O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+Pátria Educadora] A pós-graduação faliu no Brasil

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.526
Reações
4.912
Pontos
1.349
A pós-graduação faliu no Brasil
Publicado em 10/07/2015


Na quarta-feira, dia 8 de julho de 2015, por ironia o Dia Nacional da Ciência, recebemos em todo Brasil o anúncio catastrófico de que o governo federal, do nada, cortou em 75% a verba Proap, que sustenta a maioria dos programas de pós-graduação no Brasil.


Em janeiro deste ano o governo federal já havia cortado 1/3 da verba do MEC, sem consulta à comunidade de professores e cientistas e sem aviso prévio, medida autoritária que deixou em cheque a Capes, assim como todas as universidades federais, centros de pesquisa, colégios técnicos e outras instituições de ensino.

Agora veio a notícia do corte de 3/4 (75%!) no Proap, o Programa de Apoio à Pós-Graduação, feita também sem consulta ou aviso, na calada da noite.

Em resumo, a pós-graduação faliu no Brasil e com ela a pesquisa científica e a formação de novos cientistas. Dia 8/7 é nossa data de óbito. Este é o legado da nossa “pátria educadora”.

O blog está de luto.

Abaixo divulgo notícias sobre o tema. Agradeço especialmente à Profa. Suzana Herculano-Houzel, que não tem medo de falar a verdade.

Novo reitor da UFRJ toma posse em meio a crise na universidade

Sem recursos, neurocientista pensa em fechar laboratório e sair do Brasil

Neurocientistas lamentam cortes de verbas para pesquisas devido a crise econômica
Fonte: https://marcoarmello.wordpress.com/2015/07/10/morteppg/
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHA

LACRA, LACRA GOSTOSO
Quem diria, o partido que todos confiavam por ser o dito 'porto seguro do ensino superior do país' hoje seguindo os mesmos passos de outros partidos que sucateiam a educação. Vergonha a todos vocês que ainda se iludem em defender aos quais o interesse é somente garantir o próprio milhão.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.059
Pontos
353
Meh... Se fosse o Aécio seria bem pior, todas as faculdades fechariam, os alunos ficariam mega endividados sem Prouni, não haveria verba para o PRONATEC, um vulcão surgiria no meio de SP, o chão se abriria, a agua se tornaria sangue e fogo infernal choveria do céu.

Acreditem, poderia ser muito pior.
 


Dlq

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.200
Reações
31.877
Pontos
694
Nunca entendi qual a moral de se fazer pós graduação se dá pra fazer um mestrado logo de cara
 

Dlq

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.200
Reações
31.877
Pontos
694
Nem todo mundo quer seguir vida acadêmica.

Fikdik
E quem disse que é obrigado a seguir vida acadêmica?
Metade das pessoas que eu conheço fizeram mestrado pq aumenta o salário que eles ganham no final do mês.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Não há benefícios, saúde, educação que resista a uma gestão econômica ruim
fica ai dica pros fãs do PT
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
Será que resta alguma mentira, truque sujo, pacote de maldades ou algo parecido que a dilmala durante a campanha de 2014 acusou a oposição querer fazer, mas ela própria fez pior?
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Eu sempre ouço que vale mais meter um mestrado logo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.171
Pontos
2.599
Meteram a peroca com todo louvor
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.657
Reações
9.459
Pontos
653
Ainda bem q minha bolsa ta garantida até 2017

Abçs.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.427
Reações
29.648
Pontos
503
Eu sempre ouço que vale mais meter um mestrado logo.

Mestrado é um curso de Pós-graduação, na vertente Stricto Sensu (assim como Doutorado).

O que o pessoal costuma chamar genericamente de Pós-graduação é a vertente Lato Sensu (cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e MBA).
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
É por isso que estou juntando dinheiro pra ir embora do Brasil.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Lamentável mesmo, e este partido criminoso se mostrou igual ou pior do que todos os outros que já governaram. A grande verdade é que governo algum quer o povo culto e/ou com desenvolvimento intelectual para novas ideias e/ou soluções simplesmente porque isso tem um alto preço para quem quer seu plano de poder: a população consciente.

