O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Overthinking] Vocês também pensam e remoem demais os problemas?

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.225
Reações
45.266
Pontos
803
put* cara... vou te dizer que sofro com isso também; porem o tratamento que faço para ansiedade melhorou muito... (medicação)
esse é melhor conselho... procurar um profissional para elevar seu nível de serotonina.

uma pergunta; como são suas noites de sono? dorme bem ou uma m****? difícil para apagar e se acorda... difícil para voltar a dormir?
No meu caso eu durmo MUITO mal, eu trabalho a noite então só me resta o dia, e mesmo assim onde eu moro é bem numa avenida em que é movimento o tempo todo porque tem lojas e tudo o mais.
Então acabo descansando mal, bem mal.
Tanto que minha vida é viver agarrado no café por causa disso aí.
Igual aqueles bichinhos do MIB hue.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
No meu caso eu durmo MUITO mal, eu trabalho a noite então só me resta o dia, e mesmo assim onde eu moro é bem numa avenida em que é movimento o tempo todo porque tem lojas e tudo o mais.
Então acabo descansando mal, bem mal.
Tanto que minha vida é viver agarrado no café por causa disso aí.
Igual aqueles bichinhos do MIB hue.
Faz o que te falei e me agradeça depois..
Passei a dormir muito melhor depois do tratamento
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203


Essa mulher é linda, faz vídeos maravilhosos.



É no minuto 17 que ele fala "ruminação emocional".

Uma vez eu escutei uma entrevista com uma mulher que falava que tinha sintomas clássicos de TOC. Um exemplo que ela deu: ela via um vestido numa loja. Quando acabava o dia ela não parava de pensar naquele vestido, um pensamento obsessivo de "e se comprar? E se não comprar? E se................???????????????". Com certeza tem explicações neurológicas sobre isso, mas tem explicações na psicanálise tambem. Tem uns vídeos que eu vi sobre EGO e perfeccionismo que dão um entendimento disso.
 
Ultima Edição:

THE_PLAYER

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.244
Reações
11.671
Pontos
759
Sem dúvida alguma é ansiedade. Eu acredito que praticamente todo mundo sofre disso em algum nível. O mundo moderno não perdoa, vivemos sob pressão e com medo da falência, da crítica etc. A dica é procurar um profissional de saúde mental logo, antes que piore.

Eu odeio quando caio numa espiral dessas de pensamento depreciativo e paranoico. Às vezes dou um "pequeno vacilo" e já penso logo no que as pessoas vão pensar de mim. Isso cria um pequeno monstrinho na cabeça que cresce muito rápido com o pensamento em excesso. Eu fui criando a ideia de que o certo é nem começar a alimentar ele, cortar logo. É difícil, mas é um processo lento de qualquer forma.

Já conversei com uma psicóloga uma vez, mas não sobre isso. Ainda vou procurar alguém pra tratar especificamente disso.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
O foda da ansiedade é ser meio aleatória e irracional, ás vezes.

Ás vezes a ansiedade não tem motivo. Você tira um cochilo em uma tarde de sábado e já acorda nesse estado. Já pode considerar o dia perdido, porque não dá pra jogar, ouvir música, nada. E não tem motivo, ou você simplesmente não consegue identificar. Por fora, creio que ninguém perceba que você está assim.

Em outras ocasiões ela tem motivo, mas é bobo. Pode surgir algo absurdo no trabalho e a ansiedade decidir me deixar em paz, de forma que eu resolvo o problema apesar de toda a pressão sem me preocupar. Mas se a ansiedade decide te encher, qualquer besteira a desperta. Uma pessoa importante digita de forma um pouco diferente e várias possibilidades sobre ela estar mal tomam os pensamentos.

O bizarro é que eu nunca sinto a mente tomada, é como um confronto. Eu sempre enxergo a razão da situação e argumento mentalmente que não há motivo para a ansiedade, mas a ansiedade é como um pombo enxadrista, caga pra lógica e deixa seu corpo na m****. E fica essa bagunça mental da ansiedade gerando paranóias enquanto a razão tenta refutá-las. Se a razão vencer, você se controla e conserta as coisas, mas se a paranoia vencer, você toma decisões drásticas por impulso.

Cara, me identifico com o que você escreveu. Parece que minha mente é dividida entre dois seres independentes que travam uma batalha quando eu to assim. O mais louco é que eu tento racionalizar e aí eu racionalizo a racionalização :kcry Um exemplo hipotético bobo: "fulana me acha feio" aí eu começa o overthinking... Aí pra me acalmar eu procuro racionalizar "ok, mas ela já me elogiou uma vez, bobagem", aí eu logo começo a pensar em cima da primeira racionalização "ok, mas ela só o fez pq é o socialmente aceitável, o famoso tapinha nas costas, volte a realidade!". Saca? aí fica esse looping. Meio louco isso.

Por fim, só uma observação: Você parece ser super calmo e frio, olhando os seus posts aqui no fórum, seria a última pessoa que eu pensaria que tem esse tipo de problema. To falando isso pq quem me vê de fora na vida real vive falando que eu sou super calmo, tranquilo e sem aparentar preocupar com nada :klol


put* cara... vou te dizer que sofro com isso também; porem o tratamento que faço para ansiedade melhorou muito... (medicação)
esse é melhor conselho... procurar um profissional para elevar seu nível de serotonina.

uma pergunta; como são suas noites de sono? dorme bem ou uma m****? difícil para apagar e se acorda... difícil para voltar a dormir?

Cara, eu faço psicoterapia e tomo escitalopram, mas é pq fui diagnosticado com depressão e tal. Embora eu já tenha tocado de leve no assunto com a minha psicóloga, ela nunca chegou a levantar a hipótese de ansiedade, tampouco meu psiquiatra. Então assim, não sei te dizer até que ponto é patológico, ou se tá relacionada a minha depressão, etc.

sobre dormir... Quanto eu to remoendo pensamentos eu demoro bastante pra pegar no sono, agora a partir do momento q eu durmo, não sinto que foi uma noite ruim de sono ou algo assim.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Cara, me identifico com o que você escreveu. Parece que minha mente é dividida entre dois seres independentes que travam uma batalha quando eu to assim. O mais louco é que eu tento racionalizar e aí eu racionalizo a racionalização :kcry Um exemplo hipotético bobo: "fulana me acha feio" aí eu começa o overthinking... Aí pra me acalmar eu procuro racionalizar "ok, mas ela já me elogiou uma vez, bobagem", aí eu logo começo a pensar em cima da primeira racionalização "ok, mas ela só o fez pq é o socialmente aceitável, o famoso tapinha nas costas, volte a realidade!". Saca? aí fica esse looping. Meio louco isso.

Por fim, só uma observação: Você parece ser super calmo e frio, olhando os seus posts aqui no fórum, seria a última pessoa que eu pensaria que tem esse tipo de problema. To falando isso pq quem me vê de fora na vida real vive falando que eu sou super calmo, tranquilo e sem aparentar preocupar com nada :klol




Cara, eu faço psicoterapia e tomo escitalopram, mas é pq fui diagnosticado com depressão e tal. Embora eu já tenha tocado de leve no assunto com a minha psicóloga, ela nunca chegou a levantar a hipótese de ansiedade, tampouco meu psiquiatra. Então assim, não sei te dizer até que ponto é patológico, ou se tá relacionada a minha depressão, etc.

sobre dormir... Quanto eu to remoendo pensamentos eu demoro bastante pra pegar no sono, agora a partir do momento q eu durmo, não sinto que foi uma noite ruim de sono ou algo assim.
Mirtazapina a noite e escitalopram ao meio dia..
Combo de melhora de qualidade de vida para quem tem ansiedade e ou depressão
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
Cara, me identifico com o que você escreveu. Parece que minha mente é dividida entre dois seres independentes que travam uma batalha quando eu to assim. O mais louco é que eu tento racionalizar e aí eu racionalizo a racionalização :kcry Um exemplo hipotético bobo: "fulana me acha feio" aí eu começa o overthinking... Aí pra me acalmar eu procuro racionalizar "ok, mas ela já me elogiou uma vez, bobagem", aí eu logo começo a pensar em cima da primeira racionalização "ok, mas ela só o fez pq é o socialmente aceitável, o famoso tapinha nas costas, volte a realidade!". Saca? aí fica esse looping. Meio louco isso.

Por fim, só uma observação: Você parece ser super calmo e frio, olhando os seus posts aqui no fórum, seria a última pessoa que eu pensaria que tem esse tipo de problema. To falando isso pq quem me vê de fora na vida real vive falando que eu sou super calmo, tranquilo e sem aparentar preocupar com nada :klol




Cara, eu faço psicoterapia e tomo escitalopram, mas é pq fui diagnosticado com depressão e tal. Embora eu já tenha tocado de leve no assunto com a minha psicóloga, ela nunca chegou a levantar a hipótese de ansiedade, tampouco meu psiquiatra. Então assim, não sei te dizer até que ponto é patológico, ou se tá relacionada a minha depressão, etc.

sobre dormir... Quanto eu to remoendo pensamentos eu demoro bastante pra pegar no sono, agora a partir do momento q eu durmo, não sinto que foi uma noite ruim de sono ou algo assim.

É porque eu realmente sou uma pessoa muito calma por fora, não demonstro muita coisa. Internamente só ocorre se a pessoa for importante, caso contrário, eu não sinto muita coisa. Essa bagunça emocional é restrita a pessoas bem íntimas, como algumas amizades ou ex-namoradas. Sem contar que tendemos a remoer esses pensamentos e resolver sozinhos, temendo incomodar. Já fui nessa de expressar e ao menos comigo não funcionou, as pessoas interpretam de forma errada e você acaba gerando discussões (muitas por culpa sua mesmo). Um exemplo bem fácil seria a questão do ciúme. Sua namorada chama um amigo de "meu anjo" numa foto de insta, por exemplo. Uma pessoa "tranquila" vai ler aquilo, saber do passado dos dois, entender que é mero elogio bobo e ignorar, enquanto o ansioso vai gerar inúmeras possibilidades e ficar paranóico com essa mera "evidência". E se você deixa esse pensamento te dominar, uma hora fica insuportável, você questiona a pessoa e isso gera conflitos, desgasta.

Lembra meu último namoro, inclusive. Hoje a minha ansiedade está sob controle, mas quando não estava, ferrou meu último relacionamento. Eu comecei a controlar demais a minha namorada, ao ponto dela cortar contato com amizade antiga (até com a melhor amiga), apagar redes sociais, se isolar cada vez mais só pra evitar conflitos ou me decepcionar. A sorte é que eu vi a m**** que eu tava fazendo, e ela genuinamente nunca me desrespeitou e deu motivos pra sentir ciúme. Eu a ajudei a enxergar esse fato, a ajudei a retomar suas relações, a ganhar confiança para socializar de novo, tanto que hoje ela é obcecada por tomar suas próprias decisões e viver mais por si mesma do que pelos outros. Depois terminamos e hoje somos melhores amigos sem segundas intenções ou desejos "a mais". Se eu não tivesse notado e mudado, poderia ter criado algo muito abusivo e até traumático para uma pessoa que é ingênua e não notaria o quão problemática é a situação. E eu ainda sou uma pessoa ciumenta em namoros, e não vou namorar alguém até que esse ponto esteja equilibrado.

Isso foi contexto romântico, mas se aplica a várias esferas da vida. O que me ajudou MUITO foi voltar a me exercitar diariamente e estar com a mente sempre ocupada. O corpo fica exausto, a mente sobrecarregada, e eu parei de ter pensamentos paranóicos intensos. Eu já fui o tipo de pessoa que guardava informações de todo mundo, porque eu sempre esperava pelo dia que minha amizade me trairia ou se voltaria contra mim. Tinha arquivos de pessoas com quem eu não tinha contato há anos. Chegava a ser doentio. Ansiedade nem sempre se manifesta com barulho, atitudes espalhafatosas ou uma pessoa desesperada. Você pode ter um semblante calmo, mas ter uma mente barulhenta e sempre explorando as piores possibilidades de tudo, como se você sempre precisasse estar alerta, nunca relaxando ou descansando. É como viver em um eterno modo de defesa e contra-ataque. reduzindo riscos e probabilidades negativas.

Mas a ansiedade se manifesta em bobeiras, como uma pessoa dizendo que "depois quer conversar contigo". Isso até me irrita. Também caço spoilers de tudo porque minha ansiedade me incomoda, se eu precisar consumir a obra toda até descobrir o segredo, o plot twist etc.
 
Ultima Edição:

Mefistto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.372
Reações
3.813
Pontos
759
Li alguns comentários apenas... Vou ler tudo depois.... Mas antes de mais nada, existe algum medicamento que ajude com isso?

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Mas antes de mais nada, existe algum medicamento que ajude com isso?


Eu já vi na TV reportagem falando de TOC tão extremo que apelavam pra cirurgia no cérebro. Mas isso é reportagem de TV, não se sabe gravidade e nem que tipo de abordagem foi tentada antes de apelar pra cirurgia.

Ficar pensando em problemas passados e futuros tem muito mais a ver com psicologia do que com qualquer distúrbio neurológico.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo