogos que portou dos arcades.... porque ele tinha ram suficiente no próprio console. E isso sem expansor.

Cara é isso que mencionei. O fato de faltar ram nos consoles da quinta geração foi um demérito deles, uma falha.
É igual alguém montar um pc gamer com I7, 1080, usando 4GB de ram, óbvio que vai dar m****.

Tanto que N64 e Saturn lançaram expansores para sanar isso, praticamente admitiram que faltava ram nos seus consoles com isso.
O PSx caso quisesse poderia lançar um expansor de 8MB e não faltaria ram para rodar qualquer jogo de MVS e arcade da época.
 
Ultima Edição:

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.226
Reações
4.588
Pontos
453
Não respondeu ABSOLUTAMENTE NENHUM DOS PONTOS...... mas vamos lá...

Em momento algum esse PDF fala do processador do Snes.

... o Processador do snes é o Ricoh 5A22, que é baseado na arquitetura dos 65816, mas não é o mesmo, não são a mesma coisa. A ""comparação"" com um 68000 tambem é bizarra pois os 68000 tambem tiveram uma porrada de variações e modelos.

dizer que é a mesma coisa é como fazer uma comparação do Xbox original, e na hora de falar no processador dele, pegar o tipo de Pentium 3 mais foda dos PCs e dizer que é igual o do xbox, sendo que NÃO É , existem vários tipos de pentium 3 (mesmo nos PCs)

o PDF não fala nada sobre o barramento de 8Bits do snes por exemplo , ou seja, não prova NADA


e pela milésima vez, teoria não significa nada, o que importa é a prática.

já postei argumentação de 4 engenheiros/programadores/desenvolvedores diferentes, todos falando que o processador do Megadrive na prática era MUITO mais rápido que o do Snes , e até agora ninguem conseguiu refutar nada.


----------------------------------------------

como se não bastasse voltaram a falar que o snes conseguiria rodar jogos de NeoGeo..... :brbr

nem a CPS1 o snes conseguia rodar, ainda mais a MVS que é mais poderosa que a CPS1

e isso já foi discutida no tópico (sabiamente trancado pela moderação) que tentava comparar Neogeo com snes

comparar neogeo com snes :facepalm:facepalm:facepalm

Sim, ele é baseado no 65c816, logo, o modo de operar e as instruções são as mesmas. O que poderiam mudar é a frequência do clock, aumentar a memória RAM, colocar um DMA mais moderno, ou seja, mudar toda a arquitetura (e eles não estão falando de arquitetura), o mesmo vale para o Xbox clássico e o Pentium 3 ou para as variações do Motorola 68000 que poderiam ter outra arquitetura. Aí meu amigo é outra história, pois o que mudou foi toda a arquitetura.

Mas no texto eles também falam das variações no clock e sucessores do M68000:

"The 68000, for example, which typically operates at 6 to 12 megahertz" ou "In this regard, the 65816 stands on or above par with any of the other high performance microprocessors, such as the 68000, the 8086, or their successors".

Ou seja, sendo um sucessor ou uma variação do 68000 ainda teriam dificuldades se comparados ao 65c816, pois a performance era muito alta pra época, tanto é que eles dizem que o processador do Mega Drive também foi oferecido pro SNes, mas com uma frequência ainda maior de 10 MHz, mas a Nintendo optou por um mais moderno, pois como eu já disse que o 65c816 é baseado em numa nova modalidade de processadores que fazem mais com menos, uma nova proposta de processadores RISC, o único contra seria a sua linguagem de programação desconhecida.

No caso do barramento, também não significa nada, pois o 5A22 é muito eficiente e preza instruções de 8 Bits, pois o SNes processa seus jogos com instruções de 8 Bits, isso justifica o barramento de 8 Bits (BUS B) para dados de áudio e vídeo.

Sobre fontes, também foram postadas 4 contrárias as suas e quer saber isso também não significa nada, lembra lá dos programadores que disseram que Gunstar Heroes seria impossível no SNes ? Pois bem, o jogo foi portado até pro fraquíssimo Game Gear (se bobear ele roda até em calculadora de tão simples que é).



Isso mostra o quanto a opinião de um programador (suas fontes) estão valendo nos dias de hoje, mesma coisa que nada.
 
Ultima Edição:

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.647
Reações
9.460
Pontos
453
Nem sei porque estou respondendo ao tópico, mas lá vai...
o Processador do snes é o Ricoh 5A22
Ok, cheguei a ver um Apple IIGS e, se me dissessem que aquele PC tinha um processador que é uma versão do processador do SNES, diria que é mentira, pois tinha um desempenho totalmente diferente(e, porque não, inferior) de um SNES. Mas sabe o que não muda entre os dois? As instruções de arquiteura. Num modo bem simples de explicar, é como se o SNES fosse um C2Q 9850 e o A2GS um Q6600. Não vou entrar em detalhes quanto a isso porque ai já é eletrônica, daí estaria desvirtuando o tópico.
o PDF não fala nada sobre o barramento de 8Bits do snes por exemplo
Respondo o porque pela Wikipédia, pode ser?
  • Uma porta I/O paralela de 8-bit, que quase não é usada no SNES
Para que vou gastar tempo falando de algo que um sistema nem usa? Exemplo é a sequencia de bit 66 90H, que está lá nas instruções de qualquer processador, mas é quase nunca citada por ser raramente usada.
teoria não significa nada, o que importa é a prática.
Isso te contradiz tanto... Posso usar o Neo-Geo de exemplo? Quando a CPS3 foi lançada, uma das jogadas da Capcom foi dizer que a MVS nunca faria sprites do tamanho de Hugo. Sabe o que fizeram? Priorizaram tanto isso no Snk vs. Capcom Chaos, que conseguiram por um Hugo em tamanho real na MVS. Teoricamente, você nunca veria aqueles sprites no MVS, mas é só abrir o jogo e ver que ele está lá, com todo um tamanho de sprite. Outro exemplo é o Art of Fighting 3, onde mostraram que a SNK podia sim, exibir gráficos grandes em alta velocidade, coisa que muitos também achavam impossível. Também posso citar a quebra de limite de 330 Mb do MVS e outras coisas teoricamente impossíveis no MVS, mas que estão lá. Não conheco muito do SNES para saber dos limites quebrados nele, mas se quiser, tenho uma pá de jogos no MVS que fizeram coisas até então absurdas de tentar se fazer na MVS, é só pedir.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.760
Reações
62.512
Pontos
1.253
Quanto aos pc mesmo de gerações diferentes o I5 2500K com 5.0 ghz de clock tem desempenho semelhante ao I7 da terceira geração se deixar o clock com em stock a 3.5 ghz.
Só para ter idéia com o clock em stock na casa de 3.5 o I7 da quarta geração leva uma pequena vantagem na casa de 5 a 10 porcento.
Mas para chegar a metade ele teria que ser reduzido a 2.5 ghz ou seja uma redução de 30% do clock. Não achei teste pois isso implicaria em reduzir o clock base do processador mas provavelmente esse I7 perderia do I5 já que se com 3.5 há um equilíbrio com uma redução grande ele deve perder uns 15 a 20 porcento.
Mesmo em relação a quarta geração a diferença não é elevada pois o upgrate dos i5 da terceira para quarta geração foi pequeno.

Agora você quer colocar 04/5 gerações de diferença é algo absurdo. Os processadores intel da segunda para sexta geração houve um lapso de tempo de cerca de 05 a 06 anos de diferença.

Cara o snes usou essa fast ram em ports dos jogos de Neo Geo ou CPS1 ou CPS2 para o snes??? Não, não é mesmo.

É isso que venho abordando. Você que não entendeu

Se melhora ou não, isso não vem ao caso porque não foi utilizado na época. Como vamos ver e fazer os resultados????

Melhorar lógico que melhora mas a questão é quanto??? Como demonstrar isso rodando por exemplo um jogo de Neo Geo como metal slug???
Não temos nada concreto.

Até o dia que alguém faça isso mostrando um jogo de Neo Geo rodando num snes nesse esquema nada pode ser comprovado.
O que temos de concreto são ports ruins que saíram para o snes. Eu me foco no que existiu de concreto.

E outra coisa de concreto que temos é que consoles da geração seguinte não conseguiram portar bem a maioria dos jogos do Neo Geo usando cds como mídia e inclusive expansor (no caso do Saturn).
Se hardware da geração seguinte não conseguiram isso, inclusive usando expansor e de se presumir que o snes mesmo usando esse esquema de fast rom não conseguiria.

NÃO EXISTE ESSE NEGÓCIO DO SE, até que ele seja posto em prática.
Caso contrário vão poder usar esse mesmo exemplo para o mega drive e outros consoles.
Nintendo 64 SE tivesse usado cds como mídia.
Mega drive se tivesse usado chips nos cartuchos e mesmo essa fast rom.

Mas o fato que não usaram e a geração acabou há décadas. Até que saia um port no snes de um jogo de Neo Geo rodando nessa fast rom não temos como demonstrar essa possibilidade.

Sim,e o que tem de concreto é que Gundam Wing Endless Duel não utiliza a FastRom,porém tem personagens maiores, muito detalhamento,vários frames nas animações,efeitos,e ainda assim roda bem mais rápido.

Isso porque a Capcom abusou nos sprites na hora de fazer o port,tem horas que o jogo fica com mais de 100 sprites na tela, absurdo.

O que eu sei e que continuo afirmando (com esse e outros exemplos) é que dava pra rodar melhor caso fossem jogos bem programados,pois existem jogos com visuais melhores e que rodam no console (um Iron Commando da vida tem um visual bem superior ao FF do SNES,e roda bem).

Tanto é verdade que um dos únicos jogo bem programados da Capcom pro SNES,o Rockman & Forte,tem um visual excelente e roda de forma muito bem, e ,embora não seja igual,se parece muito com o Megaman 8 que é um jogo de PS1.

Agora,se tu tá tirando algo à mais disso,falando como se eu concordasse que rodaria todos os jogos iguais ou próximos às versões de Arcade,aí não é culpa minha.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.760
Reações
62.512
Pontos
1.253
Sim, ele é baseado no 65c816, logo, o modo de operar e as instruções são as mesmas. O que poderiam mudar é a frequência do clock, aumentar a memória RAM, colocar um DMA mais moderno, ou seja, mudar toda a arquitetura (e eles não estão falando de arquitetura), o mesmo vale para o Xbox clássico e o Pentium 3 ou para as variações do Motorola 68000 que poderiam ter outra arquitetura. Aí meu amigo é outra história, pois o que mudou foi toda a arquitetura.

Mas no texto eles também falam das variações no clock e sucessores do M68000:

"The 68000, for example, which typically operates at 6 to 12 megahertz" ou "In this regard, the 65816 stands on or above par with any of the other high performance microprocessors, such as the 68000, the 8086, or their successors".

Ou seja, sendo um sucessor ou uma variação do 68000 ainda teriam dificuldades se comparados ao 65c816, pois a performance era muito alta pra época, tanto é que eles dizem que o processador do Mega Drive também foi oferecido pro SNes, mas com uma frequência ainda maior de 10 MHz, mas a Nintendo optou por um mais moderno, pois como eu já disse que o 65c816 é baseado em numa nova modalidade de processadores que fazem mais com menos, uma nova proposta de processadores RISC, o único contra seria a sua linguagem de programação desconhecida.

No caso do barramento, também não significa nada, pois o 5A22 é muito eficiente e preza instruções de 8 Bits, pois o SNes processa seus jogos com instruções de 8 Bits, isso justifica o barramento de 8 Bits (BUS B) para dados de áudio e vídeo.

Sobre fontes, também foram postadas 4 contrárias as suas e quer saber isso também não significa nada, lembra lá dos programadores que disseram que Gunstar Heroes seria impossível no SNes ? Pois bem, o jogo foi portado até pro fraquíssimo Game Gear (se bobear ele roda até em calculadora de tão simples que é).



Isso mostra o quanto a opinião de um programador (suas fontes) estão valendo nos dias de hoje, mesma coisa que nada.
No link daquele dev da Ubisoft,o Denrock "esqueceu" de colocar o final:

"To wrap it up, in fact it was the code quality that mattered. But the SEGA's configuration made it much easier to achieve high performance than Nintendo's."

O cara concluiu que era mais FÁCIL alcançar alta performance no Genesis,não que o processador era muito "mais rápido".

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Existe uma coisa chamada de expansão de memória caso não saiba.

E o Sega Saturn usou esses cartucho de expansão de até 4MB.

E outra coisa o NEO GEO cd fez port dos jogos arcade e quase todos foram ou perfeitos ou quase perfeitos. E sequer ele possuía expansor. Ele tinha ram suficiente para isso no próprio console.

Mas é claro que Neo Geo cd não usou expansor , o bicho já vinha de fabrica com 7MB RAM ,vc queria que ele rodasse pior que o Saturno?
E O Neo Geo cd com 7mb é a prova do que eu disse antes , o problema de consoles em cd eram a RAM porque tem de armazenar jogo na memória antes de coloca-lo na tela diferente de consoles de cartucho

Cara isso óbvio que a ram nos cartuchos ajudam no desempenho e precisam de uma menor quantidade.
Putz.... eu já tinha dito isso antes nem precisava repetir.

Mas os console da geração seguinte poderiam suprir isso caso quisessem de duas formas: usando ram suficiente no console como fez o NEO GEO CD ou usando expansor como fez o Saturn. O N64 tb tinha expansor. Só o psx não fez uso porque não quis..

Amigo , o N64 nem precisava de expansor para portar um jogo de Neo GEO porque era cartucho...... , se o saturno e ps1 ja eram bem superiores em hardware imagina o N64 , só de cpu eram 96 mhz e memória ram bem maior que a do Neo geo ,
E MESMO SE O CARTUCHO DO Neo geo estivesse usando ram adicional , fazendo o mesmo no N64 ia ser uma surra...... , se foi feito ou não é outra história...... oque parece é que vc esta querendo por Neo Geo como Mais poderoso que o N64 ou ps1/saturno isso é pra rir muito.

Nada impedia dele lançar um expansor ainda maior caso quisesse. Como ele não quis o problema foi dele não dos concorrentes.
e quem esta questionando isso? vc esta colocando coisas nada haver no meio.

Mesma coisa do snes não ter usado esquema parecido que o Neo Geo com seus cartuchos que VOCÊ MENCIONOU. Como não usaram, isso não pode ser reclamado.
Ptqp.......

Mesma coisa seria ver um seguista chorando pelo mega não ter usado chips nos cartuchos ou mesmo essas fast rom que teriam demonstrado o verdadeiro potencial. Ou mesmo o NEO GEO que não teve suporte de uma third Party grande.

Se um seguista chorar por isso é pq é burro , fastrom não da overclock no SNes , o processador do SNes foi modificado pela nintendo muquirana pra arrancar dinheiro da thirds , o clock do SNes normal é 3,58mhz , mais existem 3 modos de endereçamento , 1,44mhz que nem foi usado , 2,68mhz em slowrom , era rom barata que era usado em rpgs mas não em todos (chrono trigger roda em 3,58mhz) e também era usado em alguns jogos de luta como Gundam , e fastrom que rodava em clock máximo do SNes de fábrica, já o mega não , sempre rodava em 7mhz , se tentarem melhorar só por meio de oveclock , oque é algo perigoso , garanto que menos de 1 ano ele pifa por rodar acima do limite do normal .



Então isso que falei: não temos uma prova real se roda ou não
Então pronto amigo , pra que ficar ainda debatendo sobre isso se não temos certeza , oque o user lá folhas atrás disse que daria pra fazer , e tudo esta no campo das idéias , ou seja ,se algum dia alguém programa e ficar muito próximo poderíamos dizer que ele roda sim...... do contrário falaremos que não roda simples assim.



Sobre fontes, também foram postadas 4 contrárias as suas e quer saber isso também não significa nada, lembra lá dos programadores que disseram que Gunstar Heroes seria impossível no SNes ? Pois bem, o jogo foi portado até pro fraquíssimo Game Gear (se bobear ele roda até em calculadora de tão simples que é).



Isso mostra o quanto a opinião de um programador (suas fontes) estão valendo nos dias de hoje, mesma coisa que nada.

E de forma muito similar.


Na verdade tem uma hacker no Master System dele .


Sim,e o que tem de concreto é que Gundam Wing Endless Duel não utiliza a FastRom,porém tem personagens maiores, muito detalhamento,vários frames nas animações,efeitos,e ainda assim roda bem mais rápido.

Isso porque a Capcom abusou nos sprites na hora de fazer o port,tem horas que o jogo fica com mais de 100 sprites na tela, absurdo.
Gundam roda em Slowrom tem bonecos maiores e roda com menos sprites que Street Fighter alpha 2 , Gudam roda em média
com 64 sprites em quanto Street Fighter alpha2 roda com em média + de 90 , isso mostra as bizarrices da Capcom em desperdiçar poder bruto , Street Fighter Alpha2 rodária muito melhor com 64 sprites ou menos ainda dependendo da montagem que fosse feita , mas usar 110 sprites em um jogo de Luta é sacanagem ......


No link daquele dev da Ubisoft,o Denrock "esqueceu" de colocar o final:

"To wrap it up, in fact it was the code quality that mattered. But the SEGA's configuration made it much easier to achieve high performance than Nintendo's."

O cara concluiu que era mais FÁCIL alcançar alta performance no Genesis,não que o processador era muito "mais rápido".

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
Ele se isso não é manipular informação eu não sei o que é......
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Sim, ele é baseado no 65c816, logo, o modo de operar e as instruções são as mesmas. O que poderiam mudar é a frequência do clock, aumentar a memória RAM, colocar um DMA mais moderno, ou seja, mudar toda a arquitetura (e eles não estão falando de arquitetura), o mesmo vale para o Xbox clássico e o Pentium 3 ou para as variações do Motorola 68000 que poderiam ter outra arquitetura. Aí meu amigo é outra história, pois o que mudou foi toda a arquitetura.

Mas no texto eles também falam das variações no clock e sucessores do M68000:

"The 68000, for example, which typically operates at 6 to 12 megahertz" ou "In this regard, the 65816 stands on or above par with any of the other high performance microprocessors, such as the 68000, the 8086, or their successors".

Ou seja, sendo um sucessor ou uma variação do 68000 ainda teriam dificuldades se comparados ao 65c816, pois a performance era muito alta pra época, tanto é que eles dizem que o processador do Mega Drive também foi oferecido pro SNes, mas com uma frequência ainda maior de 10 MHz, mas a Nintendo optou por um mais moderno, pois como eu já disse que o 65c816 é baseado em numa nova modalidade de processadores que fazem mais com menos, uma nova proposta de processadores RISC, o único contra seria a sua linguagem de programação desconhecida.

No caso do barramento, também não significa nada, pois o 5A22 é muito eficiente e preza instruções de 8 Bits, pois o SNes processa seus jogos com instruções de 8 Bits, isso justifica o barramento de 8 Bits (BUS B) para dados de áudio e vídeo.

Sobre fontes, também foram postadas 4 contrárias as suas e quer saber isso também não significa nada, lembra lá dos programadores que disseram que Gunstar Heroes seria impossível no SNes ? Pois bem, o jogo foi portado até pro fraquíssimo Game Gear (se bobear ele roda até em calculadora de tão simples que é).



Isso mostra o quanto a opinião de um programador (suas fontes) estão valendo nos dias de hoje, mesma coisa que nada.


Pelo amor de Deus, Gunstar Heroes do Gamegear não chega nem aos pés da versão do Megadrive, são jogos totalmente diferentes alias, tem uma diferença gigante entre um e outro.

e tá certo...., engenheiros, programadores, e desenvolvedores (um até que trabalha pra Ubisoft) não valem nada pra você, mas opinião de ISTA de forum de joguinho que diz que snes faz jogo de neogeo, essa sim vale né ???

PQP, depois ainda tem tem cara de pau de dizer que é imparcial....

o que não vale NADA é a sua opinião


Respondo o porque pela Wikipédia, pode ser?

  • Uma porta I/O paralela de 8-bit, que quase não é usada no SNES
Para que vou gastar tempo falando de algo que um sistema nem usa? Exemplo é a sequencia de bit 66 90H, que está lá nas instruções de qualquer processador, mas é quase nunca citada por ser raramente usada.

Isso te contradiz tanto....

o barramento de 8 bit É USADO NO SNES, e é um dos responsáveis pela lentidão alias

só que voce esquerceu de quotar isso aqui tambem:

  • Two separate address busses driving the 8-bit data bus: a 24-bit "Bus A" for general access, and an 8-bit "Bus B" mainly for APU and PPU registers


enquanto a CPU do Mega:

  • CPU principal: M68000
  • Velocidade do processador: 7.670453 MHz (NTSC)
  • O 68000 tem um espaço de endereçamento de 24‑bit, que permite accessar no máximo 16 MB de memória. O mapeamento de memória da Sega para o Mega Drive permitia os jogos alcançarem no máximo 4 MB sem usar o mapeamento da memória; jogos que tentaram alcançar os 10 MB encontraram seu mapeamento de memória colidindo com o Sega CD (que usava 2 MB do terceiro bloco de 4 MB) e o 32X (que usava 2 MB do terceiro bloco de 4). Todos os dispositivos têm a memória mapeada.
  • Jogos que usavam save também necessitavam ter memória interna no cartucho; grandes jogos, como Phantasy Star IV, usaram um mapeador para trocar o espaço do cartucho cart pela SRAM durante o save.
  • Conjunto de Instruções: CISC de 16 e 32‑bit
  • Tamanho do barramento de dados: 32-bit interno, 16‑bit externo
  • Taxa de clock de barramento de dados externos: 5 MHz (5 MB/s de largura de banda para acessar dados externos)
  • Unidades de lógica aritmética: Dados de 16-bit ALU, Endereçamento de 32-bit ALU (2x 16-bit ALU)


------------------------------------------------------------------------


e o único que está se contra dizendo aqui é voce

eu SEMPRE falei o quanto o MVS/Neogeo era foda, e por isso mesmo um absurdo completo querer dizer que o snes podia chegar perto. Nâo sei porque voce quer falar sobre os méritos da MVS agora, está basicamente CONCORDANDO COMIGO.

o que importa é a prática, na prática a MVS mostrou o quanto era foda , foi o que eu disse.

e advinha qual o processador da MVS/Neogeo ??? e qual o processador da CPS2 ???

porque será que preferiram usar o 68000 ao invés do processador do snes ???
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Eu só estou estranhado julgar o Neo Geo como mais potente do que o PS1 porque o PS1 roda peidando os jogos da MVS, mas coloca QUALQUER jogo de PS1 no Neo Geo pra ver o que acontece... Deve ficar na tela preta.

É a diferença entre um vg que alia um bom custo/benefício, mesmo que isso custe um pouco na conversão em pouquíssimos jogos, com outro que na verdade é só custo. Aparelho cujo jogo custe 300 dólares não é viável em momento algum da história.
Poderiam colocar expansores de 300 dólares e rodar os jogos iguais, mas pra quê? Que eu saiba as conversões dos jogos da SNK nem vendiam tanto assim.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.226
Reações
4.588
Pontos
453
Nunca disse que o SNes faz jogos de Neo Geo fielmente, também nunca comparei o SNes com o Neo Geo, pois sei muito bem que as diferenças de hardware são enormes. O que eu disse é o SNes portaria de forma decente um jogo de Neo Geo (Metal Slug 1), como aconteceu em Fatal Fury Special por exemplo, um jogo que usa 32 Mb de memória, imagina se usassem 96 Mb de memória como em Star Ocean ou o seu limite máximo de ROM, que seriam 128 Mb de memória, as melhorias seriam muito grandes.

Poderia até ir além, visto que hoje temos o MSU-1, então um porte de Neo Geo ficaria semelhante (ou melhor) do que vimos nos portes do PC-Engine CD.

 
Ultima Edição:

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Eu só estou estranhado julgar o Neo Geo como mais potente do que o PS1 porque o PS1 roda peidando os jogos da MVS, mas coloca QUALQUER jogo de PS1 no Neo Geo pra ver o que acontece... Deve ficar na tela preta.

É a diferença entre um vg que alia um bom custo/benefício, mesmo que isso custe um pouco na conversão em pouquíssimos jogos, com outro que na verdade é só custo. Aparelho cujo jogo custe 300 dólares não é viável em momento algum da história.
Poderiam colocar expansores de 300 dólares e rodar os jogos iguais, mas pra quê? Que eu saiba as conversões dos jogos da SNK nem vendiam tanto assim.

De forma alguma o Neo Geo é superior ao PSX. O PSX é muito melhor que o Neo Geo mas tem um ponto fraco que é a baixa quantidade de memória ram.
Baixa quantidade essa que gerou inúmeros problemas ao console e diversos games não apenas nas conversões de arcade.

Outra coisa o expansor nem era algo tão caro assim. Vide o Saturn e o N64 que lançaram na época um expansor de 4MB. Eram bem acessíveis.
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
De forma alguma o Neo Geo é superior ao PSX. O PSX é muito melhor que o Neo Geo mas tem um ponto fraco que é a baixa quantidade de memória ram.
Baixa quantidade essa que gerou inúmeros problemas ao console e diversos games não apenas nas conversões de arcade.

Outra coisa o expansor nem era algo tão caro assim. Vide o Saturn e o N64 que lançaram na época um expansor de 4MB. E isso em 1997.

Para rodar sem perdas os últimos jogos da MVS em um videogame de mídia ótica, talvez só à partir do PS2. Mesmo o Dreamcast dizem que tem algumas perdas em jogos como Garou. E não acho que é demérito dos que não rodam. O Neo Geo que é uma excentricidade daquelas mesmo, pra chegar em cartucho de 88 megabytes. Nicho do nicho pra manter isso aí.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Para rodar sem perdas os últimos jogos da MVS em um videogame de mídia ótica, talvez só à partir do PS2. Mesmo o Dreamcast dizem que tem algumas perdas em jogos como Garou. E não acho que é demérito dos que não rodam. O Neo Geo que é uma excentricidade daquelas mesmo, pra chegar em cartucho de 88 megabytes. Nicho do nicho pra manter isso aí.

Nesse caso discordo de você.

Salvo na memória ram as Specs dos consoles quinta geração eram bem superiores.

Só que a memória ram limitava muito esses consoles. Como exemplo, seria o mesmo que PC gamer com pouca memória ram. Sabemos que nada adianta usar I7, uma 1080 se o seu pc só tiver 4GB de ram. Assim até jogos em resolução HD ele não vai conseguir rodar.

O Saturn resolveu esse problema através de expansores. Ele lançou vários ao longo de sua curta vida útil.
O Neo Geo CD tinha já ram suficiente via console. E lembrando o Neo Geo CD foi lançado antes do psx e Saturn.

O PSx era o console que menos tinha ram e ele poderia sanar esse problema através de expansor tranquilamente.

Dream Cast é outra geração e a evolução foi gigantesca. Ele possuía memória ram e hardware poderoso para a época de seu lançamento. Rodava CPS2 e MVS tranquilamente.

Memória ram faz parte também do sistema nada adianta processador e demais componentes avançados se a memória ram for insuficiente.

Sim,e o que tem de concreto é que Gundam Wing Endless Duel não utiliza a FastRom,porém tem personagens maiores, muito detalhamento,vários frames nas animações,efeitos,e ainda assim roda bem mais rápido.

Isso porque a Capcom abusou nos sprites na hora de fazer o port,tem horas que o jogo fica com mais de 100 sprites na tela, absurdo.

O que eu sei e que continuo afirmando (com esse e outros exemplos) é que dava pra rodar melhor caso fossem jogos bem programados,pois existem jogos com visuais melhores e que rodam no console (um Iron Commando da vida tem um visual bem superior ao FF do SNES,e roda bem).

Tanto é verdade que um dos únicos jogo bem programados da Capcom pro SNES,o Rockman & Forte,tem um visual excelente e roda de forma muito bem, e ,embora não seja igual,se parece muito com o Megaman 8 que é um jogo de PS1.

Agora,se tu tá tirando algo à mais disso,falando como se eu concordasse que rodaria todos os jogos iguais ou próximos às versões de Arcade,aí não é culpa minha.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk


No seu caso concordamos nisso pois tb considero que é muito provável que haveriam melhorias. E que essas melhorias seriam insuficientes para fazer um port bom das CPS2 e jogos da MVS lançados a partir de 96 havendo grandes perdas.

Isso é muito diferente do que foi falado por dois users fãs do snes que poderiam ter ports bons e próximos da versão original dos jogos arcades da época, coisa bem diferente do que você disse. Aliás falou-se de port bom de Metal Slug 6, jogo lançado em 2006 numa outra placa arcade.
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Mas o Neo CD existia pra trazer os jogos da MVS pra mídia ótica. Se não tivesse memória o suficiente ele serviria pra quê? rsrs Ele foi pensado em rodar esses jogos desde o princípio, o PS1 não. E como vimos aí, na absoluta maior parte do tempo, essa RAM não fez falta. Esbarrar nos limites do hardware é algo que acaba acontecendo em algum momento com qualquer videogame.

E jogos nem tão pesados assim da MVS ainda tiveram que sofrer uma adaptada pra rodar. Art of Fighting 3 tem bonecos menores por exemplo.

Os últimos jogos da MVS acabaram que nem saíram em CD.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Mas o Neo CD existia pra trazer os jogos da MVS pra mídia ótica. Se não tivesse memória o suficiente ele serviria pra quê? rsrs Ele foi pensado em rodar esses jogos desde o princípio, o PS1 não. E como vimos aí, na absoluta maior parte do tempo, essa RAM não fez falta. Esbarrar nos limites do hardware é algo que acaba acontecendo em algum momento com qualquer videogame.

E jogos nem tão pesados assim da MVS ainda tiveram que sofrer uma adaptada pra rodar. Art of Fighting 3 tem bonecos menores por exemplo.

Os últimos jogos da MVS acabaram que nem saíram em CD.

Os últimos jogos do Neo Geo nem saíram para o neo Geo cd porque ele foi um gigantesco fracasso comercial.
Sério foi algo do nível do Jaguar da atari. Um fracasso imenso que fodeu com as finanças da SNK.

Jogos da SNK nos anos 90 eram populares no Japão apenas entre os países desenvolvidos. Só que no Japão dos anos 90 a galera preferia jogar esse tipo de jogo nos arcades center. E para piorar o Neo Geo CD tinha loadings gigantescos altamente brochantes.

Não havia necessidade tanto do psx ou Saturn sair com essa quantidade ram do Neo geo CD inicialmente. Mas em ambos os consoles havia a possibilidade permitir a utilização do expansor de memória, então sabiam que poderia haver essa necessidade.

O Saturn posteriormente com o lançamento de expansor ficava com quase a mesma quantidade de ram do Neo Geo CD cerca de 6MB (2MB do console + 4MB do expansor).

No PSX havia a possibilidade de lançar o expansor da memória ram. Mas como ele estava dominando facilmente aquela geração optaram por não lançar ele.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.226
Reações
4.588
Pontos
453
O processador 68000 foi mais usado pois era mais antigo, foi introduzido em 1979 enquanto o 65c816 foi introduzido em 1983 (diferença de 4 anos), por isso ele já estava bem mais difundido no mercado que o 65c816, além de que sua linguagem de programação estava conhecida como a palma da mão, pois ele já estava totalmente documentado e revisado por ser mais antigo, por isso a maioria optou por ele, as coisas são muito simples de serem compreendidas, o que eu não entendo é o que isso tem a ver com a capacidade de processamento entre eles.
 
Ultima Edição:

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.647
Reações
9.460
Pontos
453
Pelo amor de Deus, Gunstar Heroes do Gamegear não chega nem aos pés da versão do Megadrive, são jogos totalmente diferentes alias, tem uma diferença gigante entre um e outro.

e tá certo...., engenheiros, programadores, e desenvolvedores (um até que trabalha pra Ubisoft) não valem nada pra você, mas opinião de ISTA de forum de joguinho que diz que snes faz jogo de neogeo, essa sim vale né ???

PQP, depois ainda tem tem cara de pau de dizer que é imparcial....

o que não vale NADA é a sua opinião




o barramento de 8 bit É USADO NO SNES, e é um dos responsáveis pela lentidão alias

só que voce esquerceu de quotar isso aqui tambem:

  • Two separate address busses driving the 8-bit data bus: a 24-bit "Bus A" for general access, and an 8-bit "Bus B" mainly for APU and PPU registers


enquanto a CPU do Mega:

  • CPU principal: M68000
  • Velocidade do processador: 7.670453 MHz (NTSC)
  • O 68000 tem um espaço de endereçamento de 24‑bit, que permite accessar no máximo 16 MB de memória. O mapeamento de memória da Sega para o Mega Drive permitia os jogos alcançarem no máximo 4 MB sem usar o mapeamento da memória; jogos que tentaram alcançar os 10 MB encontraram seu mapeamento de memória colidindo com o Sega CD (que usava 2 MB do terceiro bloco de 4 MB) e o 32X (que usava 2 MB do terceiro bloco de 4). Todos os dispositivos têm a memória mapeada.
  • Jogos que usavam save também necessitavam ter memória interna no cartucho; grandes jogos, como Phantasy Star IV, usaram um mapeador para trocar o espaço do cartucho cart pela SRAM durante o save.
  • Conjunto de Instruções: CISC de 16 e 32‑bit
  • Tamanho do barramento de dados: 32-bit interno, 16‑bit externo
  • Taxa de clock de barramento de dados externos: 5 MHz (5 MB/s de largura de banda para acessar dados externos)
  • Unidades de lógica aritmética: Dados de 16-bit ALU, Endereçamento de 32-bit ALU (2x 16-bit ALU)


------------------------------------------------------------------------


e o único que está se contra dizendo aqui é voce

eu SEMPRE falei o quanto o MVS/Neogeo era foda, e por isso mesmo um absurdo completo querer dizer que o snes podia chegar perto. Nâo sei porque voce quer falar sobre os méritos da MVS agora, está basicamente CONCORDANDO COMIGO.

o que importa é a prática, na prática a MVS mostrou o quanto era foda , foi o que eu disse.

e advinha qual o processador da MVS/Neogeo ??? e qual o processador da CPS2 ???

porque será que preferiram usar o 68000 ao invés do processador do snes ???
Eu nunca disse algo sobre o SNES chegar perto do MVS, até agora venho defedendo que ele poderia, sim, receber um port de Metal Slug. Do mesmo jeito que o MVS aguentaria rodar o SFIII, com perdas significativas.

A pergunta final vou responder com outra pergunta: Você prefere lançar um sistema que rode usando os atuais processadores X86-X64, ou prefere investir num sistema que usa Itanium?
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Pelo amor de Deus, Gunstar Heroes do Gamegear não chega nem aos pés da versão do Megadrive.
A versão do game gears é muito semelhante praticamente 70% do jogo do Mega , vale ressaltar que naquela época a diferença entre portátil e console era cavalar , diferença monstruosa é essa aqui.




Já isso aqui é 70% do original , graficamente e etc....lembrando que o gamegears é um portátil da época do Mega , naquele época a diferença entre portátil e console era abismal.

 
Ultima Edição:

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Mas é claro que Neo Geo cd não usou expansor , o bicho já vinha de fabrica com 7MB RAM ,vc queria que ele rodasse pior que o Saturno?
E O Neo Geo cd com 7mb é a prova do que eu disse antes , o problema de consoles em cd eram a RAM porque tem de armazenar jogo na memória antes de coloca-lo na tela diferente de consoles de cartucho


Putz.... eu já tinha dito isso antes nem precisava repetir.



Amigo , o N64 nem precisava de expansor para portar um jogo de Neo GEO porque era cartucho...... , se o saturno e ps1 ja eram bem superiores em hardware imagina o N64 , só de cpu eram 96 mhz e memória ram bem maior que a do Neo geo ,
E MESMO SE O CARTUCHO DO Neo geo estivesse usando ram adicional , fazendo o mesmo no N64 ia ser uma surra...... , se foi feito ou não é outra história...... oque parece é que vc esta querendo por Neo Geo como Mais poderoso que o N64 ou ps1/saturno isso é pra rir muito.


e quem esta questionando isso? vc esta colocando coisas nada haver no meio.


Ptqp.......



Se um seguista chorar por isso é pq é burro , fastrom não da overclock no SNes , o processador do SNes foi modificado pela nintendo muquirana pra arrancar dinheiro da thirds , o clock do SNes normal é 3,58mhz , mais existem 3 modos de endereçamento , 1,44mhz que nem foi usado , 2,68mhz em slowrom , era rom barata que era usado em rpgs mas não em todos (chrono trigger roda em 3,58mhz) e também era usado em alguns jogos de luta como Gundam , e fastrom que rodava em clock máximo do SNes de fábrica, já o mega não , sempre rodava em 7mhz , se tentarem melhorar só por meio de oveclock , oque é algo perigoso , garanto que menos de 1 ano ele pifa por rodar acima do limite do normal .