Então, enquanto conseguirem com pouca instrução, criar peões para aprender a operar as máquinas e fazer dinheiro, tá bom. O problema, é que a educação anda tão m****, que está criando profissionais medíocres em todas as áreas.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.672
Reações
17.924
Pontos
1.159
Pera, não entendi, onde eu estudo mestrado e doutorado sem enquadram em "pós-graduação" e são pagos por cnpq, capes etc, esses tão salvos?
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.657
Reações
9.459
Pontos
653
Pera, não entendi, onde eu estudo mestrado e doutorado sem enquadram em "pós-graduação" e são pagos por cnpq, capes etc, esses tão salvos?
PROAP é o Programa de Apoio à Pós-Graduação da CAPES.


Abçs.
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
"Veja bem , no que se refere a pátria educadora, nós educamos sim, Se bem me lembro, antigamente era muito pior ficar sem mandioca, alias, eu adoro mandioca, vocês saudaram a mandioca hoje? e o milho? Como eu ia dizendo a nossa produção de mandioca triplicou o que afasta a crise no setor, eu diria que, no que se refere a produção de mandioca, que se fosse no governo do FHC não teríamos educação de qualidade.
nós investimos muito na educação, nossa pátria é educadora sim, na época do FHC tinha Aécio em algum lugar, você viram como está a Minas Gerais? sem milho, totalmente não estão enxergando o cachorro ali atrás.. olha lá ele."
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
E o discurso é que só a educação pode salvar as "crianças" que matam todo santo dia.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não há benefícios, saúde, educação que resista a uma gestão econômica ruim
fica ai dica pros fãs do PT

Pena que os fãs dele no Fórum não estão por aqui mais, ou se estão, irão ler isto, não assimilarão e na primeira oportunidade irão vir a cantar vitória.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.869
Pontos
1.839
reitorescomdilma_1.png
 

Dado DolaBella

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.809
Pontos
724
Nussss, vendo coisas assim eu começo a questionar minha sorte :klol :kfeliz

Sai do Brasil um pouquinho antes de tudo descarrilar (um pouquinho antes da eleição para presidente).
Para terem uma ideia, estava até fazendo doutorado e era encarregado de ficar escrevendo projetos para pedir esmolas ao governo :lolwtf
 

Nova

Bam-bam-bam
Mensagens
1.640
Reações
2.096
Pontos
309
galera

Esse fundo não é ligado diretamente às bolsas de mestrado e doutorado.
Ele está ligado com fundo para passagens pra professores irem em bancas, congressos, tradução e equipamentos.
A CAPES confirmou que as bolsas não serão modificadas.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Já é uma m**** pra quem se aventura no meio "científico", com o governo contribuindo desse jeito...

Tô vendo que não foi mal negócio ter abandonado...

Nunca entendi qual a moral de se fazer pós graduação se dá pra fazer um mestrado logo de cara
Não entendeu também que o conceito é abrangente? (... a essa altura já devem ter explicado #barrichello)
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.869
Pontos
1.839
Nunca entendi qual a moral de se fazer pós graduação se dá pra fazer um mestrado logo de cara

Simplificando bem, pós graduação é uma especialização em um ramo de atividade para o mercado de trabalho enquanto que mestrado é mais voltado à pesquisa e a área acadêmica. Qualquer curso superior pode abrir uma pós, mas pra mestrado e doutorado é preciso autorização do MEC e fiscalização do Capes.
http://posgraduando.com/blog/vinte-perguntas-sobre-a-pos-graduacao
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
E quem disse que é obrigado a seguir vida acadêmica?
Metade das pessoas que eu conheço fizeram mestrado pq aumenta o salário que eles ganham no final do mês.
Motivo deturpado pra fazer mestrado ou doutorado. Coisa de serviço público.

Muitas vezes não muda em nada o serviço do sujeito, mas ganha acréscimos de salário a cada especialização.

Por isso que tem um monte de mestrado "pagou passou" no Brasil.

Virou uma indústria.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
Meh... Se fosse o Aécio seria bem pior, todas as faculdades fechariam, os alunos ficariam mega endividados sem Prouni, não haveria verba para o PRONATEC, um vulcão surgiria no meio de SP, o chão se abriria, a agua se tornaria sangue e fogo infernal choveria do céu.

Acreditem, poderia ser muito pior.

Isso seria antes ou depois da Besta de treze cabeças se erguer da cidade submersa e cantar a canção que acabaria com o mundo?
 
Topo Fundo