O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[OUT] THE ELDER SCROLLS V SKYRIM LEGENDARY EDITION

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Opa, vou ir trabalhar agora, mas voltando pra casa tento ver e digo o que acheimachei
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Bom, comprei Skyrim Second Edition para Xbox One.

Foi um dos jogos que mais joguei, praticamente sem parar de 2012 até 2014, comprei porque queria ter e estava um preço bom.

Mas nem era isso que queria falar.

Como o Xbox One tem armazenamento maior pra MODs, acabei baixando tudo que coube no HD, principalmente seguidores, queria ver o que tinha de legal.

E acabei encontrando dois seguidores ótimos.

Inigo, o khajit ladino (que eu ainda estou conhecendo) e Recorder, pela qual me apaixonei.

A seguidora é, na verdade, uma pessoa de outra dimensão cujo trabalho é relatar os feitos do Dragonborn, ao entrar na minha missão ela começa a me seguir (duh) mas o que ajude incrível é que ela parece ter personalidade, ela faz comentários ocasionais em lugares de missão, sempre fala algo diferente (quer dizer, depois de duas semanas, você começa a ver que ela se repete, mas) e apesar de ela ser totalmente anti-climatica em Skyrim (a personalidade dela lembra uma personagem de anime) quando deixei ela pra trás e voltei pra Lydia, que decepção.

Adorava ela em 2013, era a segunda melhor colega de jogo (depois de Alyx Vance, de Half-Life) mas depois de duas semanas com Recorder, tive que reconhecer, ela é uma porta, cujas frases só mostram que ela é minha empregada, nada além.

Inigo é o mod mais bem recomendado do jogo e, pelo pouco que joguei com ele, estou adorando.

Alguém mais retornou a Skyrim?
 

Nameless

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.414
Reações
4.751
Pontos
709
Bom, comprei Skyrim Second Edition para Xbox One.

Foi um dos jogos que mais joguei, praticamente sem parar de 2012 até 2014, comprei porque queria ter e estava um preço bom.

Mas nem era isso que queria falar.

Como o Xbox One tem armazenamento maior pra MODs, acabei baixando tudo que coube no HD, principalmente seguidores, queria ver o que tinha de legal.

E acabei encontrando dois seguidores ótimos.

Inigo, o khajit ladino (que eu ainda estou conhecendo) e Recorder, pela qual me apaixonei.

A seguidora é, na verdade, uma pessoa de outra dimensão cujo trabalho é relatar os feitos do Dragonborn, ao entrar na minha missão ela começa a me seguir (duh) mas o que ajude incrível é que ela parece ter personalidade, ela faz comentários ocasionais em lugares de missão, sempre fala algo diferente (quer dizer, depois de duas semanas, você começa a ver que ela se repete, mas) e apesar de ela ser totalmente anti-climatica em Skyrim (a personalidade dela lembra uma personagem de anime) quando deixei ela pra trás e voltei pra Lydia, que decepção.

Adorava ela em 2013, era a segunda melhor colega de jogo (depois de Alyx Vance, de Half-Life) mas depois de duas semanas com Recorder, tive que reconhecer, ela é uma porta, cujas frases só mostram que ela é minha empregada, nada além.

Inigo é o mod mais bem recomendado do jogo e, pelo pouco que joguei com ele, estou adorando.

Alguém mais retornou a Skyrim?
Como estão os gráficos e fps dessa versão?
A possibilidade de mods é bem interessante,penso em comprar quando achar com um bom preço.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
O jogo está melhorado, no fim de semana minha esposa - que é fã de The Witcher 3 - elogiou os gráficos e eu considerei isso muita coisa.

Não é tão bonito quanto TW3, mas tá atualizado então tá bem bonito. Sem falar que vc pode baixar MODs de Graphic Overhaul que dão ainda mais beleza ao jogo, como aliás eu fiz e por isso minha esposa adorou.

