O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Overclock - PC desliga! 6600k 4.4ghz

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
Boa tarde!
Tenho um 6600k em uma Asus Z170-E e um CM Hyper 212x tentando fazer milagres! Aqui no norte a temperatura anda bem alta, então coloquei o processador em 4.4 em todos os núcleos e a temperatura em idle fica na casa dos 37º, em full vai pra casa dos 75 a 80, mas dificilmente tenho usado em full então vou levando e pra mim são temperaturas aceitáveis.
O problema esta que o PC desliga sozinho sem falar o motivo(mesmo usando só pra internet ele desliga e quando jogo não é sempre), sem Over isso não acontece, então coloquei o vcore em 1,36 fixo e nas memorias 1,2v(elas estão em 2400mhz). Creio que se aumentar o vcore pode começar a prejudicar o processador e as memorias, e acredito que já estão com valores até confortáveis pra esses números.
Pergunto: qual a saida aqui? Aceitar que o conjunto não aceita esse over(que nem acho tão agressivo) ou tem algo mal setado e devo mudar? A fonte é uma CM600W, placa de video gtx1060 6GB com 16GB ram, um sdd e um hd.

No registro de eventos do Windows ele não registra nenhum erro, somente que o computador foi desligado por falta de energia ou algum outro erro. "O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente."
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Porque você não deixa tudo em automático? Nem que seja só para testar...
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Algo errado aí meu jovem.
Aqui no meu samurai 2500k uso perfeitamente 1,35v pra 4,5ghz.E olha que o meu processador e o seu a coisa é bem mais complexa a bagaça em tecnologia,obviamente o seu leva vantagem em comer bem menos energia.
E pela minha experiência em overs,isso só ocorre quando falta energia em algum componente,não dá tela azul,nada.Só reinicia e volta os valores stock.
Acredito que seja a ram,pois o vcore do seu processador eu estou achando alto(e temperatura,nem preciso falar,alta demais)
Mas como eu tô por fora dos skylake,te deixo um link que acredito ser útil:
https://rog.asus.com/forum/showthre...-i5-6600K-Skylake-using-Asus-Z170i-Pro-Gaming
E agora no verão,se esquentar demais,abaixe o clock,não compensa um processador tão bom sofrendo assim.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Pergunto: qual a saida aqui? Aceitar que o conjunto não aceita esse over(que nem acho tão agressivo) ou tem algo mal setado e devo mudar? A fonte é uma CM600W, placa de video gtx1060 6GB com 16GB ram, um sdd e um hd.

Porque você não deixa tudo em automático? Nem que seja só para testar...

Vale à pena seguir a dica do colega. O over automático é pouco recomendado porque se tem a ideia de que força demais as voltagens, mas isso seria apenas para algo mais agressivo, muito distante desse valor que você usa. Eu estou com over automático no meu 2700k (4,6) há algum tempo e está sussa. Ele é mais baixo do que usava antes (5,0), mas já me atende perfeitamente e a mobo usa valores de voltagem bem tranquilos para manter essa frequência.

Com certeza seu over não está alto e não está estável por isso ele cai do nada. Existem placas-mãe e processadores que terminam exigindo um pouco mais de ajuste fino para conseguir estabilidade e deve ser esse seu caso. Na dúvida vá de automático que será de boa para seu caso.
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
Porque você não deixa tudo em automático? Nem que seja só para testar...
Usei no automático e as vezes dava o mesmo problema, mais raro, mas dava! E o over automático levanta ele só pra cerca de 4.2mhz e em 4.4 eu sinto que o processador consegue segurar em 60fps e ajuda demais no CEMU, quando terminar o Zelda eu volto pro automático.
Algo errado aí meu jovem.
Aqui no meu samurai 2500k uso perfeitamente 1,35v pra 4,5ghz.E olha que o meu processador e o seu a coisa é bem mais complexa a bagaça em tecnologia,obviamente o seu leva vantagem em comer bem menos energia.
E pela minha experiência em overs,isso só ocorre quando falta energia em algum componente,não dá tela azul,nada.Só reinicia e volta os valores stock.
Acredito que seja a ram,pois o vcore do seu processador eu estou achando alto(e temperatura,nem preciso falar,alta demais)
Mas como eu tô por fora dos skylake,te deixo um link que acredito ser útil:
https://rog.asus.com/forum/showthre...-i5-6600K-Skylake-using-Asus-Z170i-Pro-Gaming
E agora no verão,se esquentar demais,abaixe o clock,não compensa um processador tão bom sofrendo assim.
Tem algo muito errado, estou começando a achar que algum componente não ta 100%, mesmo tudo sendo relativamente novo(uns 5 meses)! Eu achei esse site e segui algumas dicas, faltou a parte de energia que coloquei agora. Vou testar esses dias!
Vale à pena seguir a dica do colega. O over automático é pouco recomendado porque se tem a ideia de que força demais as voltagens, mas isso seria apenas para algo mais agressivo, muito distante desse valor que você usa. Eu estou com over automático no meu 2700k (4,6) há algum tempo e está sussa. Ele é mais baixo do que usava antes (5,0), mas já me atende perfeitamente e a mobo usa valores bem tranquilos para manter essa voltagem.

Com certeza seu over não está alto e não está estável por isso ele cai do nada. Existem placas-mãe e processadores que terminam exigindo um pouco mais de ajuste fino para conseguir estabilidade e deve ser esse seu caso. Na dúvida vá de automático que será de boa para seu caso.
Vou seguir as dicas deles e do site indicado! Gosto de ir mudando tudo aos poucos pra descobrir a origem real do problema!
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
E o over automático levanta ele só pra cerca de 4.2mhz e em 4.4 eu sinto que o processador consegue segurar em 60fps e ajuda demais no CEMU, quando terminar o Zelda eu volto pro automático.

Aí realmente acredito que ajude.

Vou seguir as dicas deles e do site indicado! Gosto de ir mudando tudo aos poucos pra descobrir a origem real do problema!

Terá que ter um pouco de paciência. Às vezes o que causa a instabilidade está em um ajuste impensável e é bem provável que seja o seu caso já que no automático deu pau também.
 


Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
E o over automático levanta ele só pra cerca de 4.2mhz e em 4.4 eu sinto que o processador consegue segurar em 60fps e ajuda demais no CEMU, quando terminar o Zelda eu volto pro automático.
Sua placa permite definir a velocidade dos núcleos independente? Se sim, descobre qual núcleo não está segurando 4.4 e define ele para 4.0.
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
Sua placa permite definir a velocidade dos núcleos independente? Se sim, descobre qual núcleo não está segurando 4.4 e define ele para 4.0.
Sim, a placa permiti controlar cada núcleo, por enquanto deixei todos iguais mesmo, fiz algumas alterações e inclusive baixei um pouco o vcore da CPU e aumentei um pouco da RAM, vou fazer alguns testes. Durante 1 dia inteiro ligado ainda não desligou, um bom sinal, deve ser algo ligado à RAM.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.635
Reações
20.591
Pontos
1.344
Eu tinha esse processador + uma placa z170 da gigabyte acho q o modelo era d3h. E conseguia chegar em 4.7ghz com 1.35v.

As temps em jogos era de 60 a 70° com o cooler hyper 212.:kjoinha

Agora estou com o i7 8700k com um noctua NH d14 a 4.7ghz nesse processador de 12 threads. E em jogos fica de 70 a 78°. Tô nem aí. Não vou baixar o clock mais. E me enganaram com delid.:kzangado
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
Eu tinha esse processador + uma placa z170 da gigabyte acho q o modelo era d3h. E conseguia chegar em 4.7ghz com 1.35v.

As temps em jogos era de 60 a 70° com o cooler hyper 212.:kjoinha

Agora estou com o i7 8700k com um noctua NH d14 a 4.7ghz nesse processador de 12 threads. E em jogos fica de 70 a 78°. Tô nem aí. Não vou baixar o clock mais. E me enganaram com delid.:kzangado
Você lembra a temperatura externa de quando você conseguiu chegar a 4.7ghz? Eu voltei com o vcore pra 1.3 e o sistema não reiniciou mais depois que eu ajustei o vcore em standby, antes tava em auto, coloquei no minimo a 1.25.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.635
Reações
20.591
Pontos
1.344
Você lembra a temperatura externa de quando você conseguiu chegar a 4.7ghz? Eu voltei com o vcore pra 1.3 e o sistema não reiniciou mais depois que eu ajustei o vcore em standby, antes tava em auto, coloquei no minimo a 1.25.

Como assim temps externa? Eu sei q em idle ficava de 30 a 40 graus. E em jogos 60 a 70. De boas com meu Hyper 212. E 1.35v é seguro demais. So as temps q vc tem q ficar de olho. Eu tbm usava o line load calibration no High deve ser level 5 em outra placas maes
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Como assim temps externa? Eu sei q em idle ficava de 30 a 40 graus. E em jogos 60 a 70. De boas com meu Hyper 212. E 1.35v é seguro demais. So as temps q vc tem q ficar de olho. Eu tbm usava o line load calibration no High deve ser level 5 em outra placas maes

Temperatura ambiente. Ele quer saber quanto estava aonde você morava.
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
Temperatura ambiente. Ele quer saber quanto estava aonde você morava.
Isso! Obrigado!
Putz q burrice. Média de 30 a 35° Moro em campo grande MS. No inverno o máximo q chegava em jogos pesados era 60°
Como assim temps externa? Eu sei q em idle ficava de 30 a 40 graus. E em jogos 60 a 70. De boas com meu Hyper 212. E 1.35v é seguro demais. So as temps q vc tem q ficar de olho. Eu tbm usava o line load calibration no High deve ser level 5 em outra placas maes
Acontece nas melhores familias! Mas obrigado pelo seu relato, devo estar então com o cooler mal encaixado, só pode, pq mesmo com o vcore e over menor que o seu a temperatura anda alta! Aqui agora deve estar uns 30º e a temperatura em idle na casa dos 40º, se colocar pra usar indo pra mais de 75º. O foda que meu gabinete não tem o espaço atrás da placa mãe pra tirar o cooler, tem que desmontar tudo! Vou pegar o proximo final de semana pra mexer nele! Mas obrigado pelas informações!
 
Topo Fundo