O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para Hideo Kojima, o PS1 foi o console mais interessante e legal de todos os tempos

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Totalmente de acordo, PS1 foi um console completo, reinou praticamente sozinho nessa geração.

.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.167
Reações
42.064
Pontos
1.003
PS1 é ps1 né pai

Tekken 3

Vigilante 8 e Twisted Metal

Pac man world

crash bandicoot
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
O PS1 foi o berço da Era Moderna, que acabou dando às massas uma grande expansão em cada elemento do pentágono que compõe esse tipo de entretenimento (gameplay, áudio, visual, world building e lore), e seus respectivos galhos (jogabilidade, Level Design, ambientação, interação, narrativa etc)


Eu chamo vulgarmente de “jogão”. Até o PS1, só tínhamos “joguinhos”, alguns eram verdadeiros minigames, depois dele surigiram os “jogões”, experiências de fato diferenciadas, uma transformação completa e que provavelmente não se repetirá.


Quando o Kojigod diz “tamanho”, ele se refere a escopo, que veio do fomento de grandes projetos por tutelagem e curadoria por parte da Holder do Playstation, e pela solidificação que a nova mídia, o CD, enfim encontrou, debaixo dum volume de dados imenso, permitindo por exemplo que elementos Simulator enfim sobrepujassem elementos Arcade (Ace Combat, Tekken, Gran Turismo, Metal Gear, Syphon Filter, Bushido Blade).


Nesse wall gigantesco aqui abaixo eu deixo isso claro, inclusive com exemplos práticos de “joguinhos” e “jogões”, deixando tão cristalina a diferença entre ambos, que até um retardado mental consegue pegar




Alguns de seus concorrentes contemporâneos se “limitaram” a traduzir soluções de gamedesign antigas do 2D para o 3D, e continuaram atuando primordialmente através de “joguinhos”, e ao PS1 coube a explosão final que nos trouxe até aqui, o que, somado à sua biblioteca de masterpieces e hidden gens até então sem par, a uma multitude de clássicos de todos os gêneros, às dezenas e dezenas, compondo uma ludoteca muito superior, versus um ou outro exemplo pra cada estilo no concorrente principal, a muito experimentalismo, à superpopulação de games esquisitos e atípicos, à expansão do mercado aos adultos, a diversidade de estilos alternativos e à influência na formação duma cultura própria, inserida historicamente dentro dos costumes dos anos 90, o transforma facilmente no melhor e maior console de videogame de todos os tempos.

Sua citação foi escancarar uma realidade que muitos negam.

A 5º geração foi (no campo do entretenimento) sinônimo de tecnologia, talvez a última mais relevante do século 20.

Para alguém aqui que não viveu aquela época e querem uma definição do que seria o termo "divisor de águas", leiam a citação do post que citei, e estudem sobre o período da quinta geração de consoles, é o verdadeiro desabrochar de uma flor, os primeiros passos de uma criança, é você entender que até aqueles que não possuem asas podem voar.

Esta foi a 5º geração, onde seu protagonista (o PSX) merece todas as glórias.

NOTA 1: Então a 5º geração foi a melhor geração de todas? De maneira nenhuma...
NOTA 2: Então o PSX foi o melhor console de todos? Claro que não, mas está no top 5

T+
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.288
Reações
14.340
Pontos
1.053
Em 1996 saiu Tomb Raider e Mario 64 dois jogos que revolucionaram os jogos 3D na minha opinião.

Em termos de perspectiva 3D nenhum Metal Gear até a geração PS4 chegou perto da verdadeira perspectiva 3D e em terceira pessoa de Tomb Raider.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
pena que ele só fez dois jogos no play 1, ultimo grande gênio dos games.

Eu fico em duvida entre o ps1 e o ps2 mas suspeito que o play 1 foi o console que mais evoluiu na história da industria, a máquina era limitada a 3 mil polygons por quadro e eu vejo mais variedade de jogo lá que em qualquer outro console posterior, proporcionalmente falando, hoje os console não tem ''limites'' por isso esse lado de desafiar a máquina se perdeu
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Em 1996 saiu Tomb Raider e Mario 64 dois jogos que revolucionaram os jogos 3D na minha opinião.

Em termos de perspectiva 3D nenhum Metal Gear até a geração PS4 chegou perto da verdadeira perspectiva 3D e em terceira pessoa de Tomb Raider.