Pelas fotos da internet mesmo você vê as mudanças.

Eu tenho MODs para melhorar gráficos, para melhorar chuva, neve e tempestades, para melhorar as crianças (sério, se algum dia comprar essa versão, baixe esse MOD, as crianças deixam de ser versão Xbox 360 e parecem passar pra versão Xbox One X (que não é minha versão).

Além desses, tenho MODs que enfiam novas regiões e tramas ao jogo, aumentando em até 1/3 a área explorável.

E outro mod que me faz poder olhar pra baixo e ver barriga, joelhos e pés de meu personagem (eu não ligo, mas tem gente que adora isso)

Sobre a performance, até sexta-feira o jogo rodava de forma perfeita, mesmo com MODs.

No domingo eu cismei de usar um modelo pra ter personagens femininas mais femininas, mexendo com o esqueleto do personagem, e finalmente comecei a ter uns travamentos.

Vale lembrar que eu estava com Recorder, Inigo e Lydia me seguindo e lutando contra meia dúzia de bandidos.

Vou mexer hoje pra descobrir se é o MOD que eu enfiei, ou se algum outro mod menor, mas já andei antes com 3 companions junto e não deu travada, então é algo que eu coloquei esse fim de semana.
 

Nameless

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.414
Reações
4.751
Pontos
709
Maravilha, agora fiquei mais tentado a comprar o jogo, foi um dos games que mais joguei na geração passada.
Gostei das dicas dos Mods,se comprar vou dar uma conferida sim, um Mod interessante é aquele dos anéis que aumentam a capacidade de peso. Eu tinha esse anel no xbox360 mas consegui com o glitch de restoration.
Depois posta se descobriu a causa dos crashs.
Valeu.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Bom, voltei ao vício no jogo.

Skyrim Graphic Overhaul - é um MOD que junta outros vários MODs gráficos diferentes num só. Vale pela facilidade. Quando saiu Skyrim Seconde Edition, a Bethesda só deu uma mudada básica na resolução dos gráticos. O jogo ficou mais bonito porque era essa a qualidade que ele deveria ter no XBox 360. O Graphic Overhaul dá uma melhorada grande nos gráficos, mudando mesmo a textura de árvores, plantas, pedras, madeira, estradas e tudo o mais. Eu tenho o Xbox One S, que é ligeiramente mais poderoso que o Vanilla, então não posso garantir para quem tem o One puro, mas os gráficos melhoram muito e o jogo não ficou mais pesado.

XP32 Maximum Realistic Skeleton + Ragdoll
- Basicamente melhora as animações dos personagens e animais do jogo para ficarem menos anti-naturais. Não faz milagres, mas é um bom MOD.

True Storms - Junto com o SGO é um dos que mais gosto, porque torna chuvas, tempestades e outros efeitos climaticos mais realísticos. Se só. Só baixe se quier mesmo dar uma garimbada nos mínimos detalhes.

Seraphim Female Body Replacer - Troca os corpos femininos para versões um pouco mais bonitas. Pessoalmente gosto e não gosto. Quando você retira as roupas de inimigas mortas elas ficam com um conjunto de roupas de baixo mais sexy e isso me incomoda (prefiro a versão rústica como seria na epoca medieval). Mas no geral você sente uma melhora ao lidar com personagens femininas.

Ethereal Elven Overhaul - Mesma coisa acima, so que com elfos. Só pra quem é babaca (como eu) e acha aqueles elfos com cara de personagem de filme do Guilhermo del Toro e deixa ele mais com cara de Senhor dos Anéis (não deixa ele com cara de elfo de Senhor dos Anéis, só deixa eles menos estranhos). Agora as princesas élificas parecem dignas de serem salvas.

