O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I

• Total voters
    453

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.006
Pontos
503
Talvez ano que vem, mas deve vir bastante vaga.
Tão falando da Caixa também... vamos ver.
Não sei heim, depende do quanto o banco está modernizando, se ele estiver implementando vibe coding e agentes de AI a produtividade aumenta por funcionário. Acho que isso vai ser uma realidade em todo setor público de 2027 em diante, quando os gestores pegarem um Brasil quebrado e endividado pós eleição...

geist

Lenda da internet
Reações
103.727
Pontos
1.753
Não sei heim, depende do quanto o banco está modernizando, se ele estiver implementando vibe coding e agentes de AI a produtividade aumenta por funcionário. Acho que isso vai ser uma realidade em todo setor público de 2027 em diante, quando os gestores pegarem um Brasil quebrado e endividado pós eleição...

Tem isso mesmo.
Concorrência brutal por uma quantidade cada vez menor de vagas.

Jolteon

Evolução elétrica do Eevee
VIP
Reações
15.442
Pontos
753
Enquanto trabalha aí não tem como se candidatar a outras vagas?
Também tá pra sair o concurso do BB. Talvez seja uma boa. Eu vou tentar.
Se eu tentar BB vou largar o TI e tentar ir pra agência mesmo. O concurso de tecnologia é hiper concorrido.

Jolteon

Evolução elétrica do Eevee
VIP
Reações
15.442
Pontos
753
Conheço gente que desistiu da vida e foi prestar concurso pra ganhar 3 mil reais em prefeitura do interior. Diziam "quando a IA tomar seu emprego você também vai querer ser funcionário público".
O que eles não percebem é que, quando esse dia chegar, os governos vão ser os primeiros a implementar a IA.

DATUM

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
20.936
Pontos
1.734
Conheço gente que desistiu da vida e foi prestar concurso pra ganhar 3 mil reais em prefeitura do interior. Diziam "quando a IA tomar seu emprego você também vai querer ser funcionário público".
O que eles não percebem é que, quando esse dia chegar, os governos vão ser os primeiros a implementar a IA.
Bom, não sei se eles sabem, mas se ninguem tiver emprego e todo mundo ser funcionáro publico não vai ter dinheiro para pagar o Funcionalismo.

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.006
Pontos
503
Bom, não sei se eles sabem, mas se ninguem tiver emprego e todo mundo ser funcionáro publico não vai ter dinheiro para pagar o Funcionalismo.
Ocorre q os servidores são os últimos a sentirem, qd chegar neles os governos já vão estar dando bolsa renda universal para todo mundo.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Reações
22.129
Pontos
1.659
Era o que eu to quase fazendo, chegando aos 50 anos e quase sem saco para trabalhar com TI e além do mais, estou sentindo que não tenho mais aquela habilidade de quando você é mais novo, estou querendo mais algo administrativo do que ficar resolvendo bronca de TI

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.006
Pontos
503

Isso da um vislumbre do futuro que nos aguarda, como falei antes, PM e Dev vão se fundir em um cargo só. Se não for mais intenso com outros cargos tb se juntando Ao PM, como UI/Ux e Dados

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Reações
20.254
Pontos
453
Consultoria na gringa me chamou pra uma conversa com a gerência. Cliente americano decidiu mandar mais dois engenheiros BR embora do projeto e pediu especificamente que eu passe a entrevistar os próximos engenheiros antes de serem encaminhados pra ele. Não fiquei surpreso ao saber dos nomes.

Cara, nego entra no projeto pra ganhar 30k e fica de vacilo. Se arrasta pra entregar ticket, some de reunião importante, falha em entregas que não são de alta complexidade.

Eu vejo a quantidade de gente no nosso país que se mata pra ganhar um ou dois salários mínimos, sonhando ali com um vida melhor e honesta, parcelando em 300 anos pra conseguir um carro ou uma casa mais ou menos, e aí tu vê direto nego perdendo salario de 30k por desleixo, desinteresse, falta de comprometimento mínimo. Era só entregar o básico cara, entrar na daily, não ser vagal com o cliente. 360k no ano. A quantidade de gente que se destrói pra conseguir um décimo disso em comissão ou hora extra no final do mês é imensurável. Tem gente que merece se foder.

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.422
Pontos
764
Essa vida de ter varios empregos PJ eh engracada, estava na Exxon e cancelaram meu contrato (17k) pq eu esta muito ausente durante o dia. Eu trabalhava apenas com americanos e os horarios nao batiam. Dos 5 empregos que eu tinha agora estou com 3, comeco em um novo dia 18/02. Quero ficar nessa mais uns 2 anos e depois focar em algum CLT em empresa que pague PLR.

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.422
Pontos
764
Consultoria na gringa me chamou pra uma conversa com a gerência. Cliente americano decidiu mandar mais dois engenheiros BR embora do projeto e pediu especificamente que eu passe a entrevistar os próximos engenheiros antes de serem encaminhados pra ele. Não fiquei surpreso ao saber dos nomes.

Cara, nego entra no projeto pra ganhar 30k e fica de vacilo. Se arrasta pra entregar ticket, some de reunião importante, falha em entregas que não são de alta complexidade.

Eu vejo a quantidade de gente no nosso país que se mata pra ganhar um ou dois salários mínimos, sonhando ali com um vida melhor e honesta, parcelando em 300 anos pra conseguir um carro ou uma casa mais ou menos, e aí tu vê direto nego perdendo salario de 30k por desleixo, desinteresse, falta de comprometimento mínimo. Era só entregar o básico cara, entrar na daily, não ser vagal com o cliente. 360k no ano. A quantidade de gente que se destrói pra conseguir um décimo disso em comissão ou hora extra no final do mês é imensurável. Tem gente que merece se foder.
Se for .NET, Angular ou React estou a procura haha

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Reações
20.254
Pontos
453
Visualizar anexo 489044
Rapaz, mercado de trabalho vai mudar...
Informação meio aleatória mas nessa linha do post:

Dois anos atrás tive que trocar uma descarga de um dos banheiros de casa. Parecia trabalhoso demais, chamei um encanador e paguei.

Essa semana deu problema na outra, também precisava trocar. Usei a IA e pedi pra explicar como fazer toda a troca da maneira mais didática possível, como se eu fosse um retardado.

Troquei tudo sozinho em meia hora e ficou certinho.

Mesmo as funções de trabalho manual vão sofrer, a IA favorece o do-it-yourself. Claro que não vou tirar o emprego de um marido de aluguel, mas já tirei um serviço...

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.006
Pontos
503
Informação meio aleatória mas nessa linha do post:

Dois anos atrás tive que trocar uma descarga de um dos banheiros de casa. Parecia trabalhoso demais, chamei um encanador e paguei.

Essa semana deu problema na outra, também precisava trocar. Usei a IA e pedi pra explicar como fazer toda a troca da maneira mais didática possível, como se eu fosse um retardado.

Troquei tudo sozinho em meia hora e ficou certinho.

Mesmo as funções de trabalho manual vão sofrer, a IA favorece o do-it-yourself. Claro que não vou tirar o emprego de um marido de aluguel, mas já tirei um serviço...
Acho q o mercado vai mudar fundamentalmente, mas antes de surgir o castelo novo o anterior tem q cair...vamos vivenciar o colapso do sistema capitalista atual. As empresas podem ser super produtivas, mas com desemprego em alta vai tudo colapsar.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.848
Pontos
994
Acho q o mercado vai mudar fundamentalmente, mas antes de surgir o castelo novo o anterior tem q cair...vamos vivenciar o colapso do sistema capitalista atual. As empresas podem ser super produtivas, mas com desemprego em alta vai tudo colapsar.
eu to cada dia com mais medo mesmo.
Eu não tenho a menor dúvida que as profissões de escritórios vão se tornar exceção.

barba_da_floresta

Bam-bam-bam
Reações
1.084
Pontos
333
Bacana! Meteu a cara ou conseguiu o trampo ainda no Brasil? É TI mesmo?
Na verdade vim para fazer mestrado aqui em Linguística Computacional (mexe com NLP, AI etc).

Mas também trabalho em um instituto de pesquisa aqui. E aí no projeto minha parte é relacionada a TI, mas mais pro lado de pesquisa e dados e AI.

Gosto bastante de estudar e da área que estou inserido. Sei que se voltar pro Brasil vou estar mais próximo da área de dados do que TI propriamente dita.

Mas a questão é: devo ? Haha

Tenho duas primas trabalhando com dados no Brasil e é aquele terror em questão de condições de trabalho.
Aqui é bem diferente isso.

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.318
Pontos
753
Pessoal,gostaria da orientação da galera.
Seguinte,sempre fui doido por pc,desde que vi a magnífica tela DOS lá em 198e algo,aí vivia comprando revistas da veja pra ver os pcs da Itautec,ficava sonhando com aqueles pcs pentium 3 com 256mb de ram...
Enfim,na vida toda,nunca fiz nada pra ganhar dinheiro em cima de pc,sempre trabalhando em serviço chato.
Então resolvi fazer uma vaquinha pra pagar um curso tecnólogo,e estou com a grana.
MAS
Em era de I.A.,estou analisando bem e não chego a conclusão alguma.
Estava pensando em fazer o curso na estácio,segue parâmetros já do que quero:

Bom,com I.A.,programador de esquina,o que me recomendariam?
Ou passo longe?
Se passar longe da estácio,poderiam me dar a trilha de pedras pra seguir em algum curso?
Me interessei pelo EAD,mas enfim,já fiz de tudo um pouco nessa vida,um html aqui,java ali,python tava aprendendo recentemente,uns hackzinho maroto qdo era criança com cartão clonado da proópria internet(lá nos anos 2009,algo por ai:facepalm),montagem,desmontagem,diagnóstico de hardware,enfim,paixão por pcs e claro um salário legal.
Poderiam me ajudar?

geist

Lenda da internet
Reações
103.727
Pontos
1.753
Seguinte,sempre fui doido por pc,desde que vi a magnífica tela DOS lá em 198e algo,aí vivia comprando revistas da veja pra ver os pcs da Itautec,ficava sonhando com aqueles pcs pentium 3 com 256mb de ram...
Enfim,na vida toda,nunca fiz nada pra ganhar dinheiro em cima de pc,sempre trabalhando em serviço chato.
Então resolvi fazer uma vaquinha pra pagar um curso tecnólogo,e estou com a grana.
MAS

Ou passo longe?
Se passar longe da estácio,poderiam me dar a trilha de pedras pra seguir em algum curso?
Me interessei pelo EAD,mas enfim,já fiz de tudo um pouco nessa vida,um html aqui,java ali,python tava aprendendo recentemente,uns hackzinho maroto qdo era criança com cartão clonado da proópria internet(lá nos anos 2009,algo por ai:facepalm),montagem,desmontagem,diagnóstico de hardware,enfim,paixão por pcs e claro um salário legal.
Poderiam me ajudar?

Você é de onde? O IFMG tava oferecendo curso técnico em IA de graça, via EAD.
Onde você quer chegar? Trabalhar na área no mercado privado ou concursado?

Tá com pressa pra mudar de área? Pode se submeter a salários ridículos?
Tudo depende.

Senhor do nada

Bam-bam-bam
Reações
13.391
Pontos
303
MAS

Ou passo longe?
Poderiam me ajudar?
Disse que era dos anos 80 e depois que era criança em 2009.
Eita infância comprida!

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.006
Pontos
503
MAS

Ou passo longe?
Poderiam me ajudar?
programação vc deve passar longe, o mercado está totalmente orientado para Senior e ng sabe o que vai ocorrer com o setor com a evolução do AI. Parte de manutenção de hardware é a aposta mais segura.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Reações
22.129
Pontos
1.659
programação vc deve passar longe, o mercado está totalmente orientado para Senior e ng sabe o que vai ocorrer com o setor com a evolução do AI. Parte de manutenção de hardware é a aposta mais segura.
Estou voltando justamente com isso Gunner, vendo uma pós em Administração e Arquitetura de Sistemas Computacionais, ou seja, mexer diretamente com Servidores Windows e Linux. Sempre trabalhei com isso mesmo, então ter uma PÓS nessa área vai ser melhor para tentar me aposentar apenas fazer isso.

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Reações
7.702
Pontos
1.089
Vocês que estão trabalhando pra fora, como tá o part time? Eu faço 6h/dia, sou servidor público, e tava pensando em pegar algo Django (backend, rest api), que é o que tem me ocupado ultimamente. Sou sênior, tô nessa vida há quase 20 anos. Comecei a mandar uns projetinhos no github pra vender meu peixe.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.848
Pontos
994
Rolando layoff quase toda semana aqui na cidade. A coisa tá feia.
Toda empresa de ti tá demitindo muito.

Ou é pq tinha muitos funcionários que foram contratando na época da pandemia, ou funcionários que estão ganhando salários a cima do mercado.

Deve demorar uns 5 anos para estabilizar a área. E TI/artes são as áreas que primeiro vão ser afetadas pela ia.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.848
Pontos
994
Vocês que estão trabalhando pra fora, como tá o part time? Eu faço 6h/dia, sou servidor público, e tava pensando em pegar algo Django (backend, rest api), que é o que tem me ocupado ultimamente. Sou sênior, tô nessa vida há quase 20 anos. Comecei a mandar uns projetinhos no github pra vender meu peixe.
tem gente oferecendo site por 20 reais feito via vibe coding...

Ultima Edição:

dk120

Lenda da internet
Reações
112.938
Pontos
2.179
Toda empresa de ti tá demitindo muito.

Ou é pq tinha muitos funcionários que foram contratando na época da pandemia, ou funcionários que estão ganhando salários a cima do mercado.

Deve demorar uns 5 anos para estabilizar a área. E TI/artes são as áreas que primeiro vão ser afetadas pela ia.

Pior que não é só TI não. Mas daí já é assunto para outra pasta.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.848
Pontos
994
Daqui a pouco vão unir este tópico com o de desempregados.

@-=|R.R.|=- , pode providenciar?
Kkk. Pior que é verdade.
Desemprego estrutural.

Edit.
Na verdade nem precisa juntar. O tópico inicialmente era para falar que área tava ferrada, pré pandemia. Só olhar primeira página

Ultima Edição:
Topo Fundo