O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Pátria Educadora]Governo suspende abertura de vagas no Ciência sem Fronteiras neste ano

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Governo suspende abertura de vagas no Ciência sem Fronteiras neste ano

estadao.png

23/09/201509h20
Genebra e São Paulo - O governo federal admitiu publicamente na terça-feira, 22, que suspendeu, por tempo indeterminado, a abertura de vagas para o Ciência sem Fronteiras (CsF), uma das principais bandeiras da presidente Dilma Rousseff. A declaração foi feita durante sabatina no Comitê para os Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU). Os alunos que já estão no exterior terão as bolsas mantidas.
"O programa não foi cancelado. Ele apenas não abriu neste momento novas vagas. Isso vai acontecer tão logo a situação financeira melhore", declarou ao Estado o assessor especial do Ministério da Educação (MEC), Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho. O congelamento também foi confirmado por outro representante do governo, que estava na ONU.
A sabatina nas Nações Unidas, feita ontem e anteontem, avaliou políticas brasileiras para a área de infância. Um dos pontos levantados pelos peritos da ONU, e também por entidades sociais ouvidas pelos técnicos, foi o ajuste fiscal nos programas da Educação.
"Considerando a realidade econômica do País, o governo federal está fazendo a revisão das metas de seus programas", afirmou o MEC, em nota. Ao lado do Fies e do Pronatec - programas federais que financiam cursos superiores e técnicos -, o Ciência sem Fronteiras foi um dos mais afetados pelos cortes no orçamento neste ano.
Após conceder 101 mil bolsas no primeiro mandato, entre 2011 e 2014, a meta era enviar mais 100 mil alunos para o exterior até 2018. Mas não há prazo para a retomada de editais, que não foram abertos neste ano.
Com a alta do dólar, que operava ontem a mais de R$ 4, o envio de alunos ao exterior ficou ainda mais difícil. Nos primeiros quatro anos, o Ciência sem Fronteiras consumiu R$ 6,4 bilhões. Era previsto que a iniciativa privada bancasse parte das bolsas. A participação das empresas, porém, foi menor do que o esperado.
O MEC também destacou que as bolsas dos 35 mil alunos que ainda estão no exterior serão mantidas. "Os alunos (que estão fora do País) não serão chamados de volta", afirmou Carvalho. A pasta disse ainda que não há atraso nos pagamentos aos intercambistas ou às universidades participantes.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e corresponsável pelo programa, disse que o foco é "cumprir todos os compromissos assumidos" e implementar 22 mil bolsas no ano que vem.
Segundo Carvalho, do MEC, "a prioridade é a educação básica". Essa garantia foi dada após a ONU questionar as políticas para crianças em um cenário de crise no Brasil. "Estamos cada vez mais preocupados com o impacto que os ajustes no orçamento possam ter no setor social, da Saúde e da Educação", disse Sara Oviedo, perita das Nações Unidas.
Prejuízos


Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), José Celso Freire Junior lamentou que o governo não seja mais claro sobre os rumos do programa. "Isso havia se tornado uma perspectiva concreta para os alunos", afirma ele, assessor de Relações Externas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Representantes do MEC, diz ele, pararam de se reunir com os assessores de intercâmbio das universidades. Sobre a segundo fase do CsF, ainda há poucas sinalizações - uma delas é de que haverá mais vagas para a pós do que para a graduação, ao contrário do que ocorreu na primeira fase.
As instituições pequenas, segundo Freire Junior, serão as mais prejudicadas. "Muitas delas tinham no Ciência sem Fronteiras sua frente única de internacionalização. Já as grandes costumam ter outras parcerias", explicou.
As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

http://educacao.uol.com.br/noticias...vagas-no-ciencia-sem-fronteiras-neste-ano.htm

Lacrou?
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.851
Reações
70.286
Pontos
1.279
f**a-se, eu não como ciência

Eu quero saber é de ciclovia(exclusivamente a de SP).
 

felipe_emery

Bam-bam-bam
Mensagens
3.604
Reações
4.219
Pontos
304
Cortou oficialmente o fies, pronatec, agora o ciência sem fronteiras..... Dos programas sociais que ela prometeu aumentar acho que só falta o bolsa família que apesar das notícias não sofreu cortes oficiais

E tem tbm o banda larga para todos que nem projeto para se iniciar tem....


Engraçado que os que votaram nela estão nem aí....nem parece que votaram nela por alguma proposta, já que ela está jogando todas no ralo e dando a qualquer eleitor sério motivos mais que suficiente para se indignar

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Cabou turismo sem fronteira. reshetegue chatiado.
 


Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
De ciência essa porra tinha muito pouco. Turismo pago com dinheiro público, tem mais que acabar mesmo.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Cortou oficialmente o fies, pronatec, agora o ciência sem fronteiras..... Dos programas sociais que ela prometeu aumentar acho que só falta o bolsa família que apesar das notícias não sofreu cortes oficiais

E tem tbm o banda larga para todos que nem projeto para se iniciar tem....


Engraçado que os que votaram nela estão nem aí....nem parece que votaram nela por alguma proposta, já que ela está jogando todas no ralo e dando a qualquer eleitor sério motivos mais que suficiente para se indignar

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
Bolsa família também sofreu cortes. Laaaaacra.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Cortou oficialmente o fies, pronatec, agora o ciência sem fronteiras..... Dos programas sociais que ela prometeu aumentar acho que só falta o bolsa família que apesar das notícias não sofreu cortes oficiais

E tem tbm o banda larga para todos que nem projeto para se iniciar tem....


Engraçado que os que votaram nela estão nem aí....nem parece que votaram nela por alguma proposta, já que ela está jogando todas no ralo e dando a qualquer eleitor sério motivos mais que suficiente para se indignar

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
800 mil familias cortadas na surdina esta bom pra vc?

Aperta 1
Aperta 3
Aperta confirma

Pilulili

Lacrou
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.113
Reações
172.518
Pontos
1.714
De ciência essa porra tinha muito pouco. Turismo pago com dinheiro público, tem mais que acabar mesmo.

This.

Tem que reprojetar o programa, cuja idéia é boa mas muito mal executada e fiscalizada.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
A idéia do programa é bem interessante. Porém a execução, como tudo em que o PT põem a mão, é péssima.
Um amigo meu ficou um ano e meio nos EUA. No período de um ano de estudo, seis meses ele ficou em uma universidade de artes que obviamente não tinha nada minimamente relacionado ao curso dele (Engenharia Civil). Nos outros 6 meses ale foi transferido e até conseguiu aprender uma ou outra coisa que ele não poderia aprender aqui. Mas a maior parte do que ele poderia fazer é o mesmo que já está disponível aqui, demonstrando a completa falta de diálogo de nosso governo como os governos dos países hóspedes.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
A ideia do programa era boa, a execução foi lamentável, portanto a notícia não é nada triste...

De qualquer forma já era esperado isso: os atuais beneficiados pelo programa já estão enfrentando diversos problemas de escassez de dinheiro já tem um tempo.
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
eu fui aceito pra ir esse ano pros EUA, mas tive problemas familiares e cancelei a inscrição :ksnif. Eu queria ir pra estudar, no máximo uma escapada pra ir em algum evento de vídeo games, não tinha previsto que o Brasil ia ruir desse jeito e esperava outra oportunidade.
O plano B agora é ver se consigo QI do meu orientador pra uma bolsa na universidade que ele fez a pôs (Purdue uni.) pra fazer um mestrado sanduíche, mas é um plano meio longe, nem sei se vou fazer mestrado onde estudo no momento mesmo, é o mais comodo pra mim mas queria ver as chances de fazer algo no IMPA.

Agora, o programa era uma farra e tanto pra muitos. Cansei de ver pessoal conhecido que ia pra europa e toda semana tava com fotinha de algum lugar turístico, era TODA semana, parecia férias de um ano.
Mas também tenho conhecidos que foram e tão levando a sério.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo