O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os países em que QI (quem indica) mais funciona na carreira. Brasil aparece em 2º lugar no ranking.

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.564
Pontos
453
Uma vez, em uma empresa que trabalhava, consegui a tão sonhada entrevista para uma vaga de marketing da inteligência de mercado.

O cara começou a querer botar medo, falando de tudo que a vaga exigia. Eu tinha tudo, as formações, o conhecimento (que inclusive foi evidenciado pela prova que me deram), tinha experiência prévia apoiando a área em eventos de grande importância... O cara ficou sem ter muito que falar pra jogar contra.

Saiu o resultado 1 semana depois, o aprovado nem sequer estava no processo seletivo.

A resposta sem graça da menina do Rh na devolutivo foi que " você está muito qualificado para a vaga, vamos achar uma próxima oportunidade pra voce"

Uma vez estava procurando um assistente e recebi um currículo super qualificado.
Eu e meu chefe na época falamos, queremos um assistente e não mais um chefe para encher o saco.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.564
Pontos
453
O verdadeiro motivo é simples.
É mais fácil fazer panelinhas com os amigos ou com um desconhecido? Se quiser subir para o topo é só na base da politicagem e puxa saquismo.
Neste ponto gosto da primeira fase do mangá Kingdom, onde o rei tem zero apoio e é obrigado a perdoar os inimigos, subornar, se aliar com os traidores para manter a cabeça acima dos ombros.

Sem falar que em muitos casos vira moeda de troca. Alguém poderoso fala, não dá para arrumar um emprego para meu sobrinho. Mais tarde ele fica devendo uma para você.

Já tive um empregado que o pai era bem sucedido e pediu para eu contratar o filho dele. Ele me pagava por fora o salário do filho e mais um pouco. Na prática era só para eu assinar a carteira e o filho ter experiência no currículo já que não conseguia passar em lugar nenhum.
 
Ultima Edição:

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Eu entendo como a Austrália está em primeiro, só por indicação para sobreviver aos perigos da fauna e flora venenosa :coolface.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Mercado de trabalho brasileiro é uma piada por si só. A mentalidade dos empresários e também dos gestores é uma piada de mal gosto. Empresas de faturamento na casa das dezenas de milhões sendo tratadas como quitandas justamente por serem familiares (vide Globo, cuja administração é extremamente ultrapassada, Rede Manchete, Varig, Grupo Silvio Santos)... basta ver as empresas listadas em bolsa e ver quantas ainda são controladas por famílias.

Felizmente as multinacionais estão remodelando sua mentalidade e trazendo diretrizes mais modernas para os seus gestores de equipes, mas existem ainda as quadradas. Esses tempos atrás fiz entrevista em uma multinacional americana do ramo agrícola. Entrevista fechada, burocrática. Na base do pá-pum. RH quadrado. Perguntas apenas técnicas. Enquanto na maioria das multinacionais em que participei de processo as entrevistas foram abertas, os caras perguntam até de futebol e gosto musical. Tudo pra te conhecer melhor.

E essa "abertura" vem da atual crescente das startups. Startup é o futuro.
RH quadrado e pa pum é o que o Brasil mais precisa e não de perguntas nada a ver que podem te desqualificar, díria que ao menos o QI tem uma razão de existir por causa da "confiança", tanto que lá fora a importância do Networking é a mesma, pode ver que nesses rankings a diferença é pequena.
 


Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
RH quadrado e pa pum é o que o Brasil mais precisa e não de perguntas nada a ver que podem te desqualificar, díria que ao menos o QI tem uma razão de existir por causa da "confiança", tanto que lá fora a importância do Networking é a mesma, pode ver que nesses rankings a diferença é pequena.
Não defendi nenhum tipo de dinâmicas ou perguntas sem noção. Esse tipo de RH quadrado, fechado e ríspido bota pressão e gosta de ver o candidato nervoso, pra desqualificar todos que fiquem nervosos (como se ninguém fosse ficasse). Isso é desumano.
 
Ultima Edição:

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Uma vez estava procurando um assistente e recebi um currículo super qualificado.
Eu e meu chefe na época falamos, queremos um assistente e não mais um chefe para encher o saco.
Mas eu não tava over não... era exatamente o que pedia no currículo. O cara que entrou não sabia nem diferenciar os nomes das capitais dos países da Europa.

Foi pura malandragem, mandaram a área dele pra rua e pra salvar ele jogaram nessa área. A parte estratégica foo pra b*sta, virou uma área de fazer eventinho e lobby
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.564
Pontos
453
Mas eu não tava over não... era exatamente o que pedia no currículo. O cara que entrou não sabia nem diferenciar os nomes das capitais dos países da Europa.

Foi pura malandragem, mandaram a área dele pra rua e pra salvar ele jogaram nessa área. A parte estratégica foo pra b*sta, virou uma área de fazer eventinho e lobby

Nesse caso é uma tartaruga em cima do poste ninguém sabe como chegou, mas sozinha é que não foi.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
14.027
Pontos
703
O problema não é contratar por QI, o problema é fazer processo seletivo fake com nêgo retardado do RH fazendo "dinâmica de grupo"

Se for para contratar via QI, faça de um modo descarado mesmo e não com uma fachada de "processo"

Já teve uma caralha de vezes que simplesmente chegaram pra mim e perguntaram: aí, tamo precisando de alguém para X coisa, conhece alguém nesse perfil? Passava o contato de quem eu achava que tinha o perfil e boas. Inversamente já me chamaram algumas vezes p/ ir para outros locais na base da indicação.