IMO besteira isso de 3D (na verdade tem sido esse o motivo de desanimo de muitos para com games, pois ta tudo muito igual e o 3d é a chave) o que torna metal gear do play 1 especial é justamente não ser como mario ou tomb raider, ter uma identidade própria, o jogo foi composto de modo a desafiar o hardware do play 1, tentar exibir mais polygons no quadro, por isso o jogo é como é, as custcenes em tempo real, muitos diálogos usando a capacidade do cd rom. Fuga das Galinhas usou bem o conceito não é atoa que um dos grandes jogos do ps1 no campo técnico
 

Slayer-X ®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.806
Reações
2.285
Pontos
944
Tava pensando exatamente isso esses dias quando perguntaram no outro topico qual o melhor console de todos os tempos, mas não postei lá. Acho que foi o PS1, antes dele era tudo 2D praticamente, salvo um ou outro jogo, a primeira vez que eu vi um jogo totalmente 3D eu fiquei embasbacado, era coisa de outro mundo.
E não somente pela revolução gráfica, tecnológica e de gameplay, teve muito jogo foda e inesquecível, todo jogo era uma novidade.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
O PS1 foi o berço da Era Moderna, que acabou dando às massas uma grande expansão em cada elemento do pentágono que compõe esse tipo de entretenimento (gameplay, áudio, visual, world building e lore), e seus respectivos galhos (jogabilidade, Level Design, ambientação, interação, narrativa etc)


Eu chamo vulgarmente de “jogão”. Até o PS1, só tínhamos “joguinhos”, alguns eram verdadeiros minigames, depois dele surigiram os “jogões”, experiências de fato diferenciadas, uma transformação completa e que provavelmente não se repetirá.

Alguns de seus concorrentes contemporâneos se “limitaram” a traduzir soluções de gamedesign antigas do 2D para o 3D, e continuaram atuando primordialmente através de “joguinhos”, e ao PS1 coube a explosão final que nos trouxe até aqui, o que, somado à sua biblioteca de masterpieces e hidden gens até então sem par, a uma multitude de clássicos de todos os gêneros, às dezenas e dezenas, compondo uma ludoteca muito superior, versus um ou outro exemplo pra cada estilo no concorrente principal, a muito experimentalismo, à superpopulação de games esquisitos e atípicos, à expansão do mercado aos adultos, a diversidade de estilos alternativos e à influência na formação duma cultura própria, inserida historicamente dentro dos costumes dos anos 90, o transforma facilmente no melhor e maior console de videogame de todos os tempos.

eu discordo, acho que tu está vendo pelo angulo que te mostraram (não que vc não o tenha vivido, não é isso).

Durante a quinta geração o play 1 (de modo inorgânico) se tornou o mercado, só podemos elogiar o que existe e ou o que permanece.

os tempos do 16 bits tinha tantos jogãos quanto os do play 1 e nos concorrentes também, um exemplo simples seria Guardian Heroes e Xmen vs street fighter apesar de 2D esses jogos são um leap geracional brutal frente as possibilidades de até então nos 16 bits, se todos os acordos firmados com sony na geração ps1, tivessem sido feitos com a sega, hoje tu estaria elogiando-a como empresa que deu o grande salto racional, enquanto as outras se afundaram no 3D. não to zuando. Não há futuro, são as empresas e os conjuntos que criam o futuro, o elogio feito por ti, vem de um futuro imposto e criado, que poderia ter sido diferente.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Concordo com ele.

Eu adorava meu SNES e tive em alguns de seus jogos as primeiras sensações de imersão em um jogo.

Seja nas histórias intrigantes de Chrono Trigger e Final Fantasy VI, ou nos cenários e ambientação de Donkey Kong Country e Blacktorne, eu tinha a sensação de estar quase dentro do jogo, mas ainda sobrava uma lacuna que eu preenchia com a minha imaginação.

Olhava para aqueles personagens 2D e ficava imaginando como seria olhar livremente para o que eles estavam olhando, através de todos os ângulos. Ou então ficava imaginando como seria se aqueles personagens pudessem falar.

Outra coisa que sempre me fascinou eram jogos de SNES que tinham cenas animadas curtas, como Out of This World, Flashback e Nosferatu. Eu ficava babando nessas cenas e me sentia quase que jogando um filme.

Aí veio o PlayStation e permitiu tudo isso que antes só ficava na minha imaginação.

Eu ficava maravilhado com a liberdade de movimentação espacial de Ace Combat e Ghost in the Shell. Fiquei impressionado em poder saltar entre telhados na calada da noite e ficar à espreita para assassinar os inimigos em Tenchu. Assim como me sentia uma formiga lutando contra um titã em Metal Gear Solid.

As pequenas cenas animadas do SNES deram lugar às CGs de cair o queixo de FF VII, VIII e IX e vários outros. Tornando a atividade de jogar vídeo game muito mais do que um passatempo, mas uma forma de entretenimento tão impactante quanto ler um livro ou ver um filme.

Foi no PS1 que me esforcei para aprender inglês, só para poder aproveitar todo aquele universo que havia para descobrir nos jogos desse console.

Por tudo isso, concordo com o Kojima. Tudo o que veio depois foi a evolução dessa revolução. Outra revolução igual à do PS1 eu só consigo imaginar sendo alguma plataforma VR.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo