O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Overclock no meu 6700K, podem me auxiliar?

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.006
Reações
3.154
Pontos
1.239
Amigos, jogo rápido, depois que formatei minha maquina a um tempo atrás, tenho utilizado o meu 6700K em STOCK com meu H100V2 da Corsair.

Dentro da BIOS eu alterei o vcore de AUTO para manual e setei fixo em 1.200v que é o minimo de voltagem para esse processador de acordo com a Intel e tenho usado a maquina assim faz semanas, jogando, vendo filmes, fazendo benchs e tudo está perfeito e estável, ou seja, meu processador é estável a 1.200v em stock, fiz alguns testes usando o REALBENCH e PRIME95, vejam as temperaturas abaixo.

STOCK EM IDLE COM 1.200v - Média de 24 a 26 graus.
102816

STOCK EM LOAD COM 1.200v - Média de 60 a 65 graus.
102817

Resolvi começar a brincar um pouco e ai que preciso da sugestão e opinião de vocês.

Estou fazendo OC manualmente via BIOS, setei o multiplicador em 45 para todos os núcleos pois quero meu OC em 4.5Ghz (já está suficiente).

Comecei chutando com o VCORE em 1.300v (100 a mais do que eu usava em STOCK) e logo de cara acredito que está estável, porem achei um pouco quente, lembrando que estou com um H100v2 muito bem instalado, pasta térmica novinha, uma OCX PCYes Gelid que o pessoal aqui indicou, removi a antiga Artic Silver 5 e melhorou uns 3-6 graus, realmente é excelente a pasta.

4.5GHZ IDLE COM 1.300v - Média de 27 a 30 graus.
102818

4.5GHZ REALBENCH COM 1.300v, rodou por 20 min e nada de crash, todos resultados OK, depois rodei mais 10 min o PRIME95 e tudo normal.
102819

O que devo fazer? Testar mais um pouco a maquina com os 1.300v ou ir na BIOS e tentar abaixar o vcore para uns 1.290v e continuar testando até crashar?

As temperaturas estão aceitáveis?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.637
Reações
20.593
Pontos
1.344
Eu só vou dar uma dica. Não teste no prime95 e sim no Aida 64. O prime força demais. Se passar no Aida vai ficar de boas em tudo!

E over é assim mesmo. Comece diminuindo de 5 em 5 o vcore pra ver onde começa a ficar instável.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.006
Reações
3.154
Pontos
1.239
Eu só vou dar uma dica. Não teste no prime95 e sim no Aida 64. O prime força demais. Se passar no Aida vai ficar de boas em tudo!

E over é assim mesmo. Comece diminuindo de 5 em 5 o vcore pra ver onde começa a ficar instável.

Realbench não indica? Muita gente fala melhor dele do que o AIDA.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Aproveitando o tópico (desculpe OP), existe um guia 101 sobre OC for dummies (lembram dessa série de livros para micreiros? Bons tempos. Ando saudosista).
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.006
Reações
3.154
Pontos
1.239
Usam tb, pode ser. Mas o prime pega uma situação extrema!

Abandonei o prime, to usando apenas o REALBENCH, to diminuindo de 5 em 5 o vcore e testando por uns 20 min, a hora que crashar eu subo os 5 que abaixei e pronto, estabilizado kkkkkk
 


wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.637
Reações
20.593
Pontos
1.344
Abandonei o prime, to usando apenas o REALBENCH, to diminuindo de 5 em 5 o vcore e testando por uns 20 min, a hora que crashar eu subo os 5 que abaixei e pronto, estabilizado kkkkkk

Mas é isso mesmo! haha! Se passar nos 20min e vc estiver jogando e der tela azul, sinal q não está segurando. Aumente 5v sempre q der tela azul!
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Você tem um 6700k com um h100i ,seu foco de teste é apenas estabilidade e não temperatura basicamente.

O que ce tem de fazer é ler na internet outros que fizeram over na mesma, esse é o parâmetro mundial pra over.

Deixando abaixo dos 80c e abaixo dos 1,45 o resto é ver limite.

Eu chuto que algo estável deva ficar na faixa dos 4,7.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.758
Reações
4.827
Pontos
1.194
Meu i7 6700K em 4.6Ghz + Z170 + AirCooler XigMatek DarkKnight II (10 minutos de teste e tá muito calor aqui...)

103135
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.006
Reações
3.154
Pontos
1.239
Você tem um 6700k com um h100i ,seu foco de teste é apenas estabilidade e não temperatura basicamente.

O que ce tem de fazer é ler na internet outros que fizeram over na mesma, esse é o parâmetro mundial pra over.

Deixando abaixo dos 80c e abaixo dos 1,45 o resto é ver limite.

Eu chuto que algo estável deva ficar na faixa dos 4,7.

Passos, quando voce fala deixando abaixo dos 80c voce quer dizer jogando normalmente que não pode passar dos 80 ou em stress test? Pois jogando nunca chega perto dos 80, explodindo bate 70, mas em stress test ele bate 84 e por ai.

