O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os jogos não jogados

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Jogando RDR2, fui olhar os achievments e vi que apenas 30% dos jogadores completaram o ato 3:

Screenshot-6-1-2020-6-07-20-AM.png


Pensei: cacete, das melhores campanhas que tem, como que pode largar pela metade? 70% tavam nem aí pro final da história? (deve ser inclusive menor o percentual de quem completou, mas não tenho ainda o achievment).

Aí quis olhar o Bruxador 3:

dasd.png


c***lho, hein?

Jogos piores, mas mais curtos, como Lobomancha: A nova ordem, tem percentual melhor:

123123.png


A essa altura eu já esperava, jogos como Pilares da Eternidade quase não são terminados:

3213123.png


Só posso concluir que a maior parte do lucro do Steam se dá em cima de quem compra, joga um pouquinho e deixa de lado.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.313
Reações
7.650
Pontos
1.199
Verdade, no caso do RDR tem o componente on-line. Mas Witcher é exclusivamente single, focado na história, e pouca gente chega ao final.

Isso é bem normal. Eu mesmo consigo contar na mão quantos jogos da minha conta eu terminei :(
Acaba que a maior do meu tempo é gasta nos modos online, mesmo que o jogo tenha uma boa campanha single player.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.766
Reações
40.718
Pontos
1.053
É bizarro mesmo. Eu sou daqueles que quando começo uma campanha eu vou até o final. Exceto se o jogo for muito ruim, mas esses casos são raros.
Acho que somos um tipo cada vez mais raro entre os gamers, a maioria prefere ficar no multiplayer ou pulando de um jogo pro outro sem terminar nenhum, algo que eu chamo de "jogadores com déficit de atenção".
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.997
Reações
13.886
Pontos
954
É bizarro mesmo. Eu sou daqueles que quando começo uma campanha eu vou até o final. Exceto se o jogo for muito ruim, mas esses casos são raros.
Acho que somos um tipo cada vez mais raro entre os gamers, a maioria prefere ficar no multiplayer ou pulando de um jogo pro outro sem terminar nenhum, algo que eu chamo de "jogadores com déficit de atenção".

Uma vez eu vi um retardado falando que não valia a pena comprar o Enslaved porque não tinha modo multiplayer.

Deve ser o tipo de pessoa que só compra jogo multiplayer e não joga nenhum.
 


Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Isso é bem normal. Eu mesmo consigo contar na mão quantos jogos da minha conta eu terminei :(
Acaba que a maior do meu tempo é gasta nos modos online, mesmo que o jogo tenha uma boa campanha single player.

Mas pra jogos que são o topo da indústria dentro das suas categorias? Esperava bem mais.

É bizarro mesmo. Eu sou daqueles que quando começo uma campanha eu vou até o final. Exceto se o jogo for muito ruim, mas esses casos são raros.
Acho que somos um tipo cada vez mais raro entre os gamers, a maioria prefere ficar no multiplayer ou pulando de um jogo pro outro sem terminar nenhum, algo que eu chamo de "jogadores com déficit de atenção".

Gosto disso também, pegar e ir até o final.
Eu tive uma época de vício em on-line que me fez quase abandonar por completo jogos singleplayer. Agora, já faz uns 2 anos que voltei firme pra jogos mais solitários, finalmente cansei um pouco de on-line competitivo (depois de quase 1 década lol).

Uma vez eu vi um retardado falando que não valia a pena comprar o Enslaved porque não tinha modo multiplayer.

Deve ser o tipo de pessoa que só compra jogo multiplayer e não joga nenhum.

Verdade, ele devia ter dito que não valia a pena por causa do sistema de combate simplista e truncado. FIca o flame :suxx
 
Ultima Edição:

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.313
Reações
7.650
Pontos
1.199
Mas pra jogos que são o topo da indústria dentro das suas categorias? Esperava bem mais.



Gosto disso também, pegar e ir até o final.
Eu tive uma época de vício em on-line que me fez quase abandonar por completo jogos singleplayer. Agora, já faz uns 2 anos que voltei firme pra jogos mais solitários, finalmente cansei um pouco de on-line competitivo (depois de quase 1 década lol).



Verdade, ele devia ter dito que não valia a pena por causa do sistema de combate simplista e truncado. FIca o flame :suxx

Acho que também depende da duração do jogo e qualidade. Witcher 3 é um mega jogo, mas extremamente longo. Muita gente acaba cansando antes ou parando por múltiplos motivos.

Último jogo que terminei foi o Spider Man do PS4. Mas é aquilo, foram cerca de 16 horas para acabar. É consideravelmente menos que quase todos os jogos que você usou como exemplos. Mas sim, continua sendo verdade que a gente nem toca nos jogos.

No momento eu estou sem jogar online com a mesma frequência de antes, mas ainda assim acabo jogando algumas coisas repetidas por pura comodidade. Comecei um rom hack de Pokémon Crystal e já investi um belo tempo nele :klol
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.222
Reações
42.232
Pontos
1.003
Depende muito, tem jogador que vai pro online, eu tenho todas as conquistas de tekken 7 e tem gente com 3000 horas de jogo que nem jogou o modo batalha por tesouro

Inclusive Doa 5 tem uma conquista de jogar o modo historia e no 6 eles retiraram isso que notaram que quase ninguém joga o modo historia.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.037
Pontos
1.774
Eu gosto de jogos longos, desde que prendam a atenção...The Witcher 3 joguei até o fim incluindo as 2 expansões...
Já alguns outros dificilmente chego no ato 2 quando não prende ou a jogabilidade é travada...a cadência do jogo é muito importante.

RE 2 Remake comprei no Hype da galera e desisti...ficar andando o mapa todo, achar 1 chave, voltar tudo de novo abrir uma porta, ai tu volta o mapa de novo pega outra chave...
Ah cansei KKK desisti e não sai da delegacia kkk
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.296
Reações
17.797
Pontos
1.174
É bizarro mesmo. Eu sou daqueles que quando começo uma campanha eu vou até o final. Exceto se o jogo for muito ruim, mas esses casos são raros.
Acho que somos um tipo cada vez mais raro entre os gamers, a maioria prefere ficar no multiplayer ou pulando de um jogo pro outro sem terminar nenhum, algo que eu chamo de "jogadores com déficit de atenção".

Nao sei se tu é da minha geração. Mas quando eu tinha Mega Drive e N64 eu tinha poucos jogos. Eles eram super caros, além de ter menos oferta que tem hoje. Então você pegava um jogo e ficava nele por muitas e muitas vezes.
Até hoje eu tenho o hábito de só largar um jogo se ele for realmente ruim. Se eu acho o jogo mais ou menos, mas já comecei, eu pelo menos faço um rush da main quest pra acabar logo.

Hoje em dia tem tanta oferta, tanta promoção, que a pessoa se dá ao luxo de dispensar. Tipo, eu peguei faz pouco o GTA5 que tava de grátis. Duvido que eu vá sequer começar, mas se eu começar, é bem provável que eu drope já que nem gosto de GTA.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Tem que ver também o pessoal que efetivamente começou o jogo, eu tenho um monte de jogo na steam com 0 horas e tou ali contribuindo nessas estatísticas.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.766
Reações
40.718
Pontos
1.053
Nao sei se tu é da minha geração. Mas quando eu tinha Mega Drive e N64 eu tinha poucos jogos. Eles eram super caros, além de ter menos oferta que tem hoje. Então você pegava um jogo e ficava nele por muitas e muitas vezes.
Até hoje eu tenho o hábito de só largar um jogo se ele for realmente ruim. Se eu acho o jogo mais ou menos, mas já comecei, eu pelo menos faço um rush da main quest pra acabar logo.

Hoje em dia tem tanta oferta, tanta promoção, que a pessoa se dá ao luxo de dispensar. Tipo, eu peguei faz pouco o GTA5 que tava de grátis. Duvido que eu vá sequer começar, mas se eu começar, é bem provável que eu drope já que nem gosto de GTA.
Sim, eu comecei a jogar no Super Nintendo e também tinha poucas fitas. Depois ganhei o PS1, mas como eu morava bem longe do centro da cidade eu não tinha muitas oportunidades pra ir comprar jogos, mesmo que eles fossem baratos.
Deve ser por causa disso que eu tenho esse hábito de terminar tudo.

Via Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Um jogo longo como The Witcher 3 e que vendeu bem eu diria que 27% de completion tá mais do que bom.

As pessoas não terminam os jogos por diversos fatores. Alguns estão relacionados propriamente com o game e outras vezes não tem nada a ver com isso. Tem muitos jogos, trabalha ou estuda demais e sobra pouco tempo, são colecionadores compulsivos, não gostam de perder promoções (e isso tem demais na Steam, a pessoa compra o jogo apenas porque tá com desconto de 75% ou mais).

Independente da qualidade de um game só saberemos se iremos gostar jogando-o. Então é normal que as pessoas abandonem os jogos porque eles são longos. Poucas pessoas abandonam um filme no meio de uma sessão de cinema porque o custo de tempo é pequeno e o esforço para que o filme continue a ser exibido é mínimo, basta continuar assistindo. Agora vamos comparar com um jogo, se você não estiver gostando e ainda faltam 10 horas para terminar o jogo, será que vale a pena perder 10 horas de sua vida por um jogo que não está gostando? Se a pessoa estiver tendo dificuldades para assimilar as mecânicas, entender como o jogo deve ser jogado, pior ainda. O que nos importa é que nem 100% de uma audiência de uma mídia irá gostar de uma obra. Mas é mais fácil as pessoas assistirem um filme mesmo não gostando, por isso é uma mídia com completion maior, músicas de 3 minutos então, completion maior ainda, se escuta até sem querer quando se sai aí na rua. Mas uma mídia ativa que depende dos seus comandos e de um mínimo de habilidades, é bem mais complicado. Então a falta de finalização reflete mais as insatisfações. Mas não é como se não existisse em outras mídias e produtos. E isso não tem nada a ver com qualquer falha de design do game propriamente.

O game deixa de ser completado por falha de design quando os tutoriais são confusos, quando o level design tem curva de dificuldade inconsistente, quando o game é complicado demais e obtuso, quando o ritmo é inconsistente (bom em alguns momentos e tedioso demais em outros) ou então quando o jogador simplesmente empaca.

Em relação a esses fatores tem duas maneiras de corrigi-los. Uma é corrigir o game propriamente, revê-lo, editá-lo e melhorá-lo. Essa solução é a que demanda mais tempo e como sabemos que vivemos numa era que os games são rushados e não é um crunching que vão resolver tudo isso, os designers optam pelo caminho mais fácil e conveniente, agarrar o controle do jogador sempre que possível, sempre que surgir qualquer parte do jogo que o jogador não queira jogá-lo. O exemplo mais óbvio é o seguinte, em alguns RPGs antigos de PC como Morrowind o jogador recebia instruções vagas, mas suficientes, para que ele resolvesse as quests. Em um RPG moderno o jogador tem um mapa, um compasso, uma setinha indicando onde tem que ir, descrições mais diretas, tudo isso é o designer do jogo tomando o controle do jogador, porque ele está jogando uma parte do jogo que era o jogador que deveria jogar.

Tá difícil de lidar com esse chefe? Que tal a gente removê-lo? Ou então, que tal diminuir o dano daquele ataque indefensável? Ou então, que tal criar um item que me torna invulnerável àquele ataque? E na pior das hipóteses, crie opções de dificuldade, no easy o chefe simplesmente não tem aquele ataque, aquele outro puzzle não existe ou é resolvido com a ajuda de um NPC e assim vai.

Jogos sequer deveriam ter tela de seleção de dificuldade, o cubo mágico tem uma versão easy por acaso? Easy mode, e até o normal mode e hard mode no caso de muitos jogos (pois são chamados assim, mas em muitos jogos o normal é easy e o hard é um normal ou até mesmo um easy) são indícios claros de um design desleixado. Nintendo odiava e odeia até hoje isso. From Software é a mesma coisa. Como os games dessas empresas são bem desenhados eles não precisam de telas de escolha de dificuldade. E é provável que a taxa de completion de um Dark Souls seja mais alta que a tava de completion de muitos dos jogos de hoje quando eles são jogados no nível de dificuldade para o qual eles foram propriamente feitos para se jogar que é normalmente a dificuldade mais alta ou a segunda mais alta (um caso clássico disso é Doom, foi feito para se jogar no Ultra Violence, sendo a dificuldade Nightmare apenas para os jogadores muito bons que se entediam com qualquer coisa). Jogando Doom no Hurt me Plenty você já perde parte da experiência, os encontros não são como foram desenhados para serem. Mas é uma maneira desleixada de fazer com que qualquer jogador consiga completar o jogo. Ao invés do designer se preocupar em como ensinar o jogador a jogar, instrui-lo e fazer isso sem tutoriais chatos que interrompem o fluxo do gameplay ao mesmo tempo que fornece uma experiência de jogatina engajante, o designer opta por simplesmente reduzir a dificuldade. Se o completion só é alto nas dificuldades intermediárias e mais fáceis e é baixo nas mais altas, muita gente está completando o jogo sem jogá-lo de fato, porque o designer ao não realizar o seu trabalho de fazer um jogo bem feito se intrometeu na justa parte que não deveria, jogou no lugar do jogador. Ao invés de redesenhar os levels, optou por simplesmente já eliminar alguns inimigos, ou seja, jogou no lugar dele previamente em cada um dos levels, quando na realidade deveria ter mantido os levels intactos, porém, deveria ter dado as devidas lições para deixar o jogador pronto quando essas situações mais difíceis viessem a surgir.

Quer um exemplo de um bom design? Em Dark Souls em geral os chefes são apenas um apanhado de movimentos de ataque e defesa executados por diversos inimigos de um mapa. Você tem 3 a 4 inimigos diferentes num determinado mapa, cada um deles realizando apenas 1 ou 2 ataques e ao final daquele mapa você enfrenta o chefe que possui todos 4 a 8 ataques combinados desses inimigos ao longo do caminho. Você nem nota isso ao jogar, mas o Gwyn ataca apenas com um pouco mais de velocidade e com um espada de longo alcance pegando fogo usando exatamente os mesmos ataques dos knights. Logo, se o jogador sabe fazer parry contra os knights, só precisa ajustar a velocidade de ataque diferente do Gwyn que será capaz de fazer o mesmo contra ele. O que seria um easy mode aqui? Gwyn com uma espada sem poder de fogo, ou uma espada menor ou uma velocidade mais lenta de ataque. Ele seria simplesmente mais um dos tantos knights do jogo e não seria mais o Gwyn. E quem dissesse que zerou o Dark Souls depois disso só estaria mentindo a si mesmo. Agora, se ao contrário, você fosse enfrentar o Gwyn sem o jogo ter colocado nenhum knight no meio do caminho (você enfrenta quer queira quer não silver knights em Anor Londo e Black Knights próximo do fim do jogo) e todos eles fossem opcionais ou sequer existissem, bem, aí o jogo seria simplesmente injusto. E é por isso que tá na conta do designer a porcentagem de completion de um jogo.
 

JaSeFoiODiscoVoador

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.066
Reações
17.464
Pontos
639
Eu não lembro o ultimo jogo que fechei no PC. Talvez tenha sido Stardew Valley, isso quando lançou. Jogo muito mais multiplayer do que single.
 

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.910
Reações
3.549
Pontos
703
Cara sinceramente, eu comprei jogos que nem abri eles kkkkkk. Por exemplo The Division 2, Assassin's Creed Odyssey... RdR 2 eu tô jogando, mas bem lentamente, tô aproveitando o jogo bem de boinha e gastando muito mais tempo em sides e coisas aleatórias do universo.

Coisa que tô jogando pra cacete é COD Modern Warfare... Terminei a campanha e tô bem viciado no MP dele, Esse fds foi overdose de COD pra poder upar já que a season acaba amanhã.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Os jogos depois de um tempo jogado, começam a ficar extremamente repetitivos e massantes, estes jogos grandes então....
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Talvez seja déficit de atenção, ou talvez apenas o problema do consumismo mesmo.

Bons jogos servem para ser descobertos e apreciados. Fico imaginando esse povo fazendo speed run de jogos e penso: eles simplesmente não entenderam o objetivo disso tudo.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.313
Reações
7.650
Pontos
1.199
Talvez seja déficit de atenção, ou talvez apenas o problema do consumismo mesmo.

Bons jogos servem para ser descobertos e apreciados. Fico imaginando esse povo fazendo speed run de jogos e penso: eles simplesmente não entenderam o objetivo disso tudo.

Discordo fortemente. Acho que quem não entendeu o objetivo de speed run foi você, haha.
Quem faz speed run está em um nível de entendimento de mecânicas completamente diferente. Ninguém ali diz que é o jeito certo de jogar, simplesmente estão tentando alcançar algo diferente.
Acho difícil acreditar que alguém faz speed run sem ter jogado o jogo normalmente (tirando algumas modinhas, claro).
 

komplicado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.663
Reações
1.685
Pontos
604
A escritora do Uncharted deu uma entrevista falando sobre isso, que os jogos hoje são grandes demais e para a vida normal das pessoas (trabalhar, estudar, etc) é muito tempo investido em um jogo. Então abandonam. Levei 8 meses pra terminar o RDR2, jogando no final de semana maior parte das vezes e alguns fds nem jogava.

Jogos grandes com conteúdo até acho legal, agora as side quests control c e control V estragam os jogos. Quando você jogou as sidequests qdo o jogo está muito legal (no começo) e vc faz 200 sidequests, ai o jogo fica chato e "esgotado". Eu gosto mais dos jogos lineares no fim das contas, tem o conteúdo que precisa ter e eh isso.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Nao sei se tu é da minha geração. Mas quando eu tinha Mega Drive e N64 eu tinha poucos jogos. Eles eram super caros, além de ter menos oferta que tem hoje. Então você pegava um jogo e ficava nele por muitas e muitas vezes.
Até hoje eu tenho o hábito de só largar um jogo se ele for realmente ruim. Se eu acho o jogo mais ou menos, mas já comecei, eu pelo menos faço um rush da main quest pra acabar logo.

Hoje em dia tem tanta oferta, tanta promoção, que a pessoa se dá ao luxo de dispensar. Tipo, eu peguei faz pouco o GTA5 que tava de grátis. Duvido que eu vá sequer começar, mas se eu começar, é bem provável que eu drope já que nem gosto de GTA.

Bateu uma lágrima aqui. Que nostalgia! Lembro quando eu era maior e lançou o Kotor, virei umas 6-7x, testando todas as builds, pegando todos os itens...
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Tem que ver também o pessoal que efetivamente começou o jogo, eu tenho um monte de jogo na steam com 0 horas e tou ali contribuindo nessas estatísticas.

Então, da pra ver na diferença de quem completou o ato 1 e o ato final, por exemplo. Eu tenho jogos dos bundles da vida que também nunca toquei. Tem até uns hentai pedofilo pra héteros na minha conta, não sei como o steam deixa lançar :keehk
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.168
Reações
7.023
Pontos
703
Pra mim isso aí reflete algumas questões:
Tempo - galera não tem mais tanto tempo assim. Principalmente 25 anos +, família, emprego, etc... vc jogou, não curtiu, deixa de lado e vai pra algo novo... princiipalmente quando vc paga 20 reais no jogo...
Oferta - antigamente, como dito acima, vc tinha 1-2 jogos e era aquilo que tinha... hoje a acessibilidade e disponibilidade dos jogos é imensa. Imagina ganhar 1 jogo de graça toda semana numa loja de game aí... ou uns 5 por mês (Twitch)...
Dinheiro - se vc paga 300 reais num game lançamento, sua vontade de jogar ele até o fim é imensa... se paga 15... a chance de dropar ele é bem maior. Isso pra miim, no Switch, é regra. Quando pego jogo lá, vou até o fim e um tanto mais. Agora no PC... hiiiiii... com a summer sale chegando?
Multiplayer - conheço povo que só sabe jogar multilpayer... e até parece q não foram criados a internet discada e falar de jogos no recreio com os colegas, na época do snes / sp1 / sp2... talvez para ter interação com pessoas, conversar, etc... e acho que a maioria dos meus amigos estão aqui. Vão dar desculpa de todos os outros ali (Não tem tempo, mas tem 200 horas mensais no tibia, não tem grana mas tá lá comprando skin no jogo online, etc) só para não jogar ourto game...
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
eu acho multiplayer mais interessante, jogar com outras pessoas online tem desafio garantido
tem jogos singles que são bons tambem, mas prefiro multiplayer
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.490
Reações
28.266
Pontos
1.053
Sou um que endossa as estatísticas de não-terminados, muitos jogos na steam, várias horas semanais jogadas, mas que normalmente são colocadas em jogos onlines, ultimamente é cs:go e rust, antigamente já foi em gary mod, ainda tenho o cod novo e o escape from tarkov que da pra perder um put* tempo. Mas venho tentado terminar alguns jogos offline, o bom que ando com praticamente todas noites livres então vai rendendo a gameplay.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Não ligo para achievments, mas pelo menos finalizar o jogo, eu faço.
Só se eu não gostei mesmo do jogo.
Zerei gato roboto e agora estou aqui no Indivisible (tudo game pass)
Mas o Street of rage 4 eu fiz 100% dos achievments , pois é um jogo que traz lembranças do passado, fiz com gosto e ódio ao mesmo tempo rs
Estou variando agora, antes era só street 5 online, mas agora me deu vontade de zerar os outros da biblioteca.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.635
Pontos
1.344
Não compro jogo que tem achievments.
Achievments é algo muito escroto.

Tapatalk.

Eu acho legal. Se der eu faço tudo pra pegar eles. Da muito mais gás para as pessoas fazerem mais coisas no jogo.

Todo jogo tem. Não tem como um jogo não ter. A indústria adotou lá no Xbox 360 e vai ser usado sempre. O sistema de troféus do PlayStation é ainda mais legal.

Não sei como a Nintendo nunca se quer colocou já q em algumas coisas é a última a chegar.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Discordo fortemente. Acho que quem não entendeu o objetivo de speed run foi você, haha.
Quem faz speed run está em um nível de entendimento de mecânicas completamente diferente. Ninguém ali diz que é o jeito certo de jogar, simplesmente estão tentando alcançar algo diferente.
Acho difícil acreditar que alguém faz speed run sem ter jogado o jogo normalmente (tirando algumas modinhas, claro).

Faz sentido.

Pra mim isso aí reflete algumas questões:
Tempo - galera não tem mais tanto tempo assim. Principalmente 25 anos +, família, emprego, etc... vc jogou, não curtiu, deixa de lado e vai pra algo novo... princiipalmente quando vc paga 20 reais no jogo...
Oferta - antigamente, como dito acima, vc tinha 1-2 jogos e era aquilo que tinha... hoje a acessibilidade e disponibilidade dos jogos é imensa. Imagina ganhar 1 jogo de graça toda semana numa loja de game aí... ou uns 5 por mês (Twitch)...
Dinheiro - se vc paga 300 reais num game lançamento, sua vontade de jogar ele até o fim é imensa... se paga 15... a chance de dropar ele é bem maior. Isso pra miim, no Switch, é regra. Quando pego jogo lá, vou até o fim e um tanto mais. Agora no PC... hiiiiii... com a summer sale chegando?
Multiplayer - conheço povo que só sabe jogar multilpayer... e até parece q não foram criados a internet discada e falar de jogos no recreio com os colegas, na época do snes / sp1 / sp2... talvez para ter interação com pessoas, conversar, etc... e acho que a maioria dos meus amigos estão aqui. Vão dar desculpa de todos os outros ali (Não tem tempo, mas tem 200 horas mensais no tibia, não tem grana mas tá lá comprando skin no jogo online, etc) só para não jogar ourto game...

Temos conceitos muito diferentes do valor de um jogo e é uma pena você valorizar um jogo em razão de quanto pagou, isso para mim só prejudica os bons jogos, principalmente os indies.

Sobre tempo: Concordo que as pessoas não têm mais tanto tempo, mais isso não justifica o consumismo de jogos, porque aí ao invés de um jogo inacabado, são vários jogos inacabados, várias experiências incompletas. E eu vejo algumas pessoas largando os jogos não apenas porque não gostaram, mas às vezes pq é difícil.

Não faz qualquer sentido lógico as pessoas sem tempo ganhando vários jogos e tentando jogar eles. É só ignorar. Ninguém está obrigando as pessoas a jogarem os jogos. Você fala como se não houvesse escolha.

Dinheiro: Que critério é esse, rapaz? paguei 20 reais em promoção no Steam no FTL e tenho mais de 240 horas e ainda continuo jogando. O valor não prejudicou em nada a diversão, não mudou em nada. Na verdade só pagaria 300 reais em um game se tivesse pesquisado MUITO antes e se tivesse jogado um demo decente ou versão alternativa por um tempo, mas isso nunca me faria jogar mais o jogo por si só.

Multiplayer: me fez ter problemas de déficit de atenção e ansiedade, além de perceber que a qualidade da jogatina baixa muito, porque geralmente os multiplayers que mais gente joga são baseados em reflexos e não tem nada a ver com raciocínio e inteligência. Hoje só jogo games de ritmo mais pensado e que não atrapalham meu sono.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.654
Reações
10.056
Pontos
503
Não sei como a Nintendo nunca se quer colocou já q em algumas coisas é a última a chegar.
Pq ela precisa manter o seu jargão que os fãs adoram replicar de maneira parcial sobre "diversão", basta ver os coletáveis de Korok Seed em Zelda Botw o que você ganha ao coletar tudo isso? um cocô dourado, piada de mal gosto.
 
Topo Fundo