The Kids Are Alright - Como eu tinha dado uma melhorada nos personagens, as crianças do jogo ficaram estranhas, não pareciam as crianças do mesmo jogo. Esse MOD faz disso, torna elas bem mais bonitas. Honestamente, me incomoda ver as crianças nesse jogo, estao mais magrelas e, de alguma forma, mais 'sexys' (sexy nao é a palavra certa, mas algumas me parecem mini-modelos) preferia as crianças gorduchas de antes mas com a mesma qualidade gráfica desse MOD, mas como ainda nao achei tal MOD, fica a indicação.

Inigo - Já falei antes e falo de novo, melhor MOD ever. Conheça Inigo, um Khajit ex-viciado em skooma (não deixe Skooma no inventário dele) e que te conhece desde antes do começo do jogo (sim, ele era seu amigo antes de vc ir preso logo no começo de TES V). Se a estória dele te interessar, vale a pena baixar esse MOD. Inigo não é como outros NPCs com apenas as 3 opçõs "Follow Me", "I Need to Trade Something with you" e "Wait Here". Tipo, ele tem essas opções, mas tem outras, como ele falar o que ele está pensando no momento (muitas das vezes quando estamos nas missões principais ou em algumas sidequests) ou falar sobre qualquer coisa sobre Skyrim. Ok, não é muito. Mas é no dia-a-dia que ele brilha. Inigo é um segundo Companion, então você pode ter ele, Lydia, Vilkas, Faendal, Sven e Meeko no mesmo time e é hilário ele dando conselhos sobre como Lydia ser menos ogra e mais feminina, conversando com Meeko e, quando ele responde com um latido, agindo como se significasse algo... Vale explicar que não é só ele falando com o companion, o companion responde a ele. Você literalmente se sente um irmão mais velho desse cara. Sério, depois de conhecer Inigo, nenhum NPC oficial me desce a garganta e nem ligo de liberar para uso.

Recorder - Imagine que você precisasse fazer um trabalho de escola sobre Napoleão Bonaparte e pudesse voltar no tempo para acompanhar in loco as conquistas e derrotas dele? Mais ainda, e se ele te convidasse para ser um de seus soldados e o acompanhasse nos campos de batalha? Essa é a Recorder em sua missão de recordar tudo que o Dragonborn faz. Mas ela faz com imenso bom humor e tiradas sensacionais. Por exemplo, uma vez eu estava numa dungeon cheia de bandidos, me esgueirando numa sala aparentemente sem ninguém e me aproximo de um baú, quando consigo abrir, toca o som de "flagrado" de Metal Gear e eu já levo aquele susto e escuto "Desculpe, SMS no meu celular, continue o que estava fazendo"... Pode parecer idiota, e é, mas é muito bem sacado. São tipo, mais de 600 diálogos diferentes, alguns dos quais você vai ovir dela apenas em momentos específicos (missões importantes, eventos importantes) e ela tem até mesmo uma quest própria pra você. Por fim, se você está conversando com um mercador ou apenas parado num lugar, ela não fica estática como os companions normais, ela espera alguns minutos e se nada acontecer vai fazer algo. Pode ser se sentar e comer algo, pode ser fuçar na forja ou demais lugares, pode ser simplesmente observando o ambiente. Isso não é muito, mas foi a primeira NPC que me fez sentir como eram quadrados e unidimensionais os companios do jogo. Ela só perde para Inigo pelo fator 'pertencimento' já que eu sinto como se ela fosse um personagem de anime num filme tipo SdA, ela é ótima como personagem, mas não encaixa tão bem. E Inigo tem seu bilho, mas quando você está com mais companions ele solta suas opiniões e se insere totalmente na trama. Recorder tem ótimas falas, mas é entre ela e você. Ou seja, quando tem vc, ela e Lydia, por exemplo, ela só fala com você. O que faz Inigo ainda ser o melhor, mesmo não tendo o "poder" de ficar a toa interagindo com o ambiente quando vc não está fazendo nada.

Há outros MODs que adicionam companheiros e eu baixei vários deles, mas até o momento, a imensa maioria são estilo Lydia/Valkas, robozinhos que estão lá pra carregar suas coisas e obedecer cada uma de suas ordens sem questionar. Inigo e Recorder são as pedras preciosas nesse meio. Alguns NPCs você percebe que tem uma identidade visual fodida de boa, mestres mágicos idosos, guerreiros com cara de índio, mulheres belas, sedutoras ou interessantes mas que todo o apelo termina na identidade visual, enquanto esses dois tem uma personalidade muito boa para você se sentir como se fossem mesmo pessoas.

The Forgotten City - Acabei de terminar esse MOD/Missão. Olha, foi um trabalhão desenvolver todo esse cenário, que envolve múltiplos finais, viagens no tempo e escolhas éticas. Basicamente existe uma cidade subterrânea com o contato com o mundo exterior cortado, forçando as pessoas a sobreviverem da melhor forma possível e às Leis Anãs (tipo o Velho Testamento) que os impede de ter reações violentas ou ilegais. O problema é que, como você veio do futuro, sabe que vai dar m**** e que tem que impedir a m**** de acontecer.

Esse MOD eu terminei com sentimentos conflitantes, se eu tivesse pego ele ontem (sabado) pra jogar, acho que seriam ótimas seis horas de jogatina, mas como joguei quebrado durante a semana (tipo duas horas num dia, 30 minutos no outro, 40 no outro) perdeu um pouco do impacto. Tipo, eu estava no clima de chegar, matar uns dois monstros enquanto a esposa tava descansando do serviço e não conversar, pensar e ir atrás de pessoas para resolver o problema. Então, apesar de parecer que eu não gostei, gostei muito. Mas como eu disse, é algo pra você se envolver. Na maior sorte do mundo consegui o melhor final, então valeu pela jogada.

Então é isso, tenho muitos mais MODs instalados - principalmente de companheiros - mas esses são os que indico por hora.

Alguém mais joga, tem algum MOD que adiciona algo legal ao jogo? Ou só eu voltei a esse mundão?
 


Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Bom, aparentemente eu sou o único a jogar mais ou menos com alguma frequencia Skyrim no Xbox One, e devo ser o único a usar MODs pra dar um gosto a mais ao jogo.

Depois que eu descobri os MODs voltei à mesma gana que tinha quando jogava no Xbox 360, entre janeiro de 2012 e mais ou menos março de 2014 (sei da data porque ia me mudar de casa e decidi terminar o jogo antes da mudança), naquele período,só deixei de jogar Skyrim para jogar Alan Wake e Deus Ex, mas sempre pensando em retornar. Agora, com o Skyrim Second Edition (ou Legendary) e a possibilidade de MODs, alguns dos quais atualizam os gráficos de hoje pra ficarem quase que nivel The Witcher 3, jogo Skyrim sempre que posso e, pra esposa não ficar chateada de eu não dar atenção a ela, até acordo mais cedo pra jogar antes do trabalho.

Mas se procurar bons MODs no meio de tantos milhares que tem no site da Bethesda já é uma diversão, alguns deles são foda. Estou apaixonado agora por "Fully Voiced Followers" que são os seguidores com dublagem própria, ou seja, seguidores que não usam as frases do jogo rearranjadas mas tem um próprio dublador(a) para criar até mesmo suas próprias mini-quests.

Bom, como ninguém mais vem aqui comentar, vou dar um quote aqui para o caso de alguém mais ter interesse:

Mod ShoutoutBest Custom Voiced Followers .. followers done right.

Submitted 1 ano ago * by KiNASukiWhiterun

A Shout to all these follower who refused to simply be Barbie Dolls.

1) Inigo .. A league of his own. Quits becoming a follower, became a friend instead.

2) Aurlyn Dawnstone .. A high elf who have seen it all. Do Poetry, Do Riddles, Do ownage against vampires... And she even gives you home cooked meal if you marry her :D . I love her, she was a permanent alongside Inigo in my game nowadays. A bit overpowered but it fits her storyline as someone who sees it all already.

3) Vilja .. The benchmark of all followers since.. forever? Emma have managed to assembled a highly efficient team that produced marvel. A technical wonder for a custom follower system. Heck, she so advance she can even have her own follower. And if you have Inigo, they even interact with each other.

4) Anna's NPCs .. Not 1.. not 2.. but 10 (last I count :p) followers, all having their own personal quest. and their own custom marriage system. And they chat with each others.

5) Viconia .. Love Baldur Gate? Get her. Never played BG before? Learn about Drow first and know what to expect. Enough spoiler already :D

6) Benjamin Doon .. Hope you dont give him garlic bread for breakfast.. And give the poor old man a horse before you start running everywhere. Haha.. He cracks me up more then the next 2 followers

7) Sofia .. The funny fully voiced follower.. Oh, she funny alright. And choke full of double entendre dialogues. And she hates Nazeem and Braith.

8) Recorder .. Lore enthuasists might want to skip this, but for others.. see how many off world reference you can get of her.

9) Mirai .. I tested her loong ago, early version of her, back when she has a house in Riverwood.. but never get a chance to test her later version.. but she really feel like a daughter back then to me.

10) Arissa .. Chesko's creation.. Need I say more?

11) Mrissi .. Save often! Not because she is buggy.. but because how you do her quest will determined what she became at the end.. But shes one of the most adorable follower ever .. contested only by Mirai in this list. And this isnt a barbie doll list!

12) Cerwiden .. One of the first custom voiced follower in Skyrim alongside Vilja. Sadly, she seems to have been abandoned. Altho her combat system are probably still ahead of some others.

13) Hoth .. Awesome follower who gives you radiant quest! So you'll never ran out of quest ever! His stubbornness with sticking to his weapons and armor means he is a bit of a problem at very high level (or if you have mods that add lots of enemies) but awesome still. I have him as a quest generator most of the time at later level.

15) Rigmor .. Sadly, while I despised Thalmor as well, locking me out of half of skyrim unless I do the civil war for Nord supremacy is a bit hard to do. Maybe 1 day... if I ever play melee in TES games.

16) Interesting NPCs .. How can I forget this! Not only it adds followers, it add some NPCs as well with interesting backstory.. All custom voiced. I should really try that Rumarin guy 1 day ._.

17) Atvir Dres and his update Male follower.. How rare! Comes with glowing reference from his users too.

18) Kitiara - Warning NSFW link I have her once.. Sadly, I was also running Interesting NPC mod.. and also Anduniel at the same time.. So I got confused a lot with so many followers talking with the same voice :D

19) Roderic .. Requires completion of Companion Questline from the description.. Which mean its off my territory.

20) Valfar .. He uses Galmar's voice. and also Ulfric worshipper. Just like Rigmor, political difference with me means he most likely be on the receiving end of my wrath, if he ever get installed in my game. Sorry.

21) Lumping these guys, as they all jumped world in Skyrim from the Witcher series .. Geralt, My first Wife aka Yennefer, My Mistress aka Triss, Ciri and Keira, All with voiced ported from The Witcher game itself.

Since Valfar is considered custom voice.. Heres some more stuff from tweaked vanilla voicetype

22) Yashira .. based off FemaleSultry voice, default outfit is very skimpy tho. But very well done from what little time I've spent with her.

23) Minerva .. Uses Female Elf Haughty, since theres no vanilla Elf Female Follower. And she actually comment appropriately, author also responsible for Dynamic Follower Dialogue mod, so its not that surprising that she uses the same system.

24) Hel .. Also uses Female Elf Haughty, but is an evil incarnate.

25) Oddvar .. Because somebody even pmed me to get this to the list. :D .. He is a pretty old creation tho. And abandoned.

26) Nerida .. Unique as its an edited version of Female Young Eager voicetype.

27) Solar .. Similar to Nerida (same author), also Hel and Yashira linked above.. Solar uses an edited version of Lydia's voice (aka Female Even Tone) .. Also try out his other followers which uses vanilla voicetype, but they actually do sport some sort of personality Nemain and Xymena

Probably a few more I missed.. but help me complete this list.

EDIT: Addition! Link fixed!

EDIT 20th August 2016: More followers, Aurlyn link updated to her personal blog for download. Also.. flair!!![
/quote]
A maioria destes ainda tem apenas pra PC mas estão em trabalho de conversao.

Sério, jogar toda a campanha com Inigo do lado vale muito a pena. Depois de conhecer Inigo, Recorder e cia, vc nunca mais vai voltar aos companions antigos sem achar eles a coisa mais sem graça do mundo.

E olha que eu adorava Skyrim justamente por ter "amigos" em suas missões.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553

Sei que ninguém se importa, mas essa música é minha história.
E queria dividir com alguém, qualquer um, que tenha vivido o mesmo.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Comprei um notebook gamer pra jogar Skyrim com tudo na TV.

Por alguma razão, nenhum de meus mouses sem fio nao tá funcionando quando ligo o notebook na TV, ou seja, só posso jogar na tela do notebook, o que é legal, mas bem menos legal que na tela da TV.


O jeito é comprar um controle Xbox One e adaptador pra poder jogar por ele.
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.640
Reações
10.966
Pontos
1.034
como anda os bugs do jogo hoje em dia ? fiz 170 horas a uns anos atras no xbox 360 ate que o save bugou e eu desisti do game .... escutando a musica me deu vontade de baixar a versao PC e encher de mods para tudo quando é lado :klol mais se eu fizer isso de novo e bugar o save de novo eu me mato :klol
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
como anda os bugs do jogo hoje em dia ? fiz 170 horas a uns anos atras no xbox 360 ate que o save bugou e eu desisti do game .... escutando a musica me deu vontade de baixar a versao PC e encher de mods para tudo quando é lado :klol mais se eu fizer isso de novo e bugar o save de novo eu me mato :klol
Skyrim Special Edition SSE parece bem mais estável, tive poucos bugs desse tipo, é um jogo com a maioria desses corrigidos.

Mas tem um problema, tem menos MODs e fica menos bonito que o Standard cheio de MODs.

Estou curtindo, ainda mais depois que conheci Inigo (tem link acima) um companion que parece um ser humano, de tão bom que é.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Este assunto deveria estar no tópico de Mods para TES V - Skyrim, mas como ninguém parece ligar para MODs na seção de PC, decidi colocar aqui e espero que gostem da matéria.


Conheci Inigo não faz muito tempo, um ano talvez, mas desde então ele se tornou não só meu companion preferido no jogo, como meu companheiro de jogo preferido em todos os jogos (à frente até de Alyx Vance). Com milhares de linhas de diálogo, Inigo faz comentários sobre lugares que vc está, Quests que vc tem que resolver, comentários sobre o clima, sobre você, sobre ele, sobre o passado de ambos... Algumas vezes passando dias sem repetir uma linha. E a personalidade do bicho é extremamente cativante (procure por Inigo Montoya, do filme, para ter uma idéia) e, surpresa, certo dia vi ele conversando com Lydia... Sim, ele zoa de leve (ou abertamente) o modo como a moça é meio bruta (por algum motivo, a companion está classificada como modelo masculino no jogo, ou seja, anda, gesticula e etc como homem)... E ela responde! A primeira vez que vi aquela interação eu parei, surpreso. Não sabia que ele fazia aquilo.

Pois bem, depois de um ano, nenhum outro companion me agradou como Inigo, o que é uma pena. É como quando vc come algo que sempre comeu, mas feito por um mestre, a comida normal que sempre te agradou perde o sabor que antes tinha.

E Vilja... Bom, há anos eu ouço falar dela e até mesmo de como ela tem inúmeras linhas de contato com Inigo. Baixei semana passada a companion, mas só quinta-feira cheguei a jogar com ela, no início parece uma companion bem superior aos normais, mas ainda não peguei o gosto por ela... Por outro lado, acabei caindo nesta matéria (que é a verdadeira razão de eu escrever esse wall of text) e, de repente, alguém mais gosta.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=​

The story behind the Oblivion mod Terry Pratchett worked on
Lead the way, Vilja!
Cian Maher

Contributor


Imagination, not intelligence, made us human.

jpg
Sir Terry Pratchett.
In his Foreword to The Ultimate Encyclopedia of Fantasy, the late Sir Terry Pratchett writes, "Imagination, not intelligence, made us human."

Most people know Pratchett as the author of Discworld, the famous fantasy series about a flat planet balanced on the backs of four elephants. However, what many people don't know is that the knighted author was also a massive fan of video games - so much so that he actually worked on mods for Oblivion, most of which were spearheaded by a Morrowind modder named Emma.

After making the transition from Morrowind to Oblivion, Emma sought to create a companion for herself. This resulted in the creation of Vilja, a Nord alchemist designed to keep Emma company as she traversed the world of Oblivion. While Emma originally created Vilja for personal use, even voicing the character herself, she eventually released her to the public with the help of fellow modder Charles "CD" Cooley. Vilja received a lot of admiration from avid players, but a particularly intriguing email titled "Praise for Vilja" came a few months after Vilja 1.0 launched.


Subscribe to our YouTube channel
"The first letter from Terry arrived in March 2010, only three months after the original release," Emma told Eurogamer. In this message, Pratchett mentioned how enamoured he had become with Vilja, specifically mentioning his appreciation for the way in which she would acknowledge small gifts such as strawberries. "He also praised the modding community as a whole, mentioning how impressed he was by the effort put into mods, and how much he enjoyed using them."

Emma didn't know if this was the real Terry Pratchett, but she responded anyway and the two struck up a regular correspondence. Pratchett gradually started to make small suggestions of his own based on his experience with Vilja. "He described how he had been exploring goblin caves with Vilja, and how he wished that he could study the goblins without having to kill them," Emma said. "The day after, I made him a 'goblin peace amulet' to make the goblins non-hostile and allow him to explore their dungeons without having to kill anyone." As it turns out, the reason Pratchett was fascinated with goblins in the first place was due to research he was conducting for his 2011 novel, Snuff.

The pair's continued correspondence inspired Emma to work on more mods linked to Vilja. After Pratchett expressed his desire to give Vilja a flower for saving his character's life, Emma started to work on the "Give a gift" function. "Terry actually named most of the 'special items' that you could give away," Emma said. "He even managed to put in a bunch of easter eggs for Snuff."

jpg
Vilja is a Swedish word that means will, or, as Emma puts it, 'willpower, guts, determination. And that is something Vilja has got lots of!'
Eventually, Pratchett even started to write dialogue for Vilja based on his exploration of the goblin dungeons of Oblivion. This led to a regular contribution of voice lines for Vilja from Pratchett, to the extent that the majority of Vilja's Thieves Guild dialogue can be attributed to him.

MORE STORIES
The fall of Starbreeze
At Starbreeze's 2016 Christmas meeting, held in a cinema close by to the studio's Stockholm headquarters, CEO Bo Anderss…
"Terry always had a very humble and polite way of suggesting things for Vilja," Emma said. "I always felt that I was in charge and never that he was taking over. I always felt inspired by his ideas and loved to try to make them come true."

Together with Charles, the three worked on the "Packdonkeys" mod, which allowed players to purchase up to four packdonkeys from the Chorrol Stables. Pratchett delighted in the fact that his donkey, Chico, kept stealing carrots and getting him and Vilja into trouble with the Imperial Guard. The more involved he got, the more invested he was becoming. Vilja was no longer just a companion mod - she was a person who kept growing as he, Emma, and Charles worked on her.

jpg
Vilja is a young Nord girl, born in Solstheim and living in Cyrodiil.
One of the most important features that was added to Vilja was the lead-the-way function, which Pratchett had specifically requested to help with his Alzheimer's. "By that point Terry was already having serious trouble with his memory," Charles told Eurogamer. "The sort of short-term memory functioning needed to navigate the game world was a particular problem for him."

Charles and Emma worked particularly hard on implementing this function, which enabled Vilja to lead the player out of the dungeon they were in. However, this wasn't an easy task. "Since I knew there was a real need behind that request I kept thinking about it," Charles said. "Eventually, I realised that another Vilja feature moved a special marker around to track when she changed locations. Once I had that insight, combining the two features at the technical level was fairly easy." Once the function was operating properly, Pratchett could simply turn to Vilja and select the "I'm lost!" option whenever he got stuck in a dungeon, which would prompt her to lead the way out.

"Later, we expanded it so that whenever you as a player got tired of deciding, you could ask Vilja to take over and decide where to go next, and she would pick her choice randomly," Emma said. "And the lead-the-way-feature became very popular among other players, too. Finally they had a companion that they could walk side-by-side with and who knew where she was going... well, sort of." Vilja went from a normal companion to someone who would notice when you hadn't played in a few days - thanks to another mod - and someone who could take control of tricky situations and escort you to safety when times got tough. From conducting alchemy tests in the house Emma built for them in Aleswell to chasing Chico the donkey halfway across Cyrodiil, Pratchett and Vilja shared many adventures that influenced his life, both creatively and at home.

In fact, Pratchett invited Emma to the launch party for Snuff in October 2011, which was held on a steamboat on the Thames. As mentioned earlier, Snuff is the Discworld novel that Pratchett partially based on his experiences in Oblivion's goblin dungeons. He invited Emma along as she had played a huge part in his writing of Snuff thanks to the goblin peace amulet. However, it was here that Emma realised just how much of an impact her and Charles' mods had had on Pratchett. "I think Oblivion and Vilja must have been in Terry's thoughts quite a lot at this time," Emma said. "Maybe because of the goblins in Snuff, but also because it turned out that many of his friends knew a lot about both the game and Vilja."

jpg

Both Charles and Emma remember their experience with the world-renowned author fondly. "For me, the interesting part wasn't that we were working with a world-famous author," Charles said. "But that we were working with someone who truly appreciated the virtual person we were creating and that what we were doing was making his life a little better."

It wasn't because of Terry's status that they were helping him. In fact, Emma wasn't even sure who he was when he sent that first message. They helped him because he was passionate about something they had worked hard to create, and because he wanted to help them make it better.

"Honestly, although I knew about Terry's illness I never thought of him as someone who was ill," Emma told us. "The things I added to Vilja that were originally for him, I did because I enjoyed and because it felt so natural. It would be totally unfair to say that I was helping him - he was helping and inspiring me all the time, and I think we both had a lot of fun with figuring out new things for Vilja to say and do."

Thanks to the efforts of Emma and Charles, Pratchett could enjoy his time with Vilja in Oblivion even after his memory started to fade. And all the while, he played his own part in helping with Vilja's development. Together, the three of them found happiness in helping each other to help Vilja grow, and she continued to flourish as they continued to make her less of a companion and more of a person. As I mentioned at the start of this piece, Pratchett once wrote, "Imagination, not intelligence, made us human." Imagination made Vilja more than just a mod for Pratchett, and the beauty of that can't be overstated.

Terry Pratchett image credit Myrmi [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons.

Fonte: Eurogamer.net

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=​

Inigo e Vilja tem versões em português (legendas apenas) que os tornam ideais para quem curte pegar todas as referências.
 
Topo Fundo