O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I

• Total voters
    455

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.804
Pontos
959
E pra galera que trabalha com desenvolvimento de IA e ML? Vão rodar também?
Eu ganhei uma pós na faixa em uma boa faculdade e escolhi IA/ML.

Hoje eu trabalho com automação de processos usando low code. Agora a plataforma começou a difundir os agentes de IA que você consegue integrar nos fluxos. Isso faz com quem nem tudo precise ser baseado em regras e seja truncado... O agente é capaz de interpretar dados e tomar decisões pro fluxo seguir.
Acredito que vai trazer uma boa mudança pra área no momento, mas acho que futuramente a própria área de negócios vai poder usar IA e passar como é feito o processo a ser automatizado, gerando o fluxo completo e matando os dev dessa área também.

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.340
Pontos
503

Hoje eu trabalho com automação de processos usando low code. Agora a plataforma começou a difundir os agentes de IA que você consegue integrar nos fluxos. Isso faz com quem nem tudo precise ser baseado em regras e seja truncado... O agente é capaz de interpretar dados e tomar decisões pro fluxo seguir.
Acredito que vai trazer uma boa mudança pra área no momento, mas acho que futuramente a própria área de negócios vai poder usar IA e passar como é feito o processo a ser automatizado, gerando o fluxo completo e matando os dev dessa área também.
A impressão q eu tenho é que está mais defendida.

Como essas analises e modelos afetam a tomada de decisões, acredito que vão ser mais cuidadosos e deixar humanos trabalhando.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.916
Pontos
994

Usa o que? Ui path?

Tb acho que o pessoal de negócios vão assumir e devs vao ficar mais para organizar áreas críticas.

Pequenos projetos dificilmente vão precisar de devs, no máximo para uma consultoria.

The_Gunner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.340
Pontos
503
Usa o que? Ui path?

Tb acho que o pessoal de negócios vão assumir e devs vao ficar mais para organizar áreas críticas.

Pequenos projetos dificilmente vão precisar de devs, no máximo para uma consultoria.
Eu participo de grupos de empreendedorismo, e a orientação que rola lá é fazer vibe coding e depois contratar um dev por 200 pila em sites freelance para revisar segurança e implementar stripe.

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.804
Pontos
959
Usa o que? Ui path?

Sim, UiPath.

Em uma empresa que passei, tentaram trazer o conceito dos Citizen Developers fazerem as próprias automações (a UiPath tem 2 Studios, um que é pra Dev e outra chamada de StudioX pra citizen developers), depois revisarem com o time de devs para validação e deploy.
Porém dava mais trabalho ficar fazendo isso do que a gente ir lá e criar o bot pros caras de uma vez.
Acredito que agora com os agentes de IA isso já melhore um pouco e, num futuro próximo, com a IA entendendo o processo do cara e já gerando o script pra automatizar deve ficar ainda melhor.

A empresa tá incentivando muito a galera aqui a se capacitar em IA e ML, essa bolsa de pós caiu como uma luva nesse momento.
Vou começar a fazer os cursos internos pra destacar meu perfil na plataforma e ir me especializando por fora, quem sabe rola uma vaguinha em outro projeto pra trabalhar diretamente com isso... e sonhando ainda mais com uma vaga pra me realocar pros USA. :klolwtf

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.916
Pontos
994
Sim, UiPath.

Em uma empresa que passei, tentaram trazer o conceito dos Citizen Developers fazerem as próprias automações (a UiPath tem 2 Studios, um que é pra Dev e outra chamada de StudioX pra citizen developers), depois revisarem com o time de devs para validação e deploy.
Porém dava mais trabalho ficar fazendo isso do que a gente ir lá e criar o bot pros caras de uma vez.
Acredito que agora com os agentes de IA isso já melhore um pouco e, num futuro próximo, com a IA entendendo o processo do cara e já gerando o script pra automatizar deve ficar ainda melhor.

A empresa tá incentivando muito a galera aqui a se capacitar em IA e ML, essa bolsa de pós caiu como uma luva nesse momento.
Vou começar a fazer os cursos internos pra destacar meu perfil na plataforma e ir me especializando por fora, quem sabe rola uma vaguinha em outro projeto pra trabalhar diretamente com isso... e sonhando ainda mais com uma vaga pra me realocar pros USA. :klolwtf
Aqui na empresa tavam dando voucher para tirar certificação de uipath, mas acabei nem fazendo. Mas acho que nem foi para frente.

Na epoca não vi muita coisa de ia.
Tão avançando nessa parte?
Qualquer lowcode que não ficar bom com ia vai morrer

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.804
Pontos
959
Aqui na empresa tavam dando voucher para tirar certificação de uipath, mas acabei nem fazendo. Mas acho que nem foi para frente.

Na epoca não vi muita coisa de ia.
Tão avançando nessa parte?
Qualquer lowcode que não ficar bom com ia vai morrer

Aqui a empresa paga a certificação pra galera também. Estou pensando em tirar, já são 6 anos trabalhando com isso e até agora não tirei.
Tirei uma da Automation Anywhere quando fizeram promoção por 5 dólares kkkkkkk mas nunca trabalhei com ela.

Sim, tá avançando agora com os agentes de IA.
Você integra eles nos fluxos.
A ideia é fazer um agente pra cada etapa que precise pensar e tomar uma decisão, treinar ele e botar pra rodar.

UiPath é cara mas entrega bastante.

Tem empresa preferindo migrar pra Python visando reduzir custos, mas aí precisa de uma equipe madura pra poder já trazer uma boa infraestrutura, parte de orquestração e monitoramento, e etc.
Antes a Bot City era viável por entregar tudo com custo baixo, mas agora o custo tá mais salgado e não é toda empresa que vai arcar.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.916
Pontos
994
Aqui a empresa paga a certificação pra galera também. Estou pensando em tirar, já são 6 anos trabalhando com isso e até agora não tirei.
Tirei uma da Automation Anywhere quando fizeram promoção por 5 dólares kkkkkkk mas nunca trabalhei com ela.

Sim, tá avançando agora com os agentes de IA.
Você integra eles nos fluxos.
A ideia é fazer um agente pra cada etapa que precise pensar e tomar uma decisão, treinar ele e botar pra rodar.

UiPath é cara mas entrega bastante.

Tem empresa preferindo migrar pra Python visando reduzir custos, mas aí precisa de uma equipe madura pra poder já trazer uma boa infraestrutura, parte de orquestração e monitoramento, e etc.
Antes a Bot City era viável por entregar tudo com custo baixo, mas agora o custo tá mais salgado e não é toda empresa que vai arcar.
Esse é o problema dos lowcodes são absudsmente caros, ainda mais para o Brasil pq tudo indexado ao dólar.
Se nao mudaram isso n sei se tem futuro, pq alguém pagaria uma licença caríssima se poderia usar ia praticamente de graça.

O futuro é muito incerto em 6 meses muda tudo

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Reações
17.508
Pontos
1.459

Cara, eu hoje trabalho com aplicação de IA em grandes clientes e só estou desenrolando projetos gigantes. Ontem mesmo me chamaram no linkedin para ser arquiteto de IA, pedi 40 pau e nem me responderam.

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.804
Pontos
959
Cara, eu hoje trabalho com aplicação de IA em grandes clientes e só estou desenrolando projetos gigantes. Ontem mesmo me chamaram no linkedin para ser arquiteto de IA, pedi 40 pau e nem me responderam.

Tem um roadmap ou algo assim pra indicar?
tô caindo meio de gaiato na área e começando a pesquisar/estudar sobre.
o máximo que fiz foi ter contato com python, mas voltando pra RPA e não pra IA ainda kkk

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Reações
17.508
Pontos
1.459
Tem um roadmap ou algo assim pra indicar?
tô caindo meio de gaiato na área e começando a pesquisar/estudar sobre.
o máximo que fiz foi ter contato com python, mas voltando pra RPA e não pra IA ainda kkk
Eu comecei brincando com langflow e N8N. Inclusive conheci os fundadores do langflow, participo do discord deles (hoje mais como colaborador) e tal mas entendi que isso funcionava pra protótipo mas não pra vida real.

Ai comecei a ver langchain, crewAI e acabava esbarrando nas limitações.

Hoje 100% dos meus projetos (e são BEM variados para mercados muito distintos) eu tenho usado Langfuse, python, ADK e algum modelo de LLM, a depender do caso de uso.

Para conseguir sair do outro lado você sempre vai esbarrar em ML e Python, então eu recomendaria começar por ai e já ir avançando pra banco vetorial, etc

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.804
Pontos
959
Eu comecei brincando com langflow e N8N. Inclusive conheci os fundadores do langflow, participo do discord deles (hoje mais como colaborador) e tal mas entendi que isso funcionava pra protótipo mas não pra vida real.

Ai comecei a ver langchain, crewAI e acabava esbarrando nas limitações.

Hoje 100% dos meus projetos (e são BEM variados para mercados muito distintos) eu tenho usado Langfuse, python, ADK e algum modelo de LLM, a depender do caso de uso.

Para conseguir sair do outro lado você sempre vai esbarrar em ML e Python, então eu recomendaria começar por ai e já ir avançando pra banco vetorial, etc

Bacana, vou começar a dar uma pesquisada.
N8N eu conheço, fui tentar começar a brincar com ele e o docker não instalava de jeito nenhum no meu PC, acabei desistindo por falta de tempo kkkkkkkk

Mas tá na lista pra rever

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
3.500
Pontos
1.639
Hoje uma das minhas atividades é fazer um documento técnico para cada User Story em um nível de detalhe que as vezes parece que estou programando no Word, justamente para deixar o mais mastigado possível para o desenvolvedor.

Recentemente estão pedindo para eu fazer Code Review do que foi implementado. Nesse ritmo é melhor eu fazer um documento mais alto nível, jogar para a IA gerar o código e depois fazer Code Review do gerado, vai me gastar muito menos tempo.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.916
Pontos
994
Hoje uma das minhas atividades é fazer um documento técnico para cada User Story em um nível de detalhe que as vezes parece que estou programando no Word, justamente para deixar o mais mastigado possível para o desenvolvedor.

Recentemente estão pedindo para eu fazer Code Review do que foi implementado. Nesse ritmo é melhor eu fazer um documento mais alto nível, jogar para a IA gerar o código e depois fazer Code Review do gerado, vai me gastar muito menos tempo.
Provavelmente sim, ainda mais se tiver muito jr na equipe

dk120

Lenda da internet
Reações
114.223
Pontos
2.179
Nós temos uma biblioteca de componentes de frontend para usar nos projetos Laravel. A gente foi desenvolvendo no dia a dia, conversando entre si, sem muita analise ou documentação. Todo mundo participou e por isso sabe usar.

Ontem no fim da tarde um pleno estava sem tarefa e resolveu pedir para a IA criar uma documentação da biblioteca. Ficou muito bom. Eu não diria que tinha sido feito por IA a primeira vista.

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.916
Pontos
994
1771078592912.png
até o akita que era um dos mais céticos e que falava que estávamos perto do limite tá falando que its over.

BAKADESU

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.583
Pontos
703
Bacana, vou começar a dar uma pesquisada.
N8N eu conheço, fui tentar começar a brincar com ele e o docker não instalava de jeito nenhum no meu PC, acabei desistindo por falta de tempo kkkkkkkk

Mas tá na lista pra rever
Falar em N8N eu fiz um bot aqui sem gastar 1 real... e ainda poupei milhares de reais, pq se for pagar a integração com a META, se teria que gasta por disparo de mensagem para o bot além de não ser possivel de enviar para grupo apenas de forma individual, N8N salvou aqui onde trabalho ahahah
1771111468895.png

Eu utilizo o Zabbix + Grafana para monitoramento... o que ele faz, pega quando link cai e me notifica no grupo do zap e quando volta ele notifica também hahah.

Utilizei uma VM do Alma Linux, Bailey + N8N, parte boa de ter um pouco de conhecimento em programação javascript ainda reina.

Para quem gosta de automação N8N é topzera mesmo!

Virgo no Shaka

Ser evoluído
Reações
185
Pontos
33
Pra quem está usando n8n e já usou Power automate... Tem muita diferença? Pois me pareceram somente 2 ferramentas diferentes que executam o mesmo tipo de função.
Só me parece que a Microsoft já tinha a solução na mão e comeu mosca ao não liberar versão gratuita e propagandear o Power automate assim como foi com o n8n e acabou perdendo esse filão.

BAKADESU

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.583
Pontos
703
Pra quem está usando n8n e já usou Power automate... Tem muita diferença? Pois me pareceram somente 2 ferramentas diferentes que executam o mesmo tipo de função.
Só me parece que a Microsoft já tinha a solução na mão e comeu mosca ao não liberar versão gratuita e propagandear o Power automate assim como foi com o n8n e acabou perdendo esse filão.
Bem diferente man, o número de possibilidade que você no N8N não ta escrito hahaha

Instala o N8N em uma VM e seja feliz! :)

BAKADESU

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.583
Pontos
703
Dúvida noob, não seria melhor fazer vibe coding no lugar de usar N8N?
Opa man fiquei te devendo uma resposta do Perplexity então, eu uso para pesquisar quando eu fico na dúvida no chatgpt e bato as informações para ver se está correto.

Referente a Vibe Coding não é tão simples hahaha, no zabbix eu uso webhook para fazer a intregação.
1771173228471.png

Além de ficar mais fácil de encontrar os problemas em execuções...

fora que não temos equipe para programar no dedo, até temos mas é 3 caras kkk ai fica osso pq estão atolado de demanda.

Topo Fundo