É amigos, achei que tinha acertado mas me fodi.

Achei que tinha estabilizado o overclock em 4.5Ghz com 1.290 de Vcore, usei por uns 5 dias, deixei o realbench por 2 horas e o prime por 1 hora e nada de cair, joguei varias coisas e tudo top.

Depois de 5 dias tentei abaixar um pouco para 1.285 (5 a menos) e em menos de 5 min de realbench a tela crashou.... voltei para os 1.290, porem ontem jogando um dotinha a tela congelou, tive que reiniciar... falei opa, tem algo ai, não deve estar 100% esse OC.

Voltei a maquina com os mesmos 1.290 e deixei o realbench mais uma hora e nada, ai resolvi ver um filme enquanto rodava o realbench, 5 min de filme deu tela azul, ou seja, com o realbench somente ele não crashou, ai fui na BIOS e subi para 1.295, deixei o realbeanch e ja dei play em um filme 4k, dessa vez o filme rodou por 10 min e deu tela azul...

Subi mais 5vcore e agora estou em 1.300v, rodando o bench por 2 horas e filme rodando por trás, até o momento tudo perfeito, acredito que agora o negocio tá redondo, com 1.300vcore e 4.5Ghz, porem sinceramente to achando alto essa voltagem, vejo em foruns e a maioria das pessoas deixa em 4.5Ghz e nem tocam no vcore, deixam o valor stock lá, só começam a mexer a partir de 4.6Ghz.

To achando que dei azar com esse proc heim
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Passos, quando voce fala deixando abaixo dos 80c voce quer dizer jogando normalmente que não pode passar dos 80 ou em stress test? Pois jogando nunca chega perto dos 80, explodindo bate 70, mas em stress test ele bate 84 e por ai.

É amigos, achei que tinha acertado mas me fodi.

Achei que tinha estabilizado o overclock em 4.5Ghz com 1.290 de Vcore, usei por uns 5 dias, deixei o realbench por 2 horas e o prime por 1 hora e nada de cair, joguei varias coisas e tudo top.

Depois de 5 dias tentei abaixar um pouco para 1.285 (5 a menos) e em menos de 5 min de realbench a tela crashou.... voltei para os 1.290, porem ontem jogando um dotinha a tela congelou, tive que reiniciar... falei opa, tem algo ai, não deve estar 100% esse OC.

Voltei a maquina com os mesmos 1.290 e deixei o realbench mais uma hora e nada, ai resolvi ver um filme enquanto rodava o realbench, 5 min de filme deu tela azul, ou seja, com o realbench somente ele não crashou, ai fui na BIOS e subi para 1.295, deixei o realbeanch e ja dei play em um filme 4k, dessa vez o filme rodou por 10 min e deu tela azul...

Subi mais 5vcore e agora estou em 1.300v, rodando o bench por 2 horas e filme rodando por trás, até o momento tudo perfeito, acredito que agora o negocio tá redondo, com 1.300vcore e 4.5Ghz, porem sinceramente to achando alto essa voltagem, vejo em foruns e a maioria das pessoas deixa em 4.5Ghz e nem tocam no vcore, deixam o valor stock lá, só começam a mexer a partir de 4.6Ghz.

To achando que dei azar com esse proc heim
Stress test, 84 não é saudável não, ele aguenta margem bem maior mas não é valor pra se deixar em prol de over.

Lembrando que over tem muito mais coisa além de mexer na voltagem, voltagem é o básico para fazer um.
Agora pra fazer pente fino tem de usar recursos da mobo, voltage offset, talvez uma mesclagem com o bus speed, desabilitar speed spectrum geralmente.
Não aguentar 4,5 é algo da mobo e não processador provavel.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.006
Reações
3.154
Pontos
1.239
Stress test, 84 não é saudável não, ele aguenta margem bem maior mas não é valor pra se deixar em prol de over.

Lembrando que over tem muito mais coisa além de mexer na voltagem, voltagem é o básico para fazer um.
Agora pra fazer pente fino tem de usar recursos da mobo, voltage offset, talvez uma mesclagem com o bus speed, desabilitar speed spectrum geralmente.
Não aguentar 4,5 é algo da mobo e não processador provavel.

Então, eu mexi apenas no vcore manualmente e mais nada.

Vi alguns videos da minha mobo e vi o pessoal mexendo com aquele LLC Load Line Calibration, deixando em nivel 5 coisa assim, mas realmente...

Está 22 graus em SP, e ta batendo uns 85 nos núcleos no realbench a 4.5Ghz com 1.300vcore, e olha que meu h100 tá bala aqui funcionando, pasta térmica excelente to usando, sei lah, algo errado tem.

Pensei em voltar stock, vi uns videos da diferença de 4.0 para 4.5 e pqp, a maioria dos games é 4 ou 6 fps apenas.
 
Topo Fundo