Então pronto amigo , pra que ficar ainda debatendo sobre isso se não temos certeza , oque o user lá folhas atrás disse que daria pra fazer , e tudo esta no campo das idéias , ou seja ,se algum dia alguém programa e ficar muito próximo poderíamos dizer que ele roda sim...... do contrário falaremos que não roda simples assim.




E de forma muito similar.


Na verdade tem uma hacker no Master System dele


Ram assim como processador são componentes do sistema. Se falta memória ram isso acaba prejudicando todo sistema, mesmo havendo superioridade gigantesca em todo restante do hardware.
É como montar um pc gamer com processador, placa de video e demais componentes tops de linha e querer usar apenas 4GB de ram nele.

Assim como psx e saturn tinham processadores e demais componentes muito superiores, o Neo Geo Cd tinha uma quantidade ram muito maior.
Por isso esses hardware superiores sentiram dificuldades para rodar ports de arcade especialmente o ps1.


E ainda vem querer falar que estou dizendo ou insinuei dizer que o Neo Geo é mais poderoso que o Saturn e o PSX.
Além de não dizer ou insinuar isso, tem posts meus onde deixo claro a frase" hardwares muito superiores ao Neo Geo da geração seguinte como psx e Saturn". Só em memória ram eles eram inferiores e No resto era uma superioridade imensa.


E tb vem falar do N64 que rodaria qualquer port do Neo Geo tranquilamente. Isso é óbvio. :viraolho:viraolho
Alem de ter mais ram ele usava cartuchos ainda por cima.

Eu mencionei apenas que o N64 fazia uso de expansão, sendo algum comum ao consoles naquela geração. Nem mencionei nada sobre rodar ports do Neo Geo ou de qualquer Arcade no N64, que paranóia a sua. :klol:klol
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Os últimos jogos do Neo Geo nem saíram para o neo Geo cd porque ele foi um gigantesco fracasso comercial.
Sério foi algo do nível do Jaguar da atari. Um fracasso imenso que fodeu com as finanças da SNK.

Jogos da SNK nos anos 90 eram populares no Japão apenas entre os países desenvolvidos. Só que no Japão dos anos 90 a galera preferia jogar esse tipo de jogo nos arcades center. E para piorar o Neo Geo CD tinha loadings gigantescos altamente brochantes.

Não havia necessidade tanto do psx ou Saturn sair com essa quantidade ram do Neo geo CD inicialmente. Mas em ambos os consoles havia a possibilidade permitir a utilização do expansor de memória, então sabiam que poderia haver essa necessidade.

O Saturn posteriormente com o lançamento de expansor ficava com quase a mesma quantidade de ram do Neo Geo CD cerca de 6MB (2MB do console + 4MB do expansor).

No PSX havia a possibilidade de lançar o expansor da memória ram. Mas como ele estava dominando facilmente aquela geração optaram por não lançar ele.
Só uma correção matroska, o saturn usa cartucho de 1mb para jogos da snk, logo ele fica com 3mb, os jogos da capcom que utilizam o cartucho de 4mb.
Mesmo que o individuo coloque o cartucho de 4mb os jogos da snk só irão usar o 1mb extra ou seja os 3mb, pois eles já são programados para isso, tanto que o kof96 por exemplo fica com glitch com o cartucho de 4mb, ele só funciona corretamente com o de 1mb, e o metal slug fica com slowdown com o de 4mb
Ah e só um ressalva o cartucho de 1mb vinha com os jogos da snk, e o de 4mb com os da capcom.

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
O processador 68000 foi mais usado pois era mais antigo, foi introduzido em 1979 enquanto o 65c816 foi introduzido em 1983 (diferença de 4 anos), por isso ele já estava bem mais difundido no mercado que o 65c816, além de que sua linguagem de programação estava conhecida como a palma da mão, pois ele já estava totalmente documentado e revisado por ser mais antigo, por isso a maioria optou por ele, as coisas são muito simples de serem compreendidas, o que eu não entendo é o que isso tem a ver com a capacidade de processamento entre eles.

Eu não iria voltar nessa discussão mas, como programador baixo e alto nível, me sinto na obrigação de dizer uma coisa muito simples que, acredito, ninguém precisaria ser um programador pra saber isso, bastaria usar o bom senso.

A parte negritada não condiz com a realidade, isso que você disse faz toda a diferença na capacidade ...
Se você tem um CI mal documentado, mal difundido, seja o que for, e do outro lado você tem um CI bem documentado, como foi dito de forma meio bizarra: "as coisas são muito simples de serem compreendidas" (o que seriam coisas simples de serem compreendidas ? Documentação ?), adotado por diversas empresas de diferentes segmentos é por que você possui um componente eletrônico mais poderoso que o outro. Não tem discussão sobre isso.
Não adianta força bruta (que nem é esse, de fato, o caso, o 68000 é mais "potente" que o 65c816) se ninguém sabe o que fazer com ela ou se interessa em fazer algo com a mesma.
Acho que eu não preciso citar aqui a quantidade de máquinas voltadas para vídeo games onde o 68000 foi usado, acredito que todos saibam.
O 68000 foi tão difundido e bem aceito que é usado até hoje.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Deixando as birras de lado , veja outro jogo bem frenético do SNes.

Veja aos 23:00.
 
Topo Fundo