O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pais ou futuros pais ateus, como vocês vão falar sobre religião aos filhos?

Opine.

  • Vou estimular o ateísmo.

  • Serei neutro, que ele busque as próprias respostas.

  • Vou estimular a religiosidade.

  • Não sou ateu.


Results are only viewable after voting.

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Vocês vão estimular o ateísmo, falando sobre sua ausência de crença e as motivações, vão ser neutros, evitando tocar no assunto e deixando que seu filho chegue nas próprias conclusões, ou vai incentivar a religiosidade, por acreditar que ela é importante na vida de uma criança?

Filhos de pais não religiosos têm valores éticos mais fortes
Crianças que vivem em ambiente ateu podem se beneficiar da falta de fé, diz estudo dos EUA

Um dos argumentos mais comuns aos que defendem a presença da religião na vida de uma criança é que a fé ajuda a desenvolver fortes valores morais e éticos. Mas pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia – o Longitudinal Study of Generations (Estudo Longitudinal de Gerações) –, que mapeou a relação entre a religião e a vida familiar na população norte-americana por 40 anos, revelou que pais ateus têm conseguido melhor desempenho do que as famílias ligadas a alguma religião. Além disso, segundo o estudo, quando esses adolescentes tornam-se adultos, eles tendem a apoiar a igualdade feminina e os direitos dos gays, ser menos racistas, menos autoritários e em média mais tolerantes que os religiosos.

https://www.otempo.com.br/interessa...osos-tem-valores-eticos-mais-fortes-1.1026606
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Minha opinião:

Eu simplesmente não vou falar nada, não vou estimular ateísmo mas não vou mencionar religião, estimular orações ou dizer que foi "papai do céu" como é de praxe na maioria das famílias. Caso me perguntem, vou falar que não tenho uma resposta, mas não vou dizer que acredito que é falso. De qualquer modo, uma criação dessas deve pender pra que o filho rume para o ateísmo (dependendo da mãe), mas nunca se sabe.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Vou falar o meu ponto de vista quando ela puder entender e tiver maturidade pra discernir, mas minha filha é livre pra tirar suas próprias conclusões, não vou ficar obrigando a seguir meu pensamento
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Errei a pasta e talvez erre outras vezes por falta de atenção, se a moderação já quiser punir eu não ligo, não precisa desse "ta avisado" não rs:kkk
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Na minha humilde opinião, religiosidade nunca salvou o mundo, pelo contrário, o prendeu numa coleira divina.
Sou cristão de criação, depois minha mãe passou a apreciar o kardecismo, eu nunca pratiquei nada. Ao entrar na faculdade numa vibe louca e sem causa me tornei ateu e pouco tempo depois me tornei agnóstico.

Hoje me considero um agnóstico "leve" pois ainda falo "Graças a Deus".

Casei-me com uma evangélica a qual admiro e respeito. Ela e sua mãe (sogra) tem ensinado a finco a doutrina delas para meu filho pequeno.
O moleque já absorveu tudo...mas fazer o quê. Quando ele chegar na idade certa irei expor minha opinião.

Acho que Deus e Diabo são nomes que o ser humano aprendeu a dar a sentimentos e momentos bons e ruins.

A bíblia pra mim tem um pouco de romantismo e ficção.
 


Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Na minha humilde opinião, religiosidade nunca salvou o mundo, pelo contrário, o prendeu numa coleira divina.
Sou cristão de criação, depois minha mãe passou a apreciar o kardecismo, eu nunca pratiquei nada. Ao entrar na faculdade numa vibe louca e sem causa me tornei ateu e pouco tempo depois me tornei agnóstico.

Hoje me considero um agnóstico "leve" pois ainda falo "Graças a Deus".

Casei-me com uma evangélica a qual admiro e respeito. Ela e sua mãe (sogra) tem ensinado a finco a doutrina delas para meu filho pequeno.
O moleque já absorveu tudo...mas fazer o quê. Quando ele chegar na idade certa irei expor minha opinião.

Acho que Deus e Diabo são nomes que o ser humano aprendeu a dar a sentimentos e momentos bons e ruins.

A bíblia pra mim tem um pouco de romantismo e ficção.
Curioso que conseguiu dar certo com alguém com crenças tão opostas as suas, ela sabe que você é agnóstico? Evangélico normalmente não tolera muito
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.932
Reações
41.246
Pontos
1.003
Religião mesmo

Ateísmo pode deixar a pessoa transtornada só pra ''provar'' que Deus não existe
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Vou falar que fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal.
1 Timóteo 1:15.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
cara.. minha filha de 4 anos ja me questionou sobre jesus e essas coisas... a minha sogra também deu uma comentada e tal..

falei que é uma historia do tipo pepa pig e quando ela for mais velha ela pode ver se gosta... mas falei que é só pra criança mais velha...

ela aceitou de boas e foi ver patrulha canina... e dei um toque pra minha sogra que não quero esse tipo de papo..

acho que nenhuma CRIANÇA deveria te contato com isso, isso e outros assuntos que não agregam em nada...
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.953
Reações
30.891
Pontos
1.654
da mesma forma que meus pais. Me deixaram pensar sozinho.

minha mãe é católica não praticante. Tem valores cristãos (a moral cristã é importantíssima, a meu ver. O dogmatismo não).

meu pai foi espírita e depois largou mão. É um agnóstico.

Desde criança eu não consegui acreditar em religiões. Nada parecia fazer sentido.

Há uns 3 anos fizemos um encontro com pessoal da rua que eu morava, todo mundo 30+, e o pessoal tava lembrando que quando eu tinha uns 8 anos eu fiquei dizendo pra galera que era mais provável o universo ter sido criado por uma espécie de robô (segundo eles, falei que era o megazord), que não se importava com o que acontecia, havia feito aquilo pra se divertir como se fosse um videogame.

foi engraçado porque eu não lembrava disso, mas faria muito sentido eu pensar isso pq eu era um filósofo quando era criança:klolz
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Curioso que conseguiu dar certo com alguém com crenças tão opostas as suas, ela sabe que você é agnóstico? Evangélico normalmente não tolera muito
Ela é o que considero um ponto fora da curva. Ela crê cegamente em tudo que a Bíblia diz, porém vê em mim atitudes que muitos irmãos da crença dela não possuem. Como ajudar o próximo sem precisar evidenciar.

Eu penso assim. Eu não estou com "Ele" por questões pessoais. Mas creio que "Ele" deva estar comigo pois Ele ama a todos seus filhos.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Simplesmente, deixarei ele/ela escolherem a própria religião (isso se tiver filhos). No máximo os colocariam numa escola religiosa, porém levando em conta outros fatores e não a parte da religião em si. Algo que dificilmente os levariam é nessas missas de domingo, já que lá deve um dos locais com mais gente falsa por metro quadrado.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Mas a muleta é necessária para maioria sem preparo psicológico, viver supondo que não tem um senhor vigiando elas pode endoidecer alguns.

Não tem muito como afirmar isso aí, a maioria mal nasce e já é posta na muleta.

Arrancar a muleta realmente dá ruim prs muitos casos, mas se desde criança não criar essa dependência, do modo que eu vejo é muito melhor.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
A religião, seja ela qual for, é algo fascinante com seus dois lados.
Ao mesmo tempo que repudio, me interesso em saber de onde tiraram tanta criatividade.
Deixa Tolkien no chinelo.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
A religião, seja ela qual for, é algo fascinante com seus dois lados.
Ao mesmo tempo que repudio, me interesso em saber de onde tiraram tanta criatividade.
Deixa Tolkien no chinelo.
Eu acho tudo tão cômodo e óbvio que me admira MUITO ver pessoas inteligentes defendendo certos contos, acho decepcionante.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.074
Reações
32.259
Pontos
1.629
Não há como indiretamente deixar de estimular. Além de incentivar estudos baseados em dados e evidências, no ambiente familiar não deixaria de eventualmente agir de forma sarcástica ao me referir a religião por achar que pode comprometer alguma eventual crença religiosa.

Se for um pouco mais velha e manifestar interesse no tema eu explicaria sem problemas a minha posição, a do restante da família, da sociedade brasileira, de outros países e da comunidade científica, para só então incentivá-la a estudar e tomar suas próprias conclusões.

Se é uma criança ainda sem capacidade de discernimento então ainda não sei como responder. Há muito tempo penso que se engravidarmos vale a pena estudar literatura especializada para que o processo de gestão da criança seja otimizado e possamos criar a melhor criatura possível.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Eu não sou ateu, hoje me considero agnóstico, embora tenha ficado por muito tempo tentando acreditar que era cristão. Sou cristão de criação apenas.

Ao meu filho, 7 anos, eu não ensino e nem incentivo nada sobre religião. Ele ouve falar sobre oração na escola, ou na casa da mãe, mas ele não fala sobre Deus, papai do céu, Jesus, nada do tipo. Como religião não é um assunto recorrente por aqui, ele não tem motivos pra se interessar.

Quando ele tiver mais idade provavelmente o assunto vai surgir e eu vou deixar bem claro o que penso, mas longe de forçar ele a seguir pelo mesmo caminho.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.408
Pontos
1.304
Eu sou agnóstico, minha esposa é espírita.

Não vou forçar a ele nada de religião e deixaremos ele livre para perguntar e etc.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.408
Pontos
1.304
Agnóstico pra mim é um ateu humilde.

Eu era ateu e percebi que ser ateu é um pouco de arrogância, então acho que cabe.

Não acreditar em algo é completamente diferente de ter a certeza de que esse algo não existe.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Vou falar que fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal.
1 Timóteo 1:15.
O que diabos isso tem a ver com o tópico???

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
O que diabos isso tem a ver com o tópico???

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Pais ou futuros pais ateus, como vocês vão falar sobre religião aos filhos?
  • Vou estimular o ateísmo.
  • Serei neutro, que ele busque as próprias respostas.
  • Vou estimular a religiosidade.
  • Não sou ateu.
Posso participar ou não?
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Pais ou futuros pais ateus, como vocês vão falar sobre religião aos filhos?
  • Vou estimular o ateísmo.
  • Serei neutro, que ele busque as próprias respostas.
  • Vou estimular a religiosidade.
  • Não sou ateu.
Posso participar ou não?

Pode até ter enquete, mas a tua resposta não se encaixa na pergunta do tópico.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Por mais que eu também prefira o lado mais neutro, ao mesmo tempo eu não sei se eu seria. Na maioria das vezes o pessoal religioso é intrusivo (afinal, quase todos têm como missão fazer isso mesmo, evangelizar o próximo) e consegue fazer a cabeça de uma pessoa com muita facilidade, então o meu filho tem que ser consciente do que é religião pra saber se ele, sem influencia externa, realmente quer seguir uma

Mas eu não me importaria, a vida dele é dele. Eu só não iria dar suporte
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Sou cristao e ensinarei sobre Jesus ao meu filhom Confiei muito nas pessoas e so me machuquei. Quando confiei em Jesus minha vida melhorou bastante, mesmo quando ela piorou.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
A enquete é só pros ateus, coloquei a última opção pra caso algum religioso tenha curiosidade com o resultado poder votar, mas não, tão votando na penúltima. Enfim...
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
Religiosidade em grande parte não tem a ver com espiritualidade.

Fikdk.
 
Topo Fundo