Isso é muito melhor que fazer processo seletivo Fake com dinâmicas que não tem absolutamente nada a ver com a realidade de onde você vai trabalhar, onde você é avaliado por pessoas com critérios subjetivos e que não tem nenhuma competência para avaliar suas habilidades

É claro que quando o QI é baseado em amizade e panela ao invés de capacidade técnica, dá m****. Mas aí a empresa que se foda.
 
Ultima Edição:

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
Um amigo fez um concurso em uma prefeitura em que chamaram mais de 20 aprovados pra trabalhar porque o cara que eles queriam chamar não ficou entre os primeiros.

Quando é o Prefeito que manda o QI fica difícil negar.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Um amigo fez um concurso em uma prefeitura em que chamaram mais de 20 aprovados pra trabalhar porque o cara que eles queriam chamar não ficou entre os primeiros.

Quando é o Prefeito que manda o QI fica difícil negar.
Prefeitura é um pombal mesmo, como eles podem remanejar funcionários a vontade praticamente não duvido que teve até gente que passou para outros cargos que acabou sendo prejudicado por essa manobra...mas já ouvi muitas historias parecidas com essa também...
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
e quantos funcionarios "precisavam"?
Precisavam de 4 pessoas. Esse amigo fez um acordo com o encarregado, ele dava o vale transporte e o vale refeição e não ia trabalhar. Brasil é várzea mesmo.

Prefeitura é um pombal mesmo, como eles podem remanejar funcionários a vontade praticamente não duvido que teve até gente que passou para outros cargos que acabou sendo prejudicado por essa manobra...mas já ouvi muitas historias parecidas com essa também...
Aí não sei dizer, ele não ficou lá muito tempo.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.809
Reações
5.918
Pontos
353
Em 2011, fiz uma entrevista, nesse moldes já conhecidos e citados, ao longo da entrevista, dividiram as pessoas em grupos, para resolver esse problema:

"Você esta em um vôo de aproximadamente de 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades. Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto. Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:
- 3 bússolas - 100 garrafas de água - 100 óculos escuros - 100 pacotes de sal - 30 canivetes suíços - 1 grande lona cor da areia - 50 cobertores - 1 espelho de maquiagem - 2 mapas da região - 100 latas de comida.''

Enfim, era pra ordenar os itens em ordem de importância, como seriam utilizados, e todos deveriam estar vivos, quando chegasse o resgate.

O cara do RH, me perguntou 'seu grupo não cogitou, andar os 150 km?'

Respondi: 'São 150km, no deserto, com 1 litro de água para cada um, humanamente impossível que todos sobrevivam'.

Visivelmente ficou puto, fui cortado no final, e nunca soube quem levou a vaga.

 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.186
Reações
22.881
Pontos
1.394
Nunca ingressei em uma empresa por QI.

Sempre tive que passar por processo seletivo seja da Catho, LinkedIn ou esses sites de Recursos humanos.


* Porém já trabalhei com vários colaboradores de QI, e trabalho atualmente com pessoas que foram contratados sem processo seletivo. Não generalizando, percebo que a maioria deles tem o mesmo tipo de comportamento, se sentem superior, humildade = 0, soberba e etc...
 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Sempre tive que passar por processo seletivo seja da Catho, LinkedIn ou esses sites de Recursos humanos.
Catho, Infojobs, indeed, empregos.com.br são cheios de golpe da vaga quente. Qualquer um anuncia nesses sites.

LinkedIn, VAGAS, Cia de Talentos, Gupy, Kenoby e outros são criteriosos e seguros.
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.186
Reações
22.881
Pontos
1.394
Catho, Infojobs, indeed, empregos.com.br são cheios de golpe da vaga quente. Qualquer um anuncia nesses sites.

LinkedIn, VAGAS, Cia de Talentos, Gupy, Kenoby e outros são criteriosos e seguros.


No meu início de carreira consegui muitas vagas pela Catho naquele esquema de 7 dias grátis :kfeliz. Não sei como anda a Catho atualmente, pois as vagas recentes que consigo, geralmente sou abordado por mp no LinkedIn por profissionais de Rh.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Existem dois tipos de QI a meu ver:

1 - o QI desonesto e cabide de empregos, mais comum e danoso na área pública;

2 - QI por questões de confiança ou sintonia com a cultura do lugar.

O 1 é uma desgraça e a meu ver um dos grandes motivos do Brasil ser o que é. O 2 eu considero muito válido, principalmente se houver algum tipo de processo seletivo ou análise do candidato.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.156
Reações
68.933
Pontos
1.529
É justamente o contrário, fora se evita processo seletivo, vão de Q.I e Currículo simples!

O Negócio no BR é que tem pouca vaga para muita gente aí já viu!

Fora o fato dos funcionários do RH fingirem que trabalham, no lugar de checar antecedência e perfil psicológico os caras fazem um Quiz Faustão like...

  • É um país da Europa;
  • No passado, invadiu o Brasil;
  • Terra das flores e dos moinhos de vento;
  • Tirou o Brasil na última Copa;
-Espanha!

-Errou!

:klol
 
Topo Fundo