O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os sete modelos de carros nacionais que eram equipados com motorização V8: confira a lista.

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
Esse é um artigo que foi escrito pelo Alexandre Carneiro para a página Auto Papo, cujo link segue abaixo.

Eu fiz algumas alterações bem simples que destaquei apenas para complementar a notícia.

Carros antigos com motor V8: listamos 7 modelos nacionais

No Brasil, poucos automóveis fabricados em série foram equipados com esse tipo de motor: saiba quais foram eles.

Você aprecia os carros antigos com motor V8? Pois esse tipo de propulsor está sob o capô de alguns modelos nacionais. Não muitos, na verdade: contando apenas os que foram produzidos em série, o total sequer chega a 10 veículos.

O AutoPapo listou todos eles aqui. A maioria foi fabricada nos anos 60 e 70, antes que a crise do petróleo tornasse a economia de combustível algo primordial para os consumidores. Então, esqueça o frentista, aperte os cintos e dê a partida! Quase dá para escutar o ronco borbulhante do motor V8 desses carros antigos!


1. Simca Chambord / Rallye / Tufão / Présidence / Jangada

simca2.jpg


Eis aqui os primeiros (e, portanto, o mais antigos) carros nacionais equipados com motor V8. Os modelos da Simca utilizavam a unidade Flathead de origem Ford (inicialmente com 2.351 cm³, mas a cilindrada logo foi ampliada para 2.414 cm³). Era um propulsor um tanto antiquado já em 1959, quando o fabricante se instalou no país, mas isso não impediu que ele rapidamente se destacasse em desempenho.

Eis aqui os primeiros (e, portanto, o mais antigos) carros nacionais equipados com motor V8. Os modelos da Simca utilizavam a unidade Flathead de origem Ford (inicialmente com 2.351 cm³, mas a cilindrada logo foi ampliada para 2.414 cm³). Era um propulsor um tanto antiquado já em 1959, quando o fabricante se instalou no país, mas isso não impediu que ele rapidamente se destacasse em desempenho.

A linha nacional da marca era baseada no sedã francês Vedette. Desse projeto, surgiram os modelos Chambord, Rallye, Présidence, Alvorada e Tufão, além da perua Jangada.


Uma observação do Larva Maligna: o modelo Alvorada, versão espartana (pé de boi) foi um fracasso de vendas, por esse motivo, foi substituído pelo Profissional, que possuia um acabamento ainda mais pobre que o Alvorada. Esses modelos pé de boi são raros pois poucas unidades foram produzidas.

Em 1967, a Chrysler adquiriu as operações brasileiras da Simca. O sedã foi reeestilizado e rebatizado: o mais simples passou a se chamar Regente, e o mais luxuoso, Esplanada. Havia ainda o esportivo GTX. Em 1969, todos saíram de linha, pois a marca americana introduziu uma nova gama, com um V8 próprio.

2. Ford Galaxie / Landau
ford-landau-carros-antigos-v8.jpg


Se você quer um Galaxie ou um Landau, não precisará ficar atento ao tipo de motorização. Isso porque esses carros, hoje cobiçados antigos, vinham sempre equipados com um V8. Até 1976, eles utilizavam propulsores 272 (4.458 cm³ de cilindrada) e 292 (4.786 cm³) da linha Y-Block. Daí até 1983, quando a produção chegou ao fim, entrou em cena a unidade Windsor 302 (4.949 cm³). Esse último teve opções a gasolina e a álcool.

Observação do Larva Maligna: na reportagem eles cometem uma omissão, e não explicaram detalhadamente sobre os diferentes tipos de V8 e o respectivo período que estes equipavam a linha brasileira. O 272 foi empregado até o ano de 1968, sendo que em 1969 a linha passou a ser equipada com o motor 292. Aí então, em 1976 ocorreu a mudança para o motor 302, que é erroneamente chamado de canadense por boa parte dos brasileiros.

Galaxie e Landau são, basicamente, o mesmo veículo. O primeiro é mais despojado – ou seria menos luxuoso? -, ao passo que o segundo traz mais equipamentos, além de capricho redobrado no acabamento interno e no visual externo.

3. Ford F-100
ford-f-100-pintura-saia-e-blusa-resize.jpg


A F-100 foi o primeiro veículo da Ford fabricado no Brasil. Antes dela, a empresa norte-americana apenas montava produtos por aqui, com peças majoritariamente importadas. A picape já chegou com V8 Y-Block, que agradou quem precisava transportar cargas com agilidade, como entregadores de produtos perecíveis.

A segunda geração chegou a substituir os antigos motores V8 Y-Block pelo Windsor, até então restrito aos carros de passeio da marca. E passou a contar também com a opção do 2.3 OHC de quatro cilindros. Porém, o lançamento da F-1000, em 1979, acabou decretando o fim dos grandes propulsores a gasolina nas picapes da marca.


4. Ford Maverick
ford-maverick-gt-carros-antigos-v8.jpg


O Ford Maverick tornou-se um carro antigo bastante valorizado justamente por causa do motor V8. Todavia, essa motorização é minoritária dentro da gama: a maioria dos exemplares do modelo traz o 2.3 OHC de quatro cilindros ou o 3.0 de seis cilindros Hurricane de origem Willys.

Nota do Larva Maligna: a motorização de quatro cilindros passou a ser oferecida apenas em 1975. O motor seis cilindros era arcaico, antiquado, com sérios problemas de aquecimento e consumo elevado. Era na realidade o mesmo motor empregado no Aero Willys e no Itamaraty, bem como na Rural e na F75. Era um motor portanto obsoleto.

A raridade, aliás, é um dos fatores que tornam o Maverick V8 tão desejado. Isso, claro, além do desempenho: ele é um dos automóveis nacionais mais rápidos da década de 70. E também um dos mais belos, principalmente os representantes da versão esportiva GT. O modelo foi produzido de 1973 a 1979.

Nota do Larva Maligna: o Maverick GT possui duas fases: a fase I que corresponde aos anos 1973-1976 e a fase II, que corresponde aos anos 1977-1979, lembrando que existe Maverick GT equipado com motorização de quatro cilindros, porém apenas fase II. Todos os Maverick GT fase I obrigatoriamente são V8.

5. Dodge Dart /Charger / Magnum / Le Baron

chargerrt74.jpg


Qualquer lista de carros antigos com motor V8 que se preze precisa incluir a linha nacional da Dodge. Todos os modelos equipados com essa mecânica são, na verdade, variações sobre a mesma carroceria, estilizada pelo designer Virgil Exner sobre o chassi “A-Body”, o menor utilizado pela Chrysler nos EUA. Desse modo, Dart, Charger, Magnum e Le Baron são produtos desenvolvidos a partir de um único projeto: entre um e outro, mudam apenas dianteira, traseira e detalhes de acabamento.

Nota do Larva Maligna: a reportagem omitiu algumas informações. Inicialmente, destaca-se que em 1969 foi lançado o Dodge Dart sedan quatro portas, e em 1970, já como modelo 1971, foram lançado o Dodge Dart coupé de duas portas bem como o Dodge Charger LS e o top de linha Dodge Charger R/T.

Em 1972 foi lançada a versão espartana, pé de boi, o Dart SE, com câmbio de três marchas no assoalho, cuja produção perduraria até 1975. O Charger LS também sairia de linha nesse mesmo ano.

Existe também o modelo Gran Coupé, fabricado entre 1973 e 1975, enquanto a versão de quatro portas, o Gran Sedan, foi fabricado entre 1973 e 1978. Em 1979 foi lançado o Magnum e o Le Baron, que seriam fabricados até 1981, junto com o Dodge Dart coupé e o Dodge Dart sedan. O Charger RT foi fabricado só até 1980. Portanto, existem diversos modelos da linha Dodge V8 nacional, e possuíam dois motores V8 diferentes, o 318P, que equipavam toda a linha, e o 318PS, que equipava somente o Charger R/T até 1976, sendo que em 1977 passou a ser 318P igual o restante da linha. A diferença é apenas a taxa de compressão que dava alguns HPs a mais.


Além disso, todos compartilham, claro, a mesma unidade V8. O LA 318 é o maior motor automotivo a gasolina já fabricado no Brasil, com 5.212 cm³ de cilindrada. A diferença era apenas a taxa de compressão, mais alta no Charger R/T, mas somente até 1976, quando o esportivo da gama deixou de ter esse diferencial. Esse propulsor equipou os carros da marca entre 1969 e 1981.

6. Dodge D100
dodge-d100-carros-antigos-v8.jpg


Famoso sob o capô dos sedãs e cupês da Chrysler no Brasil, o V8 318 moveu também utilitários. Entre os quais, a D100, rival direta da Ford F-100 e da Chevrolet C10. Das três, a picape Dodge é a mais rara atualmente, muito em função da produção menor que a das concorrentes.

A D100 foi fiel ao V8 enquanto permaneceu em produção: nunca teve outra opção de motor, o que faz com que os poucos exemplares sobreviventes sejam bastante procurados no mercado de carros antigos. Com o encerramento das atividades da Chrysler no Brasil, os consumidores locais ficaram quase duas décadas sem poder comprar uma picape nacional da marca. Ao menos até a chegada do próximo veículo da lista!


7. Dodge Dakota
dodge-dakota-v8.jpg


Devido ao fato de ainda não terem completado 30 anos de história, os exemplares nacionais da Dakota V8 ainda não podem ser considerados, a rigor, carros antigos. A picape foi fabricada no Brasil de 1998 a 2001, sendo que o motor de oito cilindros só chegou no ano 2000. Mesmo assim, o modelo entrou para a lista devido à história inusitada.


O motor V8 de 5.212 cm³, acredite se quiser, é, grosso modo, o mesmo que equipou os Dodges nacionais dos anos 70. É claro, contudo, que a unidade foi modernizada, com direito a injeção eletrônica, de modo que a potência saltou para 232 cv. A boa notícia é que, justamente por não ter chegado ao patamar de antiga, a Dakota ainda pode ser comprada por preços razoáveis. Desse modo, talvez este seja o momento de comprar uma.
 
Ultima Edição:

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.323
Reações
71.456
Pontos
1.763
Antigamente (quando eu ainda era apaixonado por carros) eu ficava pensando que nasci na época errada e que devia ter nascido na década de 50 pra aproveitar esses V8 em toda sua forma e antes da crise do petróleo dos anos 70.

Mas agora não acho nada lógico pq são carros que não tem o mínimo de conforto/segurança. Eu nasci na época correta, só que no país errado. Se morasse nos States teria um V8 moderno a disposição por menos que um carro popular aqui no HUEzil...
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
centro de gravidade muito alto. V8 é besteira, o melhor é oposto (subaru, porsche)

V8 é carro de dragster, dessas banheiras americanas que não fazem curva em alta velocidade
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
centro de gravidade muito alto. V8 é besteira, o melhor é oposto (subaru, porsche)

V8 é carro de dragster, dessas banheiras americanas que não fazem curva em alta velocidade

Acabei de ler seu comentário no tópico sobre veículos de sete lugares e agora esse aqui. Ou você tem pouco conhecimento do que fala sobre veículos ou quer apenas polemizar. Não é possível.
 

billdouglas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
640
Reações
440
Pontos
1.039
centro de gravidade muito alto. V8 é besteira, o melhor é oposto (subaru, porsche)

V8 é carro de dragster, dessas banheiras americanas que não fazem curva em alta velocidade


Nossa amigo... quanta besteira... eu poderia citar centenas de exemplos q refutam tamanha baboseira, mas vou citar só as dezenas de modelos de Ferrari que utilizam motor V8. Não vou me dar o trabalho, mas se vc tiver interesse em expandir seu conhecimento e sair desse mundinho, faça uma pesquisa rápida no Google. Mercedes AMG, Jaguar, até os Koenigsegg são V8. Sei lá, no seu lugar eu apagava teu comentário.
 


ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
ah sim, V8 em posição central dá para colocar no assoalho e abaixar o centro de gravidade. Não é o caso das banheiras americanas, onde o motor está sobre o eixo dianteiro

mas ainda prefiro oposto
 
Topo